Páscoa e Pães Asmos durante o periodo do coronavírus

Você está aqui

Páscoa e Pães Asmos durante o periodo do coronavírus

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.46 MB)

Download (Baixar)

Páscoa e Pães Asmos durante o periodo do coronavírus

MP3 Audio (47.46 MB)
×

Os sete dias dos Pães Asmos dão-nos uma lição espiritual. Tal como a levedura faz o pão inchar, nós temos que ter cuidado da 'levedura espiritual' que nos faz arrogantes, soberbos, altivos. Assim tirando a levedura do pão e de nossas casas por sete dias é uma metáfora de precisarmos tirar o pecado da soberba e arrogância da nossa vida completamente. Quando estamos sem fermento (espiritualmente), então estamos humildes, submissos a Deus, e mansos. A falta de humildade e submissão a Deus, a falta da mansidão da sebedoria, tem causado e causa muitos problemas na sociedade, no país, nas Igrejas, e nas famílias. É hora de nos arrependermos. O tempo é curto, por isso precisamos de tomar atenção agora e arrependermos-nos, enquanto temos um pouco tempo. Seja em que país ou comunidade nós estejamos! Ouçamos este alarido forte! Arrependem-se!

Transcrição

PÁSCOA E PÃES ASMOS DURANTE O PERÍODO DO CORONAVÍRUS

DIA 09.04.2020

Sermão do ministro Jorge Campos

 

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O diabo tem uma falsificação de tudo e para tudo EXCETO para Os Dias dos Pães Asmos, e por que? Porque representam obediência as leis de Deus.

Vejamos então começando aqui a estória do EX 12 observando que observaram a Páscoa no 14ºdia do mês como se lê no v. 6 do primeiro mês ao crepúsculo da tarde e depois no dia 15 foi o dia em que saíram e vemos aqui em EX 12:31 diz assim: “levai convosco vossas ovelhas, vosso gado como se tem dito: ides embora e abençoado também a mim estava a dizer o faraó e os egípcios apertavam com o povo apressando-os e lançando-os para fora da terra e todos morreremos.

E então vê-se no v. 37: “assim partiram os filhos de Israel de Ramsés para Soco-te cerca de 600.000 a pé somente homens, provavelmente mais 600.000 damas e talvez 1.200.000 de jovens e crianças, isto é, para que mataram as mulheres e crianças.

Ora vocês veem isso representa quase 2, 5 Bi de pessoas e depois também foram com eles muitas pessoas que não eram israelitas de várias tribos e disse assim: “também subi com eles um misto de gente de várias tribos, quer dizer, não israelitas, egípcios, ovelhas, gado, muitos animais e imaginem talvez aproximadamente 3 MI pessoas e saírem todos ao mesmo tempo nesta noite para parecer muito lembrada e diz assim: “essa noite se observará ao Senhor, vê-se no v. 42 que este ano do ano de 2020 foi a noite de 8 para 9 de abril!  De 4ª. para quinta o primeiro dia dos pães Asmos.

E por isso esse ano saíram e depois na noite em que saíram no dia 15 que foi a noite seguinte porque está claro 3 MI pessoas e por tudo junto e organizado e demorou esse dia e a noite saíram ao observarem a Páscoa durante a noite prévia e como sabem nenhum podam sair da porta da casa até a manhã seguinte como leem por ex., em EX 12:22 quando observaram a Páscoa disse a nenhum de vós saia a porta da sua casa até pela manhã.

Por isso observaram a Páscoa, a noite do dia 14 como sabem da maneira como Deus vê; os dias começam com a noite, comeram a Páscoa depois a meia noite começou a morte dos primogênitos, a meia noite como se lê no v. 29: a meia noite feriu o Senhor todos os primogênitos da terra do Egito.

E como vimos eles não podiam sair da porta da sua casa e eles obedeceram e então dia seguinte eles então tiveram que sair 3 MI de pessoas, imaginem, por isso organizar tudo, sim, durante esse dia, imagine quando você tem que fazer uma viagem grande leva tempo a preparar-se tudo e por todo o povo organizado em suas tribos, foi tudo muito bem organizado mesmo, por Deus através de Moisés.

