Pentecostes: Para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus

Você está aqui

Pentecostes

Para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (54.38 MB)

Download (Baixar)

Pentecostes: Para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus

MP3 Audio (54.38 MB)
×

O dia de Pentecostes é uma das Festas do Senhor (Lev 23:4) e representa um passo importante na execução do Seu Plano de trazer muitos filhos e filhas à glória (Heb 2:10). Este sermão descreve alguns pontos importantes acerca do poder de Deus (Atos 1:8).

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

No princípio criou Deus os céus e a terra; a terra porém estava sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

E durante os próximos 6 dias o Verbo falou e no sexto dia, Deus o Elohim, disse: façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança.

E depois no v. 31 de GN 1 lesse: “viu Deus tudo quanto fizera e eis que era muito bom.

Quando Deus pôs o homem e a mulher no maravilhoso Jardim do Éden Ele disse que tudo que tinha criado era muito bom e então Deus deu instruções ao homem e a mulher em como viverem e do caminho do que é certo e do que é errado, isto é, as leis de Deus.

E por isso vê-se que Deus deu depois a Adão uma escolha e oportunidade de escolher o livre arbítrio como os pais da humanidade e tinham que escolher ou precisavam de escolher entre duas árvores: a árvore da vida que simbolizava o dom gratuito do Espírito Santo de Deus e a sabedoria espiritual revelada por Deus do que é bom e do que é mau.

O qual que só é possível através da guia do Espírito Santo

E também deu a escolha da outra árvore: a árvore do conhecimento do bem e do mal; a árvore simbolizando a decisão que o homem podia tomar de desenvolver a sua própria sabedoria do bem e do mal baseado no raciocínio humano e na lógica humana e decidindo o homem assim o que parecia correto para o homem à parte, isto é, em separado do Espírito de Deus.

E por isso esta árvore do conhecimento do bem e do mal também podia ser chamada a árvore da morte porque o resultado final seria a morte.

E queridos irmãos nós temos hoje a mesma escolha; você e eu temos as mesmas escolhas, e por isso hoje o meu propósito do tema é que então vamos hoje decidir fazer a escolha correta para estarmos cheios da plenitude de Deus.

Se o homem na posição de Adão escolheu de sua livre vontade de não ter confiança em no que Deus lhe disse o que era bom e mal mas em vez de ter confiança nele próprio e no seu raciocínio humano e assim o homem rejeitou a ajuda espiritual de Deus; rejeitou o ensino e a instrução de Deus.

Sim, rejeitou a fonte da verdadeira sabedoria do bem e do mal e do verdadeiro poder de Deus.

Vejam queridos irmãos em PV 14:12 diz assim: “há caminho que ao homem parece direito mas ao cabo dá em caminhos de morte”.

Ao Adão e a Eva parecia direito e correto fazerem a sua própria escolha e decidirem para eles próprios fazerem os próprios padrões do que era bom e mau mas ao cabo isso deu em caminho da morte.

Esta atitude queridos irmãos tem sido assim no mundo inteiro e prevalece hoje na nossa sociedade e muitas pessoas dizem: eu faço o que quero e tenho o direito de escolher e eu faço com meu corpo o que quero pois é meu direito e sou um adulto.

Está ok desde que ninguém se machuque é o que as pessoas dizem e são os valores do homem e o que homem decidiu, decidiu! E por si próprio o que é bom e o que é mau e o que é certo e o que é errado.

E queridos irmãos é o que vemos no mundo hoje em dia e a realidade irmãos e vocês sabem muito bem é que paz, felicidade, harmonia não é possível quando não seguimos o caminho de Deus que é a guia do Espírito Santo de Deus.

O Espírito Santo de Deus irmãos quer dizer o Poder de Deus e é a maneira que Deus vê as coisas e é a atitude de Deus, é o caráter de Deus, é a mente de Cristo em nós, sim, pessoas podem argumentar comigo: óh como pode ser a mente?

Queridos irmãos é que estou a falar que este caráter, atitude, amor do Pai e que o Filho também tem e que nós também devemos ter para sermos unidos com Eles e termos o mesmo coração e a mesma maneira de ver e é o que estou a me referir irmãos, por favor, abram os olhos!

Mas a humanidade rejeitou o Espírito Santo de Deus, a guia de Deus, a essência de Deus, o Poder de Deus, a maneira de Deus ver as coisas, o caráter de Deus e o amor de Deus.

Porque a humanidade é egoísta e tem os pensamentos e raciocínios torcidos, é ganancioso e por isso a humanidade não pode sem o Espírito de Deus e sem esta mente e esta atitude e este desejo de amor porque vem de Deus! Não pode ter um relacionamento com Deus a um nível de Deus, ou seja, um nível vertical entre nós e Ele não é possível.

E Adão representando digamos assim o pai da humanidade quebrou este relacionamento com Deus.

