Na Vossa Paciência Possuí a Vossa Alma: (Durante o coronavírus)

Você está aqui

Na Vossa Paciência Possuí a Vossa Alma

(Durante o coronavírus)

Download (Baixar)
MP3 Audio (50.19 MB)

Download (Baixar)

Na Vossa Paciência Possuí a Vossa Alma: (Durante o coronavírus)

MP3 Audio (50.19 MB)
×

Como reagimos perante dificuldades? Lucas 21:9 “Não vos assustais – o fim não será logo”. Precisamos de paciência e perseverança. Este sermão aborda o tema de perseverança e paciência, pois a mesma palavra grega "hupomone" é traduzida em algumas versões como paciência e em outras versões como perseverança.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Na vossa paciência (durante o coronavírus) possuí a vossa alma.

Nos anos de 1938 no da 30.10 houve um episódio numa série antológica de rádio teatro nos Estados Unidos que se chamava “O Teatro de Mercúrio no Ar” e foi apresentado nesse episódio que foi transmitido pela rádio a da Columbia Broadcast System e foi dirigido e narrado pelo ator e futuro cineasta Orson Welles e foi um episódio de uma adaptação do romance “A Guerra dos Mundos” que foi um romance escrito por H. G. Wells em 1898 e estes detalhes eu obtive, irmãos, da Wikipedia.

E esse programa de rádio ficou famoso por supostamente causar pânico em massa embora as causas do pânico sejam contestadas.

O programa de 1 hora começou com a música do tema desse programa e o anúncio do espetáculo dessa noite era uma adaptação dramática digamos assim dessa novela e desse romance “A Guerra dos Mundos.”

Isso foi seguido por um prólogo lido por Orson Welles que disse que isso era estritamente baseado na abertura do romance de H. G. Wells e noutras palavras que não era verdade.

Mas depois na próxima meia hora de transmissão aquele programa foi apresentado com uma certa música e geralmente esse programa não tinha anúncios e não era interrompido mas conforme o programa avançava foi interrompido por uma, digamos assim: notícia urgente!

“Estamos a interromper o programa de música e dança para descrever uma série de explosões estranhas no planeta Marte” e depois continua com a música.

E depois foi interrompido de novo por um relato que não tinha nada a ver com o anterior a dizer que “um objeto incomum tinha caído numa fazenda numa área de Nova Jersey em Grovesmille.”

E depois continuou com a música.

E depois houve uma outra interrupção ao vivo dizendo de pessoas a filmar na área de Grovesmille onde estavam policiais e uma multidão de espectadores porque estavam a cerca deste objeto cilíndrico estranho.

Um bocadinho depois foi interrompido de novo a dizer que “marcianos saíram deste objeto cilíndrico e estavam atacando e usando um raio de calor” e imediatamente começou a causar um pânico no local.

Isso foi seguido por uma série de interrupções cada vez mais alarmantes detalhando uma invasão alienígena devastadora que estava a ocorrer nos Estados Unidos e também em outros locais a volta do mundo culminando com um relato ao vivo descrevendo máquinas de guerra gigantescas lançando nuvens de fumaça danosa pela cidade de Nova York.

Depois de um breve intervalo o programa pára para um formato de rádio drama mais convencional e segue um sobrevivente que lida com as consequências da invasão e finalmente descobrindo que os marcianos foram derrotados não por seres humanos mas por micróbios.

Queridos irmãos esta ilusão do realismo foi reforçada nesse programa de rádio e aí as pessoas começaram a entender o poder da mídia de manipular as pessoas em massa.

Queridos irmãos vivemos num período na nossa sociedade em que estão a haver crises principalmente do coronavírus mas também vemos notícias pela mídia, internet e por outras e algumas verdade, e outras só um bocadinho verdade, de opiniões, o que assim estão a mudar os sentimentos das pessoas e que estão a manipular as pessoas.

Mas vejemos as profecias que Jesus Cristo deu e hoje vamos ler em LC 21 e vamos começar no v. 5 e vamos ler só alguns trechos e este é um paralelo a MT 24 mas estamos a ler hoje LC 21 e diz: “falavam alguns a respeito do templo como estava ordenado pelas belas pedras e então disse Jesus: vede estas coisas? Dias virão que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada e perguntaram: mestre, quando sucederá isto? E que sinal haverá de quando estas coisas estiverem para se cumprir? Respondeu Jesus Cristo: vede que não sejais enganados”.

