Que devemos fazer?

Você está aqui

Que devemos fazer?

Download (Baixar)
MP3 Audio (43.25 MB)

Download (Baixar)

Que devemos fazer?

MP3 Audio (43.25 MB)
×

Deus tem um grande propósito para a nossa vida. O que devemos fazer para estarmos prontos para este grande propósito?

Transcrição

Bom dia, boa tarde, queridos irmãos! Aqui é Jorge de Campos.

Por quê que nós estamos aqui, qual é nossa razão de vida? Nós estamos aqui, irmãos, para vir a ser filhos e filhas de Deus no seu Reino e Família eternamente. Deus quer-nos na Sua glória como lemos em Hebreus 2 versículo 10:

Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória [isto é o que Deus está a fazer para conosco. Está a conduzir-nos ao destino de virmos a ser seus filhos e filhas na sua glória (Reino), o nosso golo, nossa meta é de sermos filhos de Deus. Como filhos, é para sermos como ele é], aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da Salvação deles.

Vejam em Efésios 4 versículo 13:

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade [isto é, ao homem perfeito], à medida da estatura da plenitude de Cristo,

A nossa meta, o nosso golo, é para sermos como Cristo é. Não sou imitá-lo, como ele é (em carácter e propósito) mas a vir a ser o que ele é. Isto é, a nossa meta é de desenvolver o caráter justo e santo de Deus. O mesmo caráter de Cristo.

Por isso, quero fazer uma pergunta: estamos a avançar à caminho desta meta? Estamos a progredir nesta meta? Ou estamos retrocedendo? Ou estamos a dormir?

A nossa responsabilidade como Igreja é de ajudar os irmãos a crescerem e a prepararem-se para este golo, meta. Preparar o povo. Como é que nós estamos nessa caminhada? Estamos a desenvolver realmente o caráter de Deus?

Hoje, queridos irmãos, quero ilustrar cinco áreas que são importantes para nós desenvolvermos o caráter de Deus. Vamos começar olhando Apocalipse 14 versículo 12:

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.

É legítimo fazer a pergunta: quem são os santos? Esses, certamente, são os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.

Queridos irmãos, na Família de Deus, nós vamos ser, digamos assim, os pioneiros, os primeiros, os auxiliadores, os ajudadores idôneos de Jesus Cristo. Como uma noiva deve ser auxiliadora idônea, uma ajudadora idônea do marido; nós devemos de ser a perfeita noiva de Jesus Cristo. Por isso temos que crescer, ataviar-se e aprontar-se, reparar-se para este matrimónio espiritual. A noiva tem que estar ataviada. A questão é a seguinte: você e eu vamos ser parte desta noiva? Veja em Apocalipse 19 a partir do versículo 5:

Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e grandes.

Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso.

Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,

Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

 Quem são esses santos, com atos de justiça? Aqueles que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus Cristo. Versículo 9:

Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.

Esse é o primeiro passo, irmãos. Somos chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Entendemos a nossa chamada? Entendemos que somos chamados para este matrimónio? Para ser parte da noiva? Mais que honra, mais que honra! Que honra por este convite. E este é o primeiro passo nesse processo.

Quando você é convidado a um casamento não quer dizer que você vá. Pode ser que você responda e diga que não vai. Alguns nem respondem. Ou você não se prepare. Em João 6 versículo 44, vimos que temos que ser chamados pelo Pai. As pessoas não entendem isso. Aí diz:

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Há várias maneiras que, hoje em dia, Deus nos chama. Deus nos abre a mente para mostrarmos interesse. Pode ser pela Boa Nova, pelos Guias de Estudo, pode ser por algo na internet ou por situações que tenhamos vividos que através disso o Espírito de Deus começa a trabalhar nas nossas mentes e nos nossos corações, na nossa consciência e começamos a entender e com a ajuda do Espírito de Deus que trabalha conosco como diz em João 14:15-17. Depois, vamos chegar a um ponto que temos que nos arrepender e acreditar que o sacrifício de Jesus Cristo é suficiente para a remissão dos nossos pecados e viver uma nova vida. Então, guardamos sua fé porque respeitamos e consideramos esse ato de fé de valor e então pomos essa fé como algo concreto que vamos guardar. Quando chegamos a este ponto, avançamos no compromisso inadiável, voto, acordo, comprometimento, um contrato que nós chamamos de Nova Aliança, que noutras palavras, chamamos de batismo por imersão. Seguindo no batismo, esse compromisso que fizemos com Deus, sabendo e consciente do que nos estamos a comprometer e o que temos que obedecer; depois, o Ministro de Cristo pede ao Pai celestial para através de Jesus Cristo nos batizar com o Espírito Santo pelo Pai durante essa oração e imposição de mãos.

