Lições de Pentecostes

Download (Baixar)
Lições de Pentecostes

Três lições de Pentecostes para procurar fazer cada vez mais firme a nossa vocação e eleição.
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Os dias santos de Deus ou solenidade de Deus representam e revelam o grande plano de salvação de Deus para a humanidade e as solenidades Dele estão a volta das colheitas durante três estações especificamente no Oriente Médio que são o início da primeira colheita, da cevada, ao início da primavera.
E depois a segunda colheita do trigo e mais tarde ao fim do verão a colheita dos frutos do verão.
Ora, como sabemos o período da Páscoa e dos pães asmos é a volta da colheita da cevada, a Páscoa representa Jesus Cristo a dar de Si mesmo para nós para que os nossos pecados possam ser perdoados para que nós possamos ser redimidos da morte.
Depois, imediatamente após isso, celebramos por sete dias os dias dos pães asmos nos quais representa que nós temos que tirar e evitar toda a forma de pecado e temos que obedecer Deus tanto nas nossas atitudes como nas nossas ações.
Depois na colheita do trigo que é no fim da primavera temos a solenidade de Deus de Pentecostes que significa conta cinquenta e Pentecostes desenvolve o entendimento da Páscoa e dos pães asmos e Pentecostes representa o nosso compromisso e então Deus nos dá o Seu Espírito.
E irmãos qual é o valor de recebermos Seu Espírito e de nós usarmos o Espírito Santo de Deus?
É para nos ajudar a fazer a nossa chamada e a nossa eleição e nossa vocação segura, firme e certa para quando Jesus Cristo vier.
Ora, irmãos, hoje quero falar acerca disso de três lições que podemos aprender do significado de Pentecostes, mas vamos falar primeiro de contar cinquenta e por que?
Ora, em LEV 23:9-11 lemos: “e falou o Senhor a Moisés dizendo: fala aos filhos de Israel e dize-lhes quando houveres entrado na terra que vos hei de dar e fizeres a sua colheita, que seria a da cevada, ao início da primavera no médio Oriente, então trareis o molho das primícias da vossa sega ao sacerdote e ele moverá o molho perante o Senhor para que sejais aceitos e no dia seguinte ao Sábado o sacerdote o moverá”
Ora, vemos que este movimento do molho desta colheita da cevada é no dia seguinte ao Sábado, isto é, no primeiro dia da semana que nós chamamos o domingo.
E então representa esse movimento do molho no sentido vertical representa Jesus Cristo oficialmente aceito a favor de nós para podermos ser aceitos em nosso benefício e Ele é aceito como nosso sumo sacerdote.
Ora, vejam por ex. aqui no v. 11 diz assim: “para que sejais aceitos” e isso é simbolizado de HB 10:1: “porque tendo a lei a sombra dos pães futuros”
Qual a lei? É a lei cerimonial que é a lei que simboliza os sacrifícios de JC e nós recebermos o Espírito Santo de Deus e quais são esses pães futuros? A vinda de JC como nosso salvador e dar a sua vida e por causa disso nós recebemos o Espírito Santo que nos ajuda que é o Consolador que nos ajuda a vencer as fraquezas da carne.
E por isso essa lei cerimonial não era “e não a imagem exata das coisas pois nunca pelos mesmos sacrifícios continuamente se oferecem cada ano pode aperfeiçoar os que se chegam”
Isto é a lei cerimonial com seus sacrifícios nunca iam fazer aquelas pessoas que ofereciam aqueles sacrifícios perfeitos perante Deus porque eram simplesmente um simbolismo de Cristo que era o propósito da lei.
E depois havemos aqui no v. 5 e diz assim: “por isso entrando no mundo diz: sacrifício e oferta não quisestes, mas corpo me preparastes”
Jesus Cristo vindo para o mundo disse: ó Pai, sacrifício e oferta de animais e bodes não quisestes, mas corpo me preparastes, a mim, Jesus Cristo, holocaustos e oblações não te agradam então JC diz: eis então venho no princípio do livro está escrito de Mim para fazer ó Deus a tua vontade.