Queridos irmãos estamos numa idade que vemos que a mídia pode nos enganar e não só ideias de religiões enganadoras, mas cuidado, que há muitas coisas que estão a enganar as pessoas, cuidado.

Mas está a falar particularmente aqui de serem enganados, de quem é Cristo e da vinda de Cristo e diz assim: “porque muitos virão em meu nome dizendo: sou Eu!”.

Mas queridos irmãos estão a enganar nisto e em outras coisas e é o que está a acontecer hoje em dia.

“estão a dizer: chegou a hora”; é como as pessoas estão a dizer: olha isto é o fim do mundo”.

“não os sigas”; não acredites neles.

“quando ouvires falar de guerras (v. 9) e revoluções não vos assusteis”; sim, queridos irmãos quando estamos no meio destas coisas, sim, ficamos assustados mas precisamos de ter o conhecimento abrangente da grande gravura do que se vai passar.”

“pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas”; é necessário que aconteçam primeiro essas coisas”.

“mas o fim não será logo”; eu dei um sermão semanas atrás que demonstrou como muitas coisas ainda estão para acontecer proféticas mas isto diz aqui: as coisas estão a aumentar e como diz em MT 24: o princípio das dores e agora que isto aumentou as dores vão aumentar.

E por isso lhes disse assim: “se levantará nação contra nação, reino contra reino, haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares”.

Irmãos isto vai causar estes problemas e vão causar esta situação de crises e grandes dificuldades econômicas no mundo, vai causar falta de comida, e estamos a ver que isto é o princípio das dores.

“cosas espantosas e grandes sinais no céu antes, porém de todas estas coisas lançarão mão de vós e os perseguirão”; antes disso cristãos vão ser perseguidos entregando-os as sinagogas, isto é, as igrejas, aos grupos de líderes.

“e aos cárceres levando-os à presença de reis e governadores por causado meu Nome (Jesus Cristo) e isto vos acontecerá para que deis testemunho, assentai, pois, em vosso coração de não vos preocupares com o que eis de responder”; porque diz: vou por em vós o que dizer.

E vocês vão ser protegidos e vou pular para o v. 18 diz assim: “contudo não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça”; por isso que diz: não vos assusteis e tenham confiança, tenham esperança e depois diz no v. 19: “é na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma”, ou na ACF ou na ARC diz: “na vossa paciência possuí a vossa alma”.

E este é o título do meu sermão hoje porque realmente a nossa paciência durante estas crises que estão a começar com o coronavírus que é o começo das dores.

Sabemos que alma quer dizer nossa vida enquanto estamos a viver somos uma alma vivente e quando estamos mortos paramos de o ser uma alma vivente estamos mortos mas “possuí a vossa alma” está aqui com o significado de possuir a nossa vida eterna.

Através da nossa paciência e da nossa perseverança vamos alcançar a vida eterna e por isso é tão importante entendermos o que quer dizer a nossa paciência, a nossa perseverança e como lidarmos nessas situações.

Vejam por ex. aqui em AP 14:12 aqui está a falar das dificuldades que vão acontecer e que vai haver esta besta e esta imagem e que vão causar as pessoas sofrimento mas diz aqui no v. 12: “aqui está a perseverança dos santos”; aqui está a paciência dos santos. E em grego é a mesma palavra, hupamonei, paciência, perseverança dos santos, na vossa paciência possuí a vossa alma, a vossa perseverança possuí a vossa alma.

Diz aqui: na vossa perseverança e na paciência dos santos – e quem são os santos? Os que guardam os mandamentos de Deus e a fé DE Jesus.

Queridos irmãos precisamos de guardar o sábado, precisamos de guardar os dias santos e estes são elementos básicos que nos são como âncoras e nos ancoram na verdade e além disso precisamos ver o exemplo da fé DE Cristo para nós termos fé como Ele teve quando viveu na terra e como Ele tem completa fidelidade, fé no Pai e o PAI Nele e nós precisamos de ter fé Neles, de fé em fé.

E por isso estes pontos são extremamente importantes e são como âncoras e são como bases para perseverarmos e para termos paciência até ao fim mantendo e guardando os mandamentos de Deus que inclui o Sábado e Os Dias Santos de Deus e também mantendo e seguindo o exemplo da fé DE Cristo.

Queridos irmãos olhamos para Cristo e para o Seu exemplo e por isso devemos de segui-Lo como Ele diz: sigam-Me.

