Paz e Segurança
Então Repentina Destruição
Download (Baixar)
Paz e Segurança: Então Repentina Destruição
Haverá uma hora do acerto de contas. O que podemos fazer para não sermos apanhados de surpresa.
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Eu dou graças a Deus aos irmãos que tem sido fiéis e que se mantém fiéis perante grandes dificuldades, estresses e lutas diárias na vida deles, mas além disso esses irmãos demonstram carinho pelo outro, não estou a dizer que estão a dar sermões ou coisas exorbitantes a outras, mas na sua humildade muitos deles sem muito saberem estão a servir a outros irmãos.
Silenciosamente e cuidadosamente no Espírito de carinho e amor pelo outro e agradeço a esses irmãos e estou muito grato por eles estarem a perseverar em fé e na fé embora tenham muitas dificuldades e Deus vê os corações e Deus os recompensará quando o dia chegar da recompensa.
Por isso estou muito grato por vários irmãos e grande carinho e cuidado pelos irmãos por causa disso, mas eu sei que muitas vezes quando coisas estão dando bem que de repente acontecem coisas tristes e que causam grandes dificuldades repentinamente na vida dessas pessoas.
E por isso nós devemos estar sempre vigiando e tendo cuidado no que fazemos e pensamos estando sempre orando para que não sejamos apanhados de surpresa onde satanás nos quer usar quando estamos assim abençoados e a correr bem e depois repentinamente nos ataca.
Irmãos a sociedade dos tessalonicenses era uma sociedade semelhante a nossa em certos pontos, era uma sociedade que tinha muitos problemas de promiscuidade sexual, muito liberal, e se vê aí na 1 TS que Paulo deu vários conselhos a esses irmãos, mas quero focar particularmente quando ele disse que estava preocupado que alguns irmãos viessem a ser apanhados de surpresa porque o dia do Senhor viria como um ladrão e que haveria uma hora do acerto de contas e essas pessoas, algumas, desses irmãos não estariam prontos.
Por isso, hoje irmãos eu quero falar acerca deste, digamos assim, perigo de sermos apanhados de surpresa repentinamente particularmente quando as coisas estão a andar bem.
E por isso quero fazer a pergunta: o que nós podemos fazer para não sermos apanhados de surpresa?
Ora, leiam comigo em MT 24 vemos JC a dar certos avisos começando no v.36 e vemos que Ele falava acerca da vinda Dele, mas eu quero tirar um princípio que é aplicável a nós nas situações da nossa vida porque Ele diz aqui a respeito daquele dia e hora ninguém sabe nem os anjos do céu nem o filho senão o Pai.
Sim, está a dizer que a vinda de Cristo ninguém sabe quando é, sim, sabemos que outras pessoas dizem isto ou aquilo e começam a fazer especulações e fazem cálculos e vai ser neste ano, mas diz aqui que ninguém sabe.
E depois diz: “por isso comiam e bebiam, no v.38, “
Quer dizer as coisas estavam a andar bem, se davam em casamentos e estavam alegres e as coisas estavam a correr bem e depois foram apanhados de surpresa se vê aí no v.39, por ex., no caso de Noé repentinamente veio o dilúvio e sabemos que a história se repete em muitos casos e de repente estão a andar bem e de repente há uma situação que apanha as pessoas de surpresa.
E por isso diz no v.42: “vigiai porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”, mas o princípio é tenham cuidado, estejam alertas porque não sabem quando as coisas se vão mudar e as vezes podem voltar quando não esperam e digamos assim pode haver um desastre e calamidade.
E por que? Porque não estavam atentos e não estavam a ter precaução e por isso está a dar este aconselhamento nesta secção ao fim de MT 24 e depois até diz: “aquele servo fiel vai estar fazendo a sua obra, como se lê no v. 46”
E depois as pessoas dizem: olha, o Nosso Senhor demora e tal e por isso começam a se desviar do foco como entretenimento desnecessário ou coisas assim e perdem o foco e perdem a atenção e esse é o perigo e por isso que em MT 25 está a falar das dez virgens, cinco sábias e cinco néscias, e por que? Porque alguns foram apanhados de surpresa.