E então nessa noite eles SAÍRAM, essa noite se observará ao Senhor, é uma noite de comemorar nas suas gerações que geralmente chamamos memorável ou muito observada.

Que todos os anos nós observamos e vemos isso a geralmente se formos então vai ser uma noite de lua cheia e então saíram nessa noite.

Então depois no dia 15 que seria uma 5ª. feira tal como este ano de 2020 e também como eu, ele morreu no dia 14 lá por volta das 3 da tarde e foi sepultado então os israelitas saíram do Egito que é o primeiro dia dos pães asmos e vê-se aqui no cap. 13:3-6 diz assim: “ disse Moisés ao povo: lembrai-vos deste dia que saíste do Egito da casa da servidão, hoje mês de Abibe, dia 15, ou de Nisã que estás saindo e neste ano de 2020 é o dia 09 de abril.

Quando o Senhor houver te introduzido na terra dos cananeus, heteus, amorreus, dos heveus e jebuzeus a qual gerou a teus pais te dar terra que emana leite e mel guardarás este rito este mês 7 dias comerás pães asmos e no sétimo dia haverá solenidade ao Senhor dos Pães Asmos.

As pessoas dizem: olhem isto é uma coisa dos israelitas, não, necessariamente, não, porque vamos ver daqui a pouco, ora vejemos agora em LV 23 está aqui a dizer estas são as festas fixas do Senhor tantas convocações proclamareis no tempo determinado. como lemos em IS 14

As festas fixas do Senhor, não são as festas fixas dos judeus nem dos israelitas e sim as festas fixas do Senhor! No seu tempo determinado e diz assim: “ao primeiro mês do dia 14 do Mês ao crepúsculo da tarde é a Páscoa e os 15 deste mês é a festa dos pães asmos, sete dias comereis pães asmos.

E agora voltando aonde estávamos em EX 13 vamos ler os v. 7-9: “sete das comerás pães asmos e o levedado não se encontrará contigo e ainda nem fermento será encontrado em todo o teu território”; por isso o mandamento é que nós precisamos tirar o fermento das nossas casas antes destes dias.

“naquele mesmo dia contarás ao teu filho é isto o que o Senhor me fez enquanto estava a sair do Egito e será um sinal na tua mão e memorial entre os teus olhos que a lei do Senhor esteja na tua boca onde os pães asmos apontam para a lei e do Senhor.

E no v. 10: “portanto guardarás esta ordenança por um ocado de tempo de ano a ano.

Por isso irmãos o fermento aqui é um simbolismo e o fermento se passa no pão e o fermento faz o pão inchar; e por isso o fermento é um simbolismo deste inchaço pois pensou que era uma pessoa importante pois como fosse Deus próximo ao trono de Deus.

Eu sou muito importante, inteligente e minto e se autodenominou uma posição que não foi dada a ele, e quis ser igual a Deus e por isso que foi expulso inicialmente e vai ser expulso de novo breve e estamos a viver num período hoje em dia que é muito sério porque ele sabe que tem pouco tempo e vai ser expulso e vai atacar os irmãos na igreja com muita força e vamos falar um pouco mais acerca disso daqui a pouco irmãos.

Satanás está a rodear a igreja de Deus, odeia a igreja, odeia você, você está a tentar obedecer às leis de Deus, odeia você porque você está a guardar e observar fielmente os das dos pães asmos.

Satanás falsificou tudo exceto o dia dos pães asmos e se todo o mundo obedecesse às leis de Deus irmãos não haveriam mortes, quer dizer assassinatos e por isso hão haveriam tropas e exércitos, nem inteligência militar, não haveriam guerras, os filmes seriam diferentes, e muitos destes filmes e que alguns jovens veem e não devem estar a ver são coisas más, coisas que causam problemas as mentes deles.