Jesus Cristo veio para a terra para fazer a vontade do Pai e depois lemos no v. 9 também: “então disse: eis aqui venho para fazer ó Deus a tua vontade”
Jesus Cristo veio como um ser humano para dar a Sua vida por nós e Ele venceu e então foi aceito como nosso sumo sacerdote e assim nos envia o poder de Deus para nos ajudar para ser o nosso consolador, ajudante e nos ajudar a vencer as fraquezas da carne.
E assim tira o primeiro para estabelecer o segundo, sai os sacrifícios cerimoniais para entrar o sacrifício de Jesus Cristo na qual vontade de Deus somos santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo mais uma vez.
Essa é a vontade do Pai, JC veio fazer a vontade do Pai e pela vontade do Pai somos feitos santos, justos e separados e justificados pelo corpo de JC que foi feito uma única vez.
Então voltando irmãos em LEV 23 vemos assim que essa foi a razão que JC veio e depois Dele ser aceito e nós sermos aceitos e Ele oficialmente posto na posição de nosso sumo sacerdote de acordo com a ordem de Melquisedeque e então nós podemos ser aceitos e por que?
Porque JC é nosso sumo sacerdote e atuar a nosso favor e então vemos que depois dessa cerimônia Dele ter sido posto como sumo sacerdote e nós podermos sermos aceitos daí começa uma contagem de 50 dias e vejamos aqui no v.16: “vocês contareis do dia seguinte ao Sábado desde o dia que trouxeres o molho da oferta movida e sete semanas inteiras serão até o dia seguinte ao sétimo Sábado contareis cinquenta dias”
Então vemos aqui 7x7=49 mais o dia seguinte, ou seja, depois do sétimo Sábado mais o dia seguinte a este Sábado e assim oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor.
Temos aqui uma oferta adicional e no v.17: “das vossas habitações tareis dois pães de farinha que serão levedados e se coserão”
Então vão trazer dois pães levedados e cosidos com fermento, ora, primeiro cosidos que implica provações, dificuldades e testes e segundo o fermento que significa pecado, corrupção, e nós como seres humanos somos corruptos.
E depois diz: “estas são primícias ao Senhor”
Ora, vemos que os sacrifícios entre LEV 1 até LEV 5 nestes sacrifícios não eram oferecidos durante o trono sacrifícios com fermento, sendo o único sacrifício oferecido com fermento é o sacrifício de ações de graças o qual é estes sacrifícios oferecidos durante Pentecostes.
Os festivais, estas solenidades de Deus, lemos aqui em DT 16:16: “três vezes ao ano todo homem aparecerá entre ti e do Senhor teu Deus que escolher na festa dos pães asmos, das festas das semanas e que é a festa de Pentecostes e na festa dos tabernáculos, porém, não aparecerá aqui”
“e nessas três festas vão aparecer para dar graças com o dom das suas mãos conforme são do Senhor teu Deus que lhe tiver dado”
São festivais de gratidão e por isso temos aqui estes dois pães que aqui representam em que estão levedados ou cosidos com fermentos como diz aqui no v.17 de LEV 23 serão levedados e se coserão.
E estas são as primícias ao Senhor, e queridos irmãos, nós agora somos essas primícias, mas que tipo de primícias que somos agora? E que temos que contar cinquenta.
Queridos irmãos, cinquenta tem um significado de jubileu, de gratidão, de liberdade porque nós vamos ser os primeiros poucos, ou em outras palavras, as primícias dos que recebem o Espírito Santo ou os que tem.
O mundo todo vai receber o Espírito Santo quando se arrependerem no milênio, na segunda ressurreição, aqueles que morreram no passando e nunca tiveram a oportunidade de reconhecerem o verdadeiro Cristo porque diz que depois do milênio o resto ressuscitará e vão ter a oportunidade que nunca tiveram para reconhecer o verdadeiro Cristo, mas nós hoje em dia somos as primícias, nós somos os primeiros que sabemos que recebemos a ajuda do Espírito Santo.
E por isso é uma celebração tipo jubileu porque estamos a celebrar a receber a ajuda do Pai que nos ajuda a vencer a natureza carnal para virmos a ter a natureza divina e à qual é a garantia de que nós estaremos no reino de Deus se nós não desistirmos.
E por isso a primeira lição acerca do dia de Pentecostes é que simboliza nós recebermos o Espírito Santo e vamos ver em AT 2:1: “e cumprindo-se o dia de Pentecostes estavam todos no mesmo lugar e de repente veio do céu um som de um vento eminentemente impetuoso e que encheu toda a casa”
Qual era a casa? A casa de Deus porque havia milhares de pessoas que estavam ali e não cabiam numa casa de uma pessoa.
