Introdução às Epístolas de Paulo: Estudo Bíblico

Você está aqui

Introdução às Epístolas de Paulo

Estudo Bíblico

Download (Baixar)
MP3 Audio (57.2 MB)

Download (Baixar)

Introdução às Epístolas de Paulo: Estudo Bíblico

MP3 Audio (57.2 MB)
×

Os dias de treino de Paulo até às suas viagens missionárias e quando começou a escrever as suas epístolas.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Hoje vou começar uma série de estudos bíblicos mensais acerca das epístolas de Paulo que escreveu 14 epístolas então vamos estuda-las mensalmente.

Para dar início a esse estudo vamos analisar então os primeiros anos da chamada de Paulo e como chegamos ao ponto lendo AT e das várias epístolas iremos deduzir alguns eventos que aconteceram até ele começar a escrever a 1ª. epístola.

Sim a primeira que ele escreveu foi 1 TS e cerca de 6 meses depois escreveu 2 TS e por isso vamos cobrir esses primeiros anos da vida de Paulo.

Durante o ministério de Jesus Cristo por 3 anos e meio Ele basicamente concentrou o seu ensino e sua doutrina à casa de Israel, escolheu os 12 apóstolos e assim o Evangelho foi pregado a casa de Israel.

Mas os dias passaram porque o plano de Deus era para sempre chamar todos, primeiro ao judeu e depois aos gentios e por isso o plano Dele é para chamar todos.

E assim vemos que Deus escolheu Paulo para pregar ou dar este início de pregação do Evangelho aos gentios e vamos ver que ele foi bem escolhido por causa do treino que ele teve antes dessa chamada e por isso vamos começar a ler em GL 1:15-16 diz assim: “quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça aprouve revelar Seu Filho em mim para que eu O pregasse entre os gentios”.

Deus escolheu Paulo desde como diz aqui antes de nascer para esta missão e o treinou pela sua juventude e pelos anos de educação, O treinou para esta responsabilidade.

E diz assim: “para que eu pregasse entre os gentios sem detença” e por isso foi escolhido para pregar Jesus Cristo aos gentios sem detença, sem qualquer restrição e ele diz aqui Paulo: “não consultou carne e sangue”, o treino de Paulo não foi através de outras pessoas, seres humanos, e foi diretamente de Jesus Cristo.

Então vamos ver como ele foi treinado para esta responsabilidade, vejamos que o ambiente, a educação, as línguas que ele falava como hebraico, grego, latino e aramaico.

Vamos então ver um bocadinho acerca de Paulo como ele nasceu e em primeiro lugar vamos ver então em AT 22 começando no v. 25 e 28: “quando estavam amarrando correias disse Paulo ao centurião presente se pôr há por ventura lícito açoitar um cidadão romano? Sem estar condenado?”.

Sim aqui vemos que ele era cidadão romano.

“Ouvindo isto o centurião procurou o comandante e disse: que estás a fazer? Porque este homem é cidadão romano”.

Queridos irmãos não há nada errado de dizer que somos cidadãos de um certo país ou de uma certa nação.

E continuando: “vindo o comandante perguntou a Paulo: diz-me és tu romano? E ele disse: sou e respondeu o comandante: a mim me custou uma grande soma de dinheiro (custou uma fortuna) para ter este título de cidadão”; quer dizer naturalizado como cidadão romano e este comandante teve que fazer certas despesas para ser um cidadão romano.

E continuando: “disse Paulo: pois eu tenho por direito de nascença”; ou seja, eu sou cidadão romano por nascimento.

Por isso vemos que ele nasceu como um cidadão romano e por isso ele entendia bem as ideologias e os ensinos gregos porque esses ensinos é que estavam a afetar a este governo romano e nesse mesmo capítulo em AT 22 vejamos agora v. 3 diz assim: “eu sou judeu”, sim por descendência de família era judaico e por isso vemos aqui, sim, como ele tivesse dupla nacionalidade.

E continuando: “em Tarso da Cilicia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel segundo a exatidão da lei de nossos antepassados”.

Ora Gamaliel era digamos assim um dos melhores professores do ensino do AT e particularmente dos ensinos fariseus.

E continuando: “e sendo zeloso para com Deus assim como todos vós os sois no dia de hoje”.

Pois estava aqui Paulo a dizer que eu sou zeloso tal como vocês são zelosos e estava assim a dar um encorajamento a estas pessoas para mostrar um relacionamento que tinha com essas pessoas, ou seja, estava a dizer que era um fariseu devoto.

