Oração, sabedoria e as nossas palavras

Você está aqui

Oração, sabedoria e as nossas palavras

Download (Baixar)
MP3 Audio (57.51 MB)

Download (Baixar)

Oração, sabedoria e as nossas palavras

MP3 Audio (57.51 MB)
×

Paulo conclui sua epístola aos colossenses com três valiosos princípios que são aplicáveis na nossa vida cristã de dia a dia e que nos servirão bem prestar atenção cuidadosamente.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Epafras que era dentre os irmãos em Coloceia um servo de Jesus Cristo visitou Roma enquanto Paulo estava na prisão e então Paulo recebeu conhecimento de uma heresia perigosa que mais tarde veio a ser conhecida e hoje é conhecida como o gnosticismo.

Então, Paulo na carta aos Colossenses abordou esse assunto nessa epístola e quando fechou essa carta na conclusão da carta Paulo enfatizou 3 princípios de vivermos como cristãos e, digamos assim, foi um apelo de Paulo à igreja para focar nesses 3 pontos, nomeadamente: oração, sabedoria e cuidado com as nossas palavras.

Este apelo especial de Paulo é igualmente aplicável à igreja de Deus a qualquer altura e particularmente hoje em dia e por isso hoje vamos analisar um detalhe um bocadinho mais focado esses 3 pontos e como os podemos aplicar na nossa vida.

Está na seção de CL 4:2-6: “perseverai na oração, vigiando com ações de graças, suplicai também ao mesmo tempo vós para que Deus nos abra a porta à palavra a fim de falarmos do mistério de Cristo pelo qual também estou algemado para que eu o manifeste como devo fazer; portai-vos com sabedoria para com os outros que estão de fora e aproveitai as oportunidades e a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal para saberes como responder a cada um”.

Esta é a seção que vou abordar hoje e vamos começar em CL 4:2: “perseverai na oração, vigiando com ações de graças”.

Queridos irmãos perseverai vem da palavra grega prokasterou que significa para estarmos sempre atentos para perseveramos e não desistirmos na oração.

Vejemos por ex. em LC 18:1: “desse-lhe Jesus uma parábola de orar sempre e nunca esmorecer: havia numa certa cidade um juiz que não temia a Deus e nem respeitava ninguém, homem nenhum, havia também naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele: julga a minha casa contra o meu adversário”.

“e o juiz não tomava atenção mas por causa da contínua perseverança sem desistir desta viúva o juiz respondeu ao seu pedido”.

E por isso quando estamos a ler aqui em CL 4:2 perseverar na oração ao longo deste método que precisamos de perseverar na oração e também aqui diz: vigiando, isto é, dando atenção para oportunidades para orar como diz no versículo: perseverai na oração com ações de graças.

Queridos irmãos precisamos de orar regularmente e constantemente, privadamente, com a família, de a cordo com as estações e precisamos de estar a orar vigiando com ações de graças.

Leiam comigo também 1 TS 5:17: “orai sem cessar e em tudo dai graças “e v. 18: “porque isso é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

Precisamos de orar sem cessar num espírito e numa atitude de estarmos orando continuamente, sim, temos as orações privadas mas além disso precisamos de estar numa atitude de espírito de oração contínua.

Leiam também por favor FP 4:6: “não andeis ansiosos de coisa alguma em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração e pela súplica com ações de graça”.

Os nossos pedidos a Deus e as nossas orações precisam de estar misturadas com gratidão onde gratidão é uma atitude muito importante perante Deus seja qual for o desafio, a situação de saúde, seja qual for a sua necessidade pois há sempre algo para estar grato a Deus.

Precisamos de estar gratos pelo que for, por ex., a providência, pela saúde que tínhamos e pelos dias que tivemos de boa saúde, agradecendo.

Devemos estar gratos quando Deus nos protege e Ele nos tem protegido em muitas ocasiões e provavelmente, as vezes, nem demos graças a Deus quando isso aconteceu e não é tarde demais dar graça agora!

E também quando tínhamos boa saúde e precisamos de dar graça pelo perdão que Deus nos oferece através do sacrifício de Jesus Cristo sejam ainda os maiores pecados.

Precisamos de estar gratos.

Vejam também em 1 TS 5:18: “em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus”; precisamos em tudo dar graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco; isto está a entrar na nossa mente e profundamente de que precisamos de ter gratidão?

Irmãos até um dos sacrifícios em LV que é um sacrifício pacífico tem um simbolismo de gratidão e leiam comigo se faz favor em LV 7 que dá um detalhe mais específico que em LV 3 ou 5 desta oferta pacífica.

