Gênesis - Os primeiros 2000 anos

Você está aqui

Gênesis - Os primeiros 2000 anos

Download (Baixar)
MP3 Audio (21.73 MB)

Download (Baixar)

Gênesis - Os primeiros 2000 anos

MP3 Audio (21.73 MB)
×

Perguntas dos primeiros 2000 anos.

Transcrição

GENESIS – OS PRIMEIROS 2000 ANOS     -    11.01.2020

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

A Bíblia que você tem, que nós temos é instrução de Deus, é um manual de instruções para nós que Deus nos deu.

Este, digamos assim, manual de instruções do nosso criador vemos instruções de como viver e também vemos declarações ou profecias de como Deus está a desenrolar os acontecimentos para que o seu plano seja cumprido, o plano para a sua família, o plano de salvação da humanidade, isto é, da família da futura família de Deus.

E por isso a Bíblia neste livro de instruções descreve estória do que Deus fez está claro não é de tudo que Deus fez mas é do que Deus fez e que é pertinente e que tem a ver com o seu plano para a sua família e em segundo lugar tem acontecimentos futuros que nos dão esperança e motivação para nos mantermos fiéis até ao fim.

E também está claro dá-nos instruções práticas que nós as pomos em prática diariamente e são práticas para nós vivermos e conduzirmos a maneira de viver de maneira que Deus deseja da maneira da sua família e de seus filhos e de suas filhas.

E ao início deste manual de instruções de Deus, a Bíblia, descreve a história da humanidade e queridos irmãos a história da humanidade a estamos a viver como seres humanos aproximadamente acerca de 6000 anos.

E os primeiros 2000 anos desta história da humanidade deste manual de instruções de Deus, na Bíblia que Ele nos deu, isso é simplesmente coberto ou manifestado ou declarado simplesmente em onze capítulos, dos primeiros onze cap. da Bíblia.

E por isso concluímos que a reportagem histórica do que aconteceu nesses primeiros 2000 anos e só tem onze cap. Para cobrir isso tudo é muito digamos assim abreviada.

Mas tem os pontos que são importantes para a nossa salvação e por isso há pontos ou coisas que aconteceram nesses 2000 anos que não estão incluídas e um dia saberemos mas não são necessárias estarem aqui incluídas porque não são necessárias para a nossa salvação.

E por isso hoje queridos irmãos eu desejo de olhar brevemente sobre esses onze cap. De uma ordem em sequência tocando só num ou outro ponto e através disso responder a várias perguntas que pessoas possam ter tido, sim, é possível que eu não responda a todas perguntas que você tenha dentro desses primeiros onze cap. de Gênesis.

Mas vamos ver algumas perguntas das principais que as pessoas tem feito dessa secção mas a pergunta que eu vou ao fim disto tudo e vou responder é uma pergunta que você talvez não tenha feito mas é a pergunta que diz assim; o que a história da salvação vem a nós através das promessas a Abraão e não a promessas a outros homens que podem ter sido fiéis também.

E porque que as promessas vêm ao Abraão que foi fiel e a seus filhos Isaque e Jacó e através de sua semente que é Jesus Cristo e por isso então vamos começar em GN 1:1: “no princípio criou Deus os céus e a terra”, os céus foram criados parte deste universo digamos assim dos céus e a terra é uma parte integral dessa criação.

Em primeiro lugar vemos aqui a palavra Deus, no princípio criou Deus os céus e a terra e em hebraico esta palavra Elohim e a palavra Elohim é uma palavra digamos assim em plural tal como palavras como o país, um país, a igreja, uma igreja ou o reino ou um reino ou a família ou uma família são palavras uni plurais que querem dizer que estamos a falar acerca da família ou por ex. no meu caso a família Campos ou por ex. o Campos mas podia se usar a palavra significando que é mais de uma pessoa.

E aqui vemos por isso a palavra Deus Elohim é uma palavra que aponta a mais de um ser e depois diz assim: “no princípio criou Deus” e então vemos aqui visto que a palavra Deus tem esse significado de mais de um ser por que que você e eu então nascemos?

E nós temos um guia de estudo bíblico gratuito que você pode encomendar no nosso site ou vai baixar respondendo a esse assunto importante: por que que você nasceu? E por que que Deus nos criou? E estamos aqui nessa vida e qual é o propósito da nossa vida?

O propósito da nossa vida irmãos é que Deus está a criar uma família de seres que vão ser filhos e filhas de Deus e isto vamos ser da família de Deus e vamos ser daquela família Elohim o nome dessa família.

