O dia de Expiação: Os dois bodes e o papel de Jesus Cristo como nosso Sumo Sacerdote

Você está aqui

O dia de Expiação

Os dois bodes e o papel de Jesus Cristo como nosso Sumo Sacerdote

Download (Baixar)
MP3 Audio (49.63 MB)

Download (Baixar)

O dia de Expiação: Os dois bodes e o papel de Jesus Cristo como nosso Sumo Sacerdote

MP3 Audio (49.63 MB)
×

Em Levitico 16 lemos acerca de dois bodes. Quem são estes dois bodes? E o que Jesus Cristo está fazendo agora no céu como nosso Sumo-Sacerdote? Hebreus adiciona importante detalhes nesse assunto. Quando Cristo completar essa Obra Ele voltará para tratar do bode vivo, o bode de Azazel, e enviá-lo-á para o abismo por mil anos.

Transcrição

 A Bíblia em LEV 23 menciona em particular o Dia da Expiação, e vejamos então em LEV 16:29:

“isso vos será por estatuto perpétuo no sétimo mês, ao dia dez do mês, afligireis a vossa alma e nenhuma obra fareis, nem o natural, nem o estrangeiro peregrino entre vós, porque naquele dia se fará expiação por vós”

Este dia do sétimo mês do calendário hebraico aos dias dez do mês, esta cerimônia particular que é descrita de LEV 16 começando no v. 2 era para ser, digamos assim, anualmente neste dia de expiação. Ora vejamos então o v. 2 diz assim:

“então disse o Senhor a Moisés: diz a Arão, teu irmão, que não entre no santuário a todo o tempo, isto é, a qualquer altura, para dentro do véu, e que é simbólico do trono de Deus, diante do propiciatório está sobre a arca para que não morra porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório”

Então s vê aqui que Arão não devia aparecer sobre esta área, digamos assim, simbólica do trono de Deus, nunca podia entrar nessa área EXCETO no Dia de Expiação e sobre condições muito específicas e uma delas vemos no v. 6 diz:

“Arão tinha que trazer um novilho para oferta pelo pecado como vemos no v. 3 e então e fará expiação por si e por sua casa”

E depois descreve também dois bodes e se lê a respeito que devia trazer dois bodes para esta oferta e diz assim no v.7:

“trará ambos os bodes e os porá diante do Senhor na porta da tenda da congregação e lançará sobre eles sortes porque o homem fisicamente não sabia distinguir entre um e outro, mas Deus sabia e sabe, porque sabemos que satanás aparece até como um anjo de luz, os ensinos falsos de satanás são muito enganadores e as pessoas pensam que estão a adorar a deus e não estão”

E por isso se vê aqui estes dois bodes onde um para o senhor que representava, digamos assim, Jesus Cristo, o Senhor, e o outro, o bode emissário, AZAZEL, e que era um nome de um demônio e então vemos aqui dois bodes um representando Jesus Cristo e o outro representando este bode Azazel, nome demoníaco.

E depois se vê aqui no v. 9:

“Arão fará chegar o bode sobre o qual vai cair a sorte sobre o Senhor e que vai representar O Senhor, simbólico de Jesus Cristo, e o oferecerá em oferta pelo pecado”

E assim sabemos que Jesus Cristo foi um sacrifício que foi pelo pecado e esse foi o primeiro bode, mas no v. 10, o segundo bode:

“para cair a sorte sobre Azazel será representado vivo perante o Senhor para fazer expiação por meio dele e enviá-lo ao deserto”

Aqui vemos um problema de tradução porque a palavra aqui proposição que diz aqui: “para fazer expiação por meio dele”, é uma palavra que os tradutores puseram aí, mas essa proposição que é hebraico: EL também pode ser traduzida sobre, por conta ou por cima dele; e por isso uma tradução no contexto entendendo a situação melhor, uma tradução mais correta no contexto seria que este bode emissário era para fazer expiação sobre ele (e não, por meio dele)..

