Sinceridade e Verdade

Você está aqui

Sinceridade e Verdade

Download (Baixar)
MP3 Audio (54.25 MB)

Download (Baixar)

Sinceridade e Verdade

MP3 Audio (54.25 MB)
×

1 Cor 5:8 diz que “... façamos festa, ... com os asmos da sinceridade e da verdade.” Neste sermão vamos analisar um pouco mais detalhadamente este princípio de sinceridade e verdade.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Provavelmente, todos nós já ouvimos histórias de criancinhas em que a mãe ou o pai perguntam a ele ou ela: olha, estivestes na caixa de bolo de chocolates e comestes alguma coisa?

Não, não comi nada embora, entretanto, a carinha dele ou dela está cheia de chocolates ou de doces que esteve a comer.

Às vezes achamos graça por ser uma criancinha e dizemos: eu sei que estivestes e tudo e aí está um pequeno problema e até há uma história que se chama Pinóquio que é uma interpretação deste princípio onde este pinóquio está a dizer umas mentiras e mais mentiras e o nariz vai crescendo.

Sim, são histórias até engraçadas embora aí esteja um princípio importante de que precisamos de ter cuidado destas pequenas mentiras, mentiras brancas, algumas pessoas dizem, embora uma mentira é uma mentira.

e por isso eu quero perguntar hoje: estamos a viver uma vida cristã a la pinóquio? Estamos a nos desviar da verdade? Estamos a demonstrar uma coisa por fora e somos outra por dentro? Somos bons cristãos na igreja a frente das outras pessoas?

E quando estamos em casa a coisa é muito diferente?  em 1 CO 5:8 lemos:

“por isso celebremos a festa (dos pães ázimos) não com fermento de maldade e malícia mas com os asmos da sinceridade e da verdade”

Queridos irmãos, hoje, vamos estudar e entender um bocadinho mais profundamente acerca destes princípios de cunho espiritual da sinceridade e da verdade de dois pontos de vista.

Então, pura e simplesmente, o que é sinceridade? É ser honesto, não é ser falso, é ser real, é o que eu digo é real, é verdade, estou comprometido ao que disse que estou? Isso é ser sincero, uma pessoa que é sincera.

Por outro lado, a verdade é não mentir, não ter qualquer falsidade, particularmente, a nossa vida obedecendo as leis de Deus e não nos desviando da verdade de Deus.

E por isso vamos agora ver este ponto de sinceridade e verdade dos dois lados disso: um lado é mais focado no ponto da sinceridade e o outro lado vai ser mais focado no ponto da verdade.

O que é que quer dizer sincero? A palavra sincera vem do latim:semser que é uma palavra interessante quando trabalhadores, por ex., escravos, gregos ou outros e que estavam a trabalhar com pedras ou qualquer trabalho manual a construir coisas e que cobriam certas imperfeições na pedra ou na madeira com cera e pintavam aquilo por cima e ninguém via.

Mas uma coisa de boa qualidade não precisava de cera para disfarçar essas imperfeições, por outro lado, outro significado diz de onde essa palavra vem é que aquelas pessoas que a construíram de casas com tijolos em vez de usarem cimento, usavam cera porque era mais econômica embora quando a cera se derretia esses tijolos começavam a se mover e depois os prédios desabavam!

E por isso, ser uma coisa semsera ou sincera era importante e vejemos por ex. uma lei bíblica que não é diretamente relacionada com a palavra sincera embora seja aplicável neste princípio e está em DT 25:13-16 que diz:

“na tua bolsa não terás pesos diversos, um grande e um pequeno, na tua casa não terás duas sortes de efa, um grande e um pequeno, terás peso integral e justo, assim como efa integral e justa, para que se prolonguem os teus dias na Terra que te dá o Senhor teu Deus”

Quer dizer, se vais vender uma coisa ou se vais comprar e tens este peso que, por ex., é 100 gramas ou 1 kg, não tens duas medidas de 1 kg para enganares por isso dás menos a uma pessoa porque estás a usar um peso que não seja exatamente 1 kg.

