Faça cada vez mais firme sua vocação e eleição

Você está aqui

Faça cada vez mais firme sua vocação e eleição

Download (Baixar)
MP3 Audio (51.83 MB)

Download (Baixar)

Faça cada vez mais firme sua vocação e eleição

MP3 Audio (51.83 MB)
×

Vivemos em tempos difíceis. Falta pouco tempo antes da vinda de Cristo. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis para que possamos estar em pé diante do Filho do Homem. Este sermão aborda um ponto importante para não tropeçarmos e sair do Corpo espiritual de Cristo, que é a Igreja de Deus. Assim estaremos com Cristo à Sua segunda vinda e nos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

 O mundo está numa crise, profecias muito tristes e terríveis estão a frente de nós a poucos dias e poucos anos à frente de nós.

Os 4 cavaleiros que estão a cavalgar um ao lado do outro estão a aumentar a sua intensidade como vemos agora com as doenças e a pandemia que existe e vai causar a muitas pessoas a volta do mundo falta de dinheiro, um colapso econômico mundial, falta de comida e está claro a politiquice e as nações a terem oportunidades de invadir um ao outro e causar problemas, vão atacar a religião e vai haver inquietação social.

Vai causar o aparecimento de ditaduras o que conduzirá ao aparecimento da besta e o falso profeta, o iníquo.

E por isso irmãos vemos que estamos em períodos muito tristes e o fim está perto mas leiam comigo em LC 8:18 que diz assim: “digo-vos que depressa vos fará justiça tudo quando vier o filho do homem achará porventura fé na terra?”

É interessante notar aqui que no grego diz: esta fé ou a fé, e não é simplesmente fé mas a fé.

Queridos irmãos temos esta fé, a fé de Deus?

Queridos irmãos a verdade e a realidade é que a sua fé, a minha fé e a nossa fé são muito fracas e tem pouco valor mas a fé de Deus, sim, essa é forte e igualmente eu não posso fabricar e atuar como fosse uma pessoa de grande fé quando nós somos pequenos.

Realmente nós vivemos num mundo que é muito materialista e tem muitos deuses, e recentemente muitos desses deuses estão a ser atacados, o deus do dinheiro, o deus da prosperidade, o deus do entretenimento, estão todos a serem destruídos.

Queridos irmãos o que se passa hoje em dia é que muitas pessoas não tem tido tempo suficiente para o verdadeiro estudo bíblico e não tem estado humilde e submisso a Deus e rendidos a Deus na sua maneira de viver e nas suas orações.

Queridos irmãos as nossas orações são de fato orações de pessoas que são ensináveis, que somos sinceros, orações que são sinceras do coração?

Vejam aqui em MT 25:3-4 aqui está a falar da estória das 10 virgens e aqui diz assim no v. 2: 05 delas eram néscias e 5 eram prudentes e vejam aqui: as néscias ao tomarem as suas lâmpadas não levaram azeite consigo; sim, tinham as lâmpadas, sim, é bem possível que tinham um bocadinho de azeite na lâmpada mas não tinham vasilhas ao lado com azeite adicional e de reserva.

Vejam aqui: “no entanto as prudentes além das lâmpadas levaram azeite nas vasilhas, estavam preparadas.

Queridos irmãos o problema aqui é que vemos que o mundo e as pessoas tem uma religiosidade, uma piedade e que é falsa, que é digamos assim uma aparência.

Mas não é uma piedade de ter azeite, isto é, não tem o Espírito Santo na vida deles.

E por isso hoje queridos irmãos eu quero falar a vocês agora que completamos os períodos da Páscoa e dos Pães Asmos, eu quero falar convosco acerca da fé.

E que tipo de fé primeiro vamos perguntar o que é fé? Depois que tipo de fé é necessária para salvação? E depois vamos ver a fé de Cristo, a fé de Deus, a fé de Cristo.

Depois vamos por isto tudo junto e então vamos estudar para vermos o que nós precisamos fazer para termos esta vocação e chamada firme até o fim.

Então vamos começar em primeiro lugar acerca do que é fé e temos um capítulo na Bíblia de HB 11 que é conhecido como o capítulo da fé e aí diz no v. 1 e vamos ler: “fé é a certeza de coisas que se esperam”; é a certeza absoluta do que estamos a espera e a convicção do que não vemos, estamos convictos e a certeza absoluta e completamente convencidos e mais do que convencidos, convictos, do que não vemos que vai acontecer ou que existe.

E por isso de uma outra maneira de dizer fé é ter confiança, a certeza e a garantia de coisas que se esperam e a evidência ou a prova de fatos que não se veem.