Vejamos então outro ponto acerca porque diz que ele era: eu sou judeu e o termo judeu quer dizer este grupo de judeus e constituía na verdade 3 tribos, sim, porque após a morte de Salomão sabemos que o reino foi dividido entre o reino do norte e o reino do sul e o reino do norte eram 10 tribos mas o reino do sul eram as 2 tribos mas os levitas foram com eles também e por isso eram 3 tribos.

Acabaram por ir 120 anos depois do reino do norte ir para o cativeiro pela Assíria, o reino do sul, judaicos, foram também para o cativeiro na Babilônia e depois voltaram uma certa quantidade desses judeus nem todos voltaram e aí formou-se esse grupo de judeus que estavam debaixo do reino ou do governo romano.

Estes judeus embora eram descritos como judeus não eram todos somente de tribo judaica, eram de 3 tribos: Benjamim, Judá e Levi e por isso vemos aqui em FP 3:5-6 vemos que Paulo que inicialmente era chamado Saulo era da tribo de Benjamim e diz assim: “circuncidado ao oitavo dia da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus e quanto à lei fariseu e quanto ao zelo perseguidor da igreja (da igreja de Deus) quanto a justiça que há na lei, irrepreensível”.

Aqui ele estava a dizer: era um devoto fariseu e era de descendência israelita e está claro entre essas 12 famílias ou tribos de Israel mas mais especificamente da tribo que veio do sul de judeu e essa tribo era especificamente da tribo de Benjamim.

Continuando então a ler um bocadinho mais acerca dele vemos em AT 9:10-15: “ora havia em Damasco um discípulo chamado Ananias (vemos aqui o ponto de conversão de Paulo e então vamos apanhar aqui um bocadinho de informação adicional nesta seção), disse-lhe o Senhor numa visão (isto é à Ananias) Ananias ao que lhe respondeu: eis-me aqui Senhor então o Senhor lhe ordenou (a Ananias) dispõem-te e vai à rua que se chama direita e na casa de Judas procura por um homem chamado Saulo apelidado de Tarso pois ele está orando e viu entrar um homem chamado Ananias  e impor-lhe as mãos para que recuperasse a vista”.

Por isso vemos aqui que Paulo era romano e da cidade de Tarso que hoje em dia geograficamente ao sul da Turquia que era um centro educacional nessa área e centro comercial e por isso Paulo teve um treino numa cidade digamos assim avançada de acordo com as capacidades daquela era e tinha vivido numa cidade e centro educacional e comercial daquela sociedade.

E depois vemos que ele era uma pessoa que era muito devota ao ensino fariseu e por isso vemos aqui em AT 7:57-58 diz assim: “eles porém chamando em alta voz taparam os ouvidos e se arremeteram contra ele e o lançando fora da cidade o apedrejaram e as testemunhas deram suas vestes ao pé de um homem chamado Saulo”.

Estavam a apedrejar e a matar a Estevão e Saulo era ali como estava a ser testemunha deste acontecimento como vemos aqui.

Continuando a ler em AT 8 um bocadinho mais adiante no v. 8: “e Saulo consentia a sua morte”, consentia a morte de Estevão.

E por isso estamos a ver aqui um homem desde que foi chamado tinha isto na consciência dele do que tinha feito.

E continuando então a ler em AT* diz assim: “naquele tempo levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém houve uma grande perseguição contra a igreja e todos exceto os apóstolos pelas regiões da Judeia e Samaria”.

Quer dizer os cristãos foram dispersos porque houve grande perseguição exceto os apóstolos que ficaram juntos mas os membros da igreja foram dispersos.

Continuando: “alguns homens piedosos sepultaram Estevão e fizeram grande pranto por ele”; sim houve um grande choro quando Estevão morreu.

Continuando: “Saulo (Paulo), porém assolava a igreja entrando pelas casas arrastando homens e mulheres e encerrava-os no cárcere”; está a ver aqui, sim, Saulo era muito zeloso no ensino dele no que sabia mas estava a perseguir a igreja de Deus.

Vejam então em AT 9:1-2 e diz assim: “Saulo respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco a fim de que caso achasse alguns que eram do Caminho (sim do caminho de Deus) assim homens como mulheres os levasse presos para Jerusalém”.

Por isso vemos aqui que ele perseguiu como judeu digamos assim fiel neste judaísmo perseguiu os verdadeiros cristãos.