O cristão maduro, queridos irmãos, o cristão que está num desenvolvimento espiritual e no equilíbrio emocional vai ter esta perseverança e por isso como lemos em LC 21: 9 diz: “não vos assusteis pois o fim não será logo, isto é o princípio das dores como lemos em MT 24:8”.

O que é que está aqui a dizer irmãos? É que isto é só o começo e outras coisas virão e que vão ser ainda piores e não digo isto com alegria irmãos mas diz: tenham paciência e perseverança; e profecias estão sendo cumpridas e vão aumentar com maior, e maior e mais frequente intensidade como as dores de parto vão aumentando e crescendo de intensidade.

Ora certas pessoas e cristãos já pessoas dizem: olha o que eu quero é ter um recanto agradável e aconchegante, eu quero um lugar seguro para proteger as crianças e família e para tudo estar quietinho e tudo em paz, eu só não quero nenhum drama na minha vida.

Queridos irmãos infelizmente não há nada que possamos fazer para suprir ou evitar estes acontecimentos futuros pois estão profetizados, sim, queridos irmãos nós estamos neste mundo e não escolhemos esta situação, nós não o fizemos, nós não o adotamos mas estamos no mundo mas não somos do mundo, não somos cidadãos deste mundo mas somos cidadãos de um mundo diferente do vindouro Reino de Deus e somos embaixadores de Cristo.

E por isso temos que abordar esta situação como, digamos assim, como passageiros neste mundo temporário e como peregrinos neste mundo temporário.

Ora, as coisas não são fáceis e por isso é compreensível que todos nós estejamos mais cedo ou mais tarde com uma certa ansiedade e com certo pânico, talvez.

Por ex. vocês veem a estória de Moisés por 40 anos ele esteve com os israelitas rebeldes e chegou ao fim de 40 anos não aguentou mais e feriu a rocha quando não devia ter ferido porque devia ter falado.

Então Deus não o deixou entrar na terra prometida nessa vida física dele, sim, vai entrar na terra prometida quando ressuscitar mas não durante a sua vida física.

Vejam o exemplo de Elias em 1 RS 18 e vemos aí que Elias começando no v. 20 que vê-se aqui que Acabe mandou mensageiros a Israel e juntou os profetas no monte Carmelo com uma vista para o porto de Haifa e vendo o Mediterrâneo por aí abaixo uma posição muito predominante e hoje em dia talvez a terceira maior cidade nessa região da nação de Israel e então estava aí o profeta Elas debaixo de uma grande perseguição e ele como sabemos chamou o povo e chamou esses falsos profetas e como sabemos teve uma grande vitória  em que Deus provou que Elias era um verdadeiro profeta e esses falsos profetas morreram.

Mas você imagine estar nessa situação essas pessoas todas era uma situação muito estresse e depois vemos que ele estava esgotado e depois foi perseguido e que fugiu e vemos em 1 RS 19 vemos a partir do v. 13 diz assim: “ouvindo Elias enrolou em seu rosto o seu manto e pôs-se a entrada da caverna e depois Deus disse assim: o que fazes aqui Elias? E respondeu Elias: estou cansado e não quero mais esta vida e estou estourado não quero mais”; vê-se aqui uma situação de ansiedade muito grande por parte dele e estava praticamente a desejar: olha não quero viver mais e esta pressão basta é demais para mim.

E aqui vê-se um desequilíbrio espiritual porque um mês antes estava no cume de grande sucesso e alegria e um mês depois está aqui na profundidade de tristeza e de dificuldades emocionais mas estava desencorajado e então Deus lhe disse: olha Elias tira isso da tua cabeça porque tem trabalho para tu fazeres e há uma obra que tens de continuar a fazeres.

E por isso vê-se fieis de Deus, pessoas que, digamos assim, pilares da fé que também tiveram dificuldades e tiveram ansiedade e por isso se você ou eu tem ansiedade não é nada para ficar envergonhado mas precisamos de vencer isso.

Veja por ex. Davi estava continuamente a fugir de Saul e houve uma ocasião que procurou a proteção dos filisteus e imagine que ele estava na proteção dos filisteus enquanto os filisteus eram inimigos.

E houve uma situação que os filisteus iam lutar contra Israel e que graças a Deus ele foi protegido dessa situação porque ele deve de ter visto, digamos assim, entre a espada e a parede e Deus foi misericordioso com ele.

