O Fermento Espiritual Escondido no Que Somos

Download (Baixar)
O Fermento Espiritual Escondido no Que Somos

O fermento espiritual do que nós somos, isto é, o fermento da nossa natureza humana que nos engana.
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Vivemos num mundo onde há muito engano e um dos enganos sutis que existem é que só precisamos de aceitar Cristo pois Ele nos ama tanto e sim é verdade e que só é preciso ter fé, sim, precisamos de ter fé, mas não é só isso, pois, temos que nos arrepender.
E as pessoas neste engano as pessoas simplesmente dizem: basta acreditar em Cristo e Ele nos aceita como estamos, não irmãos, temos que mudar do velho para o novo homem.
E por isso hoje, irmãos, eu quero falar acerca deste engano sutil na nossa mente carnal que é, digamos assim, um fermento espiritual, é que nós não entendemos o que somos, e que tem que ser mudado, nos arrepender e vir a ser um novo homem.
Irmãos, isto é muito importante, esta distorção, digamos assim, do evangelho não é nada novo é algo que Paulo já estava mencionando em GL1:6: “maravilho-me que de tanto depressa passamos daquele que vos chamou a graça disto para outro evangelho? O qual é outro”
Sim, é um outro evangelho simplesmente um desvio sutil do verdadeiro evangelho e do verdadeiro Cristo pois diz assim: “mas alguns, no v.7, que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo”
O evangelho de Cristo, mas sutilmente virado assim um bocadinho desviado e por isso Paulo diz: que essas pessoas sejam anátema! Isso não é correto, esse outro evangelho está a mudar de desviar a verdade e isso já acontecia nos dias dos apóstolos.
Até o apóstolo João se referiu a isso várias vezes e continuamente para retornarmos ao que tínhamos aprendido desde o início porque o problema, irmãos, é o seguinte: a mente carnal está inclinada para o pecado, depois, podem ler isso em RM 8:7 que diz: “a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois, não é sujeita a lei de Deus nem em verdade o pode ser”
A sua natureza carnal é inimizade contra Deus, pois, não é sujeita a lei de Deus como disse João estava a nos avisar muitas vezes acerca disso nas epístolas e vejam 1 JO 1, foi por volta do ano 90 da EC, Cristo morreu no ano 31, seriam cerca de 60 anos depois de Cristo ter morrido e já havia este desvio da verdade.
Quando Paulo escreveu GL ainda foi antes disso, mas vendo aqui em 1 JO 1:1 lemos: “o que era desde o princípio, o que ouvimos e o que vimos com os nossos olhos e que temos contemplado e as nossas mãos tocaram na palavra da vida.
Quer dizer nós vimos Jesus Cristo, nós ouvimos a verdade, JC diz: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida e nós ouvimos a palavra da vida porque diz assim: “a vida foi manifestada e nós a vimos”
A vida veio para a terra como um ser humano e Ele que nos criou e diz assim: que estava com o Pai, Ele que era o Verbo antes de ser JC estava com o Pai e nos foi manifestado porque veio para a terra como carne como se lê em JO 1:14
v.3: “e o que vimos e ouvimos isso vos anunciamos para que tenhais comunhão conosco e a nossa comunhão é como o Pai e com Seu filho Jesus Cristo”
Só dois seres e por isso vemos claramente que Ele não está aqui a dizer que mudou as coisas, e que tudo é a mesma coisa e depois mais adiante no v.5 diz: “e esta mensagem que Dele ouvimos, esta é a mensagem que de JC ouvimos que Deus é luz e Nele não há trevas nenhuma”
E depois em 1aque JO 2:3 diz: “ e nisto sabemos que o conhecemos se fizermos, se aceitarmos JC e mantermos como estamos, não, diz assim: se guardamos os Seus mandamentos”
Isso foi o que ouvimos no princípio e lemos nos evangelhos como: o que eu preciso para ter a vida eterna? E JC diz: obedeça os mandamentos de Deus.
Os mandamentos de Deus são necessários, irmãos, sim temos que ter fé, sim, precisamos de nos arrepender para o que? Para começarmos a obedecer as leis de Deus, e somos perdoados de graça.
