Não temas ó pequeno rebanho: A mão do Senhor não está encolhida!

Você está aqui

Não temas ó pequeno rebanho

A mão do Senhor não está encolhida!

Download (Baixar)
MP3 Audio (43.59 MB)

Download (Baixar)

Não temas ó pequeno rebanho: A mão do Senhor não está encolhida!

MP3 Audio (43.59 MB)
×

Os últimos ataques a Israel estão causando várias perguntas aos Cristãos. Este sermão aborda várias profecias do tempo do fim e menciona o que devemos fazer como Cristãos.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

No último dia da festa deste ano, nesse último dia, a nação judaica intitulada Israel, mas lembrem-se que é uma nação judaica, foi atacada de surpresa na região do sul de Gaza e os israelitas não esperavam e foram apanhados de surpresa!

Como lemos e, 1 TS 5: 3 diz assim:

“quando dizem paz e segurança eis que vos sobrevirá repentina destruição”

Queridos irmãos, este é um princípio importante para nós e para os israelitas, para nós porque tal como os israelitas foram apanhados de surpresa, você e eu vamos ser apanhados de surpresa?

Os israelitas não sabiam o dia e a hora em que isto ia arrebentar, nós não sabemos o dia e a hora em que as coisas vão arrebentar a caminho da vinda de Cristo.

Nós sabemos, irmãos, que quando estas coisas começam a acontecer o Reino de Deus está perto e isso é o que lemos na parábola de Jesus Cristo em LC 21:29 diz:

“vê a figueira e todas as árvores quando começam a brotar, sabem que o verão está próximo, igualmente, quando vemos estas coisas a acontecerem agora, o reino de Deus está perto”

Mas o ponto, irmãos, é que coisas devemos de estar a observar – uma das principais? E vejam aqui nos vs.: 20-21 de LC 21 diz:

“quando, porém, vires Jerusalém sitiada de exércitos sabeis que está próxima a sua devastação e então os que estiverem na Judeia fujam para os montes”

Irmãos, o período para observar é quando Jerusalém estiver sitiada de exércitos, e a cidade não está sitiada de exércitos, hoje, não, e uma outra escritura paralela a esta dá um outro indicativo que antes vai acontecer como um sinal para fugir para os montes e vemos em MT 24:15-16 diz:

“quando vires o abominável da desolação do que falou o profeta Daniel no lugar santo, quem lê, entenda, então os que estiverem na Judeia fujam para os montes”

Quer dizer, é o mesmo para fugir para os montes onde em LC lemos que as tropas estarão em volta de Jerusalém, mas em Mateus vamos ver o abominável da desolação e quem é este? Ora, lemos em DN 12:11 diz:

“depois que o sacrifício for tirado e posta a abominação desoladora haverá, ainda, 1290 dias”

Ah! Então vemos aqui a abominação desoladora que assim representa o fim do sacrifício diário quando for tirado, ora, o sacrifício diário não está a acontecer hoje em dia, então, isto tem que acontecer primeiro! Tem que vir a ser efetuado primeiro e depois vai ser tirado por uma abominação desoladora que é também quando Jerusalém vai estar sitiada de exércitos.

E por isso vemos aqui que quando essa situação acontecer falta 1290 dias, mas bem-aventurado como diz no v. 12:

” aquele que espera e chega até aos 1335 dias”

Isto é, 45 dias antes dos 1290, isto é, 1335 dias antes e então 1335 começa esta contagem progressiva, e depois temos 45 dias depois, 1290, e depois temos 30 dias depois, 1260 que é o início da GRANDE TRIBULAÇÃO, como se lê no v. 7.

Queridos irmãos, vemos aqui uma CONTAGEM REGRESSIVA e nós precisamos de estar prontos antes desses 1335 dias porque não sabemos quando irão começar e por isso precisamos de ter cuidado para não sermos apanhados de surpresa como a nação judaica hoje o foi!

Então, o que precisamos de estar a fazer? Para não sermos surpreendidos? A resposta está em LC 21:34 diz:

“acautelai-vos, por vós mesmos”

Tenham cuidado de vós mesmos estejam a vigiar a vocês mesmos e:

“para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências deste mundão”

Das orgias, dos pecados, das preocupações deste mundo, do seu negócio, das preocupações que você tem como casa e família, isso tudo e não pomos Deus primeiro e então se nós não O pusermos em primeiro, vamos ser apanhados de surpresa como num laço e por isso que diz no v. 36:

“vigiai a todo o tempo”

E por quê?

