Seguindo a verdade em amor

Você está aqui

Seguindo a verdade em amor

Download (Baixar)
MP3 Audio (36.63 MB)

Download (Baixar)

Seguindo a verdade em amor

MP3 Audio (36.63 MB)
×

Qual é a sua visão do que você precisa ser e desenvolver? Este sermão aborda a visão do membro do corpo de Cristo.

Transcrição

Bom dia, Boa tarde, queridos irmãos! Aqui é Jorge de Campos.

A visão da Igreja de Deus Unida é de sermos uma Igreja liderada pelo Espírito Santo de Deus, bem ajustada e ligada pelo auxílio de todos os membros em que cada um coopera à sua parte e crescendo em amor para cumprirem o grande propósito de Deus para a Humanidade para trazer muitos filhos à glória.

Este golo final é extraído de Hebreus capítulo 2 versículo 10. Aonde se lê:

Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.

Deus está a conduzir muitos filhos à glória. Para sermos filhos e filhas de Deus, isto é, para sermos parte da sua Família.

Ora, o que é a Igreja? A Igreja é o corpo espiritual de Cristo. O quê que nós devemos nos tornar ou de vir a ser? É para sermos como Cristo é. Cristo é a Imagem de Deus.

Então, vemos aqui que a nossa visão é sermos uma Igreja liderada pelo Espírito de Deus, todos nós fazendo a nossa parte, crescendo em amor para cumprirmos o grande propósito de Deus de trazer muitos filhos à glória.

Agora, então, como é que nos conduzimos? Qual é a nossa maneira de vivermos? Qual é a maneira piedosa de fielmente cumprirmos as nossas responsabilidades individuais como membros da Família de Deus, como filhos e filhas de Deus?

Quando Paulo estava a explicar a conduta cristã aos ministros e diáconos em I Timóteo 3 versículos 14-16, falando aqui acerca das qualidades de ministros e de diáconos, disse:

Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve;

Pra que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo [na Igreja de Deus], coluna e baluarte da verdade.

Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre gentios, crido no mundo, recebido na glória.

Por isso, irmãos, como membros do corpo espiritual de Cristo que é a Igreja do Deus vivo, nós devemos ser a coluna e baluarte da verdade. Nós devemos ser o pilar, a coluna, a rocha, seguindo a Cristo, por cima da Rocha (Cristo) em verdade.

Então, é isso que eu sou? É isso que você é? Um pilar bem estabelecido, bem fundado na verdade? Um baluarte da verdade? Somos realmente verdade, verdadeiros? Estamos praticando a verdade seguindo a verdade, ou, digamos assim, se a palavra verdade fosse um verbo, que em português não é mas em grego é, vamos ver isso daqui a pouco, mas se a palavra verdade fosse um verbo em português ou em outras línguas como o inglês, então, estaria dizendo: devemos não só de ser verdadeiros, mas devemos estar verdadeirando como se fosse um verbo conjugando no gerúndio, falando, actuando, seguindo a verdade. E isto, está claro, guiados pelo Espírito de Deus para nós sermos realmente verdade, um baluarte da verdade; e, está claro, crescendo em amor, debaixo dessa verdade.

Porque ao fim de contas, Deus é amor. Vejam comigo, se faz favor, em I João 4 versículo 8:

Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

Um bocadinho mais adiante, no versículo 16:

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.