E o ponto que eu quero mencionar é o seguinte irmãos, sim, vivemos numa era e num mundo hoje em dia onde as pessoas pensam que agora as coisas vão ficar melhores e tal, mas nós estamos cientes das profecias e de tudo que vai acontecer, nós devemos de estar bem cientes de que não vai ser assim como muitas pessoas pensam.
E por que? Porque estamos prevenidos e alertas para não sermos apanhados como um ladrão, de surpresa, mas uma vez mais o que eu quero é extrair um princípio para a sua e minha vida usando as instruções de Paulo em 1 TS para que possamos aplicar na nossa vida para não sermos apanhados de surpresa.
E em 1 TS 5 vamos extrair vários versículos e vários entendimentos de sabedoria deste capítulo e começando no v.1 diz: “irmãos, relativamente aos tempos e as épocas da cidade que eu vos escreva, pois, vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como um ladrão de noite e por isso quando algumas pessoas no mundo dizerem: paz e segurança eis que lhes sobrevirá repentina destruição.
Ora, irmãos como é que um ladrão vem como surpresa de noite é porque as pessoas não estavam preparadas ou a vigiar, não estavam alertas e não deveria ser desse modo e nós na igreja não devemos ser daqueles que não estamos preparados, e infelizmente haverá alguns e se considerarmos MT 25, 5 prudentes e cinco néscias, podemos dizer 50% das pessoas como usarmos isso como uma porcentagem.
O ponto é que devemos de estar a vigiar; eu quero mencionar alguns exemplos na minha vida para explicar o significado m pouco melhor e tenho outros mais, mas vou mencionar dois casos, mas antes disso quero mencionar antes disso quando eu trabalhava na África do Sul, a empresa que eu trabalhava porque havia muito perigo de roubos de carros nos deram diversos treinos de segurança pessoal em situações difíceis e um dos princípios que me recordo claramente é que devemos estar sempre a vigiar.
Porque estes criminosos se aproximam de nós eles procuram uma vítima que seja fácil que é uma vítima que não está alerta e não está ciente do ambiente que está a sua volta como as pessoas no meia da estrada com um tele móvel não estão cientes do que está a passar a volta deles.
É um alvo maravilhoso para esses criminosos e por isso a lição que nos deram é como me lembro é que devemos de estar atentos e olhar na cara dessa pessoa e demonstrar que estamos cientes e observando o que eles estão a fazer e então eles reconhecem que você seria um alvo mais difícil e então vão concentrar em outro alvo que seja um alvo mais simples para eles.
E por isso então isso é uma maneira de ver a situação e como disse vou dar alguns exemplos de minha vida e me lembro que um dia estávamos na estrada e tinha muito trânsito e o carro avançava e parava e eu por uma razão ou outra estava a ajustar o espelho para ver a traseira e a focar nisso e por causa do meu movimento vi que estavam a olhar para mim.
Tínhamos as janelas fechadas e num momento ouvimos como se fosse uma explosão e reparamos a seguir que foi que o meu tele móvel que está no meio do carro tinha sido roubado porque tinham quebrado a janela com um instrumento e no mesmo movimento arrancaram o tele móvel e fugiram.
Aí se vê um ex. que eu não estava atento, eu e meu filho, não estávamos alertas no que estava a acontecer a nossa volta e lembro do caso de uma das minhas filhas também em uma situação que o carro andava e parava e estas pessoas no meio da estrada uns eram vendedores que andavam entre carro a carro e também haviam pessoas que, digamos assim, eram de mau caráter.
E então ela pressentiu que esta pessoa de mau caráter estava a busca de uma vítima e então ela demonstrou pelo olhar que estava atenta e ele então desviou-se do carro dela e foi para um ou dois carros mais abaixo e arrebentou a janela e roubou a bolsa de uma senhora.
