Submetendo-se à Obra do Espírito Santo

Você está aqui

Submetendo-se à Obra do Espírito Santo

Download (Baixar)
MP3 Audio (49.64 MB)

Download (Baixar)

Submetendo-se à Obra do Espírito Santo

MP3 Audio (49.64 MB)
×

Nesta crise do fim as pessoas estão à busca de quem é a culpa disto tudo. E há várias acusações, desde o governo e políticos, a grandes organizações e seus líderes, mas o verdadeiro culpado numca é mencionado. Pois ele se esconde, porque na realidade é uma guerra espiritual. Este sermão descreve como nos podemos submeter à Obra do Espírito Santo de Deus, para podermos vencer esta guerra espiritual.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Estamos entrando na grande crise do fim e de quem é a culpa? Si, geralmente as pessoas gostam de fazer perguntas e perguntar: de quem é a culpa? Por que as pessoas estão a dizer: de quem é a culpa?

Estão a acusar uns aos outros e sim quando fazem estas acusações há sempre um certo grau de verdade as infelizmente também há um certo grau de pontos incorretos nessas acusações.

Porque ao fim de contas o que estão a negligenciar completamente o verdadeiro culpado.

Sim, dizem: olha é este político ou esta pessoa ou este membro ou partido político ou esta atitude das pessoas ou é isto ou aquilo ou é uma certa indústria ou é um grupo de industriais ou é a tecnologia ou uma certa pessoa ou líder da tecnologia ou outra pessoa e estas ideias não param e acusações no face e estórias de pessoas a criticarem e a dizer mal e isto ou aquilo e outro e não param.

Algumas são completamente ridículas dizendo por exemplo que a terra é plana e está claro que vimos claramente pelas fotos todas que vemos que aterra não é plana e sim uma bolhazinha belíssima e a dizer: ah não são truques fotográficos.

Oh irmãos abram os olhos e não estejam a dizer mentiras, oh não porque a Bíblia diz isto ou aquilo que não é, não diz queridos irmãos e não sejam iludidos e depois vem estórias no face a dizer: olha o uso de máscaras é um plano mundial a destruir o povo! E outras pessoas dizem: olha se os cristãos usam máscaras é porque não tem fé.

Máscaras está claro estou a falar desta presente coronavírus.

Queridos irmãos vejemos o que está acontecer e vejemos em MT 24 começando no v. 7 diz assim: “levantará nação contra nação; está a se ver as nações estão ase levantar umas contra as outras e estas coisas estão a aquecer e bem: e reino contra reino e haverá fomes e pestes e terremotos em vários lugares”.

Mau tempo, terremotos, e queridos irmãos isto está a acontecer e depois diz: “porém, tudo isto é o começo das dores”; é como as dores de parto é simplesmente o começo das dores, ficando cada vez maiores e mais intensas e mais fortes e mais frequentes.

E depois diz: “vocês vão ser odiados”; e isto ainda vai acontecer irmãos, infelizmente ainda vai acontecer ainda mais.

E depois diz no v. 10: “neste tempo e nesta era muitos hão de se escandalizar”; queridos irmãos as pessoas estão a se escandalizar com coisas que dizem por exemplo na mídia social e sei lá que mais, notícias e no face e sei lá que mais e estão a dizer coisas que parecem completamente escândalos.

Como é que as pessoas podem dizer coisas como as que dizem? Simplesmente queridos irmãos devemos ter cuidado, por favor, cuidado.

Diz assim: E depois vão se levantar e vão se trair e odiar uns aos outros”; queridos irmãos o que estas coisas estão a fazer é pessoas a começarem a se zangar umas contra as outras e estão a criar esta atitude de zanga por causa do que uma pessoa pôs na internet, ou telefonou ou outra falou com outra e isso não é assim e pum! Aquilo debaixo desta tensão e ansiedade do que está a acontecer as pessoas estão a ficar assim cada vez mais fáceis de explodir.

Queridos irmãos precisamos de ter cuidado, por favor.

E depois diz: “e por isto se multiplicar; esta iniquidade se multiplicar, sim, é iniquidade pois as pessoas estão a dizer mentiras aí e sim, muitas coisas são verdade mas tem um bocadinho de mentira aqui ou acolá e assim vão criando opiniões incorretas.

Cuidado por causa disso o amor se esfriará e queridos irmãos estamos a ver isso hoje em dia pois o amor de muitos está a se esfriar e mesmo entre cristãos!

Queridos irmãos temos que perseverar até o fim e por que? Porque as pessoas não estão a por o foco e focar no que é importante que é que temos que pregar a BOA NOVA DO REINO DE DEUS!

E sim alguns de nós vãos pregar e estamos a pregar, sim, e temos que focar nisso mas temos que por a mente e as nossas energias no que é importante.

O que se passa é que as pessoas estão envolvidas em coisas sem valor! Coisas que não resolvem nada! Negligenciando o grande culpado e grande conspirador, o maligno que é satanás.