Por isso a nossa primeira responsabilidade é de responder a essa chamada. Sim, porque Deus nos chama mas respondemos? E quando respondemos, temos que atuar de uma maneira diferente. Em Mateus 22:1-14, está a dar essa parábola das bodas. Interessante, não é? Esta metáfora da parábola das bodas como nós somos chamados para as bodas do Cordeiro para fazermos parte da noiva. Depois diz: porque muitos são chamados e poucos escolhidos.

Há uma outra parábola também interessante que vamos vê-la em alguns pontos encontrada em Lucas 8. Aí, encontramos a parábola do semeador. A primeira parte da parábola é explicada e as pessoas não entendem. Mas veja o primeiro exemplo nos versículos 4 e 5:

Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola:

Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.

Depois, ele dá a explicação nos versículos 11 e 12:

Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus [é Deus a ns chamar através da sua palavra. A palavra que nos toca nos corações e mentes através do Espírito Santo de Deus].

A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram [ a chamada. Receberam o cartão do convite e a seguir, não responderam – colocaram o convite de lado]; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.

O Diabo não deixa que esta palavra comece a crescer no solo.

Queridos irmãos, a palavra neste caso nunca penetrou. Nunca começaram o processo de madurez física, emocional, espiritual. Nunca ficaram realmente convictos ou aceitaram. Noutras palavras: nunca aceitaram responder a palavra. Nem deram o primeiro passo de responder esta palavra. Precisamos de responder a chamada.

Quando recebemos o cartão convite, não podemos pô-lo de lado e esquecer. Temos que responder. E esta resposta é o arrependimento das obras mortas. Essa resposta envolve compromisso, batismo para que possamos receber o Espírito Santo de DEUS, para que possamos ser gerados como filhos e filhas de Deus. Veja em Atos 5 versículo 32:

Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.

Deus dá do seu Espírito àqueles que lhe obedecem. Precisamos mudar de vida. Precisamos de pôr de fora o velho homem e vestir ou revestir-se do novo homem. Não é fácil, está claro. Mas aqui está o ponto: como podemos desenvolver o caráter de Cristo na nossa vida? Ponto número um: é responder a chamada. Atuar em fé e em obediência. Isso requer humildade. Isso requer um coração sempre disposto a ouvir, a ser contrito, a temer a Deus sempre com tremor de Deus. Não é terror mas é excelso respeito e nós devemos responder e atuar a esta chamada em fé e obediência.

Uma vez que possuímos o Espírito de Deus, respondendo a chamada, então, estamos dentro do corpo espiritual de Cristo – que é um Organismo Espíritual, a verdadeira Igreja de Deus. Um corpo espiritual e não uma organização física.

Quando nós respondemos a esta chamada, nos tornamos escolhidos por Deus. Nós nos tornamos o povo especial de Deus. Veja em I Pedro 2 versículos 9 a 10:

Vós, porém, sois a raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Vós, sim, que, antes, não éreis povo [nós, na igreja, um vindo deste país e outro daquela, de diferentes culturas e etnias; agora somos um povo: o povo de Deus], mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Somos chamados. Não somos só chamados, como também, somos escolhidos para ser povo de Deus. Esta escolha é quando nós respondemos a chamada de Deus, fazemos o compromisso, somos gerados pelo Espírito Santo de Deus e somos povo de Deus. Somos realmente filhos e filhas de Deus. Então, aonde isso pára; já estamos salvos? Não. Requer contínuo crescimento, desenvolvimento, amadurecimento. Veja em Apocalipse 17 versículo 14:

Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.

