Seja um como Deus Pai e Cristo são Um

Você está aqui

Seja um como Deus Pai e Cristo são Um

Download (Baixar)
MP3 Audio (55.78 MB)

Download (Baixar)

Seja um como Deus Pai e Cristo são Um

MP3 Audio (55.78 MB)
×

A iniquidade abunda. Consequentemente o amor de muitos se está esfriando e por isso existem muitos problemas, conflitos e divisões. Como podemos ser considerados dignos para podermos escapar e estar ressuscitados à vinda de Cristo? Um dos grandes desejos de Deus é de estarmos unidos como o Pai e Jesus Cristo estão. Este sermão aborda três princípios para sermos um como Eles são um.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Muitas pessoas no mundo estão a ter muitas dificuldades, mas até na igreja está a acontecer onde muitos irmãos estão a passar por dificuldades muito difíceis e provações muito fortes seja questões de saúde, também há muitos problemas financeiros de irmãos na igreja, muitos batalhando e esforçando-se a manter um emprego com muitas dificuldades e muitos problemas interpessoais entre pessoas que se tornam assim conflitos e zangas entre elas.

Muitos conflitos familiares entre parentes e também acidentes que muitos vão ter e a sociedade de uma maneira geral está muito diabólica e vemos muitos assassinatos, tiroteios, matanças, raiva no trânsito e a mídia não ajuda nada porque se vê casos que são amplificados em certos casos, outros exagerados e outros estão corretos.

Se vê também grandes problemas entre nações, problemas dentro delas, greves, demonstrações muito fortes em várias nações europeias, africanas, no oriente médio e em outras partes do mundo e se veem guerras a se desenvolverem e entre políticos e líderes das nações e também líderes religiosos das nações se veem muita corrupção.

E muita corrupção em todas as áreas e todos os lados e direções e isto tudo vai aumentando a ansiedade do povo e das pessoas, grande depressão e grandes problemas de saúde mental.

Queridos irmãos, o que vemos é que a iniquidade abunda em todas as áreas e como lemos em MT 24:12 diz:

“porque se multiplicar a iniquidade o amor se esfriará de quase todos”

Queridos irmãos, nesta sociedade perante estes problemas todos é fácil as pessoas ficarem agitadas e, digamos assim, explodir com raiva e zanga assim como dizer palavras que não deviam causando grandes problemas entre famílias, amigos e até entre grupos de pessoas, por ex., nas igrejas.

Quando tudo está a cair aos bocados à nossa volta, sim, o resultado é que as pessoas começam a perder esse carinho e cuidado de uns para com os outros e o resultado é falta de amor em que em outras palavras é: zangas, é divisão e separação e talvez até divórcio!

Irmãos, lemos em LC 21:36 que diz:

“vigiai, pois, a todo o tempo, orando para que sejais havidos por dignos (ARA) para que possas escapar de todas estas coisas que têm a suceder e estar em pé (ressuscitado na primeira ressurreição) na presença do filho do homem”

Queridos irmãos, o que temos que vigiar? Vejam no v. 34 que diz:

“acautelai-vos (tenham cautela e cuidado) por vós mesmos para que não vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências deste mundo: como a orgia e a impiedade e das preocupações deste mundo e para que aquele dia venha sobre vós (repentinamente e quando vós não estais à espera)”

Porque estão envolvidos nas coisas deste mundo ao em vez de estarem envolvidos no que Deus quer que estejamos envolvidos e a fazer o que é agradável a Deus e continuando:

“pois, há de sobrevir a todos que vivem na face de toda a terra”

Pois, isto virá repentinamente como um laço e as pessoas vão cair e ser afetadas e por isso diz: cuidado porque via vir como um tropeço e laço e que há de sobrevir a todos a não ser que vocês estejam preocupados, isto é, a ter cautela, a vigiar como vocês se conduzem e como nós nos conduzimos.

Queridos irmãos, aqui ao fim do v. 36 está a dizer: para que possam escapar dessas dificuldades que vem e estar em pé, estarem ressuscitados, estarem na primeira ressurreição ou serem transformados à vinda de Cristo, estarem em pé e presentes quando Cristo vier assim como terem a vida eterna!

