Eu Creio, Senhor! Mas...

Você está aqui

Eu Creio, Senhor! Mas...

Download (Baixar)
MP3 Audio (59.77 MB)

Download (Baixar)

Eu Creio, Senhor! Mas...

MP3 Audio (59.77 MB)
×

Eu creio, Senhor! Mas ... por quê estas dificuldades? É por causa da minha incredulidade? Deus prometeu livrar-nos de todas as aflições? Ou, Deus prometeu nos ajudar e consolar? Rom8:38-39 --- Nada nos separa do amor de Deus que Ele tem por nós!

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Em HB 10:38 lemos:

“ Que o justo viverá pela fé”

Sim, sabemos também que em HB 11:6 que diz:

“ Sem fé é impossível[ agradar a Deus”

No sermão prévio abordei o tema que devemos viver pela fé que é um assunto espiritual e também lemos em HB 11:1:

“ A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam”

A fé é algo antes de possuirmos o que esperamos, a fé é a evidência do que vai ter e possuir, é uma confiança no Deus invisível e que realizará o que prometeu fazer e isso é o que a l não pode carne mortal não pode fazer.

Em TG 2 vemos que a fé sem obras, sem obediência, é morta assim como também em TG 4:7-8 lemos:

“ Sujeitai-vos, pois, a Deus, e chegai-vos a Deus que E[e se chegará a vós”

Parte da fé é um ato de submissão a Deus, mas também lemos em HB 11:35:

“ As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos”

Sim, houve algumas damas no AT que vemos que receberam pela ressurreição os seus mortos em ato de fé, mas por outro lado também lemos que uns foram torturados não aceitando o seu livramento para alcançarem uma melhor ressurreição e outros não receberam a promessa ou o alívio ou a libertação de provação e dificuldade que tinham nesta vida, ora, as provações são difíceis, irmãos, e um dia podem se tornar tão difíceis que podemos vir a fazer certas perguntas e vejam em TG 1:2-4:

“Irmãos, tendem alegrias quando enfrentarem várias tentações”

Ó, isso não é fácil, não é e depois diz:

“Sabendo que a prova da vossa fé era a paciência”

Quer dizer que as vezes não temos um livramento nessa altura

“Tenham, porém, a paciência da sua obra perfeita que já perfeitos e completos sem faltar coisa alguma”

Então estamos a ver aqui que há um processo, estamos a mudar da carne, da natureza humana da carne corrupta para virmos a ser filhos de Deus e neste processo temos que passar por certas provações e depois diz no v.5:

“Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus que a todos dá liberalmente”

Ora, o que estou a dizer, estou a falar de um assunto muito profundo, hoje, acerca da fé e particularmente quando vamos passar e alguns estão passando por provações muito fortes em que vamos dizer EU CREIO, mas por que?

Porque não vejo livramento e Deus não está me livrar? Não tenho fé? Ou Deus está assim tão descontente ou desapontado comigo que não está a dar a cura ou responder ao meu pedido? E então hoje vamos abordar este tema, irmãos.

Acreditamos, mas, é como não termos fé; eu creio, mas, ajude-me Deus por causa da minha falta da fé e vejam aqui em MC 9:14-24 vemos aqui a cura de um homem que estava endemoninhado e esse homem esteve à frente dos apóstolos e e[es não o curaram e então veio Jesus Cristo e disse: isto a quanto tempo sucede?

  Porque vimos aqui um homem que estava preocupado com o filho que estava a ser afetado, espumando, se atirando no fogo como diz no v. 22:

“Se lançando no fogo para ser destruído”

E o pai está a dizer tem compaixão por nós e Jesus disse:

“Se tu podes crer tudo é possível ao que crê”

E logo o pai c[amando com lágrimas disse: eu creio, Senhor, mas ajuda a minha incredulidade.

Alguns de nós, irmãos como disse estamos passando por testes e provações muito difíceis e então podemos perguntar: como é que Deus permite isso? Como Ele permite isto acontecer comigo?

Queridos irmãos, situações difíceis, como saúde, financeiras, provações muitos fortes acontecerão e acontecem porque é parte da vida do cristão e então a pergunta seria: então, o que vou fazer? O que eu posso fazer?

