Não se destrua a você mesmo

Você está aqui

Não se destrua a você mesmo

Download (Baixar)
MP3 Audio (62.59 MB)

Download (Baixar)

Não se destrua a você mesmo

MP3 Audio (62.59 MB)
×

Neste mundo de dificuldades temos uma inclinação a nos culparmos e assim ficamos desencorajados. Este sermão descreve como o sacrifício de Cristo nos aperfeiçoou se estamos sendo santificados neste Caminho Cristão pela Obra do poder de Deus. Parte dessa santificação é termos amor uns pelos outros. O amor de Deus é uma ação - não simplesmente uma emoção!

Transcrição

Bom dia, boa tarde, queridos irmãos! Aqui é Jorge de Campos.

A mensagem que dei no estudo interativo na Maloca, foi uma mensagem que perguntei aos irmãos: com esta pandemia, qual é a lição espiritual que você aprendeu? Isso foi no estudo interativo, foi muito interessante porque cada pessoa tinha uma lição espiritual diferente mas válida. Por isso eu disse: sua resposta não está errada ou certa. Eu quero saber qual é a lição que você aprendeu. E as respostas variaram desde que viram algumas pessoas a desistir, algumas pessoas a ficarem mornas e se afastarem da verdade ao extremo; e o outro extremo a dizer: foi uma oportunidade para reconhecer que preciso ficar mais próximo de Deus; e outros ao meio.

E depois, no estudo interativo, tomei cada um destes pontos e estudamos um bocadinho mais acerca disto. Mas a conclusão que eu direcionei o estudo foi no seguinte: esta pandemia é um ensaio. Quê quer dizer um ensaio? O que a Bíblia diz “é o princípio das dores.” Quer dizer, quando vierem as dores, vai ser muito pior; e se nós não sabermos como nos manter fiéis debaixo deste princípio de dores, imaginem quando as verdadeiras dores aparecerem…

Por isso, abordei escrituras como Mateus 24: 4-8, onde fala que é o princípio das dores; também diz que haverão muitos enganadores.

Irmãos, hoje em dia, na mídia social, na internet quanta asneira, quanta coisa que parece verdade mas tem um bocadinho de mentira: no facebbok, no instagram e sei lá mais o que é! O problema é que nós pensamos que é verdade e distribuímos isto a outras pessoas e estamos a espalhar mentiras. Se estivêssemos a simplesmente a falar com outras pessoas estaríamos a falar mentira. Chamava-se a isto uma fofoca. Noutras palavras, estamos a dar fofocas pela internet e é o que está a passar e sabemos como a Bíblia fala acerca disso.

Outro ponto que lemos de Mateus 24, abram aí, se faz favor, no versículo 12:

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.

Aqui vemos que o que está a acontecer agora com está mídia social e no mundo, é que as pessoas dizem o que querem dizer e não se importam de dizer o que querem dizer. Caia onde caia, digo. Isto é falta de amor e o amor está a esfriar. Seja debaixo de qualquer desculpa. “olha, por causa da pandemia, fazer isto, usar isto ou não; atuar desta ou daquela maneira; ter esta vacina ou não ter esta vacina” e depois, pessoas começam não directamente mas indirectamente a julgar outras pessoas e é preciso ter muito cuidado. Pois que, através destas fofocas que são enganos, são bocadinho verdade, bocadinho mentira, muita verdade com bocadinho de mentira para parecer verdade e o resultado é que o amor se esfria entre os irmãos na fé não é só no mundo. Nós somos afetados pelo mundo.

Lemos também em Mateus 24 versículo 24, mais adiante:

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Haverá muito engando e está a falar aqui no contexto da religião que vai enganar muitas pessoas. Está a falar aqui no versículo 24 no contexto da religião e basicamente, estamos a criar o ambiente em que as pessoas estão numa disposição, numa posição, estão preparadas, postas numa posição emocional a aceitar coisas erradas – quando estas coisas raras vierem – vão afectar todo mundo. Por isso é que diz: … enganar, se possível, os próprios eleitos. E nós ouvimos no sermonete acerca dos chamados e eleitos vai afectar os próprios eleitos. Mas nem todos. Vai afectar a maioria.

Vejam também em Mateus 7 versículo 15:

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

Estes falsos ministros, que vai começar não só por ministros mas por pessoas, com falsificações em notícias e mais coisas… estão a pré-condicionar a sua mente a aceitar coisas falsas. Então, quando vierem os falsos ministros, que existem muitos hoje em dia, muitas falsas religiões, as pessoas estão pré-condicionadas a receber estas ideias falsas. Mas aí diz: “cuidado, vais conhecê-los pelos frutos.” Temos que analisar os frutos. Temos que ver isso tudo.

