Pregando o evangelho e preparando um povo

Os sete selos de Apocalipse: Profecia do mundo de amanhã, parte 1

Você está aqui

Os sete selos de Apocalipse

Profecia do mundo de amanhã, parte 1

Download (Baixar)
MP3 Audio (42.23 MB)

Download (Baixar)

Os sete selos de Apocalipse: Profecia do mundo de amanhã, parte 1

MP3 Audio (42.23 MB)
×

Eventos proféticos antes do sinal do Filho do Homem.

Transcrição

Bom dia, boa tarde, queridos irmãos! Aqui é Jorge de Campos.

Imagine: você estar num cinema a ver um filme e do lado o mundo do amanhã. Mas, antes, do mundo de amanhã neste filme, vê-se uma cena de abertura de acontecimentos destes eventos antes do mundo de amanhã. Nesse filme, por exemplo, vê-se 4 cavalos e seus cavaleiros, terríveis a cavalgar no ecrã e esse filme, então, descreve estes 4 como se fosse uma mensagem de sofrimento através dos séculos até eventos que acontecerão que introduzirão o mundo de amanhã, o maravilhoso mundo de amanhã, a utopia vindoura.

Depois destes 4 cavalos e cavaleiros, vê-se outros acontecimentos adicionais: o 5º é a descrição figurativa daqueles que morreram por causa da palavra de Deus e do testemunho que sustentaram e que vão ter que repousar. Isto é, vão ter que continuar mortos, continuar a dormir. Por isso, é uma descrição figurativa por mais tempo até que o número de seus irmãos, importante, isso significa que há um número específico de seus irmãos se completasse e depois, o outro evento, no caso seria o 6º, que está a ver nesse cinema, nesse filme, são eventos representando sinais celestes que representam a intervenção do filho de Deus na terra pois o dia da ira do Cordeiro chegou.

Queridos irmãos, como devem entender, eu estou pura e simplesmente a descrever os eventos revelados no livro de Apocalipse, o livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com 7 selos, os quais, foram metodicamente desatados antes do maravilhoso mundo do amanhã, antes da maravilhosa utopia vindoura na terra.

Parece incrível, irmãos, mas o apóstolo João teve uma visão, como vemos em Apocalipse capítulo 10 versículo 1:

Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,

Viu-se numa visão para o tempo do futuro que é decretado como o dia do Senhor. O dia quando o Senhor Jesus vai intervir no mundo, o dia do sétimo selo. O apóstolo João descreve eventos mundiais de uma maneira geral, eventos mundiais antes do sinal da intervenção do Filho do Homem, eventos a volta ou durante a 2ª vinda de Cristo e terceiro, eventos, está claro, depois da sua 2ª vinda.

Ora, o livro de Apocalipse descreve esta visão, desses eventos, como disse, são eventos descritos de uma maneira geral, não é com grandes e todos os detalhes, sim dá um grande número de detalhes – dá – mas estes eventos antecedentes não são descritos exactamente específicamente detalhadas como as coisas vão acontecer, mas dá-nos uma boa ideia geral.

Por isso, irmãos, hoje, eu tenciono abordar estes eventos em forma resumida para vos dar uma visão dos acontecimentos antes da intervenção, isto é, da ira do Cordeiro. Em outras palavras, eventos dos primeiros seis selos do livro de Apocalipse.

Queridos irmãos, temos um Guia de Estudos intitulado O livro de Apocalipse aborda com maiores detalhes os assuntos que vou abordar hoje. Igualmente, temos outro Guia de Estudo intitulado Estamos vivendo no tempo do fim? Que digamos assim são dois Guias de Estudo em paralelo abordando eventos antecendentes da vinda de Cristo.

Ora, por quê que é importante abordarmos estes eventos?

  1. Para entendermos que o tempo está curto;
  2. Para compreendermos o que precisamos de fazer, precisamos estar prontos!
  3. Para entendermos que deve acontecer antes da vinda de Cristo.

Uma vez mais, estou a dar isto de forma resumida.

Quando Jesus Cristo vier, precisamos entender que ele vai estabelecer o reino milenial na terra; um reino por mil anos. Sim, esse reino será eterno mas, a primeira fase deste reino, é de mil anos. Depois de mil anos, o resto dos mortos ressuscitarão … como lêem em Apocalipse 20. Por isso, precisamos de entender que este reino milenar vai ser um maravilhoso mundo do amanhã na terra; vai ser uma coisa maravilhosa.

