Que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?

Você está aqui

Que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?

Download (Baixar)
MP3 Audio (43.11 MB)

Download (Baixar)

Que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?

MP3 Audio (43.11 MB)
×

Deus é paciente para que as pessoas se arrependam. As coisas vão piorar por causa da maldade deste mundo, e depois tudo será destruído pelo fogo no dia do juízo. Sabendo isto, que tipo de pessoas é necessário que sejamos? Este sermão aborda quatro pontos para termos o carácter Santo, Justo e Sagrado de Deus em todo o nosso comportamento.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Vivemos em tempos muito difíceis irmãos pois grandes crises estão afetando a todos nós e nossas vidas, vemos esta praga, vemos doenças fatiga, agora chamam de fatiga de covid, vemos depressão, vemos mais casos de suicídio, vemos temporais, vemos queimadas, vemos guerras e rumores de guerras e lutas de politiquices e ao fim corrupção sem fim.

Queridos irmãos leiam comigo faz favor em 2 PE 3 e vamos começar ler do v. 1 diz assim: “amados esta é agora a segunda epístola que vos escrevo e em ambas procuro vos despertar com lembranças a vossa mente esclarecida para que vos recordeis das palavras que anteriormente foram ditas pelos santos profetas bem como do mandamento do Senhor e Salvador e ensinado pelos vossos apóstolos tendo em conta antes de tudo que nos últimos dias virão escarnecedores e segundo seus escárnios andando segundo as suas paixões e dizendo: onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”.

Queridos irmãos encontramos hoje em dia pessoas que dizem isso, ah isto aconteceu previamente e isto continuará.

E no v. 5: “porque deliberadamente esquecem por longo tempo houve céus como terra a qual surgiu da água e através da água pela Palavra de Deus pela qual veio perecer o mundo daquele tempo afogado em água”.

Sim pois houve um dilúvio, sim o mundo no período de Noé também estava a dizer olha não vai nada a acontecer, tudo bem podemos continuar da mesma maneira até que um dia repentinamente veio a chuva e o diluvio.

V. 7: “ora os céus que agora existem e a terra pela mesma Palavra tem sido entesourados para fogo e estando reservados para o dia do juízo e destruição dos homens ímpios”.

Queridos irmãos vai haver ao fim do dia do juízo um fogo que vai queimar toda a terra e a destruição dos homens ímpios. Destruição! Queridos irmãos não é uma vida eterna no inferno é uma destruição!

V. 8: “há todavia uma coisa amados que não deveis esquecer que para o Senhor 1 dia é como se fosse 1000 anos e 1000 anos como se fosse 1 dia”, isto é, que Deus é muito paciente e espera muito tempo como se fosse 1 dia.

“Não retarda o Senhor a sua promessa (sim Ele prometeu que vai haver um dia de juízo e isso vai acontecer e de dia a dia, um dia a dia mais perto) como alguns a julgam demorada e pelo contrário Ele é longânimo (Deus é paciente para nós e por que?) não querendo que nenhum pereça (Deus não quer que nenhum de nós pereça, não quer que nenhum de nós seja destruído) se não que todos cheguem ao arrependimento”.

E por isso Deus está a nos dar espaço e tempo para nos arrependermos! Mas vai chegar um dia que Deus diz: BASTA! Basta!

V. 10: “virá entretanto esse dia como um ladrão, O DIA DO SENHOR, o qual os céus passarão com estrepitoso estrondo e os elementos serão abrasados também a terra e as obras que nela existem serão atingidas”; quer dizer que tudo será queimado neste que é conhecido em outros versículos como o lago de fogo.

V. 11: “visto que todas estas coisas hão de ser assim desfeitas deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade”.

Queridos irmãos como diz na Bíblia NVI diz assim: “que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?”; que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?

Queridos irmãos esse é o meu tema hoje que tipo de pessoas é necessário que nos sejamos? E eu vou abordar 4 pontos nesse assunto e vejam também na primeira epístola de PE uma ou duas páginas antes em 1 PE 4:17 diz assim: “porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada”.

Queridos irmãos este juízo já está a acontecer na casa de Deus.

