Preparação para a Páscoa e Dias de Pães Asmos

Download (Baixar)
Preparação para a Páscoa e Dias de Pães Asmos

As Festas de Deus revelam o Plano de Deus para a humanidade. Essa é a única esperança para a humanidade. O Plano de Salvação de Deus começa pela fé de Cristo de se submeter à morte por nós. A nossa resposta tem que ser uma de igual submissão, fé e arrependimento. Essas ações são comemoradas anualmente pela Páscoa e pelos dias de Pães Asmos. Como devemos preparar para a Páscoa e para os Dias de Pães Asmos?
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
A situação mundial hoje em dia, queridos irmãos, continua piorando e é evidente que estamos diariamente mais e mais perto da segunda vinda de Cristo.
Estamos hoje em dia, irmãos, numa fase de mudanças de influência mundial que vai afetar a Europa e a igreja católica, mas vai afetar o mundo inteiro.
Irmãos, espero que estejam alertas as notícias que terão grande influência no futuro breve particularmente das notícias que estão a se desenvolver na Europa e que vai afetar o resto do mundo.
Também observando o que está acontecendo no Oriente Médio e que está acontecendo na igreja católica, do possível futuro papa, todas estas coisas irmãos que temos que estar a observar.
Porque isto como disse terão grande influência na sua e na minha vida e certamente vão acelerar bem a vinda de Cristo e precisamos de estar bem cientes do plano de Deus para a humanidade e esse plano é a única esperança para a raça humana e esse plano é delineado pelas festas de Deus.
Nós irmãos temos um guia de estudos que aborda claramente as festas santas de Deus e recomendo que peçam esse guia de estudo gratuito do nosso site.
Ora, certamente depois de 25 anos após Cristo ter sido crucificado a igreja no NT , sim, já estava em existência pelo quarto século e a igreja na cidade de Corintios tinha vários problemas.
E por isso Paulo escreveu aos coríntios a primeira epístola, a primeira carta, e está a descrever, ou digamos assim, a corrigir esses irmãos acerca de vários problemas e um deles era acerca da celebração da Páscoa.
E vejamos em 1 CO 11:17 aí lemos: “nisto, porém, que vou dizer-vos: não vos louve, Paulo está a dizer que não estava contente com a conduta deles nesta situação, porque quando vos ajuntais, não é para melhor se não para pior porque antes de tudo quando vos ajuntais na igreja há entre vós dissenções em parte que acredito”
Há divisões e que vocês creiam nisso.
“sim, e importa que haja entre vós heresias para que os que são sinceros se manifestem entre vós”
Paulo está a dizer que há heresias e divisões para que queles que são sinceros sejam bem manifestados.
E depois diz: “de sorte que quando vos ajuntais num lugar não é para comer a ceia do Senhor, aqui ele está a falar da Páscoa, quantas pessoas e cristãos dizem quando estão a celebrar a Páscoa dizem que estão a celebrar a ceia”
Paulo aqui debaixo da guia de Jesus Cristo está a dizer que não estamos a ajuntar para comer a ceia do Senhor, entendemos isso? Ó sim, vai haver desculpas, irmãos, estou a ler o que a Bíblia diz.
Vejam em JO 13 e vamos voltar a CO e por isso mantenha uma marcação, mas em JO 13:2 diz e estou a ler a ACF: “e acabada a ceia, tendo já posto o diabo no coração de Judas Iscariotes filho de Simão que depois, Jesus Cristo levantou-se da ceia e iniciou a cerimônia do lava pés que é antes do pão e do vinho”
Irmãos, vemos aqui que em JO 13:2 diz: acabada a ceia, a Páscoa da nova aliança não é para comermos a ceia, sim, algumas Bíblias e traduções dizem: durante a ceia, mas não é o que diz no origina grego e na ACF está a traduzir corretamente: acabada a ceia.
E por isso acabada a ceia foi quando Jesus começou a introduzir os novos símbolos da Páscoa da nova aliança que começou com os lavas pés dos discípulos e notem que que Jesus Cristo lavou os pés de Judas Iscariotes que o traiu.