Não podemos pensar que vamos entrar no reino de Deus se não acreditamos em Cristo, está claro, temos que acreditar e Cristo disse: obedeçam as leis de Deus.
Por isso as leis de Deus inclui não cometer adultério, não roubar, não mentir, não cobiçar e inclui guardar o Sábado e vejam em 1 JO 2:4 diz: “aquele que diz eu o conheço e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso”
Acho que isso é bem claro irmãos e como é que dizem que é só aceitar Jesus Cristo? E não guardar os Seus mandamentos? Sim, porque se não guardam o Sábado e Deus e Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e amanhã, HB 13:8, Ele não mudou o Sábado para o domingo, não, isso é parte dos Dez Mandamentos, é parte das solenidades de Deus e não é do homem.
E não é só o Sábado semana, mas também os Sábados anuais que são parte das solenidades de Deus, não é dos homens e nem dos judeus, é de Deus!
Vejam também 1 JO 2:6 diz: “aquele que diz que está Nele também deve andar como Ele andou”
Como é que JC andou? Esteve a quebrar o Sábado? Não, ó os judeus falaram que estava a quebrar o Sábado, Ele não estava, porque os judeus tinham feito era adicionar restrições ao Sábado que não eram de Deus, eram humanas, farisaicas e sim, isso JC não cumpriu porque eram adições a lei de Deus, eram adições a guarda do Sábado e por isso Ele não seguiu, mas guardou o Sábado de Deus.
Mas os fariseus adicionaram pesos a lei de Deus e isso é o que JC não fez esses pesos, mas JC obedeceu as leis de Deus e guardou o Sábado e também os apóstolos, você leia nos AT quando Paulo foi a certas congregações e queriam ouvir mais dele e dizia: então continuamos nos outros Sábados a seguir e ele estava a falar com gentios.
Vejam também no v. 24: “portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós, se a vós permanecer o que desde o princípio ouvistes também permanecereis no Pai e no filho”
1 JO 3:11 diz: “porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio que nos amemos uns aos outros, não como Caim que era maligno e matou seu irmão e por causa o matou? Porque as suas obras eram más e as do seu irmãos, justas”
Aí se vê a mesma lei, não matarás que é um dos mandamentos e há outros e por que? Porque a lei de Deus é amor e Deus é amor.
E veja também em 2 JO 1:4-6 diz: “muito me alegro por achar que muitos filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai e agora Senhor rogo-te não como se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que do princípio tivemos que nos amemos uns aos outros”
Não é nenhum mandamento novo; “e o amor é este que andemos segundo os seus mandamentos, este é o mandamento que desde o princípio ouvimos e vistes que andeis nele”
Do princípio? Não é só do princípio da vida de Cristo, do princípio da Bíblia! Dos mandamentos de Deus que não mudaram e irmãos, JC não veio para a mudar a lei.
Veja em MT 5:17 diz: “não cuidais que vim destruir a lei, os profetas, não vim destruir, mas cumprir”
J veio para obedecer a li e cumprir as profecias que estavam na lei também.
Irmãos, depois vemos aqui exemplos, por ex. vs. 27-28 acerca de adultério, não diminuiu essa lei, amplificou-a a um nível espiritual e nos vs. 31-32 está a falar acerca do divórcio que amplificou essa lei; vs. 33-34 acerca de mentir, aumentou essa lei, vs. 38-39: “vistes o que foi dito: olho por olho e dente por dente, mas, isto é, tem que tratar as pessoas de acordo com o pecado deles, não é algo menor ou maior e por isso disse: resistis ao mal”; amplificou essa lei.
E vejam por ex. 43-44 diz assim: “vistes que amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo, a lei nunca diz odiarás o teu inimigo, isso é o que os fariseus diziam então Jesus Cristo disse: não odeies o teu inimigo, amplificou e aumentou a lei”
Queridos irmãos, a lei de Deus não foi abolida, sim, as pessoas hoje em dia dizem nós estamos debaixo da lei, estamos debaixo da fé e da graça ou é a lei ou é a fé.
