O Perdão Misericordioso e Compassivo de Deus

Você está aqui

O Perdão Misericordioso e Compassivo de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (43.01 MB)

Download (Baixar)

O Perdão Misericordioso e Compassivo de Deus

MP3 Audio (43.01 MB)
×

É necessário fazermos algo para recebermos o perdão de Deus? Mas então a salvação não é de graça? Não é só acreditar em Deus? E se é necessário fazer algo, o que precisamos fazer?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Lemos em RM 6:23 que diz:

“que o salário do pecado é a morte”

Mas também produz muito sofrimento e ao fim desse sofrimento todo, o ponto final é realmente a morte embora em RM 6:3 também diz:

“o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor”

Nós não temos vida eterna, irmãos, também não temos uma alma eterna porque a vida eterna é um dom gratuito de Deus mas como sabemos o pecado é um inimigo mortal que nos vai causar essa morte eterna a não ser pela retenção de Jesus Cristo.

Por isso diz: o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo pela retenção Dele, pela obra expiatória Dele, no entanto, nós, você e eu e irmãos temos uma natureza humana e por isso temos uma compulsão pelo pecado e em RM 8:7 diz:

“o pendor da carne é inimizade contra Deus pois não está sujeito a lei de Deus nem mesmo pode estar”

Então irmãos como é que podemos vencer esta natureza humanas? Como podemos receber o perdão misericordioso e compassivo de Deus? Para podermos receber esse dom divino de Deus de compaixão e perdão é necessário abandonar o pecado.

É necessário termos um arrependimento segundo Deus; é necessário admitirmos voluntariamente os nossos erros a Deus, em outras palavras, confessar!

É necessário admitirmos voluntariamente e pararmos de O desafiar! Admitirmos que estamos errados e quem está certo é Deus! E precisamos de nos comprometer seriamente a mudar o caminho em vez de seguirmos o caminho do pecado seguirmos o caminho de obediência a Deus.

Está claro irmãos que somos justificados de graça pela fé e vamos falar mais acerca disso e não estou a negar que somos justificados de graça pela fé, não estou a negar mas temos que nos arrepender! Temos que para de fazer dor e causar sofrimento ao próximo e a nós próprios!

Nós quando vemos sofrimentos, dizemos: olha, por que Deus não para o sofrimento? E pomos a culpa em Deus e a culpa é nossa e por que? porque desobedecemos às leis de Deus.

Por isso para nos colocarmos debaixo da graça divina de Deus o primeiro passo é abandonar o pecado e estarmos realmente arrependidos segundo Deus, isto é, realmente arrependidos.

Ora os nossos recursos humanos, irmãos, não são suficientes e em RM 2:4 diz:

“ou desprezas a riqueza da sua bondade ou tolerância e longanimidade (paciência) ignorando que a bondade a Deus é que te conduz ao arrependimento”

Esta graça e bondade de Deus, assim como esta misericórdia e de nos perdoar e dar espaço para nos arrependermos, isso, esta bondade com a intenção de nós nos arrependermos e de fato estarmos debaixo da graça divina e completa de Deus onde o primeiro passo é que precisamos de nos arrepender.

E esta benignidade e bondade de Deus nos conduz ao arrependimento ou de outra maneirasse nós de fato estamos a nos analisar e estamos apensar nisto então esta bondade e benignidade de Deus nos deve de conduzir ao arrependimento e devemos de responder a Deus por causa da sua bondade, paciência e benignidade, devemos de responder com o arrependimento ao em vez de: olha, por que Deus permite o sofrimento?

Deus permite o sofrimento para nos dar esta bondade de que nós tenhamos espaço para arrepender e se Deus está a dar a nós a oportunidade de nos conduzirmos ao arrependimento.

At 11:18 diz:

“e ouvindo eles estas coisas se apaziguaram e glorificaram a Deus dizendo: logo também os gentios foram por Deus concedido o arrependimento para a vida”

É Deus que concede o arrependimento para a vida e isso não é só para os israelitas mas é para os gentios também.