Sim, porque ninguém menciona nele, mencionam que é este partido político, aquele presidente ou outro presidente ou esta ou outra pessoa, este país ou aquele país mas não estão a mencionar o culpado por isto tudo.

Queridos irmãos temos que reconhecer o verdadeiro inimigo que é o maligno e que é satanás que é a nossa fraqueza da carne e não podemos estar a subestimar e não podemos a subestimar que é por causa de outra pessoa! Porque não é! Porque o maligno se esconde e por que? Por que enquanto está escondido e não estamos a ver ele estamos a acusar outros!

Queridos irmãos precisamos estar a vigiar e orar para não sermos apanhados de surpresa.

Vejam aqui em 2 CO 4:2 diz assim: “rejeitamos as coisas vergonhosas que se ocultam!”.

Queridos irmãos precisamos de rejeitar as coisas vergonhosas deste mundo! Estamos a rejeitar isto por causa destas astúcias que as pessoas tem diz aqui: “não andando com astúcia”; sim, alguns destes comentários no face são muito espertos mas é uma astúcia perigosa e com intenção de causar problemas.

E depois diz: “precisamos de ter cuidado não adulterando a Palavra de Deus”; a Palavra de Deus diz quem é o verdadeiro culpado! Que é o maligno! Precisamos de ter cuidado porque isto é uma guerra espiritual e não é uma guerra de seres humanos de carne e sangue!

Sim, estas pessoas são peões de um jogo de xadrez mas o verdadeiro culpado é satanás;

“e por isso antes nós recomendamos a consciência de todo o homem na presença de Deus pela administração da verdade”; e a verdade é esta e precisam de ter cuidado!

Porque ao fim de contas esta Boa Nova do Evangelho que Paulo diz aqui em 2 CO se esta Boa Nova está encoberta e se as pessoas não veem esta Boa Nova do Reino de Deus porque há uma única esperança que há para este mundo queridos irmãos que é a vinda do Reino de Deus!

Não são estes políticos ou esta pessoa e este ou aquele governo e sim é o governo de Deus a reinar na terra e é a única esperança que nós temos!

Queridos irmãos as pessoas não veem isto porque estão perdidas como se lê no v. 3 e por que? Porque o deus deste século, o maligno, satanás está a cegar as pessoas que não estão a crer nesta verdade! Estão a cegá-los! Estão a cegar o entendimento dos incrédulos daqueles que não estão a crer na verdade que é a única esperança é a vinda do Reino de Deus!

E não vai ser nenhum governo ou governante, políticos vão votar para outro governante e outra pessoa; queridos irmãos isto é tudo em vão!

Queridos irmãos por que? Porque o deus deste século não quer que resplandeça a luz! A luz de que? Da Boa Nova da glória de Cristo! E o que quer dizer a Boa Nova da glória de Cristo? A Boa Nova da glória que Cristo tem o qual é a imagem de Deus e qual é essa Boa Nova? É que nós vamos ter a possibilidade de termos a mesma glória de sermos glorificados como Ele é glorioso e este é que é o grande plano de Deus para sermos filhos e filhas de Deus com a glória de Cristo!

Queridos irmãos o que estamos a ver entre cristãos, si, entre membros da igreja é que muitos não estão a ser prudentes nestes assuntos hoje em dia.

Leiam comigo se faz favor em MT 25 diz assim e está a falar das 10 virgens: “e o Reino dos céus é semelhante a 10 virgens tomando as suas lâmpadas saíram a encontrar-se com o noivo e 5 delas eram néscias; eram imprudentes, eram loucas uma maluquice o que as pessoas estão a dizer aí eram loucas e não eram prudentes; “e outras 5 eram prudentes”.

Queridos irmãos isto está a dizer que 50% da igreja e vocês olhe para vocês e metade de vocês se isto é aplicável a nós que eu acho que é precisamos de ter cuidado se somos prudentes ou não!

E diz assim: “umas foram prudentes e outras não foram”.

Queridos irmãos por isso que diz ao fim do v. 13 de MT 25: “vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia e nem a hora “; tenham cuidado e sejam prudentes e não sejam loucas.

Precisamos a estar a pensar nas coisas lá do alto.

CL 3 começando no v. 1 diz assim: “portanto buscai ressuscitar junto com Cristo se fores ressuscitados”; e como? Após o batismo do compromisso que fizemos simbolicamente fomos ressuscitados com Cristo; e buscai as coisas lá do alto onde Cristo vive e ponham a mente nas coisas importantes e não nestas coisas do mundão.

“Não nas coisas aqui da terra porque morreste”; e morreste mesmo? Quando fostes batizado morreste de fato? Mataste de fato as tuas paixões da carne? Ou estás a ter estas atitudes de novo?

Depois diz no v. 4: “que Cristo que é a nossa vida se manifestar então vós também sereis manifestados com Ele em glória!”

Queridos irmãos esta é a Boa Nova da luz da glória de Cristo e do Evangelho da glória de Cristo e que vai estar em nós.