Será que você vai dizer: meu Deus não tenho esperança, meu Deus ajude-me, por favor, não tenho fé, qual é o meu problema?  Tenho esta doença tão grande ou minha esposa, meu marido, ou filhos, tenho este problema tão grande e o que vou fazer?

Precisamos de mais fé, sim, alguns podem até dizer: tu não tens fé, precisas de mais fé porque Deus não te curou! É Falta de fé!

Irmãos, o que Jesus Cristo nos ensinou? Hoje vamos ver dois exemplos, isto é, pelas provações que Ele teve que passar, de situações que possamos dizer: eu creio, Senhor, mas, mas, por que?

O primeiro ex. e ambos são durante aquele período durante a Páscoa, um dia e outro à noite, isto é, Ele tinha acabado de separar a cerimônia da Páscoa e vemos então em JO 17:21:

“Quando Jesus Cristo estava a ora, e isso foi depois de observar a Páscoa depois de introduzir os símbolos da nova aliança Ele disse que:

“Todos sejam um como Tu és em Mim e Eu em Ti também que eles sejam um em Nós para que o mundo creia que Me enviastes”

A oração e afirmação de Jesus Cristo era bem clara que Ele e o Pai estavam unidos e depois está a orar por nós para que também sejamos unidos, sejamos um! E no v. 23:

“Eu, nele e Tu em Mim, para que eles sejam perfeitos em unidade”

Irmãos, claramente o Pai e Jesus Cristo eram unidos, mas durante essa mesma noite Ele estava a dizer a partir do final de JO 13 até JO 16, estava a explicar a eles que coisas terríveis iam acontecer, mas os apóstolos não entenderam e vejam, por ex., em JO 16:1:

“Eu vos tenho dito estas coisas para que não vos escandalizeis” e depois mais adiante que diz assim no v. 3:

“Isto, vos farão para que não conheceram nem ao Pai nem a Mim, vão matar aqueles que estão a servir a Deus e Eu vou para Aquele que me enviou, mas eles perguntam: o que está a passar? “ E vejam nos vs. 32-33:

“Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um a sua parte e Me deixarás só, mas não estou só porque o Pai está comigo”

Esta união entre Ele e o Pai estava firme e:

“Eu vos tenho dito isto para que em Mim tenhas paz, pois, no mundo tereis aflições”

E depois lemos que JC passou por coisas terríveis, mas JC sabia o que ia acontecer porque Ele e o Pai tinham falado acerca deste plano e Ele sabia muito bem que não ia estar a viver por muito mais tempo e diz: voltarei, mas eles não entenderam e vejam por ex. em JO 13:37-38 aqui está a falar de Pedro, mas todos estavam na mesma situação:

“E disse Pedro: Senhor, não te posso seguir agora por Ti darei a minha vida; tu darás a tua vida por Mim disse Jesus, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não Me tiveres negado três vezes”

Realmente eles não entenderam o que se ia passar e não entenderam e em MC 14:32:

“Saíram e foram a um lugar chamado Getsemani e Ele disse aos discípulos: sentai-vos aqui enquanto eu oro”

Lembram-se que JC sabia o que ia acontecer porque vocês veem que Ele inspirou o que ia acontecer em SL 22 e também em IS 53, mas em SL 22 se vê que isto estava planejado antes da fundação da Terra e logo que o Adão e a Eva pecaram o plano como salvar os homens e os filhos de Adão e Eva foi posto em ação.

Lembrem-se do seguinte: que Deus nunca nos desamparará nem nunca nos deixará, HB 13:5; se você faz um erro Deus o rejeitará? Não, mas os nossos pecados nos separam de Deus, mas Deus está sempre pronto a aceitar o nosso verdadeiro arrependimento e então continuando em MC 14:3 vemos aqui que então Pedro, Tiago e João foram com Jesus, Ele precisava de companheiros e amigos, de apoio, e lembrem-se que JC era Deus na carne e cem por cento humano como os mesmos sentimentos e emoções e preocupações que um ser humano tem.

E ele teve que passar por uma tribulação grande durante este dia, parte da noite, Ele foi traído e durante o dia seguinte, e passou um teste enorme e então JC teve que passar por esta situação para nós entendermos que JC disse: Eu sei, Eu entendo o que você passa Eu sei a dificuldade que você tem que talvez seja doença ou de seus parentes, seu filho ou filha ou esposa ou esposo ou sua própria dificuldade que você requer como você deseja casar e não encontra uma pessoa para se casar na fé; e JC diz: Eu sei a dificuldade que passas.