“e foram vistas por eles línguas repartidas como de fogo as quais pousaram sobre cada um deles”
É quando Moisés foi ao monte e viu o arbusto a se queimar, mas que não se queimava que era a presença de Deus e aqui se vê simbolizando a presença de Deus que foi dada a estes discípulos que representa o templo agora estava neles e não num templo físico, a habitação de Deus agora é em nós, no nosso corpo através do Espírito Santo.
E se vê assim no v.4: “e todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas da forma que o Espírito lhes concedia que falassem”
Porque havia aí, talvez, uma dúzia de pessoas ou mais que falavam outras línguas, como por ex. no v. 8-11 que haviam pessoas de várias territórios que falavam o seu próprio idioma e então diz assim no v.8: “como, pois, os ouvimos na nossa própria língua? Em que somos nascidos?”
Porque veio este milagre para Pedro explicar o que se estava a passar e todos entenderem sem ser necessário tradutores e estava, digamos assim, a tudo ser traduzido pelo Espírito de Deus.
E se vê então aí que nesse dia o Espírito de Deus foi dado para iniciar ou fundar ou edificar a igreja de Deus no NT e por isso o dia de Pentecostes como lemos aqui se cumpriu o significado de Pentecostes em AT 2:1
E irmãos isto foi por volta das 09 da manhã e se lê isso no v.15: “estes homens não estão embriagados como vocês pensam sendo a terceira hora do dia”
Ora, o significado disso a essa hora a terceira hora e também a nona hora era quando faziam os sacrifícios no templo e por isso prova-se uma vez mais que estavam no templo onde faziam esses sacrifícios.
Ora, um ponto interessante aqui, irmãos, a área do templo é de aproximadamente o tamanho 30 campos de futebol e o templo entre 3 a 4 campos de futebol.
E depois haviam outras áreas a volta dessa área do templo como abrigos, colunas com tipos de coberturas para proteger as pessoas do sol e coisas assim.
E tem havido escavações à volta dessa área na maioria da parte do sul, ocidente, oeste, e poucas na parte do norte e nunca na parte oriental porque aí se encontra um grande cemitério muçulmano.
E perante essas escavações encontraram mais de cem micvots, uma palavra hebraica no plural, o singular é micva e que são piscinas umas pequenas e outras maiores que cabiam trinta pessoas nela.
E nessas piscinas, digamos assim, eram feitas pelo homem para lavagens rituais e lembrem-se que não haviam lagos, nem rios ou poços de água.
Ora, isso é importante entender porque no v. 41 de AT 2 vemos que foram batizados de bom grado aqueles que receberam a palavra e nesse dia se agregaram quase três mil pessoas.
Aí se vê que foram batizadas quase três mil pessoas nesse único dia, ora, não iam procurar água por km e km porque havia ali esses micvas, piscinas feitas pelo home batizadas ali mesmo a volta do templo e isso é apenas um ponto de interesse acerca do que aconteceu nesse dia de Pentecostes.
Mas o ponto é que agora nós somos o templo de Deus, o Espírito de Deus está em nós e em 1 CO 3:16 lemos: “não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”
Queridos irmãos, o Espírito de Deus foi dado a nós depois do batismo pela autoridade de Jesus Cristo para dentro do corpo de Cristo após o verdadeiro arrependimento e depois da verdadeira fé entendendo quem é Deus e Cristo e o poder de Deus e entendendo esse arrependimento não só do que fizemos, mas do que somos.
E entendendo que somos batizados não para dentro de uma organização humana ou para dentro de alguma seita e somos batizados para dentro do corpo espiritual de Cristo, isto é, o organismo espiritual de Cristo que é a igreja de Deus.
E por isso esse batismo primeiramente na água, é seguido pela imposição das mãos por um representante autorizado por Jesus Cristo para representando Jesus Cristo e pedir a Deus a dar a você através de JC o Espírito Santo de Deus.
Esta oração durante a imposição das mãos é quando recebemos o Espírito Santo de Deus e então somos gerados como filhos de Deus, isto é, somos gerados de novo a segunda vez para depois crescermos e sermos transformados como seres espirituais a segunda vinda de Cristo ao fim desta, digamos assim, da nossa vida ou quando Cristo vier.