E na verdade queridos irmãos o Evangelho que Jesus Cristo pregou foi a Boa Nova, o Evangelho do Reino de Deus, o reino, isto é, uma família divina que vai governar e nós estamos predestinados para sermos filhos e filhas de Deus no reino de Deus e governar com Cristo!

É um significado muito importante que muitas pessoas começam a entender mas há um outro princípio aqui diz no princípio criou Deus os céus e a terra mas a Bíblia fala de um outro princípio ainda antes deste princípio e vejemos que está em JO 1:1-2 e diz assim: “no princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, com o Pai, e o Verbo era Deus”.

Este era o princípio, Ele estava no princípio com Deus e isto foi um princípio antes da criação antes de quando Deus criou os céus e a terra porque Ele já era, já existia.

No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus! E aí vemos 3 pontos importantes: era o Verbo, existia o Verbo, era eterno o Verbo; segundo vê-se aqui um relacionamento do Verbo com o Pai, com Deus; e terceiro o Verbo era Deus, era desse gênero e desse reino de Deus! Dessa família de Elohim de Deus.

E por isso vemos aqui dois seres e não três e sim dois, e vê-se no v. 14: “e o verbo se fez carne”; o Verbo voluntariamente de sua livre vontade se submeteu a vontade do Pai e se fez carne e habitou entre nós e por isso sabemos que o Verbo que se fez carne é Jesus Cristo.

Por isso no princípio era o Verbo que quando se fez carne veio a ser reconhecido como Jesus Cristo. Ele já existia no princípio antes da criação física e o Verbo estava com o Pai havia um relacionamento não estava dentro do Pai e sim estava com o Pai um ao lado do outro, um relacionamento.

E o Verbo era do gênero e da forma de Deus.

v. 2: “Ele estava no princípio com Deus” e é como não entendemos e repete, pois, está basicamente a repetir que o Verbo estava no princípio com o Pai!

É muito importante entendermos isto por isso ambos eram do gênero de seres do reino de Deus, do gênero Deus mas um é o Deus e o outro era o Verbo mas estavam ao lado um do outro e existiam eternamente.

E depois no v. 3 diz assim: “todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, tudo foi feito por intermédio do Verbo que se fez carne que veio a ser Jesus Cristo.

E sem ele nada do que foi feito se fez, nada! E por isso este princípio foi antes da criação e o que foi criado primeiro? Foram os anjos e tudo o que foi criado e que existe incluído os anjos foi criado através de Jesus Cristo por ordem e instrução do Pai.

Vejam em Jó 38:4 diz assim: “onde estavas tu, é Deus a falar aqui a Jó, quando eu lançava os fundamentos da terra?”; onde é que tu estavas Jó quando eu lancei os fundamentos da terra? Ora como sabemos a terra está neste cosmos entre as estrelas e o sol em órbita e estes fundamentos da terra que a mantém a terra em sua posição com estas forças de gravitação e forças de inércia e naturais que Deus pôs em noção que são os fundamentos da terra, que mantém a terra em sua fundação.

Esta órbita a volta do sol e neste universo.

Onde estavas tu quando Eu criei os fundamentos da terra, quer dizer o universo, estrelas, isso tudo e depois diz no v. 7: “quando as estrelas da alva, isto é, os anjos, juntas alegremente cantavam e jubilavam todos os filhos de Deus”; quer dizer os anjos todos cantaram de alegria quando viram a beleza do universo que Deus criou, isto é, os fundamentos da terra!

Por isso tudo que existe foi criado pelo Verbo debaixo da instrução do Pai, o Verbo primeiro criou os anjos e depois os anjos viram a criação dos céus e da terra e vê-se assim esta sequência na criação.

Então continuando a ler em GN 1:1 é que temos aqui os seres angélicos que viram a criação como diz aqui na criação dos céus e da terra cantaram de alegria quando viram essa criação e são seres, os anjos, que pensam, que raciocinam e são seres criados por Deus e que foram criados antes da criação do mundo e do universo físico como lemos em Jó 38.

Outro ponto aqui a palavra criou Deus e a palavra criou é a palavra hebraica ara que significa criar do nada e por isso vemos aqui que diz criou não diz quando criou poderia ter sido a milhões de anos e não diz quando criou poderia ter sido a milhões ou bilhões  e então vemos conforme vê-se em outras escrituras Deus pôs anjos na terra para desenvolver a terra para melhorar e fazê-la mais bela para completar, digamos assim, a criação mas os anjos rebelaram-se e foram rebeldes e por isso temos um guia de estudo bíblico que vocês podem baixar do nosso site ou encomendar gratuitamente que é: EXISTE REALMENTE UM DIABO?