Também irmãos se as pessoas obedecessem às leis de Deus não havia adultério, nem pornografia, nem roupas de moda feminina que são indiscretas, digamos assim. Não havia violações e estupros, não haveria divórcio, nem doenças sexuais como AIDS ou SIDA, os fatos de banho seriam mais conservativos, não haveriam roubos, nem chaves e nem guardas de segurança, as pessoas não dariam falso testemunho, não haveriam tribunais, digamos assim, falsificações de documentos ou falsa identificação.

Vejam em JR 5:21-23 e diz assim: “levai isto ao povo insensato e sem entendimento que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis, não temereis a mim?

Queridos irmãos o mundo  hoje em dia  as pessoas não tem temor de Deus que é uma coisa vital, precisam ter temor de Deus; “e não temereis diante de mim que coloquei a areia para limitar o mar, limite  perpétuo mesma coisa que Adão e Eva de que não comam desse mesmo fruto, obedecem as minhas leis pra o teu bem e depois sofrem por causa disso e falam: olha Deus não existe porque estão a sofrer e estão a sofrer porque não acreditam em Deus e depois por que que há sofrimento na terra e no país porque desobedeceram a Deus e por que que há este coronavírus no mundo? Porque desobedeceram a Deus e por que? comendo e misturando comidas imundas.

E pronto, exatamente irmãos, Deus nos dá uma escolha: caminho da vida ou o caminho da morte é tal qual como vemos em Adão e Eva e temos 2 árvores: a da vida e a do conhecimento da vida do bem e do mal que conduz à morte mas não acreditaram em Deus e é a mesma cosa quando nós pensamos que a minha ideia, a minha maneira de fazer, a minha maneira de pregar ou a minha maneira de pô pô pô que tem que ser da minha maneira.

Queridos irmãos cuidado porque estão a ficar soberbos, arrogantes, cheios de orgulho.

Vejam em NM 16:1-3: “Corá, filho de Levi, estão a ver, era de uma tribo dos levitas dos sacerdotes e tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliá e a Um filho de Peleti e levantaram-se diante de Moisés com 250 homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação eleitos por ela, varões de renome!

Sim, tinham talentos, capacidades e juntaram-se contra Moisés, contra Arão e lhes disseram: basta, pois, toda a congregação é santa e o Senhor está no meio deles porque depois vos exaltais na congregação do Senhor

Que coisa, havemos vemos pessoas que dizem: olha fui batizado, eu tenho o Espírito de Deus e ouçam o que estou a ouvir e não preciso estar a ouvir o pastor.

Queridos irmãos cuidado porque o que estas pessoas estão a dizer aqui: basta porque esta congregação toda é santa, todo o povo que está na igreja de Deus são todos santos!

Querido irmãos além de estarem batizados tem muito a aprender e tendo ouvido isto Moisés caiu sobre o seu rosto e falou a Corá e a todo o seu grupo: amanhã pela manhã o Senhor fará saber quem é dele.

E vocês sabem o resto da história e por que que murmuraram? Por causa deste fermento espiritual porque ao fim de contas pensavam que sabiam melhor um bocadinho de sabedoria que ensoberbe.

O que é que deviam de ter feito? Deviam ser fortes e seguir a liderança e ter coragem e andar a frente tal como a instrução a Josué em JS 1 diz: “anda para a frente e se foi durante a volta dos dias dos pães asmos nesse período em que Josué foi para a terra prometida.

Por isso irmãos seja o que for o pecado, há sempre um perigo, um resultado através desse pecado, das pessoas estarem inchadas, cheias de ar como um simbolismo do fermento do pão.

É fácil pensar que somos melhores do que os outros, que temos mais que os outros ou dizem: eu não fiz nada mal.

Queridos irmãos cuidado, precisamos de nos examinar e vejam em 1 CO 5:1: “geralmente se ouve, oh se ouve, uma fofoca, uma estória, as pessoas estão a falar umas com as outras, então se ouve, esta coluna da fofoca da igreja, cuidado irmãos pois quando está a dizer mal de uma pessoa, cuidado, porque é como se as paredes tivessem ouvidos e a pessoa vem a saber disso, cuidado.

