Sede Santos, Porque Eu Sou Santo

Download (Baixar)
Sede Santos, Porque Eu Sou Santo

O propósito específico de Deus para que evitem carnes imundas é a Santidade. Este exemplo físico aponta para um grande princípio espiritual. Nós precisamos de nos transformar com a ajuda do Espírito Santo de Deus dum estado "imundo" (com pecado) para um estado "limpo" (sem pecado). Precisamos usar o Espírito Santo para nos ajudar nesta transformação.
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
O terceiro livro da Bíblia, o livro de levítico, a partir de LEV 10 falam muito acerca de sermos santos começando com fogo que os filhos de Arão deviam ter usado, um fogo separado, santificado e santo e também depois fala acerca das carnes limpas e imundas e diz que uma das razões para isso é para nós sermos santos.
Sim, muitas pessoas pensam que as leis de carnes limpas e imundas são simplesmente para casos de saúde e está claro que afetam, mas essas leis como são descritas no nosso guia de estudo bíblico que é intitulado: O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE CARNES LIMPAS E IMUNDAS está a descrever vários princípios acerca disso, mas o ponto crítico e importante é para nós sermos santos, diferentes do mundão, como Deus é santo.
Vejam por ex. em DT 14:2: “porque és povo santo ao Senhor teu Deus e o Senhor te escolheu de todos os povos que há sobre face da Terra para lhes ser o seu próprio povo”
E depois diz no v.3: “nenhuma coisa abominável comereis” e então está a descrever sobre os animais que são limpos e dos imundos porque aqui é uma questão de santidade.
Neste guia de estudo que nós temos acerca das carnes limpas e imundas na pag. 8 dizemos assim: “o propósito específico de Deus para que evitem carnes imundas é a santidade; Deus quer que sejamos santos porque pertencemos a Deus que nos comprou com o sangue de Cristo e Ele não deseja que nos contaminemos com qualquer tipo de contaminação física ou espiritual como se lê em 1 CO 6:15-20 e vamos ver esta seção daqui a um momento.
Continuando a ler: aos olhos de Deus evitar comer animais imundos ou impuros é um sinal identificador de santidade daqueles que Deus separou e tem um relacionamento com Ele.
Irmãos, a Bíblia usa frequentemente exemplos físicos para ilustrar um princípio espiritual e o caso das carnes em comparação imundas e limpas é exatamente esse mesmo princípio.
Vejam por ex. 2 CO 6:17-18: “por isso saí do meio deles e apartai-vos, diz o Senhor, e não toqueis nada imundo e Eu vos receberei, Eu serei para vós Pai e vós sereis para Mim filhos e filhas diz o Senhor todo poderoso”
Precisamos de ser separados, isto é, santificados, santos porque a palavra santos em grego é uma palavra que significa ser separado.
Vejam por ex. 1 PE 1:14: “como filhos obedientes não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância, mas como é santo Aquele que vos chamou, porque Deus é santo, é puro, não é imundo; sede vós também santos sendo vós também separados e toda a vossa maneira de viver”
E que está claro que inclui comer e depois diz: “porque está escrito: sede santos porque Eu Sou santo”
Queridos irmãos, nós precisamos de mudar e de transformar, de seguir de um estado ou condição de impureza, ou em outras palavras: de pecado para um estado ou condição sem pecado, diferente do mundo, separados do mundão.
Precisamos de nos mover para uma condição que não estejamos impuros e por que irmãos? Para que possamos vir a ser glorificados.
Para podermos ser classificados por uma pessoa a quem pode ser dado honra a ser glorificado e para ser dada a glória de um filho santo de Deus.
Irmãos sabemos da estória de uma maçã podre que vai afetar todas as outras à sua volta e por isso essa maçã tem que ser removida para que as outras não sejam afetadas e tem que ser posta separada, isto é, uma condição de separado que na palavra grega é traduzida também como santo.
Por ex. para um governo ser justo todos os membros desse governo tem que ser pessoas justas porque se essa organização governamental ou essa empresa permite membros dela sejam corruptos, em outras palavras, sejam imundos então isso vai afetar o corpo inteiro dessa empresa ou organização ou governo.
E por isso quanto mais estarmos afalar do governo de Deus e sermos membros do corpo de Cristo para virmos a ser à vinda de Cristo sermos realmente ressuscitados de novo como filhos de Deus na família de Deus nós temos que agora estar separados, estarmos limpos, não sermos imundos da maneira que nos conduzimos.