Irmãos, se só é preciso fé, então posso quebrar a lei, posso mudar o Sábado para o domingo, como mudam porque dizem o dia não importa, somente aceitar Cristo e por que? Porque tem fé em Cristo e dei o meu coração a Cristo.
Pensem bem nesta lógica, irmãos, porque tem um desvio muito sutil e muito perigoso porque na realidade o que estão a dizer é que não precisam de Cristo, ora como é isso?
Vejam a lógica cuidadosamente se tudo o que precisamos é ter fé então não é necessário obedecer a lei, então cumprir a lei não é necessário, ora então não temos pecado porque a lei aponta para o pecado e se não temos não precisamos do sacrifício de Cristo.
Se não precisamos do Seu sacrifício estamos a negar a Cristo e esta é a lógica do mundão hoje em dia.
Queridos irmãos, precisamos de Cristo porque pecamos e Ele nos perdoa gratuitamente, mas agora temos que nos arrepender e viver num caminho novo, viver em novidade de vida.
Precisamos de Cristo para nos perdoar de graça! Lembrem-se que em JO 14:6 diz: que Jesus Cristo disse: eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não por Mim”
E também 1 JO 2:21-24: nenhuma mentira vem da verdade e está a falar desde o princípio ouviste isso, que o Sábado é o Sábado e que nenhuma mentira vem da verdade e Cristo é a verdade e por isso Cristo não mudou e do princípio tudo é o mesmo.
Irmãos, a lei nos diz o que é o pecado RM 3:20 diz: “por isso nenhuma carne será justificada diante Dele pelas obras da lei porque pela lei veio o conhecimento do pecado”
Você e eu quebramos a lei, pecamos, o salário do pecado é a morte, ora, obedecer a lei não vai comprar você de volta da morte porque você pecou e todos nós pecamos e obedecer a lei não vai pagar a pena da morte.
E por isso que diz em RM 3:28: “concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei”
Obedecer as leis de Deus não vai justificar você, sim, temos que obedecer as leis de Deus, mas Deus não vai pagar pelas leis que você já quebrou, não vai pagar essa multa, essa pena da lei que é a morte.
E por isso somos feitos justos, quer dizer justificados para com Deus, isto é, perdoados os nossos pecados pela fé, pela nossa fé que acreditamos que JC nos perdoou e particularmente pela fé de Jesus Cristo pois Ele esteve pronto a sair da eternidade como leem em JO 1:1 e no v. 14 se fez carne e veio para a terra e morreu por nós.
Ele teve fé no Pai que o ia ressuscitar, Ele esteve realmente morto, não podia ressuscitar a si mesmo para poder pagar pelos nossos pecados, o salário do pecado é a morte e teve que morrer.
E por isso Ele teve que ter fé no Pai que o ressuscitaria e nós temos que ter fé que o sacrifício Dele é suficiente para nos perdoar.
E por isso que diz que somos justificados pela fé e em GL 2:16 lemos: “sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé, somos feitos justos para com Deus pela fé em Cristo e pela fé de Cristo”
Não é pela nossa fé, você e eu, não posso ser feito justo simplesmente pela fé porque a sua e a minha fé não é nada, a nossa fé é fraca e por que? Desde quando você com a sua fé removeu uma montanha? Olhe, vá lá fora e remover a montanha, por ex. do Pão de Açúcar e mover isso para outro lugar? Ó, mas eu tenho fé então faça isso! E você não faz isso porque não tem fé suficiente.
É a fé de Cristo porque Cristo pagou pelos nossos pecados, Ele que fez isso por causa da fé Dele e por isso que lemos em EF 2:8: “porque pela graça sois salvos por meio da fé e isto não vem de nós é dom de Deus”
É da fé de Deus, de Jesus Cristo, e que ele nos dá, Ele nos dá a salvação, Ele nos dá esta graça e a fé!
A sua e aminha obediência a lei nunca perdoa do pecado passado, é o perdão de JC porque sem este perdão eu estou debaixo da lei, isto é, da pena e da penalidade da multa da lei, mas é a morte de Cristo que Ele teve fé que Ele iria fazer isto, viesse a terra e que fosse ressuscitado porque Ele teve fé que o Pai o ressuscitaria.