Irmãos, todos nós queremos ser parte desses que estão na primeira ressurreição, que estão em pé à vinda de Cristo, mas muitos perderam a direção nesta sociedade e por isso que lemos em MT 24:12: por causa desta iniquidade abundar o amor de quase todos se esfriará e não é todos e você pode ser um dos que o amor não se esfriará.

E por isso temos que orar e diz assim: vigiai, pois, a todo o tempo orando, e tendo o cuidado de que não vamos ser apanhados por estes laços e pelas coisas deste mundão e que podem nos afetar, cuidado para que não estejamos a dormir e não sermos apanhados de surpresa porque virá rapidamente e repentinamente.

Então, a pergunta é: como nós podemos de ser havidos por dignos por Deus? E uma possibilidade de resposta a essa pergunta está em 1 JO 3:22-23 que diz:

“aquilo que pedimos Dele (aqui está numa situação de confiança, isto é, que somos dignos e temos essa confiança)”

Então são de pessoas dignas onde o coração não os acusa e depois diz:

“aquilo que pedimos de Deus, receberemos”

As nossas orações receberão respostas e nem sempre é o que nós queremos, mas vamos receber respostas e de acordo com a vontade do Pai”

“e a razão é porque guardamos os Seus mandamentos (de Deus)”

Ora, quando guardamos os mandamentos de Deus é porque acreditamos neles e temos fé porque acreditamos no que Ele nos diz e por isso fazemos o que Ele nos ensinou e aqui no v. 22 não para simplesmente dizendo:

“porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos diante Dele, de Deus, o que lhe é agradável”

E então? O que é agradável a Deus? E vejam no v. 23 diz:

“ora, o Seu mandamento é este: que cremos em o nome do Seu filho”

Sim, cremos no que Jesus Cristo fez por nós e por isso acreditamos e temos fé Nele e por isso fazemos o que ele diz para fazermos”

“e nos amemos uns ao outros”

E vamos ter este amor tal como Jesus Cristo disse: Eu te dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei.

Então irmãos? O que é agradável a Deus? Guardar os mandamentos e não só isso, mas amar aos outros como Ele nos amou, sim, porque o mandamento diz: ama ao próximo como amas a ti mesmo, mas Jesus Cristo nos deu um novo que diz: ames o próximo como Eu te amei, é um padrão mais alto e no v. 24 diz:

“e aquele que ama permanece em Deus e Deus nele”

Existe essa união e relacionamento e continua:

“e nisto conhecemos que Ele permanece em nós pelo Espírito que nos deu”

Por isso, o Espírito de Deus está em nós e nós por causa disso conhecemos que Deus está em nós e isso nos dá uma PAZ MENTAL de que estamos fazendo e seguindo o que é agradável a Deus e Deus está conosco,

Vejamos aqui outro ponto importante acerca deste assunto de termos uma união com o Pai e Jesus Cristo em JO 17 vemos a oração da noite em que Jesus foi traído na frente dos apóstolos, a última oração, digamos assim, a frente deles, digamos assim, foi o seu último desejo antes de morrer e lá para o fim dessa oração começando no v. 20 Jesus Cristo está a orar ao Pai à frente dos apóstolos e eles ouvindo e por isso registraram aqui o que Ele orou dizendo:

“não rogo somente por estes (que estão aqui comigo), mas também por aqueles que vierem a crer em Mim por intermédio da palavra dos apóstolos (que está na Bíblia, NT, epístolas de Paulo e as demais, assim como as cartas pastorais de João e Pedro)”

E vemos aqui o que Jesus Cristo nos disse e por isso nós vamos crer em Cristo através da Bíblia e particularmente aqui também no testemunho dos apóstolos, e não só para a lei, voltamos para a lei e também para o testemunho de Cristo e dos apóstolos.

E esta oração diz que ele está a orar por nós e vamos crer baseado no que eles nos ensinaram e aprendemos aqui da Bíblia e por isso uma vez mais, irmãos, digo que não acreditem no que Jorge Campos diz, mas acreditem no que a Bíblia diz e eu vos aponto para a Palavra de Deus, irmãos, e intendo fazer isso com a maior sinceridade e com a maior quantidade de verdade que posso e de acordo com a palavra de Deus.