“fazei, pois, morrer a vossa natureza humana seja o que for: prostituição, impureza, paixão, lascívia, desejo maligno, avareza que é idolatria, ora nestas coisas andaste”; ou andaste de fato ou ainda andas??

“noutro tempo quando vivias nelas ou ainda vives nelas? Agora, porém, despojai-vos igualmente de tudo isso: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar; isto é, blasfêmias e coisas desse gênero; não estejam a mentir uns aos outros uma vez que tiraste fora o velho eu; o velho homem”.

E no v. 10: “e estejam a por o novo homem”; para refazer e isto é uma renovação completa; “para o pleno conhecimento da imagem Daquele que o criou no qual não pode haver grego nem judeu, nem incircuncisão ou circuncisão, ou bárbaros, citas, escravos”; isto é, não pode haver racismo e não pode haver nenhuma dessas coisas e temos que ser uma imagem nova!

Queridos irmãos o nosso papel no mundo do amanhã depende no que fazemos agora; satanás é o inimigo e não o nosso governo e partidos políticos, não a tecnologia, não o homem seja este homem este ou aquela coisa, não esta ideia e esta teoria que as pessoas tenham.

E por isso queridos irmãos minha pergunta hoje é: ESTAMOS A SUBMETER E A USAR O PODER QUE DEUS NOS DÁ PARA VENCER ESTA BATALHA CONTRA O ESPÍRITO DESTE MUNDO, QUE É O ESPÍRITO DE SATANÁS E DO MALIGNO, PARA VENCER ESTE ESPÍRITO QUE ESTÁ A INFLUENCIAR A NATUREZA DA NOSSA CARNE E A FRAQUEZA DA NOSSA CARNE?

Pois isto ao fim de contas irmãos é uma batalha mental e espiritual!!

E por isso vamos ver alguns pontos hoje irmãos acerca de como usar o poder de Deus!

Vejamos aqui: primeiro temos que provar o espírito. Temos que provar estas pessoas e ideias e princípios que as pessoas estão a nos dizer se isso é verdade ou não? Estamos a provar isso ou não?

1 JO 4:1-6 diz assim: “amados não deis crédito a qualquer espírito”; não deis crédito a quaisquer ideias destas pessoas ridículas, louquices, loucura e não dês crédito a isso!

“prova se o espírito procede de Deus ou não”, prova-se se estas ideias ou conceitos ou estas coisas vem de Deus ou não.

“porque muitos falsos profetas”; muitos espíritos, muitas falsas pessoas, muitas ideias, muitas pessoas com as suas teorias estão pelo mundo fora e isso é verdade.

“e por isso nisto reconheceis que o Espírito é de Deus aqueles que confessam que Jesus Cristo veio em carne é de Deus”; estão a confessar que Cristo de fato veio na carne e morreu por nós e por que? Para Ele nos comprar e nos redimir e pagar o preço dos nossos pecados gratuitamente por nós para Ele ir para o céu e ser o nosso advogado de defesa para Ele ser o nosso sumo sacerdote e ser o nosso intercessor e Ele intervir por nós para que sejamos perdoados conforme nós nos aproximamos durante o trono da vida e estejamos nesse novo caminho pedindo perdão.

Estamos a confessar que Jesus Cristo veio de fato na carne e pagar pelos nossos pecados com a vida Dele e a vida Dele não era só física mas vida eterna que Ele tinha e que Ele deu e morreu por nós mas porque Ele obedeceu ao Pai e porque Ele teve fé que o Pai o ressuscitaria e o Pai o ressuscitou!

Queridos irmãos temos que confessar e acreditar pois isto é crítico e é base!

“porque todos que não confessam que Jesus Cristo não veio em carne não procede de Deus pelo contrário este é o espírito do anti cristo”.

Quantas pessoas andam aí e não entendem que Jesus Cristo morreu! E esteve morto por 3 dias e 3 noites e se o Pai não o tivesse ressuscitado Ele teria ficado morto mas porque Ele obedeceu até o fim nós temos um Salvador.

E diz no v. 4: “filhinhos vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas e maior é a glória que está em vós do que aquele que está no mundo e eles procedem do mundo por essa razão falam da parte do mundo e o mundo os ouve”.

Queridos irmãos vocês estão a a ouvir essas asneiras? Esta porcaria que está na internet? Ou não? Vocês estão a ser prudentes ou não?

“nós somos de Deus aqueles que conhecem a Deus e ouvem”; cuidado irmãos! Cuidado e provai as Escrituras.

Vejam em AT 17 vemos aqui as pessoas que eram da Beréia e eram mais nobres e no v. 10: “e segundo o seu costume os irmãos da Beréia e eram mais nobres que os de Tessalônica e receberam a Palavra com toda a avidez examinando as Escrituras”.

Examinando a Bíblia e você está a examinar a Bíblia? A ver se de fato as coisas eram assim ou não.