Mas por ex. a estória dos discípulos todos eles negaram a Cristo à última hora e vocês sabem que Pedro O negou 3 vezes antes que o galo cantasse e por isso na Bíblia queridos irmãos várias pessoas encontram-se em situações de ansiedade ou mesmo pânico e nós, você e eu, somos seres humanos e por isso somos sujeitos as mesmas emoções e Deus tem compaixão para consigo e para comigo e para conosco.

E por isso conforme estejamos no nosso desenvolvimento emocional vamos estar a níveis diferentes de estresse, sim, alguns tem dificuldade por ex. não tem emprego, não tem comida, as pessoas perderam o emprego ou outras pessoas na família estão doentes e o estresse é grande e acontece que as pessoas ficam irritáveis, as pessoas não conseguem dormir e se tornam debaixo de depressão e deprimidas e tem ansiedade.

Ora o que podemos fazer irmãos? O que é que você e eu podemos fazer irmãos? Ora em primeiro lugar precisamos de tomar conta das coisas físicas, da situação física da nossa saúde fisicamente, da nossa saúde mental, da nossa saúde emocional e espiritual.

Fisicamente por ex. precisamos de fazer exercícios e precisamos de comer alimentos adequados conforme temos possibilidades, precisamos tentar dormir e quando há estas dificuldades devemos respirar fundo e acalmar os nervos.

Mentalmente e emocionalmente temos que apoiar uns aos outros e temos que estar em contato com umas pessoas e outras, temos que telefonar a eles, contactar aqueles que vivem sozinhos, a falar com a família, contactar pessoas durante a semana talvez você tenha uma rotina que esteja a telefonar a certas pessoas todas as semanas ou semanalmente.

Precisamos de começar a pensar nos outros e não só de nós, precisamos de ter estas pequenas gentilezas para com os outros a encorajar as outras pessoas e isto é importante para a nossa saúde emocional, precisamos de dar um passo para trás e o que isso quer dizer? Quando as coisas estão assim numa grande crise vale mais dar um passo para trás e dizer: calma, pensa bem, estão a entender? Descansa um pouco e relaxa e talvez não responder logo e respirar profundamente.

E também depois possamos ter um senso de humor e humor dentro do que é possível, ouvir boa música, talvez ler mais mas coisas boas e não cosas de desastre, crimes e guerras.

E nunca se esqueça não esteja a pensar e a focar no negativo principalmente precisamos de ter cuidado com o que sai da nossa boca porque as nossas palavras precisam de ser positivas e encorajadoras para as outras pessoas com quem estamos a falar.

Queridos irmãos isto são cosas que podemos fazer mas espiritualmente por outro lado tal como mentalmente temos que manter contato com pessoas e emocionalmente; espiritualmente devemos ter contato com Deus por orações e estudo bíblico.

Vejam aqui em 2 TM 1:7: “porque Deus não nos tem dado um espírito de temor e covardia mas de poder e amor e de moderação”; um equilíbrio mental, o amor, não é ter medo, não é ter temor mas é estar perto de Deus.

Ora queridos irmãos não podemos relaxar esta situação.

Queridos irmãos se há uma quebra no nosso relacionamento com Deus e se não está tão bom como estava “quem é que se moveu?” Não foi Deus e sim fomos nós!

E por isso precisamos de diariamente de nos renovar com o contato com Deus através do estudo bíblico, de orações e ocasionalmente através de jejum e também meditar acerca do que estudamos e aprendemos.

Vejam em 2 CO 4:16-18: “por isso não desanimamos, pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior esteja a corromper, mesmo que haja estes problemas a volta de nós esteja a destruir-nos e a destruir as coisas a nossa volta o nosso homem interior precisa se renovar de dia em dia”.

Precisamos de estar perto de Deus! Precisamos de nos renovar diariamente.

Queridos irmãos este foi o problema de Elias que estava a fugir por um mês e nesse mês não estivesse assim tão perto de Deus e por isso ficou desencorajado.

Queridos irmãos precisamos de estar perto de Deus para não desanimarmos e Elias desanimou-se aqui,

Diz assim no v. 17: “porque a nossa leve e momentânea tribulação”.

Queridos irmãos as nossas dificuldades que sim estão a crescer e são graves a Bíblia diz: que é leve e momentânea; sim, isto vai ser por uns anos e depois passa.

Não estamos animados de ver esta tribulação, não! Mas isto vai produzir para nós eterno peso de glória.