“e por isso se há entre vós imoralidade, porneia, pornografia, tipo imoralidade sexual, imoralidade tal que nem entre os membros gentios se atreva a possuir a mulher do seu próprio pai e contudo andais vós humildes? Não, em absoluto, enobrecidos, opinados, eu tenho esta opinião ou isto tem que ser desta maneira, eu tenho que escrever ao ministro uma carta a dizer que ele está errado nisto ou naquilo, sim, eu posso estar errado irmãos, eu sou humano mas as vezes é sempre a mesma pessoa ou umas certas pessoas estão sempre a apanhar um certo ponto, e continuam nesse ponto e não estão a examinar e a pedir a Deus para me ajudar a examinar e ver aonde eu estou errado.

“e por isso não chegastes a lamentara quem do vosso meio mais praticou, adormecidos”, vê-se aqui no v. 3: “eu na verdade ando que ausente em pessoa mas presente em espírito sentenciei como se estivesse presente ator de tal infâmia que seja em o Nome do Senhor Jesus reunidos vós em espírito e poder em Jesus entregue a satanás para destruição da carne, para parar de fazer esse pecado”.

“a fim do que o espírito do homem no homem venha a se arrepender e para que ele seja salvo no dia do Senhor Jesus, não é boa a vossa jactância, não é boa a vossa altivez, vossa soberba e por que? Devemos ser humildes e não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Esta soberba, esta jactância, este velho fermento que precisamos lançar fora, o velho fermento, esta falta de humildade!”

Não estão a entender? Este velho fermento é a falta de humildade! Foi o próprio pecado de satanás! Falta de humildade, de mansidão, e de arrependimento, estar pronto para mudar, a ser manso, a ser maleável.

“lançai fora o velho fermento, esta falta de humildade, esta soberba, esta altivez, esta jactância para que sejas nova massa humilde, maleável como sois de fato sem fermento, fisicamente, pois isto foi lido durante a festa dos pães asmos”.

“pois também Cristo, Nosso cordeiro pascal, foi imolado e isso foi feito antes dos dias dos pães asmos e celebramos a festa, e qual festa? A festa dos pães asmos, não com o velho fermento de soberba e jactância e de orgulho nem com fermento de maldade ou de malícia, isto é, cosas de praticas más”, malícia que é um pensar coisas erradas mas sim com os asmos, o pão sem fermento de sinceridade e de verdade.

Queridos irmãos isto é o que nós precisamos de ser, sinceros e por isso o primeiro ponto que temos que abordar queridos irmãos é de tirar este fermento da nossa vida, precisamos de nos arrepender e tirar este fermento da nossa vida e então este primeiro ponto dos pães asmos é para nos ensinar e nos encorajar a obedecer a Deus e encorajar um ao outro para sermos cuidadosos com a soberba.

Segundo ponto é que precisamos do Espírito de Deus para através do Espírito de Deus nos ajudar a dar a força para termos esta humildade e mansidão e vencermos as fraquezas da carne.

Vejam aqui em FP 2:19: “espero, porém, no Senhor Jesus dar-vos Timóteo tão breve possível a fim de que eu me sinta animado também tendo conhecido da vossa situação, sim, eu sei de vossos problemas e quero mandar a vocês Timóteo porque a ninguém tenho por igual sentimento”; não há uma outra pessoa pastor que tenha debaixo de mim e direção e que eu tenha ordenado, sim, porque Paulo ordenou Timóteo.

Queridos irmãos aqui há um ponto importante de sermos batizados e recebermos o Espírito Santo de Deus através da imposição das mãos não é uma ordenação a ministro pois ordenação a ministro é outra adicional imposição das mãos para ser um ministro, é outra coisa adicional.