E então vemos aqui outro ponto importante e vejamos no v. 20 porque este bode vivo não é tratado, e nada é feito com ele, até quando chegamos ao v. 20 que vemos aqui:

“havendo, pois, acabado de fazer expiação,”o bode vivo não foi usado de nada para fazer expiação, e tendo “acabado de fazer expiação pelo santuário, pela tenda da congregação, então fará chegar o bode vivo”.

Então vê-se que nada tinha sido tratado com o bode vivo! Portanto, o bode vivo não faz parte da expiação de nada e nem de ninguém, mas foi simplesmente uma certa responsabilidade dos pecados foi posta nele com ambas as mãos e sabemos que quando uma oferta era feita era sempre com a mão direita e não com ambas as mãos e depois vemos aqui que tinha que lavar as mãos depois disso.

E por isso se vê aqui um significado muito importante que o bode vivo não representa Jesus Cristo, e sim Satanás, e que vai ser aprisionado por mil anos durante o milênio como vamos ver (abordar) ao fim deste sermão.

Mas antes disso queremos estudar um pouco mais acerca de que a expiação só pode ser feita através de sangue e o bode vivo nunca foi morto ou deu sangue e vejam em HB 9:22 diz:

“com efeito, quase todas as coisas segundo a lei se purificam com sangue e sem derramamento de sangue não há remissão”.

E por isso o novilho que foi morto para limpar ou purificar a Arão e a sua casa e o bode do Senhor que representa a JC, teve que ser morto pelos nossos pecados porque o sangue do novilho e do bode sacrificial é a substância que faz a expiação, digamos assim.

Ora, irmãos desde o dia de Adão e Eva quando eles pecaram, Deus os separou do jardim do Éden e a humanidade desde então não tem tido acesso a árvore da vida, semelhantemente os israelitas no monte Sinai foram avisados para não estarem muito perto da montanha, só o sumo sacerdote que naquele caso teria sido representado por Moisés. Em LEV 16 só o sumo sacerdote poderia atuar a favor dos israelitas. Só o sumo sacerdote tinha essa possibilidade e só uma vez por ano no dia de expiação.

Ora, vejamos também LEV 16:11. Aqui vemos que então Arão vai chegar o novilho da sua oferta pelo pecado e fará expiação por si! E pela sua casa, por isso primeiro durante esta cerimônia está a explicar aqui os detalhes dessa e de como vai ser feita e diz:

Primeiro Arão vai tirar o novilho que é oferta por si para fazer expiação por ele, isto é, para ele, ou digamos assim, para Arão estar cerimonialmente limpo para poder representar a função do verdadeiro sumo sacerdote que é JC, como um pouco mais adiante vamos ver.

E por isso diz assim aqui no v. 11: “que imolará o novilho para oferta pelo pecado” e no v. 14: “tomará do sangue do novilho e como o dedo o aspergirá sobre a frente do propiciatório e diante deste aspergirá sete vezes sangue com o dedo”

Vemos aqui duas coisas com o sangue: primeiro, leva o sangue, e segundo, vai aspergir o sangue, duas, digamos assim, funções importantes.

E por isso este sumo sacerdote, em primeiro lugar, vai ter que levar o novilho para ele ser purificado e de alguns pecados que tenham que ser aspergidos desses pecados que possa ter ele ou sua casa; e isso é feito para ele poder representar o sumo sacerdote porque uma vez que ele está, digamos assim, purificado então ele pode agora representar, simbolicamente a função de Jesus Cristo como sumo sacerdote.

Por que Jesus Cristo faz duas funções: primeiro, Ele morreu, e em segundo lugar, Ele agora está no céu como nosso sumo sacerdote. Por isso vemos aqui uma combinação de duas funções e vamos estudar um pouco com maior detalhe porque quando JC subiu ao céu ou quando ascendeu ao céu, o sangue Dele foi aceito à nosso favor para nós podermos ser aceitos e vejam em LEV 23:11 diz deste movimento do molho que simboliza JC durante esta cerimônia durante os dias dos pães asmos após a Páscoa e diz: “moverá o molho perante o Senhor para que assim sejam aceitos.”