Nós, o nosso golo, a nossa meta é para sermos filhos e filhas de Deus, para sermos semelhantes à imagem de Deus que é Cristo. Vejam em Efésios 4 versículo 16; falando aqui acerca do que devemos de ser, vou começar a ler do versículo 15:

Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efectua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Para a nossa edificação, para o nosso crescimento na Igreja de Deus; bem ajustados e bem consolidados, cada um fazendo a sua parte, liderados pelo Espírito Santo, está claro. Por isso, crescendo em amor. Mas voltemos ao versículo 15 que acabamos de ler a pouco, diz assim:

Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

A palavra verdade, vem da palavra grega aletheia, que é um verbo. Por isso, no manunscrito grego, a palavra seguindo  não está lá. Traduzindo literalmente do grego seria: mas a verdade em amor. Os copistas colocaram seguindo a verdade em amor porque a palavra verdade em português não é um verbo mas em grego é um verbo. Por isso, é que eu disse: verdadeirando em amor. Em inglês, diz: falando a verdade em amor. A palavra falando também não está no grego. Mas como não há um verbo na palavra verdade, em português ou em inglês, no português puseram a palavra seguindo a verdade... e em inglês falando a verdade...

Mas aqui estamos a ver o significado é de sermos verdadeiros, é de sermos verdade; sim é falar, sim é seguir, mas é de sermos nós mesmo verdade em amor. Vejamos em Salmos 15 versículos 1 a 4 (aqui pergunta quem vai estar no Reino de Deus basicamente, na Família de Deus):

Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?

O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade;

O que não difama com a sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho;

O que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao Senhor; o que jura com dano próprio e não se retrata, quer dizer, você fala a verdade, porque dizendo a verdade vai magoar ou machucar você. Se você fez ou disse uma coisa errada, depois perguntam:  você fez isso? E você vai dizer a verdade mesmo que seja prejudicado por falar a verdade.

É o que a NVI diz: ... o que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, isto é ser verdade, é ser verdadeiro. É ter a coragem de dizer: “eu errei”. Irmãos, isto é difícil. Mas devemos ser o baluarte da verdade, devemos ser verdadeiros, devemos ser aqueles que estão a dizer a verdade, [verdadeirando];

O que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.

Por isso, esta é a nossa visão. Numa maneira simples e prática, a visão do membro da Igreja de Deus é de falar, ser ou praticar ou seguir a verdade em amor.

Queridos irmãos, a visão da Igreja, o seu golo, o que eu e você devemos ter como visão, para virmos a ser filhos de Deus, é sermos verdade em amor. Essa é a nossa visão. Por isso, quando estamos a dizer que é uma Igreja liderada pelo Espírito de Deus, bem ajustada e ligada pelo auxílio de todos os membros. Todos nós praticando e sendo verdadeiros e cada um faz a sua parte, dizendo a verdade, praticando a verdade em amor e crescendo neste amor e assim estamos a crescer neste propósito de Deus para a humanidade para trazer muitos filhos à glória.

Queridos irmãos, isso é a nossa visão: ser verdade em amor. Vejam em João 17 versículo 17:

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

A inteira, a completa palavra de Deus – a Bíblia, é a verdade. Por isso, Jesus Cristo orou que devemos de ser santificados na verdade. Santifica-os na verdade. Essa é a oração de Jesus Cristo em João 17. Santifica-os na verdade – nos põe, os verdadeiros cristãos, separa-os na verdade para sermos verdade, verdadeiros, baluartes da verdade neste mundo. Veja em Salmos 119 versículo 142:

A tua justiça é eterna, e a tua lei é a verdade.

A lei de Deus é a própria verdade. Assim, quebrar a lei de Deus é negar a verdade. Quebrar a lei de Deus, ou, digamos assim, o pecado é negar a verdade. Vejam em Romanos 3 versículo 4:

De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

Deus é verdade, Deus não mente, Deus é verdadeiro, Deus não pode mentir. O carácter de Deus é verdade, é verdadeiro. Ele pratica “verdadeirando” – dizendo, sendo a verdade. I Timóteo 5 versículo 17:

Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;

Aqueles que se esforçam e que trabalham na palavra de Deus e como lemos: a palavra de Deus é a verdade (João 17:17).

Por isso, precisamos nos agarrar à verdade e ao ensino que é a doutrina. A doutrina sã, que é a verdade. Vejam em Tito 1 versículo 9:

Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina [A palavra de Deus que é a verdade e fiel. A palavra é fiel. A doutrina, o ensino de Deus. A doutrina sã, é verdade], para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer [convictar, para mostrar o erro] os contradizentes.