E por isso diz no v. 16:

“porque é abominação ao Senhor teu Deus todo aquele que pratica tal injustiça”

Ou em outras palavras, este ato de ter dois pesos, é uma coisa que não é sincera e nem verdadeira e que está a mentir e isso era muito semelhante a situação que estava a acontecer em 1 CO lemos no capítulo 5 começando a ler somente os vs. 1-2:

“geralmente, se ouve, que há entre vós imoralidade tal que nem mesmo entre os gentios, isto é, a ver quem se atreve a possuir a mulher do seu próprio pai e, contudo, andais vocês aborrecidos (como se não houvesse problema nenhum) e não chegastes a lamentar para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou”

E por isso, estavam assim: ensoberbecidos e inchados, cheios de soberba, porque nós somos melhores cristãos do que os outros, nós parecemos mais justos que outras pessoas porque estamos a acomodar e estamos a ser misericordiosos com tamanho pecador!

Mas Deus é muito claro neste assunto, irmãos, precisamos de ser “limpos”, sem pecado, e sem fermento, simbolicamente, e sendo separados e não permitindo este modo de hipocrisia que diz: olha, eu sou muito boa pessoa e estamos a permitir o pecado!

E por isso era uma aparência externa, ou em outras palavras, era um tipo de hipocrisia e vou dar um ex., na nossa vida caseira: e isto é um ponto onde a coisa fica até muito séria e como é, por ex., que tratamos o nosso esposo ou a nossa esposa, ou os nossos filhos, ou como tratamos os irmãos e irmãs, ou a nossa mãe?

Óh, vamos para a igreja, somos boas pessoas embora a maneira que tratamos as outras pessoas, e mesmo que sejam pecadores, e como os tratamos? Sim, não estou a dizer que permitimos essas pessoas estarem na igreja, são separadas, são pessoas que estão no mundo e a não viver o caminho correto e assim precisamos de ter cuidado com eles, particularmente, na nossa casa.

Tratamos a nossa esposa ou esposo como se fossem com duas pedras e depois vamos para a igreja; óh somos muito boas pessoas e isso é uma hipocrisia, irmãos!  e os nossos filhos veem e depois dizem: mas que hipocrisia! Que gênero de igreja é esta? Vão para a igreja e vivem uma vida completamente diferente!

Mas, os adolescentes fazem a mesma coisa! Porque não sejam os adolescentes a flar: os meus pais estão a fazer isto pois estes também fazem a mesma coisa e acusam os pais embora não estão a olhar como eles tratam os pais em casa!

E por isso estamos a ver aqui uma situação muito perigosa e aqui a coisa fica séria e enganosa e esta é a sabedoria do mundão! E vejam comigo em RM 10:1:

“irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus, a favor deles, são para que sejam salvos”

Ou seja, a minha súplica para pessoas que são cristão e não estão a praticar o caminho e o meu desejo é que sejam salvos e salvas.

“Porque eu dou testemunho que muitos desses cristãos, que andam por aí, tem zelo por Deus e são em sua maioria muito boas pessoas, porém, não com entendimento, porquanto eles desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça e não se sujeitaram a que vem de Deus”

E por quê? Porque já tem a sua autojustiça como: eu sou melhor que outros porque aceitei Jesus Cristo, por ex., ou porque faço desta ou daquela maneira; e com isso, precisamos de ter muito cuidado, irmãos! E não podemos de ter esta atitude de soberba! E vejam aqui em MT 6:33 diz:

“buscai em primeiro lugar o Seu reino (o reino de Deus) e a Sua justiça (de Deus) e todas essas coisas vos serão acrescentadas”

É isso que precisamos de buscar, irmãos: o reino de Deus e como?  através da justiça de Deus! e não é a minha ou a sua autojustiça é questão de nos submetermos à justiça de Deus!

Jesus Cristo fala acerca deste assunto mesmo ao início do sermão do monte e vemos isso em MT 5 começando no v. 3 diz:

“bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus”

Por isso começa com humildade e você? És soberbo? Porque o exemplo e o simbolismo dos dias dos pães asmos é tirar o fermento que faz o pão encher e os asmos são assim bem mais finos, não é levedado ou “inchado” e não tem soberba!