Para nós sermos aceitos, para sermos aceitos e para o nosso bem, ora, vemos aqui nesta cerimônia que o sacerdote físico era bem restrito no que Ele podia fazer, onde ele só podia ir a esta área do Santo dos Santos, para lá do véu, só podia ir uma vez por ano nesta cerimônia no dia da expiação.

Mas, como é que nós como cristãos, da nova aliança, podemos ir para além deste rito levítico? Isto é, como é que nós podemos estar restaurados, justificados perante Deus, para estarmos unidos com Deus e estar presentes com Ele quando oramos e termos cesso ao trono Dele a qualquer momento?

É porque nós temos um sumo sacerdote que está a atuar em nosso favor, age em nosso favor, que é agora Jesus Cristo! E então, hoje, queridos irmãos, quero detalhar um pouco mais este ponto importante acerca de como JC cumpre o seu papel de nosso sumo sacerdote.

Ora, vejamos então, em HB 10:4 lemos eu:

“nestes sacrifícios, levíticos, é impossível que o sangue de touros ou de bodes remova pecados”.

Ora, esses sacrifícios físicos não removiam pecados e vejam também em HB 9:8 diz aqui:

“querendo com isto darem a entender o Espírito sano que ainda o caminho do santo lugar, o trono de Deus, não se manifestou enquanto o primeiro tabernáculo continua erguido”.

Esse tabernáculo físico, onde eles faziam essas ofertas não dava aos israelitas acesso ao santo lugar do trono de Deus para lá do véu, virtualmente não tinham este acesso e vejam também nos vs. 9-10:

“eis uma parábola para a época presente e quando esta se oferece tanto dons como sacrifícios, embora, estes no tocante a consciência seja edificada para aperfeiçoar aquele que presta culto”.

Naquele período, isto foi antes da destruição do templo do ano 70 EC, naquele período quando HB foi escrito, com esses sacrifícios, e por isso, ofereciam esses sacrifícios que no tocante a consciência eram ineficazes, não limpavam a consciência das pessoas, não limpavam os pecados, e no v. 10:

“nos quais não passam de ordenanças de carne baseadas somente em comidas e bebidas e diversas abluções e impostas ao tempo oportuno de reforma.

Que foi onde Jesus Cristo morreu por nós, houve uma reforma ou mudança; e por isso vemos que estes sacrifícios físicos não podiam perdoar ou limpar a consciência e veja também em HB 7:11:

“se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico, pois, nele baseado o povo recebeu a lei que necessidade haveria ainda de se levantar outro sacerdote, isto é, JC, o nosso sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque e que não fosse contado segundo a ordem de Arão’”.

Sim, porque JC não era da tribo de Arão, era da tribo de Judá.

“pois, quando se mudou o sacerdócio, como lemos no v. 12, é necessário também haver a mudança da lei e qual? A lei cerimonial que dizia que era necessário que fosse levita! Ou mais especificamente descendente de Arão”.

Mas Jesus Cristo, novo sacerdote não é levita e por isso tem que haver uma mudança dessa lei e no v. 13:

“porque aquele de quem são ditas estas coisas pertencem a outra tribo, sim Judá, da qual ninguém prestou serviço no altar. Pois, era evidente que o Nosso Senhor se deu de Judá, tribo a qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes”.

E vejamos também no v. 18:

“portanto, por um lado se revoga a antiga ordenança, por causa da sua fraqueza e inutilidade”.

Esta ordenança de fazer sacrifícios físicos é revogada e por quê? Por causa da sua fraqueza e inutilidade, sim, tinha um significado temporário que apontava para o sacrifício de Jesus Cristo e pela obra eu Deus faz através de JC nos enviando o poder de Deus que é o Espírito Santo de Deus. E no v. 19:

“pois a lei não aperfeiçoou coisa nenhuma”.

Qual lei? A lei cerimonial dos sacrifícios de bodes, nunca aperfeiçoou nada.

“e por outro lado se introduz mudança superior da qual nos chegamos a Deus”.