Hoje, queridos irmãos, eu quero falar acerca de um ponto e vou, agora, desenvolver o ponto da introdução que eu dei, mas quero dar de uma maneira simples um título deste sermão que  é: NÃO SE DESTRUA A VOCÊ MESMO.

Porque através desses enganos permitimos certas coisas nos afectarem e depois há um grande obstáculo na nossa vida cristã e este obstáculo na vida cristã faz com que nós acabemos por nos auto-destruir. Por isso quero, como conclusão, falar acerca de uma secção das escrituras que as vezes lemos e não entendemos bem e é muito importante. E daí, o propósito deste sermão não é para vos desencorajar mas para vos encorajar. Noutras palavras, repetindo o que acabei de vos dizer, para pôr isto bem claro. Esta situação no mundo está a pré-condicionar as nossas mentes e emoções a sermos levados mas além disso está a pré-condicionar [nós] a criar um ídolo, uma idolatria que é um obstáculo parte dessa idolatria, desse obstáculo, acabamos por destruir a nós próprios. Então, qual é esse ídolo? Esperem um pouco. Hei-de chegar lá.

Mas, para falar acerca deste ídolo, por quê que os israelitas foram expulsos da terra prometida, onde estavam?

Como sabem, primeiro as tribos do norte foram expulsas e cerca de 120/130 anos, ou próximo a isso, os da tribo do sul da casa de Judá, também foram expulsos. Por quê que foram expulsos?

Vejam em Ezequiel 20 versículos 11 até 13:

Dei-lhes os meus estatutos e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.

Deus nos deu as suas leis para o nosso bem. As leis de Deus não são uma maldição, são para o nosso bem. Deus é amor, Deus nos ama e nos deu as suas leis, que basicamente, são dez princípios vitais para termos amor uns para com os outros e com Deus. Simples! São dez rios, ruas ou avenidas principais de amor. E depois diz, no versículo 12:

Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.

Os sábados do Senhor são uma identificação. Eu não temo aqui mas por exemplo: eu não tenho aqui mas eu estava a falar com a senhora que está aqui e ela tem a sua carta de condução que a habilita a conduzir. É simplesmente uma identificação mas é uma identificação importante. É um sinal, é uma identificação … diz aqui “entre mim e eles”. Sim, existem pessoas que dizem “todos os dias para mim são santos”. “Para mim eu guardo todos os dias”. Então, quando o seu patrão, o seu gerente, na sua empresa diz:

Gerente: olha, neste dia (quinta-feira), às 04h00, vou ter uma reunião com o pessoal todo da empresa porque tenho um assunto importante a falar com vocês.

Você: eu não me apetece ir à reunião. Vou quando me apetece todos os dias. Por isso, não vou.

E se na semana seguinte o gerente voltar a dizer:

Gerente: tenho um assunto mais importante. Quero reunir às quintas, as 04h00, com todo o pessoal da empresa porque quero manter esta comunicação e, como gerente, estou a dar tempo para este propósito.

Você: eu vou quando me apetece e, fim de contas, só mesmo vou quando me apetece. Para mim todos os dias não importam.

Você acha que seu gerente vai manter-te na empresa por muito tempo? Eu acho que não. Por isso, Deus nos deu um dia de descanso em que ele [Deus] o santificou. Não foi você, não foi eu; foi Deus que o santificou – que o fez santo e que é para ter um relacionamento especial com ele. Um relacionamento individual e particular com ele. Mas vejam agora no versícuo 13:

Mas a casa de Israel [o reino do norte] se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados. Então, eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.

Eles foram destruídos e mais tarde, essa mesma casa, esses mesmos israelitas foram para o cativeiro. Veja um bocadinho mais adiante no versículo 24:

Porque não executaram os meus juízos, rejeitaram os meus estatutos, profanaram os meus sábados, e os seus olhos se iam após os ídolos de seus pais;

Por quê que foram ao cativeiro? Basicamente por duas razões: idolatria e a quebra do sábado. Ao fim de contas, quebrar o sábado é idolatria porque estão a pôr o tempo que devem dedicar a Deus a outra coisa. Quebrar o sábado é idolatria. Mas aqui está o ídolo, hoje em dia. E eu quero meincionar, que hoje há um ídolo que temos. O ídolo que temos hoje em dia, em certas igrejas e religiões têm imagens e coisas assim, mas, na maioria, no islamismo não tem imagem, sim, mas certos grupos de religiões têm imagens, estátuas e coisas assim, mas outros dizem que não têm; mas o grande ídolo que o mundo tem, hoje em dia, é o EU. Fizeram o ídolo de si próprio. O ídolo EU.