Por isso ele está aqui a falar porque a ninguém tenho por igual sentimento que sinceramente cuide dos vossos interesses pois Timóteo era uma pessoa que estava sempre a ter cuidado do que é dos outros e não só dos deles e quando você está a conversar com outras pessoas quer sempre só a falar acerca de você ou está a falar acerca dos outros?

Uma coisa que fazemos durante a cerimônia da Páscoa após a ceia porque a ceia é do AT, depois no NT Jesus Cristo introduziu os novos símbolos depois da ceia e e primeiro símbolo que introduziu foi o lava pés e depois do lava pés introduziu o pão e o vinho que representam o seu sofrimento e a sua morte.

Mas na Páscoa quando lavamos os pés um ao outro temos uma atitude de servir e de ar e por isso é simbolicamente limpar a sujidade dos nossos pés mas é ser humilde, ser submisso, a lavar os pés de outra pessoa.

Queridos irmãos é muito fácil entre irmãos na igreja principalmente agora nestes períodos digamos assim de quarentena e quando estes períodos de quarentena o que acontece?

Acontece que as pessoas não querem, quer dizer, começam a entrar em conflito umas com as outras e estão continuamente umas com as outras e depois começam a ter outras dificuldades de certos problemas e esta quarentena traz isto, as pessoas começam a ter contendas, argumentos, dificuldades.

Ora o lava pés nos ajuda a pensar em evitar estas contendas.

Vejam por ex em 1 TM 6 começar a ler do v. 3: “alguém ensine outra doutrina ne concorda com as sãs palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo com ensino segundo piedade”; sim, se as pessoas estão a ensinar outras ideias e coisas, cuidado, mas aqui está o princípio de diferenças de opinião, está aí um princípio que aqui está claro está a falar de um ponto religioso, do ponto da piedade, do ponto do caminho segundo que é de Deus, a piedade como uma coisa que é de Deus, COMPAIXÃO, uma coisa correta pois quando uma pessoa faz isto é enfatuada e nada entende mas tem mania de questões e contendas por palavras e por isso tem pessoas que pensam  que ser um cristão é saber exatamente quem é a besta, o falso profeta, é saber quem são as 2 testemunhas, tem que saber estas coisas.

Queridos irmãos, sim, conforme o tempo passa vamos saber quem serão essas pessoas ou seres mas queridos irmãos esse conhecimento técnico não é ser um cristão, ser um cristão é praticar o amor de Deus, particularmente entre aqueles que deviam praticar como cristãos!

Mas o problema é que as pessoas ficam enfatuadas e tem a mania de questões e contendas, quantos argumentos e dificuldades entre irmãos que tem contendas como tu disseste isso e depois há uma grande zanga.

Queridos irmãos precisamos de ter cuidado, precisamos de nos arrepender, precisamos de evitar contendas, questões de palavras que nascem de várias coisas de obras da carene como inveja ou provocação, difamações, ou suspeitas malignas, atracações sem fim por obras cuja mente é pervertida e privados da verdade que a piedade é fonte de lucro.

Ele está aqui a falar no contexto de pessoas estão a usar a palavra Deus para ganhar dinheiro ou isso não acontece no Brasil, não, rsss, é uma desgraça, o Brasil é uma desgraça por isso quando as pessoas vêm me dizer que o Brasil tem que se fazer assim ou assado ou grelhado, não, o padrão de Deus é igual para todo o mundo seja brasileiro ou não!!!!!

Meta isso na cabeça, Deus não vai fazer um padrão diferente para os brasileiros e por isso no Brasil muitas pessoas pensam que a religião é uma fonte de LUCRO, cuidado irmãos, esses são falsos pastores que se auto denominam e que dão a eles próprios nomes e títulos.

Queridos irmãos cuidado com as pessoas que dão a elas próprias títulos e quanto maior o título maior importante pensam, maior soberba tem ou tem que ter um título maior, cuidado irmãos isto é uma soberba, é uma altivez, cuidado de fato grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento estando contente com o que tens.