De onde vem o diabo? Vem desta rebelião de satanás que veio a ser o diabo que é um desses anjos  e que ele levou com ele uma grande quantidade de outros anjos e vejam comigo se faz favor em EZ 28 e vamos começar a ler do v. 12 diz assim: “filho do homem levanta a lamentação contra o rei de Tiro e diz assim diz o Senhor: tu és o sinete da perfeição cheio de sabedoria e formosura e estavas no Éden no jardim de Deus e de todas as pedras preciosas o sárdio, o topázio, tu eras o querubim da guarda”, no v. 14 não estava a falar de um homem, sim, está a chamar esse ser como o rei de Tiro mas não era um homem e sim um querubim.

Diz assim no v. 15: “perfeito eras nos teus caminhos no dia que fostes criado”; os anjos foram criados e este ser, querubim, foi criado e como lemos em JO 1:3 tudo foi criado por meio de Jesus Cristo debaixo da ordem do Pai e por isso ele foi criado e os anjos foram criados primeiro e depois quando =o universo foi criado eles cantaram de alegra e foram dadas possibilidades de embelezar e melhorar  e de fazer a terra mais bela para completar a criação da terra.

Mas durante esse período este ser que era perfeito nos seus caminhos desde o dia que foi criado mas um dia achou-se iniquidade nele, quer dizer começou a perder a sua humildade e começou a ser um ser arrogante e veja-se no v. 17: “elevou-se o teu coração por causa da tua formosura”; sim, era bonito, era lindo e ficou cheio de soberba por causa da sua beleza.

“corrompeste a tua sabedoria por causa do teu esplendor”; porque toda a gente olhava para ele, todos os seres angélicos, e aqui vê-se diz-se assim continuando no v. 17: “e por isso lancei-te por terra”; foi atirado houve uma rebelião dele e foi atirado para a terra!

Cau para a terra e foi atirado para a terra e vejam em IS 14:12: “como caíste do céu”; ele é que caiu do céu e até Jesus Cristo diz isso que Ele viu ele cair do céu vemos isso em LC mas continuando: “como caíste do céu ó estrela da manhã, filho da alva, como fostes lançado por terra tu que debilitavas as nações e tu dizias no teu coração: eu subirei ao céu acima das estrelas de Deus, acima dos outros anjos, exaltarei o meu trono e no monte da congregação assentarei nas extremidades do norte”.

Queridos irmãos vê-se aqui que a arrogância lhe subiu à cabeça e como lemos em JD v. 6 ele não se manteu no seu estado original e mudou para ser pecaminoso e está à espera do dia do julgamento.

Entretanto continuando a ler aqui em GN 1:2 quando ele caiu para a terra, quando ele foi atirado para a terra houve uma grande destruição na terra e a terra tornou-se completamente um desastre como se fossem bombas atômicas, uma explosão enorme e poeira e coisas de sujidade que aquilo ficou como diz assim no v. 2: “a terra, porém, depois disso, estava sem forma e vazia, e lembrem-se irmãos que Deus não cria as coisas em confusão pois Ele criou as coisas de uma beleza e os anjos cantaram de alegria mas está aqui uma situação que estava sem forma e vazia porque houve a rebelião de satanás e ele foi atirado para a terra.

E assim esteve nesta condição por um certo período de tempo que a Bíblia não diz e por isso esse período de tempo podia ter sido milhares de anos mas a terra ainda estava em sua fundação, ainda estava em órbita a volta do sol e isso tudo mas estava envolvida com esta nuvem forte como assim nuclear que não deixava a luz penetrar na terra.

“e então o espírito de Deus pairou sobre as águas, outro ponto aqui, as águas já existiam, a terra já existia e já havia água e isto antes do dia UM estão a entender? Já existia terra e já existia a água por que? porque no princípio criou Deus os céus e a terra como parte desse universo!

Então vamos ler aqui no v. 3: “disse Deus: haja luz e houve luz”; que é que Deus fez? fez com que esta poeirada de nuvem nuclear diminuí-se ou desaparecesse de maneira que a luz do sol pudesse entrar na terra e por isso está aqui agora uma descrição como se fosse uma pessoa que estivesse na terra e o que essa pessoa veria ou poderia ver se essa pessoa estivesse na terra.