E por isso fé é ter absoluta confiança e veja também no v. 6 diz assim: “de fato sem fé é impossível agradar a Deus”; sem fé é impossível agradar a Deus.

Queridos irmãos você e eu sem fé não podemos agradar a Deus mas como eu disse a pouco, fé é digamos assim: confiança, sem termos confiança em Deus é impossível agradar a Deus.

É uma maneira de pôr para talvez entendermos de uma maneira mais profunda o que é fé que é ter confiança em Deus, fé não é ver pois se estou a ver uma coisa já não é fé, pois uma confiança do que não vejo é fé, é uma confiança do que eu não posso tocar porque não é físico.

Fé é uma confiança e evidência do que não é físico, por ex.: quando eu tenho confiança noutra pessoa é uma coisa que eu possa tocar, eu simplesmente tive confiança nessa pessoa porque é uma pessoa de confiança.

Ora Deus é um Deus que promete e é de confiança! por ex. as pessoas dizem olha Deus nos vai curar, Deus nos sara mas uma pessoa ora mas por ex. não foi curada e depois a pessoa pergunta e pode dizer: olha Deus quebrou a sua promessa porque a dor ainda está aqui e ainda não fui curada.

Queridos irmãos é impossível a Deus mentir e quando Ele diz que nos cura Ele nos vai curar e temos que ter absoluta confiança e fé na cura Dele; ora se uma vez estamos curados já não precisamos ter fé pois já aconteceu mas quando ainda não temos isso demonstra a prova de fé e evidência do que ainda não recebemos e esperamos.

Isso é fé!

Deus diz que nos cura mas não diz quando e como! Por isso fé é confiar que Deus fará o que Deus diz que fará! Mas que ainda não fez!

Por isso disse a pouco uma vez que você está curado e sarado já não precisa fé e por isso fé é algo que você tem que exercitar até ser curado e as vezes é possível que você só seja curado na vida do futuro e não nesta vida.

Mas, entretanto, temos que ter confiança em Deus e por isso fé é ter completa confiança na palavra de Deus, no Verbo, no que Deus diz, em Jesus Cristo e porque a sua palavra é verdadeira e certa, de certeza, não é uma mentira.

Fé, por isso é a segurança e confiança na palavra de Deus, do que Ele disse ou que Ele diz que é verdade e que Deus vai atuar de acordo com Sua palavra, cedo ou mais tarde, ao tempo Dele.

Esta confiança e segurança, esta completa esperança no que Ele diz e que nos vai fazer é fé e por isso fé não é um sentimento dos 5 sentidos, por ex.: eu acho que Deus vai fazer isto, não, isso não é fé, pois fé tem que haver com as promessas de Deus na sua palavra, a Bíblia, a palavra de Deus.

A sua palavra é certa e é uma promessa e se Deus prometeu na Bíblia então as probabilidades, os seus sentimentos ou convicções ou impressões não tem nada a ver com isso e Ele fará o que Ele prometeu e no seu tempo e de seu modo e de sua maneira e nós temos que confiar em Deus e temos que ter fé Nele.

Então agora que vimos o que é fé de uma maneira simples, vamos então abordar a segunda parte de que tipo de fé é necessária para a salvação.

Porque algumas pessoas dizem: olha tudo o que você precisa é fé para ser salvo; então que tipo de fé é necessário para a salvação?

Vejam TG 2:24 diz assim: “verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente”; você ouviu isso devidamente? Que é justificado por obras, certamente é o que as pessoas dizem é: tudo o que você precisa é acreditar e então você será salvo.

Em primeiro lugar está aqui a falar de justificado e não está falar: salvo!

Justificado quer dizer os pecados do passado estão perdoados e por isso está justo perante Deus, está reconciliado perante Deus, está justo e justificado perante Deus.

Vejam por ex. TG 2:19 diz assim: “crês tu que Deus é um só? Acreditas em Deus? Fazes bem mas não é nada especial porque até os demônios creem e tremem”.

Por que eles creem e tremem? Porque tem o tipo de fé errado. Por que? Porque fé requer obras para ser fé viva.

Vejam no v. 20: “crês, pois, ficar certo ó homem insensato de que a fé sem as obras é inoperante?”; a fé é evidenciada pelas obras então que tipo de fé estamos a falar? Estamos a falar de uma fé viva e não de uma fé morta.

Mas outras pessoas podem perguntar: mas não somos salvos pela fé? Não é a justiça pela fé? Sim, mas pela fé viva.

Vejam em v. 17: “então também a fé se não tiver obras por si só está morta”; isso é fé morta.

Vou dar um exemplo simples: você está no segundo andar de um prédio e há um incêndio e depois os bombeiros estão fora e dizem: salta e eu vou apanhar-te neste pano assim esta coisa redonda e estão todos ali a volta e dizem: salta e vou te apanhar, não morrerás, não te preocupes.