“Ora se primeiro vem por nós, vai acontecer aos outros também e qual vai ser o fim daqueles que não vão obedecer?” pois todos nós vamos ter uma oportunidade de ser obedientes e temos que obedecer ao Evangelho como diz aqui de Deus, temos que obedecer às instruções, as leis, ao que Deus nos diz pois temos que reconhecer que Deus é a AUTORIDADE e temos que nos submeter a essa autoridade e por isso temos que OBEDECER.

Queridos irmãos como membros do corpo espiritual de Cristo não haverá uma segunda oportunidade para nós e não há como recomeçar de novo as primícias e esta é a nossa oportunidade.

E por isso queridos irmãos da forma que estamos vivendo dia a dia o que estamos aprendendo? E o que aprendemos? E como é que estamos a mudar a nós próprios?

Porque como diz como lemos a pouco: “que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam” sabendo que tudo isso vai acabar e por isso o 1º ponto que nós precisamos de marcar bem nítido na nossa mente é que temos de sair do mundo, temos que sair deste MUNDÃO.

O nosso mundo e sociedade em que vivemos está DISFUNCIONAL pois não está funcionando como devia de ser e vejam por exemplo em IS 5:20 por aqui vemos que está tudo de pernas para o ar e diz assim: “ai dos que chamam ao mal chamam bem e ao bem chamam mal aos que fazem da escuridade luz e da luz escuridade e põem o margo por doce e o doce por amargo”.

Queridos irmãos é o mundo em que vivemos hoje e basta abrir os olhos o mundo está de ponto a cabeça, de pernas para o ar.

Queridos irmãos por isso temos que sair do mundão.

Vejam em JO 15:19 diz assim: “se vós fosseis do mundo o mundo amaria o que era seu como, todavia, não sois do mundo e pelo contrário dele vos escolhi o mundo vos odeia”.

Queridos irmãos nós como cristãos no mundo estamos a ser odiados pelo mundo? Mas se fôssemos do mundo o mundo nos amaria e Cristo quando orando ao Pai na noite em que foi traído no capítulo 17 um pouco depois de ter dito isso aos apóstolos talvez uns minutos depois no capítulo 17 de JO no v. 15 diz assim: “não peço que os tire do mundo”.

Jesus Cristo não está a orar para que fôssemos retirados deste mundo mas sim diz Jesus Cristo aqui: “que os guardes do mal” do maldoso que nós não vamos ser infetados por este mundo que sejamos diferentes e por isso temos que sair do mundão.

Por isso Jesus Cristo diz: “não os tires do mundo”, sim, nós para sairmos do mundo, quer dizer para sair do mundo nós temos que sair das práticas deste mundo e não podemos estar a praticar as mesmas coisas que este mundo pratica.

“Eles não são do mundo como também eu” como diz no v. 16.

Queridos irmãos este mundo é como se fosse um acampamento de treinamento e estamos aqui a ser treinados! Sim, é um “acampamento de treinamento” e para isso estamos neste mundo e somos peregrinos neste mundo e estamos a ser treinados e estamos a ser preparados – somos um povo a ser preparado e essa é a nossa responsabilidade individual que temos de mudar.

Vejam aqui em CL 3 que temos que mudar o velho homem por um novo homem e isso é o que precisamos de mudar pois temos que sair do mundão e temos que sair da maneira que o mundo vive e da prática deste mundo.

CL 3 começando do v. 1: “portanto se fosseis ressuscitados juntamente com Cristo buscai as coisas lá do alto” (sim fomos ressuscitados quando saímos da água do batismo, os ressuscitados, simbolicamente, como homem novo e buscai as coisas lá do alto, isto é, estejam a pensar e ver e pensar e estejam os pensamentos e a mentalidade das coisas lá do alto e não das coisas do mundão).

Precisamos de ter os nossos pensamentos e a nossa maneira de ver nas coisas lá do alto.

“Onde Cristo vive assentado a direita de Deus, pensar nas coisas lá do alto e não nas coisas daqui da terra porque morreste”, no batismo da água o velho eu morreu e morreste mesmo? Morreu mesmo você?

“E a nossa vida está oculta juntamente com Cristo e Deus quando Cristo que é a nossa vida se manifestar então vos também sereis manifestados com Ele”.

Quando Jesus Cristo vier na sua segunda vez nós vamos ser transformados com Ele em glória, em glória.