Se alguém me disser isto, não aceito. Nunca me diga isto. Por quê? Se você for humilde … mas a Bíblia diz “se te baterem da esquerda, dá a direita”. É fácil? Não. Mas por quê que as pessoas não aceitam ser humildes? Porque são arrogantes, são soberbas, porque fizeram um ídolo deles próprios. Esta é a grande idolatria do século XXI e estes enganos todos da internet estão a alimentar a ego-idolatria. Eu não podem me dizer isto … tudo isto é mentira… eu é que sei tudo, eu é que tenho o grande conhecimento. Não estou a dizer que não devemos discernir e analisar as coisas com cuidado. Não é isto que estou a dizer. Precisamos de ter cuidado de vencer o ídolo EU.

O que é o ídolo EU? Olha, eu nunca fiz isto. Como é que ele ou ela faz isto? A minha irmã faz isto, meu irmão faz isto. Seja físico ou espiritual. Como é que ela faz isto? Oh, todas as pessoas têm defeito espiritual. Isso simplesmente é uma desculpa. Cuidado! Porque nós tambem temos defeitos, quando nós não somos mansos e misericordiosos temos um problema. Por exemplo: quando Moisés foi-lhe dada as instruções e eles então construíram o tabernáculo e a tenda, a arca e, dentro da arca, as tábuas da lei e ao lado a vara de Arão e mais coisas. Aquele assento era o assento do propiciatório; em inglês é traduzido como o assento da misericórdia. O trono de Deus é o trono da misericórdia. Está claro, a justiça também; mas a Bíblia também nos diz que “a misericórdia triunfa sobre o juízo”. Por isso,  ao que eu chamo a oração modelo, o mundo, hoje em dia, chama o Pai-nosso; diz: “perdoa os nossos pecados como nós perdoamos os outros”. Como é que Deus nos pode perdoar se nós não perdoamos os outros? Por quê? Porque temos que ter misericórdia. Deus é misericordioso. Como é que nós vamos receber perdão se não sabemos perdoar? Ora, vejam aqui em II Timóteo 3 versículo 13 [Estamos aqui a falar acerca do ídolo do EU que é o grande obstáculo no nosso crescimento espiritual.]:

Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

O ponto aqui é o seguinte, queridos irmãos, todos nós sem necessidade, a não ser que tenhamos nos arrependidos, duma maneira, maior ou menor, cometemos pecados. E por isso, todos nós somos perversos e impostores. As pessoas dizem: “eu não sou” aí está o ídolo do EU. Porque não vêm suas próprias falhas.

Enganando tudo bem. Mas sendo enganado? Por que? Não vêm eles próprios por causa do ídolo do EU. Não se vêm o seu próprio pecado. E esta a idolatria de sim mesmo ou de você mesma.

Ora, em Jeremias 17 versículo 9:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

Lemos também em Jeremias 12; Jeremias é um profeta interessante que estava numa situação difícil para ele pessoalmente e ele começou a ficar desencorajado. Irmãos e irmãs, nós vivemos num mundo, temos estas provações e testes; todos nós, mais cedo ou mais tarde, vamos ter certos pontos de desencorajamentos, certos pontos de estarmos deprimidos, tristes, pensativos, incomodados e a mesma coisa aconteceu a Jeremias e veja no seu livro, Jeremias 12, començando no versículo 1:

Justo és, ó Senhor, quando entro contigo num pleito; contudo, falarei contigo dos teus juízos. Por que prospera o caminho dos perversos, e vivem em paz todos os que procedem perfidamente [desonestamente]?

Quantos de vocês não perguntam: eu estou a obedecer as leis de Deus e como é possível haver pessoas que continuam a fazer coisas erradas e quanto mais fazem coisas erradas mais estão a prosperar, ter dinheiro, saúde, e tudo mais… e eu que estou a fazer as coisas bem, sótenho mais problemas. Isto não é justo, Deus! Jeremias teve este pensamento. Versículo 2:

Plantaste-os, e eles deitaram raízes; crescem, dão frutos; têm-te nos lábios, mais longe do coração.