“E disse Deus: haja luz e houve luz, vê-se aqui haja luz, não diz criou luz, diz haja luz e como é que pode haver luz e pode haver luz porque a terra estava a circular a volta do próprio seu eixo a cada 24 horas, a rotação, como faz e tem feito e estava a circular a volta do sol mas a volta dessa circulação dia ou noite ou noite e dia faz 24 horas.

E por isso diz: “e viu Deus que a luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas e chamou Deus a luz dia e as trevas noite e houve tarde e manhã, o primeiro dia”.

Por isso o primeiro dia é definido do por do sol a por do sol, digamos assim, de quando fica escuro até o dia seguinte quando ficar escuro de novo.

Tarde e manhã, o primeiro dia, 24 horas.

Continuando então no segundo dia vemos aqui que do v. 6-8 diz assim: “haja firmamento no meio das águas e separação entre as águas e as águas”; quer dizer que estas nuvens começaram a ser separadas da terra assim como na terra houve uma separação das águas e da própria terra quer dizer que é como tivesse tido um dilúvio e houve então essa separação, um dilúvio antes do dilúvio de Noé, então estas águas foram separadas e então houve terra e então houve mar e a separação das águas das nuvens, houve essa separação.

“E chamou Deus ao firmamento céus, houve tarde e manhã, o segundo dia”, mais outro dia, o segundo dia.

No v. 9-13 vê-se aqui que apareceu árvores e vegetação que é nesse período do terceiro dia e algumas pessoas pensam que talvez não fosse feito em 24 horas mas em centenas de anos e irmãos não poderia ser e por que?

Porque vegetação precisa de ter a luz do sol para o que se chama a fotossíntese e por isso o sol Deus abriu as nuvens para o sol abrir no dia seguinte e as plantas precisavam dessa luz direta do sol para crescerem e por isso vê-se então que não aconteceu pois esse foi o terceiro dia e então no v. 14 diz assim: “haja luzeiros, não diz criou, diz que estas luzes deem luz e por que?

Porque ele limpou mais as nuvens para o sol e luz do sol e da lua e das estrelas poderem chegar à terra para se poder ver a lua, e as estrelas da terra.

E aí foi o que aconteceu no quarto dia, haja e não diz criou, não diz aquela palavra ara, para criar, não, e sejam eles, isto é, a lua, o sol, estes luzeiros como chama aqui e as estrelas sejam elas para sinais, estações e dias e para anos.

Para sinais, isto é, para marcas de grande distinção, sinais, tais como eclipses e coisas desse gênero, sinais, para estações como algumas versões dizem para as horas ou o tempo apropriado, isto é, para usar estes movimentos das estrelas  e do sol e da lua para haver dias, anos, calendários para daí ter um calendário correto para observar OS DIAS SANTOS DE DEUS ao seu tempo próprio e por isso os sinais do sol, da lua, destas eclipses e destas coisas fazem como um relógio perfeito e por isso as pessoas observando isso podem calcular precisamente quando certas por ex. fases da lua e etc. serão e por isso assim temos o calendário hebraico baseado nesses cálculos que vieram de observações destas marcas distintas para usar e determinar os tempos apropriados para os dias santos de Deus.

E por isso continua assim no v. 16: “e fez Deus os dois grandes luzeiros, o maior para governar o dia, o sol, e o menor para governar a noite, a lua, e fez também as estrelas”.

Ora queridos irmãos a palavra fez quer dizer assá não quer dizer criou, uma pessoa pode fazer uma coisa, pode fazer um barco, pode fazer uma cama, pode fazer várias coisas mas isso não quer dizer que está a criar os materiais essenciais e por outro lado lendo aqui do contexto para fazer pode ser lido  este verbo assá pode ser lido como fazer ou fez ou tinha feito e por isso nesse contexto vê-se que Deus fez, sim, fez porque já tinha feito, fez durante o período da criação estes luzeiros que agora foram dada a possibilidade de serem vistos, isto é, para haver essas luzes descerem  e ver-se na terra porque Deus limpou a atmosfera.

E por isso assim vê-se que o que aconteceu aqui que estes luzeiros tinham sido feitos mas agora começaram dar luz e depois vê-se no v. 20 foi o quarto dia e depois no v. 20 começamos o quinto dia em que Deus criou seres viventes, a palavra seres viventes é nefesh que em algumas Bíblias é traduzida como fala acerca do homem como alma mas é que significa um ser vivente e é a mesma palavra hebraica nefesh.