Queridos irmãos isto é uma guerra espiritual e veja aqui em EF 6:12 diz assim: “porque a nossa luta não é contra sangue e carne”.

Queridos irmãos vocês não estão a lutar contra estas pessoas que estão a colocar essas opiniões no facebook, ou seja, o que for pois essa não é a nossa luta!

“a nossa luta é contra estes dominadores deste mundo tenebroso contra essas forças espirituais do mal nas regiões celestes”; contra o maligno e os seus demônios que estão a servir a ele.

E por isso diz: “ponham a armadura de Deus” e depois está a descrevera guerra espiritual pois temos que ter uma armadura de Deus e depois no v. 17 diz assim: “ponham a espada do espírito” que é o que? Que é a Bíblia; a espada do espírito e você sabe usar a espada bem?

Queridos irmãos temos que usar a espada do espírito e esta espada de Deus que é a Palavra de Deus e é a Bíblia e vejam aqui em HB 4:12 é uma espada de 2 gumes e é uma espada muito efetiva diz assim: “porque a Palavra de Deus é viva e eficaz e muito mais cortante que qualquer espada de 2 gumes e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

Queridos irmãos é o que nós precisamos estar bem aptos a usara espada do Espírito que é a Bíblia!!

Queridos irmãos precisamos de usá-la corretamente e o Espírito de Deus nunca nos desvia da verdade e foquem a vossa mente e os vossos pensamentos na Bíblia porque o Espírito de Deus nos guia em toda a verdade.

Vejam aqui em JO 16:13 diz assim: “quando vier porém o espírito da verdade Ele os guiará a toda verdade”; o Espírito de Deus nos guia a toda a verdade e o Espírito de Deus glorifica Deus! Não é Ele próprio mas glorifica ao Pai! A Deus!

Vejam aqui no v. 14 do mesmo capítulo: “Ele me glorificará”; vai glorificar Jesus Cristo e vai glorificar o Pai; “porque há de receber o que é meu que há de anunciar tudo o que o Pai te é meu e por isso que vos disse que o que receber do que é meu e há de anunciar que vai glorificar a Deus”.

Queridos irmãos com o Espírito de Deus reconhecemos a única ajuda que podemos ter é a ajuda de Deus.

1 Co 5:6 diz assim: “não é boa a vossa jactância”; não é boa a vossa auto glorificação, não: “não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Temos que glorificar a Deus e a glória é de Deus e não é nossa!

Queridos irmãos o que Deus quer em nós? Vejam em IS 66:2 vamos ver que tipo de atitude Deus quer em nós e diz assim: “diz o Senhor: o homem a quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha Palavra”; a Palavra de Deus que é a Bíblia e por isso precisamos de ser humildes, coração como diz aqui uma pessoa que seja de espírito abatido e aflito, um coração humilde e tremendo e respeitando a Palavra de Deus que é a Bíblia.

Queridos irmãos e isto é o que precisamos de ter: uma atitude que é contristada e que nos conduz ao arrependimento como Paulo disse em 2 CO 7 quando ele escreveu esta segunda carta ele escreveu nos v. 8-10 diz assim: “embora eu tenha feito vocês tristes na primeira carta não me arrependo” e depois diz assim no v. 9: “agora me alegro não porque fostes contristados mas porque fostes contristados para arrependimento”; si, eu fiz vocês tristes quando fui forte e disse a vocês o que precisavam de fazer  mas isso deu um bom fruto e um bom resultado e por que? Porque vocês se arrependeram.

Isto é o que precisamos de ter: o arrependimento, isto é, contristados segundo Deus e não é dizer: olha, desculpe, desculpe e amanha vai fazer a mesma coisa.

Temos que ser arrependidos e temos que mudar e eu sei irmãos que é difícil mas temos que por isso bem focado aqui na mente pois o nosso inimigo querido irmãos não é este presidente ou aquele presidente ou este governo ou este partido político poiso nosso inimigo é satanás e nossas próprias fraquezas que estão a ser influenciadas por satanás, irmãos! E nós precisamos do Espírito de Deus para vencer! E precisamos uma atitude contristada ao arrependimento.

E por isso quando vemos os nossos pecados temos que confessar a Deus e quando magoamos a outra pessoa temos que pedir desculpas e confessar o que fiz de errado.

E por isso que lemos em TG 5:15-16 diz assim: “e a oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o levantará e se houver cometido pecados ser-lhe-ão perdoados. Confessai os vossos pecados”; admitam, primeiro a Deus, está claro, primeiro a Deus mas se vocês magoaram um irmão ou irmã tenham a coragem e a vicissitude e força para dizerem: irmão, perdoe-me! Eu fiz mal contra você e agi incorreto e está claro que a outra pessoa tem que ter a coragem de dizer que sim, perdoo.

Isso é que precisamos de ser, pessoas que cara a cara podem dizer: sim, eu fiz isto errado e admitir e ter coragem de admitir; sim, sim, não, não, pão, pão, queijo, queijo! Tem que ser exatamente o que somos, admitir o erro e dizer e queridos irmãos temos erros.