Talvez a melhor analogia para descrever isto é a situação de uma senhora grávida a espera de um bebê. Mais que alegria, que dias maravilhosos são os dias em que aquele bebê nasce! E aquele bebê está a crescer e estamos a ensiná-lo a responder, a andar, a engatinhar, mais que beleza! Uma coisa tão bela. Mas, antes da mãe dar a luz, essa grande bênção que é  bebê, nesta analogia, esse bebê seria o maravilhoso mundo de amanhã quando Jesus Cristo estiver a reinar na terra. Mas antes deste mundo maravilhoso vir, tal como nesta analogia, seria antes do bebê nascer, quando a mulher gestada, passa por dores de parto que vão ficando cada vez mais forte e acontecendo cada vez mais uma perto da outra até que chega o ponto que vai ser tão grande que … depois disto há uma grande alegria quando o bebê nasce.

Por isso irmãos precisamos de entender que o livro de Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo como lemos no capítulo 1 versículo 1:

Revelação de Jesus Cristo, que Deus [o Pai deu a Jesus Cristo] lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,

Queridos irmãos, é uma revelação. O livro de Apocalipse é uma revelação; é revelação de Jesus Cristo que ele recebeu do Pai. Por isso, vemos quando lemos este livro de Apocalipse, vemos que inicialmente Jesus Cristo dá uma mensagem a Igreja de Deus. A Igreja de Deus através dos séculos. A igreja é descrita em sete eras ou, digamos assim, sete atitudes espirituais; usando o simbolismo de características das sete Igrejas, ou digamos assim, de congregações na Ásia – aonde, hoje, chamamos Turquia, que era parte de uma rota de correio, ia de uma para outra parte; o correio era enviando para essa área e seguia essa sequência e assim vemos este simbolismo que representa sete eras, sete períodos da Igreja de Deus durante estes milénios entre a I e a II vinda de Cristo.

Em apocalipse capítulo 1 versículo 4, João está a descrever as sete Igrejas que se encontram na área da Turquia, isso na Ásia.

João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do trono

Por isso, vemos aqui uma mensagem que era para essas sete eras da Igreja. Ora, essas sete eras, são também estados espirituais da Igreja porque conforme a Igreja avança durante os anos, centenas, milénios de anos – esse período, a igreja passa por várias experiências e estados espirituais. Estes estágios espirituais não são só da Igreja como um todo, como congregação; mas também individualmente, em que nós nos possamos encontrar. Nós podemos estar num estado espiritual representado pela descrição das Igrejas de Apocalipse. Temos que nos analisar a nós próprios, aonde é que estamos, no nosso desenvolvimento espiritual e para vermos os conselhos que Jesus Cristo dá a estas Igrejas porque são também aplicáveis a nós.

Por exemplo, veja em Apocalipse 2 verso 4:

Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.

Você, na sua vida, na igreja, está num ponto em que abandonou este entusiamo, este primeiro amor?

Veja outro exemplo no versículo 9, isso é noutra igreja representando uma outra atitude.

Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de satanás.

Vemos aqui que alguns sofrem certas dificuldades, certas perseguições, não são ricos mas espiritualmente são ricos. É o que está a dizer. Para tal, precisamos nos analisar: estamos a vencer estes problemas, essas dificuldades que o mundo apresenta a nós?

A outra, vê-se no versículo 13:

Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé [vemos aqui um estado espiritual que algumas pessoas não estão a negar a fé e não estão a rejeitar a Deus. Por isso vemos estado ou atitude espritual em que nós estamos], ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde satanás habita.

Vejam também no versículo 14:

Tenho, toddavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel [vê-se aqui alguns que fizeram concessões, liberdades, deixaram certas coisas pagães entrar nas suas vidas] para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.

Versículo 19:

Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

Alguns na sua situação espiritual estão a crescer. Estou a perguntar: você está a crescer? Qual é a profundidade das suas obras espirituais? Você está a crescer? Está a fazer obras para o crescimento da obra de Deus? Você está a construir com ouro, pedras preciosas, com prata? Ou você está a construir com madeira, palha ou coisas desse gênero que vão queimar?

Veja outro, no capítulo 3 vresículo 1:

… conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.

