Os sete selos de Apocalipse

Você está aqui

Os sete selos de Apocalipse

Download (Baixar)
MP3 Audio (24.93 MB)

Download (Baixar)

Os sete selos de Apocalipse

MP3 Audio (24.93 MB)
×

Graças a Deus que o Reino de Deus virá para a Terra ao retorno de Jesus Cristo. Ele, como Rei do Reis, o Ungido pelo Pai para esta responsibilidade, é a nossa única esperança destes problemas mundias serem resolvidos e haver paz na Terra. Deus Pai deu autorização ao Filho, para Ele nos revelar o que está para acontecer antes da vinda de Cristo à sétima Trombeta, assim com à primeira ressurreição. O livro de Apocalipse nos revela estes acontecimentos atravéz de sete selos do livro que foram abertos (revelados) para nós por Jesus Cristo. Este sermão aborda estes selos até à vinda de Cristo.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Venha o teu reino, faça-se a tua vontade assim na terra como no céu.

Mas queridos irmãos a paz na terra virá! Graças a Deus, Ele tem um plano e está tudo de acordo a andar com Seu plano, tudo, sim, infelizmente vão acontecer coisas terríveis antes disso por causa da nossa iniquidade mas Deus vai intervir e trazer paz a este mundo.

E isso é aplicado pelo seu plano de salvação que são descritos pelos dias santos de Deus e são revelados e sincronizados com o livro de Apocalipse; e por que? porque o plano de Deus tem uma meta de nos trazer a salvação e salvar o mundo inteiro deste terrível desastre que se aproxima e isto vai acontecer através da vinda de Cristo que é simbolizado no livro de AP pela sétima trombeta.

E hoje irmãos vamos olhar aos selos do livro de AP para entendermos um pouco melhor a esperança que nós temos e os eventos que vão acontecer até a vinda de Cristo.

Então vamos começar e abrindo em AP 1:1 e é um bom lugar para começar diz aí: “a revelação de Jesus Cristo, e nos está a revelar que Deus Pai lhe deu a autorização para nos revelar e aliás Ele já começou a revelar quando Ele esteve na terra.

“para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer”; e por que? Para termos uma esperança porque quando virmos estes eventos a acontecer depois virá a vinda de Cristo.

“em que Ele enviando por intermédio do seu anjo notificou ao seu servo João, o apóstolo”.

Queridos irmãos, Cristo tem o direito e a autoridade de revelar-nos o que rá acontecer e isto tudo é pela graça de Deus que nos quer dar uma esperança para agarrá-la e nos mantermos fiéis até ao fim.

Vejam então no v. 3: “bem aventurados aqueles que leem e ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nelas escritas pois o tempo está próximo”.

Sim, somos bem aventurados por ler, por ouvir e por guardar também obedecer porque vemos no livro de AP que devemos de obedecer às leis de Deus e de ter a fé DE Cristo.

E bem aventurados são aqueles que concluiu este mesmo sentimento principalmente se você ler na Bíblia ACF que diz assim no AP 22:14: “bem aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos para que tenham direito a árvore da vida e entrem na cidade pelas portas”; que é o que está escrito no grego e na maioria dos textos que é: bem aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos.

Sim, certos manuscritos foram corroídos por satanás porque ao fim de contas como lemos aqui no início começa o livro a dizer: bem aventurados aqueles que leem e que ouvem as palavras de profecia e guardam as coisas que estão nelas escritas e o que está escrito?

Está escrito que temos que obedecer às leis de Deus porque os que são desobedientes vão ter estes castigos e por isso que também se lê em AP 14 depois de dizer aqueles os castigos que estão a seguir a besta vão receber a ira de Deus.

E depois diz assim no v. 12: “mas aqui está a perseverança dos santos os que guardam os mandamentos de Deus e a fé DE Cristo”.

Queridos irmãos mas não basta ter só fé mas também tem que obedecer aos mandamentos da lei de Deus e por isso irmãos Jesus Cristo nos dá este livro de AP para nós termos uma esperança porque a vinda de Cristo que é simbolizada pela última trombeta, a sétima, que é parte do sétimo selo do livro de AP.

Mas o da das trombetas é uma das festas deste plano de salvação de Deus e por isso irmãos é muito importante entendermos este plano de salvação de Deus e muito importante para guardarmos os dias santos e entendermos este plano de salvação e é muito importante termos esta esperança para não sermos enganados quando certas coisas acontecem porque vai haver muitos, digamos assim, falsos profetas a dizer: olha isto ou aquilo ou outro, centenas deles como já temos visto e como continuam a existir.

