Julgando o próximo: 1 Coríntios 6

Você está aqui

Julgando o próximo

1 Coríntios 6

Download (Baixar)
MP3 Audio (48.29 MB)

Download (Baixar)

Julgando o próximo: 1 Coríntios 6

MP3 Audio (48.29 MB)
×

Estamos a aprender a julgar com justiça? Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Como é que podemos, ou não podemos ou não devemos julgar o próximo? O que é que a Bíblia diz sobre isso e particularmente o que é que diz em 1 CO 6:1-11?
Hoje então vamos analisar essa seção, mas primeiro quero perguntar qual é o tema da primeira epístola aos coríntios?
Se você fosse escrever uma frase acerca do que você acredita qual é o tema, o que você escreveria?
O que você entende ou considera como a motivação principal de Paulo ao escrever esta epístola?
De uma maneira simples a resposta se apresenta em 1 Co 1:13 onde lemos:
“acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós? ou fostes porventura batizados em nome de Paulo?”
Vejam o contexto desta frase que diz: acaso, Cristo está dividido? Vejamos então o contexto que está nos vs. 10-15 e diz:
“rogo-vos, irmãos, pelo nome do Senhor Jesus Cristo de que faleis todos a mesma coisa e não haja entre vós divisões”
Havia entre os coríntios, na igreja local, naquela área e nas regiões várias divisões, isto é, opiniões, haviam várias como pessoas dizendo: isto parece assim e outra dizia: isto me parece assado.
Várias opiniões e maneiras de julgar ou decidir certas situações.
“que não haja divisões, antes, inteiramente unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer, pois, a vosso respeito, irmãos, fui informado pela casa de Cloé de que há contendas entre vós”
Estas várias divisões e opiniões e, digamos assim, maneiras de ver as coisas ou ideias de julgar o assunto e na realidade o livro de CO está a  abordar diversas dificuldades que existiam naquela congregação, isto é, dentro dela havia muitas opiniões diversas e continuando a ler no v. 12:
“refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: eu sou de Paulo e eu de Apolo e eu de Cefas, isto é, Pedro, ou eu de Cristo; acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós? Ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?”
Quer dizer como Pedro disse isto a situação é assim; da maneira que Paulo disse esta coisa a situação é assado e eu estou ao lado desta opinião de Paulo, e não, eu estou ao lado desta opinião de Pedro!
Estavam ainda na mesma congregação, mas haviam estas divisões, digamos assim, dentro da congregação e no v. 14:
“dou graças a Deus porque nenhum de vós batizei exceto Cristo e Gaio para que ninguém diga que foi batizado em meu nome e depois diz assim que batizei a casa de Estéfano e além destes não me lembro se batizei algum outro”
E por isso vemos aqui esta situação em que existiam diferentes opiniões e diferentes maneiras de verem as coisas é o que lemos aqui ao fim do v. 10 diz assim:
“antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer; pois, a vosso respeito, meus irmãos, fui informado pela casa de Cloé que havia estas divisões”
Por isso este parecer, a palavra parecer aqui, é como a palavra um tipo de julgamento ou um tipo de opinião de certos assuntos e então vamos ler uma breve revisão desta epístola até CO 6, uma breve revisão da parte introdutória dos primeiros capítulos.
Em 1 CO 1 se vê que está a falar da sabedoria do mundo a qual é uma coisa que não tem valor para Deus, pois, Deus vê como loucura e veja por ex. 1 CO 1:22-24:
“porque tanto judeus pedem sinais como os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, mas para os que foram chamados tanto judeus como gregos pregamos a Cristo poder de Deus e a sabedoria de Deus porque a loucura de Deus é mais sábia que a dos homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que a dos homens”
Por isso vemos aqui em 1 CO 1 está a dizer que a sabedoria deste mundo não tem valor nenhum perante Deus e depois em 1 CO 2 vemos que a sabedoria de Deus é revelada pelo Espírito Santo de Deus, esta essência de Deus, este poder de Deus, esta mentalidade de Deus e que Deus nos ajuda, digamos assim, este Consolador e este ajudante que a capacidade que procede de Deus nos ajuda! E vemos isso, por ex, no v. 13 diz assim:
“disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito conferindo coisas espirituais com espirituais”
O Espírito de Deus toca quando lemos a palavra de Deus e quando nós estudamos e estamos a ser guiados por Deus e nós aceitamos as instruções de Deus através de ler e estudar a Bíblia e o Espírito de Deus a tocar na nossa consciência e meditando no que lemos então o Espírito de Deus está a nos guiar.