Então, a sua situação particular, individual na Igreja é uma “ai, eu sou um membro da igreja, eu sou um cristão” mas a sua vida espiritual está morta? São perguntas que temos que perguntar a nós próprios e nos examinar igualmente a nós próprios. No versículo 10, do mesmo capítulo, vê-se aí:

Porque guasdaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação [grande tribulação que vamos abordar daqui a pouco] que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a a terra.

Aqui está uma atitude fiel, quando essas pessoas estão prontas, eles vão ser protegidos porque diz assim que eu te guardarei … quando vier a grande tribulação, estes com estas atitudes de perseverança, a Bíblia diz, Jesus Cristo diz que vão ser protegidos.

Depois vemos aqui outro exemplo no versículo 17:

Pois dizes [aqui vemos outros com outra atitude espiritual]: estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma [eu sei tudo, eu tenho conhecimento espiritual], e nem sabes que tu és infeliz [espiritualmente], sim, miserável, pobre, cego e nu.

Aqui vemos que alguns estão espiritualmente orgulhosos e as suas obras não têm valor espiritual.

A todas estas eras ao longo da história da Igreja, durante as centenas de anos que passaram entre a I e II vinda de Cristo ou todas estas atitudes, Jesus Cristo diz: “quem tem ouvido, ouça o que o Espírito de Deus diz as Igrejas”. Por isso, precisamos tomar atenção, pois, aonde é que estamos espiritualmente? Estamos a examinar-nos, a ouvir para nos arrependermos e para nos aprontarmos, ataviarmos para a vinda de Cristo?

Por isso irmãos, isso é aplicável a todos os membros da Igreja de Deus. Esteja em que “era” tenham ouvido, seja em que altura dos anos entre a I ou II vinda de Cristo, a qualquer altura desses anos é que tenham vivido.

Certamente, nós como cristãos precisamos de dar atenção a estas mensagens e receber a correcção necessária, a instrução destas sete mensagens às sete igrejas de Deus, às sete eras ou sete gêneros de atitudes gerais ou espirituais que podem existir na Igreja de Deus. Por isso, estas mensagens nos dizem que temos de ter obras espirituais, precisamos nos arrepnder, precisamos vencer o pecado, precisamos desenvolver o carácter de Deus.

Sim, você tem a sua personalidade individual mas você precisa de ter o carácter de Deus, precisa de ser unido com Deus tal qual Deus é unido com Cristo porque tem o mesmo carácter (João 17:21-23 João 17:21-23 [21] para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. [22] E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; [23] eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.
Almeida Atualizada×
). Não quer dizer que são as mesmas pessoas, mas precisamos ser um, unidos, também. Seguir o exemplo, a maneira de viver, o sentimento, a maneira de pensar – isto é, ter o mesmo espírito, pensar; tal como Jesus nos mostrou como padrão quando Ele viveu na terra.

Por isso, a promessa dessa lealdade é que vamos reinar com Cristo no milénio e depois, eternamente.

Ou, outra mensagem de que precisamos além de ter obras espirituais e nos arrepender; é que a vinda de Cristo é eminente. Vejam no versículo 11, do capítulo 3:

Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Precisamos de estar prontos. Vejam em Mateus 24 versículo 44:

Por isso, ficai também vós apercebidos [queridos irmãos, estamos a entender bem?]; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

Precisamos de estar prontos. Não sabemos quando Jesus Cristo virá.

Muitos gostam de se concentrar em especulações. «olha, vê esta coisa, isto está a acontecer e depois põe esta coisa, as mensagens no facebook, usam isto, usamo outro sistema de mídia social; estão a ver; as pessoas estão a dizer isto e aquilo; estão a reenviar as mensagens que muitas delas são profecias falsas». São pessoas que não entendem o que o livro de Apocalipse diz, a sequência de eventos que o livro de apocalipse diz e então, tem estas mensagens, estes avisos pela mídia social “olha que Cristo tal e tal…”.

Queridos irmãos, sim, a vinda de Cristo está perto, mas por favor, não fiquem iludidos por engano de centenas e centenas destes falsos profetas, centenas e centenas destes falsos profetas e depois, irmãos, não sabemos quando Jesus Cristo vem, a data – ninguém sabe o dia ou a hora. Por isso, temos que estar prontos sempre. Por que? Porque para você, Jesus Cristo pode vir hoje, se você morrer hoje, ou se falecer amanhã, em pontos práticos, digamos assim, para voc~e Jesus Cristo já veio. Não veio literalmente porque você ainda vai dormir até a real vinda de Cristo mas, não pode fazer mais nada até quando Cristo vier.