Você vai saltar ou não? Porque se não saltar vai morrer no fogo no incêndio mas você salta por que? Porque acredita que os bombeiros vão resgatá-lo, porque tem fé e confiança no que os bombeiros estão a fazer e são profissionais.

Veja em TG 2:21-22 diz assim: “não foi por obras de Abraão nosso pai justificado quando ofereceu no altar seu próprio filho Isaque? Vês, pois, como a fé operava juntamente com as suas obras, e com efeito foi pelas suas obras que a fé se consumou”.

Isto é uma fé viva porque essa fé com as obras demonstrou que ele de fato confiava em Deus e na palavra de Deus e por isso que vemos a justiça foi dada a ele por causa das suas obras e foi dada a ele declarado como justiça, essa fé, mas é a fé com obras.

A verdadeira fé produz resultados irmãos e resultados de uma pessoa que obedece a Deus com completa confiança acreditando no que Deus diz; se uma pessoa de fé em Deus vai fazer o que Deus diz para fazer, se você tem fé nos bombeiros você vai fazer o que eles dizem para você o fazer, e se você tem fé em Deus vai fazer o que Deus diz a você para fazer.

Abraão teve que esperar 25 anos em fé e ele teve que aprender a não fazer do seu modo, da sua maneira ou da maneira dele ou da esposa dele, teve que ter confiança e quando ele fez do seu modo então usou a serva Agar e não teve fé no modo de Deus e durante o tempo de Deus pois atuou sem esperar por Deus.

Então aí tiveram que esperar porque o que aconteceu com Agar que teve o filho Ismael e vocês sabem os problemas que vieram disso tudo.

E por isso ele teve que esperar até quando teve 99 anos e a Sara também teve que aprender a ter confiança em Deus porque era um período em que ela já não podia ter bebês pois já tinha uma idade avançada.

Vejam em GN 22:1-2: “depois destas coisas pôs Deus a Abraão a prova e lhe disse: Abraão e respondeu-lhe: eis-me aqui e acrescentou Deus: toma teu único filho Isaque: e ora sabemos que não era o único filho, mas era o único filho da fé através desse modo e de fato esperou por Deus em fé, o único filho da fé desse modo que Deus tinha dado.

“a quem amas e vai a terra de Moriá, oferece ali em holocausto sobre um dos montes que te mostrarei”; e ele sabia que Deus lhe tinha dito que os seus descendentes iam ser através deste filho Isaque, Deus tinha prometido isso mas agora tinha lhe pedido em holocausto por isso é natural que pensasse o que se passa?

As vezes as coisas acontecem na nossa vida que nós dizemos: o que se passa? Por que? Mas Deus promete e tem que fazer em confiança e tenho que confiar a Deus!

E foi o que ele fez e vocês veem no v. 8 que ele levou o seu filho e depois disso Deus vai abrir uma possibilidade até que depois o anjo do Senhor vê-se no v. 11 disse: não, Abraão e respondeu: eis-me aqui, e não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças porque agora sei que tens temor de Deus e respeitas a Deus e quando Deus diz para fazer uma coisa fazes mesmo que pareça impossível.

E por isso que se vê que ele necessitou ter obras para provar a sua confiança e a sua fé.

E por isso Jesus que é o VERBO, aquele que veio na carne e ser Jesus que era o verbo, o porta voz daquele que falava por Deus que era da forma de Deus e que falou a Abraão e então o Verbo disse, vê-se aqui no v. 16-17: “jurei por mim mesmo diz o Senhor porquanto fizestes isso e não me negastes teu único filho que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência”; aqui está uma promessa incondicional, sem condições, porque tu fizestes isto agora vou fazer aquilo como Deus diz e por isso diz assim no v. 18: “nela que é a tua semente, como lemos na ARC, em tua descendência, na ACF, teu descendente, que é Jesus Cristo, como lemos em GL 3:16 que diz esta semente é Jesus Cristo, ele fez uma promessa dizendo que nesta semente, a semente dele que virá através de Isaque, vai haver uma semente através dele, houve uma semente que veio a ser o Verbo que se fez carne, que se esvaziou de ser Deus para ser um homem e então através da semente de Abraão todas as nações da terra serão benditas porque é Jesus Cristo através Dele.

E vemos aqui que o Verbo que Ele sabia que tinha que se esvaziar e se fazer carne, sabia o que tinha que sofrer, ele fez esta promessa, sabia que tinha que morrer, vê-se aqui que Jesus Cristo, o Verbo, é e era e é confiável porque disse que eu vou fazer isto, todas as nações vão ser benditas através da tua semente que era o Verbo que se esvaziava e via  a se tornar carne, é uma promessa acerca do que Jesus Cristo faria e ele sabia que ia sofrer mas perante estas dificuldades todas sabendo que ia acontecer a palavra dele é verdade, é confiável.