Está claro que Cristo virá, mas ao nosso fim é quando nós falecemos ou quando Cristo vier.
E por isso agora nós que temos o Espírito de Deus e agora seguimos a guia do Espírito de Deus como lemos em RM 8:1 nós não temos nenhuma condenação e por que? Porque estamos a seguir o Espírito e não as coisas da carne.
Por isso se temos o Espírito de Deus em nós como diz no v.1: “portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”
Porque o Espirito de Deus está agora em nós, agora temos as primícias do Espírito como lemos no v.23 diz assim: “que temos as primícias do Espírito”
Nós somos os primeiros que temos o Espírito de Deus, e como mencionei os outros terão à vinda de Cristo durante o milênio ou aqueles que faleceram após o milênio vão ter a oportunidade que nunca tiveram para conhecer o verdadeiro Deus e verdadeiramente se arrependerem e receber o Espírito de Deus.
E por isso, irmãos, nós temos que agora vencer e manter as obras que Cristo quer que nós façamos como lemos em AP 2:26: “ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras Eu lhe darei poder sobre as nações”
Temos que perseverar até ao fim e uma vez mais quando você morre ou se estiver vivo quando Cristo vier, isto é, se tem o Espírito Santo de Deus
Em 1 CO 15 também vemos nós ainda somos corruptos simbolizando aqueles dois pães que fomos aceitos agora porque temos o Espírito Santo de Deus e por isso o simbolismo de Pentecostes e somos aceitos quando oramos e podemos nos apresentar à frente do trono de Deus pelo novo caminho como lemos em HB 10.
Mas em 1 CO 15 aí vemos que nós ainda somos corruptos e temos carne e sangue e começando a ler no v.51: ”eis aqui que vos digo um mistério, na verdade nem todos dormiremos, nem todos viremos a morrer, alguns de nós ao período do fim perto da vinda de Cristo ainda se manterão vivos quando Jesus Cristo retornar”
“mas diz todos nós que temos o Espírito Santo de Deus seremos transformados para seres espirituais se temos o Espírito Santo de Deus num momento do abrir e fechar dos olhos antes da última trombeta das sete trombetas de AP porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós que estaremos vivos nessa altura seremos transformados”
“porque convém que isto que é corruptível, nós ainda somos carne e sangue, representamos aqueles dois pães com fermento, porque ainda temos pecado e convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e isto que é mortal se revista da imortalidade”
E isso acontecerá à vinda de Cristo e por isso é como lemos em AP 11:15 é a última trombeta que é a sétima profética e lemos: “e o sétimo anjo tocou a sua trombeta e houve no céu grandes vozes que diziam: os reinos do mundo se vieram a ser do Nosso Senhor e do Seu Cristo e Ele reinará para todo o sempre”
Isto é, os reinos do mundo vão se tornar reinos de Deus e vão ser governados por Deus, o reino de Deus virá governar na Terra sobre as pessoas e isso é à segunda vinda de Cristo.
Por isso vemos aqui irmãos que isto simboliza o dia de Pentecostes nós recebermos o Espírito Santo, e não o dia das trombetas será quando receberemos a incorruptibilidade e a imortalidade quando formos transformados.
Ora essa é a primeira lição de Pentecostes que simboliza Deus nos dar o Seu Espírito e a segunda lição é que o Espírito Santo nos renova a mente e assim garantir que possamos estar no reino de Deus.
Em 1 CO 2 lemos aí que é o Espírito Santo de Deus que nos ajuda a entender as coisas de Deus e no v.10 lemos: “mas Deus nos revelou pelo Seu Espírito porque o Espírito penetra todas as coisas e ainda as profundezas de Deus”
“porque qual dos homens sabe as coisas do homem se não o espírito do homem que está no homem”
Nós sabemos as coisas do homem porque o espírito do homem faz nós que possamos saber as coisas do homem.
“e assim não sabemos as coisas de Deus se não o Espírito de Deus”
E por isso nós quando recebemos o Espírito Santo de Deus vai ajudar as nossas mentes a compreender melhor as coisas de Deus, sim, nós fomos batizados e já temos o Espírito de Deus a trabalhar conosco, mas quando somos batizados o Espírito Santo está dentro de nós e habita em nós.
