O Espírito de Deus e o espírito do homem: A santificação do Espírito

Você está aqui

O Espírito de Deus e o espírito do homem

A santificação do Espírito

Download (Baixar)
MP3 Audio (54.72 MB)

Download (Baixar)

O Espírito de Deus e o espírito do homem: A santificação do Espírito

MP3 Audio (54.72 MB)
×

Este sermão descreve a interação do Espírito de Deus com o espírito humano. Esta interação após a conversão é o ato de santificação.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Deus nos dá um potencial humano incrível! Este potencial é de virmos a ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus glorificados!

Queridos irmãos para Deus nos dar tão grande responsabilidade Ele teve que nos criar como seres com livre arbítrio para que possamos aprender de nossos próprios erros.

Deus assim criou o homem na sua imagem, na sua semelhança e com este potencial de virem a ser filhos e filhas de Deus no seu reino.

O meu propósito hoje queridos irmãos é para falar convosco acerca da interação do Espírito Santo de Deus com o espírito do homem no homem e o chamemos de espírito humano.

Esta interação dá a possibilidade de haver o processo de santificação e por isso eu vou falar hoje acerca de como o Espírito de Deus trabalha com a mente humana.

Vamos começar então em GN 2:7: “então formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida”; e esta palavra o fôlego vem da palavra nesh shamá em hebraico 05397 que as vezes é traduzida como espírito.

Vejam por ex. em PV 20:27: “o espírito do homem é lâmpada do Senhor”; é a mesma palavra hebraica do espírito do homem, este fôlego da vida que está claro que é esta capacidade que Deus nos dá a vida física que nos dá a possibilidade de respirar fisicamente e bater o coração e dar vida e passar o sangue através do corpo humano e isto é parte do fôlego da vida do ponto físico.

Mas o fôlego da vida também tem um ponto espiritual e esse é o espírito do homem no homem!

Para entendermos melhor vou dar uma analogia, digamos assim, que a eletricidade, por ex., é como se fosse o sangue a trabalhar no coração e a fluir através do nosso corpo humano para nos dar a vida porque a vida está no sangue!

Mas por outro lado esta vida precisa também da capacidade de pensar e temos um cérebro embora por si próprio fisicamente precisa de algo adicional para que consiga pensar como o homem pensa, o raciocínio, a porque animais tem cérebros também e por ex.: a girafa, os leões, os tigres e os macacos têm um cérebro, porém, a capacidade da função deste cérebro humano que tecnicamente é muito semelhante mas a capacidade do nosso cérebro é muito mais alta e por que?

Porque o cérebro humano tem o espírito do homem que faz com que o cérebro humano consiga trabalhar a um nível da mente humana e essa é a diferença entre o cérebro e a mente porque o cérebro é meramente, digamos assim, físico e a junção do cérebro com a mente é algo espiritual que a Bíblia se refere ao espírito do homem no homem!

E comparando isto, por ex., a um computador e o ligamos a eletricidade por e. como o nosso coração que está a funcionar, a energia a funcionar e passar pelos cabos e fios elétricos como analogia ao coração e depois este computador também precisa do sistema operacional que é a capacidade do cérebro humano de pensar.

Como é por ex. o software do computador que o faz atuar da maneira que atua.

Vejamos então em EC 12:7: “e o pó volta a terra como era e o espírito volta a Deus que o deu”; e assim que acontece quando falecemos o fôlego da vida que é o espírito do homem no homem volta para Deus e Deus guarda este espírito porque este espírito é como um software de computador como analogia que não trabalha por si próprio e precisa de um computador o que chamamos de hardware, o equipamento, e os dois trabalham em conjunto.

Assim o espírito precisa de um corpo para trabalhar e por isso quando Deus assoprou o fôlego da vida em Adão então Adão que era apenas um corpo recebeu este espírito do homem e então começou, digamos assim, a ser um ser vivente!

