Quando você morrer, viverá de novo?: As ressurreições e o dia do juízo

Você está aqui

Quando você morrer, viverá de novo?

As ressurreições e o dia do juízo

Download (Baixar)
MP3 Audio (56.65 MB)

Download (Baixar)

Quando você morrer, viverá de novo?: As ressurreições e o dia do juízo

MP3 Audio (56.65 MB)
×

A morte é o fim de tudo, mas graças a Deus e à ressurreição de Jesus Cristo, temos esperança de viver de novo e Deus será justo para todos. Este sermão aborda este tema das ressurreições e do dia do juízo.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

A morte é o fim de tudo? Muitas pessoas tem medo da morte.

Sim, porque a morte é o oposto à vida.

E a verdade é que todos morreram ou vamos morrer e por isso qual é a nossa única esperança?

A única esperança que nós temos queridos irmãos é que haja uma ressurreição de volta à vida.

Temos alguma garantia disso?

Queridos irmãos na nossa Bíblia temos um assunto básico do início ao fim e um dos temas digamos assim posto dessa maneira e principal da Bíblia é a formação do Reino de Deus por Deus ou em outras palavras é a formação ou a criação da família de Deus ou em outras palavras é trazer muitos filhos à glória.

E isto é através de um processo de desenvolvimento do nosso caráter e para virmos a ter um caráter como o caráter de Deus e por isso Deus está a desenvolver este plano Dele e a desenvolver uma família de seres espirituais da mesma forma e do mesmo gênero Dele como sendo nós irmãos de Cristo pois Cristo então é o nosso irmão mais velho digamos assim e o Pai é a cabeça da família.

E nós seremos basicamente outros filhos, outros irmãos de Cristo e irmãos uns dos outros.

E por isso este plano queridos irmãos é importante que entendamos um ponto básico que requer dois seres independentes, coeternos, isto é, o Pai e o Filho ou digamos assim o Todo Poderoso e o Verbo e chamemos assim desta maneira, o Deus Pai, Todo Poderoso e o Verbo e que estão a trabalhar em conjunto com um único propósito que é o de completar este plano com o máximo de sucesso possível.

E por isso porque nós temos livre arbítrio para aprendermos e desenvolvermos o caráter de Deus e precisamos desta oportunidade de desenvolver, aprender e fazer escolhas corretas e como nós temos livre arbítrio mais cedo ou mais tarde fazemos coisas erradas e pecamos e o salário do pecado como sabemos é a morte e uma vez que estamos mortos o plano de Deus para nós terminaria porque morremos porque pecamos e por isso este plano requer que um Deles, isto é, O Verbo, que veio a ser carne, Jesus Cristo e que é coeterno, que é Aquele por quem tudo foi criado ou em outras palavras Ele é o criador debaixo da autoridade do Pai então necessitou que Ele viesse para a terra pagar por todas as nossas vidas.

E assim como lemos em FP 2:6 Jesus Cristo era da forma de Deus, não era uma usurpação ou ser igual a Deus e Ele se esvaziou de livre vontade para ser um homem físico por isso deixou de ser da forma de Deus para ser da forma humana e morreu.

E por isso estando morto não podia ressuscitar-se a Ele próprio pois estava morto e tinha que estar morto para pagar os nossos pecados e por isso necessitou que o Pai porque Ele nunca pecou o ressuscitasse e por isso o glorificou e está ao lado do Pai, ao lado direito do Pai.

E por isso ambos trabalharam de mão em mão, em conjunto para completar este sucesso de salvação, este plano de ter uma família de Deus.

Por isso uma das partes críticas deste plano de salvação é a ressurreição de Jesus Cristo ou em outras palavras é a ressurreição e a ressurreição de Jesus Cristo é crítica porque Ele pela sua morte e dando o seu sangue pagou por nossos pecados e a ressurreição Dele abriu caminho para nós para podermos seguir os mesmos passos para Ele ser o nosso Sumo Sacerdote, para Ele nos ajudar a ter compaixão e ajudar através do poder do Espírito Santo recebermos o dom gratuito que procede do Pai que nos ajuda e que nos gera como filhos de Deus e que nos ajuda e nos guia e que nos dá esta força para vencer as fraquezas da nossa carne.

Por isso a ressurreição é vitalíssima e é crítica neste plano de salvação e vejam então aqui em JO 3:3 lemos: “a isto respondeu Jesus: em verdade, em verdade digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”.

Nós temos que ser ressuscitados e depois de morrermos, ressuscitarmos, nascermos de novo para podermos estar no Reino de Deus e para ver o Reino de Deus e como lemos em CO 15 o sangue a a carne não pode herdar o Reino de Deus e por isso temos que ser ressuscitados como seres espirituais.

Para nascermos de novo e sermos seres espirituais e para entrarmos no Reino de Deus.

Ora por isso, sim, temos que morrer porque todos pecamos mas tem que haver uma ressurreição de nós e por que? Porque Jesus Cristo pagou com a sua vida por nós e por isso nos resgata, nos compra de volta da morte para podermos viver de novo.

Vejemos aqui em HB 6 quando está a falar das doutrinas básicas que Deus nos dá, em HB 6:2 e diz assim começando no v. 1 dizendo sim que não é só ficarmos nas doutrinas básicas e temos que continuar para a frente e para a perfeição para sermos pessoas perfeitas e pormos este caminho em prática no caminho da santificação, sim, mas está aqui a falar das doutrinas básicas que são: o arrependimento, obras mortas, a fé em Deus, o ensino de batismos, note, plural, batismos, imposição das mãos para recebermos o Espírito Santo de Deus e depois a ressurreição dos mortos e o juízo eterno.

Vemos aqui que há uma ressurreição dos mortos e ora isto significa que é dos bons e dos maus porque seguindo a ressurreição dos mortos há o juízo porque se tem que ressuscitar bons e maus para passarem por este período do juízo.

E por isso queridos irmãos este sermão é um estudo acerca da ressurreição dos mortos e do juízo para compreendermos um bocadinho melhor o plano de Deus.

Ora queridos irmãos, e você quer construir qualquer coisa, você quer fazer algumas alterações, por exemplo, na sua casa, por exemplo, no seu quarto e geralmente o que você faz? Vai planear isso primeiro, fazer um desenho, vai desenhar, vai projetar o que você quer fazer e vai então ter um orçamento desses planos e por isso qualquer construtor tem um plano antes de construir o edifício e vai contar o custo, quanto isto vai custar?