“para que sejamos considerados dignos”

Como está na ARC e na ACF:

“para que havemos de ser achados por dignos”

Para podermos escapar destas coisas de grande tribulação que há de vir a acontecer e além disso, mais importante, é estar em pé na presença do filho do homem, que é quando Jesus Cristo vier, estarmos ressuscitados e transformados com Ele.

Por isso precisamos de estar a vigiar a nós próprios e em LC 12:31 diz:

“buscai antes de tudo o reino de Deus”

Ponham em prioridade número um o reino de Deus e a sua justiça como lemos em MT e:

“estas coisas vos serão acrescentadas” e no v. 32 diz:

“não tenhas medo ó pequenino rebanho”

Porque Deus quer te dar o reino Dele.

Queridos irmãos, precisamos de vigiar a nós próprios, mas está claro que precisamos também estar a vigiar as coisas que estão a acontecer a nossa volta, ora, no que diz respeito aos acontecimentos mundiais à nossa volta o que é que devemos de estar a vigiar?

Está claro, em primeiro lugar vigiar a nós próprios, mas acerca das coisas como diz: quando vermos estas coisas acontecerem então o verão está perto e quais são estas coisas a acontecer que nós devemos de estar a vigiar?

Primeiro: Israel, a nação que hoje em dia se chama Israel, mas são os judeus.

A cidade de Jerusalém.

E o Médio Oriente e sacrifícios nessa região, isso é a primeira coisa a observar.

Segundo lugar: é a situação na Europa, o desenvolvimento da besta que estas nações, dez destas nações se unirão e vão dar o seu poder a besta que a Bíblia também se refere como REINO DO NORTE.

Em terceiro lugar: ver a formação desta confederação ou desta união dos reis do Sul.

Em quarto lugar: a fraqueza, a perda de poder do resto das nações israelitas, isto é, das nações descendentes de José que são Efraim e Manassés que hoje são as nações de fala inglesa.

E em quinto lugar: pontos religiosos, como a falsa religião.

E em sexto: a igreja de Deus, os seus desenvolvimentos.

E finalmente em sétimo: o declínio da moralidade deste mundo.

Mas, o que eu mencionei em primeiro ponto observar a nação judaica, é Jerusalém, é o início dos sacrifícios, é a situação corrente que vai escalar rapidamente.

Irmãos, as coisas podem repentinamente explodir, por ex. Agora na área do Mediterrâneo uma força de seis navios de guerra pelo maior e mais avançado porta aviões nuclear da marinha dos Estados Unidos chegou ao leste do Mediterrâneo na terça feira como parte da resposta do ataque do Hamas a Israel.

Esse grupo de navios chamam de Strike Group, strike significa atacar, derrubar chamado de Gerald R. Ford e há ainda mais uma força que está a se reunir de navios dos Estados Unidos que é o Dwight Eisenhower.

Queridos irmãos, estas coisas estão a aumentar e podem explodir a qualquer momento, mas os exércitos ainda não estão a sitiar a Jerusalém e a abominação desoladora ainda não aconteceu.

Ora, então o que é que precisamos de estar a olhar e a vigiar? Como vários acontecimentos que vão acontecer antes da abominação desoladora, um indicativo vemos em LEV 26 aonde fala das bençãos e castigos quando as pessoas obedecem ou não, respectivamente, a Deus e a partir do v. 3-13 fala acerca de bençãos, mas depois do v. 14 fala acerca de castigos e então diz assim nos castigos que vem em cinco ondas e podemos, embora estas cinco ondas, sejam relacionadas e  eventos do período do AT essas cinco ondas podem ser comparadas a eventos do tempo do fim em analogia.

A primeira onda começa nos vs. 15-17 que diz:

“se rejeitares as minhas leis então Eu vos farei isto e porei sobre vós terror (terrorismo)”

E o grande terrorismo, o ponto crítico, contra as nações de fala inglesa foi em 2001 quando houve o ataque do 11.09 as duas torres de Nova York, esse foi um grande ataque terrorista.