Ou em outras palavras, está a nos falar e não estou a dizer que estamos a ouvir uma voz, mas estou a dizer que através deste ensino, desta abordagem, Deus está a nos guiar na nossa vida e circunstâncias ou por estudos ou situações e está a nos guiar numa certa direção e assim a sabedoria de Deus nos são ensinadas pelo Espírito de Deus quando estudamos a Bíblia e seus capítulos.
E estudamos vários princípios como estamos a estudar hoje em 1 CO estamos a aprender mais acerca da sabedoria de Deus e por isso a sabedoria de Deus é revelada e hoje no mundo cresce dessa sabedoria e dessa atitude de julgar, isto é, discernir corretamente entre o certo e o errado.
Então, vamos ver em 1 CO 3 e vemos aqui que havia esta divisão que os membros da congregação local em Corintos estavam a ter esta divisão acerca de um líder sobre outro líder ou de um mestre sobre um mestre ou de um professor sobre um professor, isto é, de um pastor ou ancião sobre outro ancião.
Estavam assim a criar esta divisão mental lá na congregação, por ex, diziam: olha, este pastor, sim, mas o outro pastor diz assado e estavam a criar este julgamento e este parecer e estas opiniões que eram diferentes. E vejam aqui no v. 4:
“quando, pois, alguém diz: eu sou de Paulo e outro diz: eu de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?”
Não é evidente que na congregação estes membros em Corintos estavam a seguir coisas de homens e sabedoria humana e não a de Deus e vejam também no vs. 18-19 de 1 CO 3:
“ninguém se engane a si mesmo se alguém dentre vós se tem por sábio neste século faça-se tudo para se tornar sábio porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus porque como está escrito: ele apanha os sábios na própria astúcia deles”
Por isso vemos aqui que neste capítulo está uma vez mais a se referir da sabedoria deste mundo e depois vemos aqui, por ex,  em 1 CO 4:14 que diz assim:
“não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados”
E vemos aqui que ele está a dar a eles um aviso e a dizer para não ficarem soberbos acerca do seu entendimento ou dos dons que tenham por que ainda vamos ver aqui que 1 CO está a falar de dons e essas coisas todas.
E por isso está a avisá-los para não ficarem soberbos acerca destas coisas e veja também no v. 18:
“alguns se ensoberbecem como se eu não tivesse que ir convosco”
Então, vemos aqui que estavam a ficar soberbos e arrogantes e veja também em 1 CO 5:6:
“não é boa a vossa jactância, não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?”
Eles estavam a ficar soberbos e orgulho, esta jactância, por quê? Porque é perigo e este orgulho é como o fermento que vai levedar o pão inteiro e por isso tenha cuidado, pois, precisamos de botar fora esse fermento.
Ora, uma coisa que estavam a fazer era gloriarem-se, digamos assim, orgulhosos acerca da tolerância que eles tinham.
Ora, o que é tolerância? O que é ser tolerante? Aqui se vê que as pessoas estavam a aceitar um pecado que existia pois se vê em 1 CO 5:1:
“que há entre vós imoralidade tal que nem mesmo entre os gentios, isto é, a ver quem se atreve a possuir a mulher do seu próprio pai”
E por isso eles estavam a tolerar e aceitar essa prática, esse estilo de vida, essa prática religiosa debaixo da desculpa de que eram tolerantes e por isso estavam a suportar ou permitir estas atitudes.
E uma pessoa pode até dizer: olha, eu estou a suportar esta coisa embora eu goste ou não goste dessa pessoa e isso é uma coisa diferente, mas aqui e por ex, na sociedade hoje em dia existe esse entendimento da palavra tolerância que diz estou a tolerar, isto é, estou a incluir minha tolerância para todos os valores, todas as crenças e todos os estilos de vida e as pessoas estão a permitir isso, a tolerar isso, a aceitar isso como se tudo fosse igual.