Irmãos, o símbolo do verdadeiro dia da Páscoa no dia do aniversário dessa Páscoa que é no dia 14 do calendário hebraico, 14 de Nisã, foi depois da ceia.
E então voltando onde estávamos a pouco em 1 CO 11:20 diz: “que não é para comer a ceia do Senhor, e no v. 21 diz: e que cada um comendo tome antecipadamente a sua própria ceia e assim um tem fome e outro embriagam-se não tendo vós casas para comer e beber?”
Vocês não vem para o culto da Páscoa para estarem a comer e muito menos para estar a se embriagarem.
“ou desprezeis a igreja de Deus? e envergonhais os que nada tem, que vos direis? Vou louvar vocês porque estão a fazer isso? Nisto, não vos louvo”
v. 23, agora está aqui o que Paulo diz a instrução que Paulo recebeu diretamente de Jesus Cristo que diz: “eu recebi do Senhor o que também vos ensinei, ele está aqui a repetir o que já tinha ensinado aos coríntios, que o Senhor Jesus na noite em que foi traído tomou o pão, o novo símbolo depois da ceia, e depois tomou o cálice de vinho”
mas irmãos isso foi depois da ceia.
“e tendo dado graças o partiu e disse: tomai e comei e por isso que durante a própria ceia da Páscoa partiu este pão fininho sem fermento que é o pão asmo que representa Jesus Cristo”
Por isso diz assim: “tomai e comei isto é o Meu corpo que é partido por vós, fazei isto em memória de Mim”
Isto foi o que Paulo recebeu do Senhor, ora quando é que Jesus Cristo foi traído? Diz que quando Ele fez isto na noite que foi traído e vejamos em LC 22:7 diz: “chegou, porém, o dia dos ázimos em que importava sacrificar a Páscoa”
Ora, isto faz confusão a pessoas porque sabemos que o dia dos pães asmos começa no dia 15 e que são por sete dias do dia 15 ao dia 21, ora a Páscoa é no dia 14 e depois diz aqui: chegou, porém, o dia dos ázimos em que importava sacrificar a Páscoa e o que isso está a dizer?
Irmãos, a palavra dia aqui dos ázimos, grega, emero que figurativamente significa um período, ou seja, chegaram ao período dos pães ázimos, os tradutores escreveram dia, mas uma tradução mais correta da palavra emero seria neste período dos pães asmos que estava a se aproximar e então vinha a Páscoa e depois o próprio dias dos pães asmos que era este período e estação.
E então continuando a ler LC 22:8 diz: “Jesus mando Pedro e João dizendo: ide e preparai-nos a Páscoa para que a comemos”
Quer dizer que Jesus Cristo enviou a Pedro e João para ir preparar a Páscoa, ora Ele teve que observar a Páscoa na noite em que foi traído e prepararam a Páscoa antes da noite e por isso teria sido até no dia 13 que iriam preparar a Páscoa para a poderem guardar ao início do dia 14.
“e eles lhe perguntaram: onde quer que a preparemos e Ele disse: ora, quando entrares na cidade encontrarás um homem com um cântaro de água, e segue até a casa que ele entrar e direis ao pai da família da casa: o mestre te diz: onde está o aposento e o resto vocês sabem da história”
Se vê aí que durante esse dia foram a cidade, viram estas coisas e foram a esta casa e disseram: ora temos que aqui preparar as coisas para a Páscoa do mestre, do Senhor Jesus Cristo, do rabi.
E depois lemos nos vs. 14-16 diz assim: “e chegada a hora, isto é, quando o sol se pôs do início do dia 14, chegou a hora e se pôs a mesa com doze apóstolos e disse-lhes: desejei muito estar convosco e comer esta Páscoa”
Irmãos, não era um dia qualquer era o dia da Páscoa na noite em que foi traído ao início desse dia porque a contagem bíblica desses dias é de pôr do sol a pôr do sol.
E por isso logo que o dia começou após o pôr do sol Ele se sentou e comeu esta Páscoa com eles, sim, Jesus Cristo comeu com eles a ceia.
Depois diz no v. 16: “porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus”
Jesus Cristo não está mais a comer a Páscoa e nós também não vamos comer a Páscoa também e por que? Porque se Cristo está em nós como é que podemos comer a ceia? Não podemos.
