O Batismo nas Águas e a Imposição das Mãos: Crenças Fundamentais

Você está aqui

O Batismo nas Águas e a Imposição das Mãos

Crenças Fundamentais

Download (Baixar)
MP3 Audio (55.92 MB)

Download (Baixar)

O Batismo nas Águas e a Imposição das Mãos: Crenças Fundamentais

MP3 Audio (55.92 MB)
×

O batismo e a imposição das mãos são princípios elementares de Cristo e críticos para a nossa salvação. O grande problema é que muitos não entendem os pre-requisitos do batismo - e são batizados sem cumprirem essses pre-requisitos, fazendo o batismo deles, embora em boa fé, inválidos perante Deus. Este sermão descreve a importância de sermos batizados em Cristo e o que isso significa, além de sermos batizados em nome de Cristo. A imposição das mãos é igualmente inportante. Mateus 28:18-19 é explicado.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Em HB 6:1 depois de mencionar arrependimento e fé como  princípios elementares de Cristo no v.2 vemos que a doutrina de batismos e da imposição das mãos são os dois princípios seguintes.

Hoje quero abordar este assunto de extrema importância para a nossa salvação, isto é, o batismo e a imposição das mãos.

Ora, porque é importante? Pense que o batismo é numa analogia como assinar um contrato com Deus, quando nos comprometemos para fazer o que Deus diz para fazermos.

O batismo é esse compromisso de fidelidade a Deus eternamente.

Ora, se você não assinou esse contrato, se não se batizou, de acordo com os termos e condições de Deus então esse batismo ou contrato é simplesmente inválido porque não está de acordo com  os termos e condições que Deus impõem.

E por isso mesmo que você pense que é válido então você está simplesmente iludido porque se não é desse acordo esse batismo não tem valor nenhum perante Deus.

Por isso esse batismo feito de acordo com as condições de Deus é criticamente importante e seguido pela imposição das mãos são importantes para a salvação.

Em MT 3:1-2 vemos a situação de João Batista que podemos chamar de João, o batizante, estava pregando no deserto da Judeia e ele disse; arrependei-vos porque está próximo o reino de Deus e vemos que primeiro era importante arrependermos e depois diz também produzi frutos dignos de arrependimento.

E por isso antes do batismo é necessário haver frutos dignos de arrependimento e depois mais adiante no v. 13-15 que também Jesus Cristo foi batizado por João.

E a palavra batismo significa imergir ou mergulhar e por isso o batismo bíblico é a completa imersão na água.

Em RM 6 lemos uma instrução muito importante acerca do batismo no v.3-6: “ou não sabeis que todos fomos batizados em Cristo, fomos batizados na sua morte”

Muitas pessoas leem isto sem entender o profundo significado de sermos batizados EM  Cristo porque este significado aqui como lemos no v.4: “de sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo da morte para que como Cristo ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai assim também andemos nós em novidade de vida porque se somos plantados juntamente com Ele na semelhança da sua morte também o seremos na semelhança da sua ressurreição sabendo isto que o homem velho foi com Ele crucificado  para que o corpo crucificado seja desfeito para que não sigamos mais ao pecado”

Irmãos, que significado importantíssimo aqui do batismo e numa só ação deste batismo EM Cristo se vê aqui que a morte, o enterro e a ressurreição de JC são lembrados.

Irmãos, este significado de sermos batizados EM Cristo é muito importante e não é o único local na Bíblia e vejamos também em GL 3:27 menciona isto: “porque todos quantos fostes batizados EM Cristo já vos revestistes de Cristo”

Somos batizados para dentro de Cristo e estamos revestidos dentro de Cristo como Cristo fosse a nossa vestimenta  e por isso que lemos que fomos sepultados com Ele.

Vejam em CL 2:12-13: “sepultados com Ele no batismo com Ele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus pois que o ressuscitou dentre os mortos e quando vós estais mortos dos pecados e da incircuncisão da vossa carne vos vivificou completamente com Ele perdoando-vos todas as ofensas”

Irmãos, vemos este ponto importante e que muitos não compreendem, sim, vemos aqui, simbolicamente os nossos pecados são redimidos, perdoados para a redenção, mas irmãos é mais do que lavar os pecados e aceitar JC como Seu Salvador.