Por isso, esse livro de Apocalipse implora, esse livro de Apocalipse, na nossa Bíblia, implora ao povo de Deus para ter cuidado com a situação espiritual de nós próprios. Temos que estar sempre prontos. Lembrem-se disto irmãos. Não sejam enganados.

Então, os capítulos 4 e 5, vê-se a visão de João que ele encontra-se no área do trono e então, João vê o centro do Governo sobre o Universo, com Deus Pai presente e o mundo de hoje, por outro lado, é simplesmente um mundo que é permitido, temporariamente, satanás está a reinar. E por isso, a visão de João é que o sistema humano com suas práticas de corrupção, com seus governos de corrupção vão ser destruídos e extintos para sempre. O mundo de hoje, que é permitido por Deus, temporariamente liderado pelo diabo, vai ser finalmente substituído e eliminado pelo governo do Messias que governará com compaixão e justiça na terra.

Queridos irmãos, nenhum governo, nenhum presidente, que as pessoas do mundo possam eleger ou a passar por eleições, nenhum desses governantes vai trazer a paz, compaixão e justiça à terra. O único que vai trazer é o governo de Jesus Cristo. Por isso é que oramos que a sua vontade seja feita na terra como é feita no céu. Venha o teu reino.

E, queridos irmãos, o reino de Deus, é o Governo de Deus debaixo das mãos de Deus, é o Governo de Deus na terra. Por isso, vê-se no capítulo 5, que João vê o Pai no trono com um livro e então, Jesus Cristo é o único             que pode abrir este livro. Este livro está selado com 7 selos.

Lembrem-se que na Bíblia, o nº7 representa completeza, inteireza, selado, fechado.

O mundo não entende a não ser que entendam o que foi revelado por Jeus Cristo, como lemos em Apocalipse 1:1 Apocalipse 1:1Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João;
Almeida Atualizada×
; revelação de Jesus Cristo, que o Pai lhe deu e foi revelado a João, João escreveu para nós entendermos, aos servos de Deus. Se você não está a entender este livro, então suas profecias e coisas ‘proféticas’ que você mete no facebook são falsas.

Vemos aqui no capítulo 5 que Jesus Cristo tem papel central nessa revelação, ele foi quem se ofereceu como sacrifício pelo pecado que trará a justiça e o governo perfeito para a terra. Irmãos, esta é a nossa única esperança de haver liberdade na terra, liberdade em Angola, liberdade na Europa, liberdade em Portugal, liberdade no Brasil. Queridos irmãos, é a chance, a verdadeira e única chance de liberdade na terra! Liberdade!

E por isso vamos abordar um bocadinho mais, de forma detalhada, num ponto resumido, os primeiros seis selos destes sete. Pondo noutra maneira, são antecedentes de quando Jesus Cristo começa a intervir, isto é, são antecendentes da vinda do Senhor! A vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, estes eventos de intervenção dele, culminando com a sua vinda, é o sétimo selo. Vou repetir para entenderem bem: os eventos da intervenção de Jesus Cristo culminando na II vinda de Cristo é o 7º selo que é representando por sete trombetas e a sua vinda é na sétima trombeta, a última trombeta. Por isso, no capítulo 6, diz assim:

Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem!

No versículo 2, temos o 1º selo: vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro [tem a missão de conquistar] com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.

Queridos irmãos, isso não é Jesus Cristo. Este cavalo branco de Apocalipse 6, versos 1 e 2, não é Jesus Cristo. Não tem nada a ver com o cavalo branco de Apocalipse 19. Pois, no capítulo 19, vejam aí brevemente, vejam por exemplo no versículo 11:

Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.

Veja no versículo 13:

Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;

O Verbo que se encarnou que é Jesus Cristo, o Verbo que existia com Deus, que era da forma de Deus, que se esvaziou, veio para a terra como lemos em Filipenses 2 versículo 6 e que nunca foi insulto ele dizer, como lemos em Filipenses 2:6 Filipenses 2:6o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
Almeida Atualizada×
, que era igual a Deus.

Veja no versículo 16, de Apocalipse 19:

Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Isto é, Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, o Verbo de Deus que é o REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Quando ele vem neste cavalo branco de Apocalipse 19 é, sem dúvida, Jesus Cristo. Mas o cavalo do capítulo 6 versículo 2 de Apocalipse representa a religião falsa, representa os falsos ministros, os falsos pastores que se vestem como se fossem ovelhas mas por dentro são lobos; vestem-se como ministros de Jesus Cristo tal como satanás aparece como anjo de luz mas não é de luz e também representa falsos líderes que vão dizer que trarão paz a seu país: “olha, votem por mim porque eu trarei paz ao Brasil!” [ou Angola – ou qualquer país!]  E seja da direita ou da esquerda nenhum deles traz paz!.