E por isso nos faz entender as coisas de Deus e veja também no v.16: “porque quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo, mas nós temos a mente de Cristo”
Em CL 3 começando no v. 2 lemos: “pensai nas coisas que são lá de cima e não das coisas que são da terra”
Como? Porque o Espírito Santo de Deus nos ajuda a entender as coisas de Deus.
“porque já estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo e Deus”
Por isso temos uma vida nova e que vamos ser ressuscitados à vinda de Cristo que está escondido em Cristo para que na vinda de Cristo venhamos a ser seres espirituais.
“quando Cristo que é a nossa vida se manifestar em cada um também vós vos manifestareis com Ele em glória”
Isto é seremos glorificados, ressuscitados.
“mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência e avareza pelas quais coisas vem a ira de Deus aos filhos da desobediência aos quais em outro tempo também andastes e vivias nelas, mas agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca”
Precisamos de ser um novo homem.
“e não mintais uns aos outros porque já vos despistes do velho homem com seus feitos e vos vestistes do novo homem que se renova para o conhecimento”
Como é que você é renovado pelo conhecimento? Pelo Espírito Santo de Deus que entra na sua mente e faz você pensar e ter um coração novo que coloca as leis de Deus que são o amor na sua mente e no seu coração ao fim de contas essa á a nova aliança que nós fazemos ao batismo.
Queridos irmãos, nós quando recebemos o Espírito Santo de Deus recebemos a mente de Deus e essa mente em nós nos faz selados e é uma garantia da nossa herança e vejam em EF 1:13: “em quem também vós estais, pois, que ouvistes a palavra da verdade, isto é, o evangelho da vossa salvação e tendo também nele crido fostes selados com o Espírito Santo da promessa”
Sim, fomos selados após o batismo devido ao arrependimento e temos feito esse compromisso.
“o qual é o penhor da vossa herança, é a garantia da nossa herança, isto é, para a possessão da herança adquirida”
Isto é, para quando o nosso corpo for completamente redimido e então recebemos um corpo novo, espiritual para a glória de Deus.
E por isso, irmãos, a primeira lição do dia de Pentecostes é que simboliza o Espírito Santo e a segunda lição o Espírito santo começa a fazer que venhamos a pensar diferente e o penhor é a garantia de que estaremos no reino de Deus se não revelarmos e não resistirmos a Deus.
E agora vejamos a terceira lição que quero mencionar hoje, isto é, com a ajuda do Espírito Santo de Deus nós temos que produzir frutos do reino de Deus.
E vamos ler em MT 3:8: “produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não presumais de vós mesmos dizendo: temos por pai Abraão porque eu mesmo digo que destas pedras Deus pode ressuscitar filhos a Abraão”
E por isso irmãos temos de produzir frutos de arrependimento para o reino de Deus, e como não produzimos bons frutos como diz no v.10: “será cortada e lançada no fogo”
Por isso quando recebemos o Espírito Santo de Deus temos que usar e não é apagá-lo e para o que? Para mudarmos e Deus nos ajuda, mas nós temos que a usar, digamos assim, Deus nos dá a ferramenta, mas nós é que temos que a usar.
Como exemplo uma ferramenta para andar de um local para outro, pode ser uma moto ou um carro e Deus dá a você essa ferramenta, mas você tem que a usar, entrar na moto, ligar a ignição e guiar, você tem que usar essa ferramenta.
Nessa analogia nós temos que usar o Espírito Santo de Deus e veja em MT 13 começando no v. 18: “escutai, pois, a palavra do semeador ouvindo alguém a palavra do reino, irmãos, vocês estão ouvindo a palavra do reino através da boa nova, através destes sermões e estão ouvindo a palavra de Deus.
“e não entendendo, se vocês não estão a entender não estão a usar essa semente e deixa essa semente ficar no caminho, e vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração”
Foi semeado no seu coração, mas você não usou, não estudou, deixou ser relaxado.
“esse foi o que foi semeado pelo caminho”
v.20: “o que foi semeado nas pedras é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo antes pouca duração”
irmãos, quantas pessoas ouvem a palavra e ficam animadas? Todas alegres, ó, isto é, mesmo a verdade, mas depois chegada uma certa angústia e perseguição e veem que o caminho é apertado, ó é um bocadinho mais difícil do que quero fazer, não estão a ter o domínio próprio para por isto em prática e vencer as dificuldades, logo se ofende e deixam o caminho.