Então se lermos no v. 11-15 diz: “esta é a lei das ofertas pacíficas que alguém pode oferecer ao Senhor, se fizer esta oferta pacífica por ações de graças, sim, porque há praticamente aqui nesta secção mencionada duas razões do sacrifício pacífico”

Um é no v. 12: se fizer por ação de graças e o outro é no v. 16: se a oferta pacífica for por um voto ou uma oferta voluntária e por isso continuando a ler no v. 17: “se a oferta pacífica for por ação de graças”; e por isso vemos uma das razões principais da oferta pacífica destes 5 tipos de sacrifício onde um deles sendo a oferta pacífica.

Se fizer isso por ações de graças então várias instruções acerca desse sacrifício e o ponto é que naqueles sacrifícios que Deus determinou como ofertas de aroma agradável que são uma coisa que agrada a Deus, oferta pacífica por ação de graças é uma dessas.

E por isso irmãos precisamos de estar a orar misturando as nossas orações continuamente com gratidão!

E outro ponto as vezes pessoas perguntam: mas ajuda-me a orar e como é que eu posso orar? E então vamos ver isso em LC 11:1: “de uma feita estava Jesus orando em certo lugar e quando terminou um dos discípulos lhe pedi: Senhor ensina-nos a orar como também João, o Batista, ensinou a seus discípulos; e então Ele os ensinou dizendo: quando orardes dizei”

E aqui está o ensino de Jesus Cristo, o filho de Deus a dizer e nos dando umas dicas, digamos assim, umas boas dicas como orarmos e em primeiro lugar está a direcionar a oração ao Pai e por isso de uma maneira geral estamos aqui a ver  um modelo de oração e não estou a dizer que todas as orações nossas devem seguir este modelo mas devemos de pensar acerca deste modelo para ver que estamos de fato a orar corretamente e neste modelo a primeira coisa que diz aqui é que devemos de direcionar ao Pai, nosso Pai, e também vemos por e. isso em MT onde repete esta oração e que está a demonstrar um relacionamento de família  de que ele é o nosso Pai e nós somos os seus filhos.

Depois vemos aqui 7 pedidos que devemos fazer nesta oração e o primeiro é: “SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”, isto é, o nome de Deus e o que Deus é revelado e como nós tratamos Deus e como nós celebramos porque é como disséssemos: olha esta pessoa tem um bom nome!

Quer dizer que representa o caráter dessa pessoa e esta pessoa tem um bom nome não é só dizer que temos que usar esta palavra e sim é o caráter e por isso santificado seja esta reputação, este bom nome do Pai, e por isso devemos de fazer tudo para a honra e glória do Pai e por que?

Para que o nome Dele seja glorificado!

E depois o segundo ponto diz: “VENHA O TEU REINO” e isto é um assunto que por ex. a FESTA DOS TABERNÁCULOS abordamos em grandes detalhes acerca do Reino de Deus na terra e do maravilhoso mundo do amanhã, do milênio, e também que o Reino de Deus, o governo de Deus, esteja a governar nas nossas vidas e ações.

E por isso inclui nestas orações petições acerca do sucesso da obra de Deus na terra! Para que possamos pregar o Evangelho, para que aja união e unidade na igreja, para que Jesus Cristo venha e nós estejamos prontos para governar com Ele e para o reino de Deus venha e este reino inclui os governantes que são os santos e nós temos que nos preparar para isso.

Queridos irmãos a nossa única esperança neste mundo é a vinda de Cristo.

Queridos irmãos este é o plano de Deus para a humanidade é que nós venhamos a fazer a vontade de Deus na terra.

Queridos irmãos isto é parte da grande sabedoria de Deus e da vontade Dele que a vontade Dele seja feita e as vezes não entendemos a vontade Deus quando estamos doentes e as vezes é difícil.

E por isso temos que respeitar a vontade Dele e entender que tudo tem que ser feito de acordo com a vontade Dele e as vezes não é quando nós queremos é quando ele decide fazer isso.

E por isso precisamos de uma vez mais demonstrar gratidão pelo que Ele tem feito e pelas bençãos que recebemos e que Ele tem dado e dará e fará!

Depois a quarta petição é o: “O PÃO NOSSO COTIDIANO DÁ-NOS DE DIA EM DIA”, e isto está claro, irmãos, o pão nosso significa as nossas necessidades físicas mas também significa o pão que vem do céu e através deste pão e da instrução que recebemos por Jesus Cristo porque Cristo é o nosso pão e Ele nos dá Dele de suas características através do Espírito Santo de Deus!