Ó sim! São pesssoas que dizem: aí Jesus, eu te amo, eu te amo Deus mas se vê pelo fruto que não são bons frutos. Certas coisas como: sou cristão – é tudo pela boca fora mas não é do coração. Quantas pessoas é que vemos assim, mas longe do coração? Versículo 3:

Mas tu, ó Senhor, me conheces, tu me vês e provas o que sente o meu coração para contigo [tu sabes o gênero de pessoa que sou, sabes o meu coração e eu não sou deste gênero. Pai quero seguir a ti, quero seguir o caminho e vejo estas pessoas que não te querem e estão a prosperar, estão a ter sucesso na vida. Por que?]. Arranca-os como as ovelhas para o matadouro e destina-os para o dia da matança [está a dizer que “Deus tira essas pessoas que estão a fazer o mal; que estão a ser abençoadas a fazer o mal]. Versículo 4:

Até quando estará de luto a terra, e se secará a erva de todo o campo? Por causa da maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto dizem: Ele não verá o nosso fim.

Quer dizer, estes pecadores dizem: vamos fazer isto mas Deus não vê; porque, embora esteja a fazer as coisas erradas, continuam a ter sucesso, por isso não há juízo, não há justiça. E veja a resposta de Deus, a partir do versículo 5:

Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo?[entendem? Deus é muito inteligente. Tu estás desencorajado com estes ensaios, com esta pandemia; imagina como vais ficar desencorajado quando a grande tribulação vier? Isto é andar a pé; quando as dificuldades de facto vierem, virão à cavalo, figurativamente, vai ser muito pior. Por isso, aprende agora com estas dificuldades, aprende agora a vencer porque vai ser pior. Como eu disse, isto é um ensaio. Isto é um campo de treino para te preparares para quando as coisas forem piores. Se não consegues vencer agora, quando isto, digamos assim, uma coisa pequenina, começo das dores, imagina quando as dores vierem. As senhoras sabem muito bem, o começo das dores é o início do parto, as primeiras dores, vêm e vão, vêm e vão, depois vêm um bocadinho mais fortes e mais depressa; isto é o começo das dores, mas quando o parto de facto acontece, é uma coisa diferente. Se não consegues vencer isto quando vai a pé, imagina quando for à cavalo? Ou noutras palavras: a coisa vai ficar pior. Não quer dizer que será pior por causa de uma outra onda da pandemia, talvez seja, talvez não seja, masi pode ser algo completamente diferente. Vimos o terrorismo, veio, e agora quando viajamos de avião não é como antigamente. Temos que tirar as malas, tirar os cintos, tirar os sapatos, tirar os computadores e essas coisas todas. A vida mudou. Depois, veio o problema das finanças, a crise financeira, e a coisa mudou; daí por diante, começaram a imprimir dinheiro que vai causar inflação, vai causar problemas económicos em toda parte do mundo. Agora com a pandemia, há outras coisas que vão ficar. A vida nunca vai ser da mesma maneira. Não vamos voltar ao normal. Não vai haver normal até a vinda de Cristo. Vai haver outro grande impacto. Não estou a dizer que será outra pandemia, pode ser, mas haverá outro impacto. Uma guerra mundial ou seja o que for. Vai haver coisas terríveis. Por isso, o que temos que fazer? Temos que reconhecer que estamos a ser treinados.] Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?

A Igreja tem duas missões: pregar o evangelho e preparar o povo.  Jesus Cristo disse: vai e faz discípulos e ensina-os a praticar o que eu lhes ensino. Isto é preparar o povo. Fazer discípulos. As pessoas dizem: “eu quero ser pastor!” Jesus Cristo não disse: vai ensinar as pessoas e faze-os pastores. Disse: vai e faz discípulos. Quer dizer, pratica. Muda a tua maneira de viver. O problema, o grande obstáculo que nós temos, é o ídolo do EU. E este obstáculo faz com que nós não vejamos as nossas imperfeiçoes e dizemos: a culpa é do outro. Apontamos o dedo, e sei lá que mais; você fez isso para mim e eu vou fazer isto de volta. Você bate a mim e eu vou bater com mais força; não é a maneira de viver. Por que? Porque temos este ídolo do EU. Você machucou a mim, eu vou machucar a você.

