Pregando o evangelho e preparando um povo

Quando é que Jesus nasceu?

Você está aqui

Quando é que Jesus nasceu?

Download (Baixar)
MP3 Audio (20.57 MB)

Download (Baixar)

Quando é que Jesus nasceu?

MP3 Audio (20.57 MB)
×

Jesus nasceu no dia de Natal? Podemos saber quando Ele nasceu? Devemos de observar o Seu aniversário? Por que Ele nasceu? Qual foi a Sua missão?

Sermon Notes

Nasceu Jesus no dia de Natal?    

Podemos saber quando Ele nasceu?   Porque importa? E daí?

O dia 25 dezembro é celebrado, pessoas dão presentes... É uma estação alegre.

Mas a pergunta é: Quando é que Jesus Cristo nasceu?

Todos os anos ouvimos por semanas antes música de Natal ---- vemos presépios com Jesus na manjedoura, fotos e gravuras dum periodo de inverno com os pastores e os magos.

Se você olhar no seu calendário verá marcado: dia 25 de dezembro - Dia de natal ... mas nasceu Ele realmente nesse dia?

Se você estiver sério a perguntar a si mesmo, basta fzer uma busca numa boa enciclopédia ou na internet e achará bem registrado que o primeiro dia de Natal só foi observado no quaro século ---- Cerca de mais de 300 anos depois de Cristo ter morrido.

Observar o Natal não era uma das práticas dos primeiros Cristãos - e realmente, eles seguiam os ensinos de Cristo exatamente.

Também observará que a Igreja Ocidental Romana é que ordenou a sua celebração no dia do deus do Sol.

A Bíblia não diz a data exata quando Jesus nasceu, e como Cristãos devemos seguir os ensinos de Cristo exatamente! 

Visto que a sua data de nascimento não está na Bíblia, é possível ter uma boa ideia do periodo do ano em que Ele nasceu?

Ora aqui estão 3 razões porque não pode ser no dia 25 de dezembro!

1) Os pastores estavam no campo tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Veja Lucas 2:7-8 Lucas 2:7-8 [7] e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. [8] Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.
Almeida Atualizada×
  – É um fato histórico que eles não tinham os rebanhos no campo durante o inverno, pois estava frio e chuvoso.

2) Houve um censo Romano nessa altura. Ora, fazer um recenseamento sob tais condições teria sido auto-destrutivo, uma vez que teria sido muito difícil para os residentes da Judéia viajar e serem contados.

Por isso essa data era impossível de acordo com a conta / registro Bíblico. Além de ser um palpite incorreto, a data de 25 de dezembro foi realmente uma ação para sincretizar a adoração pagã com o culto cristão.

3) Encontramos as pistas importantes sobre quando foi o nascimento de Jesus no que a Bíblia nos diz sobre Seu primo, João Batista. O pai de João Batista (Zacarias) era um sacerdote a servir no templo.

Lucas 1:5 Lucas 1:5Houve nos dias do Rei Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; e sua mulher era descendente de Arão, e chamava-se Isabel.
Almeida Atualizada×
– Zacarias servi durante o turno de Abias – por isso serviu cerca de Junho 13-19 desse ano. Só depois de voltar a casa é que concebeu - e isso aconteceu então cerca do fim de Junho. Por causa disso nasceu 9 meses depois, cerca dos fins de Março do ano seguinte.

Lucas 1:24-27 Lucas 1:24-27 [24] Depois desses dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: [25] Assim me fez o Senhor nos dias em que atentou para mim, a fim de acabar com o meu opróbrio diante dos homens. [26] Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, [27] a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
Almeida Atualizada×
– Quando a mãe de João Batista estava grávida de 6 meses - foi quando Jesus foi concebibo. Por isso Jesus Cristo era 6 meses mais novo que João Batista, e nasceu cerca de 6 meses depois, que seria aos fins de Setembro/início de Outubro. Isso era durante o outono e não em dezembro (inverno).

Devemos então celebrar o nascimento de Jesus em Setembro?

Não! – porque não existe qualquer instrução na Bíblia para o fazer, e ainda não sabemos a data exata. Não existe regitro para o confirmar. 

Podemos especular – mas é simplesmente uma especulação! Mas certamente é à volta do periodo das festas de Deus do fim do ano. E, se Deus quisesse que nós celebrassemos a data do seu aniversário – certamente Deus teria feito isso bem claro na Bíblia.

Deus nos dá claramente os dias que nós devemos de O honrar e adorar. Não precisamos de inventar dias para o adorar – Ele nos dá os Seu dias Santos! 

O que aconteceu é que a Igreja Romana adotou (sincretizou) práticas pagãs no ‘Cristianismo’ – e assim criou o dia Natal. Jesus certamente não quer que usemos dias pagãos para celebrar o seu dia de nascimento”.

Como posso dizer isso? Vejam: Deut 12:29-32

E daí? Porque Ele nasceu?  - Isso é importante: Qual foi a Sua missão?

Filp 2:6-8- O dia de Sua concepção foi o dia que ele se esvaziou da Divindade --- e começou o caminho à Sua morte – para dar o Seu sacrifício supremo! 

O importante é que esse sacrifício representa a conclusão bem-sucedida de Sua missão – e isso SIM é para ser celebrado! É a Páscoa verdadeira. A Páscoa verdadeira do dia 14 de Nissã faz o plano de Deus para a humanidade possível. 

Nos trouxe a oportunidade de sermos justificados, reconciliados e salvos. Agora podemos ter um relacionamento com o Pai. 

Sua morte e resurreição de volta à vida espiritual fez possível a nosso oportunidade de termos glória e vida eterna no Reino de Deus.

Hebreus 10:19-25 Hebreus 10:19-25 [19] Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, [20] pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, [21] e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, [22] cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, [23] retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; [24] e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e �s boas obras, [25] não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Almeida Atualizada×
– Isto é de celebrar!

E só é possível pela Páscoa – pela morte de Cristo - a qual celebramos, assim como os Dias Santos que se seguem, que são o mapa – o  roteiro – do plano de salvação de Deus. 

Qual é o nosso destino? Por que nascemos? Para sermos Filhos de Deus na Sua família  - no Futuro Reino de Deus - e é baseado no amor e graça de Deus para conosco. 

1 João 2:4-5 1 João 2:4-5 [4] Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; [5] mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;
Almeida Atualizada×
Quebrar a Lei de Deus – sincretizar paganismo com o Caminho de Deus - é uma mentira deste mundo! Precisamos de guardar a Sua Palavra e andando nesse caminho, (ter Cristo a viver em nós) é a razão porque Ele nasceu, porque Ela veio ao mundo na carne!

Sim, para sermos aperfeiçoados no amor de Deus, com a ajuda do Espírito Santo de Deus. 

Cristo em nós!   Isso é que é importante!