E por isso está a dizer: dá-nos mais do Teu Espírito diariamente cotidianamente.

E se vocês lerem esta seção em LC 11:9-13 vocês verão que este ponto acerca de pão Ele está a representar a eles que está a falar do Espírito Santo.

E por isso precisamos de pedir o Espírito de Deus diariamente e como precisamos do Espírito de Deus! Para termos sabedoria, e amor e para haver paz!

A quinta petição é: “PERDOA-NOS OS NOSSOS PECADOS POIS TAMBÉM NÓS PERDOAMOS A TODO O QUE NOS DEVE”; aqui se vê que perdoar tem um relacionamento com dívidas e aqui em LC 11 menciona os nossos pecados mas algumas traduções mencionam AS NOSSAS DÍVIDAS.

Pecado é uma dívida que temos que pagar, e isto é o sistema de justiça de Deus! Por que? porque Deus está cheio de bondade e paz, como também graça para conosco.

E por isso cada pecado que nós façamos é um ato de INGRATIDÃO OU REBELIÃO!

Por isso precisamos de reconhecer que Deus nos dá muitas coisas boas e quando pecamos ou somos rebeldes ou não estamos a demonstrar gratidão pelo que Deus nos deu!

Nós não temos nada para pagar esta dívida a Deus e ainda menos se não demonstramos gratidão ou somos rebeldes e muito menos por isso podemos nós pagar a dívida quando pecamos!

Queridos irmãos só a misericórdia de Deus através de Jesus Cristo é que pode pagar esta dívida e por isso vemos que é ou a justiça ou a misericórdia e como lemos em TG 2:13: “a misericórdia vence sobre a justiça”.

Por isso precisamos de demonstrar que nós perdoamos a outros e nós deixamos passar as dívidas que outros tem para conosco, e outros que não podem pagar o que nós tenhamos feito de errado.

Ora, se nós estamos a perdoar a outros então Deus nos perdoará!

E isso, irmãos, é uma condição que Deus dá para Ele nos perdoar.

Irmãos precisamos do perdão de Deus!

E por isso precisamos de perdoar ao próximo!

O sexto pedido aqui diz: “E NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO”; e queridos irmãos em MT 26:41 também diz: “orem para não entrarem em tentação”.

E isto às vezes se torna um ponto até bem difícil para algumas pessoas entenderem mas o ponto é de uma maneira simples: uma oração para não entrarmos em tentação, isto é, para Deus nos guiar na direção diferente da tentação e para não nos deixarmos ser levados pelas nossas mentes carnais que nos conduzem ao pecado.

E por isso estamos aqui a orar: não nos deixes cair em tentação! Que é causada pelas nossas próprias mentes carnais a nossa própria carnalidade.

E o sétimo ponto diz: “MAS LIVRA-NOS DO MAL”; como lemos na ARC, infelizmente foi omitida na ARA mas a ARC e na ACF aí diz e este é o sétimo ponto: Livra-nos do mal ou, digamos assim, do maldoso ou do adversário! De todo tipo de maldade! Livra-nos disso”

Leiam comigo se faz favor em CL 4:3-4: “suplicai ao mesmo tempo também por nós para que Deus nos abra a porta a fim de falarmos do mistério de Cristo ao qual bem estou algemado para que eu manifeste como devo fazer”

E por isso orando ou vigiando acerca da oração com ações de graças não se esqueçam de incluir de orar pelo ministério e pela obra de Deus porque diz aqui: que Deus nos abra a porta; a palavra; para que Deus abra a porta para a palavra de Deus e para o evangelho ser comunicado de uma maneira correta.

Abrir a porta e não nós a forçarmos isto na cabeça das outras pessoas mas é abrir uma porta.

“a fim de falarmos do mistério de Cristo”; e qual é o mistério de Cristo? é que nós todos somos parte do corpo de Cristo como se lê em EF 3:3-6 pois este é o mistério de Cristo que nós todos vamos ser parte da família de Deus!

E por isso orando para que o ministro, a obra, a Boa Nova, as responsabilidades da igreja possam ser eficazes tanto quanto possível.