Todo mundo foi afetado de uma maneira ou outra, mas as nações não se arrependeram e as de fala inglesa também não; e então, sete anos depois, houve uma segunda onda que é descrita no vs. 18-20:

“e se ainda não quisestes ouvir vos castigarei sete vezes mais quebrantarei a soberba da vossa força”

A soberba do vosso poder e est força era o poder do dólar americano e a soberba do poder americano e então houve ao início da festa das trombetas a queda do mercado em 777 pontos que veio a simbolizar uma grande queda e que veio causar grandes problemas as pessoas à volta do mundo de dificuldades econômicas que hoje continuam e que simplesmente dia a dia estão piores.

Mas não houve arrependimento e então doze anos depois no ano de 2020 veio a covid e isso lemos nos vs. 21-22:

“se andares contrariamente comigo e não me quiseres ouvir trarei sobre vós pragas sete vezes mais segundo os vossos pecados”

E então vemos aqui essa terceira onda de pragas, irmãos, e causou mais problemas à volta do mundo, os problemas foram maiores que em 2001 e em 2008, mas agora 3 anos e meio já passaram e as pessoas não se arrependeram e então qual é a quarta onda que veio a seguir? Está descrita nos vs. 23-26 e diz:

“se isto ainda nos vos corrigirdes para voltares para mim, porém, andares contrariamente Comigo”

E quanto é que as pessoas têm desobedecido a Deus? Imoralidades mundiais cada vez piores dia a dia.

“então serei contrário a vós, Eu vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados e trarei sobre vós a espada vingadora da Minha aliança”

As pessoas estão a quebrar a aliança com Deus a observarem os mandamentos de Deus, então a espada vingadora é este ódio contra as nações de Israel e dos Estados Unidos e Inglaterra e queridos irmãos é isto o que vemos a acontecer agora e estamos à beira, minha pergunta, desta espada vingadora basicamente que é uma guerra mundial?

É bem possível que estamos e depois isso temos a quinta onda começa no v. 27:

“se ainda não ouvires e andares contrariamente comigo castigarei mais sete vezes”

E então se vocês começarem a ler com mais detalhes esta representa A GRANDE TRIBULAÇÃO, é comparada ao que lemos aquela contagem regressiva que são os 1260 dias da GT que é 30 dias depois da abominação desoladora.

Então vemos, irmãos, se estamos a ver e a ler de forma correta estamos muito perto, mas ainda há coisas para acontecer e vemos algumas profecias acerca da nação de Judá e que são importantes para sublinharmos neste momento, por ex.,

Quando Jacó deu as bençãos aos seus filhos antes da sua morte em GN 49 vemos nos vs. 8-9 que ele diz:

“Judá, esta é a nação judaica, os judeus, teus irmãos te louvarão, sim, porque Jesus Cristo veio de Judá e diz: a tua mão estará sobre a cerviz dos teus inimigos”

A mão da nação judaica vai estar a volta do pescoço dos teus inimigos e essa mão representa um certo controle, mas também representa uma certa misericórdia, ou seja, pode ou não apertar. E por isso diz no v. 9:

“Judá, leãozinho, de presa subsistes filho meu, encurva-se e deita-se como leão, e como leoa quem os perderá?”

Por isso se vê que é como um leão, e há outras profecias acerca de Judá, por ex., lemos essas profecias em ZC 12 começando no v. 2:

” eis que farei de Jerusalém um cálice de tontear para todos os povos em redor e também para Judá durante o sítio contra Israel”

Vai ser uma situação em que todos os povos ficam assim tontos à volta de Jerusalém e de Judá e vejam no v. 3:

“naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada (que as pessoas não podem mover”, uma pedra irremovível, digamos assim, imóvel e depois diz para todos os povos: e todos que erguerem se ferirão”

Todos que quiserem levantar essa pedra imóvel se vão machucar a si próprios e: "e contra ela se juntarão todas as nações da terra”

Não é isso que estamos a começar a ver? E:

“naquele dia, diz o Senhor: ferirei de espada todos os cavalos e os que os montam sobre a casa de Judá ferirei os olhos e a todos os cavalos de todos os povos”