Espiritualmente, durante estes sete dias dos pães asmos, que é um princípio para lembrarmos completamente porque sete significa completamente é um princípio que precisamos de lembrar que temos que ser humildes! Não é sermos arrogantes e tratar as outras pessoas como se tivéssemos duas pedras nas mãos!

Tratar os outros com cuidado e carinho e sinceramente, às vezes fazemos ações e não é dizermos palavras e sim o que fazemos e que machucam as outras pessoas e deita a pessoa para fora! Não quero nada a ter com ela!

Irmãos, precisamos de fazer coisas da maneira que Deus trata-nos! Porque se nós continuarmos a tratar as outras pessoas duramente, não tenho tempo para eles! Cuidado! Porque Deus um dia vai fazer isso a você e por isso temos e devemos de ser humildes.

Por isso começa com humildade e admitirmos os nossos erros e não pintar sobre a coisa, ensoberbecer, é não ter fermento!

Em segundo lugar:

“bem-aventurados os que choram porque serão consolados”

Isto é, os que se arrependem e mudam do que somos e do que fizemos de atitudes carnais que temos que nos arrepender.

“bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra”

Aqueles que são maleáveis, são ensináveis e que estão prontos a aprender e a aplicar o que Deus está a nos ensinar pelos seus ministros e com a palavra de Deus a mudarmos.

Você não vai herdar a Terra se não for manso e lembrem-se disso, irmãos! E por que eu tenho de dizer isto tantas vezes? É como se entrasse por um ouvido e saísse pelo outro! Por quê não nos analisamos a nós próprios? Por quê não nos autoexaminamos? E perguntamos: eu sou assim? Preciso de mudar? Ou não me vejo assim?

Irmão, se você está a dizer que não é assim, talvez, você seja! Como eu desejo que todos nós fôssemos humildes, nos arrependêssemos e que fossemos mansos?? Porque o que vem depois da bem-aventurança no v. 6 é:

“os que tem fome e sede de justiça”

Foi o que lemos em MT 6:33 que busquem o reino de Deus e a sua justiça pois nós não temos a justiça de Deus e temos que ter fome e sede pela justiça de Deus! E como lemos em RM 10 as pessoas não estão a se submeter a justiça de Deus! E temos que orar e pedir a Deus para abrir a nossa mente e os nossos olhos para vermos como temos que nos submeter a justiça de Deus! E não é a minha autojustiça!

E uma vez que nós venhamos a reconhecer isso então: bem-aventurados os misericordiosos porque então vamos reconhecer que vamos de precisar da misericórdia de Deus! Óh como eu preciso da misericórdia de Deus e também todos vocês!

Eu não preciso! Não, não digas isso pois você precisa da misericórdia de Deus! Se você pensa: ah estou bem? Então, abra os olhos e os ouvidos e aquele que tem ouvidos: ouça!

E para você receber misericórdia precisas de ser misericordioso para com os outros e vejam por ex., irmãos, em MQ 6:8 diz:

“ele te declarou homem o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti”

O que Deus quer de você? Ou de mim? Que pratiques a justiça! A justiça de Deus! Que te submetas a justiça de Deus! Que tenhas fome e sede pela justiça de Deus! E que ames a misericórdia! Porque se reconheces que precisas de te arrepender e que precisas de ser manso para mudar isto, a vida, e que precisas da justiça de Deus porque tens fome e sede dela então amas a misericórdia porque precisas dela e vais ser misericordioso para com o próximo!

Então, vais andar humildemente com teu Deus! Vais andar com confiança em Deus, com fé e com cuidado!

Então, onde isto começa, irmãos? Onde esta atitude começa? Vejam em LC 6:43 diz:

“não há boa árvore que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto”

Tem cá vir de dentro, irmãos, o que aparece cá por fora, não é?