Quantas pessoas é que começaram a vir para a igreja e começaram a entender a verdade e depois começam a entender um pouco e percebem que há certas dificuldades e problemas nesse caminho como perseguições, angústias e desistem.
v.22: “e o que foi semeado entre os espinhos ouve a palavra, mas os cuidados desse mundo e a solução das riquezas sufocam a palavra e ficam infrutíferas”
irmãos, quantas pessoas ficam distraídas com as festas mundanas ou do dinheiro ou distraídas na mídia social e não se dedicam a palavra de Deus, mas esta sedução seja riquezas ou o que for sufocam a palavra e ficam infrutífera e pode demorar até anos.
v.23: “mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve, compreende a palavra e tem domínio próprio e se esforça e quando vem estas dificuldades, quando vem estes problemas e perseguições, ou angústias mantém-se no caminho e produz fruto ou cem ou sessenta ou trinta.
Cada um produz frutos à proporções e quantidades diferentes e por isso esta terceira lição é que temos que ter a ajuda do Espírito Santo de Deus para produzir frutos e vejam em JO 15 a falar da videira:
“Eu Sou a videira verdadeira e o Meu Pai é o lavrador e toda vara em Mim que não dá fruto a tira e limpa toda aquela que dá fruto para que dê mais fruto e vós estais limpos pela palavra que vos tenho falado e estai em Mim, isto é, estejam perto de Deus, estejam a usar o Espírito de Deus e diz assim: Eu estarei em vós como a vara de si mesmo não pode dar fruto se não estiver na videira assim vós se não estiveres em Mim não darão fruto”
Temos que estudar a Bíblia, temos que jejuar ocasionalmente e temos que estar a meditar e temos que estar a orar para estar perto de Deus.
“Eu Sou a videira e vós as varas quem está em Mim e Eu nele esse dá muito fruto porque sem Mim nada podereis fazer”
Precisamos estar perto de Deus, precisamos da mente de Deus, precisamos do Espírito Santo de Deus em nós, precisamos de O usar.
“se alguém não estiver em Mim será lançado fora como uma vara e secará e os colhem e lançam no fogo e ardem”
Uma vara da videira fora da videira seca muito rapidamente e irmãos temos que estar perto de Deus.
v.7: “se estiveres em Mim e as Minhas palavras estiverem em vós pedireis tudo o que quiseres e vos será feito, desde acordo com a vontade do Pai, nisto será glorificado o Meu Pai que deis muito fruto e assim sereis Meus discípulos”
um dos frutos é a mansidão de sabedoria como vemos em TG 3:13: “quem dentre vós é sábio e entendido? Vocês que tem o Espírito Santo de Deus são sábios ou não? É bom perguntar isso a você mesmo”
“mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria, mostre como a maneira que se conduz, as obras de Cristo, isto é, com uma sabedoria, mas que é mansa”
“mas se tens amarga inveja e sentimento contencioso em vosso coração, vocês estão amargos, tem inveja, tem zanga, não vos glorieis nem mintais com a verdade”
Por que? Olha eu sou um cristão, mas é uma pessoa contenciosa e que se zanga facilmente está a mentir com a verdade porque isso não é fruto do Espírito Santo de Deus.
“essa não é a sabedoria que vem lá do alto de Deus, mas é terrena, animal e diabólica, há inveja, espírito contencioso, há zangas e aí há perturbação e toda a obra perversa, mas a sabedoria que vem lá do alto de Deus é primeiramente pura”
Basicamente em primeiro lugar é pura e honesto, e depois pacífica produz paz.
A sabedoria de Deus é moderada, você é? Nenhum extremo, é tratável, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.
“ora, o fruto da justiça se semeia na paz e os que exercitam a paz, produz fruto de paz”
Irmãos, este é o fruto do Espírito Santo de Deus, por ex., lemos em GL5:22-23 que o fruto do Espírito é amor, alegria, é paz, é longanimidade, é benignidade, é bondade, é fidelidade, é mansidão e domínio próprio.
E talvez devemos começar com domínio próprio e depois a mansidão.
