Pregando o evangelho e preparando um povo

Predestinação: Seu destino está pré-determinado?

Você está aqui

Predestinação

Seu destino está pré-determinado?

Download (Baixar)
MP3 Audio (51.73 MB)

Download (Baixar)

Predestinação: Seu destino está pré-determinado?

MP3 Audio (51.73 MB)
×

Os detalhes de sua vida estão pre-determinados? Está pré-determinado que certas pessoas serão salvas e outras estarão condenadas? Está pré-determinado que certas pessoas sofrerão eternamente num inferno? O seu destino está pré-determinado?

Transcrição

Bom dia ou boa-tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Os detalhes da sua vida já estão pré-determinados em avanço? Está tudo pré-programado? Você simplesmente, digamos assim, é um peão neste cósmico jogo de xadrez? Você está sendo movido duma posição no tabuleiro de xadrez para outra posição neste mesmo tabuleiro por causa de um destino pré-determinado?

Muitos pensam que coisas acontecem por acaso ou tem sorte ou azar e está isso então pré-determinado por uma força? Outros dizem que Deus criador já determinou o seu futuro, digamos assim, a sua boa sorte ou seu azar e se isso é o caso – é isso justo?

Está pré-determinado que certas pessoas, por causa disso, vão ser salvas? E o resto vai ser condenado? Ou é isso uma distorção do que a Bíblia diz?

O senhor Winston Churchill famoso na segunda grande guerra na Inglaterra em 1941 em dezembro disse que “um grande propósito está a ser desenvolvido neste mundo” e sim Deus sim tem um grande plano para você e para nós e para a humanidade.

Deus pré-determinou o nosso destino?

Ora vejam comigo, se faz favor, vou ler aqui HB 2:10 que diz assim: “porque convinha aquele que por justa causa por quem todas as coisas existem conduzindo muitos filhos a glória”.

Queridos irmãos Deus pré-determinou que o seu destino é para sermos filhos e filhas Dele na glória e é isso que Deus pré-determinou! Pois Deus pré-determinou um plano para nós e para a humanidade e qual é esse plano? Para sermos filhos e filhas Dele e da família Dele!

Ora se o nosso destino está pré-determinado então Deus planejou que você e eu vamos ser salvos? Ou planejou que você e eu vamos ser perdidos?

Por isso hoje queridos irmãos vamos analisar essa questão da predestinação e então vamos começar a ler em IS 46:9-10 e diz assim: “lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade que Eu Sou Deus e não há outro semelhante a Mim e que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam e que digo que o Meu conselho permanecerá de pé e farei toda a Minha vontade”.

Deus é supremo e nada pode impedi-Lo de o fazer o que Ele quer fazer e por isso desde o início da história humana Deus declarou o fim da história e como é possível?

É porque Deus consegue olhar para os dias adiante pois o futuro já existe?

Porque o futuro está pré-determinado para nós?

Não!

A resposta está no versículo seguinte, 11, diz assim: “que chamo a ave de rapina desde o oriente e de uma terra longínqua o homem do meu conselho e eu o disse: Eu também o cumprirei e também tomei esse propósito e o cumprirei”.

O que Deus está a dizer aqui que Ele tem um propósito e um objetivo e em outra palavras: Ele diz que vai fazer uma coisa e por isso vai fazer!

E é isso que Deus está a dizer: “Eu pré-determinei que vou fazer isto! E vou fazer!”

O que Ele pré-determinou? Ele pré-determinou trazer muitos filhos e filhas a glória! E Ele o vai fazer! Isso é que é a predestinação!

Deus se senta no controle do universo e dirige os eventos e as circunstâncias para realizar o seu plano e o seu propósito. E o seu plano e o seu propósito é de trazer muitos filhos a glória!

Ora então vamos ver onde a palavra predestinação é mencionada no NT pois é mencionada 4 vezes e vamos ver essas.

A primeira é em RM 8:28-30 e diz assim: “se vemos que todas as coisas operam para o bem daqueles que amam a Deus e aqueles que são chamados segundo o seu propósito e portanto de antemão conheceu também os predestinou para serem conforme à imagem de seu filho a fim de que seja o primogênito entre muitos irmãos e aos que predestinou a esses também chamou e aos que chamou esses também justificou  e aos que justificou a esses também glorificou” (2 vezes aqui usada a palavra predestinar).

Outro local onde a palavra predestinação também é mencionada no NT é em EF 1:4-5 diz assim começando no parágrafo onde diz bendito Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos tem abençoado com todas as bençãos espirituais no v. 4: “assim como nos escolheu Nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele e nos predestinou para Ele e para sermos filhos por meio de Jesus Cristo segundo o beneplácito (segundo o bom prazer) de sua vontade”. Essa é a terceira vez que lemos aqui acerca da palavra predestinou.

E veja também no v. 11 diz assim: “Nele digno no qual também fomos feitos herança (isto é, herdeiros) predestinados segundo propósito Daquele que fez todas as coisas conforme o conselho de Sua vontade assim de sermos (isto é, a igreja) louvor da sua glória nós que de antemão esperamos em Cristo”.