E por isso o Verbo não só prometeu isso, fez ações, se fez carne e morreu por nós e por isso esta é a confiança que Abraão teve nele mas depois mostra como ele é uma pessoa de confiança porque a palavra dele é sim é sim e não é não, o que disse que ia fazer, fez.

E por isso que lemos Abraão acreditou e foi dado a ele declarar ele com justiça e até vemos a Raabe, vê-se em TG 2:25 uma mulher, uma meretriz, mulher de má reputação demonstrou o seu amor e confiança em Deus porque teve fé, acreditou no que Deus ia fazer, acreditou em Deus.

Queridos irmãos fé é demonstrada, isto é, a nossa confiança em Deus é demonstrada por atos de absoluta confiança para com Deus e por isso vemos que Jesus Cristo foi e é completamente fiel e cumpriu a sua promessa a Abraão.

Jesus Cristo sabia que tinha que vir para a terra, esvaziou-se da forma de Deus e se fez carne e morreu por nós.

Vejam em FP 2:5-8 diz assim: “tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus pois Ele subsistindo em forma de Deus, não usou ser usurpação ser igual a Deus, é o que a Bíblia diz, mas antes a si mesmo se esvaziou e tornou-se em semelhança a homens, a si mesmo se humilhou, no v. 8, tornando-se obediente até a morte e a morte no madeiro, na cruz”.

Queridos irmãos Jesus Cristo tem fé e por que? Porque Ele é fiel e tem fé e confiança no Pai que o ia ressuscitar porque Ele sabia que ia morrer mas sabia que não ia pecar porque a fazer tudo correto e por que? Porque é o caráter Dele, um caráter de amor, é o caráter que nós precisamos começar a ter e que não temos e precisamos de nos esforçar a termos.

Mas Ele tinha fé no Pai, completa fé de Jesus Cristo é que Ele tinha completa confiança no Pai! E por isso Jesus Cristo que é a imagem do Pai, o caráter do Pai, o mesmo caráter e tipo de pessoa e que não mente, é o mesmo ontem, hoje e amanhã, é verdadeiro e fiel.

Tem fé no Pai porque o Pai é fiel e nós podemos ter fé em Cristo porque ambos o Pai e Jesus Cristo são fiéis.

Então o que é a fé de Jesus Cristo? A fé de Jesus Cristo é a sua integridade de caráter, a sua lealdade, a sua fidelidade que ele teve pelo Pai e quem Ele é, a confiabilidade é que Ele é completamente confiável porque Ele disse que ia fazer isso e fez! Prometeu isso a Abraão.

A capacidade de Jesus Cristo de dizer uma coisa e a palavra Dele ser o que vai acontecer seja qual for o preço que isso seja, o preço foi a vida Dele! Mas Ele manteve a palavra Dele! Por que? Porque através Dele, semente de Abraão quando se fez carne toda a humanidade pudesse ser abençoada.

Para toda a humanidade poder ser mudada de pecadoras para pessoas justas, para poderem ser perdoadas, todos nós pelo seu sacrifício, pelo seu sangue.

E queridos irmãos não há nada que eu ou você possa pagar por isso, nada que você possa usar Jesus Cristo para pagar isso, somente a vontade e bondade de Deus para com você e para conosco.

Você sabe por ex. que a palavra em grego para fé e para confiável, para com certeza é a mesma palavra de mesma raiz, por ex. pistos ou pistis.

Vejam aqui em FP 3:8-9: “assim deveras considero tudo com perda por causa da sublimidade de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo amor do qual pratica todas as coisas e as considero como refugo, isto é, como estrume, como lixo para ganhar a Cristo e ser achado Nele não tendo justiça própria que procede da lei se não a que é mediante a fé em Cristo”, como devia de ser.

Eu tenho justiça e não é pela minha fé e sim pela fé de Cristo, Ele morreu por nós e pagou por nós porque Ele teve fé e fez isto e por isso nós somos justificados e por isso diz: a justiça precede de Deus, vem de Deus esta justiça pela fé de Jesus Cristo que ele teve pelo Pai e que deu a sua vida por nós e isto tudo é baseado na fé de Cristo.

Queridos irmãos minha fé e sua fé não têm valor nenhum porque se fosse seriam minhas obras e suas obras.

Queridos irmãos eu e você nunca poderemos fabricar suficiente fé, não, mas é a completa e a absoluta confiança e fidelidade de Jesus Cristo que ele fez uma promessa a Abraão e a cumpriu.

