O Que Temos Que Fazer Para Sermos Dignos!

Você está aqui

O Que Temos Que Fazer Para Sermos Dignos!

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.74 MB)

Download (Baixar)

O Que Temos Que Fazer Para Sermos Dignos!

MP3 Audio (47.74 MB)
×

Estamos perto da terceira guerra mundial e do início da Grande Tribulação. Estes acontecimentos serão terríveis para toda a humanidade. Também estamos perto do falso profeta vir a ser revelado. Então, o que nós, como servos de Deus, temos que fazer para sermos dignos de evitar estas coisas e para sermos ressuscitados e transformados ao retorno de Cristo?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Nós, os poucos que somos chamados e escolhidos neste tempo e era do fim de acordo com a vontade de Deus somos conhecidos na Bíblia como os santos.

Veja, por ex., aqui em EF 1:1: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, isto é, quando teve esta autoridade dada a ele por Jesus Cristo, está aqui a falar aos santos que estão em Éfeso e fieis em Cristo”

Aqui vemos que aqueles que são santos que são chamados pela vontade de Deus e estão a obedecer as leis de Deus e estão a dar frutos de acordo com a obra do Espírito Santo na vida deles.

Por isso diz assim mais adiante: “como também vos elegeu Nele antes da fundação do mundo para que fossemos santos e irrepreensíveis diante Dele em amor”

Nós devemos ser irrepreensíveis perante Deus através do amor e da graça de Deus que Ele nos dá, e ora irmãos, hoje em dia nós vivemos num mundo difícil com muitos problemas e dificuldades como nunca existiram nos últimos 80 anos! Após, digamos assim, da segunda grande guerra ou a volta do início dessa guerra.

As pessoas têm ansiedade, estão sujeitas a muita depressão e particularmente agora que estamos antes da Páscoa; irmãos, o que nós devemos de fazer para sermos considerados como merecedores daqueles que possam escapar e para estarmos com Cristo?

Ou em outras palavras como podemos ser considerados dignos para escapar o que está a vir e estar em pé na ressurreição com Cristo?

Como eu desejo, irmãos, que agora antes da Páscoa que nós nos examinemos cuidadosamente e com essa examinação que venhamos a ter uma paz mental interna porque isso ajuda e muito a evitar essa ansiedade que muitas pessoas tem  e ao fim de contas, irmãos, precisamos de ter paz interna.

Porque Cristo morreu por nós e a Páscoa por isso simboliza não só Ele morrer por nós, mas simboliza a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte para nós.

É um momento de alegria e de vitória e após a ressurreição Dele e depois de ter subido ao céu e nos enviar o Espírito Santo no dia de Pentecostes temos agora o poder e a energia e  a capacidade mental e o DNA espiritual de Deus para nos ajudar a vencer as fraquezas da carne.

Queridos irmãos nós temos muitas bençãos espirituais de Deus, sim, e vejam em EF 1:3: “bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo o qual nos abençoou com todas as bençãos espirituais e celestiais em Cristo”

Queridos irmãos, nós não devemos de minimizar o que Deus está a fazer por nós, não devemos de minimizar a chamada e a seleção de Deus por nós.

Queridos irmãos, o verdadeiro cristianismo não é simplesmente demonstrar certas atitudes cristãs que sim devemos ter e sejam elas de amor, carinho, bondade, boas obras, sim, devemos de ter isso tudo.

Mas devemos de ter cuidado de que ser um verdadeiro cristão é mais do que isso, um verdadeiro cristão entende a visão que Deus tem para nós e essa visão nos motiva e ajuda a vencer as fraquezas da carne com a ajuda do Espírito Santo.

E por isso devemos de ter cuidado que não sejamos influenciados por outras atitudes ou, digamos assim, atitudes mundanas, ou assim chamadas cristãs, mas eu não estou a dizer mal dessas pessoas, pois, muitas são muito boas e fazem grandes atos.