Vejam continuando no v. 5: “fazei pois morrer a vossa natureza terrena”; estejam a destruir essas atitudes mentais e estas paixões da carne esta natureza humana.

“Que constitui prostituição, impureza, paixão, lascívia, desejo maligno e avareza e cobiça que é idolatria pois por estas coisas é que vem a ira de Deus”.

“É por essas coisas que vem a ira de Deus e vinda de Cristo ao início antes Ele vai trazer a ira para corrigir o mundo sobre os filhos da desobediência” e continuando a ler um bocadinho mais adiante no v. 8: “agora porém despojai-vos igualmente tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.”

V. 9: “não mintais uns aos outros (não estejam a mentir) uma vez que vos despistes do velho homem com seus feitos”.

Estamos a sair do mundão?

Veja também em EF 4.22 diz assim: “no sentido de que quanto ao trato passado vos despojeis do velho homem que se corrompe segundo as concupiscências do engano e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem criado segundo Deus em justiça e retidão procedentes da verdade”.

Que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?  Precisamos de ser um novo homem criado segundo Deus em justiça e retidão procedentes da verdade.

Precisamos de ser um novo homem e agora quero vos fazer uma pergunta e pensem bem nisto: qual foi o que satanás ou o que é que foi que satanás propôs ao Adão e a Eva? O que é que foi que satanás propôs ao Adão e a Eva?

Sim pessoas podem dizer que está claro que foram comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal ou mas pensem bem o que propôs? Estamos a falar assim de uma perspectiva geral e o que ele propôs? Ou noutras palavras o que é que satanás propôs a você?? E a mim?? A nós hoje em dia??

Deixe-me dizer com 3 palavras simples: REBELIÃO CONTRA DEUS.

O que satanás propôs a Adão e Eva, o que satanás está a propor a nós e o que satanás quer que nós sejamos é que sejamos REBELDES CONTRA DEUS! REBELIÃO CONTRA DEUS!

E aqui está o meu 2º ponto que vou falar que tipo de pessoas seja necessário que vocês sejam pois precisamos de ser pessoas que não vamos permitir qualquer forma de DESOBEDIÊNCIA;

Repito: Precisamos de ser pessoas que não vamos permitir qualquer forma de DESOBEDIÊNCIA.

Irmãos vou pôr isto de outra maneira, A DESOBEDIÊNCIA e REBELIÃO é um VÍRUS ESPIRITUAL.

Vejam comigo a estória de NM 16 e vamos ver e analisar brevemente esta estória de NM 16 da desobediência de Corá em NM 16: “a rebelião de Corá, Datã e Abirão; e vou começar a ler no v. 2: “levantaram-se perante Moisés com 250 homens filhos de Israel, príncipes da congregação eleitos por ela e varões de renome”.

Varões de renome e pessoas bem conhecidas naquela sociedade como digamos assim fossem pessoas famosas e pessoas de renome e com esses 3 Corá, Datã e Abirão vieram mais outras 250 pessoas e líderes dos levitas.

E vejam então no v. 3: “se juntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: basta pois toda a congregação santa e cada um deles é santo e o Senhor está no meio deles porque vocês porque pois vos exaltais sobre a congregação do Senhor?”.

Estes rebeldes estavam a dizer a Moisés e a Arão porque é que vocês estão a exaltar? Estão a dizer a Moisés por que é que tu Moisés te exaltas sobre os israelitas? Estão a dizer a Moisés: Moisés você assume muito sobre si mesmo e estava a dizer que todo o povo é santo por isso Moisés quem é que tu pensas que tu és?

Mas queridos irmãos isso não é só neste período dos israelitas no deserto pois é uma atitude que existe hoje pois pessoas dizem hoje olha essas pessoas na igreja são consagradas e tem o Espírito Santo de Deus! Todos por isso podem ser ministros! Cuidado! Muito cuidado! Porque Corá, Datã e Abirão não aceitaram a autoridade de hierarquia que Deus constituiu através de Moisés pois sim que vocês sabem que Moisés estava a fazer decisões e depois havia outros que faziam decisões sobre 100 e outros que faziam por 10 e coisas assim e vocês sabem que havia uma autoridade e uma hierarquia e que Deus pôs isso sobre Moisés.

