O Dia Santo de Deus que é bem crítico e decisivo

Você está aqui

O Dia Santo de Deus que é bem crítico e decisivo

Download (Baixar)

Download (Baixar)

O Dia Santo de Deus que é bem crítico e decisivo

×

Os dias Santos de Deus descrevem o Plano de Salvação de Deus para a humanidade, que não é nada mais e nada menos que o Evangelho do Reino de Deus. A mensagem que Jesus Cristo pregou e que nós pregamos. O Sábado semanal é uma cartilha deste descanso por vir, que será o grande descanso eterno no Reino de Deus. Este sermão decreve como o dia das Trombetas é o dia Santo pivotal, crítico e decisivo nesta Boa Nova. É quando o mistério de Deus é revelado e quando Deus atravéz de Jesus Cristo toma posse dos reinos deste mundo.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Um membro da igreja escreveu no dia 21.10.1999, cerca de 23 anos atrás, dizendo: 70 anos depois da igreja do tempo do fim ter iniciado a sua obra, em 1933, então estamos no ano de 2003 quando o autor escreveu isto: a mais possível data para o dia da primeira ressurreição, isto é, o dia das trombetas de 2003.

Por isso ele estava a se referir a 70 anos depois da obra do tempo do fim ter sido iniciada.

E aqui estamos nós queridos irmãos 19 anos mais tarde da data que ele profetizou em 2003 que seria a vinda de Cristo mas nessa nota dele escreveu ainda: isto é muito sistemático e tudo fora do meu controle por isso não é minha invenção.

Queridos irmãos tem havido muitos falsos profetas apontando datas em vários pontos fazendo vários erros, e infelizmente causando problemas com várias pessoas e precisamos ter cuidado com isso irmãos.

Por outro lado, há pessoas que guardam o Sábado mas que dizem: óh, os dias santos de Deus são opcionais, isto é, não são necessários.

Queridos irmãos, os dias santos de Deus não são uma opção que você pode ou não guardar se você decidir e sim eles são ordenados por Deus para serem observados para sempre.

Por ex. falando acerca do dia da expiação em LV 23:29 que é um dos dias santos de Deus diz: “toda a alma que nesse dia se não afligir será eliminada do seu povo”.

Eliminada? Queridos irmãos isso não é uma opção ou digamos assim ser uma opção se você é eliminado ou não.

Por outro lado há outros que dizem: os dias santos de Deus são uma distração do evangelho.

A verdade, irmãos, é que os dias santos de Deus são uma parte integral do evangelho que apontam para o plano de salvação de Deus que cumpre, explica o evangelho, a boa nova do reino de Deus.

E queridos irmãos isto é um grande mistério que as pessoas não entendem e algumas pessoas continuam ao longo dessa história de que os dias santos distraem uma pessoa do evangelho e dizem: não queremos que a mensagem da graça seja confundida com as leis as quais o evangelho especificamente diz que não são necessárias para os cristãos.

Queridos irmãos Paulo nunca disse que as leis de Deus não são necessárias para os cristãos e isso é, digamos assim, um mistério da iniquidade, esse é o espírito do anti cristo.

E ao longo disso as pessoas dizem: olha uma vez salvo, salvo para sempre e por isso dizem: você não precisa de guardar a lei de Deus.

Irmãos satanás está absolutamente comprometido a esconder o grande plano de salvação de Deus de você e vejam em 2 CO 4:3-4: “mas se o nosso evangelho ainda está encoberto é para os que se perdem que está encoberto; os que não estão a entender a verdade; nos quais o deus deste século; que é satanás; cegou o entendimento dos incrédulos; os que não acreditam no evangelho do reino de Deus, na vinda de Cristo e que vem reinar na terra um milênio de paz aqui.”

E as pessoas não entendem isso, olha quando morremos vamos para o céu e pronto já estamos...; não, não, não! Quando morremos estamos a dormir até a vinda de Cristo e então haverá uma ressurreição onde os mortos retornarão a viver.

Está claro, os mortos em Cristo primeiro e os outros depois.