Pessoas com ideias ridículas, loucas mas continuando então vamos então ver estes 7 selos e vamos começar em AP 5:1: “vi na mão direita Daquele que estava assentado no trono um livro escrito por dentro e fora e de todo selado com 7 selos”; como fosse um pergaminho selado com 7 selos e este pergaminho é a revelação de Jesus Cristo ou em outras palavras é o próprio livro de AP.

Porque ao fim de contas Apocalipse significa Revelação de Jesus Cristo.

E lendo no v. 2: “também vi um anjo forte que proclamava em grande voz: quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora nem no céu e nem sobre a terra ou debaixo da terra ninguém podia abrir o livro e nem mesmo olhar para ele”. Esta é uma cena no céu e está claro que eram seres angélicos e nenhum deles tinha esse direito.

“e orava muito porque ninguém foi achado digno de abrir o livro e nem mesmo de olhar para ele; todavia um dos anciãos me disse: não chores eis que o leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus 7 selos”; claramente este ancião que era um anjo pois estavam no reino angélico estava a falar de Jesus Cristo.

Vocês podem ler a profecia de IS 11 onde se vê aí que Jesus Cristo virá e continuando a ler no v. 6: “então vi no meio do trono e dos 4 seres viventes e entre os anciãos, os 4 seres próximos ao trono e os 24 anciãos ao lado do trono e que são seres espirituais irmãos, seres angélicos e estava de pé um cordeiro que havia sido morto e ele tinha 7 chifres que simbolizam completo domínio e poder e governo, e também completamente perfeito perfeição”

“bem como 7 olhos, isto é, completa visão para ver, discernir, entender que são os 7 espíritos de Deus enviados a toda a terra e que demonstra seres angélicos com poder de Deus para ajudar e ser parte desta capacidade de Jesus Cristo estar a ver tudo e discernir tudo”.

Há certos domínios e certas autoridades angélicas que nós nem começamos a entender e um dia como seres espirituais viremos a entender e debaixo de Deus e de Jesus Cristo existe um domínio e principados e poderes que nós nem começamos a entender hoje em dia.

v. 7: “e tomou o livro na mão direita que representa poder Daquele que estava assentado no trono e quando tomou o livro os 4 seres viventes e os 24 anciãos prostaram-se diante do cordeiro, isto é, adoraram Jesus Cristo, tendo cada um deles uma harpa e taças cheias de ouro e incenso que são as orações dos santos e vou mostrar daqui a pouco como orar e vejam logo aqui no v. 14: “ao fim também os anciãos prostaram-se e adoraram porque está aqui a falar que estão à frente do Pai e de Jesus Cristo e por isso vemos que adoraram e a versão da maioria dos manuscritos não diz mais nada.

E outras certas versões dizem tem algumas mais palavras depois disso mas a maioria das versões como esta da ARA que diz adoraram.

Por isso se vê aqui no v. 8: “que prostaram e adoraram diante do cordeiro tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso; aqui um ponto importante, incenso que são as orações dos santos e em outros locais fala acerca do incenso que são as orações e entoavam um cântico dizendo: digno és de tomar o livro e de lhe abrir os selos porque foste morto e com teu sangue compraste para Deus, Jesus Cristo, os que procedem de todas as tribos, comprastes homens para Deus”.

Sim, que ainda estão a dormir mas vão ressuscitar à última trombeta; “e para o nosso Deus os constituístes reis e sacerdotes e reinarão sobre a terra”; estes homens na primeira ressurreição vão depois desta primeira ressurreição vão tomar posições de reis e sacerdotes debaixo do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores para reinarem sobre a terra.

 

E aqui se vê como estamos a ler uma maravilhosa promessa para nós e uma vez mais esta esperança para nos encorajar e perseverar e agarrarmos firmes ao que sabemos e não abrirmos a mão do que sabemos e devemos não errar.

V. 11: “vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e anciãos que o número era de milhões de milhões e de milhares de milhares proclamando em voz alta: digno é o cordeiro que foi morto e digno de receber o poder e a riqueza, e a sabedoria e a força, e a honra e a glória, e o louvor e então ouvi que toda a criatura que há no céu e sobre a terra e debaixo da terra e sobre o mar e tudo que neles está e estava dizendo: Ele que está assentado no trono e ao cordeiro seja o louvor e honra e a glória e o domínio pelos séculos dos séculos e os 4 seres viventes responderam: amém e também os anciãos prostaram-se e adoraram ao Pai e ao filho”.