Vejam um bocadinho mais adiante no v. 8: “disse então Moisés a Corá (então qual foi a resposta que Moisés deu a Corá) : ouvi agora filhos de Levi (está aqui a falar de pessoas que eram da tribo de Levi) acaso é pra vós outra coisa que sou menos que o Deus de Israel vos separou da congregação de Israel (é como por exemplo, as pessoas que estão na igreja que estão separadas do mundo) para vos fazer chegar a si a fim de cumprir o serviço no tabernáculo do Senhor(vocês levitas tem uma responsabilidade no tabernáculo) e estás perante a congregação para ministrar (os levitas tinham uma responsabilidade no tabernáculo e os membros da igreja de Deus são chamados para servir de outra maneira como hoje em dia através de orações e servir e apoiar a obra)”.

V. 10: “e te fez cegar Corá e todos os teus irmãos, os filhos de Levi, contigo e ainda também procurais o sacerdócio? “

Moisés aqui está a dizer a Corá e a esses 250 sim Deus vos separou da sociedade pois os levitas foram separados com uma responsabilidade tal qual os membros da igreja foram separados do mundão mas agora esses levitas dizem assim: “estão a procurar o sacerdócio?”, isto é, vocês levitas estão a procurar a serem ministros? Em analogia a igreja hoje em dia a vocês que são membros da igreja querem agora a ser ministros? Querem se auto edificar e se apontarem como ministros? Isso é decisão de Deus de quem é que é ministro.

Olha as pessoas dizem óh não isto estou muito abafado por causa desta autoridade desta aqui que existe na igreja, e queridos irmãos tenham cuidado.

Vejam aqui no v. 12: “mandou chamar Moisés a Datã e Abirão filhos de Eliabe porém eles disseram; NÃO VIREMOS!” (NÃO VAMOS! -quantas vezes pessoas começam a se desviar como se quer vir a falar e não quero falar consigo e não quero falar mais consigo).

Mesma coisa e mesma atitude.

V. 13: “por ventura é coisa que só menos nos fizestes subir a terra que mana leite e mel para fazer-nos morrer neste deserto se não que também queres te fazer príncipe sobre nós?”.

As pessoas estão a dizer: olha tu Moisés nos tiraste do Egito e estamos aqui no deserto e vamos morrer no deserto e ainda queres ser um príncipe sobre nós? E quem é que tu pensas que és Moisés? Estás a nos abafar e pessoas na igreja hoje em dia começam a dizer: olha os ministros na igreja estão a me abafar! Estão a me abafar! Estão a me sufocar.

Queridos irmãos esta rebelião não é nada diferente hoje.

Pois vejam um bocadinho mais adiante no v. 28-32 e diz assim: “então disse Moisés: isso conhecereis que o Senhor me enviou a realizar todas estas obras que não procedem de mim mesmo” (Moisés está a dizer: olha foi Deus que me chamou e não fui eu que me estabeleci como aqui um líder e foi Deus que me pôs nesta posição e Ele vai provar a vocês que foi Ele!).

Então ele continua a dizer no v. 29: “se morrerem esses como todos os homens morrem (sim, se morrerem de uma maneira natural) e se forem visitados por qualquer castigo como se dá com todos os homens (quer dizer se houver problemas, dificuldades ou tribulações como todas as pessoas tem) então não sou enviado do Senhor”.

“Mas se o Senhor criar ou abrir alguma coisa inaudita e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu e os vir descer ao abismo (se no entanto a terra abrir e as pessoas caírem neste vale e se o vale fechar e caírem e serem enterrados vivos) então vocês conhecerão que estes homens desprezaram (não a Moisés) o Senhor”.

Desprezaram o Senhor! Não é que rejeitaram a Moisés mas rejeitaram a autoridade de Deus.

V. 31: “e aconteceu que acabando ele de falara todas estas coisas a terra debaixo deles se fendeu e abriu a sua boca e os tragou com as suas casas como também todos os homens que pertenciam a Corá e todos os seus bens”.

Sim, sabemos pela estória que alguns foram mortos porque vemos assim dos filhos de Corá e outras coisas assim mas aqueles rebeldes foram mortos.