Porque o verdadeiro batismo que é descrito aqui como lemos  é que somos batizados EM Cristo, para dentro de Cristo e para sermos reconhecidos por Jesus Cristo e pelo Pai e isso é mais profundo que simplesmente aceitar e acreditar  em Cristo.

Muitas pessoas dizem: olha, eu aceitei Cristo e por isso fui batizado, mas irmãos é necessário falar de novo e sublinhado claramente que o que está a acontecer é que a maioria dos cristãos não entende este significado profundo do batismo.

E por essa razão pode ser que o seu batismo seja inválido aos olhos de Deus porque você não tem demonstrado frutos dignos de arrependimento como João, batizante, mencionou no batismo.

E então você não entendendo este significado desse velho homem de ter que morrer nesta sepultura aquática então é possível que você não tenha se comprometido durante o batismo a viver uma vida nova porque não entendia o que esse arrependimento significava.

E irmãos temos que entender o significado disto para a nossa salvação até da minha.

Vejam em EF 4:20-24: “mas vós não aprendestes assim a Cristo se é que O tens ouvido e Nele fostes ensinados, onde está a verdade de Jesus? Que quanto ao trato passados vos despojeis do velho homem”

Estão a entender o que tem que despojar e tirar esse velho homem desse arrependimento do que significamos o que fomos e somos?

”do velho homem que se corrompe pelas concupiscências do engano? Não se corrompem apenas pelo pecado, mas pelo engano, as pessoas estão enganadas”

“e por isso precisamos de renovar a nossa mente, no espírito do homem no homem, entender o que precisamos de mudar e nos revestir do novo homem, sermos revestidos de Cristo e por isso sermos batizados EM Cristo”

Estamos a entender o que isto significa, irmãos?

“que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade, ser um santo separado do mundo? Por isso deixai a mentira, irmãos, “

E por isso, irmãos, o batismo requer que você e eu quando somos batizados solenemente prometemos perante Deus que vamos para sempre entregar e submeter a nossa vida a Deus e ao seu caminho e isso é muito mais do que simplesmente aceitar Cristo como seu Salvador.

Sim precisamos fazer isso O aceitar, mas é muito mais do que isso e algumas pessoas ao aceitar Cristo como seu Salvador tem um significado que não requer de não fazer ou demonstrar frutos de arrependimento.

Para muitas pessoas aceitar Cristo não significa aceitar os Mandamentos de Deus e fazer o que é agradável ao Pai!

Mas o batismo EM Cristo significa sermos como Cristo é e Cristo requer que nós guardemos os mandamentos  e façamos a vontade do Pai.

Em 1 JO 3:21: “amados, se o nosso coração não nos condena temos confiança para com Deus”

Precisamos entender a verdade de Deus e o que a Bíblia diz! Não é simplesmente eu faço o que quero e o meu coração não me condena, não! Temos que estudar a Bíblia e depois se o nosso coração não nos condena temos confiança em Deus.

E no v.22: “e para qualquer coisa que lhe pedirmos Dele receberemos por que? Porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável a sua vista”

“e o mandamento de Deus é este: que cremos no nome do Seu filho, Jesus  Cristo, e nos amemos uns aos outros segundo o seu mandamento”

Sim, temos que crer em Jesus Cristo e no que ele fez, morreu por nós!

Sim, é não é agora para nós quebrarmos a lei, morreu por nós para perdoar-nos, mas agora temos que obedecer a lei de Deus uma vez que agora estamos perdoados.

E temos que amar um ao outro porque a lei de Deus é amor para com Deus e para com o próximo.

“e aquele que guarda os Seus mandamentos do Pai nele  está e Ele nele e nisto conhecemos o que está em nós pelo Espírito que nos tem dado”

Por que o Espírito de Deus é a mente de Deus, é este desejo de ser como Deus é, fazer  a vontade do Pai.

E por isso irmãos quando nos  batizamos precisamos de estar comprometidos a guardar os Mandamentos de Deus e fazer o que é agradável à vista do Pai.

Por isso estamos comprometidos como por ex. a guardar o Sábado, o sétimo dia da semana porque é um dos Dez Mandamentos de Deus como ex., mas não é só o Sábado, são os Sábados que inclui os Sábados anuais.

Inclui a lei das carnes limpas, estamos a ser cientes e conscientes para que o nosso coração não nos condene porque lemos o que a Bíblia diz e temos confiança em Deus do que Ele diz e quer!