E está a falar aqui neste versículo acerca de peixes e desses animais do mar, seres viventes, e então esse foi mas quando diz aqui acerca destes seres viventes diz no v. 21 criou e por isso essa palavra criou nestes dias da criação é a primeira vez que é usada porque quando foi usado primeiro foi no v. 1 quando diz no princípio criou os céus e a terra e depois houve a rebelião de satanás depois houve o desastre por causa dessa rebelião e depois a terra ficou sem forma e vazia depois quando Deus começou a limpar foi como diz aqui haja luz, o primeiro dia, e depois veio o segundo dia que é a separação das águas e depois veio o terceiro dia criou as árvores e as plantas vegetais e depois o quarto dia então o sol e a lua foram vistos do planeta terra e depois o quinto dia criou seres viventes nas águas, criou, a primeira vez que se vê a palavra criou, bará, é a primeira vez desde o v. 1 que se vê no v. 21 a palavra criou.

E então dos v. 21-23 é o quinto dia e depois no v. 24 vê-se que Deus também criou seres viventes, animais domésticos e répteis e assim foi feito, Deus os fez, e estes animais selváticos segundo cada um à sua espécie e Deus viu que era bom.

E no mesmo dia disse assim no v. 26: “façamos, Elohim, uma palavra uni plural é o Verbo a dizer ou o Pai e aqui vê-se disse Deus, Elohim, o Verbo ou o Pai; façamos, nós vamos fazer o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança”.

Aí está uma declaração basicamente do propósito da criação e este propósito é para sermos filhos e filhas de Deus e este é o grande proposito como mencionei a pouco POR QUE QUE VOCÊ NASCEU? E você nasceu para ser filho ou filha Deus no Reino de Deus e essa é a razão porque estamos aqui a viver pois é um plano de salvação de Deus.

Ora vejam por ex. também continuando aqui a ler no v. 26 que somos de acordo com a imagem e a semelhança de Deus e vamos ser mais do que isso e vejam comigo aqui se faz favor agora em 1 JO 3:1-3: “vê que grande amor nos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus e de fato somos filhos de Deus por essa razão o mundo não nos conhece por quando não conheceu a Ele mesmo, e amados agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que vamos ser”; sim somos a imagem e semelhança de Deus mas ainda não se manifestou realmente o que iremos ser que vamos ser seres espirituais como Jesus Cristo agora o é também.

E vamos assim: “sabemos que quando Ele se manifestar, isto é, quando Jesus Cristo vier, seremos semelhantes a Ele, Jesus Cristo, porque iremos de vê-lo como Ele realmente o é”.

Hoje em dia não podemos vê-lo como Deus é porque seríamos queimados, o brilho e a glória Dele é muito forte mas como seres espirituais poderemos ver.

E por isso assim, se você e eu temos esta esperança, se mantermos isto bem em mente e no nosso coração sempre quando encontramos tentações e dificuldades, se pensarmos nisto isso nos vai dar ajuda a lutar contra essas fraquezas da carne para nos purificarmos com a ajuda do Espírito Santo.

Para sermos perfeitos como Ele é perfeito e puros como Ele é puro e isso é o nosso propósito.

E então continuando aqui em GN agora vamos então para o cap. 2, GN 2:1-3 está a mencionar que Deus no SÉTIMO DIA santificou e abençoou o Sábado e como vimos é de pôr do sol à por de sol.

O Sábado que é o dia de descanso temos um guia de estudo bíblico acerca deste tema que você pode encomendar também gratuitamente ou baixar do nosso site.

Queridos irmãos o Sábado, o ciclo semanal, nunca foi perdido, por ex. no período de Jesus Cristo observavam o Sábado e desde aí até hoje não há evidência histórica alguma, não há nenhuma evidência que esse dia semanal tenha mudado.

O único que existe é a própria igreja católica confessa e isso está descrito neste guia de estudo bíblico nosso que a própria igreja católica confessa que eles mudaram o Sábado para o domingo!

E até me lembro quando eu estava na escola eu tinha um catequismo porque eu era católico infelizmente e deitei fora e não sei porque eu tinha um livro de catequese que dizia o seguinte: nós, a igreja católica, mudamos o Sábado para o domingo e essas igrejas protestantes todas que dizem que o domingo é o Sábado simplesmente estão a seguir a nós porque nós a igreja católica somos os líderes e eles estão a seguir a nós.

E a igreja católica própria diz que não há nenhuma declaração na Bíblia de mudar o Sábado para o domingo mas foi uma mudança feita e decretada pela igreja católica e aliás foi decretada no conselho de Nicéa no ano 325 e se os cristãos não quisessem guardar o domingo seriam martirizados e isso é histórico pois você pode estudar e ir a uma biblioteca ou a internet e fazer buscas e ver que de fato isso foi assim.