“dos incrédulos para que não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo”.

Queridos irmãos, a boa nova do reino de Deus não é pregada hoje em dia porque satanás está a perverter o evangelho de qualquer e de toda maneira possível!

Irmãos esta ideia que a mensagem da graça não deve ser confundida com as leis de Deus isso está numa contradição direta contra o que Jesus Cristo disse e podemos ler em MT 19:17 e ao fim deste diz: “se queres, porém, entrar na vida; está claro, na vida eterna; guarda os mandamentos e ele perguntou quais? e Jesus Cristo começa a descrever alguns dos 10 mandamentos e quais? É bem claro e está claro não descreveu todos”.

Queridos irmãos, este mundo está de uma maneira geral oposto aos mandamentos da lei de Deus mas de uma maneira geral oposto a um só desses mandamentos, sim, porque dizem: n]ao matar embora hoje em dia o aborto é claramente um assassínio.

Mas de uma maneira geral o mundo está basicamente contra um só desses 10 mandamentos que é o Sábado e por que?

E vocês leem em EX 20:8-11 onde descreve o 4º mandamento do Sábado, sim, não é do domingo, o sétimo dia, e diz: “lembra-te do dia de Sábado; pois já sabiam por isso escreveu lembra, antes de Moisés já sabiam e até no dia de Adão e Eva já sabiam qual era o sétimo dia?

“lembra-te do dia de Sábado para o santificar, seis dias trabalharás e farás toda a obra mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus e não farás nenhum trabalho nem tu, nem teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro”.

“porque em 6 dias fez o Senhor o céu e a terra e ao sétimo dia descansou por isso o Senhor abençoou o dia do Sábado e o santificou; e está claro que você não o pode santificar e sim Deus é que o tem e Ele o santificou e Deus é o mesmo hoje, ontem e amanhã”.

Por isso o Sábado aponta para o descanso mas aí tem um significado duplo porque aponta para o grande descanso final, aponta para o plano de salvação de Deus que nos vai dar ao fim deste plano de salvação um descanso eterno!

Aponta para a criação física do homem ao fim dos 6 dias e descansou no sétimo mas aponta para a criação espiritual que é um Sábado de descanso eterno.

E por isso vejamos em HB 4:4-9: “porque em certo lugar assim disse no tocante ao sétimo dia e descansou Deus no sétimo dia de todas as obras que fizera novamente no mesmo lugar diz: não entrarão no meu descanso, futuro e visto, portanto, que resta entrar alguns neles; neste Sábado simbólico e futuro, um descanso espiritual, um grande descanso”.

E por causa da desobediência não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas novas; isto é parte da boa nova, do evangelho, o Sábado; de novo determina hoje falando por Davi que por muito tempo depois segundo antes fora declarado que hoje se ouvires a Sua voz não endureçais o vosso coração”.

As pessoas endurecem o coração e dizem: não vou guardar o Sábado e sim o domingo!

“não endureceis o vosso coração ora se é dado o descanso não falaria a respeito do outro dia do futuro descanso que está a falar aqui num significado espiritual e, portanto, resta um repouso do Sábado, sabatismos em grego, o repouso sabático para o povo de Deus”.

Por isso resta um repouso sabático e uma guarda do dia de Sábado para o povo de Deus que aponta para o futuro.

“porque aquele que entrou no descanso de Deus, aquele que guarda o Sábado, também ele mesmo descansou das suas obras e Deus das suas”.

Queridos irmãos o Sábado tem um significado duplo que é a criação física e a criação espiritual por isso o Sábado, digamos assim, é uma cartilha e algo que expõem de forma leve e dinâmica o conteúdo que é o plano de salvação de Deus mas o Sábado semanal, digamos assim, é uma coisa muito breve e dinâmica.

Porque está a descrever esse descanso, o verdadeiro descanso, que é o descanso eterno no reino de Deus, isto é, a vida eterna no reino de Deus e para termos esta vida eterna há um plano de salvação e esse Sábado é explicado em maior detalhe e conteúdo disso pelos Sábados anuais, isto é, pelos festivais de Deus anuais e os dias santos anuais que então explicam em maior detalhe esse plano de salvação.