Vejamos então no v. 41 diz assim: “mas no dia seguinte o que é que aconteceu?” Acho que todo mundo no dia seguinte disse ÓH o que aconteceu temos que aprender uma lição e sabem o que aconteceu no dia seguinte?

Toda a congregação dos filhos de Israel, todo o mundo, não só os levitas mas todo o mundo murmurou contra Moisés e contra Arão dizendo: vocês mataram o povo do Senhor!”

“Vocês mataram o povo do Senhor!” Irmãos QUE ABSURDO! Que absurdo! Imagine um homem fazer o que Moisés fez: de a terra se abrir e essas pessoas morressem? Não foi o homem! Foi Deus! E agora o povo está a acusar Moisés de ter feito isso ao povo.

V. 42: “juntando-se o povo contra Moisés e Arão e virando-se para a tenda da congregação eis que a Nuvem a cobriu e a GLÓRIA DO SENHOR apareceu”, e vocês sabem o que aconteceu?

Veja no v. 49: “ora os que morreram daquela praga (houve uma praga) 14.700 pessoas fora os que morreram por causa de Corá” fora os outros 250 e por isso estamos a ver 14.700 mais as 250 quase 15.000 pessoas praticamente num dia morreram! E por uma praga.

Queridos irmãos a DESOBEDIÊNCIA e REBELIÃO é um VÍRUS ESPIRITUAL!!

Vejam 1 SM 15:22-23: “porém Samuel disse: tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios? Quanto a que se obedeça a sua palavra?

O que é que Deus quer? Sacrifícios e holocaustos ou obediência?

E continua: “eis que obedecer é melhor que sacrificar e o atender melhor que a gordura de carneiros porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria e a obstinação como a idolatria e culto a ídolos do lar”.

Obstinação, idolatria e cultos do lar.

E continua: “visto que rejeitastes a Palavra de Deus porque não a obedecestes a Ele também te rejeitou a ti e para que não sejas mais rei disse Samuel a Saul”.

Queridos irmãos não podemos permitir qualquer forma de desobediência e voltando a pergunta: Que tipo de pessoas é necessário que nós sejamos?

Vejam comigo em 2 TM 2:4-5 diz assim: “nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida porque o seu objetivo é satisfazer aquele que o arregimentou”; nós como soldados cristãos a nossa responsabilidade é de satisfazer aquele que nos chamou que é o Pai e o nosso objetivo é satisfazer a Deus e nosso objetivo é não sermos rebeldes contra Deus e por isso que Jesus Cristo disse: “amai-vos uns aos outros” porque Deus é amor porque Deus ao fim de contas tem esta hierarquia de obediência para haver verdadeiro amor pois não é uma ditadura mas é uma hierarquia para servir e para ministrar e por isso leiam em JO 15:17 onde Jesus Cristo disse: “isto vos mando que ameis uns aos outros” e esta autoridade e hierarquia na igreja de cima para baixo, de Deus Pai, Jesus Cristo, os líderes da igreja, liderança, os ministros e a nós membros são para servir a nós e é para demonstrar amor.

Vejam em 1 CO 13 que é o primeiro capítulo de amor e começar a ler do v. 1: “ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos (mesmo que eu fale 1001 idiomas) se não tiver amor serei como bronze que soa como símbolo derretido”, é apenas um barulho: leng, leng, leng, só barulho pois precisamos de ter amor.

“Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios (eu estou a dar estas profecias, estou a dar estes conhecimentos, e isto vai acontecer, aquilo vai acontecer e isto tudo eu estou  a profetizar a cerca da besta, a cerca disto e isto vai acontecer e vai acontecer no mundo, etc, etc, etc) e conheça toda a ciência (ainda que eu tenha fé, tenha uma fé enorme) a ponto de transportar montes (você tem fé de transportar montes? Mas mesmo que você tenha fé para transportar montes, mesmo que você tenha essa profecia, essa ciência, essa fé) se não tiver amor nada serei”.

Estamos a entender isso? Se não tivermos amor nada serei?

“E ainda que eu distribua todos os meus bens para os pobres e ainda que eu entregue meu próprio corpo para ser queimado se não tiver amor nada disso me aproveitará”.