Por isso é Deus que nos dá e concede oportunidades para nos arrependermos por sua bondade e benignidade para mudarmos o caminho! E nós como ministros de Jesus Cristo lemos como da maneira como membros da igreja como devemos de conduzir as pessoas e lemos em 2 TM 2 diz assim:

falando aqui aos servos do Senhor, particularmente, nesta carta que Paulo escreve a Timóteo como ministro e está a dizer no v. 24:

“é necessário ao servo do Senhor não viva a contender (com argumentos) mas deve ser brando (gentil) para com os outros, apto para instruir, paciente e disciplinando com mansidão os que se opõem”

Os que não querem se arrepender ao fim de contas por eles próprios são soberbos, obstinados porque não se querem arrepender e estão a se opor a eles próprios!

Mas nós devemos disciplinar com mansidão como ministros de Jesus Cristo.

“esses que se opõem na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento mas para conhecerem plenamente a verdade e assim voltarem a sensatez livrando-se dos laços do diabo”

Queridos irmãos e por isso que no dia de Pentecostes em AT 2 o discurso de Pedro no v. 38 diz:

“quando eles perguntaram a Pedro o que agora vamos fazer?”

Eles reconheceram que Jesus Cristo era o Messias e O tinham acreditado que O mataram, disseram:

“o que faremos agora? E Pedro disse: arrependei-vos”

Quando você reconhece que precisa de mudar a sua vida e o primeiro passo é o arrependimento, mudar a sua maneira de ser, de ver, de pensar

“e cada um de vós seja batizado pela autoridade de Jesus Cristo em o nome de Jesus Cristo”

Este batismo representa um compromisso completo de obedecer para Jesus Cristo nos redimir e remir e perdoar os pecados e para nos comprar de volta perdoando os nossos pecados e aí está o perdão, a remissão dos nossos pecados! O perdão dos nossos pecados!

E depois percebemos o dom do Espírito Santo, não é uma pessoa, o Espírito Santo é um dom! e que Deus nos dá e uma essência que procede do Pai do Seu próprio poder e Sua capacitação que nos dá.

Esta capacitação para nos dar capacidade, este poder, esta maneira de fazer através desta essência que procede de Deus pai para mudarmos e sermos diferentes.

Esta capacitação e este dom do Espírito Santo é uma promessa, é a promessa do Pai e para nos ajudar a vencer as fraquezas da carne, a natureza humana que tem esta compulsão pelo pecado.

E por isso quando visto o arrependimento, primeiro, para recebermos o perdão e a remissão dos nossos pecados, segundo; e terceiro de recebermos a capacitação misericordiosa de Deus, o poder de Deus, o dom do Espírito Santo para nos dar a capacidade de virmos a ser santos, a santificação do espírito.

Por isso o arrependimento é primeiro; arrependei-vos para serdes batizados para a remissão e o perdão, a lavagem para retirar os pecados; por isso o arrependimento para com Deus é necessário e em AT 20:21 :

“justificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé para com o Nosso Senhor Jesus Cristo”

Queridos irmãos, arrependimento e fé, e temos que nos arrepender! E temos que ter fé e acreditar! Que Jesus Cristo fez! nos justificará! E não é o arrependimento que justifica, o arrependimento é uma demonstração do compromisso do batismo que sim, eu quero mudar a minha maneira de ser.

Mas o que nos justifica é a fé de Cristo, é o que Cristo fez por nós, pela fé que Ele teve de o Pai O ter ressuscitado, O que Ele fez de nós, a fé; mas o arrependimento para com Deus é necessário como diz aqui: arrependimento e fé e em AT 26:20 diz:

“mas anunciei primeiramente aos de Damasco e Jerusalém, por toda a região da Judeia e aos gentios, que se arrependessem e Paulo anunciou aonde foi: aos judeus e aos gentios que se arrependessem e se convertessem”

Se virassem para Deus, arrepender, deixar os pecados e converter, virar para fazer o que Deus quer que nós façamos que é o que??obedecer as leis Dele que são para o nosso bem.

As leis de Deus são os princípios de que Deus nos dá de como por em prática o amor de Deus e Suas leis não são pesadas são, digamos assim, dez diretrizes como aplicar na nossa vida o amor de Deus para com Deus e para com o próximo.

