O que significa "Viver Pela Fé"?

Você está aqui

O que significa "Viver Pela Fé"?

Download (Baixar)
MP3 Audio (55.44 MB)

Download (Baixar)

O que significa "Viver Pela Fé"?

MP3 Audio (55.44 MB)
×

É necessário ter um fé vivente em confiança das promessas de Deus para termos a vida eterna. O que significa ter uma fé vivente e viver pela fé?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Nós vivemos num tempo materialista sendo fácil muitas pessoas dizerem a minha fé não é suficientemente forte, algumas pessoas dizem eu pareço que não consigo desenvolver a minha fé suficientemente para ser salvo.

Queridos irmãos, vejam comigo em HB 11:6 diz:

“de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto, é necessário daquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e se torna galardoador dos que O buscam”

Queridos irmãos, é impossível agradar a Deus a não ser que nós de fato acreditamos que Deus existe e que Ele vai nos recompensar ou castigar se formos desobedientes, mas Aquele que vai julgar e galardoar, isto é, dar o galardão e recompensa pela nossa obediência e temos que acreditar nisso.

No capítulo anterior, HB 10:38 se lê:

“todavia, o meu justo viverá pela fé, e se retroceder, Nele não se compraz a minha alma”

Não podemos retroceder, andar para trás, não podemos.

“nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição, somos, entretanto, da fé para a conservação da alma, isto é, do nosso ser vivente”

Irmãos, é necessário ter uma fé vivente; precisamos de ter e viver pela fé e como? Obedecendo a Deus porque acreditando no que Ele diz e reconhecendo que Ele é o nosso galardoador e vai nos recompensar e por isso precisamos de fazer o que é agradável a Ele para podermos viver, e como se diz: viverá pela fé.

Quer dizer agora e ter a vida eterna por causa da fé e viver sempre eternamente tendo fé a Deus.

Então, o que é que significa viver pela fé? Queridos irmãos, fé não é simplesmente um pensamento positivo porque pensamento positivo é confiança em você próprio, no seu eu; fé não é uma emoção, fé não é um sentimento ou sentimentalismo hipócrita, não é, digamos assim, um teatro fingido.

Porque isso são sentimentos e emoções da carne, de coisas que vemos, ouvimos, provamos com nosso paladar, cheiramos e que sentimos, e por isso, fé não é nada físico, fé é um assunto espiritual e em 2 CO 5:7 diz:

“visto que andamos por fé e não pelo que vemos”

Nós devemos andar e viver pela fé, isto é, crendo em Deus e acreditando Nele e reconhecendo que Dele receberemos a recompensa e então vejamos um bocadinho mais lendo de novo HB  11:6 diz: que sem fé é impossível agradar a Deus e por isso precisamos de ter uma completa e absoluta confiança e um completo reconhecimento que Deus existe e que Ele nos abençoa por fazermos o que Ele diz para o fazer porque Ele é o galardoador e que vai nos dar a recompensa por fazermos o que é agradável a Ele.

Então, fé é crer e ter confiança no Deus invisível em que Ele é capaz de executar o que Ele ainda não fez e que ainda carne mortal é incapaz de fazer e por isso fé é algo que é adquirido e continuando a ler em HB 11:8 vemos um exemplo de Abraão e vemos nesse capítulo vários exemplos de fé mas vamos, hoje, brevemente analisar dois:

O primeiro que vamos analisar é de Abraão e diz:

“pela fé, quando Abraão foi chamado, obedeceu a fim de ir para um lugar que devia de receber por herança e partiu sem saber aonde ia”

Sem saber aonde ia, imagine você onde vive e dizem: sai de onde estás e tua família e vai para aí, para onde? Não sabia aonde ia e isso é uma provação, um teste de acreditar em Deus!

É ter completa confiança no Deus invisível e de que Ele é capaz de cumprir a promessa Dele e vejamos, então, essa situação que está aqui em GN 12:1-4:

“ora, disse o Senhor a Abraão: sai da tua terra e da casa do teu pai e vai para a terra que te mostrarei; vai andando que Eu depois direi aonde vais e de ti farei uma nação, quer dizer dos teus filhos e de teus descendentes vai sair uma nação, e te abençoarei e te engrandecerei e se tu uma benção”

“abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que e amaldiçoarem e em ti serão benditas todas as famílias da terra”

Através da tua descendência toda a humanidade será abençoada.

Partiu, então Abraão, como lhe ordenou o Senhor e Ló foi com ele e tinha Abraão 75 anos quando saiu de Ará, sim, já não era um jovem e ele então saiu em confiança.