Então depois da ceia Ele introduziu os novos símbolos: do lava pés, do pão e do vinho que sim na Páscoa da nova aliança são os símbolos que nós observamos.
E vemos no v. 17 lemos: “comeu o pão e tomou o cálice e disse assim: tomai e reparti entre vós porque vos digo que já não recebereis do fruto da vide, o vinho, até que venha o reino de Deus”
E por isso irmãos celebramos hoje esta Páscoa com pães asmos e um bocadinho de vinho tinto.
E disse: “este é o Meu corpo que vos é dado e fazei isto em memória de Mim”
Agora aqui está Ele a dar uma instrução específica: fazei isto e como vimos em 1 CO 11:20 lemos: não é para comer a ceia, mas Jesus Cristo os instruiu o simbolismo novo que é o lava pés, repartir o pão e tomar o cálice da vide.
E depois se vê que depois ele saiu e foi traído, saiu dessa sala, foi para o jardim de Getsemâni, orou como vemos três vezes e depois veio Judas e o traiu com um beijo nessa mesma noite em que foi traído.
E por isso irmãos vemos aqui que tinham que matar esse cordeiro pascal, que era para ser sacrificado em casa, não era um sacrifício no templo, nem no santuário, o cordeiro pascal era morto e então eles comiam essa ceia nos dias de Moisés, sim, no início do dia 14 e colocaram o sangue nas ombreiras e verga das portas como lemos em EX 12:6-8
E então eles comeram com pães asmos apontando o significado de Jesus Cristo, mas ainda não era o dia dos pães asmos que era só no dia 15 e também em EX 12 que eles eram para coser esse cordeiro no fogo como, digamos assim, um churrasco, assim dessa maneira de cozinhar esse cordeiro e também não era para deixar nada para o dia seguinte em EX 12:10 e no v. 11 diz: “esta é a Páscoa do Senhor”
E por isso lemos quando chegamos a LV 23 onde se vê um sumário das festas santas de Deus, não são os feriados mundanos que temos e sim as que Deus nos mandou comemorar.
E então lemos aí em LV 23 começando no v. 4: “estas são as solenidades do Senhor, santas convocações e que convocareis ao seu tempo pré determinado como diz: no primeiro mês aos 14 do mês pela tarde é a Páscoa do Senhor”
Isso é após que venha o por do sol até o outro por do sol é a Páscoa do Senhor.
“e aos quinze dias desse mês é a festa dos pães asmos do Senhor, sete dias comereis pães ázimos, isto é, do dia 15 ao dia 21”
E por isso vemos aí queridos irmãos que no dia quatorze é a Páscoa e aos quinze é o dia dos pães asmos, Paulo instruiu que devemos celebrar a Páscoa no dia que o Senhor foi traído.
Eu não sei como pode ser mais claro, está claro que não é celebrar a Páscoa depois Dele ter morrido é antes Dele ter morrido pois Ele a celebrou e temos que celebrar na noite em que foi traído enquanto ele estava vivo não na noite seguinte.
Ora, no período de Jesus Cristo muitos judeus guardavam a Páscoa de forma privada, os fieis que sabiam as instruções da lei e por isso quando JC disse a eles vai fazer a preparação da Páscoa antes do início do dia 14 onde alguns a tarde do dia 13 e coisas assim e celebrou a Páscoa ao início do dia quatorze.
E não perguntaram nada e por quê? Porque sabiam quando se devia observar a Páscoa.
Por isso JC foi traído no dia quatorze a noite, e vejam bem, dia quatorze após o por do sol, comeu a ceia, depois acabada a ceia Ele se levantou e iniciou os novos símbolos da Páscoa da nova aliança.
Primeiro o lava pés lemos em JO 13 e depois disso foram os símbolos do pão ázimo representando Jesus sem pecado e depois o cálice da vida.
Depois disso Ele saiu e foi ao jardim de Getsemâni e orou três vezes onde podem ler isso em MT e JO e então Ele depois disso foi traído, depois lhe bateram, fizeram coisas com chicote, o fizeram sofrer e acabaram em tribunais que não eram verdadeiros tribunais assim a pressa.