Em EF 6:18-19: “com toda oração e súplica orando em todo o tempo e espírito e para isto vigiando com toda a perseverança e súplica por todos os santos também por mim para que me seja dada ao abrir a minha boca a palavra para com intrepidez fazer conhecido o mistério do Evangelho”

Porque o mundo hoje em dia não entende a boa nova do Reino de Deus, não entendem que todos vamos fazer parte desta família que será o Reino de Deus, não entendem que Jesus Cristo virá e trará paz à Terra; óh dizem que entendem! Mas se entendem porque estão envolvidos na politiquice deste mundo?

É uma boa pergunta, não é?

Vejam em 2 TS 3:1: “finalmente irmãos orai por nós para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada como também está acontecendo entre vós”

E agora então vamos continuar a ler em CL 4 e nós acabamos de analisar com detalhe este primeiro ponto de oração e este apelo de Paulo aos colossenses para orarem.

E agora vamos ler o v. 5: “portai-vos com sabedoria pelos que são de fora, aproveitai as oportunidades”

Algumas versões dizem andai com sabedoria, isto é, representa o nosso próprio comportamento como nos portamos e estamos a atuar de uma maneira reta e honesta? Estamos a atuar com grande integridade?

Leiam comigo em PV 10:9: “quem anda em integridade anda seguro mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”.

Queridos irmãos se andamos no caminho direito não vamos ter insegurança com Deus mas se andamos em problemas e dificuldades e conduta que não são corretas quando temos essas dificuldades, isto é, somos insensatos como se lê no v. 8 deste capítulo e no v. 9 mas o que perverte os seus caminhos será conhecido vai ser apanhado mais cedo ou mais tarde!

Por isso precisamos de andar com integridade e precisamos de andar como diz em CL 4:5: “com sabedoria com os que estão de fora”; para os que não são crentes na verdade.

Estamos a nos portar de uma maneira que seja sábia? À frente das pessoas que não estão na igreja? Para eles não terem uma opinião desfavorável? Acerca do evangelho e da igreja?

Estamos a ter cuidado com o que fazemos? E com o que dizemos? Estamos a atuar com sabedoria e prudentemente?

Vejam em PV 4:7: “a coisa principal é a sabedoria, como diz na ACF, adquire sabedoria, sim, contudo o que possuis, sim, adquire o entendimento”

A sabedoria, digamos assim, é o ponto final do uso do nosso cérebro, do uso do nosso raciocínio, do uso do nossa cabeça mas temos de entender o que se passa!

Sim, temos muito conhecimento de coisas mas estamos a entender porque que a pessoa disse isto ou aquilo? Estamos a entender a razão porque a pessoa disse ou não disse? Corretamente ou incorretamente e não estou a justificar apenas estou a dizer: estamos a entender o que é que está atrás disto?

Muitas vezes quando há argumentos é porque eu ou esta pessoa estou a forçar à minha maneira de ver na outra pessoa!

E queridos irmãos entendimento não é forçar nada e sim é entender a outra pessoa e há assim muito conhecimento, porém, temos que entender e depois de entender devemos de atuar com sabedoria!

Por isso para sermos sábios precisamos de entender primeiro! Por isso que diz: a sabedoria é a coisa principal e deves adquirir o entendimento para seres sábio!

Em TG 3:13-14: “quem entre vós é sábio e inteligente?”; por isso estamos a falar que a sabedoria é uma coisa da mente.

“mostre em mansidão de sabedoria mediante condigno proceder”; isto é, andando na sabedoria! Conduzindo-nos na sabedoria! Portando-nos na sabedoria!

E por isso é que diz: “mediante condigno proceder as suas obras, porém, se tens inveja, ou sentimento faccioso isto não é sabedoria é uma coisa demoníaca pois se há inveja e sentimento faccioso aí há confusão e toda a espécie de coisas ruins”

Queridos irmãos precisamos de entender o que é mansidão de sabedoria quando há inveja e um desejo de seguir a minha própria maneira, a minha maneira de ver!

Isso não é sábio porque não estamos a buscar entendimento e não estamos a usar da mansidão e humildade que são necessárias para sermos sábios.

TG 4:5: “é com ciúme que por nós anseia o espírito que ele faz habitar em nós” ou em outras palavras: “o espírito que em nós habita tem ciúmes” como diz na ACF e na ARC.

O espírito do homem tem ciúmes, tem inveja, quer a sua própria coisa e por isso é que lemos que temos que nos submeter a Deus!

Leiam em TG 4:7: “sujeitai-vos, portanto, a Deus, mas resisti ao diabo e fugirá de vós”; quando não somos humildes, quando não temos esta mansidão que é necessária na sabedoria estamos a jogar o jogo do adversário! Pensem bem! Pensem bem!

v. 8: “chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós, purifica as mãos, pecadores”; porque estão a pecar quando não estão a fazer isto e quando não são humildes, e quando não são mansos, quando estão a disparar sem entendimento.