E quando morremos Deus guarda este espírito e o que é guardado onde todas as nossas características são guardadas do que aprendemos na nossa vida inteira, a nossa personalidade, a cor dos nossos olhos, as nossas características físicas e o caráter que aprendemos isso tudo é guardado no espírito do homem!

E depois todos ressuscitaremos pois quando ressuscitamos recebemos um corpo novo e então Deus põem este espírito do homem dentro do corpo, isto é, se torna um ser vivente de novo na ressurreição!

Ora, vejemos em 1 CO 15:22: “porque assim como em Adão todos morrem, todas as pessoas morrem mais cedo ou mais tarde, como filhos de Adão; assim também todos serão vivificados, isto é, todos serão ressuscitados através de Cristo porque Ele pagou para nos dar a vida de volta a todos”; mas vai haver um juízo!

E por isso está claro que todos vão ressuscitar e vão aparecer perante o dia do juízo!

Ora, o espírito do homem por isso dando assim uma revisão do que acabei de dizer: o espírito do homem é a chave para fazer com que nós possamos pensar e atuar como homem!

Vejam 1 CO 2:10-11: “mas Deus nos revelou pelo espírito porque o espírito a todas as coisas prescruta até mesmo as profundezas de Deus por qual dos homens sabem as coisas do homem se não o seu próprio espírito?”

Você e eu entendemos as coisas do homem por que? porque Deus nos dá o espírito do homem para nós entendermos as coisas do homem como diz no v. 11 acima.

Se você for tentar ensinar a um macaco as coisas de homem o macaco não vai entender, sim, podemos treinar macacos, leões, elefantes e vemos isso no circo e coisas assim e podemos treinar até um certo ponto mas não conseguem a ter as capacidades humanas porque Deus deu ao homem, digamos assim, um programa especial chamado o espírito do homem no home!

E esse espírito do homem faz o homem entender as coisas do homem e por isso você pode tentar o dia inteiro, a semana inteira, o mês inteiro ou a vida inteira tentar ensinar a um macaco geografia, matemática, apreciar as artes e as coisas do homem e o macaco ou o leão não vão entender isso e por que? porque não tem o espírito do homem!

Igualmente é o que diz aqui no v. 11: “assim também as coisas de Deus ninguém as conhece se não o Espírito de Deus”; e por isso se você não tem o Espírito de Deus a trabalhar com o seu espírito de homem você não vai entender as coisas de Deus!

Por isso muitas pessoas não entendem isso e querem sublinhar este ponto para entenderem: se vocês estão a tentar converter uma pessoa que não está a receber o Espírito de Deus e que esse Espírito de Deus não está a trabalhar com o espírito do homem vocês estarão a perder tempo!

É como tentar ensinar coisas do homem a um leão, ou tigre, ou elefante que não vão entender porque não tem o espírito do homem e igualmente nós não vamos entender   as coisas de Deus a não ser que tenhamos o Espírito de Deus a trabalhar conosco!

É muito importante entendermos isto e por isso muitas pessoas tentam convencer outros acerca da verdade de Deus mas não entendem e por que? porque para entendermos a verdade de Deus precisamos que o Espírito de Deus esteja a trabalhar conosco.

É crítico e por isso repetindo: o espírito do homem muda o cérebro humano para ser uma mente humana e igualmente o Espírito de Deus muda a mente humana para aceitar, entender e compreender as coisas de Deus!

E por isso o que vemos aqui é que o Espírito de Deus nos guia, ajuda, e trabalha com as nossas mentes e com nosso espírito humano para entendermos as coisas de Deus!

E assim esta cegueira é removida, esta dureza de coração é removida e como? Porque Deus nos dá o seu Espírito para trabalhar com o espírito do homem!

Igualmente quanto mais nós obedecemos a Deus mais Ele nos dá o seu Espírito de Deus e por isso temos que estar a a obedecer a Deus como em AT 5:32

Ora então o espírito do homem o que nos dá? A capacidade de termos, digamos assim, uma antena para apanharmos frequências ou ondas no ar espirituais, digamos assim, nos dá orelhas espirituais para ouvirmos coisas espirituais e para entendermos e sentir coisas espirituais.