Ora como vimos em RM 8:28-29 aqueles que de antemão conheceu e predestinou, e se voltarmos a RM 8:28-29 quero sublinhar um outro ponto aqui diz também que os predestinou conforme à imagem do Seu Filho, isto é, para a meta nos predestinou para que o nosso destino final e a nossa meta final é para sermos conforme à imagem do Seu Filho e por isso esse nos chamou como diz assim no v. 28: “somos chamados segundo o Seu propósito”.

Para sermos como a imagem do seu Filho nos predestinou! E por que? Para sermos filhos de Deus na glória porque Ele está trazendo muitos filhos a glória como lemos em HB.

E no v. 30: “aos que predestinou também chamou” e aqui vemos que os predestinados são conhecidos como chamados e veja também no v. 33 diz assim: “quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?” pois estes chamados estão sendo referidos como eleitos. É Deus quem os justifica.

MT 24:24 diz assim: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar e se possível enganar (iludir) os próprios eleitos”.

Também vejam em 1 PE 1:2 diz assim na introdução do v. 1: “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo aos eleitos que são forasteiros da dispersão em Ponto, Galácia e Capadócia e a Bitínia, aos eleitos, segundo a presciência de Deus Pai!”

Eleitos de acordo com a pré-sabedoria e com o pré-plano de Deus! Então vou fazer uma pergunta aqui: então a salvação individual é um fato consumado e feito e completado, negócio feito antes de você ter nascido?

Ora se fosse assim ou se é assim para algumas pessoas que alguns vão ser salvos e caso consumado e completado e negócio feito então o resto estão pré-determinados por Deus a condenação eterna?

Isto é, tendo sido condenados a esse destino e sem esperança antes mesmo de virem a existência? É isso? Alguns acreditam nisso quando dizem não temos oportunidade de escolha e por isso dizem dependem do que Deus decidiu em avanço.

Ora pensem nisto um bocadinho mais profundamente porque ao fim de contas é um bocadinho pior do que isso e para aqueles que acreditam no inferno, queimando eternamente as pessoas e sofrendo no inferno eternamente, esse ensino então declara ou diz que Deus já decidiu quais pessoas que nunca vão se arrepender e por isso quais pessoas (e muitas pessoas pois se estamos a olhar para o mundo hoje em dia), bilhões de pessoas, não estão a praticar o amor de Deus e o carinho de Deus e não são verdadeiros cristãos, bilhões de pessoas!

Porque embora ao fim de contas, a maioria do mundo é cristão, sim, há várias outras religiões, mas não praticam o cristianismo! Então significa que essas pessoas que não praticam o cristianismo e não sejam  verdadeiros cristãos Deus os criou sabendo de antemão que tinha decidido para eles não se arrependerem?  E por isso Deus os criou para simplesmente os torturar no inferno?

Isso seria um Deus muito cruel e por isso essa doutrina da predestinação não se encaixa com um Deus de amor. O verdadeiro Deus é bem diferente pois é um Deus de amor e de misericórdia infinita e a Bíblia por isso revela verdades bem diferentes dessas ideias humanas e erradas acerca de que as pessoas estão predestinadas a serem salvas ou de serem perdidas.

Em primeiro lugar porque falamos a cerca do inferno que não queima as pessoas eternamente? Temos estudos bíblicos no nosso site e você pode buscar “O CÉU E O INFERNO” no campo de busca no nosso site e você encontrará esse estudo bíblico e vocês podem lê-lo e baixa-lo ou o encomendar gratuitamente – pois tudo o que enviamos é gratuito e não paga frete.

E por isso não existe um inferno onde as pessoas vão estar a queimar, a queimar e a sofrer, a sofrer e ser torturadas, torturadas eternamente! Pois isso não é um Deus de amor, e o que lemos na Bíblia ao invés disso, é que Deus vai incinerar, isto é, Deus vai destruir completamente e param de existir (relativamente os poucos) que finalmente se recusarem a se arrepender e escolher o modo de vida de Deus.

Queridos irmãos é bem fácil provar da Bíblia que Deus não predestinou ninguém à condenação.

Vejamos primeiro na primeira epístola de TM 2:3-4 diz assim: “isto é bom e aceitável diante de Deus Nosso Salvador O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade”.

Qual é o desejo de Deus? É que toda a humanidade, homens e mulheres, toda a humanidade sejam salvos. Repito: qual é o desejo de Deus? O desejo de Deus é que toda a humanidade seja salva e como está escrito na Bíblia, e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade – e isso é o desejo de Deus.

Vejam também em 2 PE 3:9 diz assim: “não retarda o Senhor sua promessa como alguns a julgam demorada e pelo contrário Ele (isto é, Deus) é longânimo (isto é, paciente) para convosco”.

Queridos irmãos Deus é muito paciente para com você, para comigo e para com os outros e se as vezes nós ah porque a pessoa não se arrepende, ah, ah, graças a Deus que é longânimo e paciente para conosco e por que? A resposta está aqui no resto do versículo porque é que Deus é assim tão paciente: “porque não quer que nenhum pereça”.