Queridos irmãos a nossa justiça depende da fidelidade de Jesus Cristo porque se Jesus Cristo não tivesse sido fiel nós nunca seríamos justificados, isto é, feitos justos, feito justiça perante Deus.

Esta justiça por isso em nós é dada a nós por Deus e por isso não é a minha auto justiça, não é a sua auto justiça.

Veja em FP 3:10 diz assim: “baseado na fé para o conhecer e o poder de sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos formando-me com ele na sua morte”.

Queridos irmãos nós precisamos de nos conformar de sermos como Ele e para sermos digamos assim, copiarmos, imitarmos Jesus Cristo para sermos como eles, para assimilarmos, para vermos a mesma atitude de humildade e sofrimento, de fidelidade que vemos em Jesus Cristo.

Nós precisamos de conformarmos com Ele a mesma natureza que Jesus Cristo tem porque Ele sacrificou sua vida a nós também temos que sacrificar a nossa vida como sacrifício vivo e como vemos em RM 12:12.

Por isso vejam no v. 12: “não que eu já o tenha recebido ou tenha já obtido a perfeição”; sim, nós não somos ainda maduros, perfeitos, não, estamos muito longe disso.

Nós estamos muito longe da perfeição da fé, da fidelidade do Pai e de Jesus Cristo, muito longe disso.

Mas diz assim: “mas prossigo para a conquistar”; estou a trabalhar com fora para a conquistar; “aquilo para que também fui conquistado por Jesus Cristo”.

Fui conquistado por Jesus Cristo e agora tenho que imitar e copiar a Ele.

Por isso veja no v. 14: “prossigo para o alvo”.

Queridos irmãos este é o nosso alvo e qual é o nosso alvo? Sermos irmãos de Cristo e filhos e filhas de Deus; precisamos de ser maduros, perfeitos, neste caráter de Jesus Cristo, de amor, de fidelidade, de dizer a verdade.

Veja no v. 15

 Diz assim: “pois todos nós que somos perfeitos, sim, que estamos mais tempo na igreja e sermos maduros (????) que não somos perfeitos mas estamos nesse caminho tenhamos todos esses sentimentos, precisamos de pensar da mesma maneira e como? Sendo fiéis como Jesus Cristo é e como o Pai é.

Queridos irmãos como vimos neste sermão até o momento vimos o que é fé que é ter completa confiança na palavra de Deus, na verdade porque Deus é verdade, nunca mente, e vimos que tipo de fé é necessária para salvação que é uma fé com obras, uma fé que demonstra que de fato tem confiança em Deus porque pratica e faz o que Deus diz a nós para fazermos porque obedecemos.

E também vimos o que é a fé de Jesus Cristo pois Ele foi e é completamente fiel, confiável e não mente.

Agora vejamos por isto tudo junto qual é o que nós precisamos para fazermos a nossa chamada, a nossa eleição segura e firme para nós não cairmos e para nós podermos chegar ao fim para estarmos no Reino de Deus.

Vejam comigo se faz favor em RM 1:1: “Paulo servo de Jesus Cristo chamado para ser apóstolo, chamado para o Evangelho de Deus”; queridos irmãos esta é a Boa Nova do Reino de Deus que necessitou que Jesus Cristo se esvaziasse da forma de Deus e visse para ser um ser humano e carne e morresse por nós, desse o seu sangue e sua vida por nós e isso é basicamente o plano de salvação que é que nós todos os anos revemos e recapitulamos por causa dos Das Santos que faz nos lembrar deste plano de salvação.

Está claro começa pela Páscoa, depois os Pães Asmos, depois Pentecostes e todos os outros que se seguem mas diz assim: “o qual por Deus outrora prometido por intermédio de seus profetas e das sagradas escrituras”; por que? Porque é uma promessa que Deus nos faz e por que? A Boa Nova do Reino de Deus é que nós vamos ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus.

E por isso com respeito a seu filho ressuscitou a seu filho o qual segundo a carne veio a descendência de Davi tal qual nós sabíamos e fu prometido e designado por Deus, foi fiel com o poder do espírito de santidade pela ressurreição dos mortos a saber Jesus Cristo Nosso Senhor por intermédio de quem viemos a receber graça.

Queridos irmãos nós recebemos esta graça e dádiva, esta gentileza, amor, oportunidade que nós não merecemos não só de sermos justificados, estarmos reconciliados com o Pai de graça porque nós acreditamos Nele e por isso diz assim: “para obediência da fé”; é uma fé viva.