Por ex. vejam em EF 2:2: “falando acerca que Ele nos deu vida estando nós mortos nos vossos delitos e pecados nos quais andastes outrora segundo o curso deste mundo, e segundo o príncipe da potestade do ar”; e aqui vemos que satanás é o príncipe desses poderes do ar, destas frequências espirituais que estão a nossa volta destas vibrações que estão a nossa volta e as pessoas apanham e por isso é que vemos as vezes certas atitudes sendo muito comuns por ex. numa certa área ou numa certa região.

Ora, por isso as pessoas podem ser influenciadas pelo espírito de satanás e neste mundo há muitas por ex. estações de mídia, rádio e tv e igualmente neste mundo falando de modo espiritual há muitas estações que estão a transmitir as ondas de satanás e seus programas satânicos e só quando Deus decide transmitir as suas ondas do Espírito Santo aquelas pessoas a quem Ele chama é que essas pessoas começam a entender A VERDADE.

Sim, podem entender muitas coisas da Bíblia porque satanás está a enganar o mundo inteiro mas para realmente por as coisas juntas e começar a entender a verdade de Deus o Espírito de Deus tem que estar a trabalhar com você porque o Espírito de Deus pode estar com você ou pode estar DENTRO de você!

Ora vemos em JO 14;17 que o Espírito de Deus estava como os apóstolos e isto foi na noite em que Jesus foi traído depois do lava pés que lemos em JO 13 e em JO 14 depois que Jesus estava a dar um ensino aos apóstolos vemos então em JO 14 começando no v. 17 diz assim: “o espírito da verdade que o mundo não o pode receber porque não o vê e nem o conhece e vós o conheceis porque Ele habita convosco”

O Espírito de Deus precisa de estar habitando conosco e isso é antes de sermos batizados e antes de recebermos o Espírito Santo como foi neste caso foi antes do dia de Pentecostes quando receberam o Espírito Santo.

E por isso o Espírito de Deus habita conosco mesmo antes de sermos batizados e ora o que isso significa?

Queridos irmãos o que isso significa é que o Espírito de Deus está a trabalhar conosco e antes de sermos batizados! E por isso precisamos de ajudar esses irmãos que estão a aprender a verdade e ajudar a eles no caminho para chegarem ao verdadeiro batismo e verdadeiro compromisso e ao verdadeiro contrato com Deus!

E isso vemos em JO 6:44 em que Jesus Cristo disse: que ninguém pode vir a Mim a não ser que o Pai trabalhe, que o chame e vejam aqui em JO 6:44: “ninguém pode vir a Mim se o Pai que Me enviou não o trouxer”; o Pai precisa de nos chamar, e o Pai precisa, digamos assim, enviar estas frequências, digamos assim, de transmissões de frequências de Deus a nós e estar a CONVIVER conosco para começarmos a entender a PALAVRA DE DEUS.

Ora este Espírito queridos irmãos procede do Pai e vem do Pai! E vejam em JO 15:26: “quando, porém, vier o CONSOLADOR que eu enviarei da parte do Pai, isto é, Eu Jesus Cristo vos enviarei da parte do Pai”; o Espírito de Deus vem do Pai e é enviado a nós por Jesus Cristo!

O espírito da verdade que procede Dele, do Pai! O Espírito de Deus é o Espírito do Pai mas também é do filho porque só há um Espírito! Pois o Espírito do Pai é o Espírito do filho é a mesma coisa do Espírito e vai ser o nosso Espírito! Se o aceitarmos e convivermos com o nosso espírito humano vai ser também o nosso Espírito e por que?

É que vamos ter esse Espírito e vai estar em nós e vai ser nosso e procede do Pai e só há um Espírito!

Mas a pergunta importante é a seguinte irmãos: quando o Pai nos envia o Seu Espírito para nos ajudar a trabalhar com o nosso espírito do homem no homem nós vamos aceitar ou vamos desligar?