Queridos irmãos, nós temos que estar convictos e convencidos que somos embaixadores de Cristo, representando o governo de Deus, o governo de Cristo e os embaixadores doutras nações não se envolvem nas políticas locais, ou pelo menos não devem se envolver porque o verdadeiro Messias que é Jesus Cristo virá e trará paz, liberdade ao seu país. Seja em Moçambique, seja em Angola, seja no Brasil, em Portugal, seja Macau, Goa, Timor Leste, ou seja onde for. É Jesus Cristo que virá e trará paz à terra.

Queridos irmãos, Apocalipse 6:2 Apocalipse 6:2Olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vencendo, e para vencer.
Almeida Atualizada×
está a falar de impostores, falsos libertadores, sejam reis ou sejam senhores; sejam governantes ou sejam ministros. Falsos libertadores que procuram conquistar, dominar mas no processo, quando fazem isso para terem mais poder para eles próprios, sim, dizendo que querem o bem da nação mas realmente estão a causar problemas, dificuldades para aqueles que não concordam com eles.

E, queridos irmãos, quantos libertadores, quantos falsos ministros, quantos falsos pastores tivemos e temos que só estão interessados no lucro, no dinheiro que recebem? Por causa desses, malfeitores corruptos, falsos líderes, governantes falsos, políticos, àqueles que não são verdadeiro REI DOS REIS e desses falsos ministros que não são sujeitos, discípulos de Jesus Cristo. Por causa disso, vai haver dificuldades, sangue – o cavalo vermelho que é o capítulo 6 versículo 4:

E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outrs; também lhe foi dada uma grande espada.

Haverá guerra: guerra entre nações, guerras entre povos; tiram a paz do mundo por que? Para eles ganharem, para eles terem mais poder. Por isso, tem havido guerra e não tem havido paz neste mundo, irmãos. E, qual é o resultado das guerras, das lutas, divisões? Há falta de comida, há fome. E por isso lemos nos versículos 5 e 6:

Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão [a comida básica torna-se cara ou fazem-se comidas alteradas, ou alimentos geneticamente modificados e todas outras coisas que vêm por aí por causa do motivo do lucro, do ganhar dinheiro].

E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho.

Por causa dessa falta de comida, por falta de boa dieta alimentar, por causa da fome, falta de dinheiro para comprar comida saudável – o que resta para as pessoas? Acabam por comprar comida mais barata e mais económica para encher o estômago. Por exemplo: comem mais carbohidratos, em vez de comerem uma refeição, uma alimentação equilibrada, com legumes e vegetais. Hoje em dia, queridos irmãos, comemos muito pouco legume e a nossa dieta não é equilibrada. Então, o que se passa? Como devem saber, carbohidratos se transformam (no interior humano) em açucar simples. Exemplos de carbohidratos: arroz branco, massa alimentar, farinhas, comidas desse gênenro. Não estou a dizer que não devemos comer destas coisas, estou a dizer que precisamos de uma dieta equilibrada e ainda pior, se estamos a comer comida feita a pressa (fast food), comida feita com produtos que não são frescos, comidas que não apodrecem – isso não faz bem ao nosso sistema interno.

O que é que acontece? Os nossos intestinos acabam por apodrecer; ao fim de anos e anos de não comer boas comidas, estamos a destruir a nós próprios. Estamos a causar problemas de diabetes, estamos a pôr peso mas ainda temos fome porque não há dinheiro por causa das guerras, lutas, dificuldades que existem e por isso temos aqui este cavalo preto que é esta fome. Depois, o que acontece? Doenças, pestes, pandemias, queridos irmãos, está aprovado que se tens uma boa imunidade, e se estás a comer má comida, o seu sistema imune enfraquece; se você tem um sistema imune forte, tens uma boa saúde acerca da imunidade, isto é, não tens tendência de seres diabético ou pré-diabético, você tem menos probabilidade de sofrer por causa desta pandemia. Isto é um facto, é realidade. Mas o que temos nesta pandemia universal, esta mortandade universal, este 4º selo, 4º cavalo, amarelo – como lemos em Apcalipse 6 versículos 7 e 8:

Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem!