“e se convertessem a Deus praticando obras dignas de arrependimento”

Como? Se estão convertidos estão a praticar, estão a obedecer a Deus e estão a fazer obras dignas que provam frutos de que estão arrependidos.

Em AT 14:15 diz:

“senhores por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós tendo os mesmos sentimentos e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos converteis ao Deus vivo”

Para mudarmos e convertermos ao Deus vivo para   mudarmos e convertermos ao Deus vivo.

“e que fez o céu, a terra e o mar e tudo que há neles”

Isto foi o que Paulo estava a falar ao povo de Listra dizendo: voltem-se para Deus!

E queridos irmãos aí está uma coisa que algumas pessoas resistem ou procrastinam ou demoram desnecessariamente esta ordem de Deus a se arrependerem  e se converterem, isto é, fazer este compromisso através do batismo.

E essa procrastinação de adiar esta ordem de Deus não nos leva a nenhum lugar e por isso temos que agir de acordo com a verdade, temos que estar realmente arrependidos de ter que devemos de mudar para sermos um novo ser e estar 100% comprometidos e de acordo com a verdade.

E então, Ele, Deus, através de Jesus Cristo nos abençoará revelando a nós ainda mais verdade e ajudando-nos a segui-lo e então Ele vendo que estamos agindo de acordo com a verdade, arrependidos e comprometidos a mudar a natureza humana da nossa auto arrogância então Ele derramará mais de Sua graça em nós! Quando estamos realmente arrependidos!

Vejam o caso aqui de 2 SM 12 começando a ler do v. 5 e diz:

“tão certo como vive o Senhor o homem que fez isso deve ser morto e foi Davi que disse isso a Natã e depois Natã diz no v. 7:”

“tu és o homem, tu é que fizestes isso”

E depois Natã pergunta a Davi:

“pois que desprezastes a palavra do Senhor”

E você está a desprezara a palavra do Senhor para se arrepender e comprometer de viver o caminho certo?? Ou você está a desprezar a palavra do Senhor?? Fazendo o que é mau?

E então Davi disse:

“pequei contra o Meu Senhor, pequei contra Deus!”

Contra quem você ou eu peco? Contra Deus! E por isso o arrependimento para com Deus; o arrependimento segundo Deus.

Queridos irmãos como disse inicialmente em RM 6:23: “o salário do pecado é a morte”; o pecado faz grande DANO, primeiro muito sofrimento e depois a morte ou vice versa, MUITO SOFRIMENTO; O PECADO CAUSA MUITO SOFRIMENTO, quanto pessoas choram tristes por outras pessoas porque o pecado afeta a eles ou a elas.

Mas Deus nos deu uma maneira de sair do pecado! De sair do sofrimento! Mas essa maneira de sairmos do pecado foi a grande custo da parte de Deus porque o Verbo, O Ser que nos criou debaixo da autoridade do Altíssimo; o Verbo, O Ser da forma de Deus e pelo qual tudo foi criado teve que se esvaziar de ser da forma de Deus para vir a ser um ser humano como lemos em FP 2:6.

E teve que se esvaziar disso e veio para a terra como um ser humano e morreu por nós e fez o sacrifício supremo para você e para mim como lemos em JÓ 42 quando Jó veio a entender quem é Deus e ele reconheceu como lemos no v. 2 dizendo acerca de Deus:

“bem sei que tudo podes e nenhum de Teus planos pode ser frustrado”

Nuna nenhum dos planos de Deus podem ser frustrados e o plano de Deus é de criar você como filho ou filha de Deus.

E por isso o único que está entre Deus e você: É VOCÊ!

É você não se arrepender! É você não se comprometer! É você não agir a esta ordem de Deus para se arrepender e se comprometer através do batismo em o nome de Jesus Cristo; é de ser um servo obediente a Deus!

E continuando em JÓ 42 depois Jó disse porque agora reconhece o que Deus faz por nós no v. 6:

“eu me arrependo no pó e na cinza”

Jó teve que se arrepender e por que? porque tinha o pecado de arrogância e que era auto justo, a auto justiça de que pensava que não tinha feito de nada errado, e sim pecou! Mas precisava que aquele espírito humano precisava de ser mais humilde e submisso a Deus reconhecendo que ele não era ninguém, reconhecendo a sua natureza humana.