Por isso irmãos o Sábado é o Sábado sabemos de pôr do sol a pôr de sol e não há desculpas e se você vai obedecer a Deus e é um dos 10 mandamentos de Deus ou você obedece ou não; se você não obedece, só obedece a um é como se desobedecesse a todas as outras e por isso se você desobedece ao Sábado é como você fosse uma pessoa a ter adultério ou uma pessoa assassina ou um ladrão ou mentiroso é tudo a mesma coisa pois é uma das leis de Deus.

E depois mais adiante no v. 7 está a explicar quando Deus criou o homem e primeiro criou como um boneco de areia, do pó, e depois soprou nas narinas o fôlego da vida, isto é, o espírito do homem no homem e então o homem passou a ser uma alma vivente, isto é, passou a ser um ser vivente, não é que tenha uma alma e sim que é uma alma vivente.

Uma diferença muito importante.

E depois no cap. 3 vê-se aí o que algumas Bíblias tem sim, a queda do homem!

Queridos irmãos não foi a queda do homem como vimos foi satanás quem caiu e foi atirado para a terra! Mas o homem desobedeceu e vê-se aqui nos v. 2-4 do cap. 3 que satanás está a perguntar a mulher a começar no v. 1: “a serpente o animal mais sagaz dos animais selvagens que o Senhor tinha feito disse a mulher: é assim que Deus disse: não comereis de toda a árvore do jardim? E a mulher disse: Não, não, podemos comer tudo exceto da árvore que está no meio que é a árvore do conhecimento do bem e do mal, e sabemos que não devemos comer dela porque se não vamos morrer e então a serpente disse: não vais morrer”.

Vê-se aí a mistura diabólica e satânica de satanás a mentir, colocando um pouquinho de verdade com um pouquinho de mentira e o mundo todo está cheio disso irmãos, com um bocadinho de verdade e um bocadinho de mentira.

Ou muita verdade com um só bocadinho de mentira.

Queridos irmãos precisamos de tirar a mentira e por isso a serpente disse: não vais morrer e depois está aqui no cap. seguinte a serpente diz: ah Deus vai ver que ficarás mais importante e vão se abrir os teus olhos e vais ser como Deus.

Irmãos, sim, vamos ser filhos e filhas de Deus e vamos vê-lo como Ele é como lemos em 1 JO 1:3 a pouco mas está ver-se aqui satanás a misturar a verdade com a mentira para confundir e para enganar.

“e então a mulher vendo então que a árvore era boa para se comer, é como se lê por ex.  em 1 JO 2:16 que era esta cobiça e desejo da carne, bom para comer e depois diz: era agradável aos olhos, este desejo e cobiça dos olhos e desejava para lhe dar entendimento, esta importância e arrogância da vida.

Vê-se as mesmas 3 coisas que foi mencionado em 1 JO 2:16.

Aqui vejam outro ponto que as pessoas as vezes dizem olha era uma maçã e queridos irmãos aqui não diz que era uma maçã diz que era a árvore do conhecimento, o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

A Bíblia não diz que fruto era provavelmente não era nenhum dos frutos que conhecemos hoje em dia era uma árvore especial.

Queridos irmãos precisamos de ter cuidado como olha é uma maçã! Não, não era uma maçã, mas aqui o que temos é um ponto importante que Deus quer nós façamos uma escolha: a árvore da vida ou a árvore da morte; a árvore da vida ou a árvore do conhecimento do bem e do mal, a árvore da vida é que nós reconhecemos que Deus nos diz o que é bem e o que é mal e nós nos submetemos a Deus da autoridade Dele e Ele é que sabe o que é bom ou mau para nós.

A árvore da morte é que nós decidimos por nós próprios o que é bom e o que é mau, óh não há padrões nós podemos fazer isto ou aquilo como você pense e hoje você fala você decide o que é bom e o que é mau essa é a árvore da morte!

São as ideias que estão a ser produzidas ou puxadas hoje em dia por esta sociedade moderna e libertina e pecaminosa!

E queridos irmãos precisamos de fazer uma escolha de escolhemos a vida ou escolhemos a morte e vejam em DT 30:19 diz assim: “os céus e a terra tomo como testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte, a árvore da vida ou a árvore da morte, te propus benção na árvore da vida ou maldição na árvore da morte e escolhe, pois, a vida para que vivas tu e a tua descendência”.