Sim, nós facilmente pensamos que Deus se vira de costas para nós e dizemos: não tenho fé, é insuportável, mas JC disse veja no v. 34:

“A minha alma está profundamente triste até à morte ficai aqui e vigiai”

Diz aqui que JC passou por uma depressão e ansiedade humana! JC foi cem por cento humano! Com sentimentos e emoções humanas! E por isso JC por outro lado Ele sabia que tinha que passar por isso, Ele sabia o que ia acontecer e Ele estava a dizer: vocês não têm ideia do que se vai passar!

Porque uma vez mais como disse profetizou isto em SL 22 e IS 53, os apóstolos por isso não entendiam as emoções e sentimentos que Ele estava a passar e atravessar como um ser humano! JC veio na carne! E v. 36:

“Então JC disse: Abba Pai, querido Pai, todas as coisas te são possíveis, afasta de Mim este cálice, porém, não seja o que eu quero, mas o que Tu queres”

JC não disse, notem bem, Eu creio, ajuda a minha incredulidade, mas JC disse: Eu tenho completa confiança em Ti, Pai; Eu creio, mas, não consigo fazer isto; como um ser humano JC estava a dizer: isto é demais para Mim para Eu passar por isto como um ser humano.

Ora, quando ele estava com o Pai, antes da fundação do mundo nada foi demais para Ele quando soube a instrução do Pai foi instruído a criar o universo, mas agora está numa situação crítica que diz que como um ser humano esta provação é muito forte, não consigo fazer isto!

Por que JC estava a passar por este teste? Ele vai receber algum benefício? Por passar por este teste? Não, Ele está passando por este teste por você e por mim; Ele estava dizendo não consigo fazer isto como um ser humano, isto é insuportável, isto é demasiado para um ser humano!

Quando passamos por uma provação tão grande deste modo é quando a fé é difícil, é quando é fácil duvidar e por isso JC passou por isso e por que? Para Ele poder dizer: Eu sei e Eu entendo o que você está sofrendo.

Irmãos, aqui está uma frase importante para entenderem: Deus nunca nos prometeu que nos protegeria de todos os problemas da vida, mas Deus prometeu que Ele nos vai ajudar a superar! Ele prometeu ajuda! Consolação! Através do Consolador do Espírito Santo de Deus! O Ajudador, a ajuda do Pai e do Filho através do Espírito de Deus!

Se você pensa que a promessa de Deus é que Ele vai resolver todos os seus problemas então você vai ficar muito desapontado com Deus! Porque neste mundo Ele não vai necessariamente resolver todos os problemas, sim, resolve alguns, sim, Ele faz milagres, é um Deus de milagres, mas tem que ser de acordo com a vontade Dele.

A promessa de Deus diz: Eu farei algo que você não consegue fazer! Essa é a promessa! Isso é ajudar a nós a passar por essa provação, a superar e a vencer essa provação! E para sermos vencedores!

Por isso vemos aqui que a situação de JC, o filho de Deus estava dizendo: Eu creio, mas como um ser humano, cem por cento humano, é muito difícil e insuportável, é demasiado e veja no v. 37:

“E chegando os achou dormindo e disse a Pedro: Simão, dormes? Não podes vigiar por uma hora? ”

Não entendes o estresse que estou a passar? O estresse mental e emocional que estou a passar?

“Vigiei e orei para que não entres em tentação, o espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca”

JC estava a falar Dele próprio, o Espírito Dele está pronto, mas a carne Dele era fraca e precisava de ajuda e v. 39:

“E parou outra vez dizendo as mesmas palavras onde os achou outra vez dormindo porque seus olhos estavam pesados e não sabiam o que responder”

Não entenderam pelo o que Jesus Cristo estava a passar e v. 41:

“E voltou a terceira vez e disse-lhes: dormi agora e descansai, basta, chegada a hora eis que o filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores”

Ele voltou ao ponto, JC chegou ao ponto que física e emocionalmente então estava pronto a confrontar esta batalha e situação, Ele sabia o que ia passar, Ele com o Pai tinha planejado isto e JC está a passar por uma situação para nós entendermos a fé ao nosso nível humano como seres humanos das coisas, das dificuldades, dos estresses são insuportáveis e precisamos da ajuda do Pai.