Temos que nos arrepender e temos que mudar para virmos a poder ser honrados ou glorificados à vinda de Cristo para governar no reino de Deus na Terra por mil anos e para lá do milênio governar no universo inteiro.
Por isso irmãos precisamos de ser limpos, precisas de nos separar da imundícia deste mundão, precisamos de ser santos, separados do mundão.
Em 1 CO 6:16: “ou não sabeis que o que se junta com a meretriz faz-se um corpo com ela porque diz: serão dois uma só carne”
E por isso temos que nos separar daquilo que quebra os mandamentos de Deus e vejam também o v.17: “mas o que se junta com o Senhor tem o mesmo Espírito”
Temos esta atitude de estarmos separados do mundão, precisamos de ter a mesma mentalidade, o mesmo espírito, os mesmos padrões, o mesmo grupo de valores espirituais, valores do que é certo do errado, do que é limpo e do que é imundo.
E temos que nos separar do imundo, temos que nos separar do mundão para virmos a ser santos.
Em 1 CO 6:18 diz: “fugi da fornicação, fugi das atividades sexuais que não são corretas de imoralidade sexual porque isso é uma prova do compromisso que fazemos a nossa esposa ou esposou que viremos a fazer no futuro”
Precisamos de fazer agora antes de casarmos limpos como um ponto de respeito a nossa futura esposa ou esposo e assim estamos a cuidar do nosso corpo.
por que? Por respeito a quem amamos ou que viremos a amar como nosso futuro esposo ou esposa, é também o mesmo princípio de fidelidade que é aplicável a uma fidelidade a Deus e particularmente ao corpo de Cristo e então torna-se uma fidelidade espiritual.
E por isso uma vez mais vemos que a Bíblia usa ex. físicos para ilustrar um princípio espiritual e por isso esta fornicação espiritual, esta imoralidade espiritual quando pomos outros deuses a frente de Deus porque não somos fieis a Deus, e quando misturamos a verdade com a mentira, quando pecamos e isso então é uma imundícia que temos que separar do mundo pois é uma prostituição espiritual com o mundão.
E por isso nós temos que evitar uma mistura de ações que sejam, digamos assim, ilícitas, isto é, em vez de ações piedosas com Deus ações sejam mentais, físicas ou espirituais contra os princípios e padrões de Deus.
E agora isso requer um controle contínuo do que estamos a pensar, a comer, a viver, a dizer e a fazer! E o princípio é como ler as etiquetas numa lata ou numa garrafa de comida que vamos comprar para ver se tem alguma carne imunda.
Temos que continuamente a perguntar e a ver e notar, isto é, este peixe ou carne é limpa ou imunda? E isso é uma coisa que aprendemos essa prática através das carnes e comidas, mas o princípio espiritual é que devemos estar continuamente a analisar o que permitimos a entrar na nossa mente, nos nossos olhos, nossos ouvidos para estarmos limpos perante Deus e para sermos santos.
E para sermos santos, irmãos, precisamos da ajuda do poder de Deus, da ajuda do Espírito Santo porque nós somos fracos, precisamos de pensar de uma maneira diferente do que de uma maneira natural pensamos.
Não podemos ser como o mundão, mas devemos de ser e pensar do modo que Deus pensa, não permitindo pensamentos pecaminosos ou ações erradas ou uma conduta que não seja própria de vida e temos que fazer isso agora, temos de treinar agora, temos que por isso em prática agora.
E por isso lemos em 1 CO 6;19: “ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós proveniente de Deus e que não sois de vós mesmos”
O nosso corpo, digamos assim, é a casa, o templo de Deus onde vive em nós e que vem do Pai e por isso nós não pertencemos a nós mesmos temos que agora ser diferentes.
Por que? Porque Ele nos comprou, comprou o nosso corpo pelo sangue de Cristo.
v.20: “porque fostes comprados por bom preço, glorificais, pois, a Deus o vosso corpo e no vosso espírito nos quais pertencem a Deus”
precisamos de viver de uma maneira limpa e não de uma maneira imunda no nosso corpo físico e no nosso espírito do homem no homem que precisamos ter os pensamentos corretos, temos que nos separar e por o pecado fora de nós.