Precisamos nos manter fiéis através dos testes, das dificuldades da vida. Atos 14 versículo 22:

Fortalecendo  a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

Sim. Entrar no reino de Deus através de muitas tribulações. Vamos ter muitas tribulações. Nesta caminhada, uma vez eleitos, vai haver dificuldades. Tiago 1 versículoversículos 2 e 3:

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,

Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.

Irmãos, por que que vamos estar alegres com estas provações? Por que vamos alegrar-nos com estas dificuldades? Porque nos fazem pessoas melhores. Porque produz perseverança.

A palavra perseverança neste versículo vem traduzido do grego: hupamoni que significa uma constância ou resistência alegre ou esperança. Uma paciência alegre. Uma continuidade paciente de espera.

Vamos voltar a um versículo que lemos a bocado: Apocalipse 14 versículo 12:

Aqui está a perseverança [hupamoni (paciência alegre, resistência com contentamento] dos santos, os que guardam os mandamentos de DEUS e a fé em Jesus.

Pois que, está a falar aqui das dificuldades de vencer a besta, o falso profetas e de coisas semelhantes. Então, está a dizer que aqui está a perseverança – vamos ter dificuldades no mundo que serão enormes, enormíssimas; nada comparado com o que está a acontecer hoje. Será n vezes maiores. Mas, debaixo destas dificuldades, desta resistência alegre está o hupamoni – esta resistência alegre, paciência, continuidade, sendo paciente na espera que é esse caráter dos santos. Por isso, estes testes vão provar, digamos assim, a nossa fibra, o nosso compromisso que fizemos ao batismo.

Voltando a parábola mencionada à pouco que é em Lucas 8, vejamos a outra parte no versículo 6 a 7:

Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade.

Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram.

A que cresceu na pedra, cresceu um pouco, depois de pouco tempo, secou pelo sol; a que caiu sobre o espinho sufocou. Agora nos versículos 13 e 14:

A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.

Quando as pessoas vêem para a Igreja: oh, isso é o que eu quero! Quero fazer um aconselhamento para saber e ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, para ser um membro do Corpo Espiritual de Cristo... Após um tempo, esse entusiasmo, esse pseudo-compromisso desaparece. Secou. Cresceu um pouco, num instante, mas secou.

Óh, você precisa guardar o sábado... bem! ... se desviam.

Por outro lado, há a história daqueles que a sementeira caiu nos espinhos.

A que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.

Por que? Ou estão muito ocupados com a vida, ou com negócios, com coisas da vida que são necessárias de fazer. Mas é preciso ter as prioridades correctas. Quando vêm um assunto ineressante para eles, agarram-se de tal forma, que as vezes, o assunto pode ser um galho, por vezes o assunto pode ser mesmo importante – ninguém está a dizer que não. Mas dizem que este “assunto” é tão importante que tem que ser o foco da Igreja e começam a criar controvérsias e divisão e ao fim de contas, como diz no versículo, são sufocados com cuidados e não vão amadurecer. São sufocados e não amadurecem. O crescimento fica paralisado.

Isso é um perigo, irmãos. Precisamos nos concentrar no tronco da árvore e não nos galhos. Precisamos nos concentrar no que é essencial – pondo Deus primeiro. Há outras coisas importantes mas estes cuidados, estas coisas; sim, precisam de ser cuidadas. Por exemplo: problemas de saúde – quando dizem: temos que fazer isso, temos que fazer aquilo ... sim, temos que fazer. Mas considerando sempre as coisas primárias. Porque o processo de crescimento e amadurecimento tem que continuar para sermos aperfeiçoados, amadurecidos completamente. Por isso que diz assim: não chegam a amadurecer.

Veja em Filipenses 3 versículos 12 a 15:

Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,

Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Todos, pois, que somos perfeitos [maduros], tenhamos este sentimento [mentalidade, maneira de ver as coisas]; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.

Precisamos pôr Deus primeiro, precisamos pôr o tronco da árvore em primeiro lugar. Temos que avançar para a meta. Qual é a meta? O sermos filhos e filhas de Deus no reino de Deus. Não podemos estar a nos desviar. Hebreus 11 versículo 40:

Por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem apefeiçoados.