Queridos irmãos temos que ver que esta perseverança e paciência vai produzir para nós eterno peso de glória acima de toda a comparação e que não é comparável a nada.

“não atentando nós nas coisas que se veem”; queridos irmãos não estamos de tomar atenção a estas coisas a ver as dificuldades físicas e que são reais mas não as que se veem.

“porque as que se veem são temporais mas as que não se veem são eternas”, precisamos de estar perto de Deus e precisamos de ter a mesma fé em Cristo como a fé DE Cristo e seguir e imitá-lo de fé em fé.

Como lemos queridos irmãos em LC 21:19 lemos que na vossa paciência possuí a vossa alma.

A palavra paciência ou a palavra perseverança aqui é uma palavra bem escolhida que vem do grego hupamonei que é uma palavra conjunta, quer dizer, que são duas palavras postas juntas, composta, e uma é hupa que quer dizer debaixo ou sobre ou carregar um certo peso nos nossos ombros e o outro é monei que quer dizer manter firme debaixo de condições.

E por isso o dicionário de palavras Strong de palavras gregas e hebraicas diz que hupamone é uma firmeza, constância e resistência.

Diz no NT que a característica de um homem que não é desviado de seu propósito deliberado e a sua lealdade a fé e piedade mesmo pelas maiores provações e sofrimentos.

Quer dizer, hupamone, esta paciência e perseverança é característica de uma pessoa que não se vai desviar de ser leal a fé e piedade mesmo debaixo de grandes dificuldades e provações.

Isto é pacientemente e firmemente e por isso que é perseverança e paciência.

É uma perseverança e paciência, é uma capacidade de suportar, de ter uma firmeza, de ter uma constância, a capacidade de aguentar, de esperar, de suportar, de durar, de aturar e não é uma apatia, não é uma falta de interesse, não é uma preguicite emocional, não é uma indiferença mas é esperar em fé pela determinação de Deus e Ele vai resolver o problema esperar que Ele resolva e esta é a perseverança ou paciência dos santos daqueles que guardam os mandamentos e que seguem e tentam imitar e seguir Cristo na fé DE Cristo.

Queridos irmãos é uma atitude que precisamos de ter muito importante no tempo do fim e por isso aqueles que estão a citar esta hupamone e estão a exercitar esta paciência e perseverança são aqueles que estão a fortalecer o espírito e que estão a acalmar o temperamento mesmo debaixo de dificuldades e que estão a controlar a ira, que estão a extinguir a inveja, são aqueles que estão a vencer sobre o orgulho, são aqueles que estão a controlar a língua.

Porque debaixo destas pressões todas é fácil de ter inveja de outras pessoas melhores, é fácil de ficar zangado e ter zangas com outras pessoas, é fácil de ser orgulhoso, é fácil de não controlar a língua.

Por isso vejam comigo faz favor irmãos em TG 1:2-4: “meus irmãos tendem por motivo de toda a alegria o passares por várias provações”; por que? Porque vimos a pouco que vamos ter este peso de glória que vai ser o fruto disto e sem estas provações, testes e dificuldades quando nós o suportamos e quando nós o aguentamos e quando nós duramos e quando nós mantemos fieis até ao fim vai ter uma recompensa e um galardão.

Continuando a ler: “ter o motivo de alegria por passares por provações sabendo que a provação da vossa fé uma vez confirmada produz hupamone, produz perseverança, produz paciência”; quando você e eu mantemos fieis debaixo de provação e destes testes estamos a desenvolver este caráter de Deus.

Por isso irmãos estou a tentar encorajar a vocês para evitarem tanto quanto possível não usarem drogas, medicamentos contra a ansiedade e por que? Porque tem complicações de saúde muito graves e nós com a ajuda do Espírito Santo conforme possamos devemos usar estes pontos que eu mencionei físicos, mentais, emocionais, espirituais como eu mencionei fazer exercícios, controlar os pensamentos, estar em contato com pessoas, pensar em coisas positivas, respirar profundo, afastar-se da situação por um pouco e acalmar e precisamos de ter isto, sim, se de fato existe um desequilíbrio químico não estou a dizer que não vá ao médico, não se trata disso mas muitas vezes os médicos dão estes medicamentos assim rápido, ou seja, olha eu estou com ansiedade e então o médico diz: olha toma este medicamento.