Estamos comprometidos a dizimar? Porque é vontade de Deus, oh pessoas arrumam desculpas como no NT não é preciso fazer isso, desculpas, pois, Deus é o mesmo ontem, hoje e amanhã e em MQ lemos: provem Deus!

Obedeçam a Ele e então Ele abrirá as portas do céu, estamos comprometidos a fazer a vontade do Pai? Antes de sermos batizados?

Irmãos, se não nos arrependemos antes do batismo então estamos a fazer Cristo um ministro do pecado, olha Cristo me aceita sem me arrepender, sem obedecer as leis de Deus.

Cristo não é ministro do pecado e vejam em GL 2:17: “pois, se nós que procuramos ser justificados em Cristo através do que Cristo fez por nós, nós mesmos também somos achados pecadores?

Se estamos a pecar nós queremos ser justificados por Cristo, mas por outro lado estamos a pecar e quebrar as leis de Deus, óh só estou a quebrar uma lei, embora, TG diz bem claro: se quebra uma é como se quebrasse todas.

“se somos achados pecadores é, porventura, Cristo ministro do pecado?”

De maneira nenhuma, irmãos, ó, mas as pessoas dizem: ó eu acredito e aceitei Cristo, irmãos isso não CHEGA!!

Vejam MT 7:21: “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor ou aceitei Jesus Cristo, ó, eu acredito em Cristo, ó, eu dei meu coração a Cristo, nem todo que diz isso entrará no reino dos céus, de Deus, mas todo aquele que faz a vontade do Meu Pai!”

“e muitos dirão naquele dia, do Juízo, Senhor, Senhor, não profetizamos e pregamos em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos tantas coisas boas?”

E no v.23: “e então Jesus Cristo diz: então lhes irei abertamente: NUNCA VOS CONHECI”

Irmão, imagine você dizer eu aceito Cristo, fiz estes milagres ou fizestes estas coisas todas, preguei Jesus Cristo para salvar mais almas e fiz estas maravilhas todas e então JC diz  você: NÃO TE CONHEÇO.

Ó, mas que desapontamento isso será.

“Jesus Cristo diz: NUNCA VOS CONHECI, APARTAI-VOS DE MIM, SAIAM DAQUI VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE, VÓS QUE QUEBRAM AS LEIS DE DEUS, VÓS QUE NÃO FAZEM A VONTADE DO MEU PAI”

Queridos irmãos, esse conceito de que uma pessoa é um cristão, esse conceito de que aceitou a Cristo e agora está salvo, mas não faz a vontade do Pai, não guarda os Dez Mandamentos do Pai, não está a dar o dízimo, não está a guardar o Sábado, não guarda a lei das carnes limpas, esse conceito de que você é um cristão porque simplesmente aceitou a Cristo é um FALSO CRISTIANISMO porque é o que Cristo disse aqui em MT 7:23.

SAI DAQUI, NÃO TE CONHEÇO PORQUE PRATICAS A INIQUIDADE.

Irmãos, por isso o batismo é precedido pela Fé e arrependimento e por isso que lemos em AT 2:37: “ouvindo isto, compungiu-se o coração deles, reconheceram de fato que Jesus Cristo era o Messias, o Senhor, a quem tinham crucificado e agora acreditaram”

“então, compungiu-se o seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: ó o que vamos fazer, irmãos? E disse Pedro: arrependei-vos”

O passo seguinte a fé é o arrependimento e temos que sim acreditar em Deus, mas temos que nos arrepender.

O mundo hoje em dia diz: é só aceitar a Cristo, não é, irmãos, é arrepender também!

“e então cada um de vós seja batizado em nome, isto é, pela autoridade de Jesus Cristo”

Irmãos, o batismo tem que ser precedido, sim, pela fé e pelo arrependimento que é o nosso reconhecimento de culpa e a necessidade de compreendermos que temos fé e que Jesus Cristo nos salva das consequências do que fizemos e do que somos e da suma importância desse arrependimento.

E esse arrependimento, irmãos, se caracteriza por uma mudança de coração e ação e isso é baseado na sua fé pessoal e num compromisso total de mudar o seu modo e estilo de vida, da sua maneira de pensar e sermos como Jesus Cristo é, a imagem do Pai.