O que Deus está a fazer, sim, ele está a chamar alguns hoje, os outros está a chamar no futuro; pregamos o evangelho como testemunho, como nossa esperança, mas o que Deus está a fazer naqueles em que estão a ser chamados, selecionados; que quer dizer selecionados? Quer dizer eleitos; deixa-me dar outro exemplo breve:

Aqui no Brasil gostam muito de futebol, gostam muito de futebol e muitas pessoas têm a sua equipa, o seu time que é favorito. Pode ser o Botafogo, pode ser o Fluminense, seja o que for; e há um processo de seleção que começa talvez com um número de pessoas, depois chega a quarenta, depois é reduzido até ter o time ou a equipa dos onze. Pode haver uns suplentes, no caso de haver lesões com os escalados. Essa é uma seleção. Esses foram eleitos por essa empresa de desporto, por exemplo, o Botafogo, o Fluminense … para representar o nome dessa equipa. Esses são os selecionados. Igualmente, para a copa do mundo, há muitos jogadores de futebol mas só onze é que vão representar na copa mundial.

Deus está a selecionar a sua equipa. Há muitas boas pessoas, muitos são chamados, mas poucos respondem a esta chamada. E mesmo que respondem, têm que está a aperfeiçoar para serem selecionados, têm que chegar a um certo padrão que Deus determina para fazer parte desta equipa. Por isso, o que Deus está a fazer a nós ou de nós, está-nos a aperfeiçoar. É um processo de aperfeiçoamento. Sim, nunca vamos chegar a perfeição de Deus nesta vida humana. mas quando chegarmos a um certo nível, Deus diz: vejo que o teu coração está certo, estás a pôr Deus primeiro, tudo o que eu quero, que não é só da boca fora, mas é do coração; que não há idolatria, não há este obstáculo EU mas é DEUS.

Vocês lêem em Lucas 14 versículo 26:

Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida [até o próprio EU], não pode ser meu discípulo.

Senão, com a vossa cruz, com os vossos problemas, as vossas dificuldades e continuar a vencer, por isso é que diz: “contem o preço, contem o custo”, porque não é só que têm que amar Deus mais que seu pai, sua mãe, sua esposa … mas mais que sua própria vida, mais que o ídolo EU.

Por isso, Deus está a trabalhar com o nosso coração. Por isso diz, na nova aliança, que eu vou dar o Espírito Santo de Deus a ti para escrever as minhas leis na tua mente e no teu coração. É o que Deus está a trabalhar em nós. Porque no antigo testamento as leis foram escritas não nas mentes e corações dos israelitas mas escritas em tábuas de pedras para pôr na parede ou seja o que for. Era para pôr na arca mas simbolicamente era para pôr nas paredes, escreve aqui, ande com estas coisas; ao fim deste período, Deus disse: quebraram a aliança. Não é porque a lei não era boa mas porque não obedeceram a lei. Os seus corações estavam incorrectos. No dia de pentecostes, Deus nos ofereceu, simbolicamente, a lei não em tábuas de pedras mas em nossos corações através da recepção do Espírito Santo de Deus aquando do baptismo e imposição de mãos.

Deus está a trabalhar, está a modificar o nosso coração e a nossa mente. Noutras palavras: está a mudar o velho eu, este ídolo do EU para um novo eu. Isto é o que Deus está a fazer. Ora, para fazer isto, Deus precisa de ter muita misericórdia para conosco. Por que? Porque leva tempo. Você e eu não mudamos do velho EU para o novo eu como se fosse um interruptor. Agora já estou no caminho novo. Não! Demora anos. Demora a vida inteira.

O problema é o seguinte: eu vejo os problemas de você, daquele, e mais; você vê os meus problemas e dizes: você tem esse erro e por que você não muda? Por que você é cristão e continua a fazer estas coisas? Mas, por quê que a outra pessoa não vê? Porque o coração é enganoso. É como se fosse algo que vem aí deste canto do olho que vocênão repara. Por exemplo, você está a guiar e você tem que ajustar o espelho de maneira a ver, porque há um certo ângulo – ângulo morto, que quando outro carro vem, você não vê; daí teres de ajustar o espelho neste ponto que você não pode ver. Mesmo com o nosso coração. Você não repara os erros. Se seu marido, sua esposa, seus filhos vêm erros  nos outros e quanto mais perto estão, mais vêm erros. E quando há problemas na família e tudo mais, vêm estes erros e querem mudar a outra pessoa. Mas ninguém pode mudar a outra pessoa. O único que faz a outra pessoa convicta não é sua palestra, seus sermões … posso dar sermões e sermões, e sermões e mais sermões, é como se entrasse nesta parte do ouvido e saísse noutra parte, esquecendo-se de tudo e nada tenha mudado.