Como por ex. você está a ligar o rádio numa frequência e não gostou e muda para outra e também não gostou e depois para outra e vai apanhando diversas frequências ou estações pois satanás tem muitas estações mas Deus só tem uma onde só há um Espírito e só uma estação e por isso quando Deus nos manda esta transmissão espiritual, digamos assim, analogia, vamos desligar e virar para outra estação ou vamos dar atenção a essa estação e responder a chamada?

Porque se respondermos a essa chamada então não é só chamados mas seremos escolhidos e eleitos e precisamos de responder a essa chamada e isso é a nossa responsabilidade!

Ora por isso vamos falar mais acerca do Espírito porque eu disse que quero falar como o Espírito de Deus funciona ou trabalha com o espírito do homem.

Ora para isso precisamos de entender que o Espírito de Deus tem muitos atributos e muitas características e você pode ler isso em GL 5:22 e também em CO onde fala acerca de vários atributos ou frutos ou características do Espírito.

Ora, eu hoje eu vou focar em 3:

Primeiro: o Espírito de Deus nos guia; e veja em RM 8:14: “pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”

Queridos irmãos somos guiados pelo Espírito de Deus?

Ora, primeiro para sermos guiados temos que seguir essa guia que é a nossa ação voluntária.

Segundo lugar: guiados não quer dizer que somos forçados; o Espírito de Deus nunca está a forçar ou nunca está a dominar sobre nós e sim está a encorajar, a guiar mas nunca nos forçar.

E por isso o Espírito de Deus trabalha com nossas mentes humanas, isto é, com o cérebro mais o espírito do homem no homem, isto é, com as mentes humanas e então isto se torna, digamos assim, um CÍRCULO VIRTUOSO.

Por quando o Espírito de Deus trabalha com as nossas mentes humanas e nós respondemos a essa chamada, isto é, nós ouvimos essa estação, digamos assim em análoga, e nós estamos a nos submeter a esse Espírito que está a nos dar instruções e princípios acerca da nossa ajuda conforme lemos a Bíblia e o Espírito de Deus toca na nossa consciência quando lemos a Bíblia.

E assim temos a Bíblia trabalhando com o Espírito de Deus e os dois trabalhando em conjunto e então quando lemos na Bíblia isto e então o Espírito de Deus diz: olha faz assim, faz assado, faz isso, faz aquilo e então lemos e temos que fazer isso.

E quando isso está a trabalhar na nossa mente, isto é, no nosso espírito do homem nós então estamos a ter uma interação do Espírito de Deus com o espírito do homem e então vamos começar a mudar o nosso caminho e a nossa maneira de viver.

Vamos reconhecer que o compromisso que fizemos no passado que embora fosse sincero estava incompleto e por isso temos que aprender que é um compromisso que temos de fazer de uma maneira correta, um compromisso correto, um compromisso aos princípios que são instruídos por Deus para nós.

Isto então é o nosso processo de conversão, ou digamos assim, o nosso processo de santificação, e ora isso quer dizer que conforme somos instruídos a fazer uma coisa temos que o praticar e temos este círculo virtuoso onde quanto mais praticamos mais Deus nos ajuda com Seu Espírito a entender um bocadinho melhor.

E quanti mais praticamos isto Deus então nos ajuda a entender um bocadinho melhor, e melhor e melhor!

Então um dos atributos do Espírito Santo de Deus, sim tem muitos atributos também, nos dá sabedoria, amor, alegria, domínio próprio e nos dá muitos atributos e um dos que estou a falar hoje em dia é que nos guia.

Segundo: o Espírito de Deus também nos regenera e vejam em 1 JO 3:1-2: “vês que grande amor vos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus e de fato somos filhos de Deus mas ainda não se manifestou ainda o que havemos de ser”.

Por que somos filhos de Deus? Porque fomos gerados por Deus como seus filhos mas sabemos que quando Ele se manifestar, Jesus Cristo vier à sua segunda vinda, seremos semelhantes a Ele, Jesus Cristo; e por que?