Aqui se vê que exemplos práticos de que realmente devemos de estar atentos a nossa situação a nossa volta, mas o ponto é que quando as coisas parecem que estão a correr bem, calma, estamos distraídos, acabamos de não estar tomando atenção no que se passa a nossa volta e então na nossa vida espiritual e cristã como irmãos e irmãs se as coisas estão a correr bem, as vezes, dizer que não estejamos tão perto de Deus, orando, tendo cuidado com o que pensamos e dizemos.
E esquecemos as bençãos que temos, esquecemos de dar graças a Deus do que temos, estamos a focar no eu próprio e não estou a dizer que é intencionalmente e ficamos, digamos assim, sem toma r atenção e acabamos por dizer qualquer coisa que vai causar ofensa ou vai magoar outra pessoa e o desastre acontece.
Irmãos nós sabemos que 1 PE 5:8 que o nosso inimigo que é satanás está sempre a vigiar e por isso diz: “sede sóbrios e vigilantes porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor como um leão que ruge procurando alguém para devorar”
Está a busca daquela oportunidade que você está descuidado e você não esteja bem firme e tomando atenção do que deve fazer, pensar e dizer e ele vai atacar você e lhe causar problemas enormes que pode ser na sua convivência cristã, pode ser na igreja, na sua família, pode ser no seu emprego e seja lá como for e precisamos de estar sempre cuidadosos da maneira que atuamos no ambiente à nossa volta se não vai haver um desastre.
Ora, isto em parte é causado por nós próprios pelo nosso, digamos assim, eu porque estamos preocupados acerca do eu ou estamos preocupados acerca das nossas coisas, mas em parte também é porque é incitado por satanás pois como diz aqui ele é o nosso adversário.
E por isso precisamos de ter cuidado e voltando então a 1 TS 5 acabamos de ler o v. 2 vamos ao v. 3 que fala deste princípio: “quando andarem dizendo: paz e segurança eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vem as dores de parto que está para dar à luz e de nenhum modo escaparão”
Ora, aquela que está a dar à luz sabe muito bem que vai ter estas dores e por isso esta repentina destruição nós se tivermos vigiando e alertas sabemos muito bem que isto vai acontecer, mas o problema é que algumas pessoas, não todas, pensam que está tudo bem, calmo, em segurança e bang pensam em paz e segurança e de repente repentina destruição.
O inimigo ataca, o leão ataca espalhando o povo, causando divisão e toma vantagem de não estarmos atentos e a vigiar e pum vai acontecer problemas porque pegou você num ponto cego, não estava a olhar e vigiar.
Por isso como disse em parte é causado por nós próprios e também incitado por satanás e por isso em 1 TS 5:4-5 diz: “mas vós irmãos, não estais em trevas, a dormir, que não estamos alertas e a vigiar, para que esse dia como um ladrão vos apanhe de surpresa porque vós todos sois filhos da luz e do dia, nós não somos da noite nem das trevas”
Nós devemos de estar alertas e acordados e vigiando e por isso diz no v. 6: “não durmamos como os demais, pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios”
É a mesma coisa que disse em PE sejam sóbrios e estejam a vigiar; precisamos de estar vigiando e em LC 21 leva isto a nossa situação pessoal e no v. 34 lemos: “acautelai-vos por vós mesmos para que nunca suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações do mundo e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente como um laço”
Irmãos, porque este dia virá e por isso diz: vigiai, pois, a todo tempo orando para que possais escapar dessas todas coisas que têm que suceder e estarem em pé na presença do filho do homem.
E aqui está claro que está a falar da vinda de Cristo e está claro que espiritualmente não devemos de estar a dormir porque Deus não quer que nós venhamos a sofrer e por isso a minha pergunta é: tirando ou extraindo este princípio para as nossas várias situações na vida o que nós devemos de estar a fazer para nós não sermos apanhados de surpresa nesta cilada espiritual que em parte é causada por nós próprios e parte incitada por satanás em situações com irmãos e irmãs e outras pessoas.