E por isso, estou a fazer isso sinceramente, irmãos, para o vosso bem e por isso diz aqui na oração de Jesus Cristo à frente dos apóstolos que está a orar por nós como diz no v. 21:

“a fim de que todos sejam um”

A fim de que você e eu e todos nós sejamos UM e não está a dizer que você e eu deixamos de ser nós próprios como pessoas individuais, mas precisamos de estar unidos e sermos unidos e continua:

“como és Tu, ó Pai em Mim e Eu em Ti”

O Pai e o Filho são unidos e tem um único propósito e uma meta de estar unidos no propósito, na direção e na maneira de ver e atuar, são um, neste princípio, o Pai e o Filho são um nesta maneira de atuar, a ver e como está aqui Jesus Cristo a dizer: que nós sejamos desse mesmo espírito, dessa mesma intenção e sentimento e mentalidade e para sermos um como Eles são e continua:

“para que o mundo creia que Tu Me enviastes, e eles tem transmitido a glória que Me tens dado para que sejam um como Nós O Somos; e Eu neles e Tu em Mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade”

Aperfeiçoados neste princípio de unidos para serem um e sermos unidos, irmãos, e há várias chaves e este é o desejo, a última vontade que Jesus Cristo nos deixou antes de morrer e isto é o que é agradável a Deus para estarmos unidos e por isso, hoje, quero dar três princípios básicos e simples para sermos um como, Deus, o Pai, e o Filho de Deus, Jesus Cristo, são um para nós sermos um como Eles são.

Queridos irmãos, isto é um ponto chave e um ponto muito crítico e muito importante para termos, em primeiro lugar, um relacionamento saudável de um com o outro e isso ao fim de contas é agradável a Deus.

E por isso é mais do que obedecer a Deus e sim agradável a Deus estarmos unidos e esta ação de estarmos unidos é um ato de amor e esse amor é um relacionamento muito profundo que precisa de ser desenvolvido, de crescer e não é de um minuto para o outro, demora tempo, mas nós temos que desenvolver este amor de Deus que é parte do próprio caráter de Deus.

Irmãos, este amor de Deus não é simplesmente uma atração física, sim, pode começar deste modo, mas o verdadeiro amor profundo de Deus requer tempo, trabalho e esforço deliberado, sim, requer trabalho duro e é difícil, irmãos.

Muitas vezes nós podemos dizer: olha eu sou amoroso, eu tenho amor para com ele ou ela, mas é culpa dela ou dela, é culpa da outra pessoa que não tem amor para mim.

Queridos irmãos, se nós vamos considerar unidade com Deus, união com Deus, não podemos dizer que se não estamos unidos com Deus é por culpa de Deus porque a bíblia diz claramente em IS 59:1-2:

“eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar ou surdo o Seu ouvido para não poder ouvir, mas as vossas iniquidades, os vossos pecados, fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o vosso rosto para que não ouça”

O problema de separação e divisão é pecado e é fácil nós dizermos: olha, se estamos separados de Deus de quem é a culpa? Claramente não é de Deus e por isso é necessário que nós entendamos que o que nos separa de Deus são os nossos pecados e por isso nós temos que fazer o compromisso de amar a Deus para termos um bom relacionamento com Ele.

E por isso quais são as chaves para um bom relacionamento com Deus? Porque ao fim de contas são as mesmas chaves para termos um bom relacionamento com outros.