E é efetivamente como Deus tivesse dito: você Adão fez esta decisão pela humanidade e você rejeitou Deus como fonte de conhecimento e você rejeitou o Poder e a guia assim como a sabedoria de Deus como um dom gratuito que é o único caminho para haver paz.

Entretanto ou por outro lado você e Adão escolheram o caminho egoísta de mim próprio primeiro e de lutar e competir como satanás o faz e por isso ´como Deus tivesse dito a humanidade: vai, vai e se é assim que queres produz a tua própria sabedoria e vamos ver os resultados e vai e decide por ti próprio e decide o que é bom e o que é mau e aprenda da maneira dura e difícil, bate com a cabeça na parede, bate, para aprenderes a lição dura.

Sim, humanidade desenvolve o teu próprio sistema de educação, sim, humanidade desenvolve o teu próprio sistema de negócios, sim, humanidade desenvolve o teu próprio sistema financeiro, sim, humanidade desenvolve o teu próprio sistema de agricultura, sim, humanidade desenvolve o teu próprio entretenimento, o sus próprios desportos, a vossa própria sociedade de direitos humanos e de direitos das mulheres, sim, humanidade experimenta em tudo debaixo do céu e do sol e não deixem nada testado.

Não, assim não irão poder dizer: olha se eu tivesse tido tempo ou se eu tivesse tido a oportunidade eu, os homens, tínhamos resolvido os problemas do mundo.

Queridos irmãos acho que vocês estão a ver que nenhum presidente, chefe de nação, ninguém, nenhum religioso vai resolver os problemas deste mundo!

E por isso Deus deu a humanidade um período de tempo e olhando para trás estamos a ver é um período de cerca de 6.000 anos e até durante esse período Deus teve que ocasionalmente fazer as coisas andar um pouco mais devagar e por isso houve um período que houve um dilúvio mundial ao fim de cerca de 1.500 anos de pois de Adão e Eva pois houve um período que teve que confundir línguas e fazer outras línguas.

E houve períodos em que houveram pragas e doenças e atrasaram o desenvolvimento humano porque Deus nos deu estes 6.000 anos mas agora estamos a nos aproximar do final destes 6.000 anos e Deus está a dizer: ok, o que é que vais provar? Ou homem o que vais provar? Ou homem estás a escrever a própria história! A história estás a provar sem qualquer dúvida que o caminho da arrogância, do egoísmo e da competição só traz miséria, dor, sofrimento, infelicidade e morte ao mundo!

Sim, muitas pessoas dize: olha precisamos de ajudar aqui e dar dinheiro a este grupo ou aquele e são lindas intenções irmãos mas não resolvem o problema pois o único que vai resolver o problema é quando Deus parar isto tudo e Jesus Cristo vier para a terra e reinar e trazer paz a terra.

Porque ao fim desse período Deus vai ressuscitar um, e um e outro, uns poucos que Ele escolheu para um serviço especial preparatório para se prepararem para estarem preparados e treinados para reinar com Cristo.

E depois destes 6.000 anos Cristo virá e Deus vai intervir e vai ressuscitar esses poucos que foram chamados, eleitos e fieis até o fim então Deus vai estabelecer o governo do Reino de Deus na terra sobre os seres humanos para trazer paz, felicidade e prosperidade a este mundo!

E vai ser um período em que Jesus Cristo, Deus através de Jesus Cristo, vai restaurar todas as coisas e nós se formos fieis até o fim teremos uma oportunidade de trabalhar debaixo de Cristo neste processo de restauração do mundo.

Então nesse período vocês seres humanos vão apreciar o dom da árvore da vida e também vão apreciar o valor do Poder do Espírito Santo, do Consolador e Ajudador Aquele que nos ajuda que é o Espírito de Deus! O Consolador, o parakletos,

Então você vai apreciar as bençãos individuais que vem de saber e praticar o verdadeiro conhecimento do bem e do mal que é o conhecimento que vem de Deus que são os ensinos de Deus e que são as leis de Deus.

Então apreciarão vocês este dom gratuito de Deus e deste Poder do Espírito Santo que vai ajudar a você a ter uma vida feliz, alegre, contente e satisfeita para além do que você possa imaginar.

Então você vai apreciar o que de fato é o valor de confiar em Deus.

Queridos irmãos Deus faz tudo em ordem e decentemente, primeiro vimos que Deus trabalhou com o primeiro Adão, a primeira família humana mas essa família falhou, entretanto Deus está a chamar desta tristeza algumas pessoas, uma aqui, outra acolá e outra acolá como o sal que é um grãozinho aqui, outro acolá e como chamou pessoas como Abel, Matusalém, como Noé, como Abraão.

Então vejam em GN 18:19: “porque Eu o escolhi a Abraão para que ordene aos seus filhos e a sua casa depois dele a fim de que guardem o caminho do Senhor e medir com justiça e juízo”.