E por isso antes do batismo, nós na igreja de Deus, sublinhamos o que Jesus Cristo disse em LC 14 iniciando no v.25: “ora, ia com Ele uma grande multidão e voltando disse: se alguém vier a Mim, e não aborrecer o seu pai, ou, mãe, mulher, ou filhos, irmão ou irmãs e também a sua própria vida não pode ser Meu discípulo”

Você tem que por Deus primeiro e antes da sua própria vida! Antes dos desejos de outras pessoas, a vontade do Pai, de Deus tem que ser primeiro.

v.27: “e levar a sua cruz; quer dizer as suas dificuldades que tenha na vida, sim, Deus nos ajuda, mas não diz que vai tirar a cruz, não diz que vai tirar os problemas e dificuldades”

e por isso se você não levar a sua cruz até ao fim e seguir a Cristo e pô-lo em primeiro na sua vida não pode ser um discípulo e diz que se você quer fazer uma torre não faz as contas primeiro dos gastos? Para ver se vai acabar e por isso você tem que avaliar isto e dizer: isto é um grande compromisso!

Antes do batismo é um compromisso! E tenho que dar a minha vida! O velho eu tem que morrer e não é só o que fiz, mas o que sou e tem que morrer!

E tenho que mudar e fazer este compromisso porque é como esse construtor que começa a fazer isto e põem os alicerces e não podendo acabar os outros o vão escarnecer, provavelmente.

v.30: “este homem começou e não pode acabar”

ou a mesma coisa que um rei que vai para a guerra e tem que ver se tem possibilidades de vencer esta guerra ou não, caso contrário faz paz.

“assim, pois, cada um de vós que não renuncie a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”

Temos que renunciar a tudo quanto temos.

Irmãos, este é parte do compromisso que temos que fazer antes do batismo e por isso temos que renunciar a tudo que temos, temos que obedecer aos Sábados, temos que dizimar, temos que deixar as paixões da carne e temos que ser sepultados com Cristo no batismo.

CL 2:12: “sepultados com Ele no batismo”

O nosso velho homem morre sabendo que temos que sepultar isso tudo antes do batismo, e tem que haver um arrependimento anterior, esta maneira de viver no mundão em que  nós tínhamos  antes do batismo e se você não é batizado com este compromisso você tem que ver que o batismo que fez não envolveu este compromisso.

Irmãos, aqui não está a falar de aceitar a Cristo e sim, os gastos, a despesa, o compromisso de renunciar a tudo, as paixões, guardar os mandamentos de Deus que não são só 9 e sim 10.

E que inclui os Sábados anuais e além dos 10 mandamentos básicos inclui a vontade de Deus de nós sermos santos como Ele é santo como mencionado no sermão passado Ser Santos como Ele é Santo.

Entendemos isso? Infelizmente muitos de nós entendemos, mas falhamos e temos que nos arrepender, e JC é misericordioso para conosco e temos que nos arrepender e mudar, a nos esforçar, sim falhamos, mas temos que continuar a lutar irmãos.

Queridos irmãos, sepultados com Ele em Cristo no batismo e esse é o compromisso do batismo visto em CL 2:12 e que é muito mais do que simplesmente aceitar a Jesus Cristo.

Isso é o que significa ser batizado EM Cristo para dentro de Cristo, para dentro do corpo de Cristo que é um organismo espiritual, irmãos, e em EF 1:20: “que manifestou em Cristo ressuscitando dentre os mortos pondo à sua direita nos céus acima de todo principado e poder e potestade e domínio e todo o nome que se nomeia não só neste século, mas também no vindouro e sujeitou todas as coisas aos seus pés e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja”

Isto é, todo poder foi dado a Cristo que é o cabeça da igreja e agora no v.23 diz: “que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”

Irmãos, Cristo tem todo o poder e quando nós somos batizados EM Cristo para dentro de Cristo isso é dentro do corpo espiritual de Cristo e o corpo de Cristo é a igreja.

Mas para dentro de qual igreja? É para dentro de uma seita humana? Ou de uma organização humana? Não, é para dentro do corpo espiritual de Cristo que é um organismo espiritual e não uma organização humana.

Ora, muitos dizem, olha eu fui batizado nesta igreja ou naquela e você ponha o nem que as pessoas dizem, isso significa que agora essas pessoas são membros dessa organização física e humana.