Porque ao fim de contas a lei de Deus é amar a Deus e ao próximo e esse é o grande mandamento, então, necessitamos de nós reconhecermos que temos que nos reconciliar com Deus e com o próximo e vejam em 2 CO 5:18-19 diz:

“ora, tudo provém de Deus que nos reconciliou Consigo Mesmo e por meio de Cristo nos deu o ministério da reconciliação”

Deus deu o primeiro passo e nos reconciliou, deu o primeiro passo para sermos reconciliados e nos fez alguma coisa errada Deus? Claramente, não! Foram os nossos pecados que nos separaram, mas Deus está a tentar reconciliar e como? Ele deu o primeiro passo e nós sabemos como: deu o Seu único Filho para vir para a Terra para nos salvar e no v. 19:

“saber que Deus estava em Cristo e reconciliando Consigo o mundo”

Deus Pai estava através de Cristo a reconciliar o mundo inteiro, sim, de cada vez, primeiro o que Deus chama e o resto depois e continua:

“e por isso não está imputando aos homens suas transgressões e nos confiou a nós (como ministros de Jesus Cristo) a palavra da reconciliação.

Nós temos que pregar a palavra de reconciliação e então vejamos: nós pecamos, Deus, está claro, não aceita o pecado, digamos assim, desapontou e insultou a Deus e insulta, e virou Deus contra nós, mas Deus no Seu amor e Sua graça por nós enviou o Seu filho para morrer por nós e pagar por nossos pecados para podermos ser comprados de volta e sermos redimidos.

E então Deus nos confiou a nós, ministros de Jesus Cristo, o ministério da Palavra de reconciliação e por isso somos embaixadores em nome de Cristo e dando esta mensagem em nome de Cristo.

E o ponto é que todos nós pecamos e qual de nós que não pecou? Todos! E por isso Cristo morreu por nós. Ele fez a Sua parte para restaurar um relacionamento e uma reconciliação com Deus Pai, mas em realidade é que tanto o Pai como nós temos que fazer algo.

O Pai fez algo primeiro, o primeiro passo embora não tivesse feito nada de errado e isto para entendermos é um ponto importante e quando alguém nos magoa e machuca ou nos ofende, a nossa arrogância e o nosso eu, fica magoado, machucado e insultado.

E nós geralmente pensamos que a outra pessoa é que tem que nos curar, mas lembrem-se nós machucamos, magoamos e insultamos Deus! E imagine se Deus dissesse: olha, nós as pessoas, temos que reparar isto, é impossível.

Foi necessário Deus que não fez nada de errado dar o primeiro passo de reconciliação, igualmente, se você pensa que não fez nada errado contra seu irmão ou irmã é sua responsabilidade de primeiro fazer ou dar o primeiro passo de reconciliação porque você fez algo de errado e o ponto é que todos pecamos.

Embora você pense que não fez nada de errada, mas todos fizemos algo errado e em RM 5:8 diz:

“mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter que Cristo ter morrido por nós sendo ainda nós pecadores”

Nós, ainda, não nos tínhamos arrependido, irmãos e Ele morreu por nós e nós temos que imitar a Cristo e se a outra pessoa que nos ofendeu não se arrependeu nós temos como cristãos, e se a outra pessoa é cristã, temos que fazer o mesmo, e seja cristão ou não temos de fazer o mesmo.

E para sermos mais corretos fazer para todos e se particularmente se nós estamos no corpo espiritual de Cristo, ambos, temos que fazer isto e não há outra desculpa e não há outra alternativa e vejam em LC 6:35-38 diz:

“amai, porém, os vossos inimigos, pois se um irmão ou irmã em Cristo fez isso, quanto mais se for o seu inimigo, e fazei o bem e emprestar sem nenhuma paga”

“será grande o vosso galardão e sereis filhos do Altíssimo, pois, Ele é benigno até para com os ingratos, e sermos misericordiosos como também é o vosso Pai Celestial, a ninguém julgai e não sereis julgados, não condenais e não sereis condenados, perdoai e sereis perdoados, daí e dar-se-vos-á por medida recalcada, sacudida e transbordante e generosamente vos darão e pela medida que medis vos medirão também”

É fácil amar os inimigos? Não, não estou a dizer que é fácil, irmãos, mas temos que fazer e vejam em RM 2:4 diz:

“ou desprezas a riqueza ou a bondade de Deus, e a tolerância, e a longanimidade, isto é, a paciência e ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento”

Nós temos que ter uma vontade e um desejo de reconciliarmos e nos arrependermos e dizermos: paz; temos que fazer isso, temos que ser pacificadores e você tem esse desejo e vontade de se reconciliar?