“porque cada árvore é conhecida por seu próprio fruto porque não se colhem figos de espinheiros nem nos abrolhos vimos uvas, o homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem e o mau do seu tesouro tira o mal porque a boca fala do que está cheio o coração”

O que sai do coração é como você fala, ou age, ou se veste, respeitosamente e particularmente se apresenta perante Deus e isso tudo, irmãos vem do coração

Vejamos agora, então, em TG 3:2 diz:

“porque todos tropeçamos em muitas coisas, se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão; capaz de refrear também todo o corpo”

Sim, da abundância do coração falamos e mesmo assim, tropeçamos, porque o nosso coração não é perfeito, é enganoso, e temos que aprender a controlar os nossos pensamentos e a nossa mente e o que dizemos e como fazemos as coisas; vejam no v. 10 diz:

“de uma só boca procede benção e maldição; meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim”

Da mesma boca procedem coisas boas ou ruins e mesmo assim Tiago está aqui a ser bem cuidadoso da maneira que está a dizer e depois ele diz no v. 13:

“quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria”

Uma sabedoria que tem uma abordagem mansa e de uma maneira de dizer as coisas de uma maneira mansa isto é a mansidão de sabedoria!

As outras pessoas estão a falar de você: olha, você é uma pessoa que quando diz as coisas a faz com mansidão, pergunte as outras pessoas: o que você acha da minha abordagem? Estou a dizer de uma forma mansa ou as vezes estou um bocadinho com falta de gentileza?

Às vezes, as pessoas terão medo de dizer a verdade porque você, talvez, seja um bocado forte demais e por isso preferem não dizer exatamente a coisa e vão dizer: olha, é está bem, sim, como sabe, e não dizem bem a verdade porque tem medo da sua reação e por quê? Porque você é duro e sim se você for manso de fato as pessoas vão dizer logo: sim, você é muito gentil, muito cuidadoso.

Então você aceite isso como, digamos assim, uma mensagem que eles estão a dizer a você de maneira gentil embora você precise de tomar a atenção, se arrepender e mudar!

Então, continuando a ler aqui em TG 3:14:

“se pelo contrário tendes em vosso coração: inveja amargurada e sentimento faccioso”

Existem lutazinhas e guerras e contendas como fala em TG 4:1, estás envolvido em rusgas continuamente com outras pessoas? E se tem um sentimento faccioso com outras pessoas tipo: zangazinhas com irmãos e as pessoas preferem: olha, não vou falar com ele e preferem não entrar numa zanga e preferem ficar calados e não dizem nada.

E preferem não dizer nada para não se meterem nesta contenda e precisamos de ter cuidado, irmãos e depois diz:

“Se tens isto, não mintas com a verdade porque esta não é a sabedoria de Deus lá do alto, é terrena, e mal e demoníaca, pois, onde há inveja e onde há sentimento faccioso, aí há confusão”

Há confusão entre você e outros irmãos? Você está, por ex., continuamente a marcar certos irmãos e dizer: olha não quero você neste grupinho que criei e você a exclui e cuidado, irmãos! Porque aí há confusão e toda a espécie de coisas ruins!

A sabedoria lá do alto, de Deus, a mansidão de sabedoria é pacífica e antes disso, primeiro é pura, não tem cera! Não é com falta de sinceridade! É pacífica e produz paz! Indulgente e tratável onde podes tratar com essa pessoa, pode falar, não há estas discussões e contendas, é tratável, e plena de misericórdia!

Você tem sido misericordioso para com os outros? Se você, por ex., está numa condição financeira um pouco melhor; você está a ter um coração maleável, e com perdão, e misericordioso para aqueles outros que estão com dificuldades muito grandes na vida?

E seja por causa de saúde ou seja por quê? Tenham cuidado, irmãos! Plena de misericórdia e de bons frutos, e imparcial e sem fingimento e sem hipocrisia!

“ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça (de Deus) para os que promovem a paz”

E por isso que vemos quem TG 4 que diz: há guerras entre vocês? E por isso que diz um pouco mais adiante no v. 7:

“sujeitai-vos (se submetam, sejam humildes) portanto a Deus e resistam ao diabo, e ele fugirá de vós; chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros; purificai as mãos, pecadores, vós que sois de ânimo dobre e limpai o coração”

Sim, vocês que parecem boas pessoas embora por dentro, ou em casa, ou coisa assim são um bocado duros até demais com a esposa ou os filhos ou coisa assim? É o que diz aí: ânimo dobre; e limpai o coração e examine-se a você próprio.

