Tempo e Juízo: O relógio e a bússola

Você está aqui

Tempo e Juízo

O relógio e a bússola

Download (Baixar)
MP3 Audio (24.59 MB)

Download (Baixar)

Tempo e Juízo: O relógio e a bússola

MP3 Audio (24.59 MB)
×

Eclesiastes 8:5 diz "o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo" (versão Almeida Corrigida e Fiel) . Somos sábios? Temos que usar o tempo sábiamente, pois um juízo nos espera.

Transcrição

Vocês já estiveram numa atividade em grupo: Em que foram postos num local e têm que chegar a um outro local (a uma meta) usando uma bússola e têm que chegar a esse destino dentro dum tempo determinado?

Na nossa vida física – começamos num local – e terminamos noutro (a nossa meta na nossa vida) e estamos usando a bússola espiritual sábiamente com o tempo limitado desta vida?

O que fazemos na nossa vida ...  terá importância a Deus? Sim! Como usamos o tempo que temos sábiamente é muito importante para Deus e para nós!

A gestão do tempo numca é fácil – mas ainda é mais difícil quando estamos lutando contra a carne e com os nossos desafios pessoais. Mas como sabemos se estamos usando o tempo corretamente? Como sabemos se estamos a seguir a direção da bússola espiritual no caminho do Norte espiritual?

Tiago 4:14 – a nossa vida é um vapor: há desafiados / existem confrontos / temos falta de tempo - Deus deu-nos um tempo pre-determinado na vida:  – temos um tempo limitado       

Atos 24:25 – E o juízo virá depois dum tempo...

Eccl 8:5-6 – “e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo. Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele" (ACF).

Temos que usar o nosso tempo no que Ele quer que nós façamos... 

E lembrem-se que o juízo: não é só condenação – é também um galardão do que tenhamos feito que é bom!

Eccl 9:10 – Use bem o tempo

Efé 5:16 – Remir o tempo

O meu tema é: "Use o tempo com sabedoria pois existe um juízo vindouro".

Descreverei três princípios para mantermos o relógio espiritual (o uso do nosso tempo) sincronizado com a bússola espritual.

A nossa bússola espiritual representa a nossa oportunidade de guiar as nossas vidas na direção que cumpra o propósito de Deus para a nossa vida... para cumprimos o propósito da nossa chamada: A nossa visão que Deus tem para nós! A meta da nossa vida!

Ou diguemos: Nesta analogia qual é o seu verdadeiro norte espiritual? Qualquer outra direção na bússula espiritual representa uma distração que não é na direção que Deus deseja que nós sigamos.

A "bússola espiritual" é a nossa direção espiritual que devemos caminhar, a intenção que devemos ter, o nosso propósito da nossa vida, a nossa motivação, o nosso golo e o  íntimo no nosso coração.

Princípio #1  Precisamos manter uma visão bem clara – ter a bússola espiritual sempre à mão

Efésios 1:17-19 – O espírito de sabedoria e revelação: conhecer Jesus Cristo que é a nossa meta

1 João 3:1-6 – Ser Filhos de Deus – permanecer Nele (em Jesus Cristo) ... porque há um juízo ao fim!

O Espírito de Deus e a palavra de Deus dão-nos a capabilidade de ter sabedoria, conhecimento, compreensão, esperança, fé, entender a graça de Deus, e termos uma plena apreciação da riqueza da razão de vida.

Esta bússola espiritual é acerca da nossa perspectiva e orientação, para estarmos orientados na direção do norte verdadeiro...

Efé 4:1-3 – Uma união requer sacrifício de nossa parte. Versículo 7: entendemos a graça (a bondade, a benignidade) de Deus? V13 – a nossa meta; o nosso objetivo; o nosso golo na vida; o nosso fim desta maratona é o pleno conhecimento de Jesus Cristo – o padrão é Cristo.

A "bússola espiritual" verifica a direção - estamos seguindo o Caminho sábiamente, como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo? E depois usamos o "relógio espiritual" - o tempo limitado que Deus no dá nesta vida - para caminhar na direção correta para atingir a meta – o fim – o padrão - que é o caráter de Jesus Cristo em nós. 

Conforme usamos o tempo que temos na nossa vida diária, encontramos situações, necessidades, tentações, desejos e desafios que, se não temos cuidado, podem-nos distrair da nossa razão fundamental da nossa vida e chamada Cristã para sermos filhos de Deus.

Por isso precisamos de coordinar a nossa búsola com o nosso relógio, para que conforme o dia passa, nós mantenhamos-nos no curso, na direção correta. Não podemos nos destivar para estarmos na prática do pecado, mas aliás - precisamos de estar na prática da Justiça de Deus – pois há um juízo ao fim desta maratona!

Já considerou alguma vez estes princípios como pontos críticos na gestão do seu tempo? Do seu "relógio espiritual" que representa (nesta analogia) como você usa o tempo limitado que Deus lhe dá na sua vida.

O que devemos fazer para manter o nosso relógio sincronizado com a nossa bússola?  

O autor Stephen Covey no seu livro dos "7 hábitos de pessoas efetivas", diz para pormos as primeiras coisas primeiro. O importante é manter o que é importante, como importante.

O 1º princípio que estou mencionando hoje, para manter o relógio sincronizado com a bússola é pois, manter a bússola sempre à mão, (em mente, espiritualmente): Isto é manter esta visão bem clara em sua mente: Meditanado nesta visã frequentemente!

Sal 1:2   Constantemente a pensar acerca da direção, do Caminho da lei de Deus. Manter a razão da nossa vida, o Reino de Deus, e a Sua justiça sempre em mente.

Mat 6:33 – O nosso destino é o reino de Deus, pois este destino nos dá direção e uma boa razão de viver.