E por volta das nove da manhã ainda no dia 14 dia da Páscoa foi crucificado e depois vemos que ao meio dia ficou escuro e cerca das três da tarde Ele faleceu e um pouco depois disso, um pouco antes do por do sol ainda do dia quatorze então foi posto na sepultura.
Irmãos, como vemos, Cristo representa o Cordeiro de Deus que foi sacrificado no dia quatorze de Nisã de acordo com as escrituras e em JO 1:29 vemos que João Batista reconhece JC como o cordeiro pascal de Deus onde diz assim: “e no dia seguinte João Batista viu a Jesus Cristo que vinha para ele e disse: eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”
Irmãos, a lei em EX 12 se vê aí a Páscoa, um cordeiro, e essa Páscoa foi cumprida por JC que veio a ser o verdadeiro cordeiro de Deus onde JC cumpriu a lei toda e os profetas.
Em HB 9:24 lemos: “porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos na terra que era apenas uma figura do verdadeiro que está no céu onde está o trono de Deus, porém, no mesmo céu, onde está o verdadeiro santuário e fez isto para comparecer por nós perante a face de Deus e nem também para Si mesmo se oferecer muitas vezes que como o sumo sacerdote que a cada ano entra no santuário”
Sim, o sumo sacerdote entrava no santo dos santos uma vez por ano para a expiação com sangue do cordeiro, não era com o sangue dele, mas sim do cordeiro.
v.26: “de outra maneira lhe fora necessário padecer muitas vezes desde a fundação do mundo, mas agora na consumação dos séculos se manifestou e tirar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo”
desde a fundação do mundo JC sofreu com angústia, digamos assim, sabendo que Ele iria morrer na cruz , mas diz aqui nesse período final de milhares de anos porque dois mil anos não são nada.
“Ele se manifestou para aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo e como aos homens está ordenado morrer uma vez vindo depois disso o juízo então Jesus Cristo se ofereceu uma vez para levar os pecados de muitos e aparecerá uma segunda vez sem pecado aos que O esperam para salvação”
HB 10:12 lemos: “mas Este, Jesus Cristo, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados está assentado à destra de Deus”
Queridos irmãos, JC foi sacrificado uma vez no dia quatorze de Nisã, irmãos, JC teve de ser sacrificado no dia correto, não foi num dia qualquer e por isso que Ele diz: muito desejei celebrar esta Páscoa.
Vamos ver de novo LC 22:14: “e chegada a hora”; irmãos, não foi só Jesus Cristo ter sido sacrificado ter que observar a Páscoa e ser traído e sofrer e ser sacrificado no dia quatorze que aconteceram todas estas coisas.
Ele celebrar a Páscoa, Ele ser traído, Ele sofrer e falecer e ser assassinado na cruz por nós, e isto tudo é o simbolismo da Páscoa,
E estes símbolos do lava pés é o serviço de Cristo de se sacrificar por nós, a atitude Dele que é demonstrada nesse dia introduzindo os símbolos, e tendo carinho com os irmãos e explicando a eles por ex. entre JO 13 a JO 17 vários princípios de extrema importância e depois Ele foi traído e sofreu que é o simbolismo do pão, iniciando com o lava pés demonstrando a sua humildade pelo que Ele fez, depois o pão o sofrimento e depois o vinho que é a morte e tudo isto num dia todos esses três simbolismos da Páscoa.
E por isso vemos aqui chegada a hora e não é só o dia correto, mas é a hora correta e por isso que Paulo diz: na noite em que foi traído, e que foi que JC ensinou a Paulo para nós fazermos como foi instruído pelo Senhor.
E por isso nós observamos a Páscoa no aniversário dessa mesma noite que é o início do dia 14 de Nisã no calendário hebraico.
Queridos irmãos, por isso não é qualquer dia e sim é nesse dia exato e que para nós hoje em dia, irmãos, esse dia no ano 2025 esse dia no calendário da Páscoa, o dia 14 de Nisã, começa na noite de sexta feira depois do por do sol que no nosso calendário romano é no dia 11 de abril.