Estes homens fiéis, estes homens de fé estão a espera de nós para sermos (todos) aperfeiçoados. Pois que, aquando da ressurreição, vamos todos ressuscitar ao mesmo tempo (simultaneimente): os do tempo de Noé, os de Antes de Cristo, os depois de Cristo; vamos todos ressuscitar ao mesmo tempo. Todos nós temos que ser aperfeiçoados. O nosso caráter tem de ser formado. Então, o que é necessário? Vimos aqui que precisamos de testes e provações para provar  a nossa firmeza, o nosso compromisso, o nosso caráter.

Então, a pergunta é: estamos firmes? Mantemo-nos firmes, estamos sólidos neste compromisso, não nos desviando, ou estamos a nos comprometer com o mundo, a facilitar coisas com o mundão. Somos gel, massa mole ou somos espinha, coluna forte, coluna vertebral? Queridos irmãos, precisamos nos manter fiéis até ao fim.

Na língua africâncer, língua nativa sul africana, há uma palavra que diz faesbet que quer dizer duro, bem agarrado. Morder. Como um cão que se agarra ao seu único osso. Por mais que tentas tirar-lhe o osso não sai. Um osso fortemente agarrado pelo cão.

Queridos irmãos, é o que precisamos de ter como verdadeiros servos, discípulos de Cristo. Mantermo-nos fiéis até ao fim.

Deus vai permitir nossas provações, particularmente no primeiro mandamento. Quando digo primeiro mandamento, estou a me referir ao grupo de amar a Deus que são formados pelos quatro primeiros mandamentos. Estamos a pôr Deus primeiro? Ou estamos a pôr outras pessoas, ou talvez nós próprios primeiro? Estamos a fazer de nós um Deus? Veja em Deuteronómio 13 versículos 1 a 5:

Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio,

E suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,

Não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o Senhor, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.

Andareis após o Senhor, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis.

Esse profeta ou sonhador será morto [hoje, não podes fazer isso. Entretanto, cuidado com este profeta, pois, para estes, isto está para lá – a segunda morte], pois pregou rebeldia [tenham cuidado com estes profetas] contra o Senhor, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o Senhor, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti.

Irmãos, Deus está a provar os nossos corações. Sim. Estas coisas todas vão acontecer: falsos profetas; mas, a pergunta é: qual é a nossa lealdade, pomos Deus em primeiro lugar ou temos Deus como um fardo, um peso? Ou estamos constantemente a apresentar desculpas? Por isso, irmãos, para desenvolvermos, amadurecermos no caráter justo de Deus, precisamos pôr Deus em prmeiro lugar, amando-o de todo nosso coração, de todo o nosso pensamento, com todas as nossas forças, com toda a nossa vontade, com toda a nossa vida. Isso é uma verdadeira expressão de fé. Por isso, o primeiro mandamento, é um mandamento de fé.

Como estamos fazendo quando Deus nos prova os corações?

Queridos irmãos, não havia nada errado com a lei do AT e não há nada errado com a lei do AT. Mas o erro estava no coração do povo – os corações. Porque eles erram rebeldes e não obedeceram a Deus.

As leis de Deus são como se fosse um canal ou rios que nos demonstram o amor de Deus, como se fossem águas vivas de amor de Deus de onde vai circular em dez direções, em dez caminhadas. Como o leito de um rio onde a água tem de fluir. A lei assim é como se fosse um caminho do rio e esse caminho nos ensina o caminho do amor. Por isso, amor sem as leis de Deus para nos ensinar aonde devemos canalizar ou direcionar esse amor; amor sem as leis de Deus para nos ensinar a expressar esse amor, então, esse amor, torna-se pegajoso, invés de ser verdadeiro amor. Torna-se algo artificial.