Por isso Ele deu a sua vida e ressuscitou e por isso somos justificados pela fé de Cristo e de graça, sim, temos que crer e temos que acreditar e por isso que diz: de fé em fé.
E por isso com Cristo perdoa a você e perdoa a mim se acreditamos Nele e acreditar quer dizer se comprometer a obedecer a Ele e por isso nos arrependemos e cremos Nele então já não estou debaixo da pena da morte porque Ele me perdoa de graça se nós temos fé de que o sacrifício Dele é suficiente para nós que Ele fez pela fé Dele e se nós temos fez nisso e se nós nos arrependemos e mudamos a maneira de viver para o caminho de Deus.
Ora, JC deu a vida por nós, era um ser da eternidade e da divindade e da família do reino de Deus, Ele tinha que ser uma pessoa diferente do Pai de que o Supremo Deus e o Verbo que ainda não era Jesus antes de nascer da virgem está claro, mas já existia.
Ele no princípio era o Verbo, JO 1:1, e o Verbo estava com o Deus, com o Pai e o Verbo era Deus, desse gênero de seres dessa família eterna, de Deus e dessa divindade do Deus, do único Deus dessa família, não desses deuses falsos pagãos e ídolos que não valem nada, mas é o Deus verdadeiro que Jesus Cristo disse o meu Deus, o Pai Dele.
É por isso que em HB lemos que o Pai disse acerca do Filho: ó Deus, o Teu Deus te ungiu lemos isso em HB 1.
Irmãos, JC era um ser eterno do domínio Deus e do reino de Deus e deu a sua vida eterna, se esvaziou, vocês leem isso em FP 2:6, veio a ser carne, deu a sua vida, foi crucificado, morreu e por causa disso nós temos fé Nele pelo o que Ele fez e acreditamos Nele.
E por isso que temos que mudar por isso diz que seremos salvos pela vida Dele porque por agora Ele está no céu à mão direita do Pai, está como estava, e vocês leem em JO 17 JC diz: Pai glorifica-me com glória que Eu tinha ao Teu lado antes de vir para a terra, antes de ser gerado pelo poder do Pai, do Espírito Santo no ventre da Maria, como um ser humano, mas Ele já tinha esta glória com o Pai e não era dentro do Pai ou coisa assim estava com o Pai, havia um relacionamento entre Ele e o Pai.
E por isso irmãos Ele foi para o céu é o nosso sumo sacerdote, o nosso advogado de defesa quando o diabo nos acusa, AP 12:9 e nos defende quando nos arrependemos.
Irmãos, estamos neste caminho depois de batizados, mas ainda não somos seres espirituais, e este é um processo de crescimento: recebemos o Espírito Santo que nos ajuda a vencer as fraquezas da carne e temos que continuar a vencer e a ser fiéis até ao fim e recebermos um corpo novo, isto é, quando ressuscitarmos com corpos espirituais.
Então nessa altura realmente nasceremos de novo e se agora somos gerados do Pai, mas ainda não nascemos com um novo corpo espiritual e isso acontecerá à ressurreição, isto é, à vinda de Cristo e que é simbolizado pelo dia das Trombetas.
E por isso lemos em RM 5:10: “porque se nós somos inimigos e fomos reconciliados com Deus pela morte do Seu filho, muito mais tendo sido já reconciliados seremos salvos pela Sua vida”
Porque Ele é o nosso sumo sacerdote e está a defender-nos como nosso advogado de defesa e voltando a JO 3:23: “e o Seu mandamento é este, irmãos, que creiamos no nome do Seu filho Jesus Cristo, sim, temos que crer, e o que é crer? É obedecer é fazer o que diz para fazermos, cremos no que Ele fez, cremos no que Ele disse para fazermos que é amemos uns aos outros segundo nos deu mandamento”
JC aumentou o mandamento de amar o próximo que diz: ama o próximo como a ti mesmo, Ele aumentou isso e disse: ama o próximo como Eu te amei que é o padrão ainda mais alto.