Mas não é isso que Cristo diz, nós precisamos de ser batizados para dentro do corpo espiritual de Cristo, não desta ou daquela organização humana e qual seria a igreja?

A igreja que é mantida pelo Pai Celestial da qual faz parte a família de Deus e vejam em EF 3:15: “do qual por isto me ponho de joelhos perante o Pai Nosso Senhor Jesus Cristo do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome”

O nome do Pai, toda a família como diz nos céus e na terra toma o nome do Pai que é Deus e diz muito claramente qual é o nome dessa igreja que é a igreja de Deus!

Vejam por ex. em AT 20:28 onde é nomeado pela primeira vez o nome da igreja: “orai por vós e por todo o rebanho sobre o que o Espírito Santo vos constituiu bispos para apascentares a IGREJA DE DEUS que Ele resgatou com o seu próprio sangue”

Jesus Cristo fundou A IGREJA DE DEUS e toda a família toma o nome do pai que é Deus e a igreja por isso toma o nome dessa família que é Deus e por isso que é IGREJA DE DEUS.

Irmãos, o nome dessa igreja é nomeada nove vezes na Bíblia no NT como aqui em AT 20:28, mas vocês tomem nota para conferir nove vezes: 1 CO 1:2; 1 CO 10:32; 1 CO 11:22; 1 CO 15:9; também em 2 CO 1:1; também em GL 1:13; também em 1 TM 3:5; e também no v.15.

Irmãos, como vemos toda a família toma o nome do pai e a igreja toma o nome do pai e vemos nove vezes no NT que esse nome é Deus, IGREJA DE DEUS.

E por isso quando somos pontos dentro da família de Deus como filhos e filhas de Deus somos postos dentro do corpo espiritual de Cristo  que é a igreja de Deus que é um organismo espiritual e não uma organização humana.

Sendo nós uma vez que estamos arrependidos, fazemos esse compromisso no batismo EM Cristo, sendo nós postos dentro da família de Deus, dentro do corpo espiritual de Cristo e temos que agora estar a vivermos como Cristo fazendo a vontade do Pai.

E está claro que precisamos de acreditar, mas irmãos muitos não entendem que acreditar significa obedecer, pois, se eu digo que se você acredita em mim você fará o que eu digo para você fazer.

Por ex. eu digo para você: olha, não faças isto e se acredita então não faz e por que? Porque acreditar você vai obedecer a instrução de quem te dá esse comando e por isso você acredita e faz.

E por isso quando acreditamos em Cristo temos que obedecer e a quem? A vontade do Pai que é o que JC disse crer em Cristo é fazer o que Ele diz para nós fazermos e Ele disse: para guardarmos os seus mandamentos do Pai e fazer a vontade do Pai como lemos anteriormente em MT 7.

E por isso são pontos importantíssimos, irmãos, para entendermos antes do batismo e para uma pessoa então ser batizada só deve ser sendo suficientemente madura, isto é, mental e espiritualmente e que entende e aprecia completamente cumprir o compromisso do que tem que fazer na sua vida.

O necessário compromisso e por isso a Bíblia não dá nenhuma indicação de que o batismo é apropriado para crianças, não se batiza crianças, mas irmãos crianças não quer dizer apenas uma questão de idade e sim uma questão de entenderem plenamente o que este compromisso espiritual é.

As vezes a pessoa pode ser um adulto, mas ainda não entende e por isso precisa de entender este compromisso e esta promessa e saber o que é o verdadeiro arrependimento.

Por isso isto tudo, irmãos, é o significado de ser batizado EM  Cristo e muitas pessoas nem mencionam, ó, sim, mencionam que precisamos de ser batizados em nome de Cristo, correto, mas  além disto precisamos de ser batizados EM Cristo.

E por isso que eu dediquei uma boa porção desta mensagem para explicar a vocês o que é ser batizados EM  Cristo e sim também devemos de ser batizados PELA AUTORIDADE DE CRISTO, isto é, EM NOME DE CRISTO.

Ora, ser batizado em nome de Cristo não é só dizer essas palavras, pois, também tem um significado profundo porque isso significa que somos batizados pela autoridade de Cristo.

Quer dizer que a pessoa que batiza tem que ter essa autoridade para batizar pela autoridade de Cristo, isto é, em nome de Cristo.