Através deste novo sumo sacerdote que é Jesus Cristo e veja também no v. 22:

“por isso mesmo, Jesus se tornando fiador de superior aliança, o novo pacto, o contrato”.

Porque na aliança antiga era debaixo das cerimônias levíticas estas agora são debaixo de acordo com o sacrifício eterno de Jesus Cristo e por isso como diz aqui é uma aliança superior e vejam também em HB 8:6-12:

“agora com efeito obteve Jesus ministério tanto mais excelente quanto é Ele também mediador da superior aliança e instituída com base em superiores promessas, sim, pois vamos ser seres espirituais no Reino de Deus e na família de Deus e com um relacionamento com Deus”

“porque se aquela primeira aliança tivesse sido sem efeito de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda e de fato eis que vem dias que firmarei de fato uma aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá”.

E por quê? Nessa primeira aliança são continuamente desobedientes! E diz no v. 9:

“a aliança que fiz com seus pais no dia em que os temei pela mão para os conduzir até fora da terra do Egito pois eles não continuaram na Minha aliança que eu não atentei para eles, diz o Senhor”.

“Mas esta nova aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor, essas leis imprimirei nas suas mentes”

As leis não vão estar escritas em tábuas de pedra, mas as leis de Deus vão estar escritas no nosso coração e nas nossas mentes é o que diz aqui também:

“na sua mente imprimirei as minhas leis e também sobre o seu coração escreverei e Eu serei o Seu Deus e eles serão o Meu povo”

Queridos irmãos, o problema da antiga aliança não era na lei e sim os israelitas eram desobedientes.

“e não ensinará mais cada um ao seu próximo e ao seu irmão que conhece o senhor porque todos conhecerão as minhas leis, pois, com as suas iniquidades usarei de misericórdia e dos seus pecados não mais Me lembrarei”

Quando Ele diz nova aliança, se torna antiquada a primeira.

“para aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer, e sim, alguns anos depois o templo foi destruído no ano 70”.

E por isso se vê que JC morreu na cruz, o templo foi destruído, o véu foi rasgado em dois de cima para baixo, representando que veio de Deus, não de baixo para cima, de homem, e isto foi um ato de Deus, Ele abriu isto através do sacrifício de JC, o corpo de JC e por isso que lemos em HB 9:15:

“por isso mesmo Ele é o mediador da nova aliança a fim de que intervindo a morte e a remissão das transgressões que havia sobre a primeira aliança receberam a promessa da eterna herança a aqueles que têm sido chamados”.

E somos chamados, e escolhidos e fiéis até o fim, e então vamos receber esta promessa da eterna herança e vemos então, irmãos, que esta é uma aliança superior porque representa de nós termos um relacionamento com Deus e na família de Deus e vejamos também em 2 PE 1.3-4:

“visto como pelo Seu divino poder, o Espírito Santo de Deus, nos tem sido doadas todas as coisas que nos conduzem à vida, eterna, e a piedade, ser como Deus é, e pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude; nos chamou para a glória de Deus!”

“Pelas quais, estas coisas nos conduzem a piedade pelo divino poder pelas quais nos tem sido doadas as suas grandes e preciosas promessas para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina livrando-nos das corrupções das paixões que há no mundo”

Isto é, temos que obedecer a Deus, fugir das corrupções e começarmos a nos tornar coparticipantes da natureza divina temos que obedecer às leis de Deus e por isso é uma aliança superior porque nos faz coparticipantes da natureza divina e veja também em 1 JO 1:9:

“se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar dos pecados e nos purificar de toda a injustiça”.

Esta nova aliança através deste novo sumo sacerdote que é Jesus Cristo de acordo com a ordem de Melquisedeque somos perdoados por causa do Seu sangue, na antiga aliança não podia fazer isso e como lemos a pouco em HB 8:10 quero sublinhar:

“porque esta aliança firmarei com a casa de Israel”.

A casa de Israel desobedeceu a Deus e aí está uma sutil sugestão de que a realidade de que vai haver uma ressurreição dessas pessoas, e está claro, que não será na primeira ressurreição quando Cristo vier porque serão apenas ressuscitados os que são de Cristo!