E queridos irmãos isto demora tempo pois não é num minuto: olha, olha o meu coração e amo a Deus e já estou pronto e completamente perfeito, não, não estamos, pois, temos que vencer as fraquezas da carne e temos que ter essas dificuldades para provar que de fato somos fieis e que temos sido fieis debaixo de toda a dificuldade até o fim para realmente Deus saber que somos pessoas de caráter e com o caráter de Deus e fieis como Deus é fiel.

E por isso queridos irmãos o Espírito de Deus o espírito de Deus nos ajuda a renovar sermos diferentes e um dos pontos que precisamos começar por exemplo é ser sujeito as autoridades.

Vejam por exemplo em TT 3 porque hoje e dia queridos irmãos neste mundo quando há esses problemas e estas demonstrações públicas estas pessoas não estão a demonstrar respeito as autoridades e sem as autoridades fazem erros, não há nenhuma autoridade que seja perfeita mas queridos irmãos temos que respeitar a autoridade pois isto é instrução bíblica.

Vejam aqui em TT 3:1: “lembrem-se os sujeitos as autoridades sejam obedientes e sejam prontos para toda boa obra não difamem a ninguém nem sejam altercadores mas cordatos provas de toda a mansidão e cortesia para com todos os homens pois nós também outrora éramos néscios; isto é, éramos imprudentes, éramos pessoas loucas; desobedientes, escravos de toda a sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando uns aos outros; éramos mas não devemos de ser agora irmãos; quando, porém, se manifestou a benignidade  de Deus Nosso Salvador e o seu amor para conosco, não por obras de justiça predicadas por nós mas segundo a sua misericórdia Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito”.

O Espírito nos regenera e nos renova; é como este ponto de por exemplo completamente renovar ao extremo e é o que é completamente renovado através da graça de Deus pelo Espírito Santo de Deus.

Queridos irmãos nós somos regenerados e somos reprocriados e reconcebidos e reengravidados digamos assim, está claro que não somos, mas é este simbolismo físico que está aqui a dizer somos regenerados pelo Espírito Santo de Deus quando Esse se junta no espírito do homem no homem.

Vejam em 1 JO 3:9 diz assim: “todo aquele que é nascido (a palavra grega aqui é quenau que quer dizer, regenerado ou reprocriado ou reconcebido) e que é regenerado de Deus não vive na prática do pecado pois o que permanece nele é a divina semente (a palavra semente aqui no grego é sperma, é a divina sperma, é a divina semente que procede do Pai e esta essência de Deus no DNA de Deus que vem a nós pela autoridade de Jesus Cristo).

“ora esse não pode continuar vivendo pecando”; não pode continuar na prática do pecado e temos que mudar e ter um arrependimento verdadeiro e completo.

“porque é nascido, isto é, regenerado, de Deus”; foi reconcebido, uma segunda vez por Deus.

Vejamos 1 PE 1:23 diz assim: “pois fostes regenerados não de semente corruptível mas de semente incorruptível”; esta semente é incorruptível, sim, quando fomos gerados e concebidos, quando fomos procriados pela primeira vez pelo nosso pai físico fomos procriados por uma semente corruptível por uma esperma corruptível mas agora quando somos regenerados pela segunda vez pela semente do Espírito Santo de Deus uma semente incorruptível somos então regerados, somos de novo, digamos assim, concebidos uma segunda vez.

Queridos irmãos vejam aqui em JO 14:16 diz assim: “e eu rogarei ao Pai que enviará outro Consolador”; Jesus Cristo está a dizer que vai pedir ao Pai para Ele vos enviar outro Consolador, isto é, o Espírito Santo de Deus; e diz assim: “para que sempre esteja convosco”; por que? Porque somos regerados e por isso somos uma pessoa nova concebida e está sempre conosco.

E diz: “isto é o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber”; só aqueles que estão ou vão ser filhos de Deus e está claro mais cedo ou mais tarde Deus quer que todas as pessoas venham a recebê-lo ao seu tempo e não é porque somos melhores que os outros pois cada um tem o seu tempo e cada um à sua hora.

E por isso diz assim que o mundo não o pode receber e por que não o poder receber? Porque na maneira do mundão sem arrependimento não o podem receber, sim, quando se arrependerem vão e podem receber mas desta maneira do mundão com estas atitudes não o podem receber.

E continua: “as vós o conheceis porque Ele habita convosco”; está a falar aqui aos apóstolos que o Espírito de Deus estava com eles mas estará em eles no futuro neles!!

E veja aqui também no v. 26: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome”; no nome de Jesus Cristo e Este ensinará todas as coisas que o Espírito Santo ensinará.

É o Pai que nos envia o Espírito Santo em o nome de Jesus Cristo e através de Jesus Cristo, sim, é Jesus Cristo que nos envia, rogou e pediu ao Pai e o Pai o envia e então Jesus Cristo depois, digamos assim, decide como intermediário nos dá a nós.