E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Mortee o inferno [isto é, hades; sepultura] o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.

O resultado é que a quarta parte da terra vai morrer pela fome, pela espada, co a mortandade e as feras. A combinação destes quatro cavalos e cavaleiros porque estão a cavalgar em sequência e estão a cavalgar mais fortes e o resultado é que um quarto da população mundial morrerá por estas condições, irmãos. É muita gente! É muita gente!

Jesus Cristo fez referência a estas condições em Mateus 24 versículos 3 a 8:

No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.

E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. [1º Cavalo: Branco. Isto é, falsos profetas]

Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.

E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é fim. [2º Cavalo]

Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes [3º Cavalo] e terremotos em vários lugares; [4º Cavalo:]

Jesus Cristo profetizou isto; estas pestes, estes terramotos, estas guerras; é o que estamos a ver hoje em dia. Por isso irmãos, como diz no versículo 8, de Mateus 24:

Porém tudo isto é o princípio das dores.

Irmãos, isso é o começo das dores. É o começo destes problemas mundiais. Lembram-se do exemplo que eu dei acerca da senhora grávida, que estas dores começam? É o começo das dores. As grandes dores estão porvir que é a grande tribulação. Vejam em Mateus 24 versículo 9:

Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

Os cristãos é que vão ver a grande tribulação. Haverá grande tribulação como lê-se no versículo 21. Grande aflição, grande impacto no povo espiritual de Deus, na Igreja de Deus e, sim, nas nações do povo de Deus, da casa de Jacó. Como Jeremias 30 versículo 7:

Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela.

O tempo de angústia para Jacó. Ora, Jacó teve o seu nome mudado para Israel e ele teve 12 filhos – as doze tribos de Israel que abordamos num sermão prévio acerca das promessas de Deus à Abraão porque Deus é fiel. Mas, antes dessa fuga, porque, como lemos em Mateus 24, vai haver uma oportunidade de fuga, quando vires a abamonição da desolação – foge! Antes dessa fuga alguns cristãos vão ser protegidos, antes dessa grande tribulação, perdão, vai haver esta fuga em que alguns cristãos vão ser protegidos. Em Apocalipse 3 versículo 10, lido alguns minutos atrás que diz:

Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardaderei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.

Isso será quando as grandes dores de facto se manifestarão. Hoje, é somente o início de dores mas estas grandes dores vierem que é a grande tribulação – diz assim – aqueles que guardaram a palavra da minha perseverança, há uma promessa aqui, diz que eu também te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro. A grande tribulação há de afectar o mundo inteiro.

Por isso lemos em Lucas 21 versículo 36:

Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.

Também fala em Apocalipse 12 no versículo 14:

e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

O resto da Igreja, como lemos no versículo 17:

Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus… não escapará.  E por isso, vai ser só com alguns que se mantiveram fiéis, como lemos em Apocalipse 3:10 Apocalipse 3:10Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr � prova os que habitam sobre a terra.
Almeida Atualizada×
, são aqueles que guardaram a palavra da minha perseverança.

No entanto, há uma outra atitude da Igreja em Laodicéia que diz assim, no versículo 18, de Apocalipse 3:

Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

Isto é, recomendo que passes a grande tribulação por isso é que parte da Igreja vai ser protegida e parte da Igreja não vai ser protegida – vai passar pela grande tribulação. Onde é que nós estamos, onde é que você está? Por isso é que temos que nos examinar. Lucas 21:36 Lucas 21:36Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.
Almeida Atualizada×
“orai e vigiar para estar prontos, para puderem escapar, para serem considerados dignos, por Deus, de estar em pé à vinda de Cristo.”

Por isso, o 5º selo, em Apocalipse 6 versículo 9, diz que vai haver mais cristãos que vão sofrer e isto está em paralelo com Daniel 12 versículo 1:

Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande princípe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve [grande tribulação], desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.

E durante este período, haverá uma grande perseguição dos santos, aqueles que estão a aprender a ser fiéis a Deus ou que não se arrependeram, no tempo comum, e vão se arrepender na grande tribulação. Se este dia de aflição não fosse cortado pela intervenção de Deus e de Jesus Cristo, lemos em Mateus 24 versícuo 22:

Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.