O reino de Deus é o Reino dos Reis da Família de Deus. É o Reino dos Flihos de Deus, daqueles que seguem o padrão que é Jesus Cristo – aqueles que estão crescendo no conhecimento Dele!

Pois ele (Jesus Cristo) – é o nosso padrão; é o FIM – o objetivo final da LEI - sermos como Ele é. Vivermos sábiamente, discernindo o tempo e o juízo, para sermos parte do Reino de Deus – esse é o Norte espiritual

Princípio #2       Buscar a Sua Justiça (isto é - a justiça de Deus)

Como é que seguimos o Caminho - a direção do Norte Espiritual? Seguindo a Sua Justiça!

Mat 19:16-21 – Segue-me... a nossa primeira prioridade é seguir Cristo – é seguir os valores da natureza divina de Cristo. Essa é a nossa direção a seguir: Viver como Ele viveu! Ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo...

Mat 13:44 – Tudo é subordinado á 1ª prioridade; Seja a nossa educação, profissão, posessões, vida na sua família, etc. Sim precisamos ter esses (uma educação, profissão ...) pois todos esses ajudam-nos a desenvolver características importantes do Reino de Deus... mas esses (educação, profissão, possessões, família, etc) têm que ser secundárias à primeira prioridade: a busca do Reino de Deus!

E como podemos obter esse golo – essa meta? Só atravéz da prática da Justiça de Deus, a qual tem que ser a nossa primeira prioridade... Obedecendo a Deus - do modo - da maneira que Ele quer! E sim isso tem que ser um compromisso.

Rom 7:7, 12 – A lei é boa!
            V14 – mas eu falho – e falho muito! – E todos nós falhamos - pois fomos vendidos à escravidão do pecado 
            V16-21 – Nós queremos fazer o bem! Nós esforçamo-nos a fazer o bem...
            V22-25 – Mas simplesmente só é possível atingir esta meta, graças a Deus, pela Sua Graça. 

A Justiça de Deus é que eu busco! É o que você deve ser buscando! ​​​​​​​

Isaías 64:6 - Mas - note bem - não a minha auto-justiça – pois a minha justiça é simplesmente um pano imundo perante os olhos de Deus. Igualmente à sua. A nossa justiça é imunda perante Deus!  ​​​​​​​
          V8-9 – Nós somos barro nas mãos de Deus – precisamos orar para Deus nos ajudar a ser maleáveis – ser mansos – pedir: "perdoa-nos!" ​​​​​​​

Rom 7:25 – Sim: graças à Graça de Deus – à Sua benignidade – ao Seu perdão – à Sua bondade – à Sua misericórdia ... 

Rom 6:1-2 – E devido à Sua graça, então continuamos a pecar? – Não! Não estamos na prática do pecado! – Temos que mudar! Temos que nos arrepender!

Rom 8:1-3 – Não estamos condenados (nós estamos numa categoria especial) - por caisa do que Jesus Cristo fez pois Ele condenou o pecado. E agora - visto que não estamos condenados ... então o que devemos nos esforçar a fazer? ​​​​​​​
            V4 – devemo esforçar a cumprir os requisitos da Lei! “Para que a justiça da lei se cumprisse em nós” (ARC,ACF)

Rom 10:1-4 - Repetindo: Não é a minha / nossa auto-justiça! 

Gálatas 5:22-23 – Aqui estão exemplos desta bússola espiritual... do que nós precisamos de vir a ser... Que fruto... que qualidades de Deus, que valores fundamentais precisamos esforçar a ter com a ajuda do Espírito Santo de Deus. ​​​​​​​Aonde o nosso coração precisa de estar. O que precisamos de praticar – para sermos discípulos de Jesus Cristo primeiro.

Sim precisamos ser discípulos primeiro. Antes de podermos ensinar a outros. Sim temos que saber primeiro o que ensinar - temos que ser discípulos primeiro - e temos que saber - isto é ter experiência - pois caso contrário estaremos ensinando o errado. 

Princípio #3  Investir diáriamente na oração, estudo Bíblico e prática do Caminho de Deus
             – i.e. dedicar tempo a Deus da maneira que Ele quer!                               

Este uso de tempo é na realidade um investimento.

Embora este princípio seja tão óbvio e elementar, que quase que não parece valer a pena repetir. Mas como é tão importante que tem que ser repetido.

As 'Escrituras' (A Bíblia) relembra-nos que precisamos de:

  1. de buscar diáriamente a benção de Deus nos nossos esforços (Mat 6:10);
  2. e de procurar diáriamente nas escrituras pela sabedoria que nos guie no uso do nosso tempo na direção de salvação (o pão diário – Mat 6:11);
  3. de pedir para sermos socorridos das dificuldades diárias até ao socorro final - e para sermos socorridos (perdoados) precisamos de perdoar primeiro - só assim é o caminho da salvação no Reino de Deus (Mat 6:12-13).

Sal 127:1-2  - Tudo que fazemos é EM VÃO – é INÚTIL - Se Deus não está construindo – se Ele não é o nosso oleiro 
      – Tem que ser da meneira Dele – não da MINHA! - não da Nossa maneira!
      – Tenho que me submeter a Deus - Você tem que se submeter a Deus! 
      – Tem que ser pela justiça de Deus – SENÃO tudo é em vão – todo o trabalho, todo o esforço, é inútil!

Precisamos que Deus edifique a nossa casa, a nossa família, as nossas atividades diárias... precisamos de investir tempo em Deus e da maneira que Ele quer!

2 Tim 3:15  - O estudo Bíblico:  Sabes a Bíblia? – pois Ela (a Bíblia) te torna Sábio para a salvação ...

– Esse tempo de estudo é um bom investimento – um investimento na própria vida, diáriamente e para