Não quer que ninguém morra eternamente no lago de fogo que é a segunda morte, e esse lago de fogo e segunda morte, é uma morte eterna e não é um inferno de tortura e tortura eterna! Não! É uma morte eterna e Deus não quer que ninguém pereça.

Mas aliás Ele quer é que todos cheguem ao arrependimento e por isso Ele nos dá tempo e é paciente e nos dá espaço com a sua paciência para nos arrependermos.

Nós como membros da igreja de Deus e como ministros temos que ser pacientes com os outros irmãos, que às vezes ainda não estão fazendo as coisas da maneira que você acha que é correto, e nós temos que ser pacientes e graças a Deus que Ele é mais paciente para conosco.

Sim, Deus, Jesus Cristo virá como um ladrão repentinamente e vai chegar a um ponto que Jesus Cristo diz: Chega! Mas Deus deseja que todos sejam salvos como lemos em TM e Deus deseja que todos se arrependam como lemos aqui em PE por isso tanto Paulo na carta que ele escreveu a Timóteo e tal como Pedro descreveu claramente ou escreveram claramente o desejo de Deus e o desejo de Deus é que todos se arrependam e Deus não faz acepção de pessoas e vejam por exemplo em AT 10 e também há outros locais que mencionam a mesma coisa mas vamos ver simplesmente aqui em AT 10:34 que diz: “então falou Pedro dizendo: reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas” pois Deus trata a todos da mesma maneira.

E por isso Deus é muito justo e o seu desejo é que todos sejam finalmente salvos. Pois, sim, o desejo de Deus é que todos sejam finalmente salvos! Sim, Deus predeterminou que quando formos salvos, o nosso destino é sermos filhos e filhas de Deus e Ele quer conduzir muitos filhos a glória como lemos em HB 2:10 (à pouco atrás) e esse é o desejo Dele que todos sejam finalmente e cheguem finalmente a esse destino que Ele predestinou.

Mas Ele não predeterminou! Se você terá esse fim ou não! Porque Ele deixa você fazer a escolha se O vai obedecer ou não; Deus nos predestinou para esse destino mas não predeterminou que você chegue a esse destino ou não pois essa é sua decisão e depende do que você faz e depende que se arrependa ou não. E não dependem que você chegue ao conhecimento da Verdade ou não. Isso vai ser quando você tiver a oportunidade de entender a verdade e depois vai ser a sua decisão pois você tem arbítrio ou livre arbítrio.

Isto é um ponto importante de entendermos isto pois Deus nos dá livre arbítrio.

Vejam por exemplo em DT 30:19 diz assim: “os céus e a terra tomam hoje testemunhos contra ti”.

Queridos irmãos, “os céus e a terra” é o que é permanente! Tão permanente como o céu e a terra, são permanentes para nós.

“Como testemunhos contra ti que te propus a vida e a morte”; que te estou a dar uma escolha de seguires o caminho da vida ou seguires o caminho da morte pois é tua a decisão, é minha decisão e é nossa decisão.

“A vida e a morte, benção ou maldição, escolhe, pois, a vida” e por que? Para que vivas porque Deus quer e o desejo de Deus é que você viva e que você seja salvo e que você seja filho ou filha Dele no reino Dele.

O desejo Dele é conduzir você à glória! A glória da família de Deus!

“Por isso escolhe a vida para que vivas tu e a tua descendência”, filhos, netos, bisnetos, trinetos e quadrinetos e etc., ora os israelitas tinham livre arbítrio e nós também o temos pois não há acepção de pessoas.

Sim, mas as pessoas ainda podem ter umas perguntas, por exemplo, não foram algumas pessoas conhecidas de antemão e predestinadas a certas ações? Sim, eu vou repetir a pergunta: não foram algumas pessoas conhecidas de antemão e predeterminadas a certas ações? Sim, ou diguemos foram predestinadas a certas ações [a certas funções], mas não foram predeterminados a serem salvos ou não! Pois isso é diferente irmãos, é bem diferente.

Por exemplo lemos em DN 9:25-26, em IS 7:14 e em IS 53:1-2 que está a falar acerca da vinda de Cristo, o aparecimento de Cristo porque foi profetizado, isto é, foi conhecido de antemão e foi predestinado a acontecer.

Por exemplo a ascendência de Jacó sobre Saul foi conhecida de antemão e predestinada pois vejam por exemplo em GN 25:20-26.

Por exemplo o triunfo do rei Ciro da Pérsia sobre a Babilônia e o seu decreto para reconstruir Jerusalém e o seu templo e isso foi predestinado e decidido antes dele nascer a centena de anos antes.

Podem ler isso em IS 45:1, em IS 44:28 e então a pergunta é: foram algumas pessoas conhecidas de antemão e predestinadas a certas ações? Sim.

Vejam por exemplo os papéis de algumas outras pessoas:

Por exemplo, João Batista que foi profetizado pois haveria um que abriria o caminho antes da vinda de Cristo, LC 1:5-57;

Por exemplo, o papel de Paulo, o apóstolo Paulo ele próprio disse que estava decidido antes dele nascer, em GL 1:15;

Jeremias, vejam JR 1:4-10 o papel dele foi predeterminado e predestinado bem antes.