Queridos irmos primeiro desenvolvam e cresçam nesta paciência e perseverança hupamonei de desenvolver este caráter de Deus e isto é o que Deus quer que nós tenhamos e Ele disse: que nunca nos colocará dificuldades maiores que nós não possamos suportar e é uma promessa que Ele fez e faz.

E por isso queridos irmãos vejam no v. 4: “ora a perseverança é tão completa e deve ter uma obra perfeita” como diz na ACF: “a perseverança, a hupamonei esta paciência deve ter uma obra perfeita para que sejais perfeitos e íntegros e nada deficientes”.

Queridos irmãos devemos de nos esforçar tanto quanto possível de fazer a nossa parte e pedir a Deus esta ajuda.

Precisamos de perseverar até o fim e é a nossa decisão, precisamos de ter paciência, de perseverar até ao fim e precisamos de ser fieis até ao fim.

Como é que respondemos a estas nossas dificuldades e experiências? Primeiro precisamos de ter uma gravura grande e ter a grande perspectiva, sim, precisamos de entender que Deus está sempre no controle e Deus tem um plano e Ele sabe melhor o que permite, Deus permite isto ou aquilo acontecer porque Ele sabe melhor e Ele nos livrará desta situação.

Veja em AP 3:10 diz assim: “porque guardastes a palavra da minha perseverança”; de minha paciência, de minha hupamonei; “também Eu te guardarei da hora da provação (isto é, da grande tribulação) que há de vir sobre o mundo inteiro para provar (experimentar) os que habitam sobre a terra”.

Sim, porque Deus é misericordioso e Deus está a permitir que as pessoas se arrependam e está a dar tempo as pessoas para se arrependerem.

Como descrevemos esta situação da Guerra dos Mundos de Orson Welles a mídia está a nos injetar ideias negativas continuamente e está a nos injetar sentimentos políticos a dizer: olha a culpa é desta pessoa ou culpa da outra pessoa.

Queridos irmãos Jesus Cristo disse: cuidado ninguém vos engane, sim, Jesus Cristo estava a falar num contexto de nos enganarem de modo espiritual mas queridos irmãos estas pessoas vão enganando em tudo e principalmente estão a enganar acerca de várias acusações de quem é a culpa disto ou culpa daquilo e muitos irmãos estão a se envolver politicamente e estão a se envolver em acusações contra esta pessoa e queridos irmãos aquele que nos está a enganar e iludir é satanás e ele é o culpado não é o homem, isto tudo, sim, é um plano e diabólico mas não é de homem e não é de uma nação ou desta nação ou daquela ou estão a fazer isto ou aquilo.

Queridos irmãos é do diabo e ele é que está a controlar a estas coisas, a ira do diabo vai cair na terra brevemente e por isso precisamos de ter cuidado para não estarmos a ser enganados e iludidos porque ilusão vem de satanás.

E por isso precisamos de ter uma decisão de que não vamos ter pensamentos negativos contra outras pessoas ou partidos políticos e seja o que for! Evitar essa politiquice.

Vejam aqui em FP 4 vamos começar a ler do v. 4: “alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos sempre”, debaixo desta dificuldade do coronavírus diz: alegrai-vos sempre.

“seja a vossa moderação conhecida de todos os homens”; quer dizer não estejam a dizer: olha, isto é, culpa desta pessoa, não tenham um desequilíbrio descontrolado uma coisa que é fora do normal, tenham equilíbrio e moderação, um domínio próprio.

“porque perto está o Senhor”; a vinda de Cristo está perto irmãos e esta é a nossa esperança e graças a Deus Ele virá.

V. 6: “não andeis ansiosos de coisa alguma”; notem bem: não andeis ansiosos de coisa alguma, alegrai-vos!

“em tudo, porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração e pela súplica com ações de graças”; por isso estejam a pedir a Deus ajuda onde vocês veem que há irmãos que precisam de ajuda, irmãos estão doentes, irmãos que estejam a ser afetados pelo coronavírus, orem por eles, petições, súplicas, orações com ações de graças, sempre dando graças a Deus com gratidão.

E a paz de Deus, então quando você tem essa atitude de oração, pedir a Deus, alegres, não estando ansiosos, tendo esta paz interna, então esta paz de Deus que excede todo o entendimento porque as pessoas não entendem e perguntam: como é que você pode ter paz nestas condições horríveis?

Porque esta paz de Deus excede todo o entendimento e isso guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

“finalmente irmãos tudo o que é verdadeiro”; queridos irmãos há muita mentira aí na internet, coisas e mensagens que as pessoas enviam umas as outras, cuidado, estejam a discernir, cuidado, não se envolvam nisso.

“tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo que é de boa fama se alguma virtude e se algum louvor seja isso o que vocês estejam a pensar, seja isso o que ocupe o vosso pensamento, o que também aprendestes e recebestes e ouvistes e vistes de mim (Paulo)”; as instruções que recebemos das epístolas de Paulo e pelo que ouvimos dele, do que aprendemos dele, pelo que vimos aqui em Paulo.

“e isso praticai e o Deus de paz estará convosco”.

Agora pensem o que aconteceu a Paulo? Não foi apedrejado? Não foi considerado como se estivesse morto? Não foi atacado e castigado por outras pessoas?

Continuando no v. 10 Paulo diz: “alegrei-me sobremaneira no Senhor porque agora uma vez mais renovastes a favor o vosso cuidado o qual também já tinhas antes mas vos faltava oportunidade”; agora já vocês têm oportunidade de encorajar a outros e é o que precisamos de fazer irmãos.

Digo isto disse Paulo e tomem nota, Paulo disse: “não por causa de pobreza porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.

Paulo foi apedrejado irmãos e ele viveu contente nessa situação.

Se você tivesse sido apedrejado você estaria contente nessa situação? Mas aqui está a palavra, o verbo e a ação importante e precisamos de tomar atenção aqui é que Paulo disse: “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”; aprendeu!

Quer dizer que ele não era assim mas aprendeu! E como é que ele aprendeu? Tendo paciência e perseverança, aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação.

Queridos irmãos é o que nós precisamos de aprender; por ex. você está a aprender a perdoar? Quando outros magoam você? Pois sabemos que se vamos perdoar seremos perdoados uns aos outros.

Vejam por ex. aqui em RM 12 está aqui a falar do nosso sacrifício no NT e na Nova Aliança, sim, porque nós não sacrificamos mais animais quando diz: ofereçam um sacrifício isto é o novo sacrifício que oferecemos no NT e quando lemos no AT ofereçam sacrifícios  traduzem isto para isto aqui em RM 12 e este é o sacrifício que devemos oferecer e diz: “rogo-vos pois irmãos pela misericórdia de Deus que apresentai o vosso corpo como sacrifício”; este é o sacrifício que devemos oferecer e quando lemos: olha esta festa vai oferecer um sacrifício o que devemos de oferecer é este de RM 12: “que é um sacrifício vivo, e santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional”; e que é o que vocês devem fazer.

É o que é razoável para vocês fazerem.

“não vos conformeis com este século mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”; temos que mudar! Temos que aprender! Como Paulo aprendeu a estar contente.

“aprender na nossa mente para que experimentais qual seja a boa e agradável perfeita vontade de Deus”; a vontade de Deus é que aprendamos a ser pacientes e perseverar até ao fim.

E depois vejam um bocadinho mais adiante no v. 16: “tendo o mesmo sentimento de uns para com os outros em lugar de seres orgulhosos condessei com o que é humilde”; precisamos de aprender a deixar o orgulho de fora, aprender a ter cuidado com o que sai da língua ou da boca, precisamos de aprender a perdoar, temos que aprender estas coisas; Deus nos está a dar tempo e a nos dar esta oportunidade de melhorarmos.

Esta é uma oportunidade de ouro! Para melhorarmos e sermos melhores pessoas.

“não sejais sábios aos vossos olhos”; não penses que sabes tudo; olha façam isto! Eu sei, cuidado.

“não torneis a ninguém mal por mal esforçai-vos para fazer o bem a todos os homens se possível quando depender de vós tendes paz com todos os homens”; se possível faz tudo quanto podes para ter paz e seres um pacificador com as outras pessoas.

“não vos vingueis a vós mesmos”; não pensem: olha eu vou me vingar, vou fazer uma coisa a ele ou a ela, não!! Perdoa!! Você está a perdoar? Olha ele me fez isto por isso não vou perdoá-lo! Cuidado irmão se você não perdoa estás em água quente, cuidado.

“não vos vingais a vós mesmos amados mas dai lugar a ira”; dá lugar a Deus, a ira de Deus, que Deus seja o juiz, não sou eu ou são vocês, é Deus! A ira de Deus!

“porque está escrito a MIM pertence a vingança”; isso é Deus; “EU é que retribuirei diz o Senhor”; deixa isso nas mãos de Deus mas tu perdoas e perdoas completamente.