E por isso vemos aqui que na mente emocionalmente JC se acalmou e por que? O que é que aconteceu que JC chegou a um ponto que se acalmou? O que aconteceu?

Irmãos, temos que ler todos os evangelhos e todas as descrições bíblicas e por tudo junto para entendermos completamente; a resposta do que aconteceu está em LC 22 onde fala da mesma situação ou, digamos assim, descreve a mesma situação e vemos então no v. 43:

“E apareceu-lhe um anjo do céu que o fortalecia”

O Pai enviou um anjo para O encorajar, é a mesma situação que descreve um ponto importante e adicional e vemos então aqui que Jesus, o filho de Deus, que tinha estado com o Pai eternamente e que agora, hoje, está no céu ao lado do Pai, mas quando era um ser humano disse; NÃO CONSIGO SUPORTAR ISTO, A CARNE É FRACA.

E o Pai não disse a JC o seguinte: qual é o Teu problema? Não podes suportar? Não tens fé? Não, o Pai não disse isto a JC e sim Deus Pai Lhe enviou um anjo do céu para O fortalecer.

Sim, o Pai não tirou o teste ou a provação do filho, não tirou o problema pelo qual tinha que passar e vemos aqui como essa semelhança pode ser aplicada a nossa vida pois temos aflições, problemas e dizemos: não posso fazer isto, não consigo, é insuportável, esta provação é demais seja a provação, a depressão, a saúde, seja um problema com a família ou não consigo ter um parceiro ou marido ou uma mulher na fé.

É insuportável e quero uma resposta agora!  E por isso dizemos: não entendo porque esta dificuldade e então Deus diz: sim, tu não entendes, mas deixa-me consolar-te, ou ajudar-te ou acalmar-te, deixa-me dar a força que precisas para superares.

E você diz: ó, mas eu não quero força e sim que o problema desapareça! E Deus diz: Eu vou te dar consolação, encorajamento e força e você diz eu quero que o problema vá embora e Deus diz: vou te dar o que necessitas e você diz: eu sei o que necessito: que o problema desapareça!

Que eu fique curado, que esta depressão desapareça, que meu filho ou filha fique curada milagrosamente, mas não é assim como a coisa funciona porque Deus tem um plano para você e como lemos em TG as provações são para nos fazermos perfeitos como filhos e filhas de Deus no reino de Deus.

A benção de Deus é a ajuda, a consolação, a benção de Deus é você desenvolver um relacionamento entre você e Deus e em MT 5:4 você lê as bem aventuranças e diz: bem aventurados os que choram porque eles serão consolados, o que??

Porque não diz: bem aventurados os que tem saúde? Porque serão consolados? Ou bem aventurados quem tem um bom emprego porque serão consolados?

Ó estou a dizimar então por que não estou a ser abençoado fisicamente ou uma pessoa diz: esta pessoa está a seguir a Deus então por que está tão doente?

Queridos irmãos, estamos perdendo o objetivo e a lição da nossa vida e por que? Porque estamos em um processo de nos tornarmos pessoas de natureza humana corruptível para um novo homem como filhos de Deus usando Deus a falar, digamos assim, no reino de Deus!

Este é o processo de mudarmos da natureza humana corrupta para a natureza divina e nem sempre é um processo fácil e o que nós dizemos? Ó, Deus não entende, mas como vimos nestes exemplos de Jesus Cristo que e[e nos diz: Eu sei, Eu entendo pelo o que você está a passar porque Eu também passei por isso e entendo bem!!

Irmãos, e não é só JC e o Pai dizerem que entendem, mas JC e o Pai estão em nós pelo Espírito Santo de Deus e JC é um ser que foi um ser humano e que passou por estas provações e está pronto para nos ajudar.

Sim, podemos até dizer: Deus não me entende, mas Deus diz: ok, mas Meu filho entende e Eu e Ele somos um, estamos unidos em sentimento, fidelidade, em meta e esse argumento de que Deus não entende não é válido.

A benção, irmãos, é a ajuda, a consolação, sim, as vezes, somos sarados ou recebemos um novo emprego ou recebemos o perfeito marido ou esposa porque Deus também gosta de dar coisas boas físicas, mas ao fim de tudo as coisas físicas não são o objetivo da lição da nossa vida.

