O Sião e Você
Download (Baixar)
O Sião e Você
Sião aparece nas escrituras dezenas de vezes. Quão importante é Sião para você? Quanto você sabe sobre Sião? Onde está Sião agora?
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
O Sião é importante para você e você sabe o que significa? Você sabe quando foi inicialmente conhecido como Sião? E como será o seu significado no futuro? E hoje?
Então, irmãos, vamos ver hoje o significado do Sião e você e sua implicação consigo e comigo e conosco e vocês vão ver que é um ponto muito encorajador e vou provar tudo da Bíblia.
Vamos começar então com as origens de Sião e em JZ 19:10-11 lemos: “porém, o homem não quis passar ali a noite e levantou-se e partiu e chegou até de fronte a Jebus, que é Jerusalém, nesse período de JZ a cidade conhecida como Jebus e que mais tarde veio a ser conhecida como Jerusalém”
“e com ele o par de jumentos albadrados assim como a sua concubina e estando já perto de Jebus e então já ter declinado muito o dia disse o moço ao senhor: vamos agora entrar nesta cidade dos jebuseus e passemos ali a noite”
Então se vê aqui que a cidade de Jebus que agora é conhecida como Jerusalém era a cidade dos jebuseus e sabemos que foi conquistada mais tarde depois do período de JZ, de Saul, foi conquistada pelo rei Davi.
Vejam por ex. em 1 CR 11:4-5 lemos: “e partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém que é Jebus porque ali estavam os jebuseus habitantes da terra e disseram os habitantes de Jebus a Davi: tu não entrarás aqui, porém, Davi ganhou a fortaleza de Sião que é a cidade de Davi”
Então, dentro desta cidade de Jebus havia uma fortaleza chamada de Sião que depois Davi construiu casas e coisas ali nessa região da fortaleza e veio a ser conhecida como a cidade de Davi.
Vejam também em 2 SM 5 que é paralelo a CR na descrição aqui e vs. 6-9 lemos:
“e partiu o rei com seus homens a Jerusalém contra os jebuseus que habitavam naquela terra e os jebuseus falaram a Davi dizendo: não entrarás aqui, pois, os cegos e os coxos te repelirão querendo dizer não entrará Davi aqui, porém, Davi tomou a fortaleza de Sião, aquele forte dentro da cidade, e esta é a cidade de Davi”
“porque Davi disse naquele dia que qualquer que ferir aos jebuseus suba ao canal e fira os coxos e aos cegos e a quem a alma de Davi odeia porque isso se diz: nem cego nem coxo entrará nesta casa e assim habitou Davi na fortaleza e a chamou a cidade de Davi e Davi foi edificando em redor desde ali para dentro”
Então, construiu casas e coisas assim em derredor dessa fortaleza e veio a ser chamada a cidade de Davi, vemos que Davi foi quem conquistou o castelo de Sião e construiu a Sião físico e por isso a cidade de Davi veio a ser o local físico.
Ora, vamos ver que Jesus Cristo está construindo um Sião espiritual que é a igreja de Deus e por isso vamos ver que Davi é um símbolo e prenúncio nesta analogia de JC que é o antítipo desta realização ou execução ou cumprimento.
Vejamos então outro profecia em AM 9:8 lemos: “eis que os olhos do Senhor Deus estão contra este reino pecador e eu o destruirei da face da terra, mas não o destruirei de todo a casa de Jacó diz o Senhor”
Então quem era a casa de Abraão? Isaque e Jacó que veio a ser mudado para Israel e esses descendentes de Abraão e mais especificamente de Jacó assim como Isaque que vieram a ser os israelitas e que foram identificados pela circuncisão.
Ora, a casa de Jacó, uma vez mais, que mudou seu nome para Israel, eram esses doze filhos e que vieram a ser doze tribos e como sabemos depois da morte de Davi assim como de Salomão houve uma divisão do reino em que dez tribos, as do norte, vieram a ser conhecidas como Israel cuja capital era Samaria.