E, hoje em dia, dizer: olha, se você não é tolerante então você não é uma boa pessoa porque hoje em dia qualquer intolerância não pode ser permitida ou tolerada, digamos assim.
Por isso, eles estavam aqui a tolerar e permitir, e estavam a ser tolerantes  a este pecado na igreja e por isso lemos no v. 9-13 Paulo diz:
“já em carta vos escrevi que não vos associeis como os impuros, refiro-me com isto não propriamente aos impuros deste mundo, ou os avarentos, ou aos roubadores, ou idólatras pois neste caso teríeis de sair do mundo, mas agora vos escrevo para não vos associeis com alguém dizendo-se: irmão, isto é, membro da igreja na congregação”
“se for impuro, avarento ou idólatra ou maldizente ou beberrão ou roubador, com esse tal ainda comas, pois, com que direito deveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Ora, os de fora, porém, Deus os julgará e expulsai de dentro de vós o malfeitor”
Vejamos que no v. 11 diz assim: o maldizente, mas também diz assim: o avarento que é uma pessoa que quer mais do que merece e por isso uma pessoa que quer mais do que merece.
Veja também o roubador e o que está a roubar do outro? Talvez outra versão dessa palavra está escrita nas Bíblias em inglês que não diz roubador, mas estulcionário que é um gênero de pessoa que é voraz como um lobo quer as coisas de outras pessoas. E continuando aqui no v. 12 diz:
“com que direito haveria eu de julgar os de fora?”
E depois:
“não julgais vós os de dentro?”
Então quem são os de fora? E quem são os de dentro? E dentro de que? Está claro: da igreja! E por isso estão aqueles que estão dentro da igreja e os que estão fora da igreja.
Por isso, aqueles que estão fora: Deus vai lidar com eles! Isso não é a nossa responsabilidade e por isso se vê aqui que existia autoridade na igreja para lidar com pecados sérios e coisas erradas e a igreja só pode lidar com aqueles que estão dentro da igreja e vejam em MT 18:15-20:
“se teu irmão pecar contra ti vai argui-lo entre ti e ele, só”
Vai direto a ele e não vai dizer a outro, não vais criar fofoca e não vais fazer nada disso.
“se ele te ouvir ganhastes ao teu irmão se, porém, não te ouvir toma ainda contigo uma ou duas pessoas para que pelo depoimento de duas ou três testemunhas toda a palavra se estabeleça”
As testemunhas, está claro, dentro da igreja.
“e se ele, o teu irmão, não os atender, diz a igreja e se recusar também a ouvir a igreja considera-o como gentio e publicano”
Por isso, se um irmão pecar contra você e fale diretamente com ele e se a coisa for grande, você então vai obter duas testemunhas ou três e depois se não resolver dessa fora, vai levar a igreja.
E depois se ver que não foi resolvido essa pessoa, então, é considerada como gentio ou publicano, isto é, retirada da igreja, coisa muito séria e por isso vemos aqui que há uma certa autoridade na igreja e uma certa responsabilida de de julgar.
Então, eu por ex, como uma pessoa responsável de Deus na igreja de Deus tenho alguma autoridade sobre, por ex, na igreja católica, ou na luterana, ou na batista ou qualquer outro grupo.
Mesmo se fosse outro grupo de outra igreja que seja denominada Igreja de Deus, mas não da Igreja de Deus Unida, e não tenho nenhuma autoridade sobre tal pessoa.
Está claro, nós podemos analisar as ações dessas pessoas fora da igreja onde nós estamos na nossa congregação, na nossa igreja, nossa autoridade, responsabilidade, sim, nossa organização humana, sim, somos uma organização espiritual, mas estamos juntos trabalhando de mãos dadas numa organização humana e por quê?
Para fazermos a obra de Deus! Porque esta obra requer uma equipe, um time e por isso estamos nesse time e dentro deste time e desta equipe temos certa autoridade e fora disso não temos!