E o resto não ressuscitará até depois de passar os mil anos, quer dizer, depois do milênio vai haver uma segunda ressurreição e esses desobedientes da casa de Israel vão ter a oportunidade de firmar esta aliança porque vão aprender a verdade e vão ter que se arrepender!

E Deus e Jesus Cristo não são imparciais para fazerem isso só para os israelitas e vai fazer isso para todo o mundo como vemos em MT 11 e 12 no dia do juízo, todas as nações vão estar juntas ao mesmo tempo vão se levantar e esse é o juízo do trono branco por um período. As pessoas vão aprender a verdade, vão se arrepender e vão mudar o caminho e vão receber a misericórdia.

E Deus diz aqui que vai escrever na mente deles as suas leis assim como em seus corações porque eles foram desobedientes previamente, e por isso porque esta aliança é superior!

Porque é baseada em promessas melhores, mas também é baseada em um segundo ponto: no melhor tabernáculo e veja em HB 9:11:

“porque, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, porque isto é um tabernáculo de Deus no céu”.

O trono de Deus que estas coisas eram simplesmente uma sombra, uma metáfora, da realidade no céu e veja em HB 3:5-6:

“e Moisés era fiel em toda a casa de Deus como servo e testemunha das coisas que deveriam de ser anunciadas e Cristo, porém, como filho em sua casa na qual casa somos nós se guardarmos firmes até ao fim a ousadia e a exultação da esperança”.

Queridos irmãos, nós somos esta casa, tabernáculo de Deus, uma casa espiritual e também leiam em JO 14:2-4:

“na casa do Meu Pai há muitas moradas, se assim não fora eu vo-lo teria dito, pois, vou preparar-vos lugar e quando eu for vos preparar lugar voltarei e vos receberei para Mim memo para que onde Eu estiver estejais vós também”.

Vamos ser parte da casa de Deus que está a preparar, mas em terceiro lugar, sim, não é só melhores promessas, ou também o melhor tabernáculo, mas também é um sacerdócio melhor. Veja em HB 5:5-6:

“assim também Cristo a Si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas Lhe glorificou Aquele que disse: Tu és Meu filho e hoje Te gerei”.

Houve um dia em que Ele veio a ser Filho de Deus, foi gerado no ventre da Maria, pelo poder do Espírito Santo que procede do Pai e então se tornou Filho de Deus e como em outro lugar também diz:

“Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque” e vejam também no v. 10:

“tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque”.

Queridos irmãos, lembram-se que Abraão deu dízimos a Melquisedeque em GN 14:18-20 e também lemos depois em LC 22:41-44:

“Ele, por sua vez se afastou cerca de 1 kg de pedra, e de joelhos orava”.

Foi Jesus Cristo no jardim do Getsêmani, quando momentos antes de ser traído depois daquela Páscoa que Ele celebrou e então lemos aqui de joelhos dizendo:

“Pai, se queres, passa de Mim este cálice, esta provação, contudo não se faça a Minha vontade e sim a Tua e então pareceu do céu um anjo que O confortava” e no v. 44:

“estando em agonia orava mais intensamente e aconteceu que as suas gotas de suor se tornaram sangue caindo sobre a terra”.

A vontade de JC não era de sofrer e morrer, mas para cumprir a vontade do Pai e por isso Ele não O protegeu sobrenaturalmente, Ele, JC, não recebeu isenção de dificuldades e de dores e em HB 5:8-9:

“embora sendo filho aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”.

E JC sempre foi obediente nunca pecou e então o que quer dizer que Ele aprendeu obediência? Pelas coisas que sofreu.

“tendo sido aperfeiçoado tornou-Se autor da salvação eterna para todos que Lhe obedecem”.

Sim, temos que obedecer, mas lembram-se do que Jesus Cristo disse? Não a Minha vontade, mas a Tua e Deus respondeu a sua oração e a resposta de Deus a JC foi: não!