Exatamente como o caso de Deus pois Deus tem um plano onde o Pai e o Filho decidiram trazer muitos filhos à glória e por isso decidiram este plano que necessitou de certas atividades e uma delas é que antes do início da criação do mundo porque o mundo foi criado para este propósito de trazer muitos filhos à glória.

Antes da criação do mundo este plano de desenho planeado necessitou que Jesus Cristo fosse sacrificado, isto é, um cordeiro sem mácula.

Era parte do plano e por isso este objetivo e meta e este plano final está determinado porque é o propósito deste plano e desta ação de criar o mundo e isto tudo, este ponto do A até o Z, do Alfa e do Ômega, este ponto final do Filho do Homem, é este plano todo que é para completar esta missão de trazer muitos filhos à glória e este é o plano.

E por isso esta meta está pré-determinada ou em outras palavras está predestinado o resultado final.

E parte desse plano e um dos passos críticos nesse plano é a ressurreição e aliás a ressurreição de Jesus Cristo foi bem profetizada e vejam por exemplo em SL 16 vamos ler simplesmente no v. 10 só para mostrar o ponto aqui que diz assim: “pois não deixarás a minha alma na morte” e aqui está a falar de Davi que não deixarás a minha alma na morte que quer dizer que Davi ia ressuscitar mas também está a falar em um plano duplo porque muitas profecias tem duas digamos assim duas coisas duplas, um significado duplo, porque está a falar também de Jesus Cristo.

E que diz assim: “não permitirás que o teu santo (que é Jesus Cristo) veja corrupção”, quer dizer que Ele, Jesus Cristo, ia morrer e ia ressuscitar mas antes que o corpo se corroesse que está na sepultura só 3 dias e 3 noites e não mais longo para que o corpo visse a corrupção.

Vemos por isso aqui que Jesus Cristo foi profetizado que ressuscitaria, ora a ressurreição é um ensinamento que não era entendido pelos pagãos dessa era porque basicamente os pagãos acreditavam ou acreditam hoje em dia na alma imortal e queridos irmãos se a alma é imortal então digamos assim na realidade não morremos pois continuamos a viver ou acreditam na reencarnação em outras formas e sem qualquer prova disso mas nós temos uma prova com a vinda, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo que é bem comprovada historicamente.

E mesmo por aqueles que o viram depois de ter sido ressuscitado e que quando viram isso deram sua própria vida sacrificada por causa disso.

Então vejam comigo se fazem o favor em 1 CO 15 começando nos v. 17-18 e diz assim: “e se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé”.

Queridos irmãos se não há uma ressurreição de Cristo a nossa fé é absolutamente em vão, sim estou a dizer que a ressurreição de Cristo é uma das partes críticas desse plano.

Diz assim: “e assim ainda permaneceis nos vossos pecados” e por que? Porque Jesus Cristo morreu e o fato de voltar à vida, o fato de que Ele pagou por nossos pecados e Ele ressuscitou ou o Pai o ressuscitou, sim, e ainda mais no v. 18: “e ainda mais os que dormiram em Cristo perecem”, quer dizer se Cristo não ressuscitou como é que nós podemos ressuscitar? Porque Ele pagou por todo o pecado e como Ele não pecou o Pai o ressuscitou e aceitou esse sacrifício em nome de nós para perdoar os nossos pecados, isto é, Jesus Cristo através deste ato de vir a terra morrer por nós, dar o seu sangue por nós e ato dele estar ressuscitado ou ter sido ressuscitado pelo Pai e está escrito aqui para não perecermos e diz ao fim do v. 18 e por que?

Porque se não perecemos, isto é, se morremos para sempre então estamos condenados à morte eterna, isto é, nunca ressuscitaremos mas Ele ressuscitou e abriu caminho para nós.

Ora é importante entendermos que Jesus Cristo não era um ser humano comum, não era um ser humano como outro ser humano e se fosse um ser humano comum Ele teria pecado e se Ele tivesse pecado não haveria nenhum pagamento por nós mas além disso é que a vida Dele porque Ele é Aquele que nos criou, a vida Dele é infinitamente mais valorosa, tem maior valor que as nossas vidas individuais porque a vida Dele é a vida que nos criou e por isso a vida Dele pode nos recriar de novo se quisesse e por isso a vida Dele tem muito mais valor do que nós e por isso a vida Dele paga por todas as nossas vidas e não é só vida por vida mas a vida Dele paga por todas as vidas.

E por outro ponto é que Ele teve mesmo que morrer porque se fosse esta ideia de trindade em que morreu mas não morreu realmente não tinha pago pelo pecado e teve que morrer mesmo para termos um Salvador e por isso como expliquei inicialmente é preciso de dois seres sendo um independente do outro e Um foi o que criou tudo e por isso a vida dele tem um valor maior do que todos nós e Esse se esvaziou porque era igual a forma de Deus onde mencionei em FP 2:6, Ele se esvaziou onde veio a ser um ser humano e morreu por nós então o Pai o ressuscitou para podermos ter a vida eterna.

E por isso necessitou de dois seres diferentes e estão a trabalhar de mão em mão como nossos Salvadores.

Aquele que morreu por nós é o nosso Salvador mas o Pai também está nesta obra de salvação porque é o plano Dele pois Ele que deu as instruções, projetou o plano e por isso vemos que os dois estão a trabalhar de mãos dadas.

Ora Jesus Cristo profetizou que ia ressuscitar no terceiro dia, isto é, depois de estar na sepultura por três dias e três noites e queridos irmãos são basicamente 72 horas na sepultura mas o mundo para desacreditar isso estão a dizer que não, não, só esteve na sepultura duas noites e um dia.

Ora deixem-me demonstrar isso e vou usar uns brinquedos dos meus netinhos e por exemplo vemos aqui que Cristo morreu e as pessoas dizem que morreu na sexta feira então esteve na sepultura de sexta a noite para sábado e depois esteve na sepultura de sábado à noite mas domingo de manhã quando lá foram Ele já não estava na sepultura.

Quer dizer que Ele esteve na sepultura duas noites e um dia SE o que as pessoas dizem está correto, ou seja, se as pessoas dizem que morreu na sexta e que no domingo quando foram lá já tinha ressuscitado então praticamente Ele só esteve lá duas noites e um dia.