“O amor é paciente e preparado para sofrer por outros, é benigno, faz bem para os outros, o amor não arde com ciúmes, o amor não se ufana, isto é, não desfila com vanglória, não se ensoberbece (“óh eu sou uma grande pessoa!” Não, não sou!), não se conduz inconvenientemente, o amor não procura os seus próprios interesses (olha, “eu quero ser o líder!” Não! O amor não é: “que eu quero ser o líder” ... mas é que Deus dá a você [porque é humilde] uma  responsabilidade e você aceita humildemente para servir a igreja e os membros), o amor não se exaspera e não se irrita, não ressente do mal, isto é, não pensa mal, não se alegra com a injustiça mas regozija-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tem esperança, tudo suporta, perseverar, persevera, o amor jamais acaba, havendo profecias desaparecerão, havendo línguas cessarão, havendo ciência passará porque em parte conhecemos e em parte profetizamos”.

Queridos irmãos não procures os teus próprios interesses, não te ensoberbes, sejas humilde, sejas paciente! E que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Pessoas de amor, pessoas que respeitam a autoridade, pessoas que não são rebeldes.

Vejam em RM 13:1: “todo homem esteja sujeito as autoridades superiores porque não há autoridade que não proceda de Deus”; estão a entender? Deus criou autoridades é Deus que criou vários níveis de autoridade.

“Autoridades que existam foram por Ele, Deus, instituídas”, ora se estamos em rebelião contra autoridade cuidado! Pois estamos em rebelião contra Deus.

V. 2: “de modo que aquele que se opõem a autoridade resiste a ordenação de Deus e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação”.

Resistir as autoridades é resistir a Deus e está claro quando há conflito entre o que uma autoridade diz e Deus diz temos que obedecer a Deus mas resistir as autoridades é resistir a Deus quando não há esse conflito.

Vejam em 1 PE 2:13-17 diz assim: “sujeitai-vos a toda a instituição humana por causa do Senhor quer seja ao rei ou soberano (e queridos irmãos Jesus Cristo vai vir como Rei dos reis e quer dizer que vai haver reis e estamos a ser treinados [se somos chamados e se estamos a responder a essa chamada] para essas posições pois há autoridade na igreja) quer autoridades enviadas por Ele tanto para castigo dos malfeitores e tanto para louvor dos que praticam o bem que assim é a vontade de Deus.

“Que pela prática do bem faceis emudecer a ignorância dos insensatos como livres que sois não usando todavia a liberdade por pretexto de malícia mas vivendo como servos de Deus.

“tratai-os todos com honra e amai os irmãos e temei a Deus e honrai o rei”.

Deus vai estabelecer o Seu Reino e no Reino de Deus existe autoridade quando pessoas dizem o ministro diz: “olha faz isto faz favor” e quando um membro da igreja diz: “não pode dizer o que eu faço ou não faço”, quer dizer: não me pode fazer com o que eu faça isto ou aquilo, [pois] e eu faço o que me apetece e você não tem autoridade sobre mim! E sim não temos [autoridade de fazer com as pessoas façam isto ou aquilo], mas isso [essas palavras] estão a dizer muito a Deus acerca da sua atitude no coração.

EF 4:11-14: “e Ele mesmo concedeu (na igreja) uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”; aqui vemos uma hierarquia de autoridade na igreja com vista por qual razão, qual é a razão? Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos e o propósito desta hierarquia de autoridade na igreja, uma autoridade em amor é para o aperfeiçoamento dos santos e é para o bem do seu serviço da edificação do corpo de Cristo e para a edificação da igreja de Deus.

“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus”, é para crescermos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.

“A perfeita varonilidade”, isto é, do homem feito “à medida da estatura da plenitude de Cristo para que não sejamos como meninos agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pelos truques ou artimanhas de homens, pela astúcia que induzem ao erro”.

Queridos irmãos por isso é que precisamos de autoridade na igreja para aperfeiçoamento dos santos, para edificação do corpo em amor.

A igreja de Deus irmãos é um organismo espiritual mas tem a responsabilidade de fazer uma obra mundial como lemos em MT 24:14 temos que pregar a Boa Nova do Reino de Deus a todo o mundo como um testemunho e para pregar isto a todo o mundo precisamos de uma equipe a trabalhar e nós todos como membros da igreja individuais e fisicamente precisamos de estar ligados e a apoiar esta  equipe física para fazer uma obra e está claro que o verdadeiro corpo de Cristo é um organismo espiritual mas nós fisicamente temos uma obra e temos uma responsabilidade de trabalhar  como uma equipe para executar a obra para cumprir a responsabilidade que temos de pregar a Boa Nova  do Reino de Deus a todo o mundo.