E efetivamente a Páscoa, o dia da humildade e do sacrifício e morte de Jesus Cristo é neste ano um Sábado semanal no dia doze de abril começando na sexta feira o por do sol até ao por do sol do dia 12 de abril.
Porque os dias da maneira que Deus na contagem de Deus começa de por do sol a por do sol e por isso lemos uma vez mais 1 CO 11:23: “porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei que o Senhor Jesus na noite em que foi traído tomou o pão”
A Páscoa é para ser observada no início do dia quatorze, é tão claro irmãos, mas algumas pessoas dizem: não, devemos observar a Páscoa no dia quinze, não, irmãos, a Páscoa é na noite em que foi traído e essa instrução foi que o Senhor deu a Paulo e Paulo está aqui a escrever a nós!
E depois diz no v.24: “e isto é uma lembrança em memória de Mim”, uma memória anual, é uma celebração anual, um aniversário e está claro que celebramos o aniversário no dia do aniversário.
E não observamos um dia antes ou um dia depois, e imagine se os israelitas dissessem: ah não nada de fazermos a Páscoa no dia quatorze, não vamos matar o cordeiro no dia quatorze e vamos matar no dia quinze.
O que teria acontecido, irmãos? Porque o anjo da morte, digamos assim, que o Senhor passaria a meia noite do dia quatorze e então as pessoas que não tinham posto o sangue nas ombreiras e na verga da porta teriam morrido!! Se tivessem a celebrar um dia mais tarde!
você está a ver este simbolismo para o NT? Para a nova aliança? Se você está a celebrar um dia atrasado.
Imagine o que teria acontecido aos israelitas se tivessem comemorado um dia atrasado? E veja o simbolismo disse e não preciso estar a dizer você tem um cérebro para entender o que estou a dizer.
E por isso diz no v.26: “porque todas as vezes que comeres deste pão e beberes este cálice”; quais são as vezes que celebras o memorial? O aniversário? É uma vez por ano e todas as vezes que fizeres isso, todos os anos e “comeres este pão e beberes este cálice anunciais a morte do Senhor”
Ora, é esta celebração anual como uma recordação, anúncio e proclamação da morte do Senhor, e Ele vem vencendo sobre o nosso pecado e abrirmos a porta para a vida”
V.27: “portanto qualquer que comer este pão e beber este cálice do Senhor indignamente que não se preparou será culpado do corpo e do sangue do Senhor; examine-se, pois, no v. 28 o homem a si mesmo e coma deste pão e beba deste cálice”
Examine-se e coma, não está a dizer vou me examinar e não vou comer, não, se você é um membro batizado em Cristo para dentro do corpo de Cristo, para o organismo espiritual que é a igreja de Deus, se você é um verdadeiro membro batizado então você tem uma instrução que deve comer.
Se você não é batizado em Cristo, pela autoridade de Cristo então você não deve de fazer isto, é tal como os judeus que se fossem incircuncisos não podiam observar a Páscoa só se estivessem circuncisos e nós estamos a falar aqui da visão do coração que é o verdadeiro batismo em Cristo, isto é, para dentro de Cristo e pela autoridade de Jesus Cristo que são duas coisas diferentes, mas importantes.
Então, Cristo está em você e veja em 2 CO 13:5 lemos: “examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé, provai-vos a vós mesmos ou não sabeis quanto a vós mesmos que Jesus Cristo está em vós?”
Se você está batizado para dentro de Cristo e pela autoridade de Jesus Cristo e teve a imposição das mãos e durante esta imposição das mãos o Pai através de Cristo nos dá p Espírito Santo, isto é, o Espírito Santo que procede do Pai é nos dado por Jesus Cristo, isto é, somos batizados por Jesus Cristo como lemos em MT em que João Batista disse: aquele que virá depois de mim vos batizará com o Espírito Santo”
Porque João Batista dizia que batizava com água para o arrependimento e que depois de mim e que é maior do que eu vos batizará com o Espírito Santo.
E por isso se Cristo está em nós, isto é, se recebemos o Espírito Santo que nos guia após a imposição das mãos e do batismo em Cristo e em nome de Jesus Cristo ou em outras palavras para dentro de Cristo e em nome de Cristo que quer dizer pela autoridade de Jesus Cristo então depois disso temos a imposição das mãos, temos a oração e então Jesus nos batiza através do poder do Espírito Santo de Deus e através da essência de Deus em nós, o Pai e o Filho vivem em nós.