Queridos irmãos cuidado com a língua e vejam aqui em TG 3 vou começar a ler do v. 1: “meus irmãos não vos torneis muitos de vós mestres, não pensem, olhem, eu quero ser isto ou dar a você um certo título sabendo que vão ter um juízo maior”; estão a entender? Cuidado, sim, muitas pessoas com palavras podem ajudar mas que exemplo você é de um trabalhador de uma pessoa que trabalha com as suas mãos e que está a fazer coisas no Brasil por muitos anos, cuidado, temos que ser um bom exemplo, uma boa luz, não podemos ser preguiçosos, temos que trabalhar; irmãos, cuidado.

“não vos torneis muitos de vós mestres pois sabeis que tereis maior juízo porque todos tropeçamos em muitas coisas, se alguém não tropeça no falar é perfeito varão, cuidado com esta língua principalmente o que nós chamamos de português má língua, a fofoca, cuidado, estão a entender? Entendam, abram os ouvidos, estou a falar com vocês! Ministro todos e todas estão surdos!!

Você está aí a dizer fofocas aí? Donde você vive, cuidado.

Veja aqui no v. 6: “ora a língua é um fogo, é mundo de iniquidade”; meus irmãos cuidado com essa língua porque essa língua deve ser usada para encorajar, amar, para fazer as pessoas mais encorajadas e não para dividir e não para magoar, não para machucar e não para ser uma fofoca, e não para dizer mal.

NÃO, e veja aqui no v. 8: “a língua, porém nenhum dos homens é capaz de domar é mal incontido carregado de veneno, mortífero, é isto a sua língua? Cuidado, precisamos de ter cuidado irmãos.

“com ela bendizemos ao Senhor e com ela também amaldiçoamos aos homens feitos a semelhança de Deus”; estamos a dizer mal aos homens, aos nossos irmãos e irmãs que são feitos a semelhança de Deus?

Queridos irmãos estamos agora neste período dos pães asmos e é uma boa oportunidade de nos examinarmos e nos arrependermos, isto é, parar de fazer e esta mudança tem que ser permanente!

“de uma só boca precede benção e maldição, irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim mas entre vós continuando no v. 13 de TG 3, quem entre vós é sábio e inteligente”; sim, se você é sábio você está a entender o que eu estou a dizer, se você é sábio você vai ter cuidado com esta língua e com este fogo e com este veneno mortífero e por isso mostre em mansidão sabedoria, sim, não é só humildade e arrependimento mas é mansidão e sabedoria, é uma sabedoria, ser sábio e inteligente de uma maneira mansa, de uma maneira maleável, de uma maneira que uma pessoa é ensinável.

“mediante condigno proceder as suas obras, pelo contrário, se ao invés de você ter mansidão e sabedoria você tem o oposto então tem em vosso coração e veja amargurada, sentimento faccioso, divisões, este irmão a lutar contra aquele irmão e por que não param????

Já chega, parem e “nem vos glorieis disso nem vais contra a verdade e esta não é a sabedoria que é de Deus que vem lá do alto, não é do Espírito Santo mas é terrena e má e DEMONÍACA, é do diabo.

Queridos irmãos não estamos a lutar contra carne e sangue, estamos a lutar contra espíritos malignos, cuidado, com o que vocês permitem na vossa cabeça, cuidado com o que sai da vossa língua e aprendam a ter mansidão de sabedoria.

V. 16: “pois onde há inveja e sentimento faccioso, divisões, aqui diz uma coisa, aquilo outra e aí há confusão e toda espécie de coisas ruins, a sabedoria porém de Deus, lá do alto, é primeiramente pura”.

Você é puro e você só quer o que é limpo e correto e depois produz paz e quando você não tem fofocas ou má língua você produz paz, é pacífica e indulgente, aceita e perdoa, é tratável e amigável, é cheia e plena de misericórdia, bons frutos, imparcial.