O qual o é em 2 fases principais: a primeira fase é a primeira vinda de Cristo e a segunda fase é a segunda vinda de Cristo e por isso que lemos voltando a LV 23 começando no v. 1: “diz o Senhor a Moisés: fala aos filhos de Israel e diz-lhes: as festas fixas que proclamareis serão santas convocações, ou seja, dias para se reunirem, são essas as minhas festas, festas de Deus”

e depois diz no v. 3: “seis dias trabalharás e no sétimo, o Sábado, santa convocação, é o Sábado”.

E por isso se vê nos vs. 1-3 está a dar esta cartilha e este resumo leve mas agora no v. 4 vai abrir expor o Sábado em maior detalhe o significado espiritual dizendo: “são estas as festas fixas do Senhor”; a mesma expressão.

“as santas convocações proclamareis no seu tempo”; por isso guardar o Sábado que é o 4º mandamento das leis de Deus integralmente implica que temos que guardar as festas santas! Não são opcionais!

E depois está a descrever os vários festivais dos dias santos.

Por isso o Sábado semanal está intrinsicamente conectado com os Sábados anuais; e estes dias santos de Deus, os sábados anuais revelam o plano de Deus em maior detalhe e explicam e verificam o significado do Sábado.

E por isso os dias santos anuais de Deus e as festas santas de Deus explicam o plano de salvação e o caminho para termos a vida eterna no reino de Deus e isso irmãos é o evangelho do reino de Deus.

Por isso os dias santos apontam e revelam e clarificam assim como relembrar o plano de Deus e fazemos isso anualmente como sombras de coisas por vir.

Esta é a boa nova do reino de Deus.

Então, por que estamos aqui a observar o dia das trombetas? Que é 1 dos sete dias santos anuais?  Um dos 7 Sábados anuais?

Estamos aqui no dia das trombetas para lembrar o plano de Deus de salvação dos passos principais do verdadeiro evangelho e por isso hoje no dia das trombetas estamos a focar e enfatizar especificamente o 4º dia santo, o dia santo do meio, o pivô, aquele dia santo decisivo o qual celebra o maior acontecimento na história da humanidade.

Que celebra a revelação do mistério de Deus e esse é o significado desse decisivo deste dia santo central que está no meio porque o 4º dia santo está exatamente no meio de sete que é central.

E por isso por que é tão importante? Porque é o cerne e o centro, e o núcleo, do evangelho, o dia das trombetas que é simbolizado e explicado em maior detalhe no livro de AP consiste de 7 trombetas e por isso o dia das trombetas representa essas sete trombetas e não só a última.

Sim, a última é este toque final, crítico e extremamente importante, mas estas sete são parte do sétimo selo do livro de AP onde vemos 7 selos marcados e este documento está anexo ao nosso sermão no nosso site da igreja.

E o sétimo selo abre como um leque para em 7 trombetas e este sétimo selo que consiste de 7 trombetas representa o período final, o ultimo ano dos 3 anos e meio da grande tribulação.

Então vejamos algumas partes de AP e também de algumas parábolas de Jesus Cristo.

Vejamos então primeiro em AP 6 onde este sexto selo a começar do v. 12-17 que basicamente são os sinais celestes e depois do início, que quer dizer, ao fim dos 2 anos e meio da GT que dura por 3 anos e meio e esse é outro tema onde já expliquei em diversos sermões.

Mas o ponto importante aqui é que quando vem os sinais celestes é um sinal de Deus através de Jesus Cristo a dizer, digamos assim, basta e Ele agora vai intervir na situação mundial e assim a força e a capacidade e a intensidade da GT vai ser reduzida porque se não a fosse nenhuma pessoa sobreviveria durante esse período.

E assim Jesus Cristo vai intervir e proteger as pessoas que se arrependeram durante a GT.