Todos os povos estarão cegos de ódio e:

“então os chefes de Judá pensarão assim os habitantes de Jerusalém tem a força do Senhor dos exércitos, o seu Deus (vs. 5-6) e naquele dia porei os chefes de Judá como um braseiro ardente debaixo da lenha e como uma tocha entre a palha, eles devorarão à direita e à esquerda a todos os povos ao redor e Jerusalém será habitada outra vez em seu próprio lugar”

Vemos aqui umas situações proféticas e que vão acontecer mais cedo ou mais tarde e depois diz:

“o Senhor salvará primeiramente as tendas de Judá”

A primeira nação ao nível mundial que vai se arrepender no reino de Deus vai ser a nação de Judá e depois se espalhará por outras.

Queridos irmãos, há muitos acontecimentos detalhados que a Bíblia não descreve, a Bíblia está simplesmente a descrever e eu acabei de ler a vocês alguns pontos críticos e importantes, marcações importantes, mas mais do que isso em detalhe não nos dá.

E por isso precisamos de ter cuidado de não estar a por coisas que não sabemos de quando aqueles 1335 dias irão iniciar, e a partir daí vai haver uma contagem regressiva como lemos em DN 12, mas não sabemos quando começa.

Sabemos que entre o período de 1290, da abominação desoladora, e 1260 que é o início da Grande Tribulação, temos um período de 30 dias e nesse período de 30 dias vemos em OS 5.3-7 que fala da queda de Israel e Judá num período de 30 dias iniciando então a Grande Tribulação e quem fará isso lemos em SL 83:4-8 onde:

“vai haver uma confederação de nações do reino do sul e incluindo a Assíria que reconhecemos que será uma nação à volta da área da Alemanha”

E depois disso, 30 dias após, começa a Grande Tribulação e quando isto iniciar, irmãos, a Igreja de Deus não vai poder continuar a pregar e não vai resistir então Deus vai levantar as duas testemunhas como lemos em AP 11 e essas duas testemunhas vão pregar durante esse período de 3 anos e meio.

Depois, 3 dias e meio antes da vinda de Cristo essas duas testemunhas serão finalmente assassinadas e todo o mundo as verão, telemóveis e coisas assim, todo mundo, e depois desses 3 dias e meio depois vai haver a ressurreição e a vinda de Cristo.

Queridos irmãos, há muitas coisas para acontecer, mas o ponto importante, irmãos, é que embora possamos ter estes conhecimentos todos destas coisas que irão acontecer à nossa volta pois precisamos de ter cuidado pois vai haver muitos FALSOS PROFETAS, além de muitas FALSAS IDÉIAS, vai haver muitas pessoas nas mídias sociais a dizer: olha é isto, aquilo e tal, esta nação e aquilo, e coisa e tal, mentiras e algumas verdades, uma mistura, e que vai causar simplesmente CONFUSÃO!

Irmãos, eu tentei simplesmente a mostrar a vocês o que está na Bíblia, eu tenho cuidado de explicar a vocês pura e simplesmente o que a Bíblia diz e NÃO ACREDITEM EM MIM e sim acreditem na Bíblia!

Não acreditem nesses falsos profetas que vão dizer: olha, isto que vai acontecer e por causa disto: isto, isto, isto e esta nação é isto e tal, tal e tal.

Irmãos, cuidado com essas mentiras, essa mistura de verdade e mentira que só vão causar confusão e por favor irmãos: cuidado!! Quantas pessoas me enviam mensagens a dizer coisas como olha isto e tal e tal; irmãos, cuidado!!

Isso é uma sujeira e não misturem verdades com mentiras e mantenham-se na verdade de Deus na pura verdade de Deus porque as pessoas não amam a verdade e erram pelo caminho como vemos em TS; e precisamos de amar a verdade, irmãos.

Então, o que precisamos de fazer? O que fazer diligentemente? Irmãos, eu rogo por vocês que tomem atenção a epístola de 2 PE porque esta nos dá avisos contra falsos profetas e contra o falso cristianismo e 2 PE nos dá avisos fortes! Contra estas coisas falsas que vão acontecer!