Ora, posso eu analisar as ações de uma pessoa fora deste time e organização física? Sim, posso e ver se isso está certo ou errado e temos que discernir o bom e o mau, mas não posso lidar com a situação dessas pessoas doutras organizações e por quê?
Porque não temos autoridade nenhuma nessas organizações e presentemente hoje em dia e então, agora, com esta introdução vou então analisar 1 CO 6 pois é onde estou a por o foco hoje e por quê?
Porque é uma escritura frequentemente mal entendida e muitos a aplicam incorretamente e por isso vamos ler esta seção dos vs. 1-11 para entendermos um bocadinho melhor.
E então vamos começar a ler em 1 CO 6:1-11:
“aventura-se algum de vós tendo questão contra o outro a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos, ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo; ora, se o mundo deverá ser julgado por vós sois acaso indignos de julgar as coisas mínimas?”
“não sabeis de que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida, entretanto, vós quando tendes que julgar negócios terrenos constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja”
“para vergonha vos digo: não há porventura ao menos um sábio entre vós que possa julgar no meio da irmandade? Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão e isto perante incrédulos?”
“de existir, entre vós, demandas, já é a completa derrota para vós outros por que que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano e isto aos próprios irmãos”
“ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”
“tais fostes alguns de vós, mas vós fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e do Espírito do Nosso Deus”
Então, vamos analisar isto, esta seção e versículo por versículo como no v. 1: aventura-se algum de vós, isto é, você tem algum ato de assim ser tão corajoso ou tanta confiança contra algo ou pessoa e este tipo de confiança é mais uma confiança mal aplicada, e incorreta.
Até se podia chamar assim um tipo de atrevimento e descaramento a frente de outras pessoas e depois diz assim: aventura-se algum de vós, tem algum de vós ser tão atrevido e descarado?
E tendo alguma questão um contra o outro? O que é essa questão? É professar uma situação que existe e dizer assim: a submetê-lo à juízo perante injustos e não aos santos!
Isto é, processar um caso contra um irmão e nesta congregação, de Corintos, a outro irmão que estavam a levar ao tribunal para processar perante a um juiz deste mundo pagão!
E aí vemos que a esta situação a um irmão cristão na mesma congregação está a levar a um outro irmão na mesma congregação a um tribunal e isto é com a intenção de um ter um certo poder sobre o outro.
E por isso, geralmente, tem a intenção de um tipo de assalto ao caráter da outra pessoa e por isso aqui se vê uma ação legal num tribunal civil contra outro irmão para julgar é o que diz aqui: submetê-lo a juízo, isto é, para julgar e para formar ou dar uma opinião acerca de um caso específico.
E para decidir, digamos assim, um direito legal e para determinar, por isso, quem é inocente e quem é culpado e depois diz assim: perante os injustos.
Ora, isto é, sobre quem não tem a justiça da fé e do conhecimento da justiça de Deus perante o Espírito Santo de Deus; em outras palavras: está aqui a falar acerca das pessoas que não estão convertidas e por isso está a falar: perante os injustos que são as pessoas que não se converteram.
E não perante os santos, isto é, aqueles que estão separados, santificados e que devemos ser através da santificação que devemos praticar através do Espírito Santo de Deus! 
Então em sumário temos nesta congregação local irmãos que tinham assuntos legais contra outro irmão e que estavam a levar isso a lei perante os tribunais deste mundo e da terra e não perante a igreja.
E então a quem Paulo estava a direcionar esta questão? Estava a direcionar a congregação local, de Corintos, ora, isto não é este caso específico, um grupo, por ex, uma organização da igreja a levar ao tribunal uma organização de outra igreja.
Não é esse o caso, então, membros da mesma organização estariam a levar outros membros da mesma congregação ao juízo, ao tribunal? Então seria porque havia os negócios que tinham um ou outro não estava a pagar o que devia de ter pago pelo trabalho que foi feito ou outro não estava a pagar a renda, aluguel da casa no que tinham concordado entre eles ou havia qualquer disputa, digamos assim, entre trabalho que era feito entre eles ou dinheiro. 