O a mor e a bondade de Deus é que nos conduz ao ARREPENDIMENTO, e continua:

“mas segundo a dureza do teu coração impenitente não perdoas, acumulas contra ti ira”

E particularmente se estás na igreja de Deus! Particularmente se estás no corpo espiritual de Cristo e continua:

“para o dia da ira e da revelação do justo, juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento”

Somos duros e de coração impenitente? Como lemos nos vs. 6-7 onde Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento, à vida eterna aos perseverando fazendo o bem, mesmo que o outro não faça a você e você persevera a fazer o bem porque foi o que Deus fez por nós, o exemplo que nos deu, e continua:

“e por isso estamos a procurar a glória, honra e incorruptibilidade (a vida eterna)”

Por isso se estamos a fazer o bem, a perdoar, e reconciliar, se estamos a fazer a nossa parte e seja qual difícil isso seja, precisamos de fazer, mas se não estamos a fazer a nossa parte, continua:

“mas ira e indignação aos facciosos”

Aos que causam divisão e não trabalham para a união e unidade e continua:

“que desobedecem a verdade”

Qual verdade? A de que Deus quer que sejamos UM como o Pai e Jesus Cristo são um e continua:

“e obedecem a injustiça (causando facção, divisão e desunião)”

Queridos irmãos, estamos a busca do que nós queremos, isto é, a nossa arrogância e auto exaltação ou estamos a fazer o bem, humilhando-nos e servindo a Deus seja qual dificuldade tenhamos para fazer isso e vejam em RM 3:23 diz:

“pois todos pecaram”

Se você tem um problema com seu irmão e irmã, ou um parente ou um familiar ou outra pessoa e não é questão de dizer: é culpa dele ou dela porque todos pecaram e você também pecou e não esteja a acusar o outro porque você também pecou e precisa de abrir os olhos e olhar para si mesmo e ver que também pecou.

E por isso carecemos da glória de Deus que nos perdoa gratuitamente, por Sua graça e pelo que Jesus Cristo fez por nós e continua:

“a quem Deus propôs no Seu sangue com propiciação mediante a fé para manifestar a Sua justiça por ter Deus na Sua tolerância deixado impunes os pecados anteriormente cometidos”

Queridos irmãos, temos que nos arrepender, todos pecamos, e vejam no v. 28 diz:

“concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé”

Temos de acreditar que é de graça e pela fé de Jesus Cristo e Deus fizeram por nós, em boa esperança e em fé que nós venhamos a nos arrepender e independente das obras da lei.

Por isso, irmãos, reconciliação requer fé, confiança e você tem que ter a confiança de que as suas boas ações vão conduzir outra pessoa ao arrependimento e outa pessoa venha a reconhecer de que preciso de me arrepender e particularmente se ambos estão na igreja, ambos têm que chegar a este modo e dizer: e eu tenho de me arrepender assim como o outro em de dizer o mesmo.

E todos temos que fazer o mesmo e não apontar o dedo e por isso: reconciliação requer trabalho, fé e vontade de nos arrependermos e depois usar o Espírito Santo de Deus que nos dá para vencer os nossos desejos egoístas e vejam em 1 CO 2:15-16 diz:

“porém, o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém, pois quem conhece a mente do Senhor o possa instruir, nós, porém, temos a mente de Cristo”

Se você é um homem espiritual você tem a mente de Cristo? Nós vamos responder, atuar, com fé e arrependimento para pormos na nossa vida a natureza de Deus e a mente de Cristo assim como temos o Espírito Santo de Deus que é a mentalidade, é o sentimento de Deus e de Cristo e ambos estão em nós.