Mas também nos dá uma joia do que precisamos de fazer então vamos ver a epístola de 2 PE 1 começando no v. 2 diz:

“graça e paz vos sejam multiplicadas”

Peçam a Deus pela Graça Dele estar em vós e pela paz Dele estar em vós e não há nada tão importante como termos uma paz interna em nós, na nossa mente, nos nossos corações e estarmos em paz com Deus! E não há nada mais importante do que isso!

E a graça? Irmãos, a graça não é só perdão dos pecados, a graça invlve virtudes como:  sermos graciosos com outras pessoas, como gratos para outras pessoas, para sermos pessoas que dão ao em vez das que querem receber, a graça e a paz envolvem a nós tornarmos mais como Deus é, isto é, sermos imitadores de Cristo pois Ele é a imagem do Pai.

E queridos irmãos, por isso que temos que crescer no conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo e por isso é que diz:

“a graça e paz são multiplicadas, estou lendo em 2 PE:1, no conhecimento de Deus e de Jesus Cristo, Nosso Senhor”

Queridos irmãos, é isto que é importante, buscar o Reino de Deus, buscar o caminho de Deus, buscar o conhecimento de Deus e por de lado esta porcaria que lemos em redes sociais com 1001 asneiras, por favor irmãos, por favor, parem de ler e repassar e compartilhar porcaria, por favor.

Irmãos, precisamos de crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e então aqui neste capítulo nos dá uma fórmula de como fazer isto, simples, porque diz começando no v. 3:

“visto como pelo Seu divino poder, isto é, pelo poder do Espírito Santo de Deus, Deus nos tem dado todas as coisas que conduzem a vida e a piedade, através do Seu Espírito, do Seu poder, Deus nos dá tudo que você e eu necessitamos para nos conduzir à vida eterna, está claro”

E como?

” pelo conhecimento completo Daquele que nos chamou”

Viemos a conhecer completamente quem é Deus! Que nos chamou!  e então conhecemos Deus porque conhecemos Jesus Cristo onde Ele é a imagem do Pai!

Nos chamou para o quê?

“para a sua glória”

Deus quer que nós venhamos a receber a Sua glória Dele e como filhos Dele; e virtude, e através destas coisas as quais todas estas coisas que Ele nos deu através do Seu divino poder nos foram dadas muito preciosas promessas para por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-nos das corrupções das paixões e livrando-nos do velho homem e pondo um novo homem.

Devemos ser participantes da natureza divina ao em vez da natureza humana, pecaminosa, por isso fora e livrar-nos dessa corrupção da carnalidade e então ser participantes da natureza de Deus.

“por isso mesmo, vós reunindo toda a vossa diligência”

Isso é, façam um esforço completo e associai à vossa fé, isto é, a vossa confiança, a capacidade de acreditar completamente em Deus e também a confiança em Deus!

Sim, é isso a virtude e o que é virtude? É esta maneira de pensar que é virtuosa, limpa, que é um sentimento e ação limpos, e bons pensamentos e ações morais! Com uma boa moralidade!  de uma excelência moral!

Modéstia pura, graciosa, grata demonstrando gratidão, sendo doador, uma pessoa que dá!  em vez de ser um recebedor e doador dando carinho, amor, virtude a outros, gentileza e sendo cordial para outras pessoas.

Tendo o desejo de viver o caminho de Deus e demonstrando as virtudes e os frutos do Espírito Santo na maneira como vivemos e atuamos e depois diz:

“e com a virtude, o conhecimento”

O conhecimento da verdade e dos ensinos de Deus, da Bíblia, porque as pessoas não vieram ao conhecimento da verdade como lemos em 2 TM 3:7; precisamos de vir ao conhecimento da verdade!

E depois com o conhecimento o domínio próprio, isto é, nós temos força de vontade, o desejo, a autodisciplina de fazer o que é certo, ter os pensamentos corretos e abrir a boca e dizer as coisas corretas; e precisamos de ter esse domínio próprio.

Essa paciência, e bondade para com os outros e depois diz:

“depois do domínio próprio, a perseverança”

Que é nada mais que perseverar até ao fim! Não desistir no caminho pois o diabo vai criar coisas para você desistir e para ele desistir temo que perseverar, perseverar, e perseverar e perseverar até ao fim!!