Porque ressuscitaremos e teremos um corpo espiritual! E então haveremos de vê-lo como Ele o é! Hoje em dia não conseguimos o ver como Jesus Cristo e o Pai são porque não conseguimos com o nosso corpo físico receber ou entender essa glória!

E por isso irmãos o Espírito de Deus nos gera de novo uma segunda vez e isto é o simbolismo do dia de Pentecostes poiso que se passa é o seguinte irmãos: o espírito do homem no homem é como se fosse um óvulo e o Espírito de Deus é uma semente divina que vem de Deus após o batismo pela imposição das mãos que é a promessa e que procede do Pai e essa semente divina fertiliza este óvulo e então se torna um novo embrião, um novo ser, um novo homem e que agora tem que crescer no ventre da mãe que em analogia  é a igreja de Deus até a ressurreição!

E então por isso nesse momento o Espírito de Deus está em nós! Por enquanto está conosco mas estará em nós como lemos em JO 14:17 a pouco.

Então vejemos um pouco mais a respeito desse milagre da regeneração que está em 1 PE 1:3: “bendito o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a muito de sua misericórdia nos regenerou para uma vida de esperança mediante a ressurreição de Jesus dentre os mortos”.

Como é isso? Nos regenerou? Você foi gerado pela primeira vez quando a semente do seu pai físico, a esperma, se juntou ao óvulo a sua mãe física e então você foi gerado pela primeira vez como um ser humano e depois você cresceu no ventre da mãe por 9 meses até nascer!

Em simbolismo e analogia é a mesma coisa: o Espírito de Deus entra em nós após o batismo, a imposição das mãos por um ministro em oração que é um ministro de Jesus Cristo e o Espírito de Deus que procede do Pai e é Jesus Cristo que nos dá como lemos a pouco.

Jesus Cristo nos dá o Espírito que procede do Pai e então somos regenerados porque a primeira geração foi física mas esta regeneração é espiritual!

Este ato de regeneração é um ato, digamos assim, em que como se fosse uma lavagem através da regeneração da nossa mente, ora uma vez mais a mente é o espírito do homem a trabalhar no nosso cérebro e por isso é uma regeneração da nossa mente para virmos a ser um novo homem mas não é só isso é uma renovação!

Vejam em TT 3:4-6: “quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para conosco”; e qual é a benignidade de Deus?

É quando Ele nos enviou Seu filho unigênito que foi o único gerado dessa maneira pois não foi gerado por uma semente física mas por uma espiritual! Pelo Espírito Santo de Deus!

“por isso, porém quando se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador”; e quem é o nosso Salvador? Está claro que é Jesus Cristo! mas também é o Pai porque tudo isto é o plano do Pai!

E esse plano é para nos regenerar para criar em nós filhos e filhas de Deus no Reino de Deus! É tudo plano do Pai! E parte deste plano Jesus Cristo tinha que vir para perdoar os nossos pecados e por que?

Porque nós fomos criados com arbítrio livre! E para que? para aprendermos com os nossos erros! E por isso com esse livre arbítrio Deus sabia que mais cedo ou tarde íamos pecar! E por isso desde a fundação do mundo Jesus Cristo foi condenado a morte!

Ora assim sendo quando Jesus Cristo se manifestou que é a bondade de Deus para conosco porque Deus então é o Nosso Salvador e por que? porque Ele tem este plano!

A pessoa que está a executar o plano com a sua própria vida é Jesus Cristo embora quem pensou e planejou e está a controlar que este plano continue é o Pai e por isso é o Nosso Salvador que deus a Sua vida por nós e foi Jesus Cristo e por isso o Pai é Nosso Salvador através de Jesus Cristo!

Pai é o Criador através de Jesus Cristo pois tudo foi criado por Jesus Cristo mas o Pai criou tudo através de Jesus Cristo!

Continuando: “quando se manifestou a benignidade de Nosso Salvador do Pai e do Seu amor para com todos nós, e não por obras de justiça feitas por nós”, e não é porque eu sou muito boa pessoa e fiz coisas boas, não, não, fiz nada de bom”.