Então vou abordar alguns pontos e o primeiro ponto é que precisamos de ter uma proteção à volta de nosso coação, no nosso peito, e vejamos então isso em 1 TS 5:7-8: “nós, os que dormem, dormem de noite, nós, porém, que somos do dia, isto é, acordados e a vigiar, sejamos sóbrios e revestindo-nos da couraça de fé e do amor, isto é, desta proteção à volta do nosso peito onde está o nosso coração da fé e do amor”
A nossa fé, a nossa confiança e o nosso amor vem de Deus e precisamos de proteger isto com a nossa couraça de fé e do amor.
“e tomando como capacete a esperança da salvação”
Aí vemos duas coisas: uma proteger nosso peito e coração, a nossa vida e proteger a nossa mente e vemos aqui um exemplo da armadura de Deus, por ex. vejam em EF 6 onde fala da armadura de Deus e vai falando que a nossa luta não é contra sangue e carne, mas é espiritual contra como lemos nos vs. 11-12: as ciladas do diabo, coisas que ele quer nos destruir e por isso precisamos da armadura de Deus porque estamos numa luta contra seres espirituais malignos.
E depois no v. 13 diz: “tomai toda a armadura de Deus para que estejais inabaláveis”; e depois diz mais adiante no v. 14: “cingindo-vos com a verdade, revestindo-vos com a couraça da justiça”
A justiça, o que é isso? A justiça é fazer o que é justo, de acordo com a lei de Deus e o que é a lei de Deus? A lei de Deus é amor e por isso é semelhante ao que lemos em 1 TS 5:8 da couraça da fé e de amor, é desta couraça que diz assim que é da verdade e da justiça mantendo-nos na fé e no amor de Deus.
E depois um bocadinho mais adiante se lê também no v. 16: “lembrando sempre do escudo da fé, para nos protegermos com a fé e a confiança em Deus”
Porque vai haver várias como diz aqui: “dardos inflamados”, quer dizer, várias questões que satanás vai por em você em dúvidas para duvidar de Deus, mas temos que confiar em Deus e por essas dúvidas de lado e depois no v. 17 diz: “tomai, também, o capacete da salvação”, e o que é este capacete?
É a esperança como lemos em 1 TS 5:8 que diz: “o capacete da esperança da salvação”; ora, isso é proteger a nossa mente com a esperança da salvação, isto é, estamos a focar a pensar que temos est grande objetivo e nesta grande meta que é o reino de Deus.
E por isso lemos em 1 TS 5:9: “que Deus não nos destinou para a ira”; o propósito de Deus para você e para mim, e para nós e todo o ser humano, o propósito de Deus para toda a humanidade é: “para alcançarmos a salvação mediante ou através de Nosso Senhor Jesus Cristo”
Esse é o propósito, sim, há certas coisas que devemos de fazer, mas isso é o propósito, isso é o que Deus nos predestinou para sermos abençoados por Ele e salvos por Ele.
E por isso qual é o nosso grande objetivo e meta? Qual é a esperança da salvação? É que vamos ser filhos e filhas no Reino de Deus; e por isso o primeiro ponto do que nós podemos fazer para evitarmos sermos apanhados nesta armadilha espiritual e como disse em parte por nós e em parte incitada por satanás é que precisamos de ter a couraça e o capacete prontos, o escudo, e protegermos, estarmos alertas e prontos
Em segundo lugar é que nós sempre podemos ter a decisão final de como nós decidimos reagir; pense bem que Deus nos dá a liberdade, mas é nossa decisão como vamos reagir e se alguém magoa uma pessoa ou diz uma coisa má a você, insulte mal a você como é que você vai reagir?