E no v. 24 diz: “e aquele que guarda os Seus mandamentos está Nele e Ele nele e assim reconhecemos que Ele está em nós pelo Espírito que nos tem dado”
E por isso guardamos os Seus mandamentos, as suas instruções e está claro os outros mandamentos de Deus espirituais e que nenhum deles mudou e que inclui guardar as solenidades de Deus, os Sábados semanais e anuais, inclui guardar a lei das carnes limpas e que são princípios espirituais e que temos de aprendermos lições de nos mantermos limpos e não imundos.
As leis das carnes imundas só veio com Moisés, não, então como é que os animais nos dias de Noé houve sete pares de animais limpos e um só par de animais imundos e como é que Noé sabia disso? Ó, está claro, que Noé não foi procurar animais e sim foi Deus que os inspirou, mas Deus inspirou igualmente ao gado, as ovelhas para virem em pares de sete que eram limpos e s imundos em um simples par.
Mas então foi Deus que fez isso e não Noé, não, pois Noé teve que preparar a arca com quartos suficientes pra todos estes animais e condições corretas para cada um destes animais e isso foi demorado anos para ele construir essa arca como sabem e tudo foi planejado e ele sabia disso tudo.
Por isso irmãos o que devemos dizer é como Deus nos ama Ele quer criar a Sua criação em nós, isto é, a completar e não só isso, é para nós virmos realmente ser filhos e filhas Dele no reino de Deus para nós sermos como JC é que é a imagem de Deus.
E por isso para sermos como Ele é devemos de obedecer a todas as leis de Deus como JC as obedeceu, as pessoas dizem: ah como é possível obedecer ao Sábado porque é difícil não trabalhar ao Sábado e como é o meu jeito e a minha maneira de ver não, Deus vai aceitar porque é muito difícil guardar o Sábado.
Irmãos, é uma lei de Deus ou você pode dizer que é muito difícil neste país roubar, mas vou roubar só um bocadinho, não, irmãos, não basta aceitar que Cristo e ter fé Nele.
E aí está como a nossa mente carnal nos engana por nós somos porque se você obedece a lei, mas tropeça em um só ponto é culpado de todos os outros pontos como se lê em TG 2:10-12
Irmãos, a mente carnal, o que nós somos nos engana e vejam em PV 14:12 lemos: “há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”
Porque a mente carnal nos engana.
Queridos irmãos, temos que obedecer a Cristo temos que obedecer a Deus, mas as pessoas dizem: ah não, não é preciso obedecer a Deus, ó não, Cristo não era outro ser antes de ser gerado no ventre da Maria.
Irmãos, o problema é que muitos não entendem quem é o verdadeiro Cristo e temos que saber quem é o verdadeiro Cristo, olhem este é um tema muito grande, irmãos.
E para isso temos um guia de estudo bíblico que se chama A VERDADEIRA HISTÓRIA DE JESUS CRISTO e vocês podem encomendar ou baixar do nosso site, é gratuito.
Irmãos, é muito importante e ao lado desse guia temos outro guia de estudo que é QUEM É DEUS e também podem baixar, são guias de estudo bíblicos que provam na Bíblia o que estou a dizer.
Não é que estou a dar a vocês enganos e temos outro guia de estudo complementar bem detalhado provando da Bíblia provando que a trindade é falsa, é um guia de estudo bem compreensivo e que podem encomendar do nosso site gratuitamente.
Irmãos, o engano tem muita prevalência na sociedade hoje em dia, o engano de que nós só precisamos de aceitar a Cristo e só ter fé, é perigoso, pois, não é bem assim.
Sim, JC nos aceita, nos justifica quando cremos no verdadeiro Cristo, isso é, obedecemos no que Ele diz para nós fazermos e para fazermos isso temos que nos arrepender,
Deus não quer que você fique como está e quer uma mudança e não só do que fazemos, mas do que somos, e este é um ponto muito crítico de compreendermos e entendermos, irmãos.
Vocês vejam por ex. Jó e vocês sabem a história de Jó e qual foi o problema de Jó? Foi que ele fez algo errado? Não e vejam em JÓ 1:7-8 lemos: “então o Senhor disse a satanás: de onde vens? E satanás respondeu e disse: de rodear a terra e passear por ela e disse o Senhor a satanás: observastes tu o meu servo Jó?”