Então, o quê que muda? Quando estudamos a palavra de Deus, com a ajuda do Espírito Santo, esta palavra é escrita no nosso coração e na nossa mente. O que nos faz convictos é o Espírito de Deus e a palavra de Deus. Não é o sermão do ministros, não é a palestra do marido, a palestra da esposa, não é a palestra dos pais aos filhos, ou vice-versa, mas é através da oração – nós pedirmos a Deus para abrir os olhos da outra pessoa na sua misericórdia e pedir a Deus para essa pessoa ver esse coração que está enganoso. Aí está a razão de eu estar a dizer que o propiciatório, o trono de Deus, é o trono da misericórdia. E aí está o que Jesus Cristo fez por nós.

Agora, quero que abram as vossas Bíblias, se faz favor, em Hebreus capítulo 10. Porque aqui está um pouco extremamente importante que eu quero sublinhar e quero chegar aquela escrita, aquela secção do versículo que eu mencionei, que as vezes lemos, e não entendemos. E para pormos em contexto, vou começar a descrever um pouco acerca do contexto de Hebreus. O contexto de Hebreus está a mostrar que Jesus Cristo é muito maior que os anjos, a começar no capítulo 1, agora recebemos a mensagem or Jesus Cristo. Como? Pela palavra. Porque diz que ele é o Criador, é o nosso Salvador e ele é muito mais que os anjos.

Quando as pessoas vêm a mim, dizem: “olha, Deus falou a mim por visão” e eu olho em Hebreus e diz que “hoje em dia, Deus não fala por visões mas fala por Jesus Cristo pelo testemunho que está aqui na Bíblia”. Pois, você está a mentir porque essa visão não é de Deus. Está claro que não digo a essa pessoa directamente mas é basicamente o que está escrito. Precisamos ter cuidado quando as pessoas dizem: eu tenho uma visão. Cuidado! Deus fala a nós. Como? Atravessa a nossa consciência, temos uns pensamentos: “faça isso, precisas ter cuidado, ou ideias similar”. Não é que estejamos a ouvir uma voz, a ver e dizer: estive no trono de Deus. Não! Isso não é. Hoje em dia, Deus fala através de seu Filho Jesus Cristo e na Bíblia há suficiente informação para sabermos o propósito de Deus e seguir. Por isso, continuando acerca do contexto, Paulo, eu acredito que foi Paulo que escreveu aos Hebreus, ele é que tem este entendimento, digamos assim, é o discurso de Paulo aos judeus naquela altura a dizer, é minha opinião, a palestra, o discurso, o desenvolvimento do raciocínio de Paulo a provar aos judeus que Cristo é o Messias. Isso é o que temos no livro aos hebreus. Quantas vezes é que lemos que Paulo convenceu a eles por muito tempo quem era o Cristo. Paulo estava a dizer e está no livro de Hebreus. Lendo isso em contexto, está a dizer que Cristo é muito maior. Depois fala que Cristo é o Sumo Sacerdote da ordem de Melquisedeque, não da ordem dos levitas; depois está a falar acerca dos sacrifícios, das leis cerimoniais, que apontavam, ao fim de contas, o verdadeiro sacrifício que é Jesus Cristo; debaixo desse contexto, chegamos ao capítulo 10 e diz assim no versículo 1:

Ora, visto que a lei [não é a lei dos dez mandamentos mas a lei dos sacrifícios] tem sombra dos bens vindouros [a antiga aliança tinha simplesmente a sombra de uma aliança com novas promessas baseadas no sacrifício de Jesus Cristo], não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.

Sim, a lei dos sacrifícios – ofereciam cordeiros, bodes, touros; ofereciam isso diariamente, ofereciam mensalmente, ofereciam isso anualmente, nos dias santos e isso tudo; por que? Porque não tinham nada feito perfeito e tinham que repetir. Versículo 2:

Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos [de facto se esses sacrifícios tivessem resolvido o problema, não era preciso continuar a sacrificar. Veja o versículo 4, abaixo], porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados?

Porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.

É impossível! Impossível! Ponto final.

Por isso então, está aqui a dizer que um corpo foi dado, ao Verbo que se esvaziou, foi dado um corpo, o corpo de Cristo, ele então se ofereceu por nós e diz assim: eu estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade, esse é Jesus Cristo, lê-se no versículo 9, e mais adiante no versículo 14:

Porque, com uma única oferta [uma única oferta do seu corpo físico], aperfeiçoou para sempre [essa é a palavra-chave que eu mencionei no início do sermão que as vezes não entendemos. Com uma só oferta, Jesus Cristo, aprefeiçoou para sempre] quantos estão sendo santificados.

O que quer dizer, aperfeiçoou, quer dizer, aperfeiçoará?, quer dizer, aperfeiçoou! Passado, não futuro.