Deus nos dá a oportunidade de livre arbítrio e em DT 30:19 diz: “os céus e a terra tomo com testemunha contra ti que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição e escolhe, pois, a vida para que vivas tu e a tua descendência”
Nós temos a oportunidade de decidir como reagimos para determinar o nosso futuro, sim, não podemos decidir como outras pessoas nos vão ou não atacar e por isso temos que botar essa couraça da fé, o escudo, a fé, o coração de amor e ter os pensamentos na grande meta, primeiro lugar, e em segundo lugar é a nossa responsabilidade de decidirmos como vamos reagir.
Por que? Porque se vê aqui no v. 10: “veja que Jesus Cristo morreu por nós para quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com Ele”
Quer dizer, estejamos vivos ou mortos estamos em união com Ele, o que está a dizer, irmãos, é que JC morreu por nós quando Ele não fez nada errado, mas Ele teve uma decisão de fazer bem e fizeram mal a Ele.
É a mesma coisa que nós devemos de fazer ou pensar ou atuar, da mesma maneira que devemos de reagir que é uma maneira responsável, madura porque é a nossa decisão de como reagimos e vejam no v. 11: “consolai-vos uns com os outros e edificai-vos conjuntamente como estais fazendo”
Isto é, encorajem positivamente uns aos outros porque isso é o amor de Deus em ação, quando você vê um irmão a sofrer com dificuldades você encoraja esse irmão e por isso é parte do amor de Deus em ação e por isso diz no v. 15: “evitai que alguém retribua a outro mal por mal, pelo contrário segui sempre o bem entre vós e para com todos”
É o exemplo que Cristo nos deu, Ele não morreu por nós? Ele não abriu o caminho para nós? Ele não decidiu o caminha da vida? Ele é o nosso padrão que nós seguimos? Ele é o propósito e fim da lei? Isto é, o que a lei representa para nós? Representa a nós obedecermos como Ele obedeceu para virmos a ser como JC é ou foi?
RM 10:4: “o fim da lei é Cristo”; o propósito da lei é para nós sermos como Cristo é; isto são pontos muito importantes, irmãos.
Vejamos em RM 12:17 lemos: “não tornei a ninguém mal por mal”; pessoas dizem mal de você e lhe tratam mal, não torneis a ninguém mal por mal e esforçai para fazer o bem perante todos os homens e se possível se depender de vós tende paz com todos os homens”
v.19: “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar a ira porque está escrito: a Mim Me pertence a vingança, Eu que retribuirei diz o Senhor”
deixe isso nas mãos de Deus, sim, isso é fé e continua: “pelo contrário, se teu amigo tiver fome, ajuda-lhe porque fazendo o bem amontoarás brasas vivas sobre a cabeça do teu inimigo”
peça julgamento a ele não a ti, porque se tu tivesses a vingar-te então não estavas a por brasas e por isso diz a vingança é do Senhor, ponham esta couraça e este escudo de proteção e protejam a vossa mente e o vosso coração
e em segundo vocês tem sempre a capacidade de decidir como responderem a esse ataque sempre com o domínio de decisão e em terceiro lugar estejam sempre a orar e dar graças a Deus pelo que temos e se vê no v. 17: “orai sem cessar”
irmãos, quando andamos, estamos em situações na estrada em momentos difíceis orem naquele mesmo instante, não é preciso ir para o quarto, não vou dizer que não há uma ocasião durante o dia ou várias que tenha uma oração de joelhos em local privativo, por ex. no seu quarto ou seja onde for, mas estou a dizer orar sem cessar.
Ou seja, a outra pessoa nem sabe que você está a orar sem cessar pelo bem dele ou dela a situação melhorar para que talvez você tenha as palavras corretas nessa situação que ajudem os irmãos e seja o que for.
Precisamos, sim, andar com Deus constantemente, isto é, orando sem cessar e dando graças e sermos gratos pelo que temos e mostrando gratidão; e no v. 18: “em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”
E vocês estejam a ora e dar graças sem cessar, em tudo dai graças, sejam gratos e provavelmente um dos grandes pecados de satanás foi que ele não demonstrou gratidão pelo que tinha e queria mais e pensou no seu egoísmo para ter mais de ser como Deus em vez de estar grato pelo que tinha.