Queridos irmãos e por isso vemos e lemos aqui uma ocasião extremamente importante e de um momento fantástico em que esta revelação está a ser dada a nós através do anjo que depois deu a João e que agora estamos a ler mas que benção!

E queridos Cristo já tinha revelado em parte algumas chaves destes selos porque este pergaminho e este livro estão selado com 7 selos e já tinha dado as chaves destes 7 selos como lemos em MT 24, MC 13 e LC 21 e veja aqui por ex. em MT 24 mas mantenham um dedo em AP e também ponham uma marca em MT 24 porque vamos entrar e sair várias vezes.

Lendo em MT 24:3: “no monte das oliveiras estava Jesus assentado quando se aproximaram dele os discípulos em particular e lhe pediram: diz-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação dos séculos? Se vê aqui então que Jesus Cristo começou a revelar a eles e diz assim: “e Jesus respondeu”.

E por isso o primeiro assunto que temos aqui em AP 6:1: “vi quando o cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos 4 seres viventes dizendo como fosse a voz de um trovão: vem! E vi e então eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco e lhe foi dado uma coroa e ele saiu vencendo e para vencer”.

Muitas pessoas pensam que este cavalo branco é Jesus Cristo, MAS NÃO O É!! É o falso cristianismo porque vejam o cavalo de Jesus Cristo, sim, que também é branco está descrito em AP 19 e digamos assim é um quinto cavalo ou Jesus Cristo sendo, digamos assim, nesta série é um quinto cavaleiro.

E em AP 19:11 veja assim: “vi o céu aberto e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro se chama FIEL e VERDADEIRO e julga e peleja com justiça, os seus olhos são chama de fogo e na sua cabeça há muitos diademas, ou seja, não é só uma coroa e sim muitas coroas e tem um nome escrito que ninguém conhece e está vestido com um manto tinto de sangue e o seu nome se chama O VERBO DE DEUS que é Jesus Cristo e seguiam-no exércitos que estavam nos céus e montando cavalos brancos com vestiduras de linho finíssimos branco e puro”

E veja então no v. 15: “as da sua boca uma espada afiada para com ela ferir as nações” e o que o outro cavalo branco de AP 6 tinha, vejamos aqui: “e o seu cavaleiro com um arco”, não é com uma espada afiada.

E continuando a ler em AP 19: “e com uma espada afiada a ferir as nações e Ele mesmo as regerá com cetro de ferro e pessoalmente pisar o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo Poderoso”.

Por isso vemos que este cavalo branco de AP 19, o cavaleiro, é Jesus Cristo, mas o cavaleiro do cavalo branco de AP 6 que tem aqui um arco e uma coroa não é Jesus Cristo e sim um falso, um falsificador, que usa o nome de Cristo, que parece ser Cristo porque também aparece com um cavalo branco mas que sabemos que não é o nosso Cristo.

Sim, tem um arco porque a flecha atinge uma distância grande tal como a religião de satanás tem abrangido uma grande distância as nações a volta do mundo, e sim tem uma coroa e que está vencendo e a vencer muitas ideias e ideologias e sincretismos de satanás a se espalharem em muitas regiões mas isso é uma falsidade.

Veja em MT 24:4: “e Ele respondeu: vede que ninguém vos engane porque virão muitos em meu nome dizendo: eu sou Cristo e enganarão a muitos”, primeiro aviso que Jesus Cristo aqui deu em MT 24:4-5 é para termos cuidado de não sermos enganados por estes falsificadores e estes cristãos que são falsos cristãos e não são verdadeiros, são falsos.

E como lemos aqui esses cristãos são pessoas que dizem que são “judeus espirituais” mas que na verdade são da sinagoga de satanás.

Vejam por ex. em AP 2:9: “que estes a si mesmos se declaram judeus, isto é, judeus espirituais, cristãos mas não o são sendo antes da sinagoga de satanás”; são igrejas com nomes cristãos mas que são igrejas de satanás.

E por isso vemos aqui que esta igreja universal e você sabe o que esta palavra universal pode ser traduzida também a palavra católica pode ser universal, você sabia?

Esta igreja universal vai ser uma grande igreja conquistadora e vejam aqui em AP 13:11-12: “vi outra besta, a besta que emerge da terra, é uma igreja falsa, e que exerce toda a autoridade da primeira besta que é esta besta política, na sua presença e faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta cuja ferida mortal fora curada”.