E duas dessas doze tribos que eram do sul vieram a ser conhecidas como Judá que incluía as tribos de Benjamim e Judá e a capital era Jerusalém, o forte era Sião essa cidade.
Então vamos continuar a ler o fim do v. 8 assim: “mas não destruirei de todo a casa de Jacó, isto é, não destruirei completamente estas doze tribos, e v.9: porque eis que darei ordem e sacudirei a casa de Israel, casa de Jacó=casa de Israel entre todas as nações como se sacode grão no crivo, isto é, na peneira sem que caia na terra um só grão”
E por isso diz que vai sacudir a casa de Israel, mas não vai cair no chão um só grão daqueles que Deus está aqui a definir que não são os pecadores diz assim: “todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os que dizem: não os alcançará nem nos encontrará o mal”
Esses morrerão e serão destruídos, mas por isso que diz que vai sacudir a casa de Israel, vai tirar esses pecadores, mas os que não são pecadores vai separá-los e vai sacudir o grão na peneira sem que caia nenhum grão na terra?
Deus vai ter muito cuidado com aqueles do coração e que são sinceros e estão a seguir os caminhos de Deus ele vai proteger e aqui está a falar do tempo do fim, irmãos, e sabemos que no tempo do fim, durante a grande tribulação, isto é, depois de parte da igreja ter sido protegida, durante aqueles 3 anos e meio que é simbolizado pelo quinto selo de AP e vai haver pessoas que se vão arrepender.
E depois lemos em AP 7, mantendo o dedo em AM porque iremos voltar, em AP 7:4 lemos: “e ouvi o número de selados e eram 144.000 selados de todas as tribos dos filhos de Israel”
Sacudiu o grão na peneira e estes foram selados nenhum grão caiu e depois diz: desta tribo 12.000, e desta 12.000 e assim tá explicar e esses são os 144.000 da casa de Israel, pessoas físicas que viverão nesta era antes da vinda de Cristo para dentro da era do milênio depois da vinda de Cristo.
E a razão é que esta semente de Israel tem que ser guardada viva para restaurar aquela nação durante o milênio e então, irmãos vamos continuar a ler em AM 9:11: “naquele dia”
Irmãos, é uma declaração profética, é uma previsão e explicação do que vai acontecer ou que está prestes a acontecer porque diz assim: “naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi e repararei as suas brechas e tornarei a levantar as suas ruínas e o edificarei como nos dias da antiguidade”
Estamos a ver que naquele dia profético, no futuro, uma previsão de que Deus vai restaurar Israel e o tabernáculo de Davi e a nação de Davi e continuando a ler no v. 11: “da antiguidade para que possuam o restante de Edom”
A palavra hebraica Edom é a palavra hebraica 123 é uma palavra muito semelhante que tem as mesmas consoantes a outra palavra muito semelhante que tem as mesmas consoantes que é a palavra hebraica 121 que diz Adão.
Então temos as palavras 123=Edom e 121=Adão, ora os estudiosos tem grande debate sobre a tradução aqui traduzindo o hebraico desta palavra pois nas Bíblias está escrito Edom porque em hebraico os pontos vocálicos são apenas pontos acima das consoantes.
E a diferença é que tem pontinhos a mais entre uma palavra e outra e então muda a palavra de Edom para Adão, mas tem as mesmas consoantes e por isso a palavra Edom poderia facilmente ser a palavra Adão e isso é que realmente essa palavra devia de ser traduzida.
Como vamos ver na frase seguinte e vejam aqui diz assim: “possuírem o restante de Adão, isto é, da humanidade, dos homens e vão possuir o resto dos homens e todo o gentio é chamado pelo nome diz o Senhor que faz estas coisas”
O resto das nações e da humanidade, os gentios, que são chamados pelo nome de Deus vão ser possuídos e vão pertencer ao tabernáculo de Davi e precisamos de entender isto muito claramente porque vamos ver um bocadinho mais para provar este ponto daqui a pouco lendo do livro de AT, mas tudo bem, iremos provar no livro de AT, daqui a pouco, e depois vejam aqui continuando no v. 13 lemos:
” e eis que vem dias, diz o Senhor, em o que lavra alcançará o que sega e o que pisa as uvas ao que lança a semente e os montes destilarão mosto e todos os outeiros se derreterão”
Aqui está uma visão ou descrição do milênio que é simbolizado pela festa dos tabernáculos e estão a conectar e a ver aqui do levantamento do tabernáculo de Davi e durante o período da festa dos tabernáculos em que o tabernáculo de Davi vai governar sobre as outras nações.