Então vejam o que Deus disse acerca de Jó: “porque ninguém há na terra semelhante a ele homem sincero, reto e temente a Deus e desviando-se do mal”
Deus estava a dizer que o Jó não pecava, quer dizer, estava a fazer tudo quanto possível de uma maneira física natural e até Deus disse: até ele perder toda a sua posição todas as propriedades e até todos os seus filhos e depois lemos em JÓ 2:3: Deus disse a satanás: observastes o meu servo Jó? Porque não há ninguém na terra semelhante a ele que é homem sincero, temente a Deus e desviando-se do mal”
Disse a mesma coisa depois de Jó ter perdido tudo até os seus filhos; “e que ainda retém a sua sinceridade havendo-me tu incitado contra ele para o consumir sem causa”
Jó não tinha que se arrepender do que tinha feito porque ele não tinha feito nada mal porque diz assim: foi sem causa, mas Jó precisava de se arrepender do que ele era.
Por isso Deus permitiu o teste e na realidade, de fato, Deus deixou a intensidade do teste aumentar até que Jó viesse a compreender que se tinha de arrepender do que ele era.
Vejam ao fim de JÓ 42:5-6: “disse assim: como ouvir dos meus ouvidos o que ouvi, mas agora te veem os meus olhos, que quer dizer: agora eu compreendo, eu entendo o que Deus é e o que eu devo ser”
Isto é ele reconheceu que ele era um pecador dentro dele, tinha uma mente carnal e por isso diz: “me abomino e me arrependo no pó da cinza”
Porque reconheço o que eu sou, sim, irmãos, Jó teve que chegar a um ponto de se ver a si mesmo, de reconhecer o que ele era, não pelo que fez ou tinha feito ou dito, mas como sabemos de acordo com a palavra de Deus nada fez ou disse de errado, mas teve que mudar internamente o coração e a mente dele.
E isso é uma transformação, irmãos, que nós temos que fazer tal como Jó teve que chegar a essa transformação e isso é o que lemos em RM 12:1-2: “rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional”
O vosso corpo, o coração, a vossa mente, vocês mesmos são: “e não sejam conformados com este mundo, com o mundão”
Não aceitem o mundo como ele é e dizem eu aceito Cristo e posso continuar da maneira que sou, não, não, “mas sejam transformados pela renovação do vosso entendimento, do coração, da mente, temos que mudar por dentro, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Queridos irmãos, isto é um crescimento interno espiritual de mudar do velho para o novo homem, é um crescimento irmãos, é uma transformação do que somos, é uma mudança do nosso coração internamente dentro de nós com a ajuda do Espírito Santo de Deus com a edificação do espírito para ficarmos mais santos como Deus é e isso demora tempo.
Em JO 16:12-13 lemos: “ainda tenho muito o que vos dizer, mas vós não podeis suportar agora, mas quando vier Aquele, o Espírito da verdade, o Espírito Santo, esse Espírito vos guiará em toda a verdade”
Precisamos de ser guiados pelo Espírito de Deus, e se somos guiados somos filhos de Deus como lemos em RM 8, e o Espírito de Deus nos guia a verdade, e nós quando estamos no início do nosso caminho, mesmo após o batismo ainda não compreendemos perfeitamente isto tudo, embora, o ministro tenha dito, dito e repetido e mesmo assim ainda não encaixou bem na cabeça.
E por isso o Espírito de Deus nos guia a crescer em toda a verdade e como é que crescemos e como Jó cresceu? Passando por muitos sofrimentos, muita dor na carne, digamos assim, doenças e enfermidades e por isso nós precisamos também, infelizmente, passar por sofrimentos.
Não é porque estamos a fazer algo mal, Jó não fez algo mal, mas teve que aprender através de sofrimentos o que ele é e para reconhecer que ele tinha que mudar o que ele era, nós muitas vezes passamos por sofrimentos e doenças para reconhecermos que temos que mudar o que somos.
Aprendemos lições pelo que sofremos e vejam em TG 1:2-5 lemos: “meus irmãos, tende grande alegria quando enfrentares várias provações, ou dificuldades, sim, quando você está doente você está alegre por causa disso?”