E vemos aqui também no v. 7 que diz também: “foi dada também que pelejasse contra os santos e os vencesse e se lhe deu autoridade ainda sobre toda tribo, povo língua e nação”; esta besta e este movimento político que está aqui em AP 13:1-10 vai ter capacidade de pelejar contra os santos como vamos ver daqui a pouco e vai ter autoridade sobre tudo e todos povos e nações e vai ser influenciada pela igreja falsa que é esta segunda besta de AP 13:11-18 e é esta a religião falsa.

Por isso p primeiro selo de AP 6:1-2 que é o cavalo branco é esta religião falsa e depois chegamos as vs. 3-4 do segundo selo que diz assim: “vi o segundo ser vivente dizendo: vem! E saiu outro cavalo, vermelho, e ao seu cavaleiro foi lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros e também lhe foi dada uma grande espada”.

E aqui se vê que é vermelho que é da cor de sangue e que vai ter poder de tirar a paz da terra e matar pessoas e uns aos outros, isto é, guerras e rumores de guerras e queridos irmãos se vê que satanás vai influenciar estas nações a fazer isto.

Vejam aqui em MT 24:6 e a primeira parte do v. 7: “e certamente ouvireis falar de guerras e rumores de guerras e vede não vos assusteis porque é necessário assim acontecer mas ainda não é o fim porque se levantará nação contra nação e reino contra reino”.

Este é o segundo selo e este selo se mantém aberto, sim, porque uma vez aberto se mantém até a batalha do grande dia do Senhor que é em AP 16:14: “vão se juntar num lugar que se chama Armagedon e depois vai haver esta batalha e guerra e diz: eles são espíritos de demônios e prodigiosos de sinais e se dirigem aos reis do mundo inteiro ao fim de juntá-los para a peleja do grande dia do Deus Todo Poderoso”.

Esta guerra acontece a volta de Jerusalém mas se ajuntam num lugar que se chama Armagedon e porque a guerra não será aí e sim em Jerusalém mas se juntam ali e vai ser a grande peleja do grande dia do Deus Poderoso quando Jesus Cristo voltar.

Então continuando em AP 6:5-6 temos o 3º selo: “e quando vi e ouvi abrir o terceiro selo o terceiro ser vivente a dizer: vem! E então vi e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão e ouvi uma voz entre os 4 seres viventes dizendo: 1 medida de trigo por um denário e 3 medidas de cevada por um denário e não danifiques o azeite e o vinho”.

Por isso vemos aqui neste 3º selo a extrema falta de comida e outras bases necessárias para a vida e isto são consequências da guerra e rumores e essa é a condição do terceiro cavalo, o preto, que é a fome que segue a guerra e vai custar muito dinheiro para comprar comida, A CARESTIA, e continuando também a ler isto em MT 24:7: “haverá fomes em vários lugares”.

E continuando a ler em AP 6:6-8: “quando o cordeiro abriu o 4º selo ouvi a voz do 4º ser vivente dizendo: vem! E olhei e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro chamado MORTE e o inferno o estava seguindo”, e sim, consequência de guerras vai ser fome e das guerras e fomes vai ser morte!

“e lhes foi dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar”, ¼ do planeta todo morrerá por causa disto pela espada, pela fome, pela mortandade e por meio das feras da terra”.; por meio de doenças e por isso vemos aqui essas doenças que lemos aqui em MT 24:7: “haverá fomes em diversos lugares e por causa disso o resultado serão essas doenças e morte porém tudo é princípio das dores”.

Estes 4 cavaleiros que estão a cavalgar esta famosa os 4 cavaleiros do apocalipse e esta cavalgada está a acontecer e com isso Jesus Cristo disse que também vai haver tempestades, terremotos e coisas deste gênero que estão a acontecer e esses 4 cavaleiros ainda estão cavalgando.

Queridos irmãos e isto é profético, sim hoje em dia se vê infelizmente jovens a demonstrar nas ruas por causa das mudanças climáticas e queridos faz parte desses 4 primeiros cavalos como lemos em MT 24:7 que fala sobre vários terremotos em vários lugares e a sua palavra em hebraico representa tempestades ou temporais ou mudanças de tempo rápidas causando estes problemas climáticos que estamos a ver  e muitas delas são causadas por explosões no sol não é só coisas na terra, sim, o homem faz muitos pecados mas certas explosões no sol afetam mais a terra do que os homens.