Vejamos então em AT 26 a começar do v. 1, Paulo está aqui agora a frente a defender-se do rei Agripa e diz assim: “a seguir Agripa dirigindo-se a Paulo disse: é permitido que uses da palavra em tua defesa”, sim, tens todo o direito de te defender.

Continuando: “então Paulo estendendo a mão passou a defender-se nesses termos”, apresentou a sua defesa desta acusação.

Continuando: “tenho-me por feliz (agradeço rei Agripa por me dar esta oportunidade) pelo privilégio de hoje na tua presença poder produzir a minha defesa de todas as acusações feitas contra mim pelos judeus mormente porque és versado em todos os costumes e questões que há além dos judeus”; sim particularmente porque tu sabes muito bem as tradições judaicas.

Continuando: “por isso eu te peço que me ouças com paciência”; e no v. 4: “em toda a minha vida desde a mocidade como recorreu desde o princípio entre o meu povo em Jerusalém todos os judeus a conhecem pois na verdade eu era conhecido deles (desde a juventude) desde o princípio se assim o quiserem testemunhar porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião”.

Vê-se aí que ele está a dizer assim que ele era fariseu que era uma seita muito severa, forte.

E continuando a ler um bocadinho mais adiante no v. 9: “na verdade a mim me parecia que muitas coisas deviam praticar contra o nome do Nazareno”.

Eu estava 100% oposto a Jesus Cristo é o que Paulo está aqui a dizer.

Continuando no v. 10: “e assim vivi em Jerusalém recebendo autorização dos principais sacerdotes encerrei muitos dos santos em prisões”, Paulo pôs muitos cristãos na prisão.

Continuando: “e contra eles estava o meu voto quando os matavam”; eu estava a dizer sim: matem-no, matem esses cristãos e por isso vê-se aqui porque por uma razão Paulo teve dificuldades em ser aceito dessas pessoas inicialmente, o que é isto? Um traidor? O que se passa?

V. 11: “muitas vezes os castiguei por todas as sinagogas obrigando-os até a blasfemar e demasiadamente tendo sido contra eles mesmo por cidades estranhas o perseguia”.

Vê-se que o que pesava na consciência de Paulo.

Veja também aqui em GL 1:13-14: “porque ouviste o que foi o meu proceder outrora no judaísmo”.

Queridos irmãos aqui está um cuidado que precisamos ter com o judaísmo o verdadeiro cristão como diz aqui não é um verdadeiro seguidor do judaísmo porque Paulo era seguidor do judaísmo e e está a dizer: porque ouviste qual foi o meu proceder outrora no judaísmo como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a devastava e da minha nação.

Continuando: “Quanto ao judaísmo avantajava-me a muitos da minha idade sendo extremamente zeloso das tradições dos meus pais”.

Cuidado porque Jesus Cristo é contra essas tradições e vocês tentar seguir essas tradições e estão a desobedecer a Deus, o judaísmo mesmo hoje em dia tem muitas tradições que Jesus Cristo falou contra isso muito fortemente e por isso é preciso ter cuidado com essas ideias que não são 100% como Deus quer

Então vemos a posição que ele estava, a versão dele quando ele foi convertido cerca do ano 35 EC, depois de Cristo, quer dizer ponha-se que Cristo morreu no ano 31 por isso foi cerca de 4 anos depois de Cristo ter morrido e ter ressuscitado que Paulo foi convertido.

Veja aqui AT 9:1-2: “Saulo respirando ainda de ameaças e mortes dos discípulos do Senhor dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu para as sinagogas de Damasco caso achassem alguns que eram do Caminho  , homens e mulheres, os levasse presos para Jerusalém”.

Vê-se aí que ele estava motivado a levar essas pessoas para a prisão e depois vemos no v. 3: “seguindo ele estrada fora ao aproximar-se de Damasco subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor e caindo por terra ouviu uma voz que dizia: Saulo, Saulo por que me persegues? “, isto foi no v. 4 e agora no v. 5: “e ele perguntou: quem és tu Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus a quem tu persegues”.

Aqui um ponto importante irmãos que esta revisão da ARA não tem a frase completa do que está escrito na maioria dos manuscritos gregos porque então eu vou agora ler da revisão também da Almeida da ACF ou da ARC no v. 5 diz assim: “E ele disse: quem és Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus a quem tu persegues e duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”.