Ora, aqui vemos que tem um significado duplo porque estamos a falar de coisas físicas e coisas espirituais.
Resumindo:
- As dozes tribos, da casa de Jacó, vieram a ser identificadas pela circuncisão.
E sabemos que ao período do NT, isto é, depois do período da vinda de Cristo, sabemos que a circuncisão se tornou um grande debate forte, particularmente quando os gentios foram chamados para a igreja e não precisavam de ser circuncisos.
Vejamos, então, este debate em AT 15:1 que é importante esta conferência em Jerusalém, mantenham o dedo em AM:
Então alguns que tinham descido da Judeia, isto é, depois da morte de Cristo quando a igreja já tinha começado e já estava a crescer a algumas décadas ensinavam assim aos irmãos: se não vos circuncidares conforme o uso de Moisés não podeis salvar-vos”
Ou em outras palavras, estão aqui judeus que tinham descido da Judeia e ido a áreas em que haviam gentios nas igrejas e disseram aos gentios que se não fossem circuncidados de acordo com a instrução de Moisés não podiam ser salvos.
Então se vê no v. 2: “tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão, sim, foi um grande argumento, e contenda entre eles resolveram que Paulo e Barnabé e alguns outros dentre eles como testemunhas subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciões sobre aquela questão”
Os gentios precisam ser circuncisos ou não? Para serem verdadeiros cristãos e estarem no caminho da justificação para ao fim disso e na ressurreição deles virem a ser salvos.
v. 3: “e eles, Paulo, Barnabé e alguns outros sendo acompanhados pela igreja passaram pela Fenícia e Samaria contando a conversão dos gentios”
porque esta conversão dos gentios era uma grande alegria; “e davam grande alegria a todos os irmãos e quando chegaram a Jerusalém foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciões e lhes anunciaram quanto grande coisas Deus tinha feito com eles”
“alguns, porém, da seita dos fariseus, tinham crido, agora membros da igreja se levantaram, isto é, não concordaram e disseram: não pode ser isso e houve esta disputa, discussão e argumento, esta contenda”
“se levantaram dizendo: que deviam ser circuncidados e lhes mandaram guardar assim a lei de Moisés”
Tinham para ser justificados e justos perante Deus, os fariseus estavam a dizer que os gentios tinham que ser circuncidados também.
v. 6: “congregaram-se depois os apóstolos e anciãos para considerar este assunto”
tiveram uma assembleia geral, digamos assim, e oraram e consideraram e falaram acerca deste assunto.
“e havendo grande contenda, sim, entre os próprios apóstolos e anciãos, levantou-se Pedro e disse-lhes: homens e irmãos bem sabeis que já a muito tempo Deus me elegeu entre nós para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem”
“que eu fui a casa de Cornélio, vemos isso em AT 10:25-44, e que Cornélio recebeu o Espírito Santo de Deus e isso mostrou e provou que os gentios estavam a ser enxertados para dentro de Israel espiritual”
“e Pedro depois diz: Deus conhece os corações e lhes deu testemunho tanto que o Espírito Santo lhes deu assim como a nós”
E no v. 12: “então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo”
Porque então foi dada audiência a Barnabé e a Paulo e explicaram as grandes obras que Deus tinha feito através deles a chamar muitos gentios para a igreja de Deus;
“e eles contavam com grande sinais e prodígios que Deus havia feito por meio deles entre os gentios e havendo eles se calarem, isto é, depois de Barnabé e Paulo darem o seu testemunho então Tiago respondeu, responsável pela congregação de Jerusalém: homens e irmãos ouçam e ouvi-me:”
“é Tiago dando a conclusão a este sumário desta reunião de anciãos e apóstolos e Tiago deu a decisão final e disse: homens e irmãos ouvi-me: Simão relatou, isto é, que era Pedro vimos que foi o primeiro a abordar o assunto, relatou como primeiramente Deus visitou os gentios para Seu nome e com isso concordam com as palavras dos profetas como está escrito”
Aqui está um ponto importante, irmãos:
“concordam com isto as palavras dos profetas” e que palavra dos profetas Tiago citou?