Nós temos que ter obediência por fé e temos que obedecer às leis de Deus, obedecer aos seus mandamentos porque temos fé e por que? Porque sabemos que Ele é fiel e por isso nós vamos obedecer por fé porque Jesus Cristo é fiel, o Pai é fiel como vimos e nós igualmente temos que ser fileis entre todos os gentios.

Queridos irmãos a fidelidade de Deus nos conduz a nós termos confiança Nele, isto é, nos conduz a ter fé Nele; a fidelidade de Jesus Cristo nos ajuda a desenvolver fidelidade em nós também e por isso é que de fé a fé.

Veja nos v. 16-17: “mas não me envergonho do Evangelho, isto é, da Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo, a Boa Nova através de Jesus Cristo a Boa Nova que Ele trouxe para nós que é o Reino de Deus porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro o judeu e também o grego visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho de fé em fé”.

Queridos irmãos como está escrito: o justo viverá pela fé e por que? Porque temos a absoluta confiança no Pai e temos fé e acreditamos no que vemos essa é uma garantia como lemos em HB 11:1.

Por isso Deus é tão fiel, é tão confiável, é tão verdadeiro e por isso nós o que temos de fazer? Temos ser como Ele é e temos que copiar e ser de fé a fé e temos que desenvolver a mesma mentalidade, o mesmo sentimento, a mesma natureza, o mesmo caráter de fidelidade tal como Abraão teve confiança em Jesus Cristo no verbo confiou Nele e teve fé Nele, Abraão teve que ter confiança, fé, ele atuou nessa confiança e nessa fé e por que? Porque ele sabia que Deus era fiel! E é fiel! E por isso ele poda ter absoluta confiança em Deus e nós também temos que ter a fidelidade de Deus que nos faz nós ter completa fé e confiança Nele.

Por isso a fé vem primeiro de Deus.

Vejam aqui em RM 3:3: “e daí se alguns não creram a incredulidade deles fará mudar a fidelidade de Deus?”  Não!

Se algumas pessoas não acreditam problema é deles mas Deus manter-se-á fiel.

De maneira nenhuma seja Deus verdadeiro porque Deus nunca mente mas o homem é mentiroso.

Por isso irmãos vemos aqui continuando a ler um bocadinho no v. 20 do mesmo capítulo: “visto que ninguém será justificado diante Dele por obras da lei”; sim a lei é o conhecimento do que devemos e não devemos de fazer mas não nos justifica pois o que nos justifica é acreditarmos em Deus e que Deus rá fazer o que ele diz para fazermos e vamos esforçar-nos em imitar e através dessa fé ficarmos obedientes.

Queridos irmãos nós somos justificados pelo sangue de Cristo e pelo que Cristo fez por nós e não por obras da lei, a lei simplesmente demonstra o que é certo e o que é errado.

Continuando no v. 25 diz assim: “a quem Deus propôs no seu sangue uma propiciação mediante a fé para manifestar os seus”; o Pai propôs que no sangue de Jesus Cristo os nossos pecados pudessem ser expiados e pudessem ser pagos mediante a fé e por que? Porque nós temos confiança Nele

“para manifestar a sua justiça por ter Deus na sua tolerância ter pecados impunes”; quer dizer passou por cima, fechou os olhos como o símbolo da Páscoa, é fechar os olhos, passou por cima.

“deixou impunes os pecados cometidos anteriormente”; porque na Páscoa punham o sangue nas ombreiras e nas portas e tudo e representava o sangue de Cristo, um simbolismo.

V. 26: “tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente para Ele mesmo justo e justificador que ele tem fé em Jesus”; porque se nós temos confiança em Jesus Cristo, no Pai, vamos ser justificados e por que?

Porque acreditamos Nele e vamos fazer o que ele diz para fazermos e foi a mesma coisa que Abraão fez pois ele teve confiança no Pai e por isso vemos aqui no v. 27: “onde postes a vossa jactância, porque sois orgulhosos?” Não, não temos nada que estar orgulhosos porque a lei das obras pela lei da fé, a lei de que nós sabemos que Deus é fiel que não mente, que é verdadeiro, que é verdade.

E por isso temos que ter confiança Nele e podemos ter confiança Nele; e por isso somos justificados por essa fidelidade como diz: “concluímos que o homem é justificado pela fé e independente das obras da lei.

Qual fé? A fidelidade de Jesus Cristo, a confiabilidade e por isso se nós temos confiança Nele, Ele prometeu, morreu, deu seu sangue por nós e ressuscitou.

V. 31: “anulamos a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma antes confirmamos a lei por que?”; porque Ele fez isto por causa da lei que está anulada, a lei diz o que é pecado e o salário do pecado é a morte e por isso Ele teve que morrer por nós e por isso está a firmar a lei.