E continuando no v. 2 diz assim: ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? e vejamos em MT 19:28 diz:
“Jesus lhes respondeu: em verdade vos digo: vós os que me seguistes quando na regeneração o filho do homem se assentar no trono da Sua glória também vos assentareis em 12 tronos para julgares as 12 tribos de Israel”
Está a falar aos apóstolos que terão esta responsabilidade e assim os santos também vão ter certas reponsabilidades e vejam também em AP 5:10:
“e para o nosso Deus os constituístes reino e sacerdotes e reinarão sobre a Terra”
Isto vai ser um reino com sacerdotes e juízes e vão governar a Terra e vão ter responsabilidades de fazerem decisões na Terra.
E por isso, é bom de vez em quando perguntarmos: a que ou para que estamos a ser preparados agora? Estamos preparados, agora, para assistir Jesus Cristo no governo do reino do mundo. E vejam em IS 2:2-4 diz:
“nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido, isto é, o reino de Deus, no cimo dos montes, isto é, no cimo das outras nações e dos outros reinos, e se elevará sobre os outeiros, isto é, sobre as nações menores, e para eles afluirão todos os povos”
Todos vão seguir ou se aproximar do governo de Deus que vai ser estabelecido na Terra.
“irão muitas nações e dirão: vinde e subamos ao monte do Senhor, ao reino de Deus, ao governo de Deus, a casa de Jacó para que nos ensine os Seus caminhos e andemos pelas Suas veredas porque de Sião sairá a lei e a Palavra do Senhor de Jerusalém”
“ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações”
E está Claro, Jesus Cristo vai delegar partes dessas responsabilidades a outras pessoas, seres espirituais, transformados após a ressurreição que estarão no Reino de Deus a auxiliar Jesus Cristo e executar esse julgamento e essa correção das nações.
“estas, nações, converterão as suas espadas em relhas de arado e suas lanças em podadeiras, uma nação não levantará a espada contra outra nação e nem aprenderão mais a guerra”
Por isso vemos aqui que nós vamos julgar cidades, estados e pessoas individuais no Milênio, no mundo do amanhã e assim vamos ter que julgar nos assuntos menores como lemos a pouco e vamos ler de novo em 1 CO 5:12-13 diz assim:
“pois, com que direito irei eu julgar os de fora, não julgais vós os de dentro? Ora, os de fora, porém, Deus os julgará”
E assim nós temos uma responsabilidade de julgar aqueles dentro da igreja e nós não temos nenhuma autoridade sobre aqueles fora da nossa igreja, isto é, fora da nossa organização física.
Quando membros da igreja, digamos assim, deixam a nossa convivência, por ex, deixam a igreja Deus Unida e se ajuntam a outra organização ou vão estabelecer ou criar outra organização com a sua própria entidade legal nós não temos nenhuma autoridade sobre essas pessoas ou organizações!
Eles estão fora da Igreja Deus Unida e não tem que responder ou dar contas a nós e por isso nós na igreja de Deus, especificamente na igreja de Deus Unida só podemos julgar aqueles da nossa organização porque eles, membros da igreja de Deus Unida estão submissos e estão prontos a se submeter a essa autoridade.
E se não estão prontos a se submeter a essa autoridade o que acontece? Vão sair da igreja!  então continuando a ler em 1 CO 6.3: não sabeis que devemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida e vejam que em JD 6 diz:
“e os anjos que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio ele tem guardado sobre trevas em algemas eternas para o juízo do grande dia”
Os anjos vão ser julgados e vejam também em 2 PE 2:4:
“ora, se Deus não poupou anjos que pecaram antes precipitando-os no tártaro, isto é, num local de restrição, sim, nas Bíblias em inglês, está traduzido como inferno, mas a palavra grega aqui é tártaro”
O único local na Bíblia do NT que esta palavra é usada e que significa um local de que estão, digamos assim, prisioneiros, os precipitando nesta, digamos, prisão e os entregou a abismos de trevas reservando-os para juízo, para o dia do juízo.