Tiago citou as palavras do profeta AM 9:11-12 que acabei de ler a pouco! E vejam ele citar aqui no v. 16-17: “depois disto voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edifica-lo”
Irmãos, isto é exatamente o que lemos em AM 9:11 e vou ler de novo: “naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi e repararei as suas brechas e tornarei a levantar as suas ruínas e o edificarei como nos dias da antiguidades”
Se vê que Tiago refletindo o que os profetas tinham dito citou Amós 9:11, mas não só citou este v. como também o v. 12 e que diz: “para que possuam o restante de Edom e lembrem-se que eu disse que esta palavra também podia ser por ter as mesmas consoantes ser traduzida como Adão o humanidade”
Ora, vamos ler então AM 9:12 citado em AT 15:17 e veja como diz: “para que o restante dos homens (Edom) busque ao Senhor e que todos os gentios sobre os quais o Meu nome é invocado diz o Senhor que faz todas estas coisas”
Irmãos, se vê aqui que a questão acerca de AM 9:12 sobre a palavra Edom ou Adão é resolvida aqui porque a palavra Adão é humanidade, o homem e por isso vejamos aqui neste contexto o tabernáculo de Davi começou a ser reedificado em Pentecostes no ano 31 quando o Espírito Santo de Deus foi dado a igreja, aos irmãos.
Quando Pedro deu o seu sermão em AT 2 e quase 3 mil pessoas foram adicionados pela igreja como lemos em AT 2:37-41 e por isso estamos a ver aqui que os gentios agora estão a ser adicionados ao tabernáculo Davi porque está a ser levantado e está aqui a falar de Israel espiritual.
Como vemos Tiago está a aplicar a profecia de AM 9:11-12 ao levantamento da igreja de Deus e também vimos que Sião é a cidade de Davi e em SL 48 que é a cidade de Davi e diz que é a cidade de Deus e vemos isso em SL 48:1 e 8: “v.1 diz: grande é o Senhor e muito digno de louvor na cidade do nosso Deus e Seu monte santo, formoso e cheio de alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte dado pelo grande rei, o rei Davi”
Mas se vê aqui que é um significado duplo porque o grande rei é o rei dos reis e senhor dos senhores que é Jesus Cristo e no v.8: “como ouvimos assim o vimos na cidade do Senhor dos exércitos na cidade do Nosso Deus e Deus a confirmará para sempre”
Por isso vemos que a cidade de Sião que é a cidade de Davi em SL 48 se vê que é a cidade de Deus e irmãos aqui está a falar de Sião espiritual e vejamos então SL 78 está a descrever a história de Israel e aí tem seus pontos positivos e negativos, os altos e baixos, como sabemos sobre a história de Israel, mas vejam nos vs. 67-69:
“além disso recusou o tabernáculo de José e não elegeu a tribo de Efraim”
Recusou a tenda de José e quem era José? José são de onde as duas nações Efraim e Manassés vieram e diz assim: “e recusou a tribo de Efraim que era o primogênito”
E por isso a tenda de José tinha recebido o direito de primogenitura, mas Deus em vez disso escolheu Judá e vejam no v. 68: “mas antes elegeu a tribo de Judá, o monte Sião que Ele amava”
Ora, o monte Sião era a cidade de Davi que era esta fortaleza em linguagem espiritual elegeu o monte Sião espiritual, sim elegeu Judá e vemos o significado duplo, mas espiritualmente o monte Sião que é um tipo da igreja de Deus que é simbólico e que foi escolhido.