Queridos irmãos pondo em outras palavras o Abraão veio a ser a primeira família digamos assim que aprendeu o caminho de Deus, sim, não perfeitamente mas vemos a família e os pais da fé que são Abraão, Isaque e Jacó.

A ele as promessas foram feitas e essas promessas seguiram de geração em geração até nós e as promessas são em dois níveis digamos assim e um é uma promessa nacional a esse povo e a outra é uma promessa de graça que é o dom da vida eterna e de graça para o mundo inteiro.

Ora a promessa nacional foi os israelitas que Ele deu um convênio com eles e que lhes deu uma responsabilidade de obedecerem a Deus para serem, digamos assim, um exemplo as outras nações para as outras nações serem abençoadas através deles.

Por isso deu a eles instruções a cerca de terem um tabernáculo e deu-lhes instruções está claro a cerca das leis de Deus e também a cerca de ofertas e como fazer sacrifícios deles próprios tal como ao fim de contas eram ofertas exemplares do que Jesus Cristo caberia de fazer por nós e também lhes deu uma visão que embora eles não entendessem mas uma visão do plano de salvação através das festas de Deus.

Estas festas de Deus e dias santos e suas estações são, digamos assim, um sumário do plano de salvação, por exemplo, a Páscoa que através do sangue do cordeiro os israelitas foram salvos do Egito e o significado para além disso que nós através do sangue de Jesus Cristo somos salvos da pena da morte por causa do pecado.

Depois tem o Dia dos Pães Asmos que é o compromisso de obedecer às leis de Deus e depois o Dia de Pentecostes que após o sacrifício e a apresentação do movimento do molho que representa Jesus Cristo a ser aceito a nosso favor.

No quinquagésimo dia após desse movimento do molho os israelitas chegaram ao Sinais para receber Os Dez Mandamentos como a tradição o diz e nós recebemos o Espírito Santo que é, digamos assim, que nos ajuda a obedecer às leis de Deus.

Então temos aqui uma pergunta: então os israelitas como uma nação a nível nacional tiveram sucesso? Eles acreditaram e obedeceram? Não, falharam miseravelmente!

Então qual é o propósito de Israel? O propósito de Israel é que sim é um povo escolhido por Deus mas não foram um povo escolhido para ser, digamos assim, um animal de estimação do professor ou de melhor classe, não, para terem favores especiais, não, eles foram escolhidos para um propósito especial de prepararem e de serem uma nação a ajudar as outras nações a virem e entrarem no Reino de Deus e falharam.

E assim é a lição do AT que até agora essa nação e esse grupo de pessoas e essas nações, Israel e Judá, falharam com os melhores padrões que tiveram que foram as leis de Deus e com a melhor educação que tiveram, com um bom código genético, digamos assim, hereditário, com um ambiente perfeito, falharam, e por isso a humanidade hoje em dia não pode dizer por duas coisas: primeiro: óh se tivéssemos mais tempo nós resolveríamos nossos problemas porque não resolvem nada porque o Único que vai resolver os problemas é quando Cristo vier e Ele vai ter que vir ao fim deste período porque se não viesse nenhuma vida humana seria salva!.

Leiam por exemplo MT 24:22: “se não tivessem aqueles dias serem abreviados ninguém seria salvo mas por causa dos escolhidos tais dias serão abreviados”; vai ser um período que Deus diz: CHEGA!!E vai cortar porque se deixasse ir até o fim ninguém sobreviveria mas tem que sobreviver e por que? Porque o plano de Deus é de fazer da humanidade filhos e filhas de Deus embora a humanidade tenha rejeitado a Deus.

E por isso a humanidade não pode dizer: olha se nós tivéssemos mais tempo teríamos resolvido os problemas do mundo e nem a humanidade pode dizer: se Deus tivesse nos dado os seus Mandamentos e as suas Leis para nós as obedecermos nós teríamos tido sucesso e nós teríamos tido sucesso como nações e tivéssemos dado isso as nações e por que? Porque Deus deu a nação israelita e eles falharam!

E por isso Deus está a provar que tudo do melhor da humanidade, e do nosso código genético, e das nossas habilitações e capacidades e com todo o conhecimento dos caminhos de Deus sem a ajuda do Espírito de Deus nós não podemos resolver os problemas humanos.

E por isso a humanidade e a nação de Israel ensina há história que nós vamos falhar sem termos Deus a nos guiar e sem seguirmos a árvore da vida.

Sim, o espírito humano é capaz de fazer coisas boas, sim, é bom com mau, mistura as suas coisas e vejam, por exemplo em GL 5:22-23 aqui está a descrever o Espírito de Deus e diz assim: “podemos dizer que algumas pessoas são muito amorosas, podemos dizer que algumas são alegres e felizes, podemos dizer que algumas tem a paz, podemos dizer que algumas pessoas tem muita paciência e muita longanimidade, podemos dizer que tem pessoas que são benignas e são gentis e tem muita gentileza, sim, há pessoas que são boas, há pessoas que são fieis, há pessoas que tem mansidão, há pessoas que tem domínio próprio mas a combinação de tudo numa só pessoa só é possível com o Espírito Santo”. E esse é o fruto do Espírito Santo.