Precisamos ser o baluarte da verdade, ensinar a verdade. Veja no versículo 13, do mesmo capítulo e livro:

Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.

Não dando ouvidos à fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.

Não tenham este ensinos, estas fábulas falsas judaicas. Não está a falar coisas da Bíblia, está a falar de fábulas, de teorias, de gnosticismo judaicos abordagem gnósticas acerca da lei de Moisés.

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.

Todas as coisas são verdade para os verdadeiros. Por que? Porque só dizem a verdade.

Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra [Por que? Porque não seguem a verdade. Por isso são abomináveis, reprovados, desobedientes para toda a boa obra].

Nós, queridos irmãos, temos que ser verdadeiros, mantendo-se na verdade. Temos que viver a verdade. Vejam em II Pedro 1 versículo 12:

Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados.

Confirmardos na verdade que já está presente, está convosco. Queridos irmãos, a verdade não muda. Nós é que mudamos. Não há nova verdade. A verdade é verdade. O nosso entendimento da verdade é que é mais profundo e que se torna mais profundo. E isso irmãos, é o processo de conversão. Somos chamados e vamos aprendendo mais e mais da verdade.

Me magoa muito quando irmãos vêm para a fé, são baptizados e pouco depois pensam que já sabem tudo e, depois, querem ser pregadores e vão se desviar como pregadores. Irmãos, o baptismo é só o primeiro passo no caminho, ainda estão a aprender, ainda têm muito a aprender. Isso é o processo de conversão. Por isso é que diz aqui no versículo 12, em II Pedro 1:

Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados.

Estejam firmes, confirmados ou estabelecidos na verdade que aprenderam e que está clara, uma vez você chamado, a verdade torna-se clara na sua vida e você começa a entender coisas da verdade. Por exemplo: você começa a entender que ir para o céu quando morre, é uma mentira, não está na Bíblia. Você começa a entender que quando morre, você está a dormir a espera da ressurreição.

O nosso entendimento torna-se mais profundo, por exemplo, acerca do sábado e acerca dos dias santos de Deus e conforme temos este entendimento mais profundo e nós nos agarramos a esta verdade, estamos a aprender mais. Se disseres: “eu não preciso disso, eu não preciso daquilo...” acabamos nos desviando da verdade através do nosso raciocínio humano. Não nos estamos a agarrar a verdade, não estamos a dar crédito a verdade.

Então, estamos a agarrar, a seguir a verdade? Ou estamos a rejeitá-la ou negá-la? A não dar crédito a verdade. Veja em II Tessalonicenses 2 versículo 7:

Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;

O mistério da iniquidade já está a trabalhar no mundo. Deus através de um anjo que pôs, para certas coisas não serem alargadas. Mas a cada dia esta falsa verdade está a crescer exponencialmente, de uma maneira cada vez mais avançada e mais rápida. Veja também nos versículos 9 e 10:

Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder e sinais, e prodígios da mentira,

Milagres, prodígios, coisas poderosas, sinais da mentira.

E com todo engano de injustiça [falta de justiça neste mundo] aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade [não se agarraram com amor à verdade] para serem salvos.

Vejam no versículo 11:

É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira,

Versículo 12:

A fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.

Queridos irmãos, temos que nos agarrar a verdade. A verdade tem que ser básica, fundamental... porque a verdade nos vai dar a verdadeira liberdade. João 8 versículo 32:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Por isso que diz: se permaneceres na palavra (na palavra de Jesus Cristo) sois verdadeiramente discípulos de Cristo porque conhecem a verdade. Sois verdade. A verdade vos libertará.