E vemos aqui nos vs. 16-17 que diz assim: “e essas pessoas que se esconderam nas cavernas, penhascos e dos montes e disseram aos montes e rochedos: cai sobre nós e escondei-nos Daquele que se assenta no trono e da ira do cordeiro”.

Quem está no trono é o Pai e o cordeiro que é Jesus Cristo.

“porque chegou o grande dia da ira Deles e quem é que pode suster-se?”

Isto são os sinais de Jesus Cristo a dizer: basta! Agora vai começar a intervir nas coisas do mundo e isto é o início da ira Deles, do cordeiro e do Pai.

E por isso vemos que agora Jesus Cristo vai começar a intervir diretamente nos acontecimentos deste mundo e vai concluir com a sétima trombeta que representa como vamos ver daqui a pouco a complementação como diz em AP 15:1 usando a palavra aqui: a consumação da ira de Deus que quer dizer a conclusão que esta ira começa com a 1ª. trombeta mas a sétima vai ser a conclusão desta cólera e desta ira de Deus.

E então se vê aqui em AP 8 e 9 essas trombetas a serem tocadas que são essas seis primeiras e depois vemos em AP 10:5-7 diz assim: “então se vê o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra e levantou a mão direita para o céu e jurou por Aquele que vive pelos séculos dos séculos o mesmo que criou o céu, a terra, o mar e tudo que nele existe e já não haverá demora; e por que? porque a sétima trombeta vai tocar!”

E diz assim no v. 7: “mas nos dias da voz do sétimo anjo quando ele estiver para a tocar a trombeta, isto é, a sétima, a última, cumprir-se-á então o mistério de Deus que vai ser cumprido onde Ele anunciou aos seus servos, os profetas”.

O mistério de Deus é quando homens e mulheres feitos do pó são finalmente nascidos de novo na família de Deus como seres espirituais.

E então um pouco mais adiante em AP 11:15 diz: “o sétimo anjo tocou a trombeta”; e o dia das trombetas, irmãos, representa estas sete trombetas mas o ápice e o ponto crítico final é a sétima trombeta!

E então diz aqui: “quando tocou a sétima trombeta e ouve no céu grandes vozes dizendo: o reino do mundo se tornou de Nosso Senhor e do seu Cristo”.

Os reinos e governos deste mundo agora pertencem a Deus e a Cristo, isto é, de Deus através do governo do rei dos reis e do Senhor dos Senhores que é Cristo.

“e Ele, Cristo, reinará pelos séculos dos séculos”.

E depois um bocadinho mais adiante no v. 18 diz: “na verdade as nações se enfureceram, chegou, porém, a tua ira e o tempo determinado”; que é esta consumação da ira que vai acabar com todos os governos destas nações do mundo.

E aqui menciona 3 coisas que vão acontecer: “que é o tempo determinado para serem julgados os mortos”; aqueles que estão motos serão julgados para estarem na 1ª. ressurreição que é uma ressurreição para a vida eterna ou continuam a dormir por mais 1.000 anos para serem ressuscitados após.

Segundo: “para se dar o galardão aos seus servos, os profetas, aos santos, aqueles que temem o nome do Senhor e que sejam grandes ou pequenos”.

E terceiro: “para destruíres os que destroem a terra”.

São 3 séries de grandes acontecimentos que vão se realizar durante este evento que tem várias sub atividades tudo girando em torno da segunda vinda de Cristo e há várias coisas que vão acontecer como parte da segunda vinda de Cristo.

E isto representa, queridos irmãos, nada mais nada menos esta última trombeta que a ressurreição vemos em 1 CO 15:50: “isto afirmo, irmãos que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus nem a corrupção herdar a incorrupção e eis que digo um mistério: nem todos dormiremos mas seremos transformados num momento, num abrir e fechar de olhos ao ressoar da última trombeta”.

“a trombeta soará, a sétima, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados”.

Este dia das trombetas representa estas 7 trombetas mas principalmente a sétima que é a ressurreição em que homens de carne e poeira são finalmente transformados e ressuscitados em seres espirituais e não mais carne e sangue para herdarem o reino de Deus e entrarem no governo eterno e na vida eterna com Jesus Cristo.