E por isso que diz aqui no v.5 de 2 Co 13: “examinai-vos a vós mesmos se estais na fé ou não sabem vós mesmos que Jesus Cristo mora em vós?”
Se fomos batizados em Cristo e pela autoridade de Cristo e depois recebemos a imposição das mãos pelo ministro de Jesus Cristo e que tem a autoridade de Jesus Cristo para vos impor as mãos e pedir a Deus para vos dar o Espírito Santo então Cristo está vem vós.
Queridos irmãos, isto é muito importante: Jesus Cristo vive em vós.
Vejam JO 14:19-26 lemos: “ainda um pouco e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis porque eu vivo e vós vivereis, naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai e vós em Mim e Eu em vós, aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda”
E Jesus Cristo não tem mandamentos diferentes do Pai, os dois estão juntos, um no outro.
“e os guarda este é o que Me ama e aquele que Me ama será amado pelo Meu Pai e Eu o amarei e Me manifestarei a ele”
E no v. 23: “se alguém Me ama guardará a Minha palavra e o Meu Paio amará e viremos para ele, e como? Pelo poder do Espírito Santo e faremos nele morada, quem não Me ama não guarda as Minhas palavras, ora a palavra que ouvistes não é Minha, mas do Pai que Me enviou, são os mandamentos do Pai que Me enviou”
“tenho vos dito isto estando convosco, mas aquele Consolador, portanto, o Espírito Santo de Deus que o Pai enviará em Meu nome através da autoridade de Jesus Cristo e esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo quanto vos tenho dito”
Irmãos o Espírito Santo de Deus nos ajuda a compreender a verdade de Deus, o Espírito Santo de Deus é JC em nós que é o pão da vida! Ele disse em JO 6:48-58: Eu Sou o pão da vida e por isso nós precisamos de nos examinar que comemos simbolicamente aquele pão asmo que representa JC na Páscoa.
E esse pão asmo representa JC em nós, simbolicamente, nós não estamos a comer Cristo, não, mas simbolicamente representa Cristo em nós e isso é importante de entendermos, irmãos.
Então JC disse que está a nos dar um novo mandamento? Não, i novo mandamento é este: que ame um ao outro como vos amei, sim, o antigamente mandamento era ame um ao outro como vocês amam a si mesmos.
O mandamento de JC é simplesmente mais alto, mais unificado e ampliado: amem os outros como Eu vos amei e Ele deu a vida Dele por nós.
Estamos nos examinando neste amor uns para com os outros? Estamos examinando como obedecemos? As leis e aos princípios espirituais de Deus? que são as variações do que amamos uns aos outros?
Vejam por ex. em EF 4:19, EF 5:17, esta seção por inteiro diz: tirem o velho homem e ponham o novo homem, temos que discernir como tratamos as outras pessoas.
Em 1 CO11:28-29 como estamos a tratar outros porque se não alguns estão doentes e muitos morreram.
Queridos irmãos, Paulo escreveu esta carta aos coríntios para corrigir os irmãos e por isso irmãos nós temos que tirar o fermento da nossa vida que simbolicamente o fermento simboliza o pecado e temos que viver sem fermento, espiritualmente em nossa vida, e este período dos pães asmos que é por sete dias imediatamente após a Páscoa agora nós temos que viver e nos comprometer a viver sem pecado!
Simbolicamente sem fermento e sete representa a semana inteira, sim, vamos fazer isso por sete dias que é o simbolismo para nos recordar, mas espiritualmente temos que viver sem pecado sempre!!
E por isso tirar fisicamente o fermento das nossas casas, carros, da cozinha, do nosso frigorífico é uma grande lição espiritual porque o fermento, irmãos, faz o pão inchar; e espiritualmente o simbolismo do fermento que é o pecado faz uma pessoa ser vaidosa, inchar e ficar soberba e mais importante que os outros.