Queridos irmãos nós precisamos do Poder do Espírito Santo de Deus para dar este fruto e para produzir este fruto e este fruto que é o fruto do Espírito e não está a dizer frutos no plural, este fruto tem estes atributos e estas características: tem amor, alegria, tem paz, benignidade, tem bondade, fidelidade, tem mansidão e tem domínio próprio! Tem isto tudo!

E por isso que Jesus Cristo disse: “temos que olhar para os frutos”; e que frutos nós estamos a produzir? Sim, a nossa característica tem esse com o Espírito de Deus temos esse fruto e temos estas coisas todas ao mesmo tempo mas através desta atitude, personalidade e capacidade de uma pessoa ter isto tudo esta pessoa produz boas ações e bons frutos.

 E por isso que Jesus Cristo diz em MT 7 começando no v. 15-20 diz assim: “acautelai-vos dos falsos profetas que vos apresentam disfarçados em ovelhas mas por dentro são lobos roubadores”; sim, são muito boas pessoas e são muito isto ou aquilo, e muito gentis mas por dentro é diferente.

Pelos seus frutos vos conhecereis e por isso diz concluindo no v. 20: “assim pois pelos seus frutos os conhecereis”.

Por isso Jesus Cristo disse um pouquinho mais adiante no v. 21: “ora muitas pessoas vão dizer: Senhor! Senhor! Mas não vão entrar no Reino de Deus só aquele que faz a vontade do Pai!”; é só aquele que faz a vontade do Pai que vai entrar no Reino de Deus e que obedece às leis do Pai, aos mandamentos de Deus do Pai!!

“muitos vão dizer: Senhor! Senhor Jesus Cristo não profetizamos em teu nome? Não dizemos coisas boas em o nome de Jesus? Óh Jesus fez isto e fez aquilo e tivemos a dizer e a declarar ora este Jesus e em teu nome não expelimos demônios? E em teu nome não fizemos muito milagres? “

E o que é que Jesus Cristo disse?

“Eu lhes direi: Eu lhes professarei explicitamente: NUNCA VOS CONHECI! Apartai-vos de Mim vocês que praticam a iniquidade”; vocês que transgridem a lei! Vocês que transgridem a lei de Deus saiam daqui xau! Não tenho nada a ver com vocês embora vocês façam milagres, façam coisas em Meu Nome, façam isso tudo mas tem de praticar e obedecer a lei de Deus.

Queridos irmãos e por isso vemos que a humanidade sofre, digamos assim, de uma doença de coração, sim, sofre de uma doença de coração.

E vejam em DT 5:27-29 diz assim: “chega de hoje o que o Senhor Nosso Deus e tu nos dirás o que nos disser o Senhor Nosso Deus e ouviremos e cumpriremos”; sim, nós vamos fazer tudo o que Deus disser para nós fazermos.

“ouvindo o Senhor as vossas palavras quando faláveis a mim O Senhor me disse: ouvi as palavras desse povo as quais me disseram: em tudo falarem eles bem”; sim, estão a dizer bem, sim, vão obedecer, beleza mas que beleza, muito bem!

V. 29: “quem dera que eles tivessem tal coração!”; quem dera que isso fosse de fato daqui do coração.

“que de fato me temessem e guardassem a todo tempo os meus Mandamentos para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre!”; para o bem deles!

Mas porque não obedecem ao que temos hoje em dia na terra irmãos? Sofrimento, dores, doenças, epidemias e sei lá que mais! E por que? Porque não obedecem às leis de Deus!

E por isso Deus disse: Óh que houvessem um coração desse gênero.

E por isso eu estou a dizer porque a humanidade está a sofrer de uma doença do coração.

Vejam em IS 64:6: “mas todos nós somos como o imundo e todas as nossas justiças como trapo da imundícia”; como o trapo da imundícia!

Queridos irmãos, sim, os seres humanos podem ser boas pessoas mas a Bíblia diz que todas as nossas justiças são como tapo da imundícia porque é bom misturado com mau.

Vejam em JR 17:9: “enganoso é o coração”; sim o que estou a falar aqui é uma doença do coração pois o nosso coração nos engana e está a iludir; “mais que todas as coisas e desesperadamente corrupto quem o conhecerá?”.

Queridos irmãos precisamos, digamos assim, de um transplante de coração e precisamos de um coração novo.

E vejam em JR 31:31: “eis dias vem diz o Senhor em que firmarei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá”; estas nações falharam mas vai haver no futuro que Deus vai fazer com elas uma nova aliança, sim, está a fazer conosco hoje em dia e em particular e individualmente, um aqui, outro ali, outro acolá mas quando Jesus Cristo voltar para a terra durante o reino milenial, durante os 1.000 anos e após o período do fim da era do homem ou da era que satanás está a reinar neste mundo e quando Jesus Cristo voltar ele vai de novo trabalhar com esta nação e com este grupo de povo para serem um exemplo para ajudar as outras nações e não serão para serem melhores que as outras, não, mas para ajudar as outras nações.