Mas tal como certamente os fariseus na época deles faziam pela sua maneira de ver coisas que eles entendiam que eram corretas, mas tinham desviado da verdadeira lei de Deus.

E por isso JC os criticou fortemente e quando JC retornar Ele também vai criticar e muito fortemente o que as igrejas deste mundo estão a fazer porque estão a seguir, digamos assim, o mistério de iniquidade.

Porque não estão a sublinhar a importância da obediência a Deus, sim, dizem que devemos ser boas pessoas e aceitar a Cristo está claro, mas minimizam a importância de obedecermos a Deus e dizem que a lei de Deus está abolida.

Irmãos, isso está errado e por isso é muito fácil as pessoas serem influenciadas por estas igrejas com boas palavras amorosos e carinhosas e uma vez mais não estou a dizer mal disso, mas o problema é que não está equilibrado com o valor da lei de Deus que é o amor.

Basta dizer que não guardam o Sábado e o Sábado é um dos quatro mandamentos da lei de Deus e também não guardam os dias santos.

Por isso irmãos, a sociedade, digamos assim, deste mundo que se chama cristão devagarinho e furtivamente, isto é, cuidadosamente como estivessem debaixo do radar sem serem notados com uma certa furtividade e secretamente estão a perverter o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo tal como os fariseus o fizeram acerca da lei  e alguns desses que eram cristãos e entraram na igreja de Deus começaram a perverter o evangelho de Cristo.

Vejam em GL 1:6-7 diz: “maravilho-me que tão depressa  passásseis daquele que vos chamou a graça de Cristo para outro evangelho”

“também é, digamos assim disfarçado como evangelho de Cristo, mas há alguns quietos e querem transtornar o evangelho de Cristo”

Irmãos, isso é o que se passa hoje em dia, sim, nos dias de Cristo eram os fariseus e basicamente estavam a perverter o evangelho com, digamos assim, irmãos falsos.

E vejam em GL 2:4 diz assim: “e isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade de que temos em Cristo Jesus para pormos em servidão”

Estavam a perverter no tempo de Paulo com abordagens farisaicas e gnosticismo e esse princípio de abordagem de criar um evangelho também acontece hoje.

Mas esse desvio hoje em dia que Paulo em GL mencionou um transtorno de desviar o evangelho, esse desvio é hoje através do falso cristianismo.

No tempo de Cristo era por  um falso desvio de obediência a lei de Deus pelos fariseus e hoje em dia é um desvio ao verdadeiro Cristo por esses que se chamam cristãos.

Ora, irmãos, não estou a dizer que muitas pessoas que são cristãs e querem fazer as coisas certas, querem seguir os ensinos, querem ser, digamos assim, religiosos como Paulo quando foi a Atenas disse: estou a ver que vocês são muito religiosos, mas essa religiosidade está desviada da verdade.

Em 1 TM 6:20-21 ao fim desta epístola diz: “ó Timóteo guarda o depósito que te foi confiado tendo horror aos clamores vãos e profanos e oposições da falsa mente chamada ciência”

Paulo está a dizer a Timóteo guarda o evangelho e a verdade que te foi dada, o verdadeiro fundamento do evangelho de Cristo e guarda isso com cuidado tendo horror aos clamores vãos e profanos e as oposições da falsa mente chamada ciência, isto é, do conhecimento.

“a qual professando alguns se desviaram da fé, quantas pessoas estão a ser desviadas da fé? Por causa desses falsos ensinos e esse falso conhecimento e esta falsa ciência e falta sabedoria de quem é o verdadeiro Cristo”

Queridos irmãos, nós temos um guia de estudo acerca A VERDADEIRA HISTÓRIA DE JESUS CRISTO que recomendo que leiam este guia de estudo que está no nosso site.

Mas hoje em dia o que se passa é que o mundo cristão, muitos estão enganados e não estou a dizer irmãos que fazem isto deliberadamente e estou a dizer que são sinceros, mas que estão sinceramente errados e estão a ensinar coisas erradas acerca de Cristo.