Aqui está um ponto importante para entendermos: “sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência? Se é uma prova da nossa fé porque perguntamos a Deus: por que estou a passar por isto? Por que? Por que?”
“tem a paciência a sua obra perfeita para que sejais perfeitos e completos sem faltar em coisa alguma e se algum de vós tem falta de sabedoria peça a Deus”
Se você não consegue entender isto, então, peça a Deus entendimento de sabedoria para ver e entender isto que estou a dizer, precisamos de aprender lições e uma das maneiras vitais de aprender lições é por sofrimentos, várias tentações e dificuldades.
E para o que? Para nos transformarmos que é o culto racional como lemos em RM 12 e para aprendermos a ser como Cristo é.
E vejam em EF 4:13 lemos: “até que todos cheguemos a unidade da fé e ao conhecimento do filho de Deus”
Cheguemos a ter essa fé e conhecermos o verdadeiro Cristo, cheguemos a essa meta do homem perfeito a estatura completa de Cristo.
Irmãos, temos que chegar a este padrão e virmos a ser como Cristo é e por isso temos sofrimentos, infelizmente.
No começo da nossa vida cristã, isto é, após o batismo para dentro do corpo espiritual de Cristo e pela autoridade de Jesus Cristo, os nossos problemas não são assim tão grandes, mas conforme estamos na igreja por mais tempo depois do batismo e o Espírito de Deus está a trabalhar conosco e temos que limpar por dentro, temos que mudar para cá por dentro como lemos em MC 7:15-16: “nada há fora do homem que entrando nele o possa contaminar, mas isso o que sai dele, isso é o que contamina o homem, se alguém tem ouvidor para ouvir ouça”
Se você tem o Espírito Santo de Deus para entender isto então toma atenção porque não são as coisas de fora, mas é o que sai do nosso coração, é o que sai da nossa mente, é o que nós somos, o que sai da nossa boca.
Diz assim no v.20: “o que sai do homem e isso contamina o homem porque do interior do coração dos homens há os seus maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba e a loucura”
Isto tudo sai do nosso coração e do que nós somos e temos que ser reconstruídos de dentro para fora para podermos entrar no reino de Deus.
Temos que fazer boas obras, bons trabalhos e bondades, sim, mas não chega e temos que nos arrependermos do que somos porque como lemos em JR 17:9-10: “enganoso é o coração mais do que todas as coisas e perverso, quem o conhecerá?”
É o Senhor que esquadrinha os pensamentos e os prova, ó se você pensa que Deus não sabe? Deus está lhe colocando a prova, mas nós também temos que reconhecer quem nós realmente somos e por esses testes e provações que nós vamos reconhecer e dizer como JÓ: ó, agora te vejo e estou a ver o que não sou.
E por isso que diz seguindo em JR 17:10: “isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”
Vejam isso de uma maneira positiva porque Deus quer que você se arrependa e eu e sermos melhores pessoas para Ele poder dar a nós um grande prêmio, ou galardão ou recompensa.
E por isso, irmãos, não é simplesmente, por ex., até guardar o Sábado e os dias santos é muito mais do que isso, está claro, temos que os guardar, mas é muito mais que isso, é mudar o coração, é esta nova aliança e esse novo contrato e pacto que é um coração novo.
HB 8:10: que Deus está a escrevera Sua lei no nosso coração e na nossa mente, esse é o crescimento do conhecimento e da graça de Jesus Cristo e isso leva tempo e não é imediato quando somos batizados é obra de santificação do Espírito Santo para obediência, sim, irmãos, temos que nos arrepender e um capítulo interessante acerca do arrependimento é 2 CO 7:10-11 que diz: temos que nos arrepender verdadeiramente, ter um grande cuidado do que dizemos e pensamos, ter uma grande apologia ou intenção de reparar o errado, defender a verdade e não concordar com o pecado.
Ter uma indignação contra o pecado e não com o pecador, ter um temor, isto é, um respeito a Deus, ter desejo de fazer o bem, ter saudades, ter um zelo e uma determinação e isso com a ajuda de Deus e ter uma vingança, uma exoneração porque estamos a vencer o pecado.