O propósito das nossas vidas é virmos a ser filhos e filhas de Deus no reino de Deus como seres divinos e depois Ele nos dará o que nem podemos imaginar e em EF 3:20 lemos>

“Ora Aquele que é poderoso para fazer tudo mais abundantemente além daquilo que temos ou pensamos segundo o poder que em nós opera”

Deus tem o poder de fazer em nós coisas que nós nem imaginamos, mas isso é na ressurreição e no mundo de amanhã e algumas vezes Ele faz coisas milagrosas, mas é a vontade e decisão Dele.

Nós temos que chegar ao ponto de dizer: eu creio, Senhor, mas as vezes não entendo, mas precisamos de chegar ao ponto de entender e compreender que Deus é maior e sábio e temos fé e confiança Nele embora não entendamos perfeitamente porque que temos que passar por certas provações, mas temos fé que Ele nos vai ajudar, temos fé na grandeza de Deus, temos fé na sua bondade, e na Sua sabedoria e temos fé no Seu amor.

Se você em fé na sua própria fé você vai falhar, a nossa fé tem que ser em Deus e em JC´; é absolutamente verdade que Deus sabe o que eu não sei, e a fé é baseada em nos submetermos a Deus em humildade, uma submissão a Deus e à vontade Dele.

Se a vontade Dele é termos que passar por uma certa tribulação ou aflição para sermos melhores pessoas e por que precisamos passar por este teste? Não sei! Mas tenho confiança Nele, tenho fé Nele que sabe melhor! E por isso, eu creio, Senhor, mas embora não entenda eu tenho confiança que sabes o que estás a fazer.

Por isso sabemos que Ele tem mais cuidado para comigo do que eu tenho para comigo próprio, e Jesus Cristo teve um anjo que O consolou e nós precisamos de chegar ao mesmo ponto, e Deus está certo e Ele sabe o que está a fazer embora não entenda.

Eu compreendo que Deus é maior do que eu, mais sábio que eu, mas Deus me ama, e Ele é mais poderoso do que eu e Ele tem um propósito para mim e por isso eu não goste dessa aflição, desta provação e deste teste; ajuda-me Pai e dá-me a sabedoria para entender que a Tua vontade é mais sábia porque eu quero me submeter a Tua vontade como Jesus Cristo disse: não é a Minha vontade, mas a Tua.

Ora, esse é o primeiro exemplo da vida de Cristo neste último dia e agora vamos ver o segundo que está em MT 27 e o contexto aqui é que Jesus tinha passado a noite, onde foi traído, insultado, desprezado e durante essa manhã seguinte também foi escarnecido, cuspido, recebeu punhadas, foi humilhado e açoitado, puseram uma coroa de espinhos, bateram na cabeça Dele com uma cana em cima dessa coroa de espinhos, tiraram as roupas Dele, chicotearam de uma maneira que ficou irreconhecível.

E depois o crucificaram, queridos irmãos, este é o contexto aqui em MT 27 e Jesus Cristo estava passando por isto porque Ele disse ao Pai: não a Minha vontade, mas a Tua.

Espiritualmente estava pronto, mas a carne estava fraca, mas quando recebeu a ajuda do anjo, a consolação desse anjo disse: estou pronto fisicamente para andar para a frente e passou por essa provação para nós!

Nós não podemos ser justificados perante Deus na condição corrente em que estamos que é carnal e corrupta, nós somos justificados perante Deus quando aceitamos o sacrifício de JC pelo que nós merecemos e então começamos esta caminhada de mudança de vida, de arrependimento, de mudarmos o que somos e vencer as fraquezas da carne com a ajuda do Espírito Santo.

E por isso JC diz: deixa-me apresentar-te a ti ao Pai então você pode orar e se apresentar ao trono do Pai porque JC nos leva lá e vejamos então em MT 27:32 lemos:

“E quando saíam encontraram um homem chamado Simão a quem constrangeram para levar a Sua cruz e chegando ao lugar chamado Gólgota que se diz lugar da caveira deram-lhe beber vinagre misturado com fel, mas Ele provando não quis beber”

Se vê aqui que está a citar SL 22 no v. 18 diz assim:

“Repartem entre si minhas vestes e lançaram sortes sobre minha roupa”

Porque se vê aqui no v. 35 de MT 27:

“E havendo crucificado repartiram as suas vestes lançando sortes para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: repartira minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes"

Se vê aqui que isto tudo estava planejado e por isso muitos dos detalhes da crucificação de Jesus Cristo estão em SL 22 e como disse em IS 53, tudo foi planejado em avanço, mas há uma grande diferença, irmãos, entre escrever e passar por isto.