E sim, fisicamente, talvez não tivesse pecado mas possivelmente, mentalmente, poderia ter pecado porque tinha que se arrepender como diz no v. 6 que lemos agora: “me arrependo no pó e na cinza”.

SL 103:1-14 diz:

“bendize óh minha alma ao Senhor e tudo o que há em mim bendiga ao Seu Santo nome, bendize óh minha alma ao Senhor e não se esqueça de nenhum só de Seus benefícios;

Ele é quem perdoa, Deus, todas as nossas iniquidades, Ele é quem sara todas as nossas enfermidades, Ele é quem da cova redime a tua vida, Ele é quem te coroa graça e misericórdia; Ele é quem te farta de bens a tua velhice, Ele que é sorte da tua mocidade

Ele é que nos renova como a águia, o Senhor faz justiça e julga todos os oprimidos, manifestou os Seus caminhos a Moisés e Seus feitos aos filhos de Israel; o Senhor é misericordioso e compassivo, longânimo e assaz benigno, não repreende perpetuamente nem conserva para sempre a sua ira, não nos trata segundo os nossos pecados nem nos retribui consoante as nossas iniquidades pois quando o céu se aleita em cima da terra assim é grande a misericórdia de Deus para os que O temem a Ele”

Você teme a Deus? Você tem respeito a Deus?

“quanto dista o oriente do ocidente assim afasta Deus de nós as nossas transgressões como um pai que se compadece de seus filhos assim o Senhor se compadece de todos os que O temem pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó”

Os nossos dias irmãos são como diz um marrão como a flor do campo, temporários, a nossa única esperança é a redenção de Jesus Cristo a nos comprar de volta e nos dar uma vida nova que será durante a ressurreição.

Por isso quando nos arrependemos de Deus completamente e realmente dos nossos pecados o perdão de Deus é total e completo.

Queridos irmãos lembrem-se como disse: somos justificados pela fé que há em Cristo, não pela minha ou pela sua fé que nos faz justos e limpos e sem pecado perante Deus e não é nada que você faz ou que eu faça e sim somos justificados, feitos limpos, somos perdoados e de graça pela FÉ QUE HÁ EM CRISTO e não pela fé que há em mim ou em você.

Vejam em 2 TM 3:15 falando Paulo a Timóteo que:

“desde a infância sabes as sagradas letras, as escrituras, que te podem tornar sábio para a salvação pela fé que há em Cristo Jesus (ARC E ACF)”

E não é a nossa fé É A FÉ DE CRISTO!

Que é um dom que Ele dá a nós! Quando Jesus Cristo se esvaziou de ser da forma de Deus para ser um ser humano, FP 2:6, e se humilhou para morrer na cruz, FP 2:7, como um ser humano Ele fez isso porque Ele teve fé que depois de sofrer, e morrer e dar o Seu sangue por nós, o Pai O ressuscitaria e o ressuscitou!

Após 3 dias e 3 noites de estar no seio da terra.

Queridos irmãos somos justificados pela fé que há em Cristo e leia também em EF 2:8-9 diz:

“porque pela graça sois salvos mediante a fé (de Cristo) e isto não vem de nós”

Vem de Deus e é Deus que nos dá a fé de Cristo!

“não de obras para que ninguém se glorie”

Queridos irmãos esta fé não é de nós se não era as nossas obras e ainda bem que não é a minha ou a sua fé porque temos pouca fé mas graças a Deus que Deus nos dá este dom de justificação e de graça pela fé de Cristo.

Porque a Fé de Cristo fez com que ele morresse e desse o Seu sangue por nós! Pela fé e confiança Dele no Pai que o ressuscitaria Ele fez isso: sofreu por nós e morreu por nós para nos comprar de volta.

E por isso somos justificados e perdoados! E de graça! Pela Fé de Jesus Cristo!

Vejam também 1 PE 1:18-19 assim como disse esta fé de Cristo fez com que ele morresse por nós e desse a Sua vida e o Seu sangue porque a vida do homem físico está no sangue e nos v. 18-19 diz:

“sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis como prata ou ouro, ou reais e dólares, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento e da nossa vida pecaminosa debaixo da natureza humana”

“desse fútil procedimento que vossos pais vos legaram” como o nosso DNA que vem dos nossos pais.