E como lemos em AP 3 cerca do v. 9 diz assim: “porque fostes fiel a isto e guardaste esta Palavra” e trabalhastes como uma equipe e estás a fazer a obra “eu te protegerei”, cuidado se você se torna independente e OLHA não preciso da equipe, então você não está aprendendo lições de como trabalhar em equipe. E é trabalhando como uma equipe – um com o outro – que você aprende de uma maneira melhor a amar um ao outro; e você se submete um ao outro; e aprende a trabalhar em submissão.

Vejam em HB 13:17 o último capítulo de HB : “obedecei aos vossos guias, obedecei aos vossos pastores, obedecei aos vossos líderes e sedes submissos para com eles”; sêde submissos para com eles e por que? Porque nós como pastores a nossa responsabilidade é velar por vossa alma e por vossa vida pois estamos a dar mensagens que preparamos com muito cuidado para termos bom material profundo e espiritual para serem boas lições para a vossa VIDA ETERNA.

“como quem deve prestar contas”; sim, nós temos que prestar contas pois fizemos o que devíamos ter feito e estamos a pregar com amor e estamos a ensinar os irmãos o que devemos ensinar por isso temos que prestar contas e “para que façam isso com alegria” pois para nós como ministros fazemos com alegria “e não gemendo”, ora por que vamos gemer? Porque quando vemos irmãos a me dizerem coisas como eu faço o que me apetece ou não me digas a fazer isso ou aquilo por isso quando vemos essa atitude nós gememos e ficamos tristes e não alegres.

“e por isto não aproveita a vós outros” isso não é bom para vocês quando vocês estão a desobedecer pois isso não ajuda nada irmãos quanto a esta atitude por isso que Jesus Cristo disse a Pedro: “apascenta as minhas ovelhas” pois a nossa responsabilidade como ministros é de apascentar as ovelhas de Jesus Cristo pois vocês não são as minhas ovelhas e sim vocês são ovelhas de Cristo e eu simplesmente estou aqui como um servo a vos dar e a vos ensinar  e recordar certas escrituras que temos e devemos obedecer mas o PASTOR SUPREMO é Jesus Cristo pois eu simplesmente sou um pastor temporário aqui a fazer e ajudar mas o GRANDE PASTOR o PASTOR MESTRE é Jesus Cristo pois são as ovelhas Dele e vocês são ovelhas Dele e por isso tenham cuidado como eu disse de não permitir qualquer forma de desobediência.

Um terceiro ponto é que precisamos ser um exemplo correto da maneira que vivemos e vejam em CL 3:17: “tudo que fizeres seja em palavra seja em ação (tudo que vocês fazem, tudo que nós fazemos seja por falar seja por frutos ou ações que façam) fazei-o em o nome do Senhor Jesus”.

Por que? Para dar glória e para dar graças, glória e honra ao Pai.

MT 12:37: “porque pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado”, cuidado com o que dizes porque da abundância do coração a boca diz as suas palavras e depois por causa disso acabamos de fazer e precisamos de ter cuidado pois é necessário sermos um exemplo correto e como é que suas palavras são irmão? Como é que as minhas palavras são? São palavras de amor? Porque pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras SERÁS CONDENADO!

Irmãos precisamos de ter cuidado com o que sai da nossa boca e queridos irmãos evitem argumentos e evitem contendas e disputas.

Vejam em 2 TM 2:14 diz assim: “recomenda estas coisas: dá testemunho solene a todos perante Deus para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam exceto para subversão dos ouvintes”; evitem contendas de palavras e vejam no v. 16: “evitem igualmente os falatórios inúteis e profanos”; cuidado como que estamos a falar “pois deles que usam passarão a impiedade ainda maior”.