“mas segundo a Sua misericórdia Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”; porque o Espírito Santo nos regenera, trabalha conosco neste processo de renovação e de santificação e conversão para mudarmos a nossa mente!

E por isso o Espírito de Deus como eu mencionei: primeiro nos guia e segundo nos regenera e terceiro nos renova, isto é, nos santifica!

Vejam por ex. em 2 TS 2:13-14: “entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados pelo Senhor porque Deus vos escolheu desde o princípio para salvação pela santificação do Espírito e fé na verdade”; notem que vamos ser salvos porque temos que ser diferentes e temos que ser renovados e ser um novo homem e isto é o processo de renovação, de conversão e de santificação do espírito.

Por isso o processo de santificação é simbolizado entre o período do dia de Pentecostes e o Dia das Trombetas que simboliza, está claro, o tempo do fim, o tempo do dia do Senhor, aquele último ano da Grande Tribulação mas também as trombetas também simbolizam a ressurreição!

Entretanto, a nossa responsabilidade, irmãos, é responder a chamada e também é vencer as fraquezas da carne; onde estamos a ser renovados a mudar à nossa maneira de ver, de pensar e de atuar.

Então o que se passa se isso estiver a acontecer convosco e consigo e conosco e comigo então o Espírito de Deus está a trabalhar com o espírito do homem no homem, isto é, o espírito humano.

E então estamos a ser transformados e a ficar renovados e a ficar como fosse uma nova criação como em 2 CO 5:17: “e assim se alguém está em Cristo é nova criatura”; somos regenerados e estamos no caminho da renovação.

Continuando: “as coisas antigas já passaram e eis que se fizeram novas”; e precisamos por fora o velho eu e começar a andar no caminho do novo eu e isto é importante de entendermos isto!

Vejam em RM 12:2: “não vos conformeis com este século mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”; e o que é amente? A mente é o cérebro a trabalhar com o espírito do homem no homem e essa mente que precisa ser renovada e como? Através da obra do Espírito Santo trabalhando com a nossa mente e no nosso espírito do homem e mudando!

“para que experimentais a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Queridos irmãos isto é o processo de escrever e reescrever as leis de Deus nos nossos corações e nas nossas mentes e isto trabalhando o Espírito Santo om o nosso espírito no homem!

O Espírito Santo assim trabalhando com a Palavra porque lemos e estudamos a Palavra e então os dois trabalham em conjunto e o Espírito Santo toca nas nossas mentes, toca na nossa consciência e aí dizemos: olha, eu preciso de mudar!

Vejam em 1 PE 1:2: “eleito segundo a presciência de Deus Pai em santificação do Espírito e somos escolhidos pela sabedoria de Deus Pai e por que? porque Deus Pai quer que todos os homens venham a ter esta oportunidade mas nós fomos escolhidos primeiro!”

Porque Deus entende, pensa, acha e se Ele sabe e pensa é de certeza que nós temos a possibilidade de vencer as fraquezas na carne neste mundão que vão ser difíceis e são difíceis mas Deus sabe que nós podemos vencer! E por isso é que nos está a por e a chamar agora! E os outros chamará depois!

Mas esta santificação do espírito é para que? Para a OBEDIÊNCIA! E a aspersão do sangue de Jesus Cristo, sim, porque somos santificados através da obra do Espírito Santo e porque somos lavados conforme estamos a fazer e a corrigir e a mudar e os nossos pecados que ainda temos a aspersão do sangue de Jesus Cristo vai nos perdoando esses pecados que ainda temos!

Embora estejamos na igreja de Deus ainda temos pecados!

Irmãos por isso sabemos que precisamos de ser instruídos na justiça! E como? Com a Bíblia e por isso que Paulo em 2 TM 5:16-17 disse que a Bíblia é boa para a doutrina, para correção e para instrução na justiça e por que?

Porque a Bíblia nos dá os ensinos e nós com a ajuda do Espírito Santo vemos o que precisamos de mudar e depois isso trabalhando na nossa mente a transforma para sermos um novo eu!