Então, o que se passa em nós? Nós temos a nossa carnalidade por que ainda somos seres físicos e temos a nossa guia do Espírito Santo e então temos essa guerra e conflito dentro de nós e em RM 7 Paulo descreve esta guerra começando no v.15 até o v. 25 e diz assim, por ex., no v. 18:

“porque na minha carne não habita bem nenhum”

Porque ele está a dizer que o pecado habita nele, na sua carne e continua:

“pois, querer o bem está em mim (o Espírito Santo está a trabalhar na minha mente) (e então encontra esta luta)”

E veja no v. 21:

“então, ao querer fazer o bem encontro a lei e de que o mal reside em mim porque no tocante ao homem interior tenho prazer na lei de Deus, mas vejo nos meus membros outra lei que guerreando contra a lei da minha mente”

No meu corpo físico há esta paixão e este desejo de auto arrogância e na minha mente há este pensamento de que quero vencer esta carnalidade e por isso existe essa lei que parece como eu estar prisioneiro do pecado que está nos meus membros.

“desaventurado homem que sou e quem livrará este corpo da morte? Graças a Deus por Jesus Cristo Nosso Senhor de maneira que eu, de mim mesmo, com a mente sou escravo da lei de Deus, mas segundo a carne da lei do pecado”

Existe esta guerra e ele está continuamente a se esforçar e a vencer e por isso precisamos de ser guiados pelo Espírito Santo de Deus como diz em RM 8:14:

“pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”

E você e u precisamos de ser guiados pelo Espírito e como lemos no v. 26:

“nos assiste na nossa fraqueza”

Vovê e eu temos certas fraquezas e o Espírito de Deus está a nos ajudar a vencer essas fraquezas e por isso esses nossos desejos e vontades egoístas da carne querem proteger a minha autoimagem, mas nós temos que vencer esses desejos carnais e por isso que lemos em TG 4 porque há problemas entre vós e guerras entre vós:

“porque há guerras e contendas entre vós se não os prazeres que militam na vossa carne”

Tendo que ser da minha maneira, por ex., tu tens que fazer da maneira que eu vejo e estão a viver e a lutar e a fazer guerras e por quê? porque estão a querer fazer as coisas de acordo com os vossos prazeres e no v. 3 diz:

“então não compreendem que esta amizade e maneira de fazer as coisas como do mundo não dá prazer a Deus? E então você não é amigo de Deus.

Porque existe esse ciúme em nós, no espírito do homem no homem e temos que ser humildes e nos sujeitar a deus e temos que nos arrepender.

Queridos irmãos, estamos a falar aqui de uma guerra mental e isto é na realidade vencer as fraquezas da carne e temos que seguir este caminho e em 2 PE 1.3 diz:

“visto pelo Seu divino poder Ele nos dá tudo para a vida eterna e por isso nos chamou para a glória, e virtude e sermos coparticipantes da natureza divina como diz no v.4”

“livrando-nos dessas paixões que há no mundo’

E por isso temos que crescer nestes modos como diz no v.5-6:

“na vossa fé e vossa confiança de um para com o outro e para com Deus, na nossa virtude, no vosso domínio próprio, no vosso conhecimento, na vossa perseverança e fazendo o que sabe que tem que fazer embora difícil, para serem piedosos e serem como Deus é, e para ter melhor fraternidade, entre irmãos e no fim disso termos o verdadeiro amor de Deus.

E por isso, para nós crescermos, precisamos de ser guiados pelo Espírito Santo e que nunca nos vai forçar e nos vai tocar na nossa mente para sermos guiados.

E depois temos que entender em terceiro lugar, irmãos, de que é necessário a trabalhar nisto para termos sucesso, pois, é necessárias duas pessoas para dançarem o tango e precisamos ambos de trabalhar nisto.

Na maioria das vezes dará conflito e ambas as pessoas ou partidos causaram problemas ao outro, não, é tua culpa e parem com isso de apontarem o dedo, pois, quando apontas o dedo, há três apontados para trás e um a apontar para cima que quer dizer culpa de Deus; e por isso precisamos de humildemente de admitir os nossos erros, ambos, para haver reconciliação.

E se nós queremos ser um, ambos, têm que fazer a sua parte, e admitir seus erros, pedir perdão e se são membros da igreja de Deus e irmãos não há outra opção ou outra possibilidade.