O caso de Josias em 1 RS 13:1-2 e 2 RS 23:15-16; o caso de Samuel em 1 SM 1:1-20 essas pessoas foram predestinadas antes; as coisas que elas fariam na vida, foram predeterminadas antes deles nascerem.

E todos estes exemplos dos que eu dei até agora são e está claro são exemplos de papeis positivos. Mas também existem alguns exemplos de papéis prenomeados na Bíblia que foram papeia negativos como por exemplo o papel de Faraó na época do Êxodo do Egito em que diz que Deus endureceu o coração dele em EX 9:12, EX 10:1-2, RM 9:14-18  e o caso de Judas Iscariotes o traidor de Cristo em JO 6:70 e em JO 17:12 e em AT 1:16-20 estava profetizado que haveria um traidor de Cristo e considere também que Deus profetizou em Apocalipse sobre um grande ditador maligno chamado a besta e o seu cumplice conhecido como o falso profeta ambos os quais serão destruídos na volta de Cristo ora aqui por isso andam muitos confundidos e confusos e sim entendo e compreendo o porquê estão confusos.

Porque a pergunta é: pois como pode ser que Deus predeterminou tais papéis que não são nada invejáveis e parecem terminar em condenação enquanto diz como vimos que a vontade de Deus é que ninguém pereça?

Lembrem-se que o ponto importante aqui é que parecem terminar em condenação e os papéis que eles cumpriram foi predeterminado e a salvação não foi predeterminada.

Vejam em AT 4:12 nesse ponto de entendimento diz assim: “não há salvação em nenhum outro nome (isto é, debaixo do céu) não existe nenhum outro nome determinado entre os homens o qual importa que sejamos salvos”.

Não há outro nome exceto o nome de Jesus Cristo no qual vamos ser salvos e só salvos pelo nome de Jesus Cristo mas você sabe como também eu sei que talvez 2/3 da humanidade na terra hoje em dia não acredita em Cristo como Messias pois há muitas outras religiões, aí na China e na Índia e sei lá o que mais em que tem outras religiões que não acreditam em Cristo e por isso pode-se falar facilmente que 2/3 da humanidade nem ouviram o nome de Cristo! E vão morrer assim ao fim da vida física.

E não podemos pensar que é a culpa dessas bilhões de pessoas, desses 2/3 da humanidade, digamos assim, 4 bilhões de pessoas, não podemos dizer que é culpa desses 4 bilhões de pessoas, que é culpa deles que não entendem a Verdade e estão cegos da Verdade.

Por exemplo crianças que morreram pequeninas e nunca souberam o nome de Cristo e não entenderam a Verdade, isso é um outro exemplo, e ora observe aqui as palavras de Cristo em JO 6:44 diz assim: “ninguém pode vir a Mim (ninguém pode vir a ser um verdadeiro cristão diz Jesus Cristo) se o Pai que Me enviou não o trouxer e Eu então o ressuscitarei no último dia”.

Ninguém pode vir a Mim se o Pai que me enviou não o trouxer! E então estamos a ver possivelmente que 2/3 da humanidade, 4 bilhões ou ainda mais não foi trazida a Deus e nem sabem o nome de Jesus Cristo.

Por outro lado sabemos muitos são chamados, mas relativamente ao fim de contas poucos na grande quantidade de pessoas humanas, e ainda menos são escolhidos (e está claro) por Deus.

Ora se estamos a falar de bilhões de pessoas humanas, e aqueles que conhecem a verdade e a praticam são uma percentagem muito pequena, então como é que isso se encaixa quando Deus diz que o desejo Dele é que todo o mundo venha a ter a vida eterna? O desejo Dele é que ninguém pereça enquanto vê-se quantidade de pessoas a serem iludidas neste mundo e mesmo pessoas que tenham aprendido acerca de Cristo e da salvação e que tenham lido a Bíblia ou ouvido o Evangelho que Cristo e os apóstolos pregaram que é o Evangelho do Reino de Deus nem todos esses que ouviram acerca de Cristo e ouviram acerca da salvação e ouviram acerca do Evangelho do Reino de Deus, nem todos esses [realmente] entendem o significado disto e nem o praticam nesta era.

Veja em MT 13:11 diz assim: “ao que Jesus Cristo respondeu: porque a vós outros é dado conhecer o mistério do reino dos céus (isto é, o reino de Deus) mas aqueles não lhes é concedido”.

E também aqui estamos a ver que Deus não faz acepção de pessoas então como é isso? Se Deus deseja que ninguém seja condenado e diz aqui aos outros não falem em parábolas porque aos outros não lhes é concedido entender pois então como isso se encaixa? Como é que isto se encaixa?

O ponto é o seguinte irmãos, é que a humanidade não entende o plano de Deus e não entende o processo que Deus está a executar para chegar a sua meta final de conduzir muitos filhos a salvação e a glória.

Deus tem um processo e estamos a ver aqui uma parte do processo e as coisas parecem que não estão a andar bem e então estamos a dizer: o que é que se passa? Pois não estamos a ver a visão completa e o plano completo.