“limpe o coração, afligi-vos, lamentai isto, arrependam-se completamente, converta-se o vosso riso em pranto e essa alegria falsa em tristeza, humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará”

Nada de alegria mundana, nada de sorrisos arrogantes, por favor!

Então isso irmãos é um lado desta questão de sinceridade e verdade porque ao lado de ser sincero embora há o outro lado como mencionei que é mais relacionado com a verdade! E vejam em JS 24 e ora deixe-me dar aqui o contexto:

Esta foi a primeira vez que a expressão sinceridade e verdade é expressa ou mencionada na Bíblia e o contexto é que ao fim da vida de Josué; ele então chama os irmãos, digamos assim, os israelitas e dá-lhes um sermão como se fosse o seu último discurso e assim como, digamos assim, o seu testamento e seu último desejo para os irmãos.

E no v. 6 você lê que está a descrever que tirou os pais do Egito e descrever o que Deus fez por eles e até no v. 13 vejam o que diz:

“dei-vos terra em que não trabalhastes e cidades que não edificastes e habitai nelas e comei das vinhas e das oliveiras que não plantastes”

Deus lhes deu coisas que eles nem trabalharam para isso, Deus os abençoou e por isso no v. 14 diz:

“agora, pois, tenham o temor do Senhor (tenham respeito a Deus)”

Sendo humildes, respeitando a Deus e com falas acerca de Deus e com vestes perante Deus e tenham temor e respeito a Deus.

“e serve-o (e na ARA) com integridade e fidelidade”

Mas na ARC diz:

“e serve-o com SINCERIDADE E VERDADE”

E depois está a dizer:

“deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e sirvam ao Senhor”

Quer dizer: tirem da vossa vida todo este pecado, esta imundícia de deuses pagãos! E parem de desobedecer a Deus! Vivam uma vida na verdade! Não é mentindo e não é pecando e sim uma vida obedecendo as leis de Deus.

Não tenham uma vida com ideias falsas e com desvios da verdade! E depois JS continua no v. 16:

“então respondeu o povo e disse: longe de nós abandonarmos o Senhor para servirmos outros deuses”

Não! Nós nunca vamos desobedecer a Deus! Nós vamos ser leais a Deus! Estou aqui a prometer: vamos ser leais a Deus! é conversa, não é? É fácil de falar, não é? E no v. 17:

“porque o Senhor é nosso Deus, Ele nos fez isto tudo e nós vamos servir a Deus”

E veja, por ex., no v. 19:

“então, Josué disse ao povo: não podereis servir ao Senhor”

O quê? O quê??

“porquanto Deus é santo”

Óh, nós estamos a obedecer a Deus! Queremos Deus! Então Josué, digamos assim, um ministro de Deus, diz: vocês não podem servir ao Senhor e por quê? Por que ele disse isso?

Porque eles não estavam a ser sinceros e não podiam servir ao Senhor deste gênero e desta maneira e deste jeito! Porque não estavam a servir ao Senhor com sinceridade e verdade! Estavam a ser hipócritas!

as pessoas dizem: eu amo a Jesus! Mas não estão a obedecer a Deus! Jesus Cristo disse: se vocês querem viver a vida eterna obedeçam aos mandamentos de Deus!

Óh, estou a obedecer a Deus! Estás a guardar ao Sábado? Óh, eu não! Ora, isso não é preciso porque Deus nos libertou da lei! Não estão a ser sinceros! E estão a falar com duas línguas diferentes!  com pensamento dobre, dobrado, assim diz uma coisa e depois outra!

Mas eles continuam no v. 21:

“então disse o povo a Josué: não, não, nós antes serviremos ao Senhor!