Veja por exemplo em JO 15:26: “quando, porém, vier o Consolador que Eu vos enviarei da parte do Pai”; eu vos enviarei mas veio da parte do Pai, o espírito da verdade que procede do Pai; e diz: “Esse dará testemunho de mim”.

Queridos irmãos por isso   o Espírito de Deus que vem do Pai por isso o Pai é o Pai é o espírito que nos vai regenerar e vai, digamos assim, nos conceber e que vai reprocriar, digamos assim, nesta analogia física que entendemos que esta semente incorruptível que é esta semente divina.

Queridos irmãos nos vai renovar e uma das coisas que nos vai renovar é ensinar a sermos sujeitos as autoridades e por isso quando o Espírito de Deus precisamos de seguir a guia do Espírito de Deus!

Vejam aqui em RM 8:14 diz assim: “pois todos são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”.

Queridos irmãos guiados não são controlados há uma diferença entre ser guiados e controlados.

Isto é, Deus nos dá o Seu conselho, o Seu aviso, aponta: vem nesta direção e nós temos que fazer o nosso próprio esforço para fazer isso e temos que seguir esse caminho.

E por isso guiados é diferente de controlados e isto queridos irmãos é parte de sermos sábios e não néscios, lembram-se da parábola das 10 virgens? Precisamos de ser sábios e não imprudentes.

Queridos irmãos nós precisamos de seguir a árvore da vida, isto é, ter confiança nas instruções de Deus o que é bom e o que é mau.

Precisamos de evitar uma atitude de sermos imprudentes e precisamos de evitar uma atitude de sermos néscios!

Vejam aqui em EF 5:15 diz assim: “portanto vede prudentemente de como andais?”; por isso andem de uma maneira prudente e sejam prudentes e não como néscios e não como ignorantes e não como loucos e sim como sábios e por isso a parábola das 10 virgens somos néscios ou não e se somos sábios ou não.

“remindo o tempo porque os dias são maus”; cuidado, não percam tempo e desperdicem tempo.

“por esta razão não vos torneis insensatos as procurai compreender a vontade do Senhor”; tentem quanto possível entender o que Deus quer que nós façamos pra dar glórias a Deus.

E depois diz assim: “e não vos embriagueis com vinho na qual existe dissolução mas vos encheis-vos do Espírito!”; estamos a receber o Espírito e encham-se do Espírito e sejam cheios e tenham a mente cheia do Espírito Santo e como? Sujeitando-nos uns aos outros.

Como diz assim: “falando entre vós salmos e entoando e cantando e fazendo coisas corretas e dando graças a Deus”; e depois diz assim: “sujeitando-vos uns aos outros”.

Porque esta importância no ponto de se sujeitar? Sujeitar as autoridades e sujeitando-vos uns aos outros e por que? Porque queridos irmãos isto é a chave, a humildade é a chave uma atitude de ser ensinável e manso é a chave e foi um erro de satanás que teve falta de humildade.

E vocês podem ler isso e IS 14:13-14 e EZ 28:17; foi o pecado dele pois ele ficou arrogante e soberbo e depois daí está um problema porque Deus dá o seu Espírito aqueles que O obedecem! AT 5:32.

E por isso queridos irmãos para estarmos cheios do Espírito Santo de Deus devemos estar a obedecer a Deus e temos que ouvir as instruções Dele e fazer não só o que Ele quer que nós façamos mas queremos e devemos fazer o que Lhe dá prazer, o que Lhe agrada.

1 JO 3:21 diz assim: “amados se o coração não nos acusa e se temos uma consciência pura perante Deus, temos confiança diante de Deus e aquilo que pedimos Dele o recebemos porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante Dele o que é agradável”.

Estamos a fazer diante de Deus o que é agradável e o que agrada a Deus?

Temos um bom relacionamento com Deus e estamos a andar com Deus?

Queridos irmãos temos que ser zelosos e temos que ter este zelo e este desejo intenso de seguir o que Deus quer que nós façamos e de viver e praticar.

Vejam e 1 PE 3:13-17 diz assim: “ora quem é o que há de vos maltratar se forem zelosos do que é bom!”.

Quem é que vai tratar vocês mal se vocês são zelosos de fazer o que é bom?

“mas mesmo assim ainda que venham a sofrer por causa da injustiça bem aventurados sois!”.

“Não vos amedrontais, portanto, com as ameaças destas pessoas e nem fiqueis alarmados antes santificai a Cristo! dai honra e glória a Deus! Como Senhor em vosso coração estando sempre preparados a responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós mas fazendo todavia com mansidão e temor com boa consciência de modo que eles fiquem envergonhados com o vosso bom procedimento”.

Por isso queridos irmãos se vocês forem zelosos no que é bom e quando vão lhes fazer perguntas vocês vão responder com amor, carinho, mansidão e com temor a Palavra de Deus e com boa consciência mas não vão a estar a puxar para dentro da outra pessoa tudo e vão responder as perguntas que lhes fazem e isso é o que precisamos de fazer irmãos.