Quer dizer é duro para ti estar a bater com a cabeça na parede, com o bater na cabeça na rocha, bater com a cabeça nos aguilhões porque quando estamos a lutar contra Cristo estamos numa guerra que nunca vamos vencer e por isso é que diz aqui duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões e depois vejam no v. 6 também na ACF porque as primeiras palavras aqui também não estão presentes na ARA, aqui demonstra uma vez mais que precisamos  ter cuidado com os manuscritos gregos e temos que usar a maioria dos manuscritos dos textos e veja aqui no v. 6: “e ele tremendo atônito disse: Senhor  que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: (estas palavras estão na ARA e continuando); Jesus Cristo disse: levanta-te e entra na cidade e lá te será dito o que te convém fazer”.

O Senhor apareceu a ele e disse: olha vai para a cidade e depois vai receber instruções; e agora vamos ver a continuação dessa estória escrita aqui em AT 26:13-16:

“Ao meio dia rei indo eu a caminho fora (aqui continuando quando ele estava a descrever isto ao rei Agripa) vi uma luz no céu mais resplandecente que o sol que brilhou ao redor de mim e aos que iam comigo”, esta luz fortíssima;

Continuando: “e caindo todos nós por terra ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo por que me persegues? Dura é a coisa de recalcitrar contra os aguilhões”.

Continuando a ler no v. 15: “então eu perguntei: quem és tu Senhor? Ao que o Senhor respondeu: Eu sou Jesus a quem tu persegues” e no v. 16: levanta-te e firma-te sobre os teus pés porque por isto te apareci quando te constituir ministro e testemunha tanto das coisas em que vistes como pelas quais te aparecerei ainda”; ponto importante vamos ver um bocadinho mais adiante, aparecerei ainda, Jesus Cristo vai aparecer mais tarde a Paulo para lhe ensinar certas coisas como vamos ver.

Ora continuando vamos ver qual era a responsabilidade de Paulo e continuando em AT 26 Jesus disse: “vais testemunhar de MIM”; por isso Paulo tem uma missão aqui.

Ora vamos continuar aqui em GL 1:11-12: “faço-vos saber irmãos que o Evangelho por mim anunciado não é segundo o homem”; vemos aqui que Paulo depois de estar convertido, depois de ter sido chamado vemos agora que ele está a dizer: sabei irmãos que o Evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, está a dizer: eu não aprendi isto de outras pessoas como ensinei a pouco de carne e sangue, não foi por pessoas.

V. 12: “porque eu não recebi ou aprendi por homem algum mas diante de revelação de Jesus Cristo”.

Como vimos a pouco ele disse que Jesus Cristo disse a ele que ei de revelar, ei de aparecer a ti mais e agora está a dizer aqui que aprendeu do próprio Cristo por revelação em particular de Cristo à Paulo.

Continuando no v. 15 então: “quando porém ao que me separou antes de eu nascer e me chamou sobre a sua graça me aprouve revelar Seu Filho em mim para que eu o pregasse entre os gentios sem detença não consultei carne e sangue”.

Uma vez mais ele não consultou carne e sangue., está aqui a sublinhar este ponto.

Continuando: “nem subi a Jerusalém os que já eram apóstolos”, quer dizer não aprendi nem dos apóstolos, nem fui aos apóstolos para aprender então de quem é que ele aprendeu? Aprendeu diretamente de Cristo, foi lhe revelado diretamente de Cristo.

Continuando: “mas parti para regiões da Arábia e voltei outra vez para Damasco”.

Continuando a ler no v. 18: “decorridos 3 anos então subi a Jerusalém”; quer dizer basicamente ele esteve cerca de 3 anos na Arábia onde foi instruído bem particular por Jesus Cristo.

Continuando a ler então agora vamos ver como é que Deus abriu as portas para pregar aos gentios, foi por Paulo? Não foi por Pedro mas Paulo depois continuou com essa responsabilidade e com esse trabalho e essa obra.

Vamos então ler aqui em AT 10 temos a estória de Pedro que foi se apresentar a Cornélio, o centurião, como lemos em AT 10:1 vemos que essa situação como é que veio a acontecer e vejam aqui no v. 11-17 vê-se aqui Pedro que tem uma visão e ele tem esta visão e ele viu no v. 11: “o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol o qual era baixado a terra com 4 pontas contendo toda a sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.”

Quer dizer animais imundos.

Continuando: “e ouvindo uma voz que dizia a ele: levanta-te Pedro mata e come”.