E assim vamos ter responsabilidades como lemos em 1 CO 6.3 que vamos julgar os próprios anjos e depois diz: quanto mais as coisas desta vida e vejam também em JO 7:24 diz:
“não julgueis segundo a aparência e sim pela reta justiça”
Nós temos que julgar as pessoas e os membros da igreja com justiça e continuando a ler em 1 CO 6:4:
“entretanto, vós quando tendes que julgar negócios terrenos, certos negócios que precisam de ser resolvidos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja”
Ora, e quem são esses que não têm nenhuma aceitação na igreja? Tribunais do mundão e como vimos no v. 1 do cap. 6 está a dizer: a submetê-los a juízo perante os injustos, isto é, perante aqueles que não estão na igreja e que não estão convertidos e também em 1 CO 5:12 diz assim:
“pois, com que direito haveria de julgar os de fora? Mas não julgais vós os de dentro?”
E por isso vemos aqui que nós não estamos a julgar os de fora, mas os de dentro temos uma responsabilidade de julgar e por isso como lemos aqui no v. 4 diz assim: constituís tribunais que não tem nenhuma aceitação na igreja, isto é, estás a levar esses assuntos e esses desacordos de certos negócios que fizeram, isto é, negócios terrenos como comprar uma casa ou outro não está a pagar tudo, a renda, ou não está a pagar o ordenado dessa pessoa por trabalhar e você disse que ia pagar X e não pagou ou coisas assim.
Você está a levar esses assuntos de negócios terrenos para serem resolvidos por pessoas que não tem nenhuma, digamos assim, como diz aqui: aceitação na igreja, ou seja, por pessoas do mundão! E continuando a ler no v. 5:
“para vergonha vos lhe digo: não há, porventura, ao menos um sábio entre vós que possa julgar no meio da irmandade?”
Sim, não há uma pessoa entre vós que tenha essa capacidade de decidir? e diz no v. 6:
“e irá um irmão a juízo contra outro irmão e isto perante os incrédulos?”
Vão ao tribunal perante pessoas que não são da igreja? 2 irmãos da mesma congregação? Deixe-me fazer aqui uma pergunta:
Se uma pessoa estiver a roubar e roubar outras pessoas, ou estiver a assassinar ou está a cometer um crime sexual e você foi apanhado nesse crime de roubo, ou de assassino, você está debaixo das leis do mundo, e está sujeito a polícia e as leis do seu estado.
E esses crimes não são julgados pela igreja! E veja em RM 13:1-3 diz:
“todo homem esteja sujeito as autoridades superiores porque não há autoridade que proceda de Deus que existam e por Ele foram instituídas”
E por isso há essas autoridades, os tribunais, os policiais e isso para o quê? Para julgar esses crimes e assim isso deixa de ser um assunto da igreja! Então vou fazer outra pergunta:
Se uma pessoa tira o seu carro e diz que é dele e tira a sua disponibilidade de transporte ou de trabalho ou de cumprir as suas responsabilidades ou, por ex., está na sua casa e diz: olha, esta é minha casa e vou ficar aqui!
Porque você pagou por ela e você tem o título da casa, mas está a reclamar que é dele! Por ex., se um familiar seu pagou pela casa para você e deu a você, mas esta pessoa agora está a tomar conta da sua casa e o que você vai fazer para tomar a propriedade de volta?
Quem é que está errado aqui? Quem é que pecou? Quem é que é injusto nesta situação? Quem é que está a abusar do outro? 
Você vai a essa pessoa e diz: devolva-me a minha propriedade! E ele diz: não! O que é que você vai poder fazer? Para receber isso de volta? De uma maneira geral você vai ter que ir à lei para obter a sua propriedade de volta! Você não está a processar essa pessoa acerca de, por ex., não está a entrar em uma ação judicial contra essa pessoa, e sim, você está a reivindicar realmente do que é seu!
E simplesmente quer o que é seu de volta! E por isso essa pessoa quebrou a lei da Terra e assim, acontece às vezes por ex., certas pessoas estavam na Igreja de Deus, e saíram da Igreja de Deus Unida e formaram a sua outra organização e tiraram, por ex., o salão que foi pago e comprado pla Igreja de Deus Unida e agora esse salão pertence a esta outra organização que eu formei!