Então, por que a lei é tão importante? Porque a lei não é só regulatória mas é, acima de tudo, revelatória – que nos revela o caráter de Deus, seu amor porque Deus é amor. A lei é a definição do caráter de Deus. Porque a lei de Deus revela o caráter de Deus, sua personalidade, seus sentimentos que é o amor, sua mente que é o amor. Por isso é que precisamos de amar a lei de Deus. Por isso é que precisamos de amar o sábado –o dia da família de Deus. Porque a lei de Deus é o sentimento de Deus, é a mente de Deus, é o caráter de Deus revelado em nós. É Cristo  a viver em nós. A lei aponta especificamente as caraterísticas que nós precisamos desenvolver ou trabalhar ou aperfeiçoar. Demonstra claramente aonde e como desemos de crescer e desenvolver: o caráter santo e justo de Deus. Salmos 119 versículo 97:

Quanto amo a tua lei é a minha meditação todo dia.

Queridos irmãos, quando temos insônia porque não pomos em nossa cabeça pensamentos e meditação acerca da lei de Deus?

Os teus mandamentos me fazem mais sábios que os meus inimigos porque eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais que os meus mestres porque medito nos teus mandamentos.

Sou mais prudente que os idosos porque guardo os teus preceitos.

Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.

Não me aparto dos teus juízos porque tu me ensinas.

Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.

Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.

Queridos irmãos, precisamos meditar acerca da lei de Deus, o caminho de Deus, o caminho que Jesus Cristo nos demonstra que é o caminho correto. Devemos imitá-lo. Por conta disto, não devemos ter vergonha ou estar intimidado de falar acerca do verdadeiro Salvador – Jesus Cristo.

Não devemos ter medo ou de falar acerca do caráter de Deus, pois, este é o sentimento que precisamos ter, a mentalidade que devemos ter; como lemos em Filipenses 2 versículos 1 a 5.

Queridos irmãos, é bom meditar, pensar, falar acerca do caráter de Deus, da mente de Deus, da personalidade de Deus, do amor de Deus. E esta é a nova aliança. Isto é a lei de Deus em nós. É o amor de Deus em nós. É a mente de Cristo em nós através do Espírito Santo de Deus. Deus nos derrama o seu amor, o seu caráter. Então, o que precisamos fazer para desenvolver o caráter santo de Deus? Permitir que a mente de Deus, a mente de Cristo, a lei de Deus esteja fluindo abundantemente em nós através do Espírito Santo. Isto é, imitando, seguindo a Jesus Cristo. A mente de Jesus Cristo.

Queridos irmãos, nós só podemos fazer isto se estamos a revitalizar e a pôr em prática o amor que é focado em dez rios, em dez mandamentos.

Então, como estamos a fazer, como estamos a permitir isto em nossas mentes e em nossos corações? Pois, da abundância do coração a boca fala. Se o amor de Cristo, através das leis de Deus, os seus mandamentos estão no nosso coração que ao fim de contas este é o propósito da lei, então, nós precisamos agradecer a Deus pelo seu amor, pela sua graça, pela sua bondade, pela sua misericórdia, pelo seu perdão por ele confiar em nós e nos chamar para esta grande chamada. Nós temos que continuar a nos esforçar até que venhamos a ser perfeitos. Assim, precisamos crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo como lemos em II Pedro 3:18.

Na graça e na verdade como também se lê em João 1 versículo 14:

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade [cheio de amor e de verdade] e vimos a sua glória como a do Unigênito do Pai.

Efésios 4 versículo 15:

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Jesus Cristo seguiu a verdade em amor [graça]. Falando a verdade em amor, isto é, com graça, com bondade, com carinho. Quando dizemos coisas as pessoas, temos cuidado como as dizemos, temos cuidado como as apresentamos?

Queridos irmãos, se o amor de Cristo está nos nossos corações, nós vamos seguir, atuar, falar, ser verdade, ser verdadeiros em amor. Verdadeirando em amor.atuando em amor de acordo com a verdade. Primeiro tem que estar com amor porque Deus é amor. Mas, Deus também é a verdade. E por isso, precisamos nos esforçar para alcançarmos o máximo amor, aperfeiçoar em amor, esforçar-se para se aperfeiçoar na verdade. Precisamos praticar a graça e a verdade, o amor e a verdade; temos que nos tornar pessoas que sejam de fato, pessoas de paz, pessoas de graça, pessoas de bondade, pessoas de amor; no que fazemos, no que atuamos – amor mas pondo a verdade simultaneamente. Não podemos facilitar contra a verdade. Por outro lado, não podemos facilitar contra o amor.