E por isso irmãos estes 4 cavaleiros estão a cavalgar mas a pergunta que eu tenho é quanto tempo é antes do 5º selo porque o quinto é a GRANDE TRIBULAÇÃO e estes 4 tem estado a cavalgar e quanto tempo está por vir?

Num sermão passado mencionei acera de LV 26 em que as nações israelitas estão a ser castigadas em 5 ondas e disse que isso era um exemplo metafórico e que a primeira onda que é LV 26:14 metaforicamente é o terrorismo e seus resultados; no v. 19 é a queda da arrogância e do poder dos países; a terceira onda digamos assim é estas bestas selvagens, isto é, pessoas que atuam como se fossem bestas e essas três já aconteceram e estamos agora à beira da quarta onda que é a espada e vemos as pessoas e politiquices a se debaterem de uma maneira que os líderes falam nas assembleias gerais e isso é uma coisa terrível e por isso estamos perto dessa próxima onda.

E serão guerras internas ou civis e a quinta onda como lemos em LV 26 é a GT e por isso irmãos isso nos demonstra se este exemplo e esta analogia metafórica é real e nos demonstra que estamos muito perto.

Então continuemos a ler em MT 24:9-10: “então sereis atribulados e os matarão, sereis odiados de todas as nações por causa do Meu nome”

Queridos irmãos estão a ser odiados por muitas nações e você basta fazer umas pesquisas a ver em que pessoas por terem simplesmente o nome de cristãos como estão a ser perseguidos e odiados.

E depois se vê aqui no v. 10: “nesse tempo muitos se escandalizarão e trairão e odiarão uns aos outros”; e vivemos em uma sociedade que há tanta pressão que é fácil uma pessoa uma vez dizer uma coisa e que pessoas ficam escandalizadas e ofendidas e pensam que é outra coisa e então começa a se ver pessoas a dizer palavras de ódio e palavras com falta de amor e precisa-se ter cuidado com isso.

Depois no v. 11: “levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”; aqui está a dizer que vai haver grandes ideias falsas e grandes ideologias e que são malucas! Por ex. hoje em dia há por aí certas teorias a dizerem que o mundo é plano não ser redondo como o globo e por isso há horas diferentes e zonas diferentes de horas e quando se viaja de avião de um ponto a outro você vê que não é uma linha direita e por que? porque o mundo é redondo e o mapa foi posto assim e vemos quando damos uma volta de este para oeste assim meio arredondada e por que?

O mundo é uma coisa fantástica e que Deus criou a terra e o sol e vemos estes eclipses e coisas assim e tudo por causa da maneira que Deus criou que é maravilhoso e como Deus mantém a terra, a lua e o sol e tudo isto num sincronismo e uma coisa exata e daí se obtém o relógio e assim é uma coisa fantástica.

Mas pessoas tem ideias e loucuras e dizem coisas absolutamente loucas!

Queridos irmãos não venham vender aqui loucuras porque aqui se vê que há muitos falsos profetas e enganarão a muitos e infelizmente isso existe; “e por se multiplicarem a iniquidade”; irmãos, a imoralidade hoje em dia é enorme! A falta de moral, de respeito e de boa condução sexual hoje em dia é terrível!

E “por causa da multiplicação da iniquidade o amor se esfriará”, precisa ter cuidado irmãos, e por isso que diz: “porém aquele que perseverar até o fim será salvo”; temos que perseverar até o fim!

“e será pregado este evangelho do reino por todo o mundo”; é o que está a acontecer agora, para testemunho, e não é para salvar o mundo inteiro é para testemunho ao mundo e então virá o fim, mas o evangelho tem que ser pregado.

Queridos irmãos todas estas coisas estão encaixadas para a GT acontecer em breve e por que? o que se passa a seguir no v. 15: “quando, pois, vires o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel no lugar santo; mas isso ainda não aconteceu;”

Queridos a situação está de uma maneira que a GT está perto porque quando essa GT começar é o cumprimento de certas profecias aqui e vamos ver algumas dessas profecias e começar em DN 12:1: “naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe e defensor dos filhos do teu povo”; a Miguel foi dada a responsabilidade de tomar conta, digamos assim de proteger e defender o povo israelita.

“e haverá tempo de angústia de qual nunca houve desde que houve nação até aquele tempo; vai haver uma GT como nunca houve; mas naquele tempo será salvo a nação, o povo espiritual e o povo físico”.