Queridos irmãos, é um exemplo de fé, ele saiu, atuou, acreditou no que Deus disse e depois se vê mais a frente em GN 15:1 diz:

Depois destes acontecimentos, veio a Palavra do Senhor numa visão e disse> não temas, Abraão, porque Eu sou o teu escudo e teu galardão será sobremodo grande”

Ora, depois destas coisas em referência ao capítulo anterior se vê em que Ló tinha sido levado cativo e Abraão foi lutar para defesa de Ló e depois Abraão deu a Melquisedeque, o rei de Salém, sacerdote do Deus altíssimo, lhe deu o dízimo.

E vemos que o dízimo foi a muitos anos antes de Moisés e muito antes do que chamamos a antiga aliança e depois se vê também no v. 17 diz:

“após voltar Abraão de ferir a Quedur e os reis que estavam com ele lhe saiu ao encontro o reide Sodoma no vale de Savé”

E isso nos dá uma condição histórica de quando isso aconteceu e foi cerca de 10 anos depois dele ter saído da terra em que Ele foi solicitado sair, e quer dizer que ele já tinha aproximadamente 86 anos e depois se vê aqui em GN 15: 5-6 e diz:

“então, conduziu até fora e disse: olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes e lhe disse: será assim a tua posteridade, sim, está a falar do seu herdeiro que será gerado de ti”

E no v. 6: “Abraão CREU no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça”

Ou seja, acreditou e não teve dúvidas, mas ele teve que esperar e falando fisicamente o nascimento do filho Isaque seria impossível e por quê? Porque a sua esposa tinha de anos menos que ele e por isso ela já tinha 76 anos que é uma idade em que as damas já não tem bebês.

Então vejamos aqui em HB 11:11-12 diz:

“pela fé também a própria Sara recebeu poder para ser mãe não obstante o avançado da sua idade, pois, teve por fiel aquele que tinha feito a promessa”

Ela já tinha passado da idade e não podia ter filhos, mas foi lhe dado a ela o poder para ser mãe, um milagre, mas ainda foi depois de ela ter Isaque 15 anos mais tarde e vejam aqui no v. 12:

“por isso também um (dos dois, uma carne, Abraão e Sara), aliás já amortecido (avançada idade de Sara) saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e numerosas como a areia que está na praia do mar”

E assim de um casal e também de um filho, o Isaque e assim isso se vê a fé e confiança deles e conforme Abraão passava por esses testes e de estar a espera de ter um filho e já tinha 86 anos e depois, 90 anos e depois 95 e depois 99 e ainda não tinham tido um bebê e aliás a promessa inicialmente foi quando ele tinha 75 anos como lemos em GN 12.

Agora estamos a ver 24 anos depois quando ele tinha 99 então veio a ele esta outra promessa, mas vemos aqui que a fé dele através desta provação que não podiam ter filhos, mas Deus disse que iam ter um filho pelo qual todas as nações seriam abençoadas, e ora então vejam aqui em GN 17:1 diz:

“quando atingiu Abraão a idade de 99 anos apareceu-lhe o Senhor e disse: Eu Sou o todo poderoso e anda na minha presença e sê perfeito, farei uma aliança contigo”

E depois um pouco mais adiante diz no v. 4:

“quanto a Mim será contigo a minha aliança e sereis pais de numerosas nações”

“Abrão não será o teu nome, mas Abraão por pai de numerosas nações te constituí”

E depois vejam no v. 17 diz:

“então se prostrou Abraão, rosto em terra e disse consigo:

A um homem de 100 anos há de lhe nascer um filho? Dará a luz Sara com seus 90 anos?”

Ela com 90 anos e muito para lá do período que podia ter bebês, teve um, o Isaque e depois a história aqui se vê que tomara que fosse Ismael mas Deus lhe respondeu no v. 19:

“de fato Sara, tua mulher, te dará um filho”

Vai ser Sara e não dessa concubina.

“e lhes chamarás Isaque e estabelecerei com ele a Minha aliança”

O filho da tua carne, Abrão e Sara; e então vemos aqui mais adiante no v. 21 diz:

a Minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara te dará a luz neste mesmo tempo de um ano”

Se vê aqui que é um ato de fé viva e viver na fé, e imagine quando deu a luz a Sara teria 90 anos e Abraão já com 100 anos e um ato de fé viva e viveram pela fé, não tiveram dúvidas, nem medo, nem ansiedades e nem preocupações, Deus prometeu e Deus não quebra a Sua promessa.