E diz assim no v. 33: “esta aliança que firmarei com a casa de Israel depois daqueles dias diz o Senhor na mente (na cabeça vou mudar os pensamentos dessas pessoas e por que? Vou imprimir na mente as leis de Deus e como? Pondo a mente de Cristo e o Espírito Santo em nós e esse Espírito Santo vai fazer o que se chama santificação do espírito e vai mudando nossa maneira de pensar e isto é que é a nova aliança) também no coração (este coração que é corrupto que é desesperadamente corrupto e enganador vai ser mudado e como? Pelo Espírito Santo de Deus)”.

Porque diz assim: “no meu coração farei minhas leis e serei o seu Deus e serão o meu povo”.

Queridos irmãos Deus vai nos fazer, digamos assim, “um transplante de coração”; não, não o é mas vamos mudar do velho eu para um novo eu, do velho homem para o novo homem e vai ser um processo de conversão durante um período de tempo.

Tal como nós verdadeiros cristão que devemos estar progredindo por este processo e esta conversão.

Vejam em RM 8:5-9 e eu vou ler da BLH: “porque os que vivem de acordo com a natureza humana tem a sua mente controlada por essa mesma natureza”.

Queridos irmãos a nossa maneira de pensar os nossos pensamentos e a nossa inclinação é para as coisas da carne, para as coisas da natureza humana.

“mas os que vivem de acordo com o Espírito de Deus tem a sua mente controlada pelo Espírito”; isto é, nós estamos inclinados e estamos como se diz inclinados pelo Espírito numa inclinação pelo Espírito.

V. 6 continuando a ler na BLH: “os que tem a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente mas os que tem a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz”.

V.7: “por isso os que tem a mente controlada pela natureza humana tornam-se inimigos de Deus pois eles não obedecem a lei de Deus e de fato não podem obedecer a ela”.

Queridos irmãos nós temos que ter o pendor e a inclinação para o Espírito e não para a carne.

Vejam no v. 8: “os que vivem de acordo com a natureza humana não podem agradar a Deus”.

E no v. 9: “vocês porém não vivem como manda a natureza humana mas como o Espírito de Deus quer”; nós como cristãos temos que estar a viver com o Espírito de Deus que nos guia, a essência de Deus, o Poder de Deus, nesta atitude de Deus, neste caráter  de Deus, com o caráter de amor de Deus nos guia e por isso que diz que vai por em nós o novo coração e uma nova mente como lemos em JR 31:31-33, e uma nova mente e um novo coração.

Queridos irmãos nós estamos, digamos assim, num círculo vicioso desta mente e destes pensamentos e Deus tem que quebrar este círculo vicioso porque quando ainda éramos pecadores Cristo morreu por nós! Como lemos em RM 5:8 e como diz em JO 3:16 isto demonstra o amor de Deus para nós que ele nos deu o Seu próprio filho! Unigênito!

E queridos irmãos isto tem a ver com o simbolismo da Páscoa do Senhor.

Depois vemos que em JO 6:44 diz: “ninguém pode vir a Mim (ninguém pode vir a Cristo) se o Pai que Me enviou não O trouxer e Eu então o ressuscitarei no último dia”.

Ninguém pode ser um cristão a não ser que o Pai o chame.

E por isso vemos aqui que Deus chama na sua misericórdia e por isso vemos primeiro que Deus é muito misericordioso e carinhoso para conosco e vemos em segundo lugar que Ele nos perdoa.

Cristo morreu por nós e vemos que isto demonstra o amor de Deus para conosco e depois vemos que nos dá a misericórdia de nos chamar e depois vemos em RM 2:4 que Deus Ele próprio nos dá o arrependimento! E diz assim: “a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento e eu disse: tu desprezas a riqueza da sua bondade, tolerância, longanimidade ignorando que a bondade Dele é que te conduz ao arrependimento?”.

Queridos irmãos é Deus que nos deu O seu filho que morreu por nós e que nos chama e nos dá o arrependimento e queridos irmãos nós nem podemos nos arrepender sem a ajuda de Deus porque o nosso coração ´e enganoso.

Nós somos prisioneiros da nossa mente na carne! É Deus que vai quebrar este círculo vicioso e para que? Para sermos pessoas que obedecem a Deus.

E vejam aqui em RM 5:9-10 e diz assim: “logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue (isto é, pelo sangue de Cristo) seremos por Ele salvos da ira, nós seremos salvos porque quando éramos inimigos e reconciliados com Deus (v. 10) mediante a morte do Seu filho muito mais já sendo agora reconciliados seremos salvos pela vida de Cristo”.