Então vejam como Josué é direito e direto e diz no v. 23:

“agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós”

Sim? Vocês dizem que estão a obedecer a Deus então tirem esta imundícia de paganismo que está entre vocês!! Ou que estão a servir a Deus ou amam a Jesus então tire o paganismo todo da sua maneira de viver a vida cristã!!

Óh não, eu guardo o domingo de páscoa, os coelhinhos e os ovinhos, e irmãos: isso não é bíblico e sim pagão!!

Ou eu guardo o dia de natal, irmãos isso é pagão!

Óh como podes dizer que o dia de natal é pagão? Ora, então, estude um pouco e qualquer enciclopédia vai estar escrito isso e não preciso eu a estar a dizer isso e você pode provar a isso: ah, mas eu estou a adorar a Deus.

É o que as pessoas faziam e fazem: dizem que estão a adorar a Deus mas tem estes deuses falsos! Não é adorar a Deus! Para você adorar a Deus você tem que O adorar do jeito que Ele quer! Que você o adore! Não é do seu jeito! mas é da maneira que eu ACHO? Não, é da maneira que Deus ACHA E QUER! PONTO FINAL!!

E você não pode misturar a verdade com a mentira e por isso este lado aqui de Josué, da sinceridade e verdade, está a focar no princípio do ponto de vista de que precisamos de obedecer a Deus, as Suas leis, os Seus Dias Santos e temos que nos manter completamente na VERDADE.

Não podemos adicionar ou subtrair nada da verdade e veja em DT 12:29-32 diz:

“quando o Senhor teu Deus eliminar diante de ti as nações para as quais vais possuí-las e as desposares e habitares na terra, guarda-te! (tem cuidado!) não te enlaces de imitá-las após terem sido destruídas diante de ti e que não indagues ou perguntes acerca dos seus deuses dizendo: assim como serviram estas nações aos seus deuses do mesmo modo farei eu”

“não farás assim ao Senhor, teu Deus, porque tudo que é abominável ao Senhor e que Ele odeia fizeram eles aos seus deuses, pois até a seus filhos e filhas, queimaram aos seus deuses”

Em palavras de hoje: esses pagãos observavam o dia do sol que é o domingo, os pagãos já observavam o domingo de páscoa que é a adoração do nascer do sol e esses pagãos davam seus filhos e o que fazem hoje? O ABORTO! O aborto é matar os filhos! é exatamente a mesma coisa que as pessoas estão a fazer hoje! É uma iniquidade!

“tudo o que eu te ordeno farás e nada acrescentarás nem diminuirás”

Em outras palavras: não vais adicionar essas coisas pagãs!

Você, afinal, está comprometido a verdade? e o que é a verdade? JO 17:17 diz:

“santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade”

Esta, a Bíblia, é a palavra de Deus, é a verdade!

Não é o que lês no facebook ou na mídia social ou nessa porcaria que anda por aí, nessa doutrinação de falsos pastores e desses ministros de nações que estão a mentir! E queridos irmãos a PALAVRA DE DEUS É A VERDADE!

Esse é o compromisso que fizemos no verdadeiro batismo a viver por toda a verdade da Bíblia! Não é só dizer: olha, eu sei de Jesus Cristo! É se arrepender e obedecer a todos os mandamentos de Deus! E precisamos de guardar esta preciosa verdade! Ou permitirmos que a verdade de Deus seja deturpada ou destruída ou alterada e as vezes é só um bocadinho e depois mais um outro e depois mais um outro e depois estão em outro planeta!

Queridos irmãos, muitos cristãos no passado permitiram desviar-se da verdade com os anos e quando uma pessoa facilita o pecado, facilita uma ação incorreta, facilita quebrar a lei de Deus ou permite qualquer forma de misturar a verdade de Deus com ideias falsas e pagãs então não estará a seguir o caminho de sinceridade e verdade.