Mas foi a Igreja de Deus Unida que pagou por ela e você, a igreja de Deus Unida, é que está a usar a propriedade ou a estava a usar a oportunidade e então uma pessoa saiu e levou consigo!
Mas como não está debaixo da autoridade da igreja porque formou outra entidade, por ex., uma pessoa leva o seu computador, leva o seu carro, leva a sua propriedade e leva para uma outra organização e diz que é dele como é que você pode reivindicar o que é legalmente seu? Você vai ter que levar essa pessoa a lei!
então o que devemos identificar aqui nesta seção até este momento, irmãos?
Estamos a ver como ministro de Jesus Cristo, como ministro da igreja de Deus Unida, eu só posso fazer decisões de pareceres e julgamentos entre irmãos e daqueles que estão dentro da igreja de Deus Unida e que estão à se submeter a autoridade da igreja!
Se alguém está fora da Igreja de Deus Unida não está debaixo da autoridade do ministério da igreja e nós, então, não podemos estar a fazer um julgamento por essas pessoas!
Por que elas não são mais parte da igreja e estão esses que levaram isso e que formaram a sua organização e levaram nossas coisas e então eles que fizeram isso a atuar como se fossem irmãos?
Não! Porque não é desse gênero que um irmão vai tratar outro irmão! O verdadeiro cristão vai viver pelo verdadeiro princípio de amar o seu próximo tal como você ama a si mesmo!
Vocês veem que em vários casos o apóstolo Paulo usou o sistema legal, o sistema jurídico da nação quando estava a ser maltratado! Vemos em AT 16:23 diz:
“e depois de lhe terem dado muitos açoites, os lançaram no cárcere e falando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança”
E então vejam no v. 35:
“quando amanheceu os pretores enviaram oficiais da justiça com a seguinte ordem: põem aqueles homens em liberdade! Então o carcereiro comunicou isso a Paulo e os pretores ordenaram que fossem postos em liberdade, agora pois sai e vai em paz! E Paulo disse: não, não é assim tão simples sem ter havido processo formal porque nos açoitaram publicamente e nos recolheram ao cárcere sendo nós cidadãos romanos e querem agora às ocultas nos lançarem fora? Não! Não será assim! Vamos ao tribunal!”
Paulo estava pronto e disposto a levá-los ao tribunal!  e disse:
“a não ser que venham pessoalmente e peçam desculpas!”
E se vê aí que foram ter com eles e lhes pediram desculpas! No v. 39 e vejam em AT 21:30-32 diz:
“agitou-se toda a cidade havendo concorrência do povo e agarrando a Paulo o arrastaram para fora do templo e imediatamente fechando as portas e procurando matá-lo chegou ao conhecimento do comandante da força que toda a Jerusalém estava amotinada”
“então, este, levando soldados e centuriões correu para o meio do povo e ao verem chegar o comandante e os soldados cessaram de espancar Paulo”
E se vê aqui que estavam a tentar matar Paulo e então em AT 22 Paulo se apresenta perante o tribunal e dá a sua defesa e vejam no v. 24 diz:
“ordenou o comandante que Paulo fosse recolhido a fortaleza e que sob açoites fosse interrogado para saber por que motivo assim clamavam contra ele e quando o estavam amarrando com correias Paulo disse ao centurião presente: ser-vos-á, porventura, lícito açoitar um cidadão romano sem estar condenado?”
Vocês não têm esta autoridade e eu quero levar isto ao tribunal!
“ouvindo isto o centurião procurou o comandante e disse:  o que estás a fazer? Porque este homem é cidadão romano e vindo o comandante perguntou a Paulo: diz-me, és tu romano? E Paulo disse: EU SOU!”
“então lhe disse: olha, me custou muito dinheiro este título, mas Paulo disse: eu tenho de nascimento!”