Ora queridos irmãos isto é simples? Não! Mas está claro que esta transformação requer testes, dificuldades, provações e todos nós temos que passar por estas provações, testes e fraquezas e temos que passar por isto!

Por isso irmãos como membros da igreja de Deus nem sempre temos feito as coisas corretas, e nós temos pecado ou ofendido outras pessoas, e sim, sem a intenção mas ofendemos! Ou as vezes somos super sensibilizados e então estamos a ser facilmente ofendidos, ou a tropeçar e por isso precisamos de não deixar ninguém a tropeçar mas precisamos de ser pessoas que não estamos a tropeçar em tudo!

Mas o ponto é que o caminho não é fácil sabemos que ninguém é perfeito e isso lemos em EC 7:20 e também lemos em RM 2 que nenhum homem é perfeito! Nenhum! Ninguém! 

O problema irmãos é que não nos vemos a nós próprios; óh vemos os erros da outra pessoa como: olha ele! Olha ela! Por que ele disse isto? Por que ela disse aquilo? Ou por que ele faz isto? Ou porque ela faz aquilo? Ele não está a ser um bom cristão, devia de ser! E então as vezes nos tornamos duros!

Queridos irmãos a nossa responsabilidade não é de examinar os nossos irmãos, a nossa responsabilidade é de examinar a nós próprios; e em 1 CO 11:28 diz: “examinem-se a vós próprios” e por que?

Porque mesmo na igreja somos pecadores e temos pecado e vejam em 1 JO 1:8: “se dissermos que não temos pecado nenhum a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós”.

E vejamos no v. 10: “se dissermos que não temos pecado ou se dissermos que não tivemos cometido pecado fazemos Deus mentiroso e a palavra de Deus não está em nós!”

E por isso todos pecamos! Então, temos que confessar a Deus e nos arrepender é por isso que temos que nos examinar a nós próprios pois não está a dizer para examinar o próximo e sim examinar a mim mesmo e a você mesmo!

Estamos a examinar a nós próprios? É como eu disse: as vezes somos muito duros! Mas precisamos de ser misericordiosos!  Precisamos de ser pessoas que ajudam o próximo com amor e que perdoam pois diz: que se não perdoarmos como é que poderemos ser perdoados?

Isso é parte, digamos assim, do Pai Nosso: perdoa os nossos pecados como perdoamos o próximo.

Queridos irmãos o problema é que existe uma guerra e por que? porque a nossa mente quer fazer as coisas do pecado ou a nossa carne, digamos assim, quer fazer as coisas do pecado mas a nossa mente com o Espírito de Deus temos outra lei! A lei de Deus e há esta guerra entre as coisas da carne e as coisas de Deus!

E isso é exatamente o que Paulo descreve em RM 7 onde se vê esta luta, o apóstolo Paulo lutou e todos nós lutamos e se você diz que não está a lutar então você está a mentir pois é o que lemos a pouco em 1 JO 1 e todos lutamos! E por isso ao fim de RM 7 diz: que a lei de Deus é espiritual e a lei de Deus é boa! Mas eu sou carnal!

E vemos isso no v. 14 mas depois diz no v. 18: em mim, na minha carne, não habita bem nenhum! Estamos a ver isso realmente?

Quantos mais anos estou na igreja mais eu entendo que na minha carne não habita bem nenhum e graças a Deus Ele nos perdoa pois Ele me perdoa e perdoa a você também!

Mas você tem que reconhecer que na sua carne não habita bem nenhum e ao em vez de estar a criticar o irmão esteja a examinar-se a si próprio!

“pois o querer o bem está em mim mas porém o feito mal é outra estória!

V. 19: “não faço o bem que prefiro mas o mal que não quero esse faço”.

V. 20: “mas se eu faço o que não quero já não sou eu quem o faz mas sim o pecado que habita em mim!”

Esta guerra que existe em mim! Em nós!