Estamos a entender? Cristo veio para a terra e se esvaziou de quem Ele era, O Verbo se esvaziou da forma de Deus e Poder de Deus para ser um ser humano para se humilhar e morrer como lemos em FP 2:6-8 para morrer de cruz e Nos deu a sua vida por nós, ressuscitou, sim, porque o Pai o ressuscitou e Ele não Se ressuscitou a Si próprio porque estava morto foi o Pai que o ressuscitou e Ele agora nos salva pela Sua vinda e por que? Porque Ele é o Nosso Sumo Sacerdote e é o Nosso advogado de defesa e que está quando somos acusados por satanás nos está a defender! Perante o trono da graça!

E por isso Ele nos salva e vejam aqui em TT 3:4-6: “quando porém se manifestou a amabilidade de Deus Nosso Salvador e Seu amor para conosco (quando se manifestou a bondade de Deus, o Pai, e como? Porque Ele enviou o Seu filho) e não por obras de justiça justificadas por nós mas pela própria graça de Deus e da sua misericórdia e Deus nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”.

E por que? Porque Jesus Cristo agora está ao céu porque Ele pagou por nossa vida e por isso agora foi nos enviado o Espírito Santo que é o que nos regenera e que nos renova a regeneração pelo Espírito Santo.

“que Ele derramou ricamente por nós por meio de Jesus Cristo Nosso Salvador”; pelo Pai derramou por nós e nos deu o Espírito Santo, o Pai nos deu o Espírito Santo através de Jesus Cristo.

Veja aqui também em AT 1:4-5: “e comendo com eles determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém mas esperassem a promessa do Pai a qual disse Ele: de Mim ouviste porque João (o Batista) na verdade batizou com água mas vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias”.

A promessa do Pai que é o Espírito Santo que receberam no Dia de Pentecostes.

E por isso vendo aqui em HB 10 vejemos aqui um capítulo muito interessante, HB 10 e vamos começar a ler do v. 5 e está aqui a falar dos sacrifícios da antiga aliança que faziam e diz: “que esses sacrifícios eram impossíveis (no v. 4) do sangue de touros e bodes remova os pecados”; e começando a ler no v. 5: “por isso ao entrar no mundo diz: fiz sacrifício e oferta não quiseste”; quando Jesus Cristo se esvaziou e entrou no mundo disse como ser humano: “sacrifício e oferta não quiseste antes um corpo me formaste”.

Deus deu a Jesus Cristo um corpo físico e se tornou um ser físico.

E depois continuando: “não Te deleitastes com ofertas de holocaustos”; as ofertas do AT.

E depois no v. 7: “então Eu disse: eis aqui estou e no rolo do livro está escrito a Meu respeito para fazer óh Deus a Tua vontade”; Jesus Cristo está a dizer: Eu vim e Me esvaziei da forma de Deus como lemos em FP 2:6-7 e como se lê em TT 2: 14, Ele se esvaziou e veio para a terra para ser um homem e se tornou carne para fazer óh Deus a tua vontade!

Qual é a vontade?  Veja aqui no v. 9, sim porque diz no v. 8: “sacrifícios e ofertas não quisestes” e no v. 9: “eis aqui estou óh Deus aqui para fazer a tua vontade e remove-os primeiro para ser os segundo”, ou seja, remove os holocaustos para o segundo que é o sacrifício de Jesus Cristo.

“nessa vontade é que temos sido santificados e mediante a oferta do corpo de Cristo”; e de uma vez por todas!

Vemos aqui e continuando a ler no v. 11: “ora todo sacerdote se apresenta dia após dia”; mas o nosso verdadeiro sacerdote é Jesus Cristo “mas todo o sacerdote se apresenta dia após dia mediante o sacrifício sagrado e muitas vezes dos mesmos sacrifícios que nunca e jamais podem remover pecados Jesus porém é oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados( isto é, com o seu corpo) e assentou-se à destra de Deus aguardando daí em diante que os seus inimigos sejam postos no estrado de seus pés porque com uma única oferta aperfeiçoou para sempre”.

Jesus Cristo com uma oferta aperfeiçoou para sempre e estão a entender? Com a oferta de Jesus Cristo é suficiente para aperfeiçoar-nos completamente e para sempre.

Aperfeiçoou! E o que quer dizer isso? Está feito! Está consumado! Deus já fez! Está feito! Deus já fez a sua parte! Agora a Sua graça está garantida para nós!

Mas continue a ler: “quantos estão a ser sacrificados?”; nós ainda estamos a ser santificados e ainda estamos no processo de santificação e nós ainda temos que fazer a nossa parte! Deus completou a parte Dele! Mas nós ainda temos que fazer a nossa parte e como? Pela santificação do espírito e pela santificação do Espírito Santo de Deus!