Deus é capaz de fazer o que é impossível ao ser humano sem Deus, isto é, a carne mortal por si própria a não ser que Deus faça um milagre para nós vencermos quaisquer provações que tenhamos e por isso a pergunta que quero fazer é: REALMENTE ACREDITAMOS EM DEUS? REALMENTE REVINDICAMOS AS SUAS PROMESSAS?

E vejam que mais tarde quando veio a ter Isaque, já com um certo número de anos e talvez já adolescente ou mais que isso e em GN 22:1 diz:

“depois destas coisas pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abrão! E Abrão respondeu: eis-me aqui e acrescentou Deus: toma o teu filho, Isaque, teu único filho a quem amas, e vai a terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que Eu te mostrarei”

Levantou-se, pois Abrão, de madrugada”

Veja isto: ele perdeu tempo? Vou fazer ou não vou fazer? Não, como é que pode ser, olha no meu caso não pode ser, talvez foi um erro e ele me disse que através do menino muitas nações seriam abençoadas e como é isto? Não vou fazer isto!

“e de madrugada levantou-se Abraão e tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho, e rachou lenha para o holocausto e foi para o local, o lugar que Deus lhe havia indicado”

Não houve dúvidas e demora de tempo e vejam agora aqui em HB 11:17-19 diz:

“pela fé, Abrão quando posto à prova ele ofereceu Isaque, estava mesmo para sacrificar o seu unigênito que ele acolheu alegremente as promessas a quem lhe tinha dito em Isaque será chamada tua descendência porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos de onde também figuradamente o recuperou”

Queridos irmãos, ele teve confiança em Deus e não teve dúvidas, ele estava plenamente convencido que o que Deus ia fazer o abençoar através de Isaque e assim Abraão obedeceu e não foi só nesse caso e veja também em GN 26:5 diz:

“porque Abraão obedeceu à Minha palavra e guardou os Meus mandamentos, os Meus preceitos, os Meus estatutos e as Minhas leis”

Antes de Moisés, antes da antiga aliança e queridos irmãos, Abraão obedeceu a Deus e a lei de Deus não está abolida no NT e continua, e aliás, foi isso que Jesus Cristo disse em MT 5:17 diz:

“não penses que vim revogar a lei ou os profetas, não vim revogar, mas para cumprir”

Sim para obedecer a lei, mas para cumprir, e o que? No caso dos profetas é cumprir o que os profetas diziam e a lei também dizia e profetizava acerca de Cristo.

Jesus Cristo por isso cumpriu e preencheu a lei, cumprindo as profecias da lei que ainda não estavam completadas assim como o dos profetas e vocês leem em EX 12 acerca do cordeiro da Páscoa, e depois em IS 53 a profecia acerca de Jesus Cristo era esse cordeiro da Páscoa e por isso a lei apontava para o cordeiro da Páscoa assim como também os profetas e em 1 CO 7:5 lemos:

“Cristo era, e é e foi, o cordeiro pascal”

E por isso essa lei e esses profetas foram cumpridos porque essa lei apontava para Cristo e esses profetas apontavam para Cristo e essa lei então foi completada; Ele não veio para revogar a lei e sim para cumprir a lei.

Os sacrifícios na lei, por ex. Em LEV 1, 23, 4, os sacrifícios apontavam para o verdadeiro sacrifício como lemos em HB 10 e leiam dos vs. 1-14 porque se vê que essa lei cerimonial, e sim, vejamos brevemente então em HB 10:1 diz:

“ora, visto que a lei, de sacrifícios, tem sombra dos bens vindouros”

Que apontava para coisas vindouras e quais: Jesus Cristo, como nosso sumo sacerdote e cordeiro pascal, como o nosso cordeiro que foi sacrificado por nós.

Mas a lei aponta, por ex. em LEV 23 para os Dias Santos que são sombras das coisas vindouras e são sombras do plano de Deus para a humanidade e por isso essa lei de sacrifícios e essa lei apontava e tem sombras de coisas vindouras.