“todo aquele que for achado e inscrito no Livro da Vida”; e vejam aqui também em DN 12:12: “bem aventurado o que espera e que chega até os 1.335 dias”; agora coloquem também uma marca em DN 12 que vamos voltar; e vamos agora ler em MT 24:36-42: “mas a respeito daquele dia e hora, depois de falar acerca da parábola da figueira;  ninguém sabe nem os anjos do céu nem o filho se não o Pai e como foi nos dias de Noé também será a vinda de Cristo ou filho do homem, porquanto assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, ou seja, até o dia em que Noé foi protegido e não perceberam se não quando veio o dilúvio e os levou a todos e assim também será a vinda do filho”.

Quando houver este período de proteção não vão entender mas vão ser apanhados de surpresa.

“então dois estarão no campo e um será tomado e deixado o outro; é como se dois estão na igreja e um será protegido e outro na igreja não o será, sim, na igreja de Deus, duas estarão trabalhando no moinho, na obra que estão a fazer, no trabalho, e uma será tomada e deixará a outra, portanto vigia porque não sabeis em que dia vem o Nosso Senhor; não sabeis quando é este período que tem que esperar até os 1.335 dias não sabem quando isso é!

V. 33: “assim também vós quando vires todas estas coisas sabei que está próximo às portas”; e então o que vai acontecer? Como lemos em DN 12 o arcanjo Miguel vai se levantar e vejamos o que acontece aqui em AP 12 e começar a ler do v. 7: “houve pois peleja no céu, Miguel, óh acabamos de ler isso acerca do livro de DN, e os seus anjos pelejaram contra o dragão que é satanás e também pelejaram o dragão e os seus anjos, os demônios, todavia não prevaleceram, satanás perdeu, nem mais se achou no céu lugares para eles e foi expulso o grande dragão, a antiga serpente  que se chama como diabo e satanás aquele que é o sedutor e que engana a todo o mundo!! E sim foi atirado para a terra e com ele os seus anjos e então ouvi grande voz do céu proclamando: agora veio a salvação, poder e o reino de Nosso Deus e autoridade do Seu Cristo pois foi expulso o acusador de nossos irmãos”; foi expulso, satanás do céu porque ele é o acusador dos irmãos!

Ele tem acesso ao céu e está a acusar os irmãos tal como você vê na estória de Jó ele teve acesso ao céu para acusar Jó.

“o mesmo que os acusa de dia e de noite”, e Jesus Cristo é o nosso advogado de defesa.

“eles, pois, o venceram por causa do sangue do cordeiro e por causa da palavra e do testemunho que deram e mesmo em face da morte não amaram a própria vida, a vida física, e por isso festejai aos céus e vós que habitais e ai da terra e do mar depois que o diabo desceu até vós cheio de grande cólera sabendo que pouco tempo lhe resta”.

Satanás foi expulso do céu e este é o período da cólera e da ira de satanás que é a GT.

Queridos irmãos vejam em LC 21:36: “vigiai, pois, a todo o tempo orando para que sejais havidos por dignos para que possais escapar de todas estas coisas que hão de suceder e estar em pé na presença do filho do homem”, isto é, para estares na primeira ressurreição em pé a frente de Jesus Cristo quando Ele retornar.

Por isso temos que estar a vigiar e orar para que sejamos considerados como dignos e para que possamos escapar e temos que estar a obedecer aos mandamentos de Deus e ter a fé DE Jesus Cristo como lemos em AP 14:12 a pouco.

E por isso queridos irmãos nós temos que obedecer aos Sábados semanais, os Sábados anuais, dias santos, por ex. o dia das trombetas, o dia da expiação, o primeiro dia da festa, o oitavo dia da festa são dias santos, isto é, são das de descanso sabático e leia isso em LV 23:32 e outros.

Então continuando a ler em AP 12:13-14: “quando pois o dragão se virou atirado para a terra perseguiu a mulher, isto é, a igreja, que dera à luz um filho varão e lhe foram dadas à mulher as 2 asas da grande águia para que voasse até ao deserto”; não é para o céu ou raptado ao céu, um rapto secreto ao céu mas “vão ser protegidos no deserto ao seu lugar durante um tempo, tempos e metade de tempo fora da vista de satanás que não a poderá tocar porque serão protegidos”.

Queridos irmãos o que vemos aqui é que a igreja vai ser protegida mas o ponto importante é que vamos ver que é só parte da igreja como vimos: 2 estão no campo e um foi protegido e outro não, mulheres a trabalhar no moinho, uma foi levada e outra não e vemos aqui que foi dada à mulher asas para voar ao deserto mas não são todas as mulheres foi só parte da igreja e não a todos os membros da igreja.