Veja em 2 TS 2:13-14: “entretanto devemos sempre dar graças a Deus por vós irmãos amados pelo Senhor porque Deus (isto é o Pai) vos escolheu desde o princípio para a salvação e como? Pela santificação do Espírito e fé na Verdade”.

Deus nos santificou, separou nos pôs à parte para a santificação do Espírito e fé na Verdade.

“para que também nos chamou diante do nosso Evangelho para alcançares (o que?) a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Estão a entender? Isso é a Verdade e estamos a ser santificados pelo Espírito porque o Espírito de Deus, pelo Poder de Deus, pela mente de Deus e nós esta atitude de amor de Deus que temos que por este implante como eu disse essa mudança de mente, está claro, não é um implante mas temos que tirar o velho homem e colocar o novo homem e temos que mudar e usar o Espírito de Deus e usar a guia do Espírito de Deus que é o Espírito do Pai mas é o mesmo Espírito do Filho porque são um só Espírito, só há um Espírito.

Este amor e mentalidade e esta maneira de ver as coisas e sentimento de Deus é o mesmo sentimento que o Pai tem assim como o Filho o tem e é a mesma essência do Pai e digamos assim o mesmo DNA espiritual que nós precisamos de ter que somos regenerados com Esse.

Para que? Para alcançarmos a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. E qual é a meta? E sim a meta é para estarmos no Reino de Deus mas a meta é para termos a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Estamos a entender isto? Estamos a entender esta meta e este gol e esta Verdade?

Veja em 1 PE 1: 2 diz assim: “eleitos (sim, somos chamados e escolhidos e eleitos e temos que ser fieis até ao fim segundo a presciência de Deus Pai em santificação do Espírito” e para que? Para obediência e obedecermos.

“e a expressão e graça do sangue de Jesus Cristo e paz vos seja multiplicada”.

Esta graça do Pai que é que nos dá o arrependimento e que é o Pai que nos dá toda a ajuda que precisamos e que é o Pai que faz tudo por nós e é o Pai que nos dá a força para vencermos isto mas nós temos que usar isso e temos que fazer a nossa parte e isto é como se nós agora temos uma obrigação e uma gratidão é como uma pessoa dá a você uma coisa e diz: obrigado e o que quer dizer obrigado? Obrigado quer dizer que eu sou obrigado agora a devolver esse ato de favor e por isso quando Deus dá a sua graça anos de graça nós dizemos: obrigado!

E por isso nós temos que somos obrigados a ser leais e fieis a Ele até o fim! Por tudo que Ele nos faz de graça! E por isso que diz em AP 17:14: “aqueles que vão estar com Cristo quando Ele voltar são aqueles que são chamados eleitos e fieis.

Queridos irmãos nós temos que estar cheios do Espírito de Deus e mantendo-nos perto de Deus através da oração e do estudo bíblico e jejum ocasional, meditação e obedecendo em fé e fazendo as coisas que são agradáveis a Ele e como diz: Deus dá o seu Espírito aos que lhe obedecem AT 5:32.

E queridos irmãos o Espírito de Deus quando em AT 1 diz assim: “esperem pela promessa do Pai” e depois diz um bocadinho mais adiante: “que esperem por esse Poder” (v. 8) que vem no dia de `Pentecostes que é o Espírito Santo e por isso este Poder de Deus do Espírito Santo que é a verdadeira força que é este parakletos que nos ajuda, o Ajudador, que nos ajuda a nos arrepender e ajuda a obedecer a Deus porque Deus é amor, e nos ajuda a mudar os nossos corações e as nossas mentes para o caráter de Deus e para termos a mente de Deus e a mentalidade e o sentimento de Cristo.

É o que nos ajuda a mantermos santificados se nos mantivermos fieis até ao fim e que nos ajuda finalmente a receber a verdadeira vida que é a VIDA ETERNA como filhos e filhas de Deus no Reino de Deus para virmos a ser realmente os primeiros frutos.

Queridos irmãos esta força é Poder e é representada pelo significado do Dia de Pentecostes e é o dia em que Deus deu-nos o Poder e é o dia que comemora quando Deus nos deu o Poder para nós podermos vir a ser santos e filhos e filhas de Deus e para podermos ser regenerados como filhos de Deus.

Esta é a verdadeira força do universo e é a verdadeira força que está consigo e você com o Espírito Santo de Deus tem a maior riqueza do mundo portanto não a desperdice e nem deite fora pois é sua escolha pois este poder é que nos ajuda a ter o entendimento das coisas de Deus como Paulo diz em 1 CO 2:9-16 e por isso nós temos uma escolha.

Em conclusão que se aproxima temos uma escolha ou da árvore da vida que é o caminho de Deus simbolizado pelo Poder do Espírito Santo ou a árvore da morte que é o nosso próprio caminho que só traz tristeza a nós e a todas as pessoas e ao Pai.

E por isso lemos em EF 4:30: “não entristeceis o Espírito de Deus no qual fostes selados para o dia da redenção”; não façam Deus o Poder e a sua essência que Deus está a nos dar e estejam a entristecer isso.