“limpai o coração”; e agora está a dizer: cuidado com o nosso coração, e temos o coração limpo?

“afligi-vos, lamentai e chorai”; e por que? por causa destas atitudes, e há divisões, zangas, e há guerras como diz no v. 1 do capítulo 4: “porque há guerras e contendas entre vós!”

Por que? por causa desta falta de mansidão e de humildade que é importante e parte da sabedoria!

É crítico! E por que? porque estão a causar problemas na família! Na sua família, as vezes pensamos que ninguém é meu amigo! E já pensamos que talvez seja um fruto da nossa conduta e como nós reagimos e precisamos de mudar?

Não estou a justificar que o outro tenha dito qualquer coisa correta, não, mas qual é a minha reação? Eu tenho poder sobre mim mesmo para ter cuidado de não reagir de uma maneira como diz aqui: que não é pacífica? Se estamos a reagir com ira não é pacífica!

“Por isso purificai as mãos, afligi-vos, lamentais e chorai e converta-se o vosso riso em pranto, a vossa alegria em tristeza”; e por que? porque há falta de humildade e por isso diz: “humilhai-vos na presença do Senhor e Ele então vos exaltará”

Óh como é difícil porque eu estou certo e os outros estão errados!

Queridos irmãos no v. 11: “irmãos, não falei mal dos outros, aquele que fala mal do seu irmão ou julga seu irmão”

Olha na igreja não há pessoas boas e que dizem isto ou aquilo outro!  Cuidado! Cuidado: “porque você está a falar mal do seu irmão ou julga o seu irmão você está a falar mal da lei de Deus!”

Por que? porque a lei de Deus diz: ama o próximo e você não está a amar e está dizendo: eu não estou a fazer nada de errado? Então você está a dizer: que a lei de Deus está errada? E por isso você está a julgar a lei de Deus!

“ora se julgas a lei não és observador da lei! Mas juiz!!”; cuidado! Cuidado!

Depois continuando em CL diz: “portai-vos com sabedoria com os que estão de fora, aproveitai as oportunidades”; estamos a aproveitar cada oportunidade com cuidado para fazer bem aqueles que estão fora?

E assim pregar o evangelho e como? Através de nosso exemplo! Através do ponto de que somos uma luz!

SL 90:12: “ensina-nos a contar nossos dias para que alcancemos coração sábio”; precisamos de pedir a Deus para nos ajudar a contar os nossos dias!

Queridos irmãos nossos dias estão contados!

E veja em SL 37:18: “o Senhor conhece os dias dos íntegros”; Deus sabe quantos dias você tem?

“a herança deles permanecerá para sempre”; Deus sabe quantos dias tens! Você então está a usar a oportunidade? Por que? porque a sua vida está como nesta ampulheta e esta areia está a passar e já tem pouca areia.

E por isso estamos a aprender que os nossos dias estão contados e por isso estamos a usar a oportunidade que tenhamos a fazer tudo da maneira correta?

Não vale a pena irar-me ou estar zangado e preciso de me controlar! Sim, estou aborrecido e triste por tudo o que acontece no mundo mas precisamos de ter cuidado como reagimos!

EF 5:15-21: “portanto, vede prudentemente como andeis, não como néscios e sim como sábios remindo o tempo, isto é, tendo cuidado com o tempo e os nossos dias estão contados e use cada oportunidade porque os dias são maus”; e devemos usar com cuidado.

E agora vejemos a última parte de CL 4:6: “a vossa palavra seja sempre agradável temperada com sal para saberes como deveis responder a cada um”.

E como é que é a nossa palavra? Com graça? Como é que dizemos coisas? A nossa fala é graciosa? O que nós dizemos? O que nós escrevemos? É com graça? Proporciona uma alegria e um prazer, um deleite, uma doçura, um charme ou uma beleza? Você fala com graça? Você demonstra uma boa vontade, uma benevolência ou um favor para com os outros?

Você demonstra um agradecimento por benefícios e favores? Você está a ter uma cortesia na sua conversa, na sua maneira de falar e no que você diz e no que você escreve?

Precisamos de ter cuidado! Com o que dizemos! Como falamos!

Voltando a TG 3 está a falar da língua: “irmãos não vos torneis muitos de vós mestres sabendo de que vamos receber maior juízo”; cuidado! Não queiram ser um líder ou um mestre porque o juízo é mais profundo!