E não é uma questão de separação ou divórcio e tem que se reconciliar! Se são membros da igreja de Deus! É trabalho, é um esforço deliberado e isso é uma coisa muita perigosa, se nós não reconhecermos isso, ainda mais quando somos machucados por outro cristão na fé e por isso lemos em MT 18 a partir do v. 21:

“até quantas vezes devemos perdoar um irmão? Pedro perguntou a Jesus Cristo e Jesus disse: não te digo até 7 vezes, mas até 70 vezes sete”

E depois de dar este exemplo deste servo que foi perdoado e o outro não perdoou ao outro coisa pequena e há esta parábola ente o v. 23 ao v. 31 e quem perdoou muito a nós irmãos é Deus!

E aquele que precisa de um perdão pequeno em comparação é nosso irmão ou irmã em Cristo, principalmente e quando nós nos aproximamos de Deus se nós não perdoamos o outro irmão ou irmã quando nos aproximarmos de Deus no dia do juízo lemos no v. 32:

“o seu senhor chamando lhe disse: servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda que me suplicaste”

Dívida que temos com Deus.

“não devias, tu, igualmente padecer-te do teu conservo como também eu me compadeci de ti?”

Não deves de perdoar o teu amigo, o teu irmão na igreja, o teu esposo ou esposa, ou seja, o que for?

“e indignando-se o seu senhor o entregou aos verdugos, aos atormentadores até que pagasse toda a dívida”

Quando recusamos de perdoar Deus nos entrega aos atormentadores e então estamos a torturar a nós próprios e vamos ser infelizes e miseráveis e vamos estar a viver como se fosse num quarto escuro e nós vamos ter ansiedade e depressão e por isso diz no v. 35:

“assim como também Meu Pai Celeste vos fará se do íntimo não perdoar cada um ao seu irmão”

Temos que perdoar, irmãos, temos que leiam aqui em CL 3:12-14 diz:

“revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e de longanimidade”

E irmãos, isto é o que precisamos de ter: misericórdia, uns para com os outros, perdoar, sermos bondosos, sermos humildes, sermos mansos, termos paciência.

“suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, e caso alguém tenha motivo de queixa contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou assim também perdoai vós”

Queridos irmãos, temos que perdoar e quando machucamos outra pessoa precisamos de procurar paz com Deus primeiro e ame a Deus e ame o próximo.

Porque Jesus Cristo sofreu por nós e por isso precisamos de perdoar e vejam comigo em RM 12 e vamos começar no v. 17:

“não torneis ninguém mal por mal, esforçai-vos por fazer o bem perante todas as pessoas, se possível, quando depende de vós tende paz com todos os homens e não vos vingueis a vós outros, mas deixa essa vingança na mão de Deus, mas dai lugar a ira porque está escrito: A MIM ME PERTENCE A VINGANÇA, EU É QUE RETRIBUIREI, DIZ O SENHOR”

“pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dai-lhe de comer, e se tiver sede, dá-lhe de beber e ao fazer isso amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça e não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”

Queridos irmãos, as vezes, um dos dois não quer e estamos a falar de 2 irmãos na igreja de Deus e não há escolhas, opções ou saídas, só há uma opção, apenas uma, e PONTO FINAL!

Então, temos que esperar por Deus para Ele acordar essa outra pessoa para se arrepender também, mas se ambos estão na igreja tem que reconhecer que para haver verdadeira unidade tem que haver verdadeiro desejo de reconciliação e tem que deixar o Espírito Santo de Deus a ajudar a eles a vencer as paixões e fraquezas da carne e tem ambos que fazer a sua parte, e estejam, digamos assim, entre aspas, a dançar o tango.

E ambos estejam a trabalhar na reconciliação porque ambos estão machucados, ambos magoaram um ao outro, ambos pecaram; e não é culpa do outro e sim é culpa de nós! E ambos têm que fazer um esforço porque para os dois na igreja essa é a única opção.

E isso irmão é não permitir que o nosso amor se esfrie, particularmente, estando nós no mundo pecaminoso e isso é atuar de acordo com o verdadeiro amor pela verdade, isso é obedecer a Deus e fazer o que é agradável perante a sua vista, e isso é o modo para sermos considerados dignos perante Deus.

E isso é um modo que Deus nos vai providenciar ou dar uma entrada segura, firme no Seu reino de glória que vai ser eterno.