Queridos irmãos, os dias santos de Deus revelam o plano de salvação de Deus para toda a humanidade e esse plano é baseado à volta das três estações de colheitas no médio oriente.
Pentecostes é ao fim da primavera que está a focar nesta segunda colheita da farinha de trigo e a primeira é da cevada e vimos que isso representa os significados da Páscoa e dos pães asmos e agora nesta colheita representa Pentecostes somos as primícias do que temos o Espírito Santo de Deus.
E Pentecostes é uma celebração tipo jubileu que simboliza recebermos o Espírito Santo, é uma celebração de recebermos uma ajuda o Consolador.
Em segundo lugar tem o significado que nos ajuda a renovar a mente com a mente de Deus para garantir que possamos estar no reino de Deus que é um penhor.
E finalmente o Espírito Santo de Deus que nós temos que usar nos ajuda a produzir fruto nesta mansidão de sabedoria para nós vencermos a natureza carnal e para nos tornarmos natureza divina.
Vejam 2 PE 1:2 lemos: “graça e paz vos seja multiplicada pelo conhecimento de Deus e de Jesus Cristo Nosso Senhor, e vocês precisam estar perto de Deus para ter o Espírito Santo de Deus e conhecerem Deus e a Jesus Cristo e conhecerem o poder do Espírito Santo”
“v.3: “visto como Seu divino poder, que é o Espírito Santo de Deus, nos deu tudo que é Jesus Cristo através Dele nos deu tudo, o que diz direito à vida, a vida eterna, e a piedade, isto é, ser como Deus é e pelo conhecimento Daquele que nos chamou pela sua glória tudo”
É o Pai que nos chamou pela sabedoria, conhecimento Dele e nos chamou e nos dá o Seu divino poder que dá tudo diz respeito a tudo para a vida eterna e a piedade.
“pelos quais isto tudo que nos dá o poder de Deus essas ferramentas todas, as quais de grandíssimas e preciosas promessas”
Irmãos, quais são as promessas? Sim, a vinda de Cristo, de sermos perdoados, a ajuda do Espírito Santo, mas também que vamos ser ressuscitados como seres espirituais, vamos ser glorificados, e que vamos reinar com Cristo, e essas promessas são grandíssimas e preciosas.
“para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, com a ajuda do Espírito Santo devemos ser participantes, havendo escapado da corrupção da natureza humana, a natureza carnal usando o Espírito Santo”
Este dom do Espírito Santo que renova a nossa mente e que nós temos que usar para produzir frutos.
“temos escapado da corrupção pela concupiscência que há no mundo”
v.5: “vós também pondo nisto toda a diligência, todo o esforço acrescentando a vossa fé o que estou a dizer que acreditam no que está aqui na Bíblia e então ponham virtude, sejam pessoas limpas e virtuosas”
“e há virtude e entendimento de quem é Deus para virmos a ser quem é Jesus Cristo para conhecermos essa meta e esse conhecimento a temperança, sermos moderados na nossa vida e a temperança a paciência, precisamos de perseverar até ao fim”
“e a paciência a piedade, isto é, sermos como Deus é, imitarmos a Deus e assim temos o amor fraternal pelos irmãos, cuidado pelos irmãos, não nos magoarmos e machucarmos e não dizermos mal deles nas costas deles”
“E ao amor fraternal o amor ágape, o amor de Deus, porque se em vós houver e abunda estas coisas se tiverem isto tudo não vos deixarão ociosos nem estareis estéreis no conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo “
“porque naquele que não há estas coisas se você não tem fé, diligência para tomar fé, produzir virtude, e paciência, piedade, e conhecimento, temperança e piedade e o amor; se você não tem estas coisas você é cego nas coisas espirituais”
“e não vendo nada ao longe esquecido da purificação dos seus pecados, ou seja, esquecido do perdão que recebemos inicialmente”
Portanto irmãos o que tem isso a ver conosco? Devemos de procurar de fazer mais firme a vossa vocação e eleição, a nossa responsabilidade como cristãos, precisamos estar firmes até ao fim porque vendo ou fazendo isto nunca e jamais tropeçareis.
Irmãos, temos que fazer a nossa chamada e eleição , temos que a fazer firme, temos que a fazer segura porque se fizermos isto nunca deixaremos a igreja de Deus e estaremos no reino de Deus.