Daí as pessoas dizer olha aí vês que podemos comer carnes imundas mas não porque vejam vamos continuar a ler o contexto irmãos e diz assim: “de modo nenhum Senhor porque jamais comi alguma coisa incomum ou imunda e então isso aconteceu uma segunda vez a voz lhe falou: o que Deus praticou não consideres incomum”.

Não está a falar de imundo mas está a falar de comum porque há uma coisa diferente entre imundo e comum, sim Pedro estava a dizer comum e imundo, mas a voz disse: não consideres nada comum, não falou: não consideres nada limpo em vez de imundo.

Continuando: “se deu isso por 3 vezes e o lençol foi recolhido ao céu”.

V. 17: “enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado”; porque ele sabia muito bem que o recado não era que podia comer carne imunda aliás a visão disse: não chames nada comum.

Continuando: “então os homens enviados por parte de Cornélio vieram e ele veio falar com eles”; então vê-se um bocadinho mais adiante no v. 28 diz assim: “vós bem sabeis que é proibido um judeu ajuntar-se ao ao menos aproximar-se a alguém de outra raça”.

Não está a falar de carnes imundas mas está a falar de chamarem outra pessoa comum e por isso era a tradição judaica não se ajuntarem a uma pessoa de outra raça.

Continuando: “mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo”; não podemos chamar uma pessoa que seja olha é imundo, não podemos ter esta digamos assim este tipo de discriminação ou preconceito.

E por isso foi o propósito desta visão para dizer a Pedro não chames a uma pessoa comum, não chames a uma pessoa que não pode ser chamada por Deus, que não se pode aproximar a Deus por ser de outra raça.

E continuando no v. 34: “então falou Pedro dizendo: reconheço que Deus não faz acepção de pessoas”; não faz discriminação.

Continuando: “pelo contrário em qualquer nação que a Ele o teme e faz o que é justo lhe é aceitável”; seja de que nação sejamos, que cor, o que for que fomos.

V. 44: “ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos que ouviam a palavra”; e por que? Porque ele ainda tinha um certo receio de batizar e impor as mãos sobre estas pessoas e por isso Deus fez isto bem conhecido nesta exceção para ele saber, os apóstolos e aqueles da igreja primitiva saberem que Deus estava a aceita-los dando a eles o Espírito Santo; sim, normalmente esse não é o procedimento de recebermos o Espírito Santo antes, não, mas dava a estar aqui a dar uma exceção para ensinar a eles um princípio importante.

Continuando: “e os fiéis que eram da circuncisão que vieram com Pedro admiraram-se” e que foi para ensinar aos outros também.

Continuando: “porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo e ficaram surpreendidos”.

Continuando a ler no 46: “porque os ouviam falando em línguas e agradecendo a Deus e perguntou Pedro: por ventura pode alguém recusar a água para que não sejam batizados estes assim como nós receberam o Espírito Santo? E está claro e por isso ordenou que fossem batizados em o nome de Jesus Cristo”; pela autoridade de Jesus Cristo foram batizados.

Continuando: “então lhe pediram que permanecessem com eles por alguns dias para os ensinar um bocadinho mais”.

Vê-se aqui que isto foi por cerca do ano 42 da EC e isto foi digamos assim 11 anos depois de Cristo ter morrido e ter ressuscitado.

E por isso vemos aqui em AT 11:18 diz assim: “ouvindo estas coisas apaziguaram-se e glorificaram a Deus dizendo: logo também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para a vida” e por que? Porque Pedro estava assim a ser atacado por outras pessoas que tinham este entendimento de que só podiam ser da raça israelita aqueles que podiam estar perto de Deus e então Pedro explicou como Deus fez este milagre e assim abriu as portas claramente, sem dúvida alguma, para os gentios também poderem ser membros da Igreja de Deus; quer dizer os discípulos e as pessoas que eram membros da igreja aceitaram o que estava a acontecer porque viram a mão de Deus através destes diversos milagres e desta visão e deste lençol viram  que isto era obra de Deus.

E assim a porta foi aberta para Paulo depois continuar com a missão de pregar aos gentios, a porta foi aberta pelos apóstolos iniciais para dar digamos assim credencial, crédito ou valor ao que Paulo estava a fazer porque os outros não iam lá muito a acreditar no que Paulo fizesse  porque estava a dizer que Paulo esteve a matar-nos e a perseguir a igreja e como vamos acreditar e por isso Deus fez isto desta maneira para dar crédito e dar valor ao que Paulo continuou a fazer.