Em HB 9:11: “mas vindo Cristo o sumo sacerdote dos bens futuros por um maior e mais perfeito tabernáculo não feito por mãos, isto é, não desta criação nem por sangue de bodes ou bezerros, mas pelo próprio sangue entrou uma vez no santuário, isto é, no trono de Deus havendo efetuado uma eterna redenção, nos comprou de uma vez para sempre, porque o sangue de touros e bodes e a cinza de uma novilha aspergida sobre os imundos os santifica quanto a purificação da carne”
“quanto mais o sangue de Cristo eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, isto É, quanto mais o sangue de Cristo purificará as vossas consciências das obras mortas para servires a um Deus vivo”
Irmãos, o sacrifício de Cristo ajuda a nós a mudar a nossa consciência, está a treinar a nossa consciência no caminho certo, está a treinar do imundo para o limpo tal como as carnes e a mesma coisa que está na nossa mente e nos nossos pensamentos tem que mudar a imundícia para ser uma coisa limpa.
“e por Jesus Cristo é mediador de uma nova aliança mais corretamente para intervindo a morte para as transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, a antiga aliança, os chamados recebem a promessa da herança eterna”
Agora temos uma promessa maior e melhor na nova aliança, e por isso em HB 10:21 : “e tendo um grande sacerdócio sobre a casa de Deus sobre nós, cheguemo-nos com verdadeiro coração em inteira certeza de fé, sem dúvidas, ter confiança”
“tendo os corações purificados da má consciência”
Ora, isto requer mudar os nossos pensamentos da maneira de pensar.
“e o corpo lavado com água limpa, que é o poder do Espírito Santo, o significado”
Irmãos, é uma luta, todos nós temos que lutar para que? Sermos lavados com água limpa que é a ajuda do poder de Deus, do Pai, que habita em nós.
Irmãos, o problema é o seguinte vejamos em PV 14:12: “há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”
Aí está, irmãos, pensamos que estamos a fazer a coisa certa, mas é a coisa errada e o problema é que o nosso coração nos engana.
Em JR 17:9: “enganoso é o coração mais do que todas as coisas e perverso quem o conhecerá?”
Ah você pode dizer: meu coração não me engana, se você diz isso então você está enganado porque diz que o coração é enganoso, mais do que tudo e perverso, extremamente perverso como diz na Bíblia em inglês.
Irmãos, o problema é que nós não vemos a nós próprios e por isso diz assim: o Senhor esquadrinha o coração e prova as entranhas”
Deus está a nos provar e precisamos pedir a Deus na Sua misericórdia, na sua gentileza, de passo a passo, para nos dar a cada um os nossos caminhos e nos mostrar e para assim virmos a ter o fruto das nossas ações, não das pecaminosas, pois já nos analisamos a nós próprios com a ajuda de Deus, e ao esquadrinhar os nossos corações está a nos mostra os nossos corações o que está errado e então com a ajuda de Deus devagarinho vamos mudar para receber o fruto de ações corretas e limpas.
Irmãos o problema é que nós estamos justificados, ó não, eu não fiz isto por aquilo, ou seja, procuramos uma desculpa e para nós mesmos é uma boa desculpa.
E por isso precisamos de ter cuidado e qualquer má conduta ou ação que o nosso coração esteja a nos guiar incorretamente porque nós de uma maneira geral temos o quanto mal é que somos, não entendemos que somos deveras muito maus, o nosso coração como diz aqui é enganoso.
E por isso vejam em JR 10:23: “eu sei ó senhor que não é do homem seguir o seu caminho nem ao homem dirigir o caminho de seus passos”
Isto é uma atitude de um homem convertido, arrependido, que reconhece a sua fraqueza e que diz no v.24: “castiga-me ó Senhor, ou melhor, corrigi-me ó Senhor, porém, com juízo, isto é, corrigi-me gentilmente, por favor Pai”
“não na tua ira para que não me reduzas a nada, corrigi-me, devagarinho para eu não ficar desencorajado”
Isso é muito importante, irmãos, pedimos a Deus a ajuda Dele, mas com carinho e amor para não ser a ira Dele.
Nós temos que reconhecer as nossas fraqueza e vejam em 2 CO 12:9: “e diz: disse-me: a tua graça me basta, o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”
Irmãos, precisamos de reconhecer a nossa fraqueza, mas a nossa fraqueza como Paulo diz aqui: “de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas para que em mim habite o poder de Cristo”
E que eu reconheço que não é o meu poder, é o poder de Cristo que é o poder do Pai que é o Espírito de Deus, que é o Espírito do Pai, e o Espírito de Cristo porque são o mesmo Espírito.