E, particularmente, falando da lei de sacrifícios diz:

“nunca, jamais, pode tornar feitos dos ofertantes dos sacrifícios como os mesmos sacrifícios que ano após ano perpetuamente lhe oferecem”

E por isso está a falar da lei de sacrifícios senão de outra sorte teriam cessado de ser oferecidos e se lê no v. 3:

“estes sacrifícios são fácil recordação de pecados e que é impossível que o sangue de touros e bodes removam pecados”

Por isso, estava a falar aqui n v. 1 que a lei é a lei de sacrifícios e continua:

“por isso ao entrar no mundo diz: sacrifício e oferta não quiseste antes um corpo me formaste, de Jesus Cristo, para fazer a tua vontade (v. 7)”

E depois no v. 9 diz:

“eis aqui estou para fazer, Deus, a Tua vontade”

“Cristo veio à terra para fazer a vontade do Pai e para ser oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (v. 10)

E por isso irmãos, a oferta no v. 14 de HB 10 diz:

“uma única oferta, sacrifício de Jesus Cristo, aperfeiçoou para sempre quanto os que estão a ser santificados”

Não estamos sendo aperfeiçoados e por isso, irmãos, Jesus Cristo cumpriu a lei e não a revogou e essas leis de sacrifícios simplesmente apontavam para Cristo, mas a lei espiritual dos Dez Mandamentos e outras leis que vem com elas de Deus como: o dízimo que vieram da antiga aliança continuam.

Jesus Cristo veio para cumprir LEV 23:11 de que: deveria de ser aceito para o nosso bem e benefício porque Ele veio a ser o Nosso Sumo Sacerdote através da ordem de Melquisedeque está em HB 5:6

E então Ele nos enviou a promessa do Pai como lemos em AT 1:4-5 e essa promessa do Pai como lemos em AT 2:33 e por isso vemos que Jesus Cristo cumpriu a lei que não está eliminada e continua.

A lei de Deus que estava na secção do Bíblia e que nós chamamos de AT, mas que é a secção do Pentateuco ou dos Profetas e Escribas essa lei continua no NT e não muda.

Ora, vimos um ex. De Abraão e outro ex. muito e muito encorajador seria em DN 3, sim, há muitos mais, mas vejamos brevemente em DN 3:3-6 diz:

“então se juntaram os sátrapas, os prefeitos, governadores, os juízes, tesoureiros, os conselheiros e todos os oficiais da província, de todo o mundo oficial, do governo, todas as pessoas para a consagração da imagem do rei Nabucodonosor que lhe tinham levantado e estavam de pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado”

Continuando a ler no v. 4 diz:

“nisto, o arauto apregoava em alta voz: ordena-se que a vós todos, pobres, nações e homens de todas as línguas e no momento que ouvires o som da trombeta, do címbalo, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda a sorte de música e vos prostareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou”

“e aquele que não se prostrar e não adorar será no mesmo instante lançado na fornalha de fogo ardente”

E vocês sabem muito bem que isso é contra a lei de Deus porque a lei diz: não adorarás outros deuses e vejam mais adiante no v. 8 diz:

“ora, no mesmo instante, se achegaram homens caldeus e acusaram os judeus e disseram ao rei Nabucodonosor: ó rei, vive eternamente, tu ó rei baixaste um decreto pelo qual todo o homem que ouvisse o som da trombeta e demais instrumentos e toda a sorte de música se prostaria e adoraria a imagem de ouro e qualquer que não se prostar-se e não adorasse seria lançado na fornalha de fogo ardente”

“ó, mas há uns homens judeus que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia, tu destes autoridades a eles: Sadraque, Mesaque e  Abedenego e estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, e os teus deuses não servem, e nem adoram a imagem de ouro que levantaste”

“então, Nabucodonosor irado e furioso, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abedenego e trouxeram estes homens perante o rei e falou Nabucodonosor e lhes disse: é verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abedenego que vós não servis aos meus deuses e nem adorais a imagem de ouro que levantei?”

(v. 15) “agora, pois, disse o rei: quando ouvires o som da trombeta e demais instrumentos prostrai-vos e adorais a imagem que fiz, porém, senão a adorares sereis no mesmo instante lançados na fornalha de fogo ardente e quem é o Deus que pode vos livrar das minhas mãos?”

O que é que você iria fazer? Você está numa situação em que você vai fazer isto ou perder o emprego ou tens que fazer isto ou a sua vida está em risco e você tem, por ex., baixar a marca da besta se não fizer isso você não pode comprar ou vender nada.