E por isso nós devemos de ter uma grande gratidão e isto é muito importante porque diz aqui: esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco.
E por isso quando somos realmente muito gratos isso é muito crítico e importante para a nossa vida e depois o quarto ponto para nós termos cuidado quando as situações podem piorar repentinamente é que precisamos de seguir a guia do Espírito Santo e vejam por ex. em 1 TS 5:19 diz assim: “não apagueis o Espírito”
Como apagamos o Espírito se ele que nos guia e vejam por ex. em RM 8:14 lemos: “pois os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”
Ora, lembrem-se que o Espírito de Deus nunca vai forçar você, nem dominar ou controlar a você, vai guiar ou apontar vai tocar, digamos assim no seu sub consciente e dizer: ó Jorge ou ponham o vosso nome, cuidado não penses dessa maneira ou responder com o que vais dizeres como resposta que seja graciosa e agradável a Deus.
E por isso devemos de ser guiados por essa guia do Espírito Santo quando temos essas dificuldades guiados para que a resposta seja correta como por ex. e por isso quando o Espírito de Deus toca no seu sub consciente e você tem este pensamento ora, tenho que fazer isto então o que você faz? Vai apagar esse pensamento como diz aqui não apagueis o Espírito.
Vai tirar esse pensamento ou vai seguir essa guia do Espírito Santo voluntariamente sem o Espírito forçar a você? Isso é muito importante o Espírito nos guia e lembrem-se está conosco e para aqueles que estão batizados o Espírito está em nós e isso é o que lemos em JO 14:17
Por isso lembrem-se que o Espírito de Deus quando trabalha conosco é como um rio de água viva e esse rio tem que ser renovado diariamente e continuamente e por isso que diz: Pai Nosso nos dá o pão diário, dia a dia, o pão espiritual diário dia a dia é o Espírito de Deus em nós e nós precisamos de todos os dias orar e pedir a Deus para nos ajudar para com esta água viva.
Algumas pessoas pensam: olha eu vou a um batismo de água viva e depois tenho que ser batizado em água viva e irmãos não é isso; água viva em nós é quando permitimos que o Espírito Santo de Deus fluir em nós para ser como água viva e sair da nossa boca com palavras que vem de Deus.
E que são encorajadoras e positivas e ajudam a união entre irmãos e família em vez de permitir escândalos e isso é muito importante, irmãos e isso é o que Deus quer.
E por isso é que diz estejam a permitir o Espírito a vos guiar e vejam por ex. em JO 4:10-11: “replicou-lhes Jesus: se conhecesses o dom de Deus, isto é o Espírito Santo de Deus, e quem é que te pede dá-me de beber porque era Jesus Cristo estava a pedir a esta mulher de Samaria, tu pedirias a Jesus Cristo o dom de Deus, o Espírito Santo de Deus”
“e Ele te daria o Espírito Santo de Deus que é esta água viva; e respondeu-lhe ela: Senhor tu não tens como tirar e o poço é fundo onde pois tens água viva?”
Ela não entendeu nada que JC estava a dizer, mas nós devemos de entender e em JO 7:38 diz: “quem crer em Mim como diz a escritura do seu interior fluirão rios de água viva”
Por que? Porque quem crê em JC vai fazer o que JC diz para fazermos porque acreditamos Nele e vai fazer o que Ele diz para fazer e então quando obedecemos a Deus recebemos mais do Espírito Santo porque Deus dá mais aqueles que o obedecem, AT 5:32, e então aquele que crer em mim, isto é, que Me obedece e que observa os Dez Mandamentos e a propósito de incluir o quarto que é o Sábado.