Vejam em SL 132:13 lemos: “porque o Senhor escolheu a Sião e a desejou para a Sua habitação”
Habitação de Deus, do filho de Deus, do rei dos reis em Sião, é com a igreja de Deus nessa fortaleza espiritual e vejam então para explicar um pouco mais em HB é um livro que eu acredito e muitos na igreja de Deus acreditam embora seja debatido por várias pessoas, mas eu tenho a completa confiança que foi escrito por Paulo.
E o livro de HB é muito significativo da nova aliança e basicamente no livro de HB Paulo está a contrastar os elementos da antiga aliança com os elementos da nova aliança e ele demonstra neste livro de HB que os elementos da nova aliança são muito superiores aos da antiga aliança e vemos em HB 12:18: “porque não chegastes ao monte palpável aceso em fogo e a escuridão, as trevas e a tempestade”
Aquele monte foi quando as leis de Deus foram dadas no monte Sinai e por isso está a dizer que nós, você e eu, não chegamos ao monte Sinai que era um monte palpável e físico aceso com fogo porque havia fogo nesse monte quando a lei de Deus foi dada e a escuridão e as trevas e a tempestade estavam porque houve nuvens e trovões e raios e no v.19:
“e ao sonido da trombeta e ouvem-se as palavras, quando os Dez Mandamentos foram dados que foi a voz de Deus a qual os que a ouviram pediram que lhes não falasse mais”
Vocês leem em EX 20 depois eles disseram: não queremos mais ouvir a palavra de Deus e isto foi quando os Dez Mandamentos foram dados.
“porque não podiam suportar o que se lhes mandava, se até um animal tocar o monte será apedrejado ou pisado como um dardo”
E não podiam aceitar isso, ora, aqui está a dizer que nós, a igreja de Deus não chegamos a esse monte de cima e no v. 21: “e tanto horrível era a visão que Moisés disse: estou todo assombrado e tremendo”; até Moisés.
v. 22: “mas, chegastes, isto é, você e eu como cristãos e membros da igreja de Deus, chegamos ao monte Sião”; está claro, não é o monte físico e palpável como lemos no v.18, chegamos a cidade de Davi espiritual, aliás diz: a cidade do Deus vivo, a cidade de Deus, está claro a cidade espiritual, a Jerusalém celestial e aos muitos milhares de anjos.
E por isso está aqui a dizer aonde nós chegamos a igreja de Deus, chegamos nós ao monte Sião e a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, isto é, ao monte Sião espiritual.
v.23: “chegamos a universal assembleia e igreja dos primogênitos”; nós agora somos membros da igreja dos primogênitos e quando Cristo vier seremos transformados como as primícias, os primogênitos, mas hoje somos primogênitos do espírito e seremos os primogênitos se nos mantermos fieis até ao fim!
“por isso chegamos a universal assembleia e igreja dos primogênitos”; e por isso se vê claramente que Sião é a igreja de Deus e o corpo espiritual de Cristo e primogênitos que estão escritos nos céus no livro da vida, e nosso nome, o seu e o meu, não estiver escrito no livro da vida para Deus nós então estamos a ser iludidos e por quem? Por satanás pois em AP 12:9 diz que ele engana o mundo todo.
Se o nosso nome não está escrito no livro da vida nós estamos a ser iludidos por satanás que engana o mundo todo e então estamos adorando o sistema de satanás que é o sistema da besta como diz em AP 13:8 que adoraram todos os que habitam na terra e por que? Porque estão iludidos!
“estão inscritos nos céus e a Deus o juízo de todos e aos espíritos dos justos e aperfeiçoados e a Jesus mediador de uma nova aliança e ao sangue da aspersão que fala melhor do que o de Abel.
Se nós estamos a ser iludidos perante a Deus que é o juiz de todos estamos a ser iludidos perante a todos os outros homens justos e que estão a ser aperfeiçoados e que um dia ressuscitarão.