E por isso precisamos de ter cuidado irmãos e vejamos, por ex., em 2 PE 3:17-18 ao fim desta epístola diz: “Pedro está a dizer as pessoas a quem escreveu  esta epístola dizendo que vão haver dias difíceis, que o Senhor virá como um ladrão de noite, no v. 10 do cap. 3, e essas coisas da vinda de Deus virá rapidamente”

“e depois ele conclui dizendo: vós, portanto, amados e é o que estou a dizer a vocês, irmãos, vós, portanto, amados porque vivemos no tempo do fim sabendo isto de antemão e guardai-vos de que pelo engano dos homens abomináveis sejais juntamente arrebatados e descaias da vossa firmeza”

Irmãos, é preciso ter cuidado se estamos continuamente a ler e ouvir estes assim chamados “cristãos” que como disse dizem coisas verdadeiras e carinhosas como amor e aplicação do amor, mas sutilmente vão introduzindo uma palavra e outra palavra que desviam da verdade e quando vocês estão ouvindo isso continuamente vão se desviar do verdadeiro Cristo.

E por isso precisamos de entender bem o propósito porque Deus nos chamou e isso é parte de nos ajudar a fazer o que temos que fazer para nos mantermos dignos à vinda de Cristo.

Irmãos, porque a nossa chamada é muito especial e fomos chamados para sermos os primeiros que a Bíblia chama de os primeiros frutos na ressurreição, isto é, os primeiros que vão ser ressuscitados como seres espirituais e que vão ser parte do reino de Deus como filhos espirituais de Deus.

Irmãos, precisamos de entender isto muito bem e claramente e por isso eu tenho receio e o que eu estou a dizer é que estou seriamente preocupado com que alguns de vocês venham a perder esta grande visão ou que não a entendam.

Sim, a Páscoa que nós nos preparamos agora para ela significa a nossa redenção pelo sangue de Cristo e por Sua ressurreição porque Ele morreu sem pecar e por isso ressuscitou e depois está ao lado direito do Pai e nos enviou o Espírito Santo para nos ajudar a vencer as fraquezas da carne.

Mas qual é a meta final; qual o desejo e a vontade final do Pai, qual é o propósito do Pai para nós?

Irmãos, o Pai nos predestinou, nós, sim, a humanidade e Deus quer que todos, homens e mulheres, venham a ser filhos e filhas na família de Deus, mas cada um no seu próprio tempo.

Mas o Pai nos predestinou a nós na sua grande sabedoria e prudência para  sermos os primeiros.

Se lê sobre isso dos vs.3-14 em EF 1 que está a falar e veja por ex. a ler no v.5: “e nos predestinou para filhos por adoção a Jesus Cristo para si mesmo segundo o beneplácito de sua vontade”

De acordo com seu desejo: “e para louvor da glória e graça pelo qual nos fez agradáveis”

Para louvor da graça e porque somos pecadores, Ele nos vai ajudar desde que nos arrependamos a sermos filhos de Deus através de Jesus Cristo.

v.7: “em que temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas e das riquezas da sua graça que Ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência”

ele nos está a dar o seu plano de acordo com a sua sabedoria e prudência ou, isto é, com entendimento como algumas versões explicam.

“descobrindo-nos o mistério da sua vontade”; é para nós, todos os homens, gentios e judeus, todos virmos a ser filhos e filhas no reino de Deus segundo o seu beneplácito e desejo, a sua vontade que propusera em si mesmo de tornar a congregar em Cristo todas as coisas através de Cristo que todos nós vamos nos sujeitar na dispensação da plenitude dos tempos quando este tempo chegar, este período de tudo o que Deus determinou tanto as que estão no céu como as que estão na terra.

Deus quer tudo debaixo de Cristo incluindo os anjos.