Por que JC estava a dizer: eu não quero sofrer, Ele era um ser humano e sentia as dores e sofrimentos e Jesus disse: Eu não quero sofrer, mas o Pai respondeu: não! Tens que sofrer. Não desta vez e lembra-Te há coisas que vais aprender a perfeição adicional, ficarás mais perfeito e completo através destas dificuldades e dores. E em HB 7:28:

“porque a lei (de sacerdotes), cerimonial, constitui sacerdotes a homens sujeitos a fraqueza”.

Sim, eram homens da tribo de Levi, filhos de Arão e sujeitos a fraqueza, mas a palavra de juramento do Pai que fez Ele, Jesus Cristo, sumo sacerdote de acordo com a ordem de Melquisedeque que foi posterior a lei cerimonial, essa palavra de juramento que constituiu o Filho perfeito para sempre. E vejamos agora em HB 9:14:

“por isso muito mais agora o sangue de Cristo que pelo Espírito eterno a Si mesmo se ofereceu sem mácula purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos a um Deus vivo”.

Queridos irmãos, somos salvos pela Sua vida, Ele como nosso sumo sacerdote nos está a salvar por isso que diz que este sacrifício de Cristo nos purifica a consciência enquanto o sacrifício de bodes não podia fazer isso e veja também no v. 24:

“porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, e sim no tabernáculo do céu que Ele entrou, e figura do verdadeiro, porém, do mesmo céu, pois o tabernáculo físico era apenas uma figura e imagem do verdadeiro tabernáculo do céu, mas Jesus Cristo entrou no do céu para comparecer por nós e diante de Deus como nosso sumo sacerdote e para ser o nosso intermediador e intervir por nós”.

Isto é, a nosso favor, como expliquei a pouco de LEV 23, Ele subiu ao céu como o movimento do molho, ascendeu ao céu para se apresentar como nosso sumo sacerdote a nosso favor. E em HB 10:14:

“porque com uma única oferta, o corpo Dele, aperfeiçoou para sempre quantos estão a ser santificados”.

E vejam também no v. 10:

“nesta vontade é que temos sido santificados mediante a oferta do corpo de Cristo uma vez por todas”.

Agora vemos, então, que é um processo, fomos santificados pelo sacrifício de JC, fomos feitos aceitos, justificados pelo sacrifício de JC, mas estamos a ser santificados num processo sendo fiéis até ao fim quando morrermos.

Por isso vemos por uma única oferta fomos e estamos sendo santificados, e digamos assim, estamos a ser restaurados num processo de santificação e no v. 19:

“tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrarmos no Santo dos Santos, isto é, no trono de Deus, espiritual, tendo nós, irmãos, agora, esta intrepidez pelo sangue de Cristo”.

Vemos que este sangue de Cristo nos dá o acesso para entramos no Santo dos Santos, mas além disso diz:

“e tendo grande sacerdote na casa de Deus aproximemo-nos com sincero coração em plena certeza de fé tendo coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura”.

Temos que nos aproximar agora porque Jesus Cristo como nosso sumo sacerdote quando nós nos aproximamos Dele, Ele está a aspergir Seu sangue, a nos perdoar dia a dia conforme nos aproximamos e diz assim: aproximemo-nos com sincero coração em plena certeza de fé.

Precisamos de ter fé! Por isso diz: guardemos firme esta confissão da esperança sem vacilar pois quem fez a promessa é fiel e consideremos também uns aos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras.

Irmãos, como é que podemos “considerarmos uns aos outros” se não convivemos, e isso é tão importante convivermos, eu sei que muitos irmãos vivem longe uns dos outros e por isso temos que aproveitar para conviver na festa dos tabernáculos onde poupamos o nosso segundo dízimo para fazer todo o possível para nos reunirmos com aqueles que estão muito longe.

E então, vamos nos congregar para que? Para podermos nos congregar em amor, precisamos de fazer a nossa parte irmãos e por isso que a Bíblia diz: que temos que dizimar! Sim, há o primeiro dízimo que pertence a Deus e o segundo dízimo deve ser para a festa para levarmos ao local que Deus escolheu para no reunirmos.