Estamos a ser iludidos pelo sangue da aspersão que é o sangue de JC que fala melhor que o sangue de Abel e fala melhor que o sangue dos touros e dos bodes e desses sacrifícios? Portanto é o sangue de JC e por isso diz assim:
Nós chegamos a esse monte, a igreja universal e a Deus e a Jesus e ao sangue da aspersão que fala melhor, mas se o nosso nome não está escrito no livro da vida nós não somos destes.
Então se vê aqui muito claramente, irmãos, que Davi construiu um tabernáculo, uma morada, no monte Sião físico e vejam por ex. em 1 CR 13:6-9 lemos: “então Davi com todo o Israel subiu a Baalá Quiriate Jearim em Judá para fazer subir dali a arca de Deus o Senhor que habita entre os querubins sobre o qual é invocado o Seu nome e levaram a arca de Deus a cada de Abinadabe sobre um carro novo e Uzá guiava o carro e Davi e todo o Israel se alegravam perante Deus com todas as suas forças com cânticos e com harpas e saltérios e tamboris e etc e chegando a eira de Querubim estendeu Uzá a sua mão para segurar a arca porque os bois tropeçavam e então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá”
E vocês sabem essa história que então Davi foi instruído a mover a arca, inspirado, digamos assim, para mover a arca para a cidade de Davi e para Sião, mas não o fez de maneira correta e deviam de saber disso, mas não seguiram a instrução e depois se lê mais adiante em 1 CR 15:1 diz aqui: “e Davi também fez casa para si na cidade de Davi, na fortaleza de Sião, e preparou um lugar para a arca de Deus”
Eles estavam a trazer a arca para esta área de Sião e depois se vê no v. 2 então nesta segunda vez fizeram as coisas da maneira correta como Deus queria que eles fizessem e diz assim: “Davi disse que ninguém pode levar a arca de Deus se não os levitas porque o Senhor os escolheu para levar a arca de Deus e para o servirem eternamente e Davi convocou toda a Israel em Jerusalém para fazer subir a arca do Senhor ao seu lugar que lhe tinha preparado”
Então se vê aqui que trouxeram a arca para Sião e vocês sabem o que estava dentro da arca? A arca tinha os dez mandamentos e agora vemos aqui outro ponto importante em analogia porque a arca estava em Sião e os Dez Mandamentos estavam em Sião estão a ver Sião, a igreja de Deus, a nível espiritual?
Que como lemos esta igreja do templo celestial, Jerusalém celestial, e se vê aqui que lá no meio está a arca de Deus com os Dez Mandamentos a lei de Deus.
E vejamos em HB 8 porque vemos que o ministério de Melquisedeque é muito superior ao ministério levítico: “ora, a suma do que temos um sumo sacerdote tal, isto é, Jesus Cristo, que está sentado nos céus à destra do trono da majestade, ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo o qual o Senhor fundou e não o homem”
Este tabernáculo e Sião espiritual verdadeiro foi o Senhor que fundou e não o homem; “porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios e por isso é necessário que este também tivesse alguma coisa para oferecer”
Sim, Jesus Cristo ofereceu o seu corpo e sua vida e por isso estamos aqui a ver e lendo no v. 4: “se Ele estivesse na terra nem tão pouco sacerdote seria”
Sim, se JC que era da tribo de Judá não poderia ser sacerdote porque só os da tribo de Levi poderiam ser; “havendo, ainda, sacerdote que oferecesse segundo a lei, sacerdotes físicos, os quais servem de exemplo e sombras das coisas celestiais”
O tabernáculo, os levitas, as ofertas, estas leis cerimoniais, não estou a falar das leis de Deus que estavam dentro da arca e das várias leis de Deus, estou a falar das cerimoniais que são sombras das celestiais e apontam para Cristo, e para o Espírito Santo, como Moisés foi divinamente avisado estando já para acabar o tabernáculo porque lhe foi dito: agora faz tudo de acordo com o modelo que no monte se te mostrou.