“nele digo em que também fomos feitos herança havendo sido predestinados  conforme o propósito daquele que fez todas as coisas de acordo com o conselho da sua vontade”

Quer dizer, está a repetir aqui que fomos predestinados para sermos filhos de Deus, esse é o destino que Deus achou para nós, isso é o que é predestinação, não tem nada haver com que você está predestinado a ter a vida eterna ou que está para morrer eternamente, não tem nada a haver com isso.

Estamos a ser predestinados a sermos filhos e filhas de Deus e com o propósito daquele que faz todas as coisas pelo conselho da sua vontade com o fim de sermos louvor da sua glória.

“nós os que primeiro esperamos a Cristo; nós que somos os primeiros a vir a ser na vinda de Cristo, seres espirituais no reino de Deus como filhos espirituais de Deus”

“em quem também vós estais pelo que ouvistes a palavra da verdade”

Irmãos, isto é a verdade, isto é a base do verdadeiro cristianismo de que temos esta meta e por causa disso com a ajuda do Espírito Santo vamos trabalhar nas nossas fraqueza para nos tornarmos melhores pessoas e Deus chamou os fracos e os incapazes, e sim, tem pessoas com grande capacidade na religião, mas nós somos os fracos e Ele chamou os fracos para demonstrar a glória Dele.

Diz assim: “e que vós estais depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, a boa nova da nossa salvação, e tendo nele também crido, nós cremos em Jesus Cristo e no que o Pai está a fazer, fomos selados com o Espírito Santo da promessa do Pai que nos ia dar o Espírito Santo e para o que? Para sermos regenerados como filhos de Deus”

“o qual, o Espírito Santo, é o penhor e a garantia da nossa herança para redenção da possessão adquirida pelo sacrifício de Jesus Cristo e por isso é para a nossa redenção que nós pertençamos a Cristo para louvor da sua glória”

Queridos irmãos, o verdadeiro cristianismo é muito mais do que ser uma pessoa muito capaz de demonstra grande sabedoria e conhecimento disto ou daquilo da Bíblia e tal, é uma coisa do coração que com a ajuda do Espírito Santo e a chamada de Deus estamos eleitos para uma chamada eleição muito especial e predestinada por Deus.

Não é que nós somos melhores que outros, não, somos muito piores, Deus chamou os fracos.

Irmãos, por isso nós fomos os primeiros que confiamos como diz no v. 12: nós esperamos primeiro e no v. 13: “em quais vós também estais, vós que estais depois que ouvistes a palavra da verdade”

Temos o amor pela verdade? Irmãos, isto é importante e vejam em 2 TS 2:9-10 diz: “a esse segundo a vinda da eficácia de satanás, isto é, este homem do pecado, o iníquo que virá, o falso profeta, esse que segundo a vinda da eficácia de satanás com todo poder e sinais e prodígios de mentira, não de verdade e com todo o engano da injustiça para os que perecem não receberam o amor da verdade”

Irmãos, temos que amar a verdade, a base da verdade é que Deus nos chama para sermos filhos e filhas no reino de Deus, é uma eleição muito especial, e temos que amar a verdade e Deus e Deus e as leis de Deus são amor e temos que obedecer aos mandamentos  e as leis de Deus não estão abolidas”

Temos que amar a verdade e se não amamos a verdade as pessoas vão ser enganadas por causa desses milagres que vão acontecer! Diz aqui com todo poder e sinais e prodígios, é mentira, de mentira, e as pessoas vão acreditar na mentira.

E como lemos isto no v.7 diz assim ainda 2 TS 2: “porque já o mistério da injustiça já opera, o mistério da iniquidade, o mistério que diz que a lei de Deus está abolida”

Tu precisas aceitar Cristo e ser muito boa pessoa, ser muito amigável porque isso é que é importante e obedecer as leis de Deus não importa, a lei de Deus foi abolida.