E por isso irmãos precisamos de reconhecer que não temos poder, a força e precisamos da ajuda de Deus.
Vejam também em RM 7:15 onde Paulo mostra a sua fraqueza: “porque o que eu faço não aprovo, pois, o que quero isso não faço, mas que aborreço isso faço”
Está a admitir a fraqueza dele!
Irmãos, estamos a admitir a nossa fraqueza? O que eu faço não estou contente com isso porque ainda sou imundo? Você consegue dizer isso de si mesmo?
E mais adiante no v.21 Paulo diz: “achei esta lei em mim que quando quero fazer o bem o mal está comigo porque segundo o homem interior tenho que fazer na lei de Deus, mas vejo nos meus membros outra lei que batalha na lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros físicos”
“miserável homem que eu sou”
Cerca de 20 anos depois de já ser um apóstolo de Jesus Cristo.
“quem me livrará o corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor que eu mesmo com entendimento estou a servir a lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado”
2 CO 8:1: “portanto, agora condenação nenhuma há para os que estão em Cristo Jesus que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”
Se você está a se esforçar a andar no Espírito, está a vencer as fraquezas da carne não há condenação.
v.5: “porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne, mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito”
você está inclinado para as coisas do Espírito?
“porque a inclinação da carne, morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz porquanto a inclinação para a carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus nem a verdade o pode ser.
Esta inclinação para a imundícia deste mundão é inimizade contra Deus porque não é sujeita a lei de Deus e a inclinação da carne sua e minha da mente carnal não pode ser sujeita a lei de Deus e, portanto, se você está a viver na carne não está a agradar a Deus.
“vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito se é que o Espírito de Deus habita em vós, mas se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é Dele”
v.14: “porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus”, e você está a ser guiado pelo Espírito de Deus? está a seguir essa guia? Está a esforçar-se ou está a cair frequentemente, então tem que lutar mais e pedir mais a Deus do Seu Espírito e poder para vencer as fraquezas da carne.
v.20: “porque a criação ficou sujeita a vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou”
mas por que? Para aprendermos lições e aprendermos a vencer e por isso em EF 1:3-4: “bendito o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo O qual no, s abençoa com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais como também se exigiu nele antes da fundação do mundo para que fossemos santos”
“e irrepreensíveis diante Dele em amor”
Estamos no caminho da santidade?
Irmãos, Deus nos chamou para sermos santos, esta é a razão do porque somos chamados para aprendermos agora a vencer essas fraquezas da carne.
Então vejamos agora em 1 PE 1:13-16: “portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperei inteiramente na graça que vos ofereceu revelação de Jesus Cristo”
E por isso esperem pela vinda de Cristo e como filhos obedientes não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância não voltando aos caminhos da carne, mas vencendo, mas como é santo Aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”
“portanto está escrito: sede santos porque Eu Sou santo”
Em 2 TM 3 está a descrever que no tempo do fim serão dias muito difíceis como leremos neste 2 TM 3:1: “sabe, porém, isto que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos e difíceis, mas vejam o que se passa no tempo do fim através do v. 5
“porque as pessoas no mundo tem a aparência de piedade e tem a aparência de serem muito cristãos e seguirem a Cristo, ó amo muito a Jesus e etc, etc, etc”
Mas negando a eficácia dela, negam a força e o poder de Deus que é o Espírito Santo e não vencem as fraquezas da carne e destes vos afastem.
Nós temos que ser separados, irmãos, temos que usar o poder de Deus, o Espírito Santo de Deus e este poder estar dentro de nós para nos transformar e para virmos a ser um povo e pessoas santas.
Em RM 12:1-2: “rogo-vos, pois, irmãos pela compaixão de Deus e que apresentais os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional”
É o mínimo que vocês podem fazer, este é o sacrifício vivo e não é estar a oferecer sacrifício de bodes é nós sermos um sacrifício vivo na nossa vida e por isso quando lemos que temos que apresentar um sacrifício é o sacrifício da nossa vida, um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.