Se não houvesse lei e a pudesse botar fora por que que Deus tinha morrido por nós? Mas porque Deus morreu por nós e fez isto por nós agora não podemos continuar a pecar e viver no pecado.

Sim queridos irmãos temos que acreditar e essa crença acreditar em Deus é ter plena confiança no que Deus diz.

Tal como Abraão e Raabe e isso conduziu a eles produzirem trabalhos.

Vejam RM 5:8: “mas Deus prova o seu próprio amor para conosco de fato ter Cristo morrido por nós sendo ainda nós pecadores”; Deus fez isto por nós quando nós éramos ainda pecadores.

“E isso demonstra o amor Dele por nós, logo muito mais agora sendo justificados pelo seu sangue”; somos feitos justos perante Deus porque Ele fez isto por nós de graça e por isso que somos justos perante ele.

V. 10: “porque nós quando fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu filho muito mais já estando reconciliados seremos salvos por sua vida”.

E não pela sua morte, por que? Porque uma vez que Ele está vivo e porque uma vez que estamos reconciliados então Ele é o nosso Sumo Sacerdote, Ele é o nosso advogado de defesa perante o Pai, Ele é o nosso mediador e quando nós pecamos, oramos e Jesus Cristo como nosso advogado de defesa diz: Pai perdoa a eles porque eu sofri por eles mas agora não quer dizer que podemos continuar  a pecar e temos que tentar nos esforçar e de vez em quando tropeçamos mas temos que tentar fazer tanto quanto possível para vivermos no caminho certo.

E por isso irmãos nós precisamos de nos tornar cheios de fé e como é que nós vamos ficar cheios de fé? Vamos então ser fiéis, completamente pessoas que sejamos confiáveis e se vamos imitar a Deus e se vamos imitar a Jesus Cristo nós também vamos ser pessoas confiáveis e fidedignas.

Vamos ter estes atributos e essas características cristãs que vamos ser pessoas confiáveis e fidedignas porque as pessoas podem acreditar no que n´s dizemos.

Meus irmãos lembrem-se Jesus Cristo é o nosso Sumo Sacerdote que

e ele simpatiza por nós e lemos em HB 4:14-16 que Jesus Cristo foi sujeito a todas as tentações mas nunca pecou e por isso Ele simpatiza conosco.

Ele nos defende e somos salvos pela vida Dele mas agora temos que ser fiéis.

Veja a parábola de Jesus Cristo em MT 24:45-46, a parábola do bom servo e do mau e diz: “pois quem é servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou os seus conservos para lhes dar o sustento ao seu tempo e bem aventurado aquele servo a quem o seu senhor quando vier achar fazendo assim”.

Irmãos você é fiel? Você é um servo de Deus fiel? Você está a fazer isso? Aqui está a dizer que Deus tem uma expectativa de você seja fiel! Como Deus é fiel! Quer dizer que Deus diz a verdade e você deve dizer a verdade; e você diz: sim, sim, não, não e temos que desenvolver fidelidade e temos que ser pessoas confiáveis; temos que como diz aqui: achar fazendo assim! Sendo um servo fiel!

Queridos irmãos vejam um outro exemplo Jesus Cristo deu o exemplo em LC 19:12-13 uma outra parábola e diz aí: “a um homem deu 10 minas e chamou os servos e disse usem esse dinheiro e depois diz: veio o primeiro e disse: senhor a tua mina rendeu 10”, vê-se isso no v. 16, quer dizer trabalharam, foram fiéis, foi fiel, veja aqui: “disse o senhor: muito bem servo bom”, por que? porque fostes fiel no pouco e terás autoridade sobre 10 cidades.

Queridos irmãos o que nós temos que fazer? Por que você é chamado? Você foi chamado para salvação? Sim, mas cuidado aí, pense bem, você não foi chamado somente para a salvação porque se você pensa que simplesmente foi chamado apenas para a sua própria auto preservação então aí está um problema porque você foi chamado, sim, o ponto final é que vai ser salvo mas você foi chamado e foi convertido, veio para a igreja de Deus para que?

Para ser fiel e crescer na fé e ser fiel até o fim! Por que? porque Deus chamou você porque viu que você tem a possibilidade de ser fiel porque se não chamava você mais tarde como as outras pessoas que Ele vai chamar mais tarde.

Mas você foi chamado agora porque Deus quer que você seja fiel por que? Porque Deus tem muito trabalho para você fazer no futuro no Reino Milenial de Deus.

Deus tem muitas coisas e quer dar a você responsabilidade e autoridade, não é para ser autoridade mas servir as outras pessoas para ter carinho para os outros e para servir aos outros.