Sim, porque o que acontece hoje em dia você lê em 2 TM 2.3-4 diz:

“que tem coceira nas orelhas e querem seguir coisas erradas” é o que se passa e muito hoje em dia com as pessoas e precisamos de ter cuidado com isso e também vejam em JD 1:3 diz assim ao fim:

“batalhem diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”

Estamos a nos manter na verdade? Ou estamos a nos desviar? Vejam 1 CO 11:29 diz:

“pois, quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si”

Está falando aqui da Páscoa que está completamente conectada com os dias de pães asmos e diz: quando pecamos, quando permitimos sincretismo, misturar a verdade com um pouco de mentira, estamos a nos desviar e não estamos a discernir o corpo de Cristo nem a igreja.

Então, começamos a desviar-nos e a dizer a outras pessoas: eu tenho esta ideia e tenho este melhor conhecimento da profecia e que vocês nem a igreja de Deus entende embora eu? Tenho mais sabedoria que vocês! Tenho esta coceira nas orelhas! E tenho esta ideia diferente! E quando você começa a fazer isso, começa a criar divisão no corpo e começa a se desviar da verdade.

E por isso precisamos de ter cuidado de nos julgar a nós próprios para não sermos julgados e ter cuidado que não estamos a desviar deste modo e você? Amas a verdade? Que foi dada uma vez aos apóstolos? A verdade que nos foi dada inicialmente?

Ou você está a seguir uma ideia diferente? Óh, eu tenho esta ideiazinha que se torna o meu ídolo e você começa a se desviar da verdade e em 2 TS 2:3 diz:

“ninguém de modo nenhum vos engane porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição”

E este homem que vai enganar o mundo e que vai levar o mundo ao pecado, e mais, e mais pecado!

Esta apostasia em parte já aconteceu embora possa acontecer ainda mais e este homem da iniquidade virá! E no v. 9 lemos:

“o aparecimento deste iníquo é segundo a eficácia de satanás com todo o poder e sinais e prodígios da mentira e com todo o engano da injustiça aos que perecem porque não acolheram o amor da verdade”

Não se submetendo a justiça de Deus! E não acolheram esse amor da verdade para serem salvos! E você? Estás a acolher o amor da verdade? E veja no v. 8 diz:

“ora, então será revelado de fato o iníquo”

E queridos irmãos este iníquo ainda está por vir porque diz aqui:

“a quem o Senhor Jesus matará com o sopro da sua boca quando Jesus vier e destruí-lo pela manifestação da sua vinda”

E por isso é um ser humano que estará a viver quando Jesus Cristo vier e por isso irmãos a verdade é um assunto muito grande e que abrange todos os princípios do verdadeiro cristianismo de acordo com a palavra de Deus e abrange uma grande quantidade de maneiras de nos conduzirmos e vivermos que é o caminho de Deus!

Queridos irmãos, nós precisamos de manter e observar estes dias dos pães asmos tirando o fermento do pecado das nossas mentes e dos nossos corações completamente durante a nossa vida inteira, e não só durante estes sete dias deste simbolismo e devemos fazer isso em sinceridade e verdade.

Uma sinceridade nas nossas mentes e nos nossos corações com humildade e com um verdadeiro compromisso de obedecer a Deus com um verdadeiro significado da maneira que vivemos e que não seja uma maneira de hipocrisia; e sim uma maneira que seja de sabedoria lá do alto.

E por outro lado sem nos desviarmos da verdade e não é um caminho que estamos a pecar e também não é um caminho que estamos a misturar ideias pagãs com a verdade bíblica e por isso não tenham coceira nos ouvidos!

Agarrem-se a verdade que foi uma vez dada aos irmãos! Então leiam em 2 TS 2:15:

“assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que foram ensinadas, seja por palavra ou seja por epístola nossa”

Que é dos apóstolos e que a igreja de Deus Unida está a seguir.

“ora, Nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, Nosso Pai, que nos amou e deu eterna consolação e boa esperança pela graça console o vosso coração e vos confirme em toda a boa obra e boa palavra”

Queridos irmãos, a minha oração é que vocês se mantenham firmes tanto na verdade, e como obedecer a Deus e firmes em serem sinceros! E que assim estes dias de pães asmos sejam muito benéficos para vocês e que Cristo possa direcionar os vossos corações e também o meu no caminho da direção do amor de Deus para sinceramente estarmos bem firmes à verdade até ao fim!