E queridos por isso é que precisamos de ser considerados por Deus dignos e não é nada que eu faça ou você e sim é para Deus o considerar digno e você então está perto de Deus? Isso é importante.

Veja aqui em AP 3:10: “porque guardaste a palavra da minha perseverança também Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro para experimentar os que habitam sobre a terra”.

Porque perseveraste e te mantiveste fiel até este momento vais ser protegido quando houver esta GT que é a hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro!

Veja aqui também em MT 24:15: quando, pois, vires o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel no lugar santo quem lê entenda e então os que estiverem na Judeia fujam para os montes” e depois adiante no v. 21: “nesse tempo haverá grande tribulação como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e não haverá jamais”; e esta é a GT.

Queridos irmãos voltem a DN 12:11: “depois do tempo em que o sacrifício for tirado, isto é, a tal abominação da desolação, o sacrifício diário for tirado e posta a abominação desoladora haverá ainda 1.290 dias”.

Então aqui se vê uma contagem de tempo que está a diminuir e veja em DN 11:31: “dele sairão forças que profanarão o santuário, a fortaleza nossa, e tirarão o sacrifício diário estabelecendo a abominação desoladora”; este DN 11 já aconteceu quando Antíoco Epifânio no ano 168 AC fez isso mas isso é profético porque Jesus Cristo apontou para vir acontecer e está a dizer que vai ser ao tempo do fim e por isso não está a falar que houve um caso semelhante no ano 70 em que o templo foi destruído mas está agora a falar acerca  da abominação desoladora quando eles vão oferecer porcos, animais impuros aonde oferecem sacrifícios e isso ainda tem que vir a acontecer e como eu ainda não sei!

Vejam então continuando aqui em AP 12:15-17: “então a serpente arrojou da sua boca atrás da mulher, da igreja, água, possivelmente idealizando um exército militar, como um rio a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio a terra, porém socorreu a mulher e abriu a sua boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado da sua boca”.

v. 17: “então irou-se o dragão contra a mulher mas visto que não podia tocar nesta parte da mulher que fugiu então foi pelejar contra o resto dos descendentes da mulher”; qual é o resto? Como dissemos são 2 a trabalhar no campo ou 2 a trabalhar no moinho e uma é levada e outra não e são membros da igreja e membros desta mulher simbólica aqui e por isso os outros que ficaram para trás mas que ainda são membros da igreja como diz aqui: são os que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho DE Jesus.

E por isso esses são cristãos mas não foram considerados dignos de serem protegidos dentro daquele primeiro grupo e por isso agora satanás vira a atenção para o resto dos santos que estão espalhados pelo mundo; e como os vai perseguir? Vai persegui-los destruindo a liberdade religiosa dos países em que estão e por que?

Porque estas pessoas hoje em dia estão protegidas porque há liberdade de religião e quando satanás atacar e destruir esta liberdade dos países de descendência israelita ou de fala inglesa quanto mais destruirá a liberdade de religião como em outros países como o Brasil ou seja onde for.

Veja aqui em OS 5:3-7: “a soberba de Israel abertamente o acusa Israel e Efraim cairão por causa da sua iniquidade”; o Israel inteiro que incluiu a Inglaterra, os Estados Unidos e outras nações de fala inglesa

“e Judá, como se chama hoje em dia Israel no Oriente Médio, cairá juntamente com eles”; quer dizer que estes 3 grupos de nações, particularmente a nação de Israel no Oriente Médio que é Judá e as nações de fala inglesa como a Inglaterra, Estados Unidos e outras cairão conjuntamente uns com os outros.

E diz assim no v. 7: “aleivosamente se houveram contra o Senhor porque geraram filhos bastardos”; por causa da imoralidade que tem tido estão a educar filhos desobedientes a Deus, filhos pagãos.

“agora a lua nova os consumirá com as suas porções”; a palavra festa não está no hebraico, a lua nova é um período de 1 mês e num período de 1 mês serão destruídos e quem vai fazer vocês podem ler no SL 83:4-8 que é uma confederação, uma união, possivelmente um califado sunita com provavelmente a Alemanha um ódio contra estas nações e visto que é um mês, é um período de 30 dias.