“mas de qualquer maneira todos nós tropeçamos em muitas coisas”; eu tropeço e você tropeça e por isso temos que perdoar uns aos outros.

“e se alguém não tropeça no falar, esse é perfeito varão”, mas isso é uma desculpa! Não é para apontar ao outro! É para olhar para mim e para você próprio!

“se alguém não tropeça é perfeito varão capaz também de refrear o seu corpo”; e depois está a falar dos navios e isso tudo mas olhe no v. 5: “assim também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas, vede como uma fagulha põem grandes chamas na selva”.

Uma fagulha!  Queridos irmãos uma fagulhazinha pequena pode provocar um grande incêndio florestal gigantesco!

Vocês veem em Portugal estas grandes queimadas e muitas vezes é uma pequenina fagulha que começou esta fogueira enorme que causa 1001 problemas!

“ora, a língua é fogo, é mundo de iniquidade, a língua está situada entre os membros do nosso corpo e contamina o corpo inteiro e não só põem em chamas toda a carreira de existência humana como também a posta ela mesmo em chamas pelo inferno”

Queridos irmãos está claro que inferno aqui significa a morte eterna mas a língua é fogo e diz: contamina o corpo inteiro! O que dizemos vai destruir o relacionamento da sua família entre pais e filhos, e irmãos e vai destruir e causar um fogo que depois é difícil de apagar! Cuidado com a língua!

A língua pode destruir o relacionamento nas famílias, o relacionamento na família espiritual que é a igreja!  E uma vez que já saiu da boca não pode parar o efeito! É um veneno que causa a morte!

V. 8: “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de a domar é mal incontido carregado de veneno mortífero”

É a segunda morte! E por isso precisamos de ter cuidado e usar esta mansidão de sabedoria e depois diz também em CL: temperada com sal; e o sal dá sabor, é agradável ao paladar, preserva da corrupção e se torna saudável!

Nós somos o sal da terra como Jesus Cristo disse em MT 5:13 e somos realmente em nossa fala com este paladar e com esta temperança de tempero com o sal?

É a nossa fala agradável ao próximo? Ou causa divisão?

Em PV 15:26: “abomináveis são para o Senhor os desígnios do mal mas as palavras bondosas Lhe são aprazíveis”.

Aqui se vê uma poesia hebraica: abomináveis são para o Senhor os desígnios do mal mas as palavras bondosas são aprazíveis e por que? porque da abundância do coração fala a boca e se lê isso em MT 12:34 e por isso este pensamento e estas coisas e os desígnios do mal e este coração com coisas erradas vai sair da boca!

E por isso abomináveis são para o Senhor essas palavras! As palavras do mal porque vem das intenções do seu coração! Como lemos em MT 12:34 e de como disse: da abundância do coração fala a boca!

Por isso irmãos não estou a dizer para você olhar para o próximo e infelizmente muitos dizem: olha, aquele!! E estou a dizer, irmãos, olhemos para nós mesmos! Estou a rogar, a pedir e por amor de Deus olhe a você próprio!

A minha fala está temperada com sal??

Em JR 17:9 diz: “o coração é corrupto” e como está o nosso coração? Infelizmente queridos irmãos as pessoas olham para o outro e começam a julgar os outros como ensinei a pouco de TG 4:11 e por isso o apelo de Paulo em CL 4:2-6 dizendo: que precisamos de continuar na oração, que não devemos de ser negligentes em orar, devemos misturar oração com gratidão e pensem e considerem esta oração modelo de Jesus Cristo!

Em segundo lugar de termos grande integridade com sabedoria e buscando entendimento com humildade para que a nossa luz seja vista para outros e e não para as minhas próprias coisas mas para as coisas de Deus para de fato sabermos que os nossos dias estão contados e por isso estamos a pensar nisto, como atuamos, e como dizemos.

E finalmente temos cuidado com o que dizemos? Mas não só o que dizemos mas como dizemos! Porque a língua pode causar um fogo que vai possivelmente destruir o corpo seja isso você, seja isso a sua família ou seja isso na família da igreja de Deus! Cuidado! Uma vez que sai da boca você não pode recuar mais e precisamos de ser o sal da terra!

Precisamos de ter cuidado e de analisar o nosso coração e por isso analisar a cabeça com sabedoria e analisar o coração com o que sai da boca!

E por isso irmãos este apelo de Paulo para nós hoje é muito válido e tomem atenção a vossa oração, a vossa sabedoria e as vossas palavras.