Vejamos então agora algumas das parábolas brevemente que Jesus Cristo mencionou em MT 24 e vamos ler em forma de resumo e não de detalhe mas vamos dar uma sinopse geral e vocês depois vão estudar.

E em MT 24:31 diz: “então Jesus Cristo enviará os anjos com grande clangor de trombeta os quais reunirão os seus escolhidos dos 4 ventos e das extremidades dos céus”.

Está claro aqui a dizer desta última clangor de trombeta, a sétima, como lemos em 1 CO 15 que é esta sétima trombeta que é quando Jesus Cristo vai tomar posse dos reinos deste mundo como lemos em AP 11:15.

Mas agora vejam o detalhe, digamos assim, um sumário que vemos aqui no v. 31 mas agora vejam o detalhe das parábolas que se seguem:

No v. 32 em diante fala da parábola da figueira e vejam aí no v. 36: “e ninguém sabe nem os anjos do céu nem o filho se não o Pai aquele dia e hora”.

Quer dizer, vai haver um período em que ninguém sabe quando é.

Vejam no v. 40: “então dois estarão no campo, um será tomado e outro deixado, duas estarão trabalhando no moinho, uma será tomada e a outra deixada, portanto, vigiai pois não sabeis em que dia virá o Nosso Senhor”.

Quer dizer que vai haver um período que é antes da proteção da igreja, antes da Grande Tribulação, como lemos em outras escrituras em que as pessoas não sabem quando vai acontecer; porque não sabeis em que dia vem o Senhor.

Não sabeis quando aquele período de 3 anos e meio começa, sim, quando começa esse período DN 12 o descreve claramente quantos dias faltam mas antes disso ninguém sabe.

E por isso diz: “estejam prontos”.

Está no v. 44: “por isso ficai vós sabidos porque a hora em que não cuidais o filho do homem virá”.

E por isso estejam prontos porque 3 anos e meio antes de vir vai haver esta proteção mas não sabem quando isso começa, sim, quando chegar aquele ponto que outras escrituras descrevem que vai haver a abominação desoladora mas isso é no momento final e depois então já sabem que é a hora! Mas antes disso não sabem!

Vejam também nos vs. 45-51 que temos outra parábola do bom e do mau servo e é um aviso que vai haver julgamento e é um processo e depois segue com a parábola das 10 virgens em MT 25 a dizer que 5 estão prontas e 5 não estão!

E por isso diz no v. 13: “vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”; porque essas bem provavelmente serão protegidas e as outras não serão; bem possivelmente.

E depois vemos a parábola dos talentos em MT 25 a partir do v. 14 onde uns tem 5 talentos, outros 2, talentos e outro tem 1 e conforme os talentos e o crescimento desses talentos serão recompensados.

Mas se não houver crescimento e você não está a usar seus talentos será castigado e isso é o galardão dos santos.

E depois ainda em MT 25:31-32 está falar então depois disso que Jesus Cristo vai julgar as nações, depois do galardão dos santos, Ele começa a reinar na terra e vai julgar as nações.

Se vê aí uma sequência que é um paralelo com eventos ou acontecimentos descritos no livro de AP.

Vejam por ex. AP 11:15 onde Cristo então toma controle dos eventos e acontecimentos na terra e em AP 14:1 se vê aqui uma ressurreição e depois dessa ressurreição está a dizer:

nos vs. 14-16: “olhei e eis aí uma nuvem branca e assentado sobre a nuvem um semelhante ao filho do homem tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada e outro anjo saiu do santuário e gritando em grande voz para Aquele que se achava assentado sobre a nuvem: toma a foice e ceifa pois chegou a hora de ceifar visto que a seara da terra já amadureceu”.

Jesus Cristo vem e começa a reinar e os santos foram ressuscitados e a terra está pronta para a ceifa e se vê esta sequência.

Mas ao mesmo tempo depois vemos no cap. 15 as 7 últimas pragas ou os 7 flagelos que como lemos a pouco no cap. 15:1: “com estes se consuma a cólera de Deus”.