Então continuando a ver aqui em AT 13 vemos aqui a primeira parte da viagem missionária de Paulo quer dizer começo aqui com esta primeira viagem missionária e vemos aqui: ao saírem eles rogaram no sábado seguinte já estavam nesta viagem lhes falassem sobre estas mesmas coisas e despedida a sinagoga muitos judeus e prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé e eles falando os persuadiam a dar a graça de Deus” e isto foi durante a primeira viagem missionária que foi entre os anos 45 a 48 da EC.

E perdão antes disso dei aqui um saltozinho então queria pedir desculpas e vamos então ver que ele foi começar a primeira viagem missionária e vê-se aqui em AT 13:1 diz assim: “havia na igreja de Antioquia profetas e mestres, Barnabé, Simeão, Niger, Lucio de Cirene, Manaém, colosso de Rodes, o tetrarca e Saulo e vindo eles ao Senhor jejuaram e então”; jejuaram e fizeram uma decisão quem é que iam enviar nesta primeira viagem missionária.

Continuando: “e disse assim: separa-me agora Barnabé e Saulo para a obra e eles foram ordenados como ministros pela oração e através da imposição das mãos” que segue mas não está escrito aqui tudo isso vê-se aqui.

Continuando: jejuando e orando e impondo sobre eles as mãos os despediram” como ministros de Jesus Cristo.

Continuando: “enviados pois pelo Espírito Santo desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre e chegados a Salamina anunciaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas e tinham também João como auxiliar”.

E por isso vemos aqui que seguiram nesta viagem missionária Barnabé, Saulo que veio a ser Paulo e João Marcos que é Marcos aqui que vieram os três foram juntos.

Continuando a ler no v. 6 porque agora estamos a ver que Paulo era um desses nessa viagem missionária mas não era considerado digamos assim o líder porque vê-se aqui que fala assim: “Barnabé e Saulo” e não diz Saulo primeiro diz Barnabé como primeiro.

E depois diz assim: “chegando a Salamina e tendo atravessado então toda a ilha (no v. 6) de Pafos (isto é uma ilha em Chipre é até uma cidade) encontraram certo judeu mágico falso profeta de nome Barjesus o qual estava com o procônsul Sergio Paulo que era homem inteligente e este tendo chamado Barnabé e Saulo diligenciava para ouvir a palavra deles mas opunhas-lhes Elimas o mágico porque assim se interpretava o seu nome procurando afastar da fé o procônsul”.

Queridos irmãos sempre que vemos um ministro de Jesus Cristo a pregar a palavra vai aparecer uma pessoa a causar problemas e divisões para distanciar a pessoa.

E vê-se aqui este caso de satanás a usar este Elimas o mágico.

Continuando: “todavia Saulo também chamado Paulo (daí é que veio a começar a ser chamado Paulo) cheio do Espírito Santo fixando os olhos nele disse: ó filho do diabo cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça não cessarás de perverter os retos dos caminhos do Senhor? Pois agora eis aí há entre ti a mão do Senhor e ficarás cego não vendo o sol por algum tempo e no mesmo instante caiu sobre ele névoa e escuridão e andando a roda procurava quem o guiasse pela mão então o procônsul vendo o que sucedera creu maravilhado com a doutrina do Senhor”.

Vê-se aqui que esta confrontação com este falso profeta e com este mágico causou esta mudança de Paulo ser agora o líder porque veja no v. 13: “e navegando de Pafos (esta cidade no Chipre) Paulo e os seus companheiros dirigiram-se à Panfília e João (Marcos) apartando-se deles voltou para Jerusalém”.

Mas a partir desse momento Paulo ficou líder e João Marcos voltou para Jerusalém.

Continuando no v. 14: mas eles atravessando de Pérgamo para a Antioquia da Psidia indo num sábado à sinagoga assentaram-se” e aí continuaram a pregar.

E depois vejemos então o que veia acontecer a Paulo para começar a focar a pregação aos gentios porque vejamos um bocadinho mais adiante aqui ainda em AT 13:38 diz assim: “tomais, pois, irmãos conhecimento que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio Deste (de Jesus Cristo) e por meio Dele todo o que crê é justificado”.

E como eu tenho dito muitas vezes irmãos atrás da palavra crer tem que ver obedecer porque se você crê vai fazer o que dizem para você fazer, ou seja, vai obedecer.

Continuando: “e todo o que crê é justificado de todas as coisas as quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés”.