“mas agora alcançou o ministério ainda mais excelente, isto é, Jesus Cristo, como sumo sacerdote da nova aliança quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas”
Nós lemos esta palavra confirmada e não reparamos o significado desta palavra como está aqui na ACF ou na ARC, mas na Almeida, por ex., ARA diz: “instituída”
Ora, esta palavra grega é a palavra 3549 novamafeteia que quer dizer promulgado por lei, esta melhor aliança que está promulgada por lei, a nova aliança é constituída com lei ou por lei, confirmada e constituída e esta palavra grega quer dizer que estas leis são escritas ou promulgadas para alguém para ser legislado por leis sancionadas por lei.
E por isso a nova aliança está confirmada, promulgada, sancionada por lei com melhores promessas e aqui este versículo mostra a nós que claramente vem falar da lei de Deus, os mandamentos e a lei de Deus porque está promulgada e provida pela lei.
E vemos que ao fim disto a arca depois para fazer a história mais curta a arca foi colocada no templo de Salomão que foi dentro de Jerusalém e vejam em 2 CR 5:2-3: “então Salomão congregou em Jerusalém e os anciões de Israel, todos os chefes das tribos, os chefes dos pais dos filhos de Israel para fazerem subir a arca da aliança do Senhor da cidade de Davi que é Sião e todos os homens de Israel se congregaram ao redor na ocasião da festa que foi no sétimo mês”
Quando a arca foi movida de Sião, cidade de Davi, para Jerusalém na festa de tabernáculos que simbolicamente representa o reino milenar e Sião que é a igreja de Deus então vai ver em Nova Jerusalém e inicialmente em Jerusalém, mas também vemos no novo céu e na nova terra que será a Nova Jerusalém.
Se vê aqui simbolismos tão grandes e resumindo isto tudo nós lemos em HB que a lei de Deus na nova aliança está escrita nas nossas mentes e corações através do poder do Espírito Santo; está escrita nas nossas partes internas e então Deus não está agora neste período de Sião, da igreja espiritual, corpo de Cristo, Deus não habita em edifícios feitos por mãos, mas habita em cada um de nós.
E nós então vimos hoje claramente que a igreja de Deus é Sião espiritual, vimos claramente que temos a lei de Deus em nós que é escrita pelo Espírito Santo de Deus tal como a arca e os Dez Mandamentos estavam em Sião.
E vejam em SL 87:5 lemos: “e de Sião seguirá este e aquele homem que nasceram ali”; daqueles da igreja de Deus se dirá que este e aquele homem veio e nasceu e está agora no reino de Deus, está a ser espiritual e nasceu de Sião, da igreja de Deus durante o período da igreja antes da vinda de Cristo.
“e mesmo o Altíssimo a estabelecerá” e no mundo do amanhã vocês, agora, como membros da igreja de Deus outras pessoas no milênio quando você se apresenta carne e osso e depois desaparece que são seres espirituais que podem aparecer como carne e osso como JC apareceu com carne e osso como vemos ao fim de [Lucas].
E essas pessoas vão dizer e este e aquele nasceram daquela mãe espiritual, a mãe de nós que é Sião e que é a igreja de Deus e nós então vamos nascer na família de Deus onde Jesus Cristo é o primogênito, a primeira pessoa que já viveu na carne e nasceu como um ser espiritual glorioso e radiante no reino de Deus.
Está agora sentado à direita do Pai e nós vamos ressuscitar e ser herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo como lemos em RM 8:17 e de Sião, daqueles que estão agora na igreja de Deus se dirá: este homem ou esta mulher nasceu de Sião e da igreja de Deus durante esta era.
Muito bem!!! Vai ser uma honra e uma glória e o Senhor vai mencionar ao povo no milênio e para além dele que este homem ou aquela mulher nasceu lá em Sião na igreja durante este período antes da vinda de Cristo.
Mas que honra e que glória Deus tem para você e Sião é importante para você desde que você se mantenha fiel até ao fim.