Queridos irmãos, todos nós estamos em estágios diferentes do nosso amadurecimento cristão e por isso, e visto que você esteja mais maduro neste ponto; mas seu outro irmão na Igreja não está ainda maduro no mesmo ponto. Como vais falar com este irmão que ainda não está maduro, vais ser arrogante parecendo justo, parecendo superior ao outro; ou você vai ser misericordioso e carinhoso, falando com ele ou com ela com carinho, com amor? Porque põe o amor primeiro: flar com graça, com carinho, não magoar, não machucar, não criar um tropeço no irmão ou na irmã. Não pôr coisas no Facebook ou coisa do gênero que vão magoar, que vão machucar.

Jesus nos deu um novo mandamento. Vejam em João 13 versículo 34:

Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Jesus Cristo nos deu um novo mandamento que é amar o próximo. É isto que é o novo mandamento – que é amar a Deus e ao próximo. Sim, é um novo mandamento porque a lei diz que é amar o próximo como a ti mesmo. Mas o novo mandamento é amar o próximo como eu (Jesus Cristo) vos amei. Isto é um padrão mais alto. É um padrão com mais significado, com mais profundidade. Ama os outros como amas a ti mesmo, é baseado num padrão egoísta; mais a magnificação ou ampliação de amor segundo Jesus Cristo é um amor que é maior do que a mim mesmo. É um sacrifício vivo ao próximo. É um sacrifício vivo pelo próximo. Se uma pessoa nos faz mal ou tratar a pessoa ainda bem; se a pessoa se torna algo negativo contra mim ainda tenho que tratar essa pessoa bem. É fácil? Não! Falho? Sim. Mas reconheço onde falho e vou tentar fazer melhor.

Queridos irmãos, este novo mandamento que é amor com mais graça, com mais misericórdia. Por isso, o nosso sacrifício é de servir – uma atitude de um servo, um líder servidor, uma atitude de dar, uma oportunidade de servir. Não é para ser o autoritário, o chefão; mas para servir. Não é para ser o patrão, mas para servir; não é para procurar um título mas para servir. Queridos irmãos, todos nós temos uma oportunidade para servir seja o que for. É só uma questão de analisares onde podes servir o próximo, servir os irmãos da igreja, servir para que tudo seja da maneira decente, em ordem e com amor.

Busque por oportunidades para servir. Abra os seus olhos porque nós temos um ministério de servir. Não é um ministério de pregar. Regar é para aqueles que Deus chama para este propósito e que lhes dá esta responsabilidade. O ministério é para servir o próximo. E por isso, devemos de ser líderes servidores. O que precisamos para desenvolver o caráter santo de Deus? Precisamos de crescer e de demonstrar esta graça e verdade ao próximo tal como Jesus Cristo nos demonstra. Por que nós precisamos servir ao próximo porque os amamos e não por causa de um título. Por isso, somos bons terreno? Vejemos aquela parábola do semeador em Lucas 8:8 que diz:

E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

A explicação está no versículo 15:

E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança [hupamoni].

Perseverando através destes testes e destas dificuldades e mantendo-se fiéis até ao fim. Por isso é que diz que àqueles que estarão com Cristo são os chamados, eleitos e fiéis. São os que perseveraram até ao fim e serão salvos.

Queridos irmãos, o caráter santo, piedoso e justo de Deus é necessário. Temos que desenvolver este caráter. E como podemos desenvolver este caráter? Começando por responder a chamada para estar nas bodas do Cordeiro de Deus, para pôr este linho branco; segundo, provando esta chamada porque estamos a perseverar através das nossas dificuldades na vida, demonstrando amor a Deus, pondo ele primeiro, obedecendo suas leis, aplicando e replicando a mente de Cristo e isto é assistido pelo Espírito Santo de Deus e, finalmente, esforçando-se para demonstrar a graça, o amor, sendo, praticando o amor em verdade. Sendo verdade em amor.

Por isso, queridos irmãos, vamos manter-nos fiéis até ao fim para que possamos estar entre os chamados, eleitos e fiéis; para entrarmos na família de Deus como filhos e filhas de Deus. Esta é a razão de estarmos aqui.