Pregando o evangelho e preparando um povo

Obras de caridade e a oração modelo

Você está aqui

Obras de caridade e a oração modelo

Downloads
MP3 Audio (22.29 MB)

Downloads

Obras de caridade e a oração modelo

MP3 Audio (22.29 MB)
×

No sermão do monte Jesus deu ensinos acerca de obras de caridade e de como orarmos.

Notas de sermão

Todas as religiões têm estas três atividades religiosas: oração, atos de caridade e jejum.   Jesus deu ensinos em relação a essas atividades religiosas públicas. Ele também disse que  se não seguimos os Seus ensinamentos sobre essas atividades devocionais, tais atividades se tornam completamente inúteis e em vão.   Mateus 6: 1 - obras de caridade / esmolas / atos de bondade: Não são para  ser visto pelos homens - não são para impressionar outras pessoas.    Mateus 6: 2-4 -  Não é apenas acerca de dinheiro Deuteronômio 15: 7-11 - emprestar 1 João 3: 16-19 - quando vemos uma necessidade devemos de ajudar.  Ef 4:28 - trabalhar (e não furtar - Êx 20:15) para poder ajudar os outros Lucas 22:25 Lucas 22:25Ao que Jesus lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que sobre eles exercem autoridade são chamados benfeitores.
Almeida Atualizada×
- Líderes políticos, por exemplo, geralmente - se apresentam como pessoas que ajudam os pobres - Deus vê sa intenção do coração. 
  - “Não há nada mais importante do que parecer ser religioso” (escreveu Niccolò Machiavelli no livro “O Príncipe”, parte 6).   João 5:44 João 5:44Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?
Almeida Atualizada×
- as pessoas que dão / ajudam em segredo estão buscando a honra de Deus, não a dos homens.
  Mateus 6:5-6 Mateus 6:5-6 5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e �s esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Almeida Atualizada×
- A oração é a seguinte dessas obras de cariade: é central para a vida cristã. Deve ser regular com o Pai - uma vez mais não é para 
ser visto pelos homens. - Há ocasiões para orar em público - por exemplo: Salomão orou em público durante a dedicação do templo.   Mateus 6:7-8 Mateus 6:7-8 7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. 8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Almeida Atualizada×
- Jesus não disse qu não podemos repertir, isto é pedir de novo. O que Ele disse é que não devemos repetir em vão - repetir com muitas palavras  ociosas, balbuciar.  Mateus 26:44 Mateus 26:44Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras.
Almeida Atualizada×
- Jesus pediu trêz vezes.  Devemos evitar longas, repetivivas orações, e repetir continuamente (como uma reza). Por exemplo repetir o Pai Nosso como o uso repetitivo no terço.    Nosso Deus é compassivo - e sabe as nossas necessidades. Mas Ele pode ver que precisamos de algo diferente do que nós pensamos. Por exemplo, Ele pode ver que em vez do que pedimos, precisamos primeiro de p aciência ou perseverança, ou demonstrar contentamento com o que temos. Ou pode ser que Ele vê que precisamos ter mais fé.     Mateus 6:9-13 Mateus 6:9-13 9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; 13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
Almeida Atualizada×
- D irija nossas orações ao Pai.  Mateus 11:25-27 Mateus 11:25-27 25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Almeida Atualizada×
- Deus nos chama a Jesus Cristo, e Cristo nos ensina sobre o Pai.   - A vida eterna depende de ser chamado por Deus, ser ensinado por Cristo a conhecer o Pai e Cristo.   João 8:37-39 João 8:37-39 37 Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não encontra lugar em vós. 38 Eu falo do que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que também ouvistes de vosso pai. 39 Responderam-lhe: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão.
Almeida Atualizada×
- Os filhos de Abraão são os que fazem o que ele fez: caminham pela fé   João 8:42-44 João 8:42-44 42 Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 43 Por que não compreendeis a minha linguagem? é porque não podeis ouvir a minha palavra. 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.
Almeida Atualizada×
- Satanás citou a Bíblia (Mateus 4) - e ele estava mentindo - tenha cuidado !!! A penas citando a Bíblia não significa que o uma pessoa esteja dizendo é exatamente certo. Temos que usar a Palavra de Deus corretamente.    Mateus 6:9 Mateus 6:9Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Almeida Atualizada×
O nome de Deus é santo! E stamos orando e antecipando quando todo o mundo honrará a Deus e ao Seu nome! V10 - O Reino já não está aqui (em seu coração, ou a igreja)   Mateus 12:46-50 Mateus 12:46-50 46 Enquanto ele ainda falava �s multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe. 47 Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo. 48 Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos? 49 E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50 Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
Almeida Atualizada×
- Faça a vontade de Deus Romanos 12:1-2 Romanos 12:1-2 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Almeida Atualizada×
- Mente transformada para a perfeita vontade de Deus.   Nossas necessidades: Pão diário, perdão e libertação. Mateus 6:11 Mateus 6:11o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
Almeida Atualizada×
- Alimentos físicos e espirituais   Jesus pagou por nossas vidas. Ele pagou nossas dívidas!   Uma vez que vemos nossos pecados - nos tornamos muito mais misericordiosos. Mas se estamos  constantemente a ver os pecados dos outros - provavelmente não vemos nossos problemas.   Mateus 6:13 Mateus 6:13e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
Almeida Atualizada×
- ajude-me a ficar longe da tentação   O poder é de Deus:  Fil 2:12-13 - É Deus que opera em nós para nós nos mudarmos.