Agora Cristo veio, os santos ressuscitaram, a terra está pronta mas agora vaio castigo que é este ponto final da consumação da cólera de Deus!

E depois vemos no cap. 16 estes flagelos e estas 7 últimas pragas que são tão devastadoras com dores devastando os homens com úlceras, devastando mares e também das águas doces, o sol a queimar as pessoas, coisas horríveis! E extremas afetando o trono da besta.

E depois lemos o sexto destes flagelos que será de um período muito breve e curto porque se não ninguém sobreviveria pois vai ser um castigo tão forte na terra.

Então diz aí: o rio Eufrates e as pessoas e reis do mundo inteiro como se lê no v. 14 vão se reunir para a guerra e peleja do grande dia do Deus poderoso no vale de Megido que se chama Armagedon, irão se reunir nesse local.

E depois continuando no cap. 19 em paralelo com isto se vê então uma cena do casamento da noiva, as bodas do cordeiro, cuja esposa já se ataviou, se vê aí no v. 7.

E depois se vê disso e aí está um ponto importante irmãos que é o seguinte: você vai estar lá ou não? Não importa discutir onde e quando será acerca desses detalhes mas o que é importante é: você vai estar lá ou não??

Você está pronto? Está ataviado ou não?? É isso que importa!

E depois se vê Jesus Cristo vai lutar contra as nações; lembram-se que lemos a pouco AP 11:18? Os mortos são julgados, a ressurreição, o galardão que estão a receber o casamento e suas responsabilidades e então é o castigo daqueles que destroem a terra e aqui se vê que Ele vem como rei dos reis governar na terra com um cetro de ferro como se lê no v. 15 de AP 19 e também Senhor dos Senhores!

E depois se lê um bocadinho mais à frente no v. 19: “e vi a besta e os reis da terra e com seus exércitos congregados para pelejarem contra Aquele que estava montado no cavalo e contra o Seu exército”.

Então se vê que esses a besta e o falso profeta foram atirados para o lago de fogo e essas nações foram destruídas que se tinham reunido em Armagedon.

Em ZC 14 dá um bocadinho de mais detalhe acerca desta guerra: “eis que vem o Dia do Senhor em que os teus despojos se repartirão no meio de Ti porque Eu juntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém”.

E depois diz no v. 13: “e sairá o Senhor, Jesus Cristo, e pelejará contra estas nações como pelejou no dia da batalha”.

E depois se lê ao fim do v. 5: “virá o Senhor meu Deus e todos os santos com ele”; está claro que é Jesus Cristo que vem que é o Verbo que lemos isso em AP 19 que é a palavra de Deus que é o Verbo.

E por isso vemos aqui que estas nações se reúnem, a besta e o falso profeta são atirados para o lago de fogo e isto, irmãos, em sumário simples, é o significado do dia das trombetas.

Este dia que é este dia santo e decisivo que representa este período quando Deus diz: chega! Basta! Eu vou intervir agora! Que é um período de 1 ano mas que acaba com esta vinda de Cristo em que Ele vai destruir aquelas pessoas que destroem a terra mas antes disso vai ressuscitar os santos e vai nos dar o galardão como lemos em AP 11:18.

E isso é à sétima trombeta quando Jesus Cristo toma posse do reino e queridos irmãos assim vemos que o significado deste dia das trombetas é enorme!!

E o dia santo de Deus decisivo onde o mistério de Deus é revelado, os santos são ressuscitados e por isso os dias santos magnificam e particularmente este dia das trombetas que é decisivo que é central neste plano de salvação.

Os dias santos apontam amplificam revelam o plano de salvação de Deus esta boa nova do reino de Deus.

E então porque estamos aqui irmãos? A celebrar o dia das trombetas? Estamos a celebrar este dia que é extremamente decisivo deste evento enorme na estória humana!

Quando Deus através de Jesus Cristo toma conta dos governos deste mundo e por isso estamos aqui, irmãos, para celebrar a revelação do mistério de Deus.

E queridos irmãos que grande dia de alegria este dia é!