Como é que você pode entristecer o Espírito de Deus? Veja no v. 29 diz assim: “não saia da vossa boca, por exemplo, nenhuma palavra torpe e sim unicamente a que for boa para edificação em conformidade transmite a graça aos que a ouvem”.

Nós recebemos esta graça de Deus e nós temos que retribuir e somos obrigados a retribuir a mesma graça.

Veja por exemplo no v. 31: “longe de vós toda a amargura e cólera e ira ou raiva ou gritaria e blasfêmias e bem assim toda a malícia”.

Então como é que podemos ter prazer, alegrar, Deus contente e diz assim no v. 32: “uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros como também Deus em Cristo vos perdoou e sede pois imitadores de Deus confirmados e andai em amor como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós como oferta e em sacrifício a Deus como aroma suave”.

Este é o nosso sacrifício que é agradável a Deus e que nós precisamos de o fazer que é ser como Jesus Cristo o é em aroma suave.

Queridos irmãos vejam aqui a oração de Paulo em EF 1 começando no v. 15: “por isso também eu (Paulo)tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos não cesso de dar graças a Deus por vós fazendo menção de vós nas minhas orações (mencionado o que?) para que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo o Pai da glória vos conceda espírito de sabedoria”.

Que Deus vos dê espírito de sabedoria, o Espírito de Deus que é o espírito de sabedoria.

“e de revelação no pleno conhecimento Dele”.

Queridos irmãos o Espírito de Deus tem muitos atributos como lemos anteriormente: amor, alegria, paz, benignidade, bondade, fidelidade, domínio próprio e mansidão, etc, ou seja, tem muitos atributos mas aqui está a pedir na oração que Deus nos dê esse espírito de sabedoria e de revelação; e revelação em o que? Do pleno conhecimento Dele do que Ele quer nos dar e para entendermos bem a meta que Ele nos quer dar veja aqui continuando: “iluminados os olhos do vosso coração para saberes qual é a esperança do seu chamamento”; para vocês entenderam qual é a esperança porque vocês são chamados”.

“qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos?”; estamos a entender? Paulo está a orar para nós entendermos a riqueza da glória que Ele nos quer dar!

“e qual a suprema grandeza do seu Poder? (Poder do Espírito Santo) para com os que cremos segundo a eficácia da força do seu Poder o qual Ele (o Pai) em Cristo ressuscitando dentre os mortos (o Pai que ressuscitou Cristo dentre os mortos porque Ele estava morto!) e fazendo-o sentar a direita nos lugares celestiais acima de todo principado e potestade e poder e domínio em todo o nome que se possa se referir não só no presente século mas também no vindouro e pôs o Pai toda  as coisas debaixo dos seus pés (de Jesus Cristo) sobre cabeça de todas as coisas o deu à igreja o qual o Seu corpo a plenitude que aquilo tudo fez em todas as coisas”.

Estamos a entender a plenitude que Deus nos quer dar esta glória e riqueza desta glória da herança dos santos!

E se não entendermos ainda bem veja como Paulo repete isto em EF 3:14-21: “e nesta causa me ponho de joelhos diante do Pai”; Paulo está a orar: “de quem tomo o nome de toda a família tanto no céu como na terra para que segundo a riqueza da sua glória (glória do Pai) vos conceda que sejais fortalecidos com Poder”.

Queridos irmãos e qual é o Poder? O Poder do Espírito Santo é o Poder que vem do Pai e que procede do Pai!

“mediante o Seu Espírito no homem interior e assim habite Cristo no vosso coração”; este Poder que nos dá que é para nós termos o mesmo sentimento e a mesma maneira de ver e termos Cristo no nosso coração e ter este amor que é o amor do Pai e o amor de Cristo que é a imagem do Pai e é o que nós precisamos de ser e está claro não é Cristo em pessoa que está a viver em nós e nós estamos a receber a essência de Deus e o DNA de Deus e o Espírito de Deus e o Poder de Deus e podermos ser como Ele é.

“e assim habite Cristo no vosso coração pela festa em vós arraigada e alicerçados em amor a fim de poderes compreender com todos os santos e qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade de conhecer o amor de Cristo que excede todo o entendimento”.

Precisamos de entender este amor de Deus que é o amor que Cristo tem por nós e que já fez tudo para nos salvar e agora somos nós que precisamos de fazer a nossa parte! Usando o Espírito Santo para vencer e diz assim: “para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus” e esse é o nosso golo e a nossa meta como filhos e filhas de Deus e para sermos cheios de toda a plenitude de Deus!!

Estão a entender??

Queridos irmãos isto é enorme!

“ora Aquele (que é o Pai) que é poderoso para fazer infinitamente mais de quanto pedimos e pensamos conforme o Poder (que é o Poder do Espírito Santo Dele que opera em nós) a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus para todas as gerações para todo o sempre!”

Amém