ÓH se nós pudéssemos abrir os ouvidos e ver que isto é aplicável a nós, a mim, a você e a todos nós pois eu tenho que me arrepender e você tem que se arrepender e não esteja a pensar que olha é o outro aqui ao meu lado, não, olhe para você mesmo pois eu estou a olhar para mim mesmo e é preciso ter cuidado que não entrem em falatórios inúteis e profanos e eu vejo o mesmo na minha família entre alguns dos meus filhos há certas zangazinhas assim entre os filhos e estou sempre a dizer cuidado com estes falatórios cuidado pois só causam problemas, cuidado.

V. 23: “e repeles as questões insensatas e absurdas pois sabes que só engendram contendas” pois se é uma coisa absurda não te metas nisso porque só engendra contendas.

“ora é necessário que o servo do Senhor não viva a contender e sim deve ser BRANDO”; você é BRANDO? Eu sou BRANDO? Sou humilde? Você é brando? Você é humilde? Você é manso? Somos mansos?

“para com todos e aptos a ensinar e instruir paciente e disciplinando com mansidão”; com mansidão e estamos a disciplinar com mansidão?

“os que se opõem na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecer plenamente a verdade mas também o retorno a sensatez livrando-se eles do laço do diabo”

Queridos irmãos evitem contendas e palavras, evitem politiquices, evitem argumentos de religião.

Queridos irmãos vivemos em dias difíceis e queridos irmãos isto é simplesmente o começo das dores quer dizer que vai ficar pior e MUITO PIOR.

E por isso o 4º ponto é o que vivemos agora determinará aonde viveremos no futuro; como vivemos agora, da maneira que vivemos praticando o amor determinará como viveremos no futuro.

Veja AP 19 falando aqui da noiva e diz assim nos v. 7-8: “alegremo-nos e exaltemos e demos a glória pois são chegadas as bodas do cordeiro cuja esposa a si mesmo já se ataviou”.

Você e eu estamos a nos preparar? E ataviar?

“pois lhe foi dado a vestir de linho finíssimo, resplandecente e puro porque o linho finíssimo são atos de justiça dos santos”.

Como vivemos agora em atos de justiça é aonde viveremos no futuro pois haverá uma ressurreição para a vida e sim haverá uma ressurreição para aqueles que sabem e que desobedeceram para o lago de fogo!! E não queira ser parte dessa segunda ou terceira ressurreição do lago de fogo.

Queridos irmãos existe uma segunda morte e vejam aqui em AP 21:7-9 diz assim: “ao vencedor herdará estas coisas  e Lhe serei Deus e ele Me será filho quanto porém aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros (em grego pornos, quer dizer sexualmente imorais), aos feiticeiros (grego pharmacheu quer dizer  que são aqueles que usam remédios mágicos e de feitiçaria), aos idólatras, aos mentirosos a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre a saber a SEGUNDA MORTE”.

Como vivemos agora determinará onde vamos acabar no futuro.

Queridos irmãos vai haver uma segunda morte e essa morte é eterna mas como vivemos agora pode determinar como vamos viver no futuro e por que? Se vivemos corretamente vamos viver no Reino de Deus eternamente mas se decidirmos depois de sabermos A VERDADE rejeitar a Deus e desobedecer a Deus permitindo qualquer tipo de desobediência e não sair do MUNDÃO, sim, lembrem-se que vai haver provações e vai haver testes assim como dificuldades.

Vejam em HB 10:26-27: “porque se vivermos deliberadamente em pecado depois de termos recebido o pleno o conhecimento da verdade já não resta sacrifícios pelos pecados e pelo contrário há uma certa expectação horrível de juízo e fogo e o vingador prestes a consumir os adversários”.

Não há uma segunda chance irmãos e nós na igreja de Deus esta é a nossa chance e se Deus está a chama-lo agora, se Deus não o está a chamar você terá essa oportunidade quando Ele o chamar mas uma vez que você tenha essa oportunidade a segunda chance.

Lembrem-se que nós servimos a um Deus amoroso e um Deus que deseja obediência porque esse é o caminho de amor para crescermos na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; e por isso temos que sair do MUNDÃO irmãos pois não podemos permitir qualquer forma de desobediência e é necessário ser um exemplo correto e como vivemos agora determinará aonde viveremos ou se vamos morrer eternamente.

Lembrem-se irmãos as coisas vão ficar piores e por isso que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?

Precisamos de ser pessoas santas como Deus o é e em todo o nosso procedimento.