E isso não encaixa com três dias e três noites e quer dizer com isso que Ele quebrou o sinal que ele prometeu que era ou ia ser o Messias? Onde Ele deu o sinal?

Vejam comigo faz favor em MT 12:38 e diz assim: “então alguns escribas e fariseus replicaram: mestre queremos ver de tua parte um sinal”; e queridos irmãos Jesus já tinha dado muitos sinais e milagres e vimos que Ele deu mas eles queriam outro sinal e nesta situação onde eles perguntaram por mais um sinal o que é que Jesus Cristo disse?

Ele disse: “Ele então respondeu: geração má e adúltera (adúltera no sentido espiritual porque estão a seguir deuses pagãos) pedem um sinal mas nenhum sinal lhes será dado (de que Jesus Cristo é o Messias) se não o do profeta Jonas porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra”.

Ora vimos que de sexta feira a domingo de manhã não são três dias e três noites pois são apenas duas noites e um dia, e ora para ser três dias e três noites temos que ver de outra maneira como vemos aqui.

Jesus Cristo, e vamos provar, Jesus Cristo morreu numa quarta feira pois para ser três dias e três noites e no domingo já estar ressuscitado morreu na 4ª. feira antes ou quase praticamente ao por do sol foi sepultado e esteve na sepultura 4ª. feira a noite e a 5ª. feira, esteve na 5ª. feira a noite e na 6ª. feira e esteve na sepultura na 6ª. feira a noite e no Sábado e ao por do sol ou um pouco antes do por do sol Ele ressuscitou; e por isso quando domingo forma lá de manhã Ele não estava lá.

Assim vemos, uma, duas, três noites e um, dois, três dias, 4ª. feira a noite, 5ª. feira a noite e 6ª. feira a noite e sábado, três dias e três noites.

Esta é a prova que Ele é o Messias e foi o que Ele disse aos escribas e fariseus e então como é isto? Vejemos primeiro em LV 23:5 diz assim: “no mês primeiro aos quatorze do mês do crepúsculo da tarde é a Páscoa do Senhor”, por isso no dia 14 é o dia da Páscoa e Ele morreu no dia 14, morreu no dia da Páscoa, sim, e sabemos que foi isso.

E depois diz nos v. 6-7: “e ao 15 do mês (o dia seguinte que é este dia seguinte noite/dia da maneira que Deus conta os dias começa ao por do sol ao por do sol, noite/dia) é a Festa dos Pães Ázimos do Senhor e festa que é por sete dias mas no primeiro dia dessa festa é o dia 15 diz assim no v. 7: “haverá santa convocação e nenhuma obra servil fareis””.

Neste primeiro dia e Ele morreu no dia 14 e então o dia seguinte é o dia 15 e nesse primeiro dia santa convocação não fazes obra é como seja um Sábado Anual porque não trabalhas.

Por isso vemos aqui de acordo com a lei de LV 23 o dia 15 era o primeiro Dia dos Pães Ázimos, um Sábado Anual, que era 5ª. feira e de acordo com o calendário podemos ver o calendário do ano 31 da EC de fato a Páscoa foi numa 4ª. feira.

E Ele então ressuscitou ao fim de 3 dias e 3 noites, quer dizer, 4ª. anoite a 5ª. a noite, de 5ª. a noite a 6ª. a noite e 6ª. anoite ao Sábado a noite e por isso teve ao fim do Sábado do pôr do sol ressuscitou.

Vemos exatamente esses 3 dias e 3 noites essas 72 horas que Ele prometeu que seria o sinal Dele.

Ora vejemos mais algumas Escrituras interessantes que por exemplo em LC 24:1-3: “mas no primeiro dia da semana (nós chamamos o domingo) na alta madrugada (isto foi antes do nascer do sol, já era alta madrugada, muito cedinho) foram elas ao túmulo levando os aromas que tinham preparado e encontraram a pedra removida do sepulcro mas quando entraram não encontraram o corpo de Jesus (já tinha ressuscitado, como disse ressuscitou ao fim do Sábado, ao Sábado a noite, e quando foram lá ao domingo de manhã já não estava lá, está claro porque já tinha ressuscitado ao Sábado a noite, Jesus Cristo não ressuscitou no domingo e nenhum lugar aqui está a dizer que ressuscitou no domingo e quando chegaram lá no domingo no primeiro dia da semana já não estava lá, já tinha ressuscitado pois ressuscitou no Sábado à noite)”.

Mas diz aqui outro ponto foram elas ao túmulo levando aromas que tinham preparado.

Ora então prepararam aromas, não é? E quando é que prepararam esses aromas? Olha basta ler no v. 56 do capítulo anterior em LC 23:56 diz assim: “então estas senhoras se retiraram para preparar aromas e bálsamos e no Sábado descansaram segundo o mandamento”.

Ora se isto era 4ª. feira a noite para 5ª, 5ª. feira a noite para 6ª, 6ª. feira a noite para Sábado, este é um Sábado e por isso 6ª. feira a noite já era o começo do sábado, não é?

Então quando é que prepararam as especiarias? Prepararam aqui antes do Sábado semanal e foram lá quando? Não podiam ir no Sábado e foram no domingo de manhã, preparam as especiarias a 6ª. feira a tarde antes do Sábado e é o que diz aqui: prepararam os aramos e os bálsamos, estas especiarias e ao Sábado descansaram.

Muito bem, então se preparam isto, quando compraram estas especiarias? Quando elas compraram? Vejemos então aqui em MC 16:1: “passado o Sábado Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé compraram aromas para irem embalsamá-lo, ora qual Sábado? Porque se prepararam isto antes do Sábado tinham de ter comprado para os preparar mas como eu expliquei este dia 15 foi um Sábado Anual e por isso não puderem comprar, e isto foi uma 5ª. feira e como disse Cristo morreu na 4ª. e na 5ª. feira foi um Sábado anual não puderam comprar e passado o Sábado, quando? No dia seguinte de manhã foi 6ª. feira de manhã compraram as especiarias e na 6ª. feira a tarde digamos assim a preparam e depois descansaram o Sábado e no domingo de manhã foram lá embalsamá-lo.