Então qual é o plano de Deus? A dificuldade que as pessoas têm é porque não entendem este assunto do plano de Deus; as pessoas não entendem este assunto e este progresso e esta execução do plano de Deus! E por que? Porque tem uma noção equivocada que é comum no cristianismo dominante!

Repetindo: Por que não entendem? Porque tem uma noção equivocada que é comum no cristianismo deste mundo e por isso é que não entendem! E em outras palavras as pessoas tem o entendimento errado que é comum nas religiões cristãs!

Então qual é esse entendimento errado? O entendimento errado é que na mente deles [na sub-consciência mental deles] Deus está numa grande competição com satanás para ganhar almas.

“Temos que pregar o Evangelho para ganhar mais almas!” E vamos ter essa atitude, que digamos assim que pessoas que se chamam ultra protestantes têm? Vamos fazer isto [pregar o evangelho] para salvar mais almas?

Queridos irmãos! Deus não está numa competição com satanás para ganhar mais almas! E as pessoas não entendem isso! Eu digo tantas vezes, mas não se encaixa na mente das pessoas, porque continuam a ter esta ação: “olha temos que salvar mais almas e temos que ganhar mais almas!”

Queridos irmãos! Deus não está tentando desesperadamente salvar o mundo agora! E vou dizer isto de novo: Deus não está tentando desesperadamente salvar o mundo agora!

E isto deve ser entendido profundamente pois Deus não está numa competição com satanás para ganhar mais almas e Deus não está tentando desesperadamente salvar o mundo agora. E temos que entender isso, que é essa a razão da atitude ultra protestante das pessoas tentarem puxar a sua religião, e que muitas vezes é incorreta, sim, pois não sabem o plano de Deus! E vão tentar puxar a sua religião a boca abaixo em outras pessoas!

Então o que é ao invés disso? O que é ao invés disso? O que é que Deus está permitindo? Deus está permitindo que este mundo seja enganado e iludido por satanás por enquanto! Repito: Deus está permitindo que este mundo seja enganado por satanás por enquanto!

Leiam comigo se faz o favor em 2 CO 4:3-4: “mas se o nosso Evangelho ainda está encoberto é para os que se perdem que ainda está encoberto”; o nosso evangelho está encoberto, isto é, as pessoas não estão a entender a Boa Nova do Reino de Deus, que os apóstolos pregaram, e que Jesus Cristo pregou.

Não entendem, sim podem estar a dizer: “olha nós estamos a pregar o Reino de Deus, óh nós entendemos o milênio, óh nós...”.

Mas há outra coisa aqui, e sim podem até entender certas partes do plano mas ainda estão tentando desesperadamente salvar o mundo agora, e porque ainda estão a entender uma competição entre satanás e Deus [esforçam-se] para ganhar mais almas.

O que não entendem é que Deus está permitindo que este mundo seja enganado por satanás temporariamente e por enquanto.

Continuando a ler no v. 4: “é para os que se perdem que está encoberto (a Boa Nova do Reino de Deus está encoberta, sim, sabem que é o Reino, e os israelitas sabiam que era um reino, e que era um governo de Deus na terra, mas não entenderam a profundeza do significado que isso é)”.

Continuando a ler no v. 4: “nos quais o deus deste século (isto é, satanás) cegou o entendimento dos incrédulos”; o deus deste século está a cegar o entendimento das pessoas e por que? “Para que não lhes resplandeça a luz (o entendimento que é a “campainha que toca aqui dentro”, a lâmpada se acende e AH, AH estou a ver) do evangelho, da boa nova da glória de Cristo”.

Da “boa nova da glória de Cristo o qual é a imagem de Deus” porque esse é o propósito que Deus está a conduzir muitos filhos a glória e não entendem que Deus tem um plano para nos conduzir a essa glória! E não entendem esta luz e não se “acende esta lâmpada” [nas suas mentes].

Deus permite satanás governar sobre este mundo enganando aqueles que se não fosse por causa do engano de satanás entenderiam a Verdade.

Deus permite [satanás] enganar as pessoas e pessoas que são boas pessoas e são sinceras e que querem de fato obedecer a Deus, e [além] disso tudo, são sinceras, mas Deus permite satanás enganar essas pessoas temporariamente, por enquanto, pois se não fosse esse engano entenderiam a Verdade. É o que diz aqui: “o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos” e por que ele cegou o entendimento dos incrédulos? Porque Deus, o verdadeiro Deus permite, não é uma guerra, Deus permite!

Vejam aqui em RM 11 falando acerca dos israelitas (e um capítulo muito interessante), mas vejam aqui nos v. 7-8: “e o que diremos pois o que Israel busca não conseguiu (os israelitas falharam desesperadamente e falharam terrivelmente) mas a eleição os alcançou” (nós os eleitos e poucos que são chamados estamos a entender o que Israel não entendeu).

“E os mais, (isto é, os israelitas) foram endurecidos” e foram por Deus permitidos que ficassem cegos “como está escrito, que Deus lhes deu espírito de entorpecimento; olhos para não ver, ouvidos para não ouvir até o dia de hoje.”