Mas obedece a Mim e do seu interior fluirão rios de água viva, ó não, eu não preciso de guardar o Sábado hoje em dia e irmãos é um dos Dez Mandamentos é como você dizer: então eu não preciso de obedecer a lei de não mates porque eu vou fazer isso; e não eu não tenho o direito de decidir de mudar a lei de Deus.
você quebra um mandamento é como se quebrasse todos é como lemos em TG e não pode quebrar um e só vou quebrar o Sábado, não, irmãos, o ponto é o seguinte a lei de Deus os Dez Mandamentos são como assim dez rios que nos demonstram como amar a Deus e amar o próximo.
Não posso dizer: amo a Deus então obedece a esse quatro primeiros mandamentos que especificamente é amar a Deus e um deles é o quarto mandamento e se amas o irmão então obedece aos outros seis que são especificamente direcionados aos irmãos.
Algumas pessoas mentem, outras cobiçam e por que? Porque somos pecadores e precisamos de nos arrepender, irmãos, e temos que estudar a palavra de Deus e meditar e temos que jejuar ocasionalmente e por estes princípios em prática para que o Espírito de Deus esteja a fluir em nós porque estamos a obedecer as leis de Deus e, digamos assim, este círculo virtuoso de Deus nos ajuda, nos d´a Sua graça e nós respondemos a isso obedecendo a Ele porque cremos Nele e então Ele nos dá mais do Seu Espírito e então vamos crescendo na graça do Senhor e por isso é que diz 1 TS 5:19: não apaguei o Espírito, deixem que o Espírito de Deus vos guie.
E em quinto lugar e um outro ponto importante é de que precisamos de ser sábios, discernir o que é de Deus, o que é piedoso, isto é, o que é puro do que é impuro e imundo e não estou a falar só de dardos, sim, são importantes, mas de pensamentos e ações e de palavras.
Da maneira que respondemos as pessoas quando estão a dizer talvez coisas acerca de Deus estão a dizer a verdade? Ou não? Precisamos de discernir disso tudo e guardar o que é bom e piedoso e vejam no v. 20 de 1 TS 5: “não desprezeis as profecias”
Isto é, tens que ter uma resposta cuidadosa, correta, crítica as profecias e o que são as profecias? As instruções encorajadoras as conversas encorajadoras e que são de acordo com a palavra de Deus.
Porque profecia não é só falar e profetizar do futuro, mas a profecia vem da palavra professor e ensinar e instruções, isto é, palavras que vem de inspiração divina quando pessoas estão a declarar os verdadeiros propósitos de Deus e por ex. dois irmãos estão a conversar e esta conversa de um irmão a dizer como Deus o ajudou e que fez isto ou aquilo outro não é uma conversa positiva encorajadora e cristã.
E neste contexto é uma profecia porque estão a professar e dizer o que é correto e positivo acerca de Deus e depois também diz no v. 21: “julgai todas as coisas e retende o que é bom”
Isto é, examinai a palavra aí é docmax, quer dizer faça um teste, faça uma examinação cuidadosa e mantenha o que é bom, por ex. em 1 TS 2:4 diz: “pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus a ponto Dele nos confiar o evangelho”
O apóstolo Paulo e o que estavam com ele foram aprovados por Deus para pregarem o evangelho, foram aprovados por Deus e Ele prova os corações, Aquele que faz o teste dos corações é o que diz aqui: e sim a Deus que prova o nosso coração ao fim do v. 4
Outro ex. examinar tudo e unir o que é bom e correto e as pessoas dizem: ó, não é preciso dizimar, mas veja em MQ 3:10 lemos: “roubará o homem a Deus? Ó, nós não roubamos e Ele diz: sim, nos dízimos e nas ofertas”
Estamos a dizimar e dar ofertas? Diz assim: “Deus está com a maldição e sois amaldiçoados porque a Mim Me roubais vós a nação toda e tragam todos os dízimos a casa do tesouro para eu haja mantimento na minha casa e provai-me isto”
Prova a Deus; Deus diz: ponha Deus a teste se você dizimar e se Ele vai abençoar ou não e irmãos abençoar de vários modos não só financeiramente e por ex. também em 2 TS 2:10 lemos: “quando o iníquo virá pelo poder de satanás e vos desce com toda grande injustiça”
Nós temos que discernir as coisas boas das más porque vai haver grande injustiça e satanás é o grande enganador, AP 12:9, engana o mundo todo e diz assim: “e com toda grande injustiça que perecem porque não acolheram o amor da verdade”
E qual é o amor da verdade? Deus é o amor da verdade, Cristo é a verdade, as leis de Deus são a verdade, ora, não, não, não precisamos de guardar o Sábado, não eu posso fazer isto ou da maneira que eu vejo é assim.