Irmãos, isso é o mistério da injustiça que já opera e você sabem que já opera e por isso de volta a EF 1:13 diz assim: “que por causa disso temos o evangelho da salvação, a boa nova do reino de Deus, a boa nova de que vamos ser filhos e filhas de Deus no reino de Deus e nós fomos selados com o Espírito Santo da promessa o qual é o penhor da nossa herança”

Deus nos deu o Espírito Santo, irmãos, Deus só dá o Espírito Santo a aqueles que o obedecem, AT 5:32, se as pessoas não estão a dizimar, se as pessoas não estão a guardar o Sábado, se as pessoas não estão a guardar os dias santos então estão a desobedecer a Deus.

E por isso que diz aqui somos selados com o Espírito Santo e Deus dá o Espírito Santo aqueles que o obedecem, AT 5:32,  e qual é a promessa? O Evangelho da nossa salvação, e qual é esse evangelho? É que vamos herdar e que diz assim: é o penhor da nossa herança.

Vamos herdar o que? Diz no v. 14 e qual é a nossa herança? A herança é herdar com Cristo, tudo vai ser debaixo de Cristo, da autoridade Dele como lemos em HB 1 tudo vai ser debaixo da autoridade Dele.

Até quando isso acontecerá, quando nossos corpos forem redimidos como seres espirituais, finalmente transformados, e isso é o que Jesus Cristo comprou com sua morte e ressurreição e que é o significado da Páscoa.

Irmãos, mas que maravilhosa esperança, isto é, a verdade que precisamos ter bem focada na nossa mente e então o que temos que fazer? Particularmente quando vemos essas profecias acontecerem, vemos coisas acontecendo na Europa, irmãos, a besta a começar a se formar.

Vemos na Europa coisas a acontecer  que vai haver um novo papa brevemente, mais cedo ou mais tarde e que possivelmente esse futuro papa possa vir a ser o falso profeta.

Irmãos, vemos a igreja de Deus a ser atacada e por isso em EF 4:1 lemos: “rogo-vos, pois, por isso estou a orar, irmãos, pedir por favor e pelo amor de Deus, irmãos, e Paulo diz: que andeis dignos da vocação com que fostes chamados”

O que temos que fazer para sermos dignos? Está aqui, irmãos, nos vs.2-3: “com toda a humildade e mansidão, começa com humildade, continua com mansidão, isto é, sendo maleáveis as mãos de Deus, com longanimidade, isto é, perseverando quando há dificuldades, suportando-vos uns aos outros com amor e por que? Porque não somos perfeitos”

“e uma pessoa diz uma coisa e que não devia de ter dito então temos que suportar uns aos outros, sim, uns tem certas dificuldades, outras não sabem se expressar, outras se sentem machucadas por causa de outros, mas temos que perdoar e suportar e apoiar um ao outro como irmãos na fé!”

“procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”

Irmãos,  a unidade através do Espírito para termos paz! Paz internamente e começa com humildade e mansidão.

v.4: “há um só corpo, o corpo de Cristo que é a igreja de deus, há só um Espírito como também fostes chamados há uma só esperança da nossa chamada e vocação, um só Senhor, Jesus Cristo, uma só fé, um só batismo”

ó as pessoas são batizadas, ó fui batizada em o nome de Jesus Cristo, mas não foram batizadas pela autoridade de Cristo e por um ministro de Jesus Cristo e não se arrependeram de desobedecer as leis de Deus porque muitas vezes as pessoas continuam a guardar o domingo, por ex.

se o seu contrato no batismo foi sem saber o que é esse contrato então esse batismo não é válido perante Deus, mas não é um batismo de Deus nem Cristo, isto é, para dentro de Cristo.

Ó sim, são batizados nesta ou naquela igreja ou na outra igreja ou nesta organização ou naquela organização humana, mas não são batizados para dentro do corpo espiritual de Cristo que é a verdadeira igreja de Deus.

“um só Senhor, uma só fé, e um só batismo, um só Deus e Pai de todos o qual sobre todos e por todos nós”

Queridos irmãos, por isso Paulo está aqui a dizer que temos que ser um e temos que estar na unidade como diz no v.3: procurar a unidade no Espírito pelo vínculo da paz e sermos pessoas que fazemos paz.