Responder quando existem questões a perguntas e responder com mansidão e temor!

Queridos irmãos Deus habita em nós quando temos o Espírito Santo de Deus e o Espírito Santo está em nós e Ele está conosco e quando somos batizados e regenerados está em nós somos a casa de Deus e somos a habitação de Deus e somos o templo de Deus.

Vejam então aqui em 2 CO 6:14-18 diz assim: “não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos porquanto sociedade que pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou comunhão da luz com as trevas? Ou harmonia entre Cristo e o maligno? Ou comunhão do crente com o incrédulo? Que ligação entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos o santuário do Deus vivente”; nós somos o templo de Deus! “como Ele próprio disse: habitarei e andarei entre eles”; e como? Através do Espírito Santo de Deus que é esta semente e essência de Deus que está em nós! E por isso Deus habita em nós que é a essência do Pai, a essência do Filho e ambos habitam em nós!

Porque é a mesma maneira de ser, da essência Deles, da mesma maneira de pensarem e da mesma maneira Deles verem as coisas; é a mesma atitude Deles e é o DNA Deles em nós.

“habitarei e andarei entre eles e eu serei o Seu Deus e eles serão o eu povo”.

Queridos irmãos é isto que precisamos de ser e por isso retirai-vos do meio do mundão, não estejam no mundão.

“retirai-vos do meio deles, separai-vos diz o Senhor e não toqueis em coisas impuras e Eu vos receberei e serei vosso Pai e vós sereis para mim filhos e filhas diz o Senhor”.

Queridos irmãos precisamos de praticar e precisamos de viver nesta maneira nova e precisamos de ser pessoas que estamos a imitar a Deus e a seguir a Cristo até que a promessa do Pai viesse vê-se isso no v. 4 para esperarem em Jerusalém e depois diz assim no v. 8: “mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”; quando vocês receberem o Espírito Santo vão receber poder! Este poder nos capacita para vencermos e nos dá a capacidade e habilitação, a força e a energia para poder vencer e temos que a usar! Temos que a usar!

E por isso que diz em 2 TM 1:7: “porque Deus não nos tem dado um Espírito de temor e covardia mas de poder!”; Deus nos dá o Espírito de poder! E de amor e de moderação e isto é uma mente sã e moderada.

Vejam também no capítulo 3 do mesmo livro e da mesma epístola 2 TM 3:5 diz assim: “nós estamos a ver aqui estas pessoas que são traidoras, egoístas, avarentos e ataviados e enfatuados fora dos prazeres do caminho de Deus que essas pessoas tem a forma de piedade e tem a forma de serem e parecem ser religiosos e isto é uma forma de religiosidade mas negam entretanto o poder!”.

Negam o poder do Espírito Santo pois não estão a por em prática este poder para vencer as fraquezas da carne!

Por isso queridos irmãos temos de usar o poder do Espírito Santo para vencer as influências demoníacas e a fraqueza da carne que estão a controlar estas pessoas pois o Espírito de Deus não nos controla e sim nos guia mas satanás quer controlar as pessoas e quer nos fazer escravos e nós temos que voluntariamente nos submeter à obra do Espírito Santo de Deus!

Este Espírito Santo então e este poder nos ajuda e nos assiste a vencer até nos assiste quando temos situações difíceis e nem sabemos o que dizer e as vezes os problemas e dificuldades são tão grandes, as doenças e o que sejam que são tão grandes e as ansiedades e as dificuldades são tão grandes que não sabemos o que dizer!

Não temos palavras e simplesmente estamos de joelhos e estamos a chorar e a pedir a Deus mas não temos palavras.

RM 8:26 diz assim: “também o Espírito semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza porque não sabemos orar como convém mas o Espírito intercede por nós de maneira com gemidos inexprimíveis”.

Queridos irmãos o Espírito Santo de Deus é o poder de Deus e é este poder o Consolador e este poder que nos assiste quando estamos a orar.

Queridos irmãos quando estamos numa crise é como nós pegássemos no telefone e dizer: AJUDA!! Pego neste telefone vermelho, digamos assim, e este telefone vermelho tem contato direto ao Pai e Ele responde sempre! Não diz: trim, trim, trim, olha este número está ocupado e deixe uma mensagem se faz favor.

Não! Quando estamos a orar e pedir a Deus Ele responde logo! Não está ocupado e não vai para o voice mail pois Ele responde logo!

Ele é o nosso Consolador, o parakletos, aquele que assiste, aquele ajudador, aquele poder de Deus e essência de Deus que o Pai prometeu a nos enviar pois Jesus Cristo pediu e que procede do Pai e enviado pelo Pai em nome de Jesus Cristo como lemos em JO 14 e em JO 15.

Queridos irmãos o Espírito de Deus também testifica com nosso espírito que é o espírito do homem no homem.