É tudo muito claro e tudo se encaixa e o ponto aqui queridos irmãos é que o mundo debaixo do engano de satanás está a confundir todas as pessoas para não acreditarem que Cristo de fato cumpriu a sua promessa que estaria na sepultura por 72 horas tal como Ele prometeu que seria um dos sinais que Ele era o Messias.

E por isso estamos a ver aqui continuando a ressurreição de Jesus Cristo é necessária e que Ele ressuscitou tal como prometido depois de estar 3 dias e 3 noites na sepultura, a ressurreição Dele de acordo com as promessas que prometeu que faria é necessário para nós seres humanos podermos ressuscitar, isto é, resgatar a nós, seres humanos, da morte e queridos irmãos para resgatar TODOS, TODOS, sejam bons ou maus.

Ele pagou com a vida Dele por todos, bons e maus.

Veja aqui em AT 24: 15 vemos aqui Paulo apresentando a sua defesa ao governador Felix e diz assim: “tendo esperança em Deus como também estes a tem que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos”.

Vai haver uma ressurreição de bons e maus.

Paulo está aqui a explicar a Felix que vai haver  ressurreição de bons e maus e vemos no v. 25 que dissertando acerca da justiça , que esta ressurreição vai haver justiça que temos que ter domínio próprio e que vai haver um juízo e precisamos de ter cuidado, principalmente tu, Felix, como rei, como pessoas de poder tem que ter cuidado porque vai haver um juízo, um juízo vindouro e por isso ficou Felix amedrontado e disse; por agora podes te retirar e quando eu tiver vagar, te chamarei, pois ficou com medo pois haveria um juízo de todos, de todos.

Vejam também em JO 5:28-29 diz assim: “não vos maravilheis disto porque vem a hora em que todos (não é só os bons, bons e maus) os que se acham nos túmulos (isto é, todos que estão mortos) ouvirão a sua voz e sairão (que vão ser ressuscitados) os que tiverem feito o bem para a ressurreição da vida e os que tiverem praticado o mal para a ressurreição do juízo (sim a tradução juízo é uma tradução mais correta do que condenação, sim vai haver condenação se não se arrependerem mas uma ressurreição de juízo”; como vamos ver de julgamento, ressurreição e julgamento.

Por isso vemos que há dois tipos de ressurreições: uma para a vida eterna e outra, noutra altura, para o juízo.

E como lemos em 1 CO 15 começamos a ler no v. 21 diz assim: “visto que a morte veio por um homem (isto é, por Adão) também por um homem veio a ressurreição dos mortos”; tal por causa de um homem todos morrem porque todos pecamos e por um homem, o segundo Adão, Jesus Cristo, todos nós vamos voltar a ter vida porque Ele resgata a todos nós da morte, todos nós, todos.

“porque assim como em Adão todos morrem assim também todos seremos vivificados (isto é, todos ressuscitaremos) em Cristo e cada um porém na sua própria ordem (sim, vai haver uma sequência, uma ordem), Cristo primeiro, as primícias, depois os que são de Cristo à segunda vinda de Cristo e então depois virá o fim, os do fim”, mas aqui não está a falar ou dizer de todos estes certos detalhes e quando Ele finalmente vai destruir todo o poder de toda a potestade.

Mas está a dizer que vai haver uma ordem: primeiro Cristo, depois os de Cristo e depois virá o resto.

Outro ponto continuando em 1 CO 15 vejamos então v. 50-54 diz assim: “isto afirmo irmãos que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus”, isto eu já mencionei a pouco, carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, você e eu não nascemos de novo ainda porque ainda temos carne e sangue para herdarmos o Reino de Deus não seremos de carne e sangue.

“eis que vos digo um mistério (diz aqui no v. 51) nem todos dormiremos (sim, nem todos vamos morrer porque alguns de nós vamos estar vivos quando Jesus Cristo vier e então esses vão ser transformados) mas seremos todos transformados” e no v. 52: “num momento no abrir e fechar dos olhos ao ressoar a última trombeta, a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis primeiro e depois nós seremos transformados”; continuando a ler no v. 53: “porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade (isto é, sermos transformados de físico para espiritual) e que o corpo mortal (isto é, o corpo físico de carne e sangue) se revista da imortalidade em um corpo eterno e quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é imortal se revestir de imortalidade então se cumprirá a palavra que está escrita: tragada foi a morte pela vitória”.

Por que? Porque nós que morremos agora somos transformados para a vida eterna, tchau morte, rsss, é o que está a dizer tragada foi a morte pela vitória.

Também em 1 TS 4:16-17 também descreve um bocadinho em maior detalhe este ponto diz assim: “por quanto o Senhor mesmo dada a palavra de ordem, ouvida a voz do Arcanjo e ressoada a trombeta (e como lemos em 1 CO 15 será a última trombeta que são sete trombetas simbolizadas durante o Dia do Senhor que é parte do Sétimo Selo do livro de Apocalipse) de Deus descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (como eu disse os mortos vão ressuscitar primeiro, nós os que estamos vivos vamos ser transformados depois segundos, logo após, digamos assim) e depois nós os vivos, os que ficarmos seremos arrebatados (isto é, transformados) juntamente com eles e vamos para as nuvens encontrar o Senhor nos ares” e depois daí para adiante o futuro vamos estar sempre com Ele, é o que diz: “e assim estaremos para sempre com o Senhor”.

Sim, sabemos que vamos reinar na terra e vamos governar na terra e isso é outro assunto que agora não quero abordar neste momento mas o ponto a detalhar aqui é que vai haver esta primeira ressurreição dos humanos, depois está claro, da ressurreição de Cristo quase a 2 mil anos atrás e vai haver esta primeira ressurreição e depois haverá outra ressurreição depois do Milênio.

Vejam comigo aqui faz favor AP 20: 6 diz assim: “bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição”, esta é a primeira ressurreição à vinda de Cristo como lemos em TS 4 e CO 15 esse tem parte na primeira ressurreição, esses são os de Cristo: “e são bem aventurados porque sobre eles a segunda morte não tem autoridade”; quer dizer que estes, os santos, são ressuscitados diretamente à vida eterna; “pelo contrário serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os 1.000 anos (isto é, o Milênio”; sim, reinarão com Ele eternamente mas estamos a falar  aqui das várias fases do plano  de Deus e por isso esta parte aqui que é o Milênio.