E por isso Paulo fez uma demanda sobre seus direitos legais!  e ainda mais em AT 25:10-11 ele diz:
“estou perante o tribunal de Cesar”
Foi, digamos assim, ao tribunal supremo! Ou como fosse ao tribunal federal e disse:
“não, eu estou a apelar a isto, ao tribunal”
E por isso, quando estamos em certas situações não há nada de errado em levar o assunto ao tribunal e vejam continuando a ler em 1 CO 6:7-8:
“Ó, só o de existir demandas, já é completa derrota entre vós outros, porque não sofreis antes a injustiça e porque não sofreis antes o dano, mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano aos próprios irmãos”
Porque se há esta disputa de negócios entre vocês dois porque vocês não dizem: tá bem, pronto, vamos perder um pouco cada um, um bocadinho, mas chegamos a um acordo! E isso é que é ser como um cristão!
Por isso lembrem-se do contexto que estamos a falar aqui de membros da igreja e estamos a falar dentro da congregação local, sim, e se uma pessoa está fora desta organização a igreja já não tem nenhuma autoridade sobre essa pessoa.
E eles estavam divididos internamente como uma congregação, mas estavam dentro dessa organização e não estavam a criar uma organização diferente e estavam dentro de uma organização e simplesmente não havia esta irmandade correta entre irmãos dentro desta mesma congregação.
E continuando a ler nos vs. 9-11 diz:
“ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus, não vos enganeis que os impuros, nem os idólatras, ne, adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes e nem roubadores herdarão o reino de Deus e tais fostes alguns de vós, mas vós fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e do Espírito do nosso Deus”
Aqui está a dizer que aqueles que são injustos e estão a quebrar a lei de Deus não vão estar no reino de Deus e por que Paulo está a dizer isto aqui neste contexto? 
o que é a injustiça? Digamos assim, o que é fazer o errado? Ou quem é que nos diz que é errado roubar? Quem é que nos diz que é errado ter cobiça das coisas das outras pessoas?
Por isso está a falar aqui, claramente, que estavam a quebra a lei, não estavam a ter esta lei de amor para com os outros e estavam a falar que alguns dos membros estavam a voltar para pecados antigos, aos hábitos antigos e por isso é que diz em 1 CO 5:10-12 que diz:
“refiro-me com isto, não propriamente aos impuros deste mundo: aos avarentos, roubadores e no v. 11: mas agora vos escrevo que não vos associeis com alguém se dizendo irmão for impuro”
Se alguém diz que é irmão não vos associeis com eles, separem-se! Isto é, estes então deixaram de ser membros da igreja e isso é um ato de julgamento e vejam aqui em DT 1:12-18 diz:
“como suportaria eu sozinho o vosso peso, a vossa carga e vossa contenda, tomai-vos homens sábios, inteligentes e experimentados, segundo as vossas tribos para que os ponham por vossas cabeças e então me respondestes e dissestes-me: é bom cumprir a palavra que tens falado”
“tomei, pois, os cabeças das vossas tribos, homens sábios e experimentados e fazei cabeça sobre vós como chefes de milhares, chefes de cem, chefes de 50, chefes de 10 e oficiais segundo as vossas tribos e nesse mesmo tempo ordenei a vossos juízes dizendo: ouvi a causa entre vossos irmãos e julgai justamente entre o homem e seu irmão ou o estrangeiro que está com ele”
“não sejais parciais no juízo, ouvireis tanto o pequeno como o grande, não temereis a face de alguém porque o juízo é de Deus, porém, a causa demasiadamente difícil fareis vir a mim e então eu a ouvirei”
Quer dizer que se o problema for muito difícil então vais levar para cima para o juiz acima de ti porque a situação é difícil e por isso vemos aqui, queridos irmãos, que o nosso julgamento com outros dentro da igreja tem que ser baseada nas leis de Deus e vemos aqui na lei em DT 1 que estabeleceu juízes na congregação.
E por isso esse juiz é baseado na lei de Deus e não na pessoa, se goste ou não da pessoa, ora, não podemos ser parciais e por isso era o que estava a acontecer na igreja de Corintos e alguns estavam a dizer: não eu sou de Paulo, eu sou de Pedro, eu sou de Apolo.
Nós devemos de julgar retamente e com justiça e lembrem-se que nós na Igreja de Deus estamos a ser preparados para julgar as nações, cidades, estados e até anjos, está claro, pessoas individuais e por isso, irmãos estamos a aprender agora a julgar com justiça ou não??