Ora, vejamos então MT 28 e o versículo em si a ser mencionado muitas pessoas não o entendem, são muitas disputas e porque não entendem este profundo significado e muitas pessoas até dizem que esta seção é falsa!

Não é irmãos porque esta seção de MT 28 está em todos os manuscritos gregos originais da Bíblia, todos tem,  e por isso vejamos então MT 28 iniciando no v.11 a quem JC deu essa autoridade, tomem nota porque diz assim: “quando iam e eis que alguns da guarda chegando a cidade aos principais sacerdotes narrando todas as coisas que haviam acontecido”

E depois diz assim no v.16: “e depois Jesus Cristo se aproximou e disse assim: e os onze discípulos partiram para a Galileia para o monte que Jesus tinha designado”

E quem são os onze discípulos? São os onze apóstolos, irmãos, sim, um tinha cometido suicídio como sabem que é Judas, e então ficaram onze nesse momento.

E depois se lê no v.18: “e chegando-se Jesus falou-lhes dizendo: é Me dado todo o poder no céu e na terra, portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações batizando-as”

Irmãos, aqui vemos que JC tem toda a autoridade que lhe foi dada e então JC pela autoridade Dele diz: vão e façam discípulos batizando-os.

Ora, como vimos JC disse que você tem que contar o custo para ser Meu discípulo e não é só aceitar é você fazer a vontade do Pai e por isso requer um ensino de pregar o evangelho e aqueles que se arrependem então esses são batizados.

Mas vemos que deu esta autoridade para os batizar, deu essa autoridade aos apóstolos, aos onze e essa autoridade foi dada a eles, não foi dada a todas as pessoas.

Foi dada aqueles que JC delegou essa responsabilidade e isso inclui como lemos aqui a autoridade de batizar os crentes e JC tem a autoridade de delegar essa responsabilidade de batizar aos seus ministros.

Por isso batizar EM nome de Jesus Cristo é batizar pela autoridade de Jesus Cristo e por isso como lemos aqui em MT 28:18-19 JC que tem toda a autoridade mandou e deu autorização a seus apóstolos irem batizar.

E vemos que inicialmente essa autoridade foi dada aos apóstolos que tem a autoridade de JC, esses servos de JC, como ministros de JC para fazerem isso e mais adiante hoje em dia isso é delegado aos ministros de Jesus Cristo e esses são os que tem a autoridade de JC para por os crentes em seu corpo espiritual.

Por isso batizar EM nome de Jesus Cristo, sim, são palavras que dizemos, mas tem um significado profundo que dizem estão a batizar pela autoridade de JC dada a eles por JC para batizarem as pessoas por essa autoridade e batizam essas pessoas para dentro do corpo espiritual de Cristo! Que é a igreja e que é guardada pelo nome do pai, da família.

Que é no nome de Deus, ou em outras palavras, a quem JC dá essa autoridade estão a batizar os crentes para dentro do nome do Pai que é Deus, que é o Pai que nos chama para dentro do nome do filho.

qual é o nome do filho? É filho de Deus, é Deus, filho é aquele que nos redime, nosso Salvador, que é o nosso sumo sacerdote, nosso mestre, que é nosso Senhor, que é o nosso rei vindouro e para dentro do nome do Espírito Santo.

E qual é o nome do Espírito Santo? Espírito Santo de Deus! por que? Porque é o Espírito de Deus! e por que é importante o Espírito Santo de Deus neste plano de salvação?

Porque o Espírito Santo de Deus é um poder que nos santifica e que nos regenera e renova mentalmente e termos a força, a energia, o poder, a essência de Deus, para mudarmos. e santificarmos e usar esse Espírito Santo para mudarmos do velho homem para o novo homem e por isso os três tem um papel importante e se vê muitas vezes na Bíblia os três mencionados em conjunto, o Pai que nos chama, Jesus Cristo que nos redime e o Espírito Santo que nos santifica.

E por isso como lemos em EF 3:15 a pouco toda a família toma o nome do pai que é Deus por isso ser a igreja de Deus, a família de Deus e para virmos a ser filhos e filhas de Deus nessa família e por isso somos batizados para dentro desse nome: Deus!

E por isso esse batismo é para dentro do nome de Deus e para a família de Deus pela autoridade de Jesus Cristo, ou em outras palavras, é o batismo nesse nome de Deus pela autoridade em nome de Jesus Cristo.