O que você ia fazer? Uma questão de fé e crer em Deus e veja então no v. 16:

“respondeu-lhes Sadraque, Mesaque e Abedenego ao rei: ó Nabucodonosor, quanto a isto citamos de responder”

Irmãos quando eles foram confrontados com esta situação não tiveram uma dúvida e responderam logo e não houve qualquer hesitação, a resposta estava na ponta da língua e no v. 17 diz:

“se o nosso Deus a quem servimos quer livrar-nos Ele nos livrará da fornalha de fogo das tuas mãos, ó rei, mas se Ele não nos quer livrar fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses e nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”

Isto é coragem, irmãos, isto é viver na fé, eles escolheram morrer em vez de só desobedecerem a Deus, isso é confiança nas tribulações e continua:

“então Nabucodonosor se encheu de fúria e transtornando o aspecto do seu rosto contra Sadraque, Mesaque e Abedenego ordenou que se acendesse a fornalha sete vezes mais do que se costumava”

A provação e o teste ficaram sete vezes mais forte e você já experimentou em que você tem provações e conforme você obedece a Deus a coisa fica pior, e pior e pior?  e depois lemos mais adiante no v. 25:

“tornou ele e disse: eu, porém, vejo 4 homens soltos e que andam dentro do fogo sem nenhum dano e o aspecto do quarto é semelhante ao filho de Deus e então se chegou Nabucodonosor na porta da fornalha sobremaneira acesa e falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abedenego e servos do Deus Altíssimo saiam e então os três saíram do meio do fogo e se ajuntaram o sátrapas, prefeitos, governadores e etc., e viram que o fogo não teve poder algum e nem foram chamuscados o cabelo de suas cabeças e nem seus mantos chamuscaram e nem cheiro de fogo passava sobre eles”

“então falou Nabucodonosor e disse: bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abedenego que enviou o seu Anjo e livrou os Seus servos que confiaram Nele”

Queridos irmãos, confiaram Nele, isso é fé vivente, isso é viver pela fé, eles chegaram a um ponto de ruptura e que os podiam quebrar e perante esse teste absoluto eles estiveram fé absoluta em Deus.

Queridos, nós temos que confiar em Deus e ultrapassar e vencer as nossas provações, confiar e obedecer perante as provações e esta obediência é o que devemos de fazer, obedecer as leis de Deus embora haja provações é o que Jesus Cristo disse em MT 19:16-17:

“e eis que alguém aproximando-se lhe perguntou: bom mestre, o que eu farei de bom para alcançar a vida eterna? E respondeu-lhe Jesus: por quê me chamas bom, bom só existe um, porém, se queres entrar na vida, isto é, para dentro da vida eterna, guarda os mandamentos”

A instrução de Jesus Cristo quando alguém lhe perguntou: mestre, o que devo de fazer para ter a vida eterna e Jesus Cristo disse: se queres entrar para dentro de uma vida eterna OBEDECE os mandamentos de Deus e essa é a instrução de Jesus Cristo no NT.

Jesus Cristo obedeceu as leis de Deus e em JO 15:10 diz:

Se guardares os Meus mandamentos permanecereis no Meu amor assim como Eu também tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço”

Irmãos, Deus e Jesus Cristo são um e são os mesmos mandamentos, não são diferentes, e Jesus Cristo obedeceu as leis de Deus e teve confiança em Deus e veja em JO 5:30 diz:

“eu nada posso fazer de Mim mesmo na forma porque ouço e julgo e o Meu juízo é justo porque não procuro a Minha vontade e sim Daquele que Me enviou”

Não tinha confiança Nele próprio, mas confiava em Deus porque buscava a vontade do Pai e irmãos podemos ter fé em nós próprios? Confiança em nós? Não, Jesus Cristo disse: não posso fazer nada de Mim, não tenho poder e quero fazer o que o Pai me diz para fazer e eu confio no Pai e em JO 14:10 diz:

“não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo, mas o Pai permanece em mim e faz as obras”

Jesus Cristo confiou em Deus, o Pai estava em Jesus Cristo através do Espírito Santo e nós temos que ter a mesma fé e confiança que Jesus Cristo teve a fé, e confiar em Deus porque o Espírito de Deus estava em nós.

Aqueles que dizem nas igrejas mundanas de hoje óh que Jesus Cristo obedeceu a lei e agora nós não precisamos de obedecer em vez de nós? Isso é falso, irmãos, esses são mentirosos e parecem como anjos da luz, mas estão a mentir e vejam em 2 CO 11:13-15 diz:

“porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, e transformando-se em apóstolos de Cristo, parecem ministros de Jesus Cristo, são pastores falsos e não é de admirar; porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz”

Esses ministros e pastores QUE PARECEM tão boas pessoas, mas que estão a dizer que não é preciso obedecer as leis de Deus porque estão salvos de graça? Sim, estamos salvos de graça, mas por causa disso dizem que não é preciso de obedecer as leis.