“mas fomos resgatados pelo precioso sangue como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”

Somos justificados de graça pelo sangue de Cristo! ele deu o Seu sangue por nós pois teve fé que o Pai O ressuscitaria.

1 JO 1:7 diz:

“se, porém, andarmos na luz como Ele está na luz mantemos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, Seu filho, nos purifica de todo o pecado.

O sangue de Jesus nos perdoa e justifica SE andarmos na luz, há uma condição!

E por isso que lemos em JO 3:16 e essa escritura bem conhecida de todos vós que diz:

“porque Deus amou ao mundo, não ama aquele mundão mas ama aquelas pessoas que vivemos neste mundo, de tal maneira que deu o Seu filho unigênito, o único que foi gerado desta maneira milagrosamente pela semente divina no ventre da Maria, e por isso Deus, o Pai, amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho a nós para que todo que nele crê, e por isso se você acredita Ele vai fazer o que Ele diz para você porque você acredita no que ele está a dizer”

E por isso sempre que ver a palavra crer veja a ação necessária de crer que é obedecer.

“porque todo que Nele crê, e por isso obedece, não pereça, não morra eternamente mas tenha a vida eterna”

Queridos irmãos hoje em dia você não tem uma alma eterna porque se você não obedece e não acredita no que Jesus Cristo diz e o Pai diz e você não faz o que Eles dizem para você fazer então você não acredita Neles.

E se você não obedece, você então vai perecer, morrer e vai morrer porque não tem uma alma imortal mas se você crê Nele e você por isso faz o que Ele diz para você fazer e por isso se arrepende, um arrependimento para com Deus então você tem a possibilidade da vida eterna.

Porque Deus apaga os seus pecados pela sua graça misericordiosa através do sangue de Jesus Cristo e em CL 1:14 diz:

“Deus nos libertou do império das trevas e nos transmutou para o reino de amor de seu filho eterno no qual filho, Jesus Cristo, temos redenção e remissão dos pecados”

Através de Cristo e não há nenhum outro nome em que você tem remissão dos pecados e não há nenhum outro nome em que você recebe perdão.

O perdão, a remissão dos pecados são por Jesus Cristo, a redenção e a remissão dos pecados é por Jesus Cristo que somos justificados pela fé Dele que é o dom da graça que Deus nos dá.

E por isso Deus apaga todos os seus pecados através da graça e da misericórdia Dele, e da fé e dom que nos deu que é esta fé de Cristo que é o sangue de Cristo para nos lavar e em HB 9:14 lemos:

“muito mais o sangue de Cristo que pelo espírito eterno a Si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo”

O sangue de Cristo e como? Através deste poder e essência de Deus, este espírito eterno, este Espírito de Deus e esta essência de Deus por causa do sangue de Cristo que foi o resgate e o pagamento e agora pelo poder do Espírito Santo.

E este ato que Jesus Cristo fez em HB 9:14 pelo Seu sangue que é o Nosso Sumo Sacerdote hoje em dia nesta santificação do espírito que está a lavar e purificar a nossa consciência e santificação do espírito.

Ora, como é que recebemos o Espírito? AT 8:18 está aqui a situação de Simão, o mágico que diz assim no v. 17:

“então se lhe empunham as mãos e recebiam o Espírito e vendo, porém, Simão, o mágico, que pelo fato de os apóstolos imporem as mãos era concedido o Espírito Santo ofereceu-lhes dinheiro e disse: deem a mim também este poder”

Recebemos o poder do Espírito Santo pela imposição das mãos do verdadeiro ministro de Jesus Cristo e fazendo isso pela autoridade de Jesus Cristo e em o nome de Jesus Cristo.

Deus dá o Seu Espírito aqueles que lhe obedecem! AT 5:32 diz:

“nós somos testemunhas desses fatos e bem assim do Espírito Santo de que Deus outorgou, deu, aos que lhe obedecem”

Por isso o primeiro passo: é o arrependimento, fazendo um compromisso após o batismo e a imposição das mãos de um verdadeiro ministro de Jesus Cristo e pela autoridade de Jesus Cristo.