Não somos justificados pela lei de Moisés aqui quando estudamos GL  e vemos que a lei de Moisés está a referir-se a lei cerimonial, está a referir-se a lei dos sacrifícios, a lei que Moisés incluiu como parte dos sacrifícios e que eles também incluíram além disso também a circuncisão mas particularmente a lei cerimonial que o pensamento deles era que sim, fazendo sacrifícios, oferecendo bodes, touros, pronto, somos justificados e ele está a dizer: não, não somos justificados por isso e somos justificados pelo verdadeiro cordeiro pascal que é o sangue de Jesus Cristo e não pelo sangue de animais.

Continuando então a ler aqui no v. 42: “ao saírem eles rogaram que continuassem no sábado seguinte e lhes falassem essas mesmas coisas despedida a sinagoga muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé e esses persuadiam a perseverar na graça de Deus” e no v. 44: “e no sábado seguinte (ora Paulo não disse porque não vamos então pregar no domingo? Não aqui é já o período de cerca digamos assim do ano 31 até a volta do ano 47 da EC, quer dizer já eram uns 16 anos mais ou menos 15 a 17 anos depois da ressurreição de Jesus Cristo vê-se aqui que ele estava a pregar aos gentios e a pregar aos gentios no Sábado e não no domingo) afluiu quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus mas os judeus vendo as multidões (quais as multidões? Gentios) tomaram-se de inveja blasfemando com o que Paulo estava a dizer”; ficaram invejosos e começaram a contradizer o que Paulo estava a falar.

Continuando: “então Paulo e Barnabé falando ousadamente cumpri a vós outros em primeiro lugar fosse pregada a Palavra de Deus mas posto que a rejeitam vós vos considereis indignos da vida eterna”.

Continuando” eis aí que nos volvemos para os gentios”; a partir daí Paulo começou a focar nos gentios e não que ele ainda não fosse a sinagogas conversasse com israelitas em outras cidades mas começou daí em diante viu que o crescimento, a colheita estava entre os gentios.

Continuando: “porque assim o Senhor o determinou”.

E vê-se a razão que estavam com inveja.

Por isso irmãos vemos que a situação, as dificuldades que Paulo estava a encontrar e que esta dificuldade conduziu a conferência de Jerusalém em AT 15 é que havia esta disputa dos judeus que não aceitavam os gentios na igreja e que diziam que a lei de Moisés, a lei cerimonial dos sacrifícios tinha que ser observada pelos gentios.

E por isso vamos ver um bocadinho mais acerca ao fim desta primeira viagem missionária em AT 14:26-28: “e navegaram para Antioquia (voltando para a área da Turquia onde digamos assim onde eles estavam para a casa deles) tinham sido reconhecidos a graça de Deus para obra que já tinham cumprido e ali chegados reunida a igreja relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé e permaneceram não pouco tempo com os discípulos em Antioquia”.

E vemos isso que veio a acontecer ora o fim da viagem foi o ano 48 então no ano de 49 da EC veio acontecer  o que vemos aqui em AT 15 que é a conferência de Jerusalém e diz assim: “alguns indivíduos que desceram da Judeia (ora irmãos isto eram membros da igreja e que estavam a puxar pelas coisas judaicas, com as ideias judaicas, as tradições judaicas, a infectar, a tentar influir a igreja com coisas e ideias judaicas) e estavam a dizer: se não forem circuncisos segundo o costume de Moisés (por isso inclui está claro a lei de Moisés que são as leis cerimoniais) não poderão ser salvos”.

Então vê-se aqui: “tendo vindo da parte de Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles” (houve assim um conflito entre membros da igreja irmãos, entre Paulo e Barnabé e outros que tinham vindo da Judeia, judeus a dizer que tem que seguir as tradições judaicas”.

Continuando: “então resolveram que tinham que ir a Jerusalém falar com os apóstolos”; e resolver a situação e isso foi o que veio a acontecer nesta conferência e então foram e vê-se assim no v. 5, no v. 4 chegaram a Jerusalém e então no v. 5 vemos assim:

“insurgiram-se entretanto alguns da seita dos fariseus (membros da igreja de Deus que tinham vindo da seita  dos fariseus e que traziam e arrastavam para dentro da igreja as suas tradições judaicas farisaicas) que haviam crido dizendo: que é necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem  a lei de Moisés”, não é só a circuncisão é a lei de Moisés que está aqui  a referir especificamente a lei cerimonial, a lei dos sacrifícios, bodes, a lei de fazer sacrifícios no templo que essa lei foi a lei  adicionada como leem em GL Paulo diz: a lei foi adicionada por causa de transgressões, da lei de Deus então a lei foi adicionada com sacrifícios para os lembrar  que precisavam do verdadeiro sacrifício que é Jesus Cristo.