Sim, somos justificados de graça, é a palavra mais correta a ser usada, mas uma vez justificados temos que obedecer a Deus, uma vez que estejamos, digamos assim, fora da prisão não podemos continuar a desobedecer as leis que nos puseram na prisão.

“saímos” da prisão desta morte porque o salário do pecado é a morte e somos redimidos dessa morte de graça, mas uma vez que somos redimidos de graça não podemos continuar a quebrar a lei para recebermos o salário do pecado de novo e, portanto, TEMOS QUE OBEDECER! E em RM 3:31 diz:

“anulamos, pois, a lei pela fé? Não, irmãos, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei”

Porque obedecer a Deus em confiança a ele é obedecer a ele e por isso temos confiança nesta fé e confirma a lei, e a lei de Deus não está revogada e obedecendo a lei de Deus; a fé é aperfeiçoada.

E então isso é um caso de estarmos aqui a crescer sobre um período de tempo conforme praticamos e obedecemos de uma maneira melhor e vamos crescendo na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E vejam em RM 13:10 diz:

“o amor não pratica o mal contra o próximo, sorte que o cumprimento da lei é amor”

Quando obedecemos a lei de Deus que é um ato de fé, isso é amor, o cumprimento da lei é amor; irmãos, Deus é amor e a lei de Deus é simplesmente de uma expressão do caráter de Deus de amor!

São, digamos assim, 10 canais que nos mostram como exercer ou praticar o verdadeiro amor e esse amor de Deus é derramado em nós pelo Espírito Santo de Deus como lemos em RM 5:5 diz:

“ora, a esperança não confunde porque o amor de Deus é derramado no nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado ou outorgado”

Não é o nosso amor humano, é o amor de Deus, e nós não ganhamos salvação pelas nossas próprias obras! Não é pela nossa própria confiança, mas nós temos que confiar em Deus e através de acreditarmos em Deus nós vamos ultrapassar e vencer as nossas dificuldades, desafios, provações.

E então, nós estamos a por em prática a confiança de Cristo na nossa vida e por quê? Porque o Espírito Santo de Deus e através Dele tal como Cristo obedeceu a Deus nós podemos obedecer a Deus; é esta FÉ DE CRISTO em nós.

E o Espírito Santo de Deus nos dá amor, o amor de Deus porque a lei de Deus é amor e por isso obedecemos as leis de Deus; ora, Jesus Cristo tinha a fé vivente e tinha a FÉ DE DEUS e quando nós obedecemos através de nossas dificuldades, dos nossos desafios e problemas, e das nossas provações, então, nós continuamos em confiança a Deus e isso faz crescer a fé de Deus em nós!

E conforme nós fazemos isso e obedecendo a Ele e acreditando em Cristo e ARREPENDENDO e sendo perdoados pelo sacrifício de Cristo e de graça então nós continuamos a andar em frente e crescendo na fé e em RM 1:16-17 diz:

“pois, não me envergonho do Evangelho de Cristo, a Boa Nova que Cristo nos deu, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que acredita e que tem fé, primeiro para o judeu e também para o grego, o gentio, visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, nesta Boa Nova que recebemos por causa do que Jesus Cristo fez por nós e pela fé Dele; de fé em fé como está escrito: O JUSTO VIVERÁ POR FÉ”

Queridos irmãos, isto é uma maravilhosa boa nova que nós recebemos por causa do que Jesus Cristo fez por nós e pela fé Dele e pela confiança Dele no Pai; nos deu o exemplo, Ele nos comprou de volta e de graça e isto demonstra a justiça de Deus!

A justiça de Deus que é revelada neste evangelho, mas agora temos que praticar, e acreditar e andar confiando em Deus e atuar em obedecer embora tenhamos dificuldades, provações e desafios, mas queridos irmãos, isto é uma confiança mútua.

Deus é fiel e nós precisamos de nos tornar conforme nós vamos crescendo na fé e nos tornarmos mais e mais fiéis a Deus! De fé a fé! Nós temos que viver pela fé e isto é a FÉ VIVENTE.

E por isso como lemos ao fim do v. 17: O JUSTO VIVERÁ, HOJE, NO FUTURO E VIVERÁ PORQUE VAI TER A VIDA ETERNA PELA FÉ E PELA CONFIANÇA MÚTUA DE NÓS EM DEUS E DE DEUS EM NÓS!