Queridos irmãos quando estamos a falar do espírito do homem no homem não estamos a falar de outra pessoa estou a falar do eu espírito e da minha essência que está aqui dentro de mim mas o Espírito de Deus é a essência de Deus que se junta com o espírito do homem no homem para causar esta regeneração.

E este Espírito testifica com o nosso espírito do homem no homem que somos de fato filhos de Deus.

Vejam aqui em RM 8:16: “o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus, e ora se somos filhos somos também herdeiros”; e herdeiros de que? Herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.

Herdeiros de Deus e herdar Deus! Estão a entender? Herdar Deus e coerdar com Cristo!

“E se com Cristo sofremos também com Cristo seremos glorificados”.

Esta é a luz do Evangelho da gloria de Cristo que nós podemos ter como filhos e filhas de Deus mas para Deus nos dar esta glória temos que passar as provações irmãos para provar que de fato vamos ser fieis até ao fim porque Deus não quer mais satanás no Reino Dele.

Queridos irmãos vejam comigo em 1 JO 3:1-2 diz assim: “vede que grande amor nos tem concedido o Pai”; Deus Pai está a nos conceder um amor grande e o que é o amor? “a ponto de sermos chamados filhos de Deus!” E de fato somos filhos de Deus pois somos gerados pelo Pai! Ou regenerados ou reconcebidos espiritualmente.

“por essa razão o mundo não nos conhece porque não conheceu a Ele mesmo (não conheceu a Deus); amados agora somos filhos de Deus”

Mas é como este embrião que está a crescer no ventre da mãe e ainda não nasceu e não veio ao mundo, digamos assim, o mundo físico ainda está dentro do ventre da mãe nesta analogia e por isso nós ainda estamos dentro da igreja que é a mãe e ainda não nascemos de novo ainda não fomos ressuscitados como seres espirituais.

“e por isso ainda não se manifestou o que havemos de ser” e por que? Porque isso vai ser manifestado na vinda de Cristo quando vamos ser ressuscitados ou se ainda estivermos a viver quando Jesus Cristo vier vamos ser transformados a seres espirituais e por isso diz: “sabemos que quando Ele se manifestar ou quando Jesus Cristo vier seremos semelhantes a Cristo porque havemos de vê-lo como Ele é”.

Vamos ser co-herdeiros com Cristo e vamos ter a mesma glória e está claro menor mas do mesmo gênero do tipo de glória.

Queridos irmãos quando nos submetemos ao Pai e ao seu Filho Jesus Cristo Nosso Salvador submetemos também a usar o poder que Eles estão a nos dar que Jesus Cristo rogou que o Pai enviou e autorizou e procedeu para que Jesus Cristo anos dar a assistência Deles e a essência Deles como disse que procede do Pai e sermos filhos de Deus e irmãos de Cristo.

E então nós devemos produzir fruto porque Jesus Cristo é a videira e o Pai é o agricultor como vemos em JO 15 e precisamos de produzir frutos com a ajuda do Espírito Santo de Deus e como lemos em GL 5:22-26 vejam comigo se faz favor diz assim: “mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade (paciência), benignidade (amabilidade), , gentileza, bondade, uma fidelidade (isto é, ser fiel até o fim), uma mansidão (isto é, ser ensinável), é domínio próprio”.

Queridos irão todas estas coisas é o que o Espírito nos dá e vamos ter estas características todas e vamos ter amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e ter domínio próprio; e vamos ter isto tudo!

Não é um ou outro e sim é tudo! Este é o fruto do Espírito Santo de Deus e então com este fruto e com estes atributos estamos equipados e armados e habilitados e para que? Para combater os ataques que nos virão que são ataques do maligno.

Sim, virá através de pessoas físicas mas quem está atrás disso que essas pessoas as vezes nem sabem e atrás disso é o maligno!

E por isso queridos irmãos ao invés de estarmos envolvidos em argumentos que dividem e que não produzem nada bom e estarmos envolvidos nestas acusações devemos é de ser pacificadores e sermos servos de Deus e devemos assim a estar treinados para governar com Cristo no mundo de amanhã!

Queridos irmãos o nosso inimigo não quer que estejamos focados no espiritual e quer nos distrair porque a verdadeira luta é contra o maligno e contra os seus cúmplices da maldade dos seus demônios.

O maligno quer por outro lado a lutar uns com os outros com pessoas físicas e assim estamos a nos auto destruir.

Lembrem-se que Deus está no auto controle e Deus não está a perder esta guerra pois Ele está em completo controle e está a permitir isto e por que?

Para aprendermos a ser fieis e desenvolvermos o caráter de Deus e para sermos filhos e filhas de Deus com a glória de Cristo no Reino de Deus!

Queridos irmãos como Paulo disse aos romanos: “porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que nos há de ser revelada e por isso irmãos submetam-se à obra do Espírito Santo”.

E Paulo na epístola aos romanos conclui dizendo: “o único Deus sábio que seja dada a glória por Jesus Cristo para todo o sempre, AMÉM”.