“e por isso, não deixemos de nos congregar como é costume de alguns” e infelizmente há alguns que não querem, de não ir à festa, ou se tem possibilidades não vão ao culto, não falo em relação a pessoas doentes que não possam ir, mas muitas vezes não é doença, sim, vai chegar um dia em que você pode dizer não vou a festa por causa disso ou daquilo, e um dia vai estar doente e não poderá mesmo ir, e continuando:

“façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima”.

Temos que nos encorajar a ir congregar para que? Para podermos estimularmos o nosso amor e no v. 26:

“se vivermos deliberadamente, em pecado, depois de termos recebido pleno conhecimento da verdade já não resta sacrifícios pelos pecados”.

Irmãos, é muito importante de entendermos o escritor de HB, que acredito que seja Paulo, está aqui a dizer, e por isso, irmão, vemos que Jesus Cristo subiu para o céu como nosso sumo sacerdote, está a trabalhar conosco através do Seu sangue, para este novo e vivo caminho, como lemos em HB 10:20, isto é, pela Sua carne.

E por isso temos este grande sumo sacerdote, que está a intervir por nós, diariamente, e uma vez que Ele tenha completado este trabalho de preparar a noiva e a igreja então Ele volta para a Terra.

E uma das coisas que Ele vai fazer é tratar deste “bode vivo” e então vamos voltar a LEV 16:17-20:

“nenhum homem estará na tenda da congregação quando ele entrar para fazer a expiação”.

Ou seja, esta limpeza quando o sumo sacerdote que é JC e entra no trono de Deus, que é durante este período, após a morte Dele, ascendeu ao céu através do simbolismo do movimento do molho para ser o nosso sumo sacerdote a nosso favor para nós para sermos aceitos.

Ele agora está lá e não há ninguém, não há nenhum homem, por causa disso diz assim:

“nenhum homem estará na tenda da congregação, ninguém estará no céu”.

NINGUÉM ESTÁ NO CÉU HOJE EM DIA!!

“até que Ele saia” e quando é que Ele sai? Ao voltar para a Terra onde a noiva está pronta’.

“depois de feita a expiação por si mesmo (Arão - simbolizando Jesus Cristo) e toda a congregação de Israel, então sairá ao altar que está perante o Senhor e fará expiação por ele e tomará o sangue do novilho e desse sangue aspergirá sete vezes sobre o altar”.

“e quando acabar de fazer a expiação no altar, isto é, quando Jesus Cristo acabar de fazer isto, Ele volta para a Terra e fará chegar o bode vivo”.

“então porá ambas as mãos sobre o bode vivo e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel”.

E por quê? Porque o bode vivo é satanás que tem uma responsabilidade pelos pecados que fizemos! E ele tem que receber o castigo merecedor por causa que ele é culpado também, e depois diz:

“e os porá sobre a cabeça do bode e o levará ao deserto pela mão do homem a disposição para isso e assim aquele bode levará todas as iniquidades deles para a terra solitária e o homem soltará o bode no deserto”.

Vemos aqui, então, que este bode vai ser posto na prisão e isso é o que lemos em AP 20:1-3:

“então, vi descer do céu um anjo, tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente, ele segurou o dragão, a antiga serpente, o diabo, satanás e o prendeu por mil anos.

Este bode vivo que é o bode AZAZEL.

“e o lançou no abismo e o fechou e aprisionou para que não engane mais as nações até se completarem os mil anos e depois é necessário que seja solto por pouco tempo”.

Este Dia de Expiação, irmãos, tem um significado muito importante nesta cerimônia que escrevemos em LEV 16, estes dois bodes têm um significado importante.

E precisamos entender que um bode significa o sacrifício de JC e outro bode, claramente, pelo contexto todo bíblico representa Satanás!

Mas o significado mais importante desta cerimônia, o Dia de Expiação, é o papel do sumo sacerdote, nosso sumo sacerdote de acordo com a ordem de Melquisedeque que é Jesus Cristo para nos unir e reconciliar para sermos um com Eles como Eles são um.