Depois lemos aqui no v. 4: vi tronos a quem foi dada autoridade a julgar e ao fim do v. 4 vimos que eles viveram e reinaram com Cristo durante estes 1.000 anos.

Ora no v. 5 depois diz: “o resto dos mortos, os outros, quer dizer, estes primeiros ressuscitam à vinda de Cristo, ao início do milênio, e os outros, os mortos, só vão ressuscitar ao fim do milênio porque diz aqui: o restante dos mortos só viverá depois de completar os 1.000 anos.

Os outros mortos, a outra ressurreição que vai haver acontecer será depois do milênio; ora o que temos aqui irmãos é agora um período quando é a vinda de Cristo e os cristãos em Cristo, os verdadeiros cristãos em Cristo vão ser ressuscitados e vão reinar com Cristo na terra por 1.000 anos, um milênio, por exemplo, há muitas escrituras no AT que provam isso mas vamos simplesmente olhar a uma em IS 11 vou começar a ler do v. 1: “do trono de Jessé nascerá um rebento (isto é, da família de Jessé é de onde veio Davi) e das suas raízes um renovo repousará sobre Ele (está claro que está a falar de Jesus Cristo) o Espírito do Senhor (pois Jesus Cristo nasceu da família de Davi) o espírito de sabedoria, de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e temor do Senhor, deleitar-se-á no temor do Senhor e não julgará segundo as vistas dos seus olhos  e nem repreenderá segundo o ouvir  dos seus ouvidos mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra, ferirá a terra com a vara da sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso, a justiça será o cinto dos seus lombos e a fidelidade dos cintos os seus rins”, por isso está a dizer aqui que vai haver à vinda de Cristo que Cristo vai reinar com justiça, isto é, durante o milênio e nós vamos reinar com Cristo debaixo dele e diz assim no v. 6: “o lobo habitará com o cordeiro, o leopardo se deitará junto ao cabrito, o bezerro, o leão manso e o animal cevado andarão juntos e um pequenino os guiará”.

Queridos irmãos isto vai ser uma atitude genérica no mundo, isto não aconteceu irmãos, isto é o futuro, isto é o milênio.

“a vaca e a ursa pastarão juntas e as suas crias juntas se deitarão, o leão comerá a palha como o boi”, queridos irmãos isto não está a acontecer hoje, “a criança de peito brincará sobre a toca da áspide e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco”, e não vai se magoar, esta criancinha vai pôr a mão onde está uma serpente e não vai sofrer.

V. 9: “não se fará mal ou dano algum em meu santo monte (isto é, em todo o meu Reino de Deus que vai governar na terra, monte simboliza governo de Deus a governar na terra durante o milênio) porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar”.

V. 10: “naquele dia recorrerão as nações (isto é, os gentios, as nações, está a se referir aos gentios não só aos israelitas) a raiz de Jessé (isto é, a Jesus Cristo) que está posta a estandarte dos povos e a glória lhe será a morada”.

Queridos irmãos há muitas outras profecias acerca deste milênio e podem ler JR 31, EZ 36 e queridos irmãos este milênio é representado nada mais, nada menos pelo significada do período da festa dos tabernáculos e Deus nos deu 7 períodos de festas para que são sombras de coisas por vir que são sombras de aniversários de pontos importantes no plano de Salvação de Deus e está claro que se não estamos a observar estes dias não estamos a entender o plano de salvação de Deus e por isso a festa de tabernáculos é digamos assim simbólica do milênio.

Mas depois há outra ressurreição ao fim do milênio e vejam aqui em JO 5:28-29 que já lemos a pouco e vamos ler novo pois não há problema de ler de novo porque diz assim: “todos que fizeram o bem para a ressurreição da vida, essa é a primeira ressurreição ao início do milênio e os que tiverem praticado o mal para a ressurreição do juízo que é a segunda ressurreição ao fim do milênio”.

E por isso vemos que vai haver uma ressurreição para a vida e uma ressurreição para o juízo e os que tiverem praticado o mal, irmãos todos nós praticamos o mal, e só praticamos o bem quando somos perdoados por Cristo e sermos verdadeiros cristãos e tudo o que fizemos esteja completamente perdoado.

Então fazemos bem, não é por nós, é pela graça de Deus e bondade de Jesus Cristo.

Ora continuando então vemos aqui que vai haver outra ressurreição e quando? Ao fim do milênio; ora ao fim da festa dos tabernáculos há um outro dia santo que se chama O OITAVO DIA ou que se chama também O ÚLTIMO GRANDE DIA e que é outro dia de festa que é parte dos dias santos de Deus, O OITAVO DIA.

Este OITAVO DIA tem um significado muito importante, muito encorajador, ora esta outra ressurreição que é representada simbolicamente pelo OITAVO DIA é uma ressurreição que tem um significado que o mundo NÃO ENTENDE NADA!!! COMPLETAMENTE NÃO ENTENDE!!!

Porque o mundo não vê isto, o maravilhoso, o esperançoso significado que é tão encorajador e tão belo que é uma GRANDE ESPERANÇA para toda a humanidade e Deus revelou este significado à IGREJA DE DEUS e AO CORPO ESPIRITUAL DE CRISTO.

Vejemos aqui uma parábola que olhando debaixo deste entendimento vamos ver um significado ainda mais profundo desta parábola que está em MT 13 e esta é a parábola do joio e aqui vemos nos v. 24-25: “outra parábola nos propôs dizendo: o Reino dos Céus é semelhante ao homem que colocou a boa semente no seu campo mas enquanto os homens dormiam veio o inimigo e semeou o joio no meio do trigo e retirou-se”.

Queridos irmãos hoje em dia o mundo tem este tudo misturado, está tudo misturado.

Ora vejemos aqui uma explicação que Jesus Cristo está a explicar desta parábola do joio e esta explicação começa no v. 36 e vou simplesmente ler alguns versículos aqui começando no v. 37: “e Ele respondeu: o que semeia boa semente é o Filho do Homem, o campo é o mundo”; queridos irmãos é o mundo e não é só a igreja é o mundo todo; “a boa semente são os filhos do reino, o joio são os filhos do maligno, o inimigo que o semeou é o diabo, a ceifa (quando é a ceifa?) é a consumação dos séculos (quando é a consumação do século?) e os ceifeiros são os anjos pois assim como o joio é lançado ao fogo assim será na consumação do século”.