E depois a piedade, sermos como Deus é, um compromisso, a fazer o que Deus quer que nós façamos é praticar, em praticar, na prática, nós lemos, estudamos e pomos a praticar!

E depois a fraternidade, isto é, o carinho para com os outros, o cuidado nosso para com os outros, o cuidado para com os irmãos, óh , os irmãos não amam a mim!

Irmãos, a fraternidade é dar carinho aos outros, não é esperar que deem a nós, entendem?? Não é dizer: os outros não me estão a dar, isso não tem nada a ver, o assunto é que nós é que precisamos de dar a outros, entendem??

Não é dizer: olha, essas pessoas não me tratam bem! Não em nada a ver com isso!! Se você está a tratar os outros bem você está a usar e a escrever, está a dizer e a falar coisas com carinho e com amor sejam a quem for! Seja seu irmão ou irmã, seja seu pai ou mãe, filho ou filha, quer eles nos tratem bem ou não!! Temos que tratar bem a eles!!

Nós é que estamos a ser julgados agora e não eles!! Não dê desculpa: olha, ele me tratou mal então agora eu posso tratar mal a ele; NÃO!! NÃO!! NÃO!!temos que tratar os outros e até os próprios inimigos bem! Esse é o caminho porque fomos chamados, a piedade.

E depois o amor! O amor de Deus! O carinho de Deus! E isso é crescer como Deus quer que nós venhamos a crescer e veja aqui no v. 8:

“porque estas coisas existindo em vós e em vós aumentando e crescendo fazem com que não sejais inativos nem infrutuosos no pleno conhecimento de Nosso senhor Jesus Cristo”

Precisamos de ser ativos de produzir frutos como Cristo é! Essa é a nossa responsabilidade, irmãos, embora o mundo esteja a cair, tudo esteja mal à nossa volta; a nossa responsabilidade é sermos fiéis a Deus!

“pois, naquele que estas coisas não estão presentes, se você não está presente a fazer essas coisas diz assim: você é cego!”

Se você quer que outros façam a você e você não está a fazer a outros VOCÊ É CEGO!

“vendo o sol que está perto e esquecido da purificação dos seus pecados de outrora”

Só está a ver agora estas coisas à sua volta, mas não está a ver a grande gravura; e por isso irmãos, no v. 10:

“procurai com diligência, cada vez mais, confirmar a vossa vocação, a vossa profissão, a vossa chamada porquanto procedendo assim não tropeçareis em tempo algum”

Deus os vai ajudar nos dias à frente e:

“depois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”

É desta maneira que vocês vão entrar no reino de Deus! Buscai primeiro o reino de Deus!

Queridos irmãos, por isso precisamos de fazer a nossa chamada firme e por isso diz: confirmar! Firme! Manter firme neste caminho, e não é fácil! E então o que temos que fazer, irmãos?? No v. 12:

“por essa razão estarei pronto para vos trazer lembrados acerca destas coisas”

Estou a dizer isto de novo! Estou a lembrar isto de novo! E no v. 13 diz:”

“enquanto estou neste tabernáculo despertai-vos com estas lembranças; enquanto estou vivo vou lembrar a vocês continuarem a lembrar a vocês disto!”

Isto é o que nós precisamos de fazer!  então Pedro conclui após dar o aviso acerca destes falsos mestres e falsos profetas dizer ao fim desta epístola:

“cresçam na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a Ele seja a glória tanto agora como no dia eterno”

Irmãos, então o que precisamos de estar a vigiar? Sim, vigiamos as coisas à nossa volta, vemos que o verão está perto, precisamos de vigiar as coisas certas e dei a vocês alguns princípios bíblicos para vigiarem as coisas certas.

Mas acima de tudo, irmãos, vigiem que estejam perto de Deus, vigiem que estejam a por em prática estes passos que mencionei aqui em 2 PE de começar na fé, na virtude, no conhecimento, e domínio próprio, e perseverança, e piedade, e fraternidade e por último o AMOR DE DEUS!

Precisamos de perseverar, precisamos de continuar a nos lembrar disto!

Queridos irmãos, como lemos em LC:

NÃO TEMAS, Ó PEQUENO REBANHO.