E as mãos são impostas nesse crente após o batismo para receber o Espírito Santo de Deus mas Deus dá esse Espírito aos que Lhe obedecem por isso tem que ser o arrependimento primeiro.

E desse arrependimento tem esse batismo para remissão dos pecados e para serem perdoados e depois recebem o Espírito Santo de Deus que nos dá esta capacidade e capacitação assim como essa essência espiritual para nos ajudar e a virmos a sermos separados e diferentes de todo o mundo.

Vejam em TT 3:5-6 diz:

“não por obras de justiça praticados por nós, não é as nossas obras, não somos justificados pelas nossas obras, mas segundo a misericórdia de Deus que Ele nos salvou, isto é, nos põem neste caminho de salvação de mudar e finalmente seremos salvos!

“mediante o lavar, a lavagem, regenerador e renovador do Espírito Santo que Ele, o Pai, derramou sobre nós ricamente por meio de Jesus Cristo Nosso Salvador”

Nós recebemos este Espírito que procede do Pai e este Espírito Santo de Deus nos é dado por meio de Jesus Cristo que com seu sangue derramou por nós para podermos receber a redenção e recebermos esta capacidade, capacitação e poder para podermos ser santos e mudarmos à nossa maneira de viver e nos dar esta ajuda.

E por isso recebemos do Pai de quem o Espírito procede pois o Pai é que nos chama, Jesus Cristo é Aquele que pagou o preço para nos redimir e que somos por isso perdoados pela remissão que está em Cristo através do Seu Sangue.

E então recebemos o Espírito Santo para nos dar a capacidade, a força, a capacitação de vencermos a natureza humana e virmos a ser de natureza divina.

“a FIM DE QUE JUSTIFICADOS PELA Sua graça (ACF) nos tornemos seus herdeiros segundo a esperança da vida eterna”

Somos feitos justos, somos perdoados, estamos em contato com o Pai pois estamos justos perante Ele, isto é, sem pecados e estamos perdoados pela Sua graça e esta graça que é o perdão que recebemos de Jesus Cristo e a graça de Deus é muito mais que simplesmente perdão, é muita bondade, e muito amor, e muito carinho e muitas dádivas que Deus nos dá e muitas bençãos além deste mas este é um deles.

E não é pelas nossas obras é de graça! Pela Sua graça nos tornamos Seus herdeiros.

Veja em 1 PE 1:2 que diz:

“eleitos segundo a presciência de Deus Pai em santificação do Espírito para a obediência”

A santificação do Espírito, isto é, esta capacitação, esta força, esta energia e capacidade que recebemos de nos ajudar a vencer as fraquezas da carne e por que? para obedecermos! Para a obediência!

Estamos arrependidos, estamos comprometidos a viver este caminho de arrependimento, os nossos pecados são perdoados pelo sangue de Cristo através de Jesus Cristo e por isso somos batizados para a remissão dos nossos pecados em nome de Jesus Cristo.

E depois pela imposição das mãos do verdadeiro servo de Jesus Cristo e pela autoridade de Jesus Cristo recebemos o Espírito de Deus que é esta essência do Pai, este poder do Pai, esta capacitação para poder nos dar a capacidade, a possibilidade e ajuda, parakletos, e para que? para sermos santos e diferentes do mundo para a obediência.

“e através da aspersão do sangue de Jesus Cristo, isto é, a lavagem do sangue de Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas”

Queridos irmãos vemos aqui nesta seção como lemos a pouco em TT vemos: O Pai, eleito conforme Sua presciência, Deus Pai está em 1 PE 1:2; vemos a aspersão do sangue de Cristo e vemos a santificação do Espírito.

Os três são mencionados ao mesmo tempo e não é que sejam uma trindade porque o Pai é um ser, Jesus Cristo um outro ser mas o Espírito Santo não é um terceiro e não está ao lado esquerdo do Pai e sim é o poder e a essência que procede do Pai e nos ajuda neste processo de papel crítico da salvação e nos ajuda a vencer as fraquezas da carne.