Ora, isso que lemos então em MT 28:19 batizamos em nome do Pai, que é Deus, do Filho, filho de Deus e do Espírito Santo que é de Deus para dentro desse nome e então temos que ensinar a essas pessoas a guardar todas as coisas que JC nos mandou, isto é, seguir o caminho de vida para sermos como JC é.

E diz que se vocês fizerem isso Ele vai estar conosco até a consumação do mundo, até ao fim, e nunca nos deixará.

E por isso vemos, irmãos, que o batismo é pela autoridade de Jesus Cristo, e depois o batismo é seguido pela imposição das mãos de um ou mais de um dos servos de Deus devidamente consagrados como ministros de Jesus Cristo, ora, isso demonstra que Deus age através de agentes humanos, dos seus ministros e demonstra que estamos a cooperar com o ministério que é fiel e que JC estabeleceu na sua igreja.

Ora, vejam em AT 8:14: “os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém ouvindo que Samaria recebeu a palavra de Deus enviaram lá Pedro e João, dois apóstolos”

E depois diz: “que estes dois apóstolos os quais tendo descido oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo”

E no v.16: “porque sobre nenhum deles tinha ainda descido o Espírito Santo, mas foram ou eram batizados EM nome do Senhor Jesus Cristo”

Sim, tinham sido batizados EM nome de Jesus Cristo, pela autoridade de Jesus Cristo, mas ainda não tinham recebido o Espírito Santo.

“e então lhes impuseram as mãos, estes dois apóstolos, estes dois ministros de Deus e que tinham essa autorização e então eles receberam o Espírito Santo”

É assim, irmãos, que recebemos o Espírito Santo de Deus além de sermos batizados EM nome de Jesus Cristo e ora, o Espírito Santo de Deus nos ajuda a vencer as fraquezas da carne e capacitando-nos a viver um novo eu e por que? Para nós podermos fazer a nossa parte e podermos ser fieis até ao fim.

Irmãos, este processo completo: fé. Arrependimento, compromisso de viver uma nova vida recebendo o perdão de nossos pecados pelo batismo pela autoridade de Jesus Cristo para dentro do corpo de Cristo recebendo o Espírito Santo de Deus e nos põem na família de Deus em crescimento.

Na qual agora temos que crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo até sermos transformados na segunda vinda de Cristo como seres espirituais como Cristo agora é.

Como lemos em 1 JO 3:1-2: “vede com grande amor nos tem concedido o Pai que fôssemos chamados filhos de Deus e por isso o mundo não nos conhece porque não conhece a Ele, amados agora somos filhos de Deus”

Fomos gerados como filhos de Deus quando recebemos o Espírito Santo de Deus após o batismo e a imposição das mãos!

“e ainda não é manifestado o que havemos de ser porque seremos seres espirituais como Cristo é quando Jesus Cristo vier”

“sabemos que quando Ele se manifestar, isto é, quando Cristo retornar seremos semelhantes a Ele porque assim como é O veremos”

Porque hoje não podemos ver como Cristo é, mas quando formos seres espirituais o veremos como Ele é porque vamos ser transformados e esse será o momento de nascer de novo à segunda vinda de Cristo.

“e qualquer que nele tenha esta esperança purifica-se a si mesmo como também Ele é puro”

Irmãos, que maravilhosa esperança temos, ora, uma vez que você entenda este compromisso, é batizado de acordo com estes termos e condições que Deus impõem, isto é,  que temos que nos arrepender do que fizemos e do que somos e ter que fazer a vontade do Pai e guardar os mandamentos de Deus, todo eles, não só os que queremos e nos apetece, mas é a vontade do Pai e por isso são todos, está claro,

E por isso quando somos batizados de acordo com estes termos e condições de Deus então esse batismo e esse contrato, essa nova aliança é válida perante Deus.

Então você está na nova aliança que com o Espírito de Deus nesta nova aliança e as leis de Deus são escritos na sua mente e coração com a ajuda do Espírito Santo de Deus.

Porque você recebe então o Espírito Santo de Deus após a imposição das mãos após imediatamente após o batismo.

Queridos irmãos, estes passos: do batismo da água e da imposição das mãos são criticamente importantes para a sua salvação.