“pelo contrário se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isto amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça e não te deixe vencer pelo mal mas vence o mal com o bem”.

Queridos irmãos como lemos aqui não sejam sábios mas sejam humildes, não sejam orgulhosos, pensem como Jesus Cristo se humilhou sendo o VERBO, sendo da forma de Deus que se esvaziou e veio para a forma de homem e sofreu por nós e imagine a ansiedade Dele? E morreu por nós, e por que? Para sermos perdoados.

Queridos irmãos vejam em 1 JO 3;21: “amados se o coração não nos acusar temos confiança diante de Deus”.

Queridos irmãos temos um coração puro? Isso é que é importante ter confiança diante de Deus.

“segue o teu coração e aquilo que pedimos então receberemos”; por que? Porque guardamos os seus mandamentos mas não é só isso é porque também fazemos diante Dele o que é agradável a Deus.

“aquele que guarda os meus mandamentos permanece em Deus”, diz o v. 24 e precisamos de ter este contato com Deus e precisamos de fazer o que é agradável a Ele, precisamos abraçar e embraçar o plano de Deus e a visão de Deus.

Queridos irmãos o medo, a ansiedade, as dúvidas são ciladas de satanás que ele usa para nos iludir e para nos dividir e para nos destruir.

Se não temos paciência ou perseverança agora como é que vamos aguentar quando as coisas ficarem piores?

Queridos irmãos estamos no começo do princípio das dores, estamos no começo das dores e em 2 PE 1:3 tem uma secção muito importante que diz assim: “visto pelo seu divino poder nos tem sido dado todas as coisas que conduzem a vida eterna e a piedade pelo conhecimento completo Daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude pelos quais nos tem sido dadas as suas preciosas e grandes promessas”.

Queridos irmãos nós temos preciosas e grandes promessas que devemos de ter bem vivas na nossa mente.

“por elas sejais coparticipantes da natureza divina”.

Queridos irmãos por causa disto e da ajuda destas possibilidades que recebemos do seu divino poder para vencer temos que coparticipantes desta natureza que é usar o Espírito Santo de Deus para santificação do espírito e para que? Para nós termos a natureza divina.

“livrando-nos das corrupções das paixões que há no mundo por isso mesmo vós reunindo toda a vossa diligência associai com a vossa fé a virtude, com a virtude o conhecimento, com o conhecimento o domínio próprio, e com o domínio próprio a hupamone, a perseverança, a paciência e com esta paciência tornem a por a piedade, isto é, venham a ser como Deus O é e com a piedade de acordo como Deus é vamos ter a fraternidade que é o amor com os irmãos e com a fraternidade o amor para com Deus, o verdadeiro amor”.

Queridos irmãos se todos nós temos isto diz: “com isto e com esta diligência quero viver mais”, diz no v. 10 e vamos confirmar a nossa vocação e nossa profissão, a nossa profissão de sermos cristãos e a nossa chamada para sermos servos e embaixadores de Cristo porquanto procedendo assim não tropeçareis em tempo algum.

Sendo assim não vamos cair e vamos nos manter fieis até ao fim e assim diz assim: “e depois desta maneira será amplamente suprida a entrada no Reino de Deus”; é assim que vamos entrar no Reino de Deus!

Queridos irmãos Deus é paciente, a paciência de Deus é para nós nos arrependermos, RM 2:4, e Deus nos está a dar uma oportunidade para virmos a sermos melhores pessoas, está dando ao mundo a oportunidade de se arrepender e queridos irmãos precisamos de ser pacientes, perseverar, ter esta paciência, suportar esta hupamone, ser cristãos maduros, ter decisões corretas, ter domínio próprio e aplicar esta paciência.

Por que? Para não sermos rejeitados e precisamos de não entrar em pânico irmãos, precisamos de nos manter fieis até ao fim.

Queridos irmãos nós sabemos a muito tempo que isto vai acontecer e que vai haver tempos terríveis mas agora esses tempos terríveis estão à porta e agora precisamos de nos agarrar ao que sabemos que temos de nos agarrar, temos que perseverar, hupamone, temos que aguentar, ter paciência até ao fim!

E assim seremos fieis até ao fim e então sendo fieis até ao fim quando chegarmos ao fim Jesus Cristo depois estará do lado de lá dizendo: “muito bem servo bom e fiel, fostes fiel no pouco sobre muito te colocarei, entra no Reino de Deus!”