Isto é fé de Jesus Cristo no Pai e Ele, JC, quer ensinar a nós este nível de fé, e Ele, Jesus, veio para viver este caminho e passar por esta tribulação para nos ensinar e vejam nos vs. 39-43:

“E os que passavam blasfemavam Dele meneando as cabeças e dizendo: Tu que destróis o templo em 3 dias o edificas, salva-te a Ti mesmo se és o Filho de Deus e desce da cruz e da mesma maneira os principais sacerdotes, os escribas, anciãos e fariseus escarnecendo diziam: salvou os outros e a Si mesmo não pode salvar-Se, se é rei de Israel desça agora da cruz e creremos Nele” e v. 43:

“Confiou em Deus e livre-O agora se O ama”

“Se Deus de fato Te ama que Deus Te livre porque disse: Eu Sou Filho de Deus”

Queridos irmãos, isto é citado de SL 22:7-9, mas irmãos, isto é tão sarcástico, é tão picante, é tão cruel, é tão zombeteiro e eles estavam basicamente a dizer a JC Deus não Te ama e Te desamparou; e Tu dizes que Deus Te ama, mas não Te ama!

E por isso eu creio, mas é insuportável! Precisamos da ajuda de Deus como JC recebeu a ajuda através de um anjo que O encorajou e quando temos um momento: eu creio, mas...pensamos, então, que Deus não nos ama e aí está a dúvida e foi aqui que tentaram causar a dúvida em JC, mas JC nunca duvidou!

JC passou por esta provação, Ele foi forçado a estar perante este confronto com que e[es tentaram que JC duvidasse, mas JC duvido? Não; então qual foi a resposta de JC a estas zombarias? Pois, a resposta Dele é muito educativa e em MT e MC diz que antes de morrer ele gritou:

Em MT 27:50 diz:

“E Jesus, outra vez, clamando com grande voz entregou o Espírito”

E em MC 15:37 diz:

“E Jesus dando um grande brado expirou”

Sim, em MT e MC diz que antes de morrer Ele gritou, mas em JO diz que quando Ele gritou Ele disse em JO 19:30:

“Está consumado inclinando a cabeça e entregando o espírito”

Está consumado, acabou! Tive sucesso e completei a missão! Está completado e venci até ao fim! Mas em LC diz que JC disse algo mais também.

Queridos irmãos, o ponto aqui é que nós precisamos de chegar a situações que precisamos de confrontar as nossas provações difíceis e quando as pessoas dizem: eu não tenho fé suficiente eu também digo a mesma coisa e por que?

Chegamos a um ponto de que precisamos da ajuda de Deus e vejam então o que JC disse em LC 23:46:

“Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito e depois disso expirou”

Então JC disse: está consumado, está completado e foi o grito Dele e disse: em Tuas mãos, Pai, entrego o Meu espírito e depois expirou; e o espírito do homem no homem, irmãos, que é guardado até a ressurreição; o espírito do homem no homem em nós e em Jesus Cristo foi e é guardado até a ressurreição, e não está a falar da segunda morte, irmãos, está a falar da primeira.

A segunda morte, sim, espiritualmente destruído, mas na primeira é guardada porque estamos a dormir, o espírito do homem não é destruído, as pessoas estão a dormir quando morrem, não estão no céu e nem no inferno e sim estão a dormir.

E por isso a razão que JC passou por este teste e provação é que Ele nunca duvidou, e acreditou que nada o separaria do amor de Deus, sim, Deus é mais sábio que nós, e como um ser humano eu não quero passar por dificuldades e testes de fogo, e JC passou pela mesma coisa como um ser humano sentiu como tivesse sido abandonado, mas sabia que não estava, pois, o Pai Me ama e sempre Me amou!

E vai Me ressuscitar e JC disse: por isso, Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito, completei a missão, está consumado, entrego o espírito e expirou.