Leiam, por ex., as bem aventuranças em MT 5:3-9 e começa com humildade e arrependimento e mansidão e acabam com fazer paz e depois o fruto disso é que vamos ser perseguidos.

Queridos irmãos, não sejam enganados por pessoas que são chamadas assim cristãs, digamos assim, igrejas cristãs, porque não obedecem a Deus e se não obedecem a Deus não tem o Espírito de Deus porque Deus só dá o seu Espírito aqueles que o obedecem.

Queridos irmãos, temos que falar a verdade e essas pessoas não estão a falar a verdade quando dizem que a lei de Deus está abolida.

E EF 4:15 diz: “antes seguindo a verdade em amor” temos que falar a verdade, mas também com amor.

Estamos a crescer na unidade da fé? Porque está a falar o que temos que fazer? Temos que crescer na unidade da fé!

EF 4:13: “até que todos cheguemos a unidade da fé e ao conhecimento do filho de Deus, e não é de um falso cristo, mas é do verdadeiro Cristo, homem perfeito à medida da estatura de Cristo”

E essa é a nossa meta e esse é o verdadeiro evangelho e por isso, irmãos, como diz mais adiante no v. 22: “que quanto ao trato passado vos despojeis do velho homem”

Temos que nos arrepender não só do que fizemos, mas temos que nos arrepender do que somos, deste homem, é o que temos de despojar e arrepender, este velho homem é o que nós somos fisicamente e de forma carnal.

Esse velho homem que se corrompe pelas concupiscências do engano, da falta da verdade e isso é o que se passa no mundo hoje, irmãos.

“e vos renoveis no espírito da vossa mente, internamente, irmãos, temos que nos renovar, temos que renovar a maneira de pensar”

E depois diz no v. 24: “e vos revisteis do novo homem que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”

Como lemos em RM 6 quando fala acerca do batismo, somos batizados em Cristo em sua morte, e depois saímos da água, a sepultura aquática para andarmos em novidade de vida porque nos arrependemos do que somos para virmos a ser um novo home”

“que segundo Deus é criado da justiça e santidade”

E por isso, irmãos, não deem lugar ao diabo como diz no v. 27 e um bocadinho mais adiante fala acerca da armadura que temos que por que não vou abordar contra o diabo, pois, o diabo está aí a tentar nos destruir.

Mas depois diz: ”parem de pecar, não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, no v. 29, mas só a que for boa para promover a edificação da igreja para que dê graça aos que a ouvem e não entristeceis o Espírito Santo de Deus.”

Isto é, não estejam a desapontar a mente de Deus que vos deu o DNA espiritual de Deus que vos deu que é o Espírito Santo e o poder de Deus, esta essência de Deus que é esta mentalidade de Deus que nós temos e não estejam a desapontar isso,

Entristecer nos quais estamos selados que é esta garantia e este penhor, “toda a amargura e ira, e cólera e gritaria,  e blasfêmia e toda a malícia sejam tirados de dentre vós, antes sede uns com os outros benignos, misericordiosos e perdoando-vos uns aos outros”

Perdoamos? Perdoamos como Deus nos perdoa e Cristo, perdoamos aos nosso irmãos?

“Por isso irmãos, cap. 5:1: sede, pois, imitadores de Deus, como filhos de Deus, sim, somos agora filhos de Deus, mas ainda não somos o que viremos a ser e por isso tenham cuidado como vivem e como estejam a atuar na vossa vida”

Vejam no v. 15 de EF 5: “portanto, vede prudentemente como andais”

Andem com cuidado, vivam com cuidado, não estejam a pecar, não como néscios, mas como sábios e lembram-se das 10 virgens? Cinco eram sábias  e cinco eram néscias, precisamos de ter cuidado porque isso afeta até a própria igreja de Deus.