Queridos irmãos, isto é, a nossa responsabilidade, esse é o arrependimento um dom de Deus, não o arrependimento segundo o mundo porque temos que reconhecer que a nossa mente carnal tem uma inclinação para a carne e isso é inimizade para Deus.
É o que lemos em RM 8:7-8: “a inclinação da carne é contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus porquanto os que estão na carne não podem agradar a Deus”
“vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito se o Espírito de Deus habita em você”
Irmãos, temos que nos arrepender e temos que reconhecer que estamos a pecar contra Deus e Davi disse em SL 51:4: “contra ti e contra ti somente pequei”
O nosso pecado é contra Deus e por que? Porque Ele quer que sejamos seus filhos e sermos como Ele é e nós estamos a falhar nesse alvo, não estamos a seguir corretamente.
E por isso causamos muitos problemas e dificuldades e muitos sofrimentos, mas Deus sabe na Sua sabedoria que precisamos de passar por isso e sermos melhores pessoas, mas Deus permitiu isso para as pessoas dizerem: olha Deus não entende, Deus é espiritual e nunca sofreu, o criador JC que nos criou debaixo da autoridade do Pai.
Da suprema autoridade Ele então sofreu por nós para as pessoas não dizerem que Ele não entende porque não teve sofrimentos e por isso temos que ter o mesmo entendimento que JC, FP 2:5.
Que se esvaziou de ser da forma de Deus e veio para a forma humana e se humilhou até sofrer e morrer na cruz, FP 2:5-8
Precisamos de nos mudar completamente e se algum homem não está pronto a seguir-me, e aceitar e carregar a sua cruz e sofrimento não pode ser meu discípulo.
Irmãos, temos que mudar o que somos e isso é parte do sofrimento que temos que passar para entendermos o que somos e mudarmos para nos arrependermos.
E um crescimento espiritual leva tempo, irmãos, as vezes a nossa vida espiritual parece que são dois passos para a frente e um passo para trás, mas o importante é que estamos vencendo e mantendo-nos fiéis a Deus e nunca desista, irmão, Deus não aceitará você e nem a mim da maneira como estamos, temos que mudar, tenho que me arrepender e tenho que vir a ser mais como Cristo é.
Tenho que crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador e irmãos não é só fé, e precisamos da fé? Sim, porque pecamos, mas pecamos porque somos o que somos e temos que nos arrepender do que somos e temos que dar o nosso coração a Deus e isso não é só simplesmente emoção.
Muitas pessoas choram e ó estou dando meu coração a Deus e irmãos eu respeito isso, mas temos que mudar a nossa natureza humana.
E eu não estou aqui para julgar e você se analise a si próprio, mas temos que mudar aquele coração de pedra para um coração gentil e , obediente, mas tendo um carinho para os outros e praticar o que Deus diz para nós praticarmos.
Sim, fomos gerados pelo Espírito de Deus e crescemos no ventre da mãe que é a igreja, mas ainda não saímos do ventre da mãe, ainda estamos no ventre da igreja, precisamos daquele cordão umbilical para nos alimentar.
Precisamos dos ministros de JC e para os sermões e mensagens semanais, precisamos de entender o culto, precisamos de estar a crescer neste processo de sermos alimentados pela mãe que é a igreja.
Esperamos o dia da nossa ressurreição quando o nosso corpo físico se transformará em um corpo espiritual, quando o processo do nosso nascimento novo será completado e quando realmente seremos salvos.
Mas, entretanto, você e eu temos que botar este fermento fora que é a nossa carnalidade, que é o que somos e temos de nos despir do velho homem e botar o novo homem.
O fermento espiritual perigoso e que está escondido dentro de nós, não podemos ficar como estamos porque JC e Deus Pai não nos aceitará no reino como estamos.
Que Deus dê a você encorajamento, força e para ver como tem crescido desde o seu batismo e espero que você verifique e veja: sim, eu tenho crescido desde o batismo, sim, ainda tenho muitos problemas e ainda não cheguei a meta, mas sou uma pessoa diferente.
E por isso oro como em 2 PE 3:18 ao fim dessa epístola que continuem a crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo porque a Ele seja dada a glória assim agora como no dia da eternidade, Amém.