E tudo está de acordo com o plano porque Me amas e nada O poderia separar desse amor sem essa crença e sem essa completa confiança de que o Pai ama-Lhe e nós precisamos de ter esta mesma confiança que o Pai ama-nos.

Como é que JC podia fazer o que fez? Sim, Ele era Deus, mas era Deus na carne e estava na carne e tinha os sentimentos da carne e vemos como isto é significativo para nós.

Então, vejamos brevemente como Deus edifica e aumenta a nossa fé, primeiro: Deus aumenta a nossa fé quando responde as nossas orações, quando nos dá coisas e nós gostamos delas e recebemos respostas as orações, mas conforme vamos estando a mais tempo na igreja às vezes temos que passar na nossa vida por momentos de escuridão.

Situações de grande depressão e desespero, sem aparente esperança e nós choramos eu Creio, mas ajuda-me Pai porque não consigo fazer sozinho e se nós pensamos quando estamos a passar por estas dificuldades: Deus deve estar desapontado comigo; Deus nunca te deixará ou te desamparará.

Deus vê a situação de outra maneira: Ele diz: é bom que crês porque estás a dizer: olha, eu creio, mas, por que? E Deus diz: é bom que crês e vamos te ajudar a trabalhar nesta situação a vencer e superar a dificuldade.

Não está a dizer que vai tirar a dificuldade, está a dizer-te: ajudar-te a superar a dificuldade, mas é tão difícil! Pois é! Mas isso edifica a nossa fé!

O terceiro ponto como Deus edifica a nossa fé é quando a resposta é; NÃO É HOJE! É noutro dia e não é agora! Mas eu quero ficar curado agora! Deus diz: não, agora! Mais tarde! Eu quero casar-me agora! E Deus diz: não é agora!  Um pouco mais tarde!

E em quarto lugar outra ocasião em que a fé cresce é quando a resposta de Deus é: NÃO!  E nós temos que crer na bondade de Deus, na grandeza de Deus, na sabedoria de Deus e que isso justifica a razão porque que a resposta é NÃO! Porque E[e sabe melhor!

Por isso temos que admitir e dizer a Deus: que às vezes não tenho fé, às vezes não tenho certeza, às vezes não tenho a consolação ou sabedoria ou conhecimento, ou seja, não tenho o que preciso de ter, mas tenho confiança que Deus vai me ajudar e por isso continuo com a ajuda de Deus a superar e a vencer; e se você pensa que vai suceder sem Deus nos ajudar então de certeza vais falhar!

Precisamos da ajuda de Deus porque a nossa fé está em Deus e não em nós e por isso, irmãos, a nossa fé está em Jesus Cristo e só Nele temos a resposta e quando você e eu nós não sabemos e não temos a resposta da solução então temos que ter fé que a resposta está em Deus e temos que ter confiança Nele e esperar por Sua ajuda e mesmo que não seja livrar do teste, mas é ajudar a superar.

Ora, isso talvez não seja a resposta que queiras, mas é a ajuda de que necessitas porque Deus está a fazer algo muito grande na sua vida e na minha e todos temos o privilégio de ir a trono de Deus e pedir a ajuda Dele.

E JC sabe muito bem o medo, a ansiedade, a tristeza, a fraqueza, a traição e todos nós ainda estamos aprendendo; e eu estou aprendendo e o que? Aprendendo o amor de Deus.

A realidade, queridos irmãos, é muito simples: eu não posso fazer por mim mesmo, eu não entendo tudo, mas é Deus que me dá força e eu preciso de pedir porque não a tenho, e recebo essa força só por Deus; É A FORÇA QUE VEM DE DEUS! Em JO 14:23 lemos:

“Respondeu Jesus: se alguém Me ama, guardará a Minha palavra, precisamos de ser obedientes, e o Meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada”

JC e o Pai vêm para dentro de nós pelo Espírito Santo de Deus e nós precisamos de dizer: não a minha vontade, mas a Tua vontade seja feita; e mesmo perante as mais difíceis provações e veja em RM 8:31 lemos:

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós quem será contra nós? “; e depois mais adiante nos vs. 38-39 lemos:

“Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem qualquer tribulação, doença ou problema, nem depressão ou seja o que for, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente ou o porvir, nem a altura ou a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus! ”

Que Deus tem por você e por mim e que está em Cristo Jesus, Nosso Senhor! Eu creio, mas...acredito que Me amas!