Vejam aqui v. 24 de AT  15 diz assim: “visto sabemos que alguns saíram de dentre nós sem nenhuma autorização”; essas pessoas que eram membros da igreja pensavam que tinha direito de falar sem autorização dos apóstolos, sim porque Deus pôs uma autorização debaixo de Cristo dentro da igreja.

Continuando: “vos tem perturbado com palavras transtornando a vossa alma”.

Vemos aqui que houve esta grande disputa então que lições aprendemos disto acerca de satanás e da igreja de Deus?

Entendemos que satanás está continuamente a causar problemas quando a igreja de Deus avança e vai haver lutas contra a igreja de Deus , contra os verdadeiros discípulos e vocês como cristãos quando começam  a praticar e a entrar na igreja de Deus começam a desejar ser membros do organismo espiritual que é o corpo de Cristo, não estou a falar de uma organização  física, não estou a falar de um prédio, estou a falar de um organismo espiritual que é a igreja de Deus quando vocês estão  a ver e a entrar mentalmente, começar a ver que é preciso de mudar a sua vida, a praticar e estar neste caminho satanás vai atacar com dificuldades e problemas.

E por isso começam a haver disputas, falta de confiança na liderança, ora os apóstolos não sabem que estamos a fazer isto sem autorização pois estavam a fazer isto sem autorização e por isso eram olha como é que diz que os apóstolos tem o direito o único que nos deve dar instruções é Jesus Cristo não são os apóstolos e isto acontece hoje em dia irmãos acontece isto e depois há questões doutrinárias como eles estavam a trazer esta questão doutrinal aqui neste período.

Por isso vemos aqui queridos irmãos que Paulo e aqueles que estavam os cristãos foram perseguidos e foram apedrejados e foram mortos e foram postos na prisão.

Isto vai acontecer no tempo do fim, sim. Lemos em MT 24 que essas coisas vão acontecer de novo e depois daí então a segunda viagem missionária foi iniciada e lemos aí em AT 16 que então Paulo leva com ele a Timóteo.

Ele encontra-se com Timóteo e depois leva com ele Timóteo e depois vão a área da Galácia e depois de aí ele tem uma visão para ir para a Macedônia para ir para a área grega e depois vê-se que em AT 16 vê-se que certas mulheres que encontram com ele e o ajudam nesta responsabilidade e depois vê-se em AT 17 que Paulo está em Tessalônica e houve uma grande divisão, problema, onde começaram a ataca-lo por causa que eram movidos de inveja como leem em AT 17: 5 começaram a atacá-lo.

E depois Paulo foge e vai para a Beréia e depois vocês sabem a estória dos bereanos que foram fiéis.

Depois de ir para a Beréia vê-se então que ele foi para Tessalônica, aliás Paulo foi depois para Atenas e perdão Paulo depois de Beréia foi para Atenas e enviou Timóteo a Tessalônica porque tinham passado por Tessalônica um bocadinho antes.

E depois nessa altura ele estava em Corinto, Paulo depois de Atenas foi para Corinto vemos isso em AT 18 e então de Corinto esteve aí um período de 18 meses como leem em AT 18:11.

Daí ele escreveu 1 e 2 TS cerca do ano 51 da EC e vamos ver isso quando estudarmos Tessalonicenses e vamos ver que Timóteo tinha retornado de Tessalônica porque Paulo estava em Corinto e escreveu daí para os tessalonicenses e quando Timóteo veio lhe deu boas notícias acerca dos tessalonicenses e então ele escreveu as cartas para encorajar aqueles de Tessalônica a lhe darem força porque estavam a ser perseguidos e lembre-se que Paulo foi perseguido e fugido de Tessalônica para ir para Beréia e corrigir certas más interpretações, também corrigir certos pontos de preguicite, de preguiça porque não queriam trabalhar e também porque eles estavam a permitir certos ensinos pagãos entrarem na igreja.

Então isso é o que vamos ver no próximo estudo bíblico porque vamos começar então a ver o livro de Tessalônica, 1 TS mas eu queria dar esta introdução da vida de Paulo para verem como isto progrediu e chegar ao ponto que ele escreveu a carta aos tessalonicenses.