Queridos irmãos, a verdade é simplesmente uma dimensão. Por exemplo, se for para fazer um gráfico, e nesse gráfico tivesse sido representado a verdade, vemos que a verdade vai crescer simplesmente na verdade. É simplesmente uma dimensão. Mas, depois, há outra dimensão, porque precisamos de ser verdadeiros em amor. Existe uma segunda dimensão que é o amor. Então, esta segunda dimensão, temos a verdade, num eixo, e temos outra dimensão noutro eixo que é o amor: crescer na verdade, crescer no amor. Vejam em I João 3 versículos 18 a 19:

Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade [Devemos amar com verdade, devemos nos agarrar com verdade].

E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração.

Nós temos que ser verdade. Não estou a falar só a verdade. Temos que seguir a verdade, temos que ser verdade, a coluna e baluarte da verdade. Veja no versículo 11:

Porque a mensagem que ouviste desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros;

Precisamos de ter amor. Uma vez mais, queridos irmãos, temos aqui quatro quadrantes, como num plano cartesiano: no primeiro quadrante, crescer na verdade; crescer no amor; aonde é que nos encaixamos, aonde é que nós estamos? No crescimento da verdade e no crescimento do amor. Em quê quadrante você está, no amor ou na verdade? Está a crescer na verdade: sabe e discerne toda a verdade; aonde você está no amor, está a crescer em amor?

Vamos então por algumas coisas aqui neste quadrante, porque temos aqui que quando estamos no quadrante da pouca verdade e do pouco amor, o amor de Deus, o verdadeiro amor; pouca verdade, pouco conhecimento da palavra de Deus, isto é a religião tradicional; é a religião comum. Mas, se nós não crescemos na verdade, simplesmente crescemos em amor, estamos a ter um amor que não é baseado na verdade, que é um amor emocional, que é uma licenciosidade, é uma religião emocional; como por exemplo: uma religião com pouca verdade mas muito melosa, muito pegajosa, é o que eu diria, uma atitude de pessoas evangélicas que têm pouco conhecimento da verdade mas que têm um amor artificial por fora. Externo.

Por outro lado, se você está a crescer na verdade mas não está a crescer em amor; você está a crescer em verdade e sabe mais coisas, mas conhecimento, mas o amor não está aí, então você é um legalista. Uma pessoa muito técnica, muito legal, muito fundado no conhecimento legalista, mas não tem amor. Aonde é que nós estamos neste crescimento espiritual? Ou, pondo de outra maneira: aonde nós devemos estar neste crescimento espiritual? Está claro que devemos estar no crescimento da verdade e num crescimento de amor, por isso devemos estar no quadrante onde agarramos a verdade; agarrando ao verdadeiro amor de Deus. Praticando, tendo cuidado, como falamos, com o que dizemos, para não machucar as outras pessoas com palavras que magoam; somos bondosos, carinhosos, mas agarrando a verdade e este quadrante de equilíbrio entre a verdade e o amor é o que devemos ser. Nós devemos ser uma luz, um exemplo aos outros. Um exemplo de verdade e de amor. Isso é o que Jesus Cristo disse no sermão do monte em Mateus 5 versículos 14 a 16:

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

Nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alquiere, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Assim brilhe também a vossa luz [o vosso exemplo] diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Agarrando-se a verdade e falando, seguindo, praticando, sendo verdade; digamos assim, como eu criei esta palavra verdadeirando verdade.

Isto é o que nós devemos de ser. Esse é o nosso objectivo. Esse é o fruto que nós devemos ter. O fruto da luz. Leiam em Efésios 5 versículos 8 a 10. Irmãos, o Capítulo 4 desta carta é um capítulo que vocês devem ler cuidadosamente acerca deste tema. Continuando em Efésios 5 versículos 8 a 10:

Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz [luz porque estão a agarrar a verdade e porque estão a praticar, a ser amor] no Senhor;

Andai como filhos da luz (porque o fruto da luz [o fruto da luz é esta justiça, bondade e verdade – isto está no quadrante do equilíbrio entre verdade e amor] consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),

Provando sempre o que é agradável ao Senhor.