Deus só quer o teu bem irmão e Deus só quer que você esteja bem e de boa saúde e temos que passar por provações e dificuldades mas ao fim desta maratona que é a vida humana Deus só quer o nosso bem, a nossa felicidade, a nossa alegria e as nossas bençãos.

Queridos irmãos escolham a vida.

Continuando então em GN 3:15 diz assim: “porei inimizade entre ti e a mulher, entre tua descendência e do seu descendente, este lhe ferirá a cabeça e tu ferirás o calcanhar”.

Vejemos; porei inimizade entre ti, isto é satanás, e a mulher, sim é a mulher mas também simbolicamente é a igreja de Deus, entre a tua descendência, a de satanás, e o seu descendente que é Jesus Cristo ou que são os descendentes da igreja de Deus, os irmãos, nós.

Este descendente que é Jesus Cristo te ferirá a cabeça como lemos em RM 16:20 Jesus Cristo vai esmigalhar a cabeça de satanás, leiam aqui em RM 16:20: “e o Deus da paz em breve esmagará debaixo dos vossos pés a satanás”.

Queridos irmãos é o que diz aqui que ele te ferirá a cabeça, vai te esmagar e tu satanás ferirás o calcanhar pois o calcanhar de Jesus Cristo por Jesus Cristo morrer pela autoridade do Pai para o nosso bem e para nossa salvação.

Sim porque Ele pôs Cristo a morte para cumprir o propósito de Deus e por que? porque o Cristo ressurreto conquistou o pecado e a morte e fez com que as obras de satanás fossem completamente inválidas e sem efeito.

E por isso a igreja por outro lado que é o corpo espiritual de Cristo venceu satanás tal como profetizado aqui em GN 3:15.

E depois no v. 16 diz assim: “e a mulher disse: multiplicarei sobre modo os sofrimentos da tua gravidez em meio a dores darás à luz a filhos”; claramente, infelizmente, hoje em dia muitas mulheres tem dores quando dão filhos a luz.

Mas por outro lado a mulher, Eva, viu os seus filhos a se tornarem cada vez mais e mais pecaminosos.

E aí queridos irmãos vemos um princípio para nós e precisamos de ter muito cuidado de viver e ser um bom exemplo como pai para os nossos filhos e para os nossos filhos seguirem o nosso exemplo na vida e a Deus.

Mas mais adiante vemos aqui a situação de Abel e Caim e pessoas fazem a pergunta: olha por que que Deus rejeitou a oferta de Caim? Por que? porque Caim era uma pessoa que estava a pecar e veja aqui no GN 4:7 diz assim: “se procederes bem é certo que serás aceito, todavia se procederes mal eis que o pecado jaz a porta e o seu desejo será contra ti mas a ti cumpre dominá-lo”; a vocês, a nós e se não fazemos bem o pecado está a porta mas a nossa responsabilidade é dominar os nossos desejos carnais, é dominar o pecado para não pecar!

Mas Caim não dominou o pecado e depois quando ofereceu um sacrifício o que aconteceu? O sacrifício dele não foi aceito e vejam aqui em PV 15:8 diz assim: “o sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor”.

O sacrifício de Caim foi abominável ao Senhor e por outro lado é bem possível que esse sacrifício seria uma representação do sacrifício de Jesus Cristo tal como o sacrifício do cordeiro pascal.

E era necessário que esse sacrifício fosse um cordeiro e ele desobedeceu, Caim, e ofereceu vegetais e é possível que tenha sido isso também e por isso Deus não estava satisfeito e que estava a diminuir a representação do sacrifício de Jesus Cristo.

Por isso vemos aqui que os descendentes de Caim e os de Adão vê-se essa linhagem e depois vê-se que a humanidade continua a pecar e a pecar, e a pecar mais, então quando Deus começou a trabalhar com Adão e outras pessoas as famílias não continuaram.

E depois vemos aqui em GN 6:1-4: “foram se multiplicando os homens na terra e lhes nasceram filhas e vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas tomaram para si mulheres”.

Irmãos quem eram os filhos de Deus?

Queridos irmãos vejam em LC 3:38: “Cainã filho de Enos filho de Sete e este filho de Adão filho de Deus”; ora Adão era filho de Deus e por isso se Adão era filho de Deus os filhos de seus descendentes também eram nessa descendência filhos de Deus.

E por isso quem eram os filhos de Deus? Os filhos de Deus eram os filhos de Abraão, principalmente aqueles que eram mais obedientes porque os outros eram filhos de satanás e vemos que até Jesus Cristo diz: vosso pai é satanás, quer dizer estavam a seguir o caminho de satanás.

“vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas tomaram para si mulheres as que entre todas mais se agradaram então disse o Senhor: meu espírito não contentará para sempre com o homem pois este é carnal e seus dias serão de 120 anos, terão até 120 anos e depois vou destruir a humanidade e isto foi 120 anos antes do dilúvio.

“agora naquele tempo havia gigantes na terra naquele tempo já havia gigantes e por isso haviam pessoas descendentes de Adão alguns que eram maiores e outros maiores e menores, o código genético estava cheio de variedades, e havia então vários tamanhos de pessoas.

E depois continuando aqui a ler e depois diz: “também depois quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens os quais deram filhos varões descendentes de renome na antiguidade”.

Não é, as pessoas dizem olha aqui eram anjos, não, não eram anjos porque os anjos não tinham possibilidade de procriar e vocês podem ver isso em LC 20:34-36 diz assim: “então acrescentou Jesus: os filhos de Deus se casam e se dão em casamento mas os que são dignos de alcançar  a vida vindoura e a ressurreição dos mortos não casam nem dão em casamento pois não podem mais morrer porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus sendo filhos da ressurreição”.

Por isso vemos aqui que os anjos não podem casar e não se dão em casamento e nem podem ter filhos e queridos irmãos os anjos não são pessoas físicas e não tem possibilidades de procriar, simplesmente não tem! Não existem filhos de anjos aí que são seres espirituais que são filhos de anjos, não, foram criados e pronto não é uma família com filhos.

Então também vemos aqui o contexto do cap. 6 vemos aqui está a falar dos homens, os filhos dos homens e das filhas dos homens e vê-se aqui por ex. no v. 3: “não agirá para sempre com o homem porque ele é carnal”; e depois veja aqui no v. 5: “o Senhor viu a maldade do homem” e depois vê-se no v. 6: “se arrependeu o Senhor de ter feito o homem”.

Quer dizer, o contexto aqui, é acerca do homem e por isso Lhe pesou o coração mas Noé achou graça diante do Senhor.

E por isso vê-se aqui que anjos não eram os que estavam a ter filhos mas eram seres humanos.

E depois então veio o dilúvio em que todos os homens, e animais da terra e pássaros morreram.

E depois vê-se um bocadinho mais adiante que depois do dilúvio então vem a estória de Cainã no cap. 9, GN 9:24: despertando Noé do seu vinho soube o que lhe fizera o seu filho mais moço e quem é este? Então o Cã é que foi castigado, quer dizer Cainã foi castigado por causa do pecado de Cã que diz aqui no v. 2: “Cã, pai de Cainã, vendo a nudez do pai deu a saber a seus dois irmãos”; e depois no v. 24: “despertando Noé do seu vinho soube o que lhe fizera o filho mais moço de Cã que era Cainã e por isso disse maldito seja Cainã”; e sabemos que Cainã é o filho mais moço porque lemos em GN 10:6 :”os filhos de Cã são : Cuxe, Mizraim, Pute e Cainã”.

E depois em outra secção no cap. 10 é acerca de Ninrode vê-se aqui no v. 8 Ninrode que era um valente caçador diante do Senhor, poderoso caçador como comentário aramaico do AT o Targum diz que Ninrode começou a fazer um homem de grande poder mas de pecado e começou a encorajar os homens e as pessoas a matar aquelas pessoas que seguiam a Deus e a encorajar as pessoas saírem da religião de Sem mas para se apegarem aos institutos de Ninrode.

E daí vê-se a situação da torre de Babel, a divisão de línguas e por causa disso houve essa destruição e esse castigo.

Queridos irmãos eu tentei responder algumas perguntas aqui do AT e vimos que a humanidade de uma maneira geral exceto uma ou outra pessoa aqui por ex. Noé ou um outro, não obedeceram a Deus mas como famílias o primeiro que foi fiel e preparado a dar o seu próprio filho e esteve obediente foi Abraão e Isaque e depois Jacó.

E através dessa família e desses descendentes, o descendente dessa família que veio a ser Jesus Cristo é que vem a salvação e por isso a salvação através de uma família obediente: Abraão, Isaque e Jacó.

E por isso irmãos desde o princípio a estória desses primeiros onze capítulos é muito breve e só menciona alguns pontos importantes aqui ou acolá mas dá uma explicação por que a história da salvação vem das promessas feitas ao fiel Abraão e a sua semente que é Jesus Cristo.