Olha vou tratar este melhor do que aquele porque ele tem mais dinheiro do que o outro, ou seja, o que for, não, sem fingir, isto é, sem hipocrisia

“ora é em paz que se semeia o fruto da justiça, é em paz para os que promovem a paz, estes são os pacificadores e vocês estudam as bem aventuranças de Jesus Cristo no sermão do monte e começa com humildade, e depois arrependimento, e depois mansidão e o último é ser um pacificador e depois tem os resultados porque você vai sofrer e ser atacado por outros.

Por isso continuando no capítulo 4: “donde procedem guerras que há entre vós e Tiago está a escrever aos irmãos da igreja e quando diz: que há entre v, isto quer dizer lutas e guerras e discórdias e contendas entre vós irmãos a IDU; “donde se não dos prazeres lidos na vossa carne e por que? Porque são carnais tem de tirar e estar inclinados as cosas da carne para as coisas do espírito.

“cobiçais e nada tendes, matais e nada podeis obter, viveis e lutais para fazer guerras, nada tendes porque nada pedem e pedem porque não recebem, pedem para esbanjares nos vossos prazeres.”

EGOÍSMO, prazeres para mim próprio ao invés para o outro;

“infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Pois é isso aquele que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus e estão a entender isto irmãos?

“ou supões como afirmam as escrituras que diz que o espírito que em vós medita e tem ciúmes?

O espírito do homem no homem que está em vós é ciumento, carnal, antes ele dá a maior graça que diz que Deus resiste aos soberbos; o nosso espírito do homem no homem, o que nós somos, dos que nós temos que nos arrepender não só do que fizemos e compreender do que somos este espírito, esta tensão natural do homem, da natureza humana que tem ciúmes e ciumento e tem que vencer esta natureza humana, este espírito do homem no homem e Deus diz que resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes.

Voltamos ao primeiro ponto precisamos de estar humildes e esse é o propósito do da dos pães asmos, precisamos de estar humildes.

“sujeitai-vos, portanto, a Deus mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós”; e como resistimos ao diabo? Sendo humildes e sujeitando-se a Deus.

Por isso diz: “afligi-vos, lamentai e chorai, quer dizer, arrependam-se, com verta-se o vosso riso em pranto, arrependam-se, limpai o coração desta impureza da carne, arrependam-se!

“humilhai-vos na presença de Deus e Ele vos exaltará”.

Por isso irmãos precisamos de estar cheios de Deus e para estarmos perto de Deus e nos chegarmos a Deus temos que resistir a esta tentação de sermos soberbos, sermos altos e inchados, precisamos de ser pães asmos espiritualmente e por isso esses 7 das que representam completamente os 7 dias dos pães asmos temos que tirar completamente de nós esta atitude de soberba.

Espero queridos irmãos que logo este dia dos pães asmos debaixo deste período de quarentena por causa do coronavírus haja de ato frutos positivos para que nós tenhamos que aprender lições importantes de arrependimento e de sermos melhores cristãos.

V. 11: “irmãos não faleis mal uns aos outros, aquele que fala mal do irmão ou julga o seu irmão fala mal da lei e julga a lei”; e por que? Porque a lei diz tu não és juiz pois juiz é Deus e se você está a julgar a outro está a se fazer de juiz e se você está a ser juiz está a falar mal da lei de Deus.

“então se és juiz não és observador da lei”

“há um só legislador e juiz que é aquele que pode salvar e aparecer que é Jesus Cristo”.

“tu, porém, quem tu achas que és para estares a julgar o próximo?”

Quem é que você acha que você é para dizer: olha o ministro não deve fazer isto e quem é que deu a você a autoridade? Faz-me lembrar a história que li de Corá, cuidado irmãos e temos que nos arrepender.

Queridos irmãos você está cheio de Deus ou está cheio da natureza humana?

E finalmente quando estamos no período dos pães asmos estamos a comer o pão asmo por 7 dias e por que?

Vejam em JO 14:17: “o espírito da verdade que o mundo não pode receber porque não vê e nem o conhece, vós o conheceis porque Ele habita convosco e estará em vós”; mas os israelitas estão com Deus, com a glória, a shekiná estava no templo com eles mas não estava dentro deles e nós precisamos ter Deus dentro de nós e temos de ter esta glória dentro de nós, o espírito de Deus e queres estar assim tão perto de Deus ou queres te afastar de Deus?