Queridos irmãos, precisamos de por em prática este espírito de humildade e vejam em 1 CO 5:6-8 lemos e Paulo escreveu esta carta durante o período dos pães asmos: “não é boa a vossa vanglória, sim, vocês estão inchados que este fermento faz inchar, vaidade, não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Um bocadinho de pecado vai afetar as outras pessoas”
Purificai-vos, pois, do fermento velho”
E qual é o fermento velho? É o pecado na nossa vida e na nossa mentalidade carnal, é o velho homem.
“para que sejais uma nova massa, e assim como estais fisicamente sem fermento durante o período dos pães asmos porque Cristo a nossa Páscoa, nosso cordeiro pascal que foi crucificado por nós e para o que? Para nós tirarmos o pecada da nossa vida”
v.8: “por isso façamos a festa, observemos a festa dos pães asmos, não com o fermento velho nem com o velho homem nem com o fermento da maldade e da malícia que são partes do velho homem, mas com ázimos, isto é, sem pecado, e isto são os ázimos da sinceridade e da verdade, sem pecado”
queridos irmãos, isto não é nada novo, se vocês forem ler JS 24 a partir do v. 14 até o v. 18 e Josué disse: olha, vocês obedeçam, ó nós vamos obedecer, mas Josué diz: ó como eu desejo que vocês obedeçam a mim, mas vocês não vão obedecer; e depois dizem: não, vamos obedecer.
E depois vocês leem em JS 24:18 na parte final diz: “nós também vamos servir a Deus”
Irmão, não é também servir a Deus, o que eles estavam a dizer é que estavam a servir a deuses falsos, pagãos, mas também vamos servir a Deus! esse sincretismo e essa mistura de religião falsa dizendo: olha, eu também vou adorar a Deus não chega para Deus.
Infelizmente, irmãos, há hoje muitas pessoas a dizer: olha estou a saber a verdade e estão a misturar a verdade com a mentira, estão a ir ouvir pessoas que dizem asneiras e que são verdadeiros cristãos.
Irmãos, uma vez que você provou a verdade e sabe o que é a verdade não se misture com a mentira biblicamente e doutrinalmente e uma vez que você sabe a sã doutrina não se misture com as doutrinas pagãs deste mundão!
Porque se não você vai ser como esta maçã que está num cesto com outras maças podres e o que vai acontecer? Essa maçã podre vai afetar você e você tem que se separar e por isso que diz se santificar que quer dizer se separar do mundão ou seja você não pode continuar a se misturar com as ideias pagãs se não você vai ficar poluído.
Ó como eu desejo que vocês entendessem o que estou a dizer e o praticassem e vejam 1 JO 2:15 lemos: “não ameis o mundo, irmãos, nem o que há no mundo, não estejam a misturar as coisas de Deus com coisas mundanas, pois, se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele”
Não podemos estar a olhar para trás e querer voltar para trás como a mulher de Ló e amar o mundo temos que sair e deixar para trás se não vamos morrer!
“se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele porque tudo que está no mundo a concupiscência da carne, dos olhos, a soberba da vida, este inchaço, este fermento não é do Pai, mas é do mundo e o mundo passa e a sua concupiscência e se você se misturar com o mundão você também vai passar, isto é, morrer NO LAGO DE FOGO”
“mas aquele que faz a vontade do Pai permanece para sempre, e obedece as leis de Deus!”
Por isso irmãos por amor de Deus examinem-se espiritualmente.
Irmãos, eu não tenho nada a ganhar e eu simplesmente estou a apontar vocês para Cristo que é vosso Pai, e examinem-se e preparem-se fisicamente tirando todo o fermento físico e mental de que temos que tirar todo o fermento espiritual da nossa vida e das nossas casas como um símbolo espiritual que é uma lição de tirar o fermento espiritual de nossas casas, da nossa mente e do nosso coração.
Irmãos, o mundo está pior dia adia e a única esperança para nós é o plano de salvação de Deus que é simbolizado pelos dias santos que começa com a Páscoa.
E por isso irmãos devemos nos preparar agora para a vinda de Cristo e para o mundo de amanhã e esta preparação começa agora preparando-se para observar a Páscoa de uma maneira digna.
Pelo amor de Deus, preparem-se!