Ora se a abominação desoladora foi um período de 1.290 dias antes, 30 dias depois, 1.260 dias e então vemos aqui em DN 12:6-7: “um deles disse ao homem vestido de linho que estava sobre as águas do rio: quando se cumprirão estas maravilhas? E ouvi o homem vestido de linho que estava sobre as águas do rio quando levantou a mão direita e a esquerda ao céu e orou por Aquele que vive eternamente que isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo”.

Um tempo representa um ano, dois tempos representam dois anos, isto é, um total de 3 anos e metade de um tempo que é meio ano, são 3 anos e meio que dá 1.260 dias.

E quando se acabar o poder do povo santo, o poder desta nação, sim, são desobedientes mas são o povo que Deus chamou para fazer uma missão, sim, mas falharam por causa da desobediência e isso é fisicamente mas o poder do povo também será espiritualmente.

Quer dizer que a obra de Deus vai parar e por que? se metade da igreja foi levada para o deserto e fugida da presença de satanás a outra que está sendo perseguida porque a nação foi atacada a igreja de Deus vai parar de pregar o evangelho e por isso então se torna a necessidade de haver as 2 testemunhas a pregar durante esses 3 anos e meio como lemos em AP 11:3-6.

E por isso então uma vez que estamos agora a ver estes acontecimentos e estamos a ver a GT que é o 5º selo dos 7 selos que está em AP 6:9: “quando se abriu o quinto selo vi debaixo do altar as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam e clamavam em grande voz dizendo: até quando óh soberano senhor, santo e verdadeiro, não julgas nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra”; aqui, claro, está a falar de uma maneira figurativa onde as pessoas estão mortas e como estivessem a falar e estão a dizer: quanto mais tempo estaremos aqui na sepultura à espera da ressurreição?

Até mais outros sofrerem durante o período da GT

“e então a cada um deles foi dada uma vestidura banca, queridos irmãos, dada, ou seja, você não vai comprar e sim dada por Deus e lhes disseram que repousassem, isto é, a se manter mortos, a dormir, por um pouco mais de tempo até se completasse o número dos seus conservos e irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram”.

E por isso aqui é este período que é o período da tribulação e depois disso vem o 6º selo e o que é este selo? São os sinais celestes e ao fim do sexto selo o que é que temos? É dizer que agora vem a ira do cordeiro porque chegou como se vê aqui no v. 17: “chegou o grande dia da ira deles, do cordeiro, do Pai e do filho e quem é que pode suster-se?”

O dia do Senhor se aproxima como lemos em JL 2:31 e então antes disso de Deus intervir Ele vai ter que selar os seus santos aqueles que durante o período da GT se converteram durante esses 3 anos e meio e que foram encurtados para 2 anos e meio que falta um período que é o 7º selo, a irado Senhor, então esses que se converteram por causa do testemunho que nós estamos a fazer hoje e as pessoas vão ver e vão dizer olha eu devia ter me arrependido e vai haver as 2 testemunhas a trabalharem nessa altura.

Então, essas pessoas irão se arrepender e em AP 7 se vê 144.000 dos israelitas e uma grande multidão de gentios que vão ser protegidos durante esse período para não serem afetados do que vai acontecer durante o período do sétimo selo.

E então está descrito em AP 8: “quando o cordeiro abriu o sétimo selo ouve um silêncio no céu cerca de meia hora e então lhes foram dadas 7 trombetas”; que é simbolismo do Dia das Trombetas.

Então no dia das trombetas nós, eu e os ministros da igreja de Deus vamos abordar este tema do dia das trombetas que são as 7 trombetas do sétimo selo do livro de AP.

E destas sete trombetas a últimas delas será a vinda de Cristo e será explicado no Dia das Trombetas.

E por isso queridos irmãos o que é que nós temos de fazer? Vejam aqui por ex. em MT 24:45-46: “quem é, pois, o servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou os seus conservos para darem seu sustento ao seu devido tempo”.

Qual é o servo fiel que Deus deu esta confiança? e “bem aventurado aquele servo de quem o seu senhor quando vier o achar fazendo assim” e temos que estar a trabalhar, a vigiar, a vencer até ao fim.

Por isso queridos irmãos, sim, vamos encontrar tempos difíceis e vamos encontrar dias terríveis mas temos uma esperança que Deus vai intervir e não é o homem ou coisas que vamos fazer na terra porque o que façamos ou não será ainda o maior caos.

Queridos irmãos esta é a nossa única esperança que é a vinda de Cristo simbolizada por um dos dias santos do plano de Deus que é o Dia das Trombetas e ouviremos mais acerca das trombetas no próximo sermão do Dia das Trombetas!

Amém!!