Queridos irmãos a consumação do século vão ser jogados ao fogo e continuando a ler no v. 41: “mandará o Filho do Homem os seus anjos que ajuntarão do seu reino todos que causaram escândalos e os que praticam iniquidade e os lançarão na fornalha acesa e ali haverá choro e ranger de dentes”.

Queridos irmãos isto é o lago de fogo quer dizer estamos a ver aqui um período do fim, um período que é todo o mundo e que vão ser atirados para o lago de fogo então os justos lançaram o solo no reino de seu Pai e quem tem ouvidos para ouvir que ouça”.

E por isso está aqui a falar de um significado adicional que muitas vezes não pensamos, o mundo não pensa, mas é que este mundo todo vai ser ressuscitado nesta ressurreição depois do milênio, a ressurreição do juízo, não é milhões e milhões de pessoas que nunca tiveram uma chance porque estavam cegos e na semana passada dei um sermão acerca desta cegueira e o título deste sermão era QUEM ESTÁ VENCENDO ESTA GUERRA DE EVANGELIZAÇÃO e o subtítulo era: É ESTE O ÚNICO DIA DE SALVAÇÃO.

E recomendo que ouçam este sermão cuidadosamente para entenderem como o mundo está cego.

Ora o ponto que eu mencionei e deixe-me dar uma revisão muito breve é que o mundo foi endurecido e vejam por exemplo em MT 13:10-15 porque neste mesmo capítulo os discípulos perguntaram a Jesus Cristo: “porque falas por parábolas”, isto é, no v. 10 de MT 13 e no v. 11 diz: “ao que respondeu: porque a vós outros é dado conhecer o mistério do Reino dos Céus (do Reino de Deus) mas aqueles não lhes é isto concedido”.

Deliberadamente Deus não está a abrir a mente das pessoas para entenderem nesta altura e vão entender mais tarde mas não nesta altura.

V. 12: “pois ao que tem se lhe dará e terá em abundância mas ao que não tem até o que tem lhe será tirado por isso lhes falo por parábolas porque vendo não veem e ouvindo não ouvem e nem entendem de sorte que neles se cumpre a profecia de IS (isto é, IS 28:10-13 mas diz assim: isso é dado a eles o coração deste povo está endurecido, como lemos no v. 15) porque diz assim: para não serem curados, para caírem”.

E nesse sermão expliquei o sermão que mencionei expliquei este ponto mas Deus é justo irmãos, Deus é justo porque ao fim disto um dia Deus vai retirar esta cegueira e vão ver e vão ver nesta ressurreição, nesta segunda ressurreição depois do milênio e por isso vemos aqui em RM 11:1: “pergunto pois: terá Deus por ventura rejeitado o seu povo? De modo nenhum pois eu também sou israelita disse Paulo da descendência de Abraão da tribo de Benjamim” e depois vejam um bocadinho mais adiante no v. 5: “assim pois também agora no tempo de hoje existe um remanescente na eleição de graça (ou há um pequeno grupo pequeno que Deus está a abrir os olhos hoje que Ele decidiu mas os outros vão saber, vão conhecer e vão entender mais tarde pois Deus decide quem chama agora e quem é que chama mais tarde pois é a decisão Dele!!

Isto é um ponto importante e precisamos entender por isso dei o título a este sermão que mencionei a pouco que dei na semana passada o título foi QUEM ESTÁ VENCENDO ESTA GUERRA DE EVANGELIZAÇÃO porque parece que satanás está a ganhar mas não é pois é tudo parte do plano porque Deus no seu plano decidiu como as pessoas vão aprender agora para reinar com Cristo e as outras vão aprender mais tarde na segunda ressurreição depois do milênio.

Continuando então a ler no v. 7-8: “que diremos pois o que Israel busca não conseguiu? Mas a eleição alcançou e os demais foram endurecidos e como está escrito Deus lhes deu o espírito de entorpecimento, olhos para não ver, ouvidos para não ouvir até o dia de hoje (até agora ainda estão cegos)”.

Veja por exemplo nos v. 25-26: “porque não quero irmãos que ignoreis este mistério para que não sejas presumidos em vós mesmos, isto é, para que vocês não pensem olha eu sou melhor que os outros que estão a entender agora, não, somos todos iguais, simplesmente que Deus decidiu que alguns a escolher agora a abrir os olhos, abrir os ouvidos para eles verem agora e outros decidiu fazer isso mais tarde.

Depois continuando: “que veio o conhecimento em parte a este Israel até que haja plenitude dos gentios”, isto é, quando Jesus Cristo vier vai ser o fim desse tempo dos gentios.

“e assim todo o Israel será salvo como está escrito”; todo o Israel será salvo.

Queridos irmãos isto é um ponto importante para entendermos isto e todos serão salvos EXCETO claro aqueles que vão rejeitar o ensino de Deus completamente; ora isso está bem explicado na profecia de EZ 37 do vale desses ossos ressequidos e esses ossos ressequidos diz assim o profeta: estes ossos vão viver de novo, olha tu sabes e depois está a explicar que esses ossos se juntam e que recebem carne e que vão viver de novo como carne e sangue e vão ter uma chance que nunca tiveram antes e não é uma segunda chance é a primeira chance que nunca tiveram.

Vejam por exemplo aqui em EZ 16:53-55: “restaurarei a sorte delas a de Sodoma e das suas filhas. E a de Samaria e das suas filhas e a tua própria sorte entre elas”.

Restaurarei essas nações, Sodoma que pecou, vou restaurar Samaria que pecou  “e vou restaurar para que leves a tua ignomínia e sejas envergonhada por tudo que fizestes servindo de consolação quando as tuas irmãs Sodoma e as suas filhas tornarem ao seu primeiro estado (isto é, quando forem ressuscitadas e voltarem ao estado físico que era o primeiro estado vão voltar de novo ao primeiro estado ao estado físico) E Samaria e suas filhas tornarem ao seu (primeiro estado físico) também  tu e as tuas filhas tornarei ao vosso primeiro estado (isto é, o estado físico).