Deus lhes deu esta cegueira, e por outro lado satanás está a usar desta oportunidade, porque Deus permite isso.

Ora se você está a tentar a esforçar a ganhar mais almas, e esse não é o desejo [de Deus] para essa pessoa HOJE – amanhã sim mas não é hoje – pois é de acordo com o plano de execução de Deus.

Então você está trabalhando inutilmente.

Queridos irmãos nós vemos que desde os dias de Adão e Eva que Deus permitiu satanás enganar e governar este mundo.

Sim, você em GN 3 que Adão e Eva fizeram a escolha incorreta e queridos irmãos todos nós seres humanos desde aí até hoje temos feito a mesma escolha incorreta, pois todos nós seres humanos, estamos a seguir o nosso caminho de misturar a mentira com a verdade [o mau com o bom].

Ora porque é que Deus permite isso? Para aprendermos uma lição! E Deus permite isso, permitindo que satanás esteja a enganar o mundo temporariamente e por enquanto, para nós aprendermos uma lição vital! e qual é essa lição vital? A lição vital é que qualquer modo de vida que seja diferente do que Deus nos revelou ser o modo correto, ao fim das contas esse modo de vida que você quer seguir que seja diferente do que Deus nos dá... Esse modo de vida, afinal de contas só traz miséria, sofrimento e a morte.

É o que a Bíblia diz! É a árvore do conhecimento do bem e do mal que se comeres dela morrerás é o caminho que todos nós estamos a seguir de Adão e Eva todos nós temos escolhido esse caminho dessa árvore da morte. Porque só há um caminho e uma maneira que é o caminho da vida e só há uma porta, que é Jesus Cristo, e é seguir o exemplo Dele.

Ora vejam em RM 3:23 diz assim: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

Queridos irmãos, qual de nós que tem feito a escolha correta?

Nenhum! Nenhum!

Você pode estar em sua casa e dizer: “olha estou a tentar ser tão boa pessoa!” e “sou tão bom – e esta outra pessoa é que está contra mim!” ... e “este é o problema que tenho!” ... “a minha vida é assim porque eu estou a tentar ser uma boa pessoa!”

O que é que a Bíblia diz?

Todos pecaram! Incluindo eu e você! E por isso carecemos da glória de Deus, e depois no capítulo 6 no também v. 23 diz: “o salário do pecado é a morte”; todos pecamos e o salário do pecado é a morte e todos, você e eu, merecemos a morte. Todos nós merecemos a morte e por isso a maioria das pessoas estão seguindo este caminho! Se perdem! E todos nós estamos a nos perder ... a não ser que sejamos redimidos porque se não formos redimidos por Jesus Cristo estamos condenados à morte.

A questão é quando Jesus Cristo e Deus decidem nos redimir! Sendo alguns agora e outros mais tarde! E essa é a diferença.

Então vamos analisar aqui a resposta analisando sete pontos brevemente:

1) A vontade de Deus é que ninguém pereça! A vontade de Deus é que ninguém morra eternamente e a vontade de Deus é que todos sejam salvos e cheguem ao arrependimento.

2) Jesus Cristo é Aquele por quem o Pai nos criou e Ele deu a sua vida eterna por nós, CL 1:16 diz: “tudo foi criado por Ele”, JO 3:16 diz: “Deus nos ama tanto que deu o seu único filho para que ninguém pereça mas tenhamos a vida eterna”.

3) O desejo de Deus primeiro é que ninguém pereça e em segundo lugar Ele nos deu, o Pai, o seu único filho e unigênito, Jesus Cristo, deu a sua vida. Aquele que nos criou deu a sua vida para nós virmos a ser seres espirituais na família de Deus.

A palavra igreja, eklesia, quer dizer aqueles que são chamados, somos as primícias, somos os primeiros frutos, TG 1:18 diz: “somos um tipo de primeiros frutos” e ora se há primeiros frutos é porque vai haver segundos e terceiros e seja lá o que mais, outros frutos depois.

4) A vinda de Cristo estabelecerá o reino de Deus governando sobre a humanidade e quando Jesus Cristo vier vai acontecer a primeira ressurreição e a terra estará cheia do conhecimento do Senhor, IS 11:9,  e por isso o governo de Deus, o reino de Deus com aqueles que sejam transformados à vinda de Cristo como lemos em 1 CO 15:52-53 e vemos que esses serão transformados em seres espirituais para governar com Cristo sobre os seres humanos físicos que são os nossos descendentes, isto é, que vão viver na terra e nesse período e nessa época, o milênio, após o retorno de Jesus Cristo essas pessoas após o retorno de Jesus Cristo vão viver e ter a oportunidade de se arrepender e então esse vai ser um período de salvação dessas pessoas que estão a viver nesse período.

5) Mas como sabemos que milhões de pessoas morreram em AP 20: 5 diz assim: “que haverá uma ressurreição após o milênio” e nós chamamos assim a segunda ressurreição porque antes do milênio é a primeira e após o milênio é a segunda, a ressurreição após o milênio.