E por isso lemos em 1 TS 5:19 diz assim: “não apagueis o espírito”; como é que se pode apagar o espírito é quando o espírito dá inclinação de fazer as coisas corretas faz as coisas corretas; não extingais o espírito de Deus.

Queridos irmãos em 1 TM 4:12-15 diz assim: “ninguém despreze a sua mocidade pelo contrário torne padrão dos fieis na palavra procedente do amor, da fé, da pureza até a minha chegada aplica a tal leitura ao ensino e não te faças negligente para com o dom que há em ti”; vocês não se façam negligentes com o Espírito Santo que há em vós.

“o qual te foi concedido mediante profecias, pregação e oração com a imposição das mãos do presbitério, neste caso que Timóteo foi ordenado como ministro mas nós recebemos também a posição das mãos para recebermos o Espírito e ser filhos e filhas de Deus.

Está claro aqui a falar de uma imposição de mãos diferentes em que o Timóteo foi ordenado como ministro de Deus mas o princípio é o seguinte que vou sublinhar aqui não te faças negligente com o dom que há em ti, o dom do Espírito Santo que você recebeu após o batismo pela imposição das mãos.

Queridos irmãos Deus, sim, incialmente chama você onde você está mas ele não quer que você fique como você está, ele quer que você se mude, que você se arrependa e por isso Deus não vai aceitar ao fim do período de provação e eu e você e nós temos de nos manter na mesma, e temos que mudar.

Temos que ser diferentes e tem que haver um arrependimento, tem que haver uma mudança, uma prática de mudar e de sermos diferentes.

E veja aqui em HB 10:19-24: “tendes pois irmãos intrepidez para entrar no santo dos santos pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”.

Queridos irmãos nós agora com Jesus Cristo como sumo sacerdote temo a possibilidade de entrar como diz no santo dos santos onde os israelitas não podiam entrar só o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano mas nós agora podemos entrar pelo novo e vivo caminho através de Cristo e por isso temos um grande sacerdote sobre a casa de Deus e aproximemos com sincero coração bem na certeza da fé no coração purificado e de má consciência adornado com água pura.

Queridos irmãos temos que lavar o corpo com água pura e temos que tirar esta má consciência e um novo caminho para entrar.

Continuando: “por isso guardemos firmes a confissão da esperança sem vacilar e temos uma esperança irmãos de que Jesus Cristo vai voltar e vai haver paz na terra e é a única esperança que vale.

“não por isso consideremos nem uns aos outros para nos estimular as boas obras e não para contendas e fofocas e má língua, mas é para nos estimularmos uns aos outros ao amor e as boas obras.

Muto diferente ser um é amor e vocês lembram-se de JO 17 que Jesus Cristo orou e disse: eu oro não só por eles mas por nós para que sejam um como nós somos um, queridos irmãos, e Jesus orou para nós sermos unidos e sermos um perfeitos na unidade.

E em JO 17 vamos ler v. 21-23 diz assim: vou começar a ler n v. 20 não rogo somente por estes mas também por aqueles que vieram a crer em mim por intermédio da sua palavra e sejam um como esta tu pai em mim e eu seja um em nós para que o mundo creia que nos enviaste e eu lhes tenho transmitido glória para que me tens dado e sejam um como nós o somos eu neles e tu em mim a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade.

Queridos irmãos não pode haver unidade com fofocas, altivez, arrogâncias e temos que obedecer e encorajar as outras a obedecer às leis de Deus que é o princípio dos dias dos pães asmos que apontam a importância das leis de Deus e segundo precisamos de estar cheios do espírito de Deus, do caminho de Deus que é melhor, da humildade e mansidão e terceiro precisamos de estar unidos com Deus para Deus estar assim tão perto de nós, mas que está dentro de nós.

Queridos irmãos lembrem que o vínculo da perfeição em unidade é o amor.