Então, como é que crescemos em amor? Vejam em I Coríntios 13 versículo 1; no capítulo 12, eles tinham problemas acerca da jantância uns contra os outros: “olha, eu sou mais espiritual, falo mais língua ... e Paulo está cá a dizer que estas coisas não têm valor nenhum. Vamos ler o versículo 1:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

É uma coisa vazia.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios [Ainda que tenha a capacidade de dizer tudo que vai acontecer ou ser um grande professor] e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

É necessário o amor de Deus.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado [por mais que faça todos os sacrifícios], se não tiver amor [amor de Deus], nada disso me aproveitará.

É tudo em vão, tudo em vão sem o amor de Deus.

O amor é paciente [sofre por longo termo, é sofredor], é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana [não é um amor de vanglória], não se ensoberbece [amor é humilde],

Não se conduz incovenientemente [tem cuidado (é cauteloso) na sua conduta], não procura os seus interesses [“eu quero ter isso e por isso vou mentir mais...”], não se exaspera [não se irrita], não se ressente do mal [o amor não pensa mal];

Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade [o amor alegra-se com a verdade];

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera [o amor tem esperança], tudo suporta [o amor persevera].

O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciências, passará;

Por isso irmãos, temos que nos mover no quadrante do equilíbrio entre o amor e a verdade. Onde é que nós vimos? Vimos do legalismo ou deste amor sentimental que temos que crescer na verdade, de onde vimos? Todos nós, sendo baptizados, somos encaminhados no amor e na verdade e temos que continuar a crescer para ser verdade em amor, para sermos filhos de Deus, que é ser em verdade e em amor. Vejam em Filipenses 2, começando no versículo 1:

 Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afectos e misericórdias [se há este carinho e cuidado uns para com os outros],

Completai a minha alegria, de modo que enseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor [amor de Deus, amor de Jesus Cristo], sejais unidos de alma [sejais unidos de acordo], tendo o mesmo sentimento [a mesma mente, a mesma mentalidade].

Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.

Tende em vós o mesmo sentimento [o mesmo modo de pensar, a mesma mentalidade, a mesma maneira de ver as coisas, o mesmo amor – agarrando-se à verdade e se firmando nela, sacrificando-se em amor para crescermos neste conhecimento de quem é Jesus Cristo] que houve também em Cristo Jesus,

Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;

Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,

A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Em II Pedro 3 versículos 17 a 18:

Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados [Por que? Porque estão a ser arrastados e não se estão a agarrar a verdade; estão a seguir na desobediência que é prolífera ao mundo], descaiais da vossa própria firmeza [estão a cair da verdade];

Antes, crescei na graça [no acrinho, no serviço uns para com os outros, no amor de Deus] e no conhecimento [Jesus Cristo é a verdade e o caminho; é o cúmulo, o exemplo, o padrão, a imagem de Deus que nós devemos de seguir para sermos como ele é a imagem de Deus] de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

Queridos irmãos, temos que por o alvo, a meta na nossa mente. A nossa visão é de sermos como Cristo é; é de crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo; é de crescermos em sermos verdade em amor. Essa é a nossa visão. Por isso é que a nossa visão é de sermos uma Igreja liderada pelo Espírito Santo de Deus, bem ajustados e ligados pelo auxílio de todos os membros em que cada um faz a sua parte e assim crescemos em amor para cumprirmos o grande propósito de Deus para a humanidade, isto é, para trazer muitos filhos e filhas à glória.

Queridos irmãos, esta é a nossa visão. A nossa visão são palavras simples: é para sermos verdade em amor. Como falamos – verdade e amor; como actuamos – verdade e amor; comos nos agarramos na verdade e comos somos amor – verdade e amor.

Por isso, queridos irmãos, vamos continuar a seguir a verdade em amor.