6) E nessa época após 1.000 anos após o milênio essas pessoas, esses bilhões de pessoas que morreram agora sem terem a salvação vão ser ressuscitadas para uma vida física como vemos em EZ 37 e receberão o Espírito Santo de Deus, EZ 37:12-14.

7) Então essas pessoas passarão por um período de julgamento e não de sentença como lemos em AP 20:11-12 e essas pessoas que estão a ser julgadas como a igreja de Deus está a ser julgada hoje! 1 PE 4:17 e então muitos se arrependerão nesse tempo como teriam feito hoje em dia, se a obra tivesse sido realizada entre eles, se a mente tivesse sido aberta, como Jesus Cristo mencionou em MT 11:21-24 e MT 12:41

Ora isso não é uma segunda chance irmãos, não, porque essas pessoas nunca tiveram a primeira chance ou a primeira oportunidade pois nunca a tiveram, sim, será a sua segunda vida na carne humana mas será a sua primeira oportunidade realmente de compreender e viver e por isso:

Que Deus criou 3 períodos de julgamento: agora, no milênio o e no grande trono branco após o milênio serão 3 períodos de julgamento e esses são os 7 pontos que basicamente e brevemente respondem a esta pergunta acerca do plano de Deus e como Ele está a executar Seu plano:

Primeiro: a vontade de Deus é que ninguém pereça.

Segundo: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, nos criou e Jesus Cristo nos ama e Deus nos ama porque deu o seu filho unigênito

Terceiro: depois vimos que a igreja, a eclesia, são aqueles que são chamados pois somos as primícias e há além mais do que as primícias.

Quarto: a vinda de Cristo para estabelecer o Reino de Deus, o milênio, em que as pessoas então vão ter o conhecimento da Verdade, o conhecimento do Senhor como podem ler em IS 11:9.

Quinto: haverá uma segunda ressurreição após o milênio como lemos em AP 20:5 e essas pessoas vão ser ressuscitadas a uma vida humana física temporária como lemos em EZ 37 no vale dos ossos ressequidos e receberão o Espírito Santo de Deus depois de virem a ter conhecimento e essas pessoas por isso estão a passar:

Sexto: por um período de julgamento tal como nós a igreja de Deus estamos a passar por um período de julgamento hoje e de aprendizagem e

Sétimo: é por isso que Deus tem 3 períodos de julgamento: na era presente para aqueles chamados e eleitos agora, o resto que irão viver para dentro do milênio que vai ser o segundo período de julgamento dessas pessoas físicas que vão viver para dentro do milênio e depois do milênio vai haver uma ressurreição que é o JUÍZO FINAL e essas bilhões e bilhões de pessoas que viveram no passado vão ter a primeira oportunidade que nunca tiveram.

Então para fazer isto bem claro o que é a predestinação?

A predestinação não é se as pessoas serão salvas ou condenadas no fim das contas. A predestinação é de quando vão receber a salvação onde uns estão predestinados agora e outros predestinados para mais tarde.

A maioria das pessoas hoje em dia não lhes é oferecida a oportunidade de serem salvos AGORA! Essa oportunidade só será oferecida a eles no MILÊNIO ou no JUÍZO FINAL!

Deus predestinou como eu disse a alguns estão a ser chamados nessa era e que tem a oportunidade da salvação antes do retorno de Cristo e por que? Porque está preparando essas pessoas a O ajudar no Reino Milenial e isso é outro assunto enorme que não vou abordar hoje mas todas as pessoas têm livre arbítrio e a decisão de se arrepender verdadeiramente e aceitar Cristo é uma escolha individual de cada pessoa e se essa pessoa permanece ou não na graça de Deus ou escolhe rejeitá-lo também depende desse indivíduo como lemos por exemplo em HB 2:1, em HB 2:3.

Ora vejam comigo se faz favor em RM 9 começando no v. 14 até o v. 24 mas vou ler na BLH: “que vamos dizer então que Deus é injusto? De modo nenhum mas Ele disse a Moisés: terei misericórdia de quem Eu quiser e terei pena de quem Eu desejar portanto tudo isso não depende do que as pessoas façam mas somente da misericórdia de Deus”.

V. 17: “porque como está escrito nas Escrituras Sagradas Deus disse a faraó: foi para isso mesmo que eu pus você rei para mostrar o poder e fazer que o meu nome seja conhecido no mundo inteiro”.

V. 18: “portanto Deus tem misericórdia de quem Ele quer e endurece o coração de quem Ele quer”.

V. 19: “algum de vocês vai Me dizer: óh se é assim como é que Deus pode encontrar amor pelas pessoas?” E em outras palavras como é que Deus pode dizer as pessoas que fizeram mal?  E depois a pergunta é: quem pode ir contra a vontade de Deus? As pessoas dizem.

V. 20: “mas quem é você meu amigo para discutir com Deus e para argumentar isto com Deus pois será que um pote de barro pode perguntar a quem o fez por que você me fez assim? Pois o homem que faz o pote tem o direito de usar o barro como quer e do mesmo barro ele pode fazer dois potes sendo um pote para uso especial e o outro pote para uso comum”.