Como? Pela intervenção de Jesus Cristo. É o 5º selo que lemos de Apocalipse 6 versículo 9 a 11 que simboliza os cristãos martirizados. Outros cristãos serão protegidos. Mas, como vemos aqui, Deus há-de intervir para salvar a humanidade da sua própria falta de humanidade. Porque senão a humanidade destruiria a terra. Por isso que não vai ser o fim do mundo porque Deus vai intervir. Se Deus não intervisse, seria o fim do mundo. Mas, graças a Deus, não será o fim do mundo. Essa intervenção de Deus, esse sinal da intervenção de Deus, esse sinal do Filho do Homem, como lemos em Mateus 24 versículos 29 a 30:

Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol se escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. [6º selo: sinais celestes]

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.

É o que lemos aqui em Apocalipse 6 versículos 12 a 17:

vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terramoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,

as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes,

e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.

Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes

E disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, [Este é o sinal da intervenção de Jesus Cristo]

Porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?

Chegou o Dia da intervenção de Jesus Cristo como lemos em Joel capítulo 2 versículo 31:

O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor.

Este é o 6º selo porque o 7º selo representa o Dia do Senhor. E este foi o período, como lemos em Apocalipse 1:1 Apocalipse 1:1Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João;
Almeida Atualizada×
, João foi transportado para este dia em visão, teve uma visão e nesta visão, estava durante neste período na intervenção de Jesus Cristo e estava a descrever estes eventos antecendentes e os eventos da intervenção de Jesus e sua vinda.

Queridos irmãos, como lemos aqui, o Dia da intervenção de Jesus Cristo vai ser um dia terrível, vai ser um dia de ainda mais problemas. Mas Cristo não vai castigar aqueles que se arrependeram, aqueles que se arrependeram durante a grande tribulação, aqueles que ouviram o evangelho pregado por nós mas que hoje ouvem mas não fazem nada, quando estas coisas acontecerem, vocês vão se lembrar que foi dito e aí vão se arrepender.

Por isso é que diz em Apcalipse 7 versículo 3:

… não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.

Lemos um bocadinho mais adiante no versículo 13 e 14:

… quem são e donde vieram?

Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: são estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,

São aqueles que se arrependeram durante a grande tribulação; lavados dos seus pecados, baptizados e voltam para Cristo e se arrependeram. Queridos irmãos, há uma esperança para estes.

Então, o cenário deste filme em forma de introdução, está a descrever os eventos antes da vinda de Cristo, os antecedentes da vinda de Cristo.

Depois disto, seguirá os castigos da terra, o 7º selo, que é o Dia do Senhor, inclui as sete trombetas, seguirá a vinda de Cristo, a prisão de satanás e o estabelecimento do Reino de Deus, isto é, o Governo de Deus na terra para fazer o mundo, um maravilhoso mundo de amanhã, para fazer da terra um paraíso, um jardim do Éden no mundo inteiro.

Em sumário: ninguém sabe quando Jesus Cristo vem; temos que estar prontos agora – isto é urgente. Temos que nos arrepender, temos que vencer o pecado, temos que desenvolver o carácter de Deus. Temos que dar o fruto espiritual. E lembrem-se da mensagem de Cristo nas sete primeiras cartas à Igreja que são avisos individualmente para nós, para as nossas condições ou estados espirituais.

Também, vimos uma sequência de eventos que nos é revelada por Jesus Cristo e o entendimento desta sequência é para nós acordarmos e para nos arrependermos agora. Vimos qe há quatro cavalos e seus cavaleiros, falsos libertadores civis e religiosos; vimos que haverá guerras, fome e morte por doenças, por mudanças de tempo, por várias coisas deste gênero. Depois, haverá a grande tribulação da Igreja e de Jacó, embora que parte da Igreja será protegida e depois, vimos o sinal que Deus dá – Chega! E começa a intervir: os sinais cósmicos e o sinal do Filho de Deus, é a Boa Nova que ele começa a intervir. Mas sim, haverá um período de cerca de um ano que haverá problemas na terra que é simboliado pelas sete trombetas. Por isso, os seus servos que se arrependeram durante a grande tribulação serão protegidos para não sofrer durante este período de castigo na terra.

No próximo sermão profético deste tema, do mundo de amanhã, então, ligaremos o significado das trombetas, os selos, com os dias santos de Deus e o estabelecimento do maravilhoso mundo do amanhã na terra. A utopia vindoura. O dia de grande felicidade. O estabelecimento do Governo de Deus na terra. O maravilhoso mundo do amanhã.