Você e eu, nós, estamos aperfeiçoados. Não é possível! Temos tantos erros. Perante Deus, estamos justificados, pelo sacrifício de Cristo, pelo sangue de Cristo; estamos aperfeiçoados desde que estejamos sendo santifcados; desde que tenhamos aquele coração aberto a aprender humildemente, que não temos aquele obstáculo do ídolo do EU, mas tenhamos o coração aberto a dizer: PAI, A TUA VONTADE E NÃO A MINHA. E se temos esse coração, se temos esta atitude, o futuro para Deus já aconteceu. Não é que tenha acontecido. Mas para Deus, já aconteceu. Por que? Porque o sacrifício de Jesus Cristo já pagou. Estamos aperfeiçoados.

Por isso, eu intitulei este sermão «não se destrua a você mesmo». Por que? Porque todos nós temos pecados. Ó eu sou terrível, eu tenho esse problema, eu, eu, eu … como é que eu vou ser ou estar no reino de Deus? Impossível! Deus está a dizer: já o aperfeiçoei para sempre mas você está a negar a Deus quando está a dizer: é impossível estar no reino de Deus porque eu estou com esses problemas todos. Deus disse: você já está aperfeiçoado para sempre. Isso quer dizer que agora posso sair por aí e desobedecer as leis de Deus? Não! Porque diz: quantos estão sendo [presente contínuo] santificados. Quer dizer que, desde que o meu coração e o teu coração, esteja certo e esteja a andar no caminho sendo santificado.

Queridos irmãos, eu acho que este versículo é muito importante entendermos, e talvez, seja um versículo que tenhamos lido por cima e não tenhamos meditado e entendido o pleno significado do que está aqui a dizer. Por que o que se passa, é que nós temos esta maneira de facilmente dizer as coisas: olha, eu nunca virei a ser porque tenho estes problemas, essas dificuldades e eu nunca virei a ser como Jesus Cristo é. Mas se estamos a ser aperfeiçoados, estamos naquele caminho, como o coração correcto, com Deus a trabalhar através do Espírito Santo a escrever as suas leis nos nossos corações, estamos sendo aperfeiçoados e nos olhos de Deus, já nos aperfeiçoou para sempre. Eu acho que isto é profundo, eu acho que isto é algo que merece grande meditação e estudo. Grande meditação. Porque, primeiro, temos que tirar este obstáculo que é o ídolo do EU. Sim! Porque se tenho o ídolo do EU, O MEU CORAÇÃO NÃO ESTÁ CERTO. O meu coração está longe do que necessita ser. O ídolo do EU é basicamente a arrogância, a soberba, a falta de humildade. Ó! Eu não tenho problema nenhum, eu não sou uma pessoa soberba. Como o coração é enganoso! Depois, temos de dizer: não é minha vontade mas do Pai. Se nós dizemos, todo dia, seguir Cristo é mais importante que minha própria vida, se estou a amar a Deus mais do que a minha própria vida, estou pronto a dar a minha vida a Deus, quer dizer que eu dou o meu tempo – ajudando e fazendo o que a minha esposa quer ou ajudando em casa, ou fazendo o que os outros querem que eu faça, embra seja um sacrifício; porque isto é o sacrifício que temos de fazer; é o sacrifício vivente (Romanos 12:1-2), que é um sacrifício que é agradável a Deus.

Queridos irmãos, vejam em I Pedro capítulo 1 versículo2:

Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai [somos eleitos, segundo a grande sabedoria de Deus], [através de que?] em santificação [Lembram-se do que lemos em Hebreus 10:14?] do Espírito [é a obra do Espírito de Deus, desta essência em nós que nos está a mudar, a transformar, a escrever as leis de Deus no nosso coração. Está a depositar o amor. O amor não quer dizer, ser meloso, dócil, uh, eu amo-te muito! Uh, você é tão boa! Aí Jesus, como eu amo você! Isso é mel, pegajoso! O verdadeiro amor de Deus, amor é sacrifício, é acção. Jesus Cristo nos amou e deu a sua vida por nós. Esse amor é sacrifício, é fechar a boca e morder a língua quando apetece dizer qualquer coisa, porque isso é sacrifício. Porque esta língua … por que há guerra entre vós … porque esta língua que é um fogo. Morda a língua, fecha a boca. Acções! Isto é amor. Quando pessoas fazem coisas erradas a você e você rangendo os dentes, calma Jorge, calma Jorge! Não diga isto, acalma-te! Isso é amor. Não estou a falar de ser meloso e pegajoso mas estou a falar de sacrifício, de dar a sua vida por outros. Sacrificar, dar a outra cara. Isso é amor, isso é ser pacificador! É fácil? Não. Mas é o Espírito de Deus durante a nossa vida estamos a ser santificados. Por isso é que diz: chamados, eleitos e fiéis até ao fim neste processo de santificação que começa após a recepção do Espírito Santo], para [para que?] a obediência [obedecer ao que? Obedecer a lei de Deus. O que é a lei de Deus? É amor. Não é ser pegajoso, não é ser meloso, mas é ser um sacrifício; amor não é simplesmente uma emoção, mas amor é uma acção. É diferente. Amor não é emoção quando estamos a falar de amor de Deus, estamos a falar de uma acção. Por isso é que diz: que nas ofertas tinham que fazer sacrifícios, o simbolismo destes sacrifícios para nós, é espiritual, na boca, nos nossos pensamentos, nas nossas acções. É um sacrifício vivo. Por isso irmãos, este é um novo caminho; por isso que lemos em Hebreus 10 versículos 19-20, diz abaixo:] e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos [isto é, no trono de Deus. Como é que você e eu podemos entrar no trono de Deus hoje? Pelo sangue de Jesus Cristo. Por um único sangue somos aperfeiçoados, temos acesso ao próprio trono de Deus. Como é que eles (israelitas na antiga aliança) tinham acesso ao trono de Deus? O sumo sacerdote só podia ir lá uma vez por ano no dia de expiação e era só o sumo sacerdote depois de fazer um cert número de lavagens e sacrifícios. Mas agora temos um novo caminho, directo acesso ao trono de Deus, pelo sangue de Jesus Cristo. Quer dizer, quando você e eu oramos, de joelhos a pedir a Deus, temos acesso ao Santo dos Santos. O trono de misericórdia do Pai. Por aí, Jesus Cristo diz, perdoa-os Pai porque o meu sangue já pagou pelo que fez e o Pai dá o perdoa. Está perdoado, desde que se arrependa! Que eu me arrependa. Por isso, diz no versículo 22, ler abaixo ], pelo sangue de Jesus,

Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne.

Aproximemo-nos, com sincero coração [é um ponto do coração. Por isso, estou a dizer: não se destrua a si mesmo porque Deus está a dar a você um acesso de que você já está aperfeiçoado desde que o seu coração seja sincero, honesto e esteja a ser santificado pelo Espírito Santo de Deus. Por isso, você precisa ter…], em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência [limpo de todos os seus pecados. Mais que beleza quando a pessoa tem a consciência limpa. Que paz mental isso é! É assim que pomos longe da nossa vida problemas mentais como depressão. Tenho paz mental porque tenho fé que o sangue de Cristo me limpa. Não estou a dizer que a pessoa por pressão, as vezes, não tome um medicamento; mas cuidado porque estes medicamentos causam outros problemas. Causam um círculo vicioso, precisa mais, mais, mais e caís em dependência. Por isso, cuidado!] e lavado o corpo com água pura.

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Qual é a oportunidade de convivência, por exemplo? É a Festa de Tabernáculos; ou pela internet, falar com os outros, através de grupos, sei que muitos de vocês têm, mais que beleza. Não há mais nada que me dá tanta alegria de saber que vocês estão a falar uns com os outros. Por que? Porque diz assim no versículo 24:

Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima

Se vivemos tão longe e as distâncias são tão difíceis fisicamente, façam pelo menos isso virtualmente. Façam isso. Porque alguns evitam isso. Por que? Continua a ler, não pára aí; porque, não fazerem isso, podem estar a seguir o caminho do fogo de gehena. Isto é forte. Se não temos amor com os irmãos, se não usamos as oportunidades de nos encorajarmos e falar e conversar uns com os outros, e não estou a falar da mídia social para politiquices e coisas desse gênero, mais para encorajar os irmãos com coisas e não é ser pegajoso, irmãos, melosos e coisas assim, palavras e estar a orar em frente dos outros, eu sou melhor que você, eu estou a fazer estas orações … nada disso. É saber os problemas que os outros têm, encorajar os outros e ter esta convivência para estimular uns aos outros ao amor. Para ajudar os outros quando têm dificuldades, têm problemas; encorajar o irmão, a irmã. Eu sou uma única pessoa. Preciso da vossa ajuda. É assim que o vosso crescimento espiritual, é assim que vão crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Por isso que eu digo: NÃO SE DESTRUA A VOCÊ MESMO.