Queridos irmãos vão ressuscitar a uma volta a uma vida física como lemos em EZ e como podem ler e estudar em EZ 37 e vai haver uma oportunidade para essas pessoas se arrependerem e foi o que Jesus Cristo disse em MT 11:20 diz assim: “passou então Jesus em Quebar em cujas cidades operou numerosos milagres pelo fato de não terem se arrependido” e Jesus então disse: “ai de ti (está a falar dessas cidades judaicas) Corazim, ai de ti Betsaida (duas cidades judaicas que ouviram e viram estes milagres de Jesus Cristo) porque se em Tiro e Sidom tivesse operado os milagres que em vós fizeram a muito que elas teriam se arrependido com pano de saco  e cinzas”.

“E eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras”, isto quer dizer que vão estar ressuscitadas e por isso esta segunda ressurreição depois do milênio este é o dia do juízo e vão ter uma oportunidade como vemos aqui vão voltar ao seu primeiro estado e vê-se aqui que vão dizer assim vai haver menos rigor com elas de um período de julgamento e não é um período de condenação, de juízo, de julgamento.

Vejam também em MT 12:41-42 diz assim: “ninivitas se levantarão no juízo (com vocês que estão a viver aqui quando Jesus Cristo estava a viver com esta geração e a condenarão) porque se arrependeram com a pregação de Jonas e eis aqui que está quem é maior que Jonas e a rainha do sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão e eis aqui está quem é maior  que Salomão”.

Queridos irmãos Jesus Cristo disse que estas nações vão estar juntas no dia do juízo e esta é a segunda ressurreição após o milênio e esse é o dia do juízo que é explicado também em AP 20: 11-12 que diz assim: “vi um grande trono branco (isto é o dia do juízo) e aqueles que nele se assentam (sabemos que o juiz vai ser Jesus Cristo) de cuja presença fugiram a terra e o céu e não se achou lugar para eles e também os mortos grandes e pequenos (quer dizer os mortos famosos e não famosos, os importantes e não importantes) postos em pé (isto é, ressuscitados) diante do trono (isto é, no dia do juízo, no dia deste período de provação) então se abriram os livros (quais livros? A Bíblia porque vão ser julgados de acordo com o que está escrito na Bíblia) e ainda outro livro foi aberto também (que foi o livro da vida, e conforme são julgados e se arrependem e vivem e mudam e são batizados e tem pela imposição das mãos recebem o Espírito Santo e começam a viver durante um período começam  a praticar e a viver o caminho certo, o nome deles vai ser escrito no livro  da vida, da vida eterna para o fim desse período de julgamento poderem estar  ou receber a vida eterna, e esse é o período do juízo)”.

E diz assim: “e os mortos foram julgados segundo as suas obras da forma que estavam escritos nos livros (isto é, na Bíblia).

Por isso vemos queridos irmãos todos seremos julgados, todos teremos a primeira chance e aqueles que nunca tiveram uma chance  vão ter a primeira chance , a primeira oportunidade à vida eterna porque não tiveram neste mundo porque estavam cegos e assim Deus é misericordioso com todos e então vão ter uma chance que não tiveram de entenderem as coisas e se arrependerem e decidir fazer o que é correto e durante esse período como lemos em IS 65:20 que é bem possível que seja aplicável aqui está a dizer: “não haverá mais nele criança para viver poucos dias nem velho para que cumpra os seus porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem e quem pecar aos 100 anos será amaldiçoado”.

Quer dizer que estas pessoas vão ser ressuscitadas sejam bebezinhos ou sejam pessoas adultas vão viver 100 anos ou um período de bastante anos digamos assim para se arrependerem e vencerem as fraquezas da carne e para vencerem até o fim e por isso Deus é misericordioso.

Depois disso então uns estão no livro da vida e recebem a vida eterna e os outros o que? Vão para o lago de fogo mas vai haver este período de julgamento e ao fim deste período de julgamento vai ser o lago de fogo, não vai ser antes no início e sim vai ser ao fim deste período, o lago de fogo

Vejam então em 2 PE 3:7-12: “ora os céus que agora existem  e a terra pela mesma palavra  tem sido entesourados para o fogo estando reservados para o dia do juízo (sim, no final desse dia final, na última hora, ao fim desse dia do juízo na parte final do dia, não é quando o juízo terminar) a destruição dos homens ímpios (sim, por que aqueles que se arrependem  vão ter o nome no livro da vida e vão ser seres espirituais e os outros mantém-se como físicos a terra vai ser um lago de fogo, toda a terra, o planeta e vão morrer aqueles que não se arrependeram, aqueles que se mantiverem como carne vão morrer no lago de fogo)há todavia uma coisa amados que não deveis esquecer que para o Senhor um dia é como 1000 anos e 1000 anos  como um dia (quer dizer isto tudo esperem que vai haver juízo) não retarda o Senhor a sua promessa como alguns a julgam demorada ao contrário Ele é longânimo para convosco e não querendo que ninguém pereça (sim, Deus não quer que ninguém morra e vai dar todas as chances que não tiveram) se não que todos cheguem ao arrependimento (Deus vai dar tempo e espaço para as pessoas se arrependerem) virá entretanto como um ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo e os elementos se desfarão abrasados também a terra e as obras que nela existem serão atingidas (quer dizer isto tudo vai ser queimado) visto que todas estas coisas vão ser assim desfeitas deveis ser tais como os quais  que vivem em santo procedimento e piedade esperando e apressando a vinda de Deus por causa do qual os céus incendiados serão desfeitos e os elementos abrasados se derreterão”.

Queridos irmãos estamos a ver aqui que vai ser tudo derretido então nesse período do lago de fogo quando este período de julgamento digamos assim vai terminar esta última fase então aqueles que se arrependeram vão ser queimados mas então lê-se também em AP 20:13-15 diz assim: “deu o mar os mortos que nele estavam, a morte e o além (isto é, o hades) entregaram os mortos que nele haviam e foram julgados um por um segundo suas obras então a morte e o inferno (isto é, o hades) foram lançados para dentro do lago de fogo e esta é a segunda morte, o lago de fogo e quem não estiver achado no livro da vida esse foi lançado para dentro do lago de fogo”.