E depois ele diz no v. 22: “porque no tocante ao homem interior tenho o prazer na lei de Deus”; e eu quero obedecer a lei de Deus! Aos 10 mandamentos e outras leis como a lei dos dias santos, a lei das carnes limpas e imundas e outros princípios que Deus nos dá para o seu bem.

V. 23: “mas vejo os meus membros, na minha carne, na minha capacidade física outra lei que guerreando contra a lei da minha mente por que? porque na minha mente eu tenho o Espírito de Deus a trabalhar com o espírito do homem e por isso na mente tenho a intenção deste novo caminho e deste novo homem renovado e por isso existe esta guerra que me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros”

V. 24 Paulo diz: “desaventurado homem que eu sou? Que me livrará o corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo Nosso Senhor de maneira que eu de mim mesmo com a mente sou escravo da lei de Deus”

Com a minha mente e o espírito do homem trabalhando com Deus eu quero servir a lei de Deus! Mas segundo o pecado como lemos em 1 JO 1:8-10 ainda existem estas fraquezas da carne!

Em RM 8:1: “agora, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus”; e por que? porque Jesus Cristo está ajudar a vencer isto e nos vai livrar com corpo novo através do processo da santificação.

E no v. 8 diz: “os que estão na carne não podem herdar a Deus vós, porém, não estais na carne mas no Espírito e se de fato o Espírito de Deus habita em vós e se alguém não tem o Espírito de Cristo, que é o Espírito de Deus, pois só há um Espírito, então esse tal não é de Deus!”

Não é cristão porque tem que ter o Espírito de Cristo! Só há um Espírito; “se, porém, o Espírito de Deus está em nós, o Espírito do Pai e do filho estão em nós, o que acontece? Então o Pai e o filho estão a viver em nós!”

Veja em JO 14:23: “respondeu Jesus: se alguém Me ama guardará a Minha Palavra e o Meu Pai o amará e diremos, eu e meu Pai, para ele que faremos nele morada”.

Como é que o Pai e o filho podem vir e viver em nós? Através do Seu Espírito que é o que? digamos assim, é o DNA espiritual do Pai que é a essência do Pai e que também é a essência do filho que é esta característica espiritual Deles que é esta mentalidade, este sentimento e a maneira Deles verem as coisas que estão em nós!

E por isso Eles estão em nós espiritualmente e não literalmente pois não temos outras pessoas dentro de nós! Mas espiritualmente estão a viver em nós!

Então nós somos o templo do Espírito de Deus! Porque Deus está em nós, a glória de shekiná está em nós como estava no templo antigo.

Por isso irmãos quando nós tropeçamos e pecamos PRECISAMOS DE NOS ARREPENDER e precisamos de pedir a Deus por MISERICÓRDIA mas você primeiro tem que ser MISERICORDIOSO para com os outros para receber a misericórdia de Deus e se você é duro e não perdoa os outros como é que pode receber a misericórdia de Deus?

Mas temos uma grande confiança irmãos e temos um grande encorajamento e vejam aqui em FP 1:6: “estou plenamente certo de que Aquele que começou boa obra em vós há de completa-la até o dia de Cristo Jesus”.

Deus vai completar a sua obra em nós e esta fantástica interação do Espírito de Deus com o nosso espírito humano vai nos levar ao ponto final à vinda de Cristo e a uma entrada no Reino de Deus e isto é uma grande esperança que nos dá coragem, e força para continuar a vencer!

Irmãos temos esta esperança porque a gloria de Deus está a sua espera aliás até a criação espera por isso e veja em RM 8:18: “para mim tenho por certo que os fermentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”; e temos esta esperança?

E então vejamos no v. 30: “e aos que predestinou os chamou e aos que chamou também justificou e aos que justificou a esses também glorificou”; e Jesus Cristo vai realizar este plano e você vai ser glorificado! A não ser que você desista! A não ser que você deite tudo isto fora!

Mas a responsabilidade está agora em você e você vai deitar isto fora ou vai continuar a vencer até ao fim?

E que Deus o abençoe!!