Não é da maneira que você vê e sim da maneira que Deus vê!
E por isso essas pessoas não acolheram o amor da verdade e temos que discernir as coisas deste mundo e escolher o que é piedoso segundo Deus e vejam no v. 22: “abstendo-vos de toda a forma de mal”
Não é uma forma de mal, mas simplesmente aparência de mal como se lê na ACF porque está claro não é só do mal embora não seja uma tradução cem por cento boa e na ACF e na ARC diz: “abstendo-vos de toda a aparência do mal”
Sim, está claro, não devemos fazer mal, mas além disso devemos de nos abster de toda a aparência do mal, por ex., o ministro nunca vai dar um aconselhamento a uma moça em particular sem outras pessoas estarem a ver onde ele está e por que?
Porque se não pode haver falsas acusações contra esse ministro: olha ele tentou me fazer isto ou aquilo e tentou me abusar e pode ser com uma jovem de menor idade e precisamos de ter cuidado com isso e por isso temos que evitar a aparência do mal.
Principalmente, um ministro tem que evitar a aparência do mal, sim temos que evitar o mal, mas pior temos que evitar a aparência do mal e por isso diz no v. 23: “o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo e o vosso espírito, o espírito do homem no homem, aquilo que vós tendes que é o vosso caráter e personalidade, a vossa alma e força, a vossa energia e o vosso corpo físico sejam conservados íntegros e irrepreensíveis à vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo”
Nós precisamos de ser puros e limpos e estamos a falar aqui de sermos íntegros e por isso estava a dizer a pouco discernir a impureza da limpeza e precisamos de ser limpos e como eu disse não é só das comidas e das carnes ou o que comemos, mas isso é um exemplo de estarmos sempre a pensar de uma maneira limpa e como falamos a outras pessoas de uma maneira limpa para não causar ofensa e não magoar a outras pessoas.
E por isso irmãos voltando à pergunta: o que devemos de fazer para não sermos apanhados de surpresa nesta cilada espiritual em parte causada por nós e em parte incitada por satanás e que acabamos de fazer coisas não sendo corretas depois de tudo ter andado muito bem e pum há um desastre.
E falamos de cinco pontos:
- Precisamos de ter esta couraça e este escudo da fé e do amor e ter os pensamentos na esperança para estarmos prontos sempre.
- Nós temos a nossa liberdade de escolhermos como reagimos a outras pessoas.
- Devemos estar sempre a orar e estando gratos a Deus pelo que Ele nos dá.
- Temos que deixar o Espírito de Deus nos guiar na nossa maneira de viver e como atuar.
- Temos que discernir o bem do mal, o limpo do impuro e mantermo-nos limpos e conservados íntegros e irrepreensíveis da maneira que vivemos para estarmos prontos à vinda de Cristo.
Então, irmãos, eu quero concluir com esta, digamos assim, esta oração que lemos no v. 23, mas vou repetir porque é uma oração que é muito importante: “o mesmo Deus da paz que vos santifica irmãos em tudo e vossa alma seja conservada íntegra e irrepreensível como a de Cristo, fiel é o que nos chama que é o Pai e que vos fará quando você esteja no Reino de Deus”
“desde que você se mantenha íntegro e que você se mantenha vigiando e orando pondo a couraça e decidindo se é para reagir da maneira correta sempre orando e dando graças permitindo que o Espírito de Deus o guie e sempre discernindo o mal do bem”
E a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco, amém!