E por isso está aqui a ver  está aqui a explicar que no v. 13-15 que a morte e o além foram julgados e por isso alguns que por exemplo são os mortos, são aqueles, por exemplo, souberam a verdade e rejeitaram Deus são condenados à morte eterna e esses que rejeitaram Deus durante este período de julgamento de 100 anos, ao fim desses 100 anos ou vão  se são justos para o livro da vida ou ficam físicos e então o mundo todo se vai queimar e vão ser destruídos entretanto há aqueles que souberam a verdade neste mundo, hoje,  que está descrito em HB 6:4 vejam comigo se faz favor e diz assim: “é impossível pois que aqueles que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro”; quer dizer essas pessoas que se arrependeram e souberam  a verdade que tem o Espírito de Deus e depois caíram e no v. 6: “é impossível outra vez  renová-los ao arrependimento visto que de novo estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e pondo a ignomínia”.

Portanto para esses é impossível arrependerem-se de novo porque se uma pessoa não se quer arrepender e não deseja se arrepender porque teve o arrependimento e teve isto tudo e agora odeia, e caiu e voltou para trás, não há outro arrependimento porque se não quer se arrepender como é que se pode arrepender?

Esses então hoje em dia digamos assim que hoje em dia sejam pessoas que aprenderam a verdade e que rejeitaram e que não querem e rebelam-se e não vou obedecer a Deus, não vou, odeio a Deus esses então vão ressuscitar mas quando? Não precisam ressuscitar ao início desse período de juízo para viverem 100 anos como os outros e por que? Porque já tiveram essa oportunidade e por isso vão ressuscitar à hora de ir para o lago de fogo porque não precisam ressuscitar antes.

Vejam também HB 10:26-29 diz aqui: “porque se vivermos deliberadamente em pecado depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade”; sim, se nós cristãos já recebemos a verdade e sabemos isto mas decidimos deliberadamente de pecar: “já não resta sacrifício pelos pecados, pelo contrário, certa expectação horrível  de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários sem misericórdia e  morre por duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Deus de quanto mais severo castigo julgai vós será considerado digno aquele que :

Primeiro: calcou os pés ao Filho de Deus (isto é, pisaram, esmagaram com os pés Jesus Cristo):

Segundo: profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, isto é, trataram, degradaram com falta de respeito o precioso sangue de Jesus Cristo;

Terceiro: ultrajou o Espírito da Graça, isto é, insultaram, ofenderam o Espírito Santo de Deus, o poder de Deus que nos gera como filhos de Deus que nos guia e nos dá força para vencer além de outros atributos e dons espirituais, rejeitaram este poder de Deus, botaram fora”.

Como é que essa pessoa pode ser perdoada? Vai ser mais severo o castigo e por isso esses vão ressuscitar mas não precisam ressuscitar durante aqueles 100 anos pois vão ressuscitar à última hora para ressuscitar, veem o lago de fogo e vão logo para o lago de fogo.

Então em MQ 4:1-3: “pois eis que vem o dia e arde como fornalha todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como restolho(isto é, como palha) o dia que vem os abrasará diz o Senhor dos Exércitos sorte que não lhes deixará nem raiz  e nem ramo (isto é, vão ser completamente mortos que é o lago de fogo que é a morte eterna) para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça trazendo salvação nas suas asas e saireis e saltareis como bezerros e bois de estrebaria, pisareis os perversos porque se farão cinzas debaixo das plantas dos vossos pés naquele dia que prepararei diz o Senhor dos Exércitos”.

E por que? Vocês os verdadeiros cristãos, os que se arrependeram, mudaram durante esse período de 100 anos do período  da segunda ressurreição vão se arrepender e vão receber o resultado de estarem com o nome no livro da vida, isto é, vão ter a vida eterna e vão ser seres espirituais e por isso este fogo que só vai queimar estas coisas físicas, os seres físicos e estamos aqui a falar deste fogo, deste princípio que estou a falar aqui neste momento que não vai queimar os seres espirituais nem a vida eterna e por isso diz que os seres espirituais tem a vida eterna vão pisar essas porque outros vão ser cinzas na terra.

E por isso vemos que vai haver digamos assim uma terceira ressurreição onde aqueles que pecaram durante este mundo e que sabiam melhor e que vão ressuscitar mesmo antes do período do lago de fogo simplesmente para receber a segunda morte.

Queridos irmãos depois disto lemos em 2 PE 3 lemos a pouco até o v. 12 porque esses vão ser queimados e derreter mas no v. 13 diz: “nós porém segundo a sua promessa esperamos novos céus e nova terra nos quais habita justiça”.

Neste novo céu e nesta nova terra habita justiça não há mais pecado, quer dizer vemos este plano de salvação de Deus de trazer muitos filhos à glória mas ao fim disto tudo vai haver um novo céu e uma nova terra em que habita justiça.

Vejam AP 21: “vi novo céu e nova terra pois o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe e vi a cidade santa (e por que? porque é o mundo espiritual) a Nova Jerusalém que descia do céu da parte do Pai, de Deus, ataviada como noiva e adornada para o esposo então vi grande voz vinda do trono dizendo: eis o tabernáculo de Deus, do Pai e está com os homens”.

Deus vem para a terra e isto é depois do milênio, isto é, depois deste período de 100 anos depois do dia do juízo, depois do lago de fogo, novo céu e nova terra o Pai vem para a terra.

E diz assim: “e Deus habitará com os homens e eles serão povos de Deus e Deus mesmo estará com eles e lhes enxugará os olhos de toda a lágrima pois a morte já não existirá, já não haverá luto nem pranto e nem dor porque as primeiras coisas passaram e Aquele que está assentado no trono diz: eis que faço novas todas as coisas e acrescentou: escreve, pois, estas palavras são fieis e verdadeiras e disse-me ainda: tudo está feito!

Queridos irmãos isto vai acontecer e é como já tivesse feito, é como já tivesse acontecido.

“Eu sou o Alfa e o Ômega (Jesus Cristo é o A e o Z, o começo, o princípio e o fim e Eu a quem tem sede darei de graça da fonte da água da vida, da vida eterna e queridos irmãos o vencedor herdará estas coisas e Eu lhe serei Deus e ele me será filho quanto porém aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros (isto é, sexualmente imorais), aos feiticeiros, aos idólatras, aos mentirosos a parte que lhes cabe será no lago de fogo que arde com fogo e enxofre a saber a segunda morte.

Queridos irmãos mas que maravilhoso plano de salvação que Deus tem para nós para sermos filhos de Deus para recebermos a glória, para sermos filhos na glória.

Queridos irmãos QUANDO MORRER, VIVERÁ DE NOVO°?

Sim, ressuscitará para a vida eterna ou para o juízo.