“e quanto ao tempo os dias são maus”; os dias são maus, irmãos

v. 17: “por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”

qual é a vontade do Pai? Para sermos dignos e para estar em pé quando Cristo voltar e por isso diz: não estejam a usar vinho em solução é falta de controle, mas enchei-os do vinho do Espírito Santo, estejam a falar uns com os outro de maneira amorosa como se fosse uma canção.

E dando graças ao Senhor e sujeitando-vos uns aos outros, ó eu não vou me sujeitar aquela pessoa, irmãos, temos que nos sujeitar uns aos outros.

Você quer saber o que precisa fazer para ser digno? Aqui estão várias coisas.

Irmãos, Cristo nos deu ministros no cap. EF 4:11 e veja aqui: ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e professores e doutores”

Deus nos deu ministros na igreja de Deus para que? Porque Deus quer o aperfeiçoamento dos santos, Deus quer que você e eu como santos, como aqueles separados do mundão, e que sejamos diferentes e para sermos aperfeiçoados.

Para a obra do ministério, isto é, para a obra de servir, em grego, diakonisi, para edificação do corpo de Cristo e da edificação da igreja de Deus e para que todos cheguemos a unidade da fé e ao conhecimento do filho de Deus, homem perfeito e digno da estatura completa de Cristo.

Queridos irmãos, esta é a meta, e se temos isto bem focado então no v. 14 diz: “para que não sejamos mais meninos inconstantes levados em roda por todo o vento de doutrina”

irmãos, cuidado com isso, com doutrinas heréticas de que a lei de Deus foi abolida  e “com o engano dos homens pela astúcia enganam fraudulosamente, antes seguindo a verdade em amor”

crescemos em tudo naquele que é a cabeça: Cristo, e esse é a meta.

Para edificação do corpo da igreja com amor como diz no v. 16

Irmãos, em HB 10 encontramos uma escritura muito encorajadora e particularmente agora para o período da Páscoa porque vimos aqui várias coisas de que precisamos de nos auto examinar e de fazer para sermos considerados dignos!

Mas aqui em HB 10:14 está uma escritura muito encorajadora e as vezes não pensamos, mas leiam bem: “porque com uma só oblação, um só sacrifício, Deus aperfeiçoou para sempre, onde Deus fez tudo que precisamos e necessitamos, com um só sacrifício, para virmos a ser aperfeiçoados e para virmos a ser filhos e filhas de Deus no reino de Deus.

Aperfeiçoou para sempre, eternamente, os que são santificados, ou melhor, o que estão a ser santificados, isto é, aqueles que estão no processo de santificação.

Queridos irmãos, Cristo abriu o caminho para nós podermos estar neste processo de santificação do Espírito e crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo para virmos a ser como Ele é.

Cristo abriu o caminho e as portas para nós e no v.19: “para tendo, pois, para termos ousadia para entrarmos no santuário de Deus pelo sangue de Cristo”

Sim, nós temos a ousadia para entrar no santuário celeste pelo sangue de Jesus e pelo vivo e novo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne e tendo um grande sacerdócio pela casa de Deus cheguemos com verdadeiro coração.

E como é que nosso coração está? Em inteira certeza de fé tendo os corações purificados da má consciência e o corpo lavado com água limpa, e retenhamos firmes a confissão de nossa esperança porque fiel é o que prometeu.

Mantenhamo-nos firmes porque Ele é fiel.

Queridos irmãos, Deus nos deu o seu Espírito como uma garantia, Deus nos quer no seu reino como seus filhos e está a criar uma família  no reino de Deus e por isso irmãos precisamos como diz aqui no v. 22: chegarmos com verdadeiro coração e com inteira certeza de corações purificados da má consciência e o corpo lavado e retenhamos firmes a confissão da nossa fé.

Queridos irmãos, conforme agora nos aproximamos da Páscoa, sim, temos muito do que nos arrepender e examinar e mudar, mas temos um grande encorajamento, pois, a Páscoa é a vitória de Jesus Cristo para nós.

Embora seja um dia muito solene é uma celebração da nossa vitória futura e para Ele, Deus, seja agora a glória para agora e para sempre.