V. 22-23A: “e foi isso que Deus fez pois Ele quis mostrar a sua ira e tornar bem conhecido o Seu poder porque suportou com muita paciência os que mereciam castigo e que iam ser consumidos Ele quis também mostrar como é grande a Sua glória que Ele derramou sobre nós”; nós cristãos e chamados eleitos hoje em dia que são aqueles que entendem a Verdade.

V. 23B-24: “Que somos daqueles que Ele teve pena e a quem Ele já havia preparado para receber em sua glória pois nós somos aqueles que Ele chamou,” AH! Os chamados e os eleitos e os fiéis até o fim pois temos que ser fiéis até o fim, sim, essa é nossa responsabilidade... “não somente os que são judeus mas também os não judeus”, os gentios.

Queridos irmãos vamos analisar isto um bocadinho mais e Deus teve todo o direito de moldar e formar Faraó para ser do jeito que ele foi e ao fim de contas Faraó era um pecador como todos nós merecendo a morte. Então Deus endurecendo o coração de Faraó que já era um pecador e iludido pelos enganos de satanás não piorou o predicamento de Faraó no esquema geral das coisas. Sim pois faraó já estava condenado à morte pois somos pecadores e por isso Deus não fez que faraó pecasse, não, vemos em TG 1:13 que Deus não tenta a ninguém para pecarem e como lemos em EX 8:15-32 era parte da natureza de Faraó pois ele já tinha endurecido seu coração e por isso Faraó tornou-se mais obstinado nos seus caminhos e por que? Porque ele viu que podia fazer coisas e não tinha consequências.

Por isso Deus soube usar circunstâncias e direcionar circunstâncias para provoca-lo a uma reação particular e para uma lição ao povo e porque Faraó fez uma promessa depois rescindiu essa promessa, e não teve consequências desfavoráveis, então ele se endureceu ainda mais e por isso Deus então usou essa circunstância para destruir toda a força egípcia, as carruagens que haviam saído para escravizar os israelitas e assim transformou a arrogância de Faraó em completa humilhação como vemos em EX 14.

É claro irmãos que Faraó terá oportunidade de se arrepender e receber a salvação durante o JUÍZO FINAL e em última análise a Justiça de Deus se estenderá a ele tanto quanto a qualquer outro ser humano.

E por isso vemos que Deus dirige os eventos e circunstâncias para realizar o seu plano tal como lemos em IS 46:11 ao início que diz: “Eu o executarei”.

E por isso Deus pode mesmo cuidar que certas pessoas sejam influenciadas a fazer certas ações específicas e para que? Para garantir que o plano de Deus e o propósito de Deus sejam concluídos e cumpridos.

Mas Deus claramente não causa tudo diretamente o que ocorre em determinado momento na sua vida e na minha vida e na maioria das vezes Deus simplesmente permite que você e eu, nós, sejamos enredados pelas nossas próprias inclinações carnais e nossas escolhas erradas e portanto Deus não mapeou ou destinou todos os detalhes da sua vida ou da minha vida.

O tal motivo que Deus decide chamar agora a uma pessoa em particular e talvez você se está a entender esta Verdade e este Caminho qual é esse o motivo de Deus? Só Deus o sabe essa resposta.

Mas Ele como criador tem a prerrogativa de chamar uma pessoa agora se Ele o desejar e chamar a outra mais tarde. No entanto Ele quer que todos sejam salvos.

Devemos ter confiança que quando Deus decide chamar a você, será a melhor opção para você, porque Deus só quer o melhor para você e ser chamado agora é um privilégio em 1 CO 1:26-29 diz assim: “irmãos reparai pois na nossa vocação (isto é, na nossa chamada, no nosso convite) visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne nem muitos poderosos nem muitos de nobre nascimento pelo contrário Deus escolheu (selecionou ou elegeu)  as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes e Deus escolheu as coisas humildes do mundo  e as desprezadas e aquelas que não são para reduzir a elas a nada o que são a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”.

Ser chamado agora queridos irmãos é um privilégio maravilhoso mas não faz que você seja melhor que as outras pessoas pois você não é melhor do que os outros e nós não somos melhores que ninguém mais e mesmo que sejamos chamados AGORA nós ainda temos LIVRE ARBÍTRIO e portanto por causa disso que temos livre arbítrio podemos cair se não continuarmos nos arrepender e obedecer a Verdade diariamente e por que? Porque não sermos peões neste tabuleiro de xadrez.

2 PE 1:10: “por isso irmãos procurai diligentemente cada vez mais confirmar a vossa vocação e eleição”.

Queridos irmãos por isso temos que esforçar diariamente usando o nosso livre arbítrio para fazermos a escolha correta na nossa vida diária! E por que? Para confirmarmos a nossa chamada e a nossa eleição pois somos chamados e eleitos! E e assim se tivermos cuidado com isso não vamos tropeçar e então dessa maneira vamos ter entrada no Reino de Nosso Senhor e Salvador.

Portanto, queridos irmãos, por favor, vamos então agarrar a esta maravilhosa salvação que é oferecida a nós agora, pelo nosso Criador, pois Deus quer nos dar o futuro maravilhoso que Ele deseja para nós, para que isso de facto se torne uma realidade para você e para mim.