E por isso lemos em HB 10:14 que diz:

“porque com uma única oferta, que é Jesus Cristo e que é o cordeiro pascal, aperfeiçoou para sempre e você através do sacrifício de Jesus Cristo tudo está feito para você sempre estar aperfeiçoado”

Mas não quer dizer que já esteja aperfeiçoado porque diz aqui:

“quando estão sendo santificados”

Um processo, sendo santificados e como? Pelo Espírito Santo de Deus!

E 2 PE 1 começando a ler no v. 3:

“visto como com Seu divino poder, isto é, o Espírito Santo de Deus vos tenha sido doadas todas as coisas que conduzem a vida, a vida eterna, e a piedade, isto é, como Deus quer, isto é, o Espírito de Deus nos dá todas as coisas que precisamos para sermos santos, e sermos separados e sermos santificados da santificação do Espírito”

“pelo conhecimento completo Daquele que nos chamou, quem nos chamou? O Pai; para a Sua própria glória e virtude, do próprio Pai e pelas quais; quais quais? Todas as coisas que nos deu o Espírito Santo, este poder que acabamos de ler, o poder divino que foram dadas todas as coisas e pelas quais estas coisas lhes foram doadas.

Suas grandes e preciosas promessas através deste poder de santificação do Espírito Santo e de todas as coisas que o Espírito Santo nos dávamos ter esta possibilidade de ter esta promessa especial que é o que diz aqui no v. 3:

“que o chamou para a sua própria glória e virtude

E diz aqui agora no v. 4:

“para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina”

Para sermos coparticipantes da natureza de Deus Pai.

“livrando-nos das paixões que há neste mundo; e por isso mesmo vós através por isso desta graça de Deus, desta bondade, desta graça e precisamos de conhecer esta graça de Deus que é vir a ser coparticipantes da natureza divina que é para O que nos chamou para a Sua própria glória e virtude”

Esta é a graça de Deus e precisamos de crescer e por isso diz assim no v. 5:

“reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé, a virtude, e o conhecimento e ponham este entendimento que é uma esperança tão grande e com este entendimento tenho o domínio próprio e com este domínio próprio tenho esta perseverança, e com esta perseverança a piedade e com esta piedade o amor de irmandade e fraternidade, e com a fraternidade o amor de Deus, o amor ágape”

“porque estas coisas existindo em vós e aumentando fazem com que vocês não sejam inativos nem infrutuosos no pleno conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”

E por isso é que diz ao fim deste livro e desta epístola 2 PE:

“cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo”

E está a falar aqui a própria graça de Deus para virmos a ver a Sua própria glória e para virmos a ser coparticipantes da natureza divina e isto é a graça de Deus! Da bondade Dele e do carinho que ele tem para conosco e precisamos de reconhecer o Nosso Senhor Jesus Cristo que Ele é o nosso padrão e que é Aquele que temos de imitar!

“pois aquele em que estas coisas não estão presentes é cego”

Você é cego? Sou eu cego?

“vendo só o que está perto e esquecido da purificação dos seus pecados de outrora; e por isso irmãos procurai com diligência cada vez maior confirmar a vossa vocação e eleição, a vossa profissão, a vossa responsabilidade nesta vida que é sermos filhas e filhos de Deus.

E eleição somos eleitos para sermos senhores do Senhor dos Senhores e reis do rei dos reis.

“porquanto procedendo assim, se de fato fizermos assim, não tropeçareis em tempo algum e assim recebereis a entrada está no v. 11, no reino de Deus, ou para entrarmos no reino de Deus”

Na família divina deste reino e queridos irmãos o arrependimento genuíno, sim, zero, completo, o perdão misericordioso de Deus com esta graça de Deus do que quer fazer de nós e com a capacitação do Espírito Santo de Deus.

E com este ensino que estamos a dar a vocês e compreender isto; queridos irmãos ponham isto em prática como diz aqui:

“procurai com diligência cada vez maior confirmar esta vocação e eleição e procedam assim porque se procederem assim não tropeçareis e entrarão no reino de Deus.

Isto é se vocês continuarem a serem filhos no caminho de Deus para a vida eterna; você estará lá porque Deus quer que você esteja lá e fez tudo para você estar lá e a decisão é sua!