Porque tem um grande trabalho para você e precisa de pessoas fiéis! Como Ele é fiel! Sim, temos que mudar, sim, temos que odiar os nossos pecados, sim, temos que parar isso mas não é só um remorso ou uma penitência pois Deus está mais preocupado, digamos assim, com a sua conduta no futuro.

Paulo disse: eu tenho que prosseguir para o alvo e fazer esse esforço e nós vimos por algumas parábolas que temos que ser fiéis o que é fiel no pouco será fiel no muito.

Deus nos dá condições para nos perdoar e Ele fez uma promessa e Ele vai cumprir essa promessa, Ele fala a verdade, Ele é fiel e Ele quer que nós quando fizemos um compromisso ao batismo sejamos fiéis a esse compromisso,

Por isso irmãos eu não batizo pessoas simplesmente ah eu quero me batizar, não, eu faço uma investigação com muito cuidado para ver se as pessoas de fato entendem a que estão a comprometer-se porque você não quer mentir a Deus e você tem que saber no que está a se comprometer e quando faz esse compromisso, faça realmente um compromisso!

Infelizmente o Evangelho de Jesus Cristo foi diluído e enxovalhado, foi misturado com água, foi infiltrado na igreja com estes ensinos da graça dizendo que tudo que você precisa fazer é acreditar.

Queridos irmãos nós temos que, sim, acreditar mas provar essa crença obedecendo e fazendo o que Deus diz para nós fazermos.

Temos que imitar Jesus Cristo, temos que ser fiéis como Ele é fiel.

Queridos irmãos e isso requer obras porque a fé é evidenciada por obras e por isso nós vimos irmãos o que é fé que é acreditar na palavra de Deus e vimos que tipo de fé é necessário para a salvação e que é uma fé viva.

Vimos oque é a fé de Jesus Cristo porque Ele é completamente fiel, é confiável e não mente, e também vimos o que nós precisamos de ser, o que nós precisamos de fazer.

E nós precisamos de ser como Deus é.

Vejam as conclusões de algumas Escrituras:

2 PE 1:1-2: “Simão Pedro servo e apóstolo de Jesus Cristo aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça de nosso Deus e salvador Jesus Cristo. Graça e paz vos sejam multiplicados no pleno conhecimento de Deus e Jesus nosso Senhor”.

Queridos irmãos está aqui a dizer nós só tivemos fé por que? Porque estamos a ter esta confiança e estamos a entender, e a receber e estamos a crescer na fé e a fé também é um dom do Espírito Santo mas diz aqui: nós precisamos de ter graça e paz multiplicada, temos que crescer na graça! Como diz ao fim deste livro e temos que crescer na graça e no pleno conhecimento de Deus e Jesus nosso Senhor.

Queridos irmãos temos que crescer na graça, na paz e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Por isso é que diz nos v. 5-7 começa a dizer: “por isso mesmo vós reunindo toda a vossa diligência associai com a vossa fé, a vossa fidelidade, a vossa crença porque Deus é fiel e nós temos que ser fiéis e temos que ter a virtude do conhecimento, do conhecimento domínio próprio” e por que?

Porque nós temos que controlar e sermos fiéis e perseverar, quer dizer féis até o fim e então começar a piedade, ser como Deus, imitar a Deus, por a fraternidade que é o amor com os irmãos e o amor ágape de Deus.

Por isso é que diz: precisamos de crescer os que são fiéis, os que são verdadeiros e temos que crescer neste caráter de Deus!

Queridos irmãos o nosso futuro eterno depende se nós ou somos fiéis a Deus ou se nós não somos fiéis a Deus, isto é, infiéis.

Por isso que Jesus Cristo diz em AP 17:14: aqueles que vão estar com Ele são chamados eleitos e fiéis até ao fim.

Por isso que também lemos em LC 21:36 que diz assim: “vigiai, pois, a todo o tempo orando para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer e estar em pé diante do filho do homem!”.

Por que vamos estar em pé diante do filho do homem a segunda vinda de Cristo? Porque somos fiéis temos fidelidade é o que Ele disse em AP 17:14 são chamados eleitos e fiéis, e temos que ser fiéis até ao fim tal como Deus é fiel e por isso precisamos de crescer na fé.

E por isso que lemos em 2 PE onde estamos no 1:10-11: “por isso irmãos procurai com diligência cada vez maior confirmar a vossa vocação e eleição”.

Como é que podemos confirmar a nossa chamada e eleição, como? Sendo fiéis até ao fim!

“porquanto procedendo assim não tropeçareis em tempo algum se vocês vão ser fiéis até ao fim crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, imitarem a Deus, porem esta fidelidade, serem verdadeiros” e diz assim no v. 11: desta maneira que será completamente suprida a entrada no Reino de Deus no reino eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.