“e não ser conformados com este mundo, mas ser transformados pela renovação do vosso entendimento para qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus de que sejamos limpos e não imundos”
O poder de Deus que é o Espírito Santo de Deus nos dá estas, digamos assim, este fruto ou capacidade de energia para nós vencermos as fraquezas da carne”
Em GL 5:22-23 vemos algumas dessas características que nós precisamos pedir a Deus em oração para nos ajudar a través do poder do Espírito Santo porque o fruto do Espírito é amor e por isso nós precisamos de pedir a Deus através da oração e estudo bíblico e usando estas ferramentas espirituais e então pedir mais desta ferramenta espiritual que é o amor.
Pedir mais a Deus para sermos longânimes e para sofrermos bastante e estarmos prontos a sofrer em paz, sermos benignos, sermos boas pessoas, precisamos ter fé e pedir a Deus mais fé e mais confiança Nele, mais mansos e com auto domínio.
Irmãos, não devemos de negar o poder de Deus, a eficácia do seu poder que é através do seu Espírito e precisamos de usar o Espírito de Deus para mudar a nós próprios.
Estamos numa dificuldade? Paramos e oramos e pedimos a Deus o Espírito Dele para ter mais domínio próprio como diz aqui mais temperança para controlarmos e vencermos as fraquezas da carne e temos que fazer isso mais, irmãos.
Em 2 PE 1 começando no v.3, é uma seção muito importante que já lemos, mas vale ler novamente pra frisarmos bem e diz: “bendito seja o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a sua grande misericórdia gerou de novo para uma viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos para uma herança incorruptível e incontaminável que não se pode murchar guardada nos céus para nós que media diante da fé estais guardados no poder de Deus para salvação”
E por isso precisamos de usar esta benção de Deus e depois lemos mais adiante no v.11: “indagando que tempo ou ocasião de tempo e Espírito de Cristo que estava neles indicava anteriormente justificando os sofrimentos que Cristo havia de vir e a glória de que havia de se seguir as quais foi revelado não por si mesmo, mas para nós eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que pelo Espírito Santo enviado do céu vos pregaram o evangelho para quais coisas os anjos desejam bem atentar”
Irmãos, isto tudo foi planejado e Deus planejou isto para nos ajudar, Deus disse isto aos profetas, mas eles próprios não entendiam isto tudo, mas nós agora temos que ser relembrados destas coisas e lembrados de que devemos usar o Espírito Santo.
Vejam também em 2 PE 1:12: “por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas ainda que bem as saibais e estejas confirmados na presente verdade e tenham por justo enquanto estiverem neste tabernáculo despertar-vos com admoestações”
Irmãos, Pedro está aqui a dizer que ele está a nos lembrar de que precisamos de vencer e que essas promessas foram reveladas aos profetas da antiguidade, mas agora nós entendemos de uma maneira melhor e nós precisamos de ser lembrados e reexortados acerca das coisas e ainda bem que as saibais e depois diz: “estejais confirmados na presente verdade”
Vocês sabem esta verdade, mas precisamos de ser lembrados e por que? Porque Deus diz: sejam santos como Eu Sou santo e precisamos de mudar para sermos santos e depois no mesmo livro de 2 PE ao fim de 3:10 diz: “mas o dia do Senhor virá, irmãos, como um ladrão de noite no qual os céus passarão com grande estrondo e os elementos ardendo se desfarão e a terra e as coisas que nela há se queimarão havendo, pois, de parecer todas estas coisas que possuas que convém em santo trato e piedade”
Irmãos, como vemos as coisas a nossa volta no mundo a explodirem e as coisas ainda vão ficar pior e tudo vai ser destruído ao fim de contas, mas é necessário que nós precisamos de ser santos como diz aqui: convém ser em santo trato e piedade.
Por isso irmãos isto é completamente necessário e vejam então no v.17-18: “vós, portanto amados, sabendo isto de antemão guardai-vos de que pelo engano dos homens abomináveis sejam juntamente arrebatados e descai da vossa firmeza”
Isto é, não caiam e mantenham-se firmes e lembrem-se de que precisamos mudar de imundícia para limpeza tal como precisamos de estar a pensar sempre da comida que estamos a comer carne limpa continuamente.
E estamos continuamente a pensar pela nossa cabeça e nossos olhos, espírito, ouvidos para não cairmos da firmeza, mas precisamos de estar a crescer nesta graça e nesta atitude limpa e santa.
E no conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo que Ele é para nós sermos como Ele para O imitarmos e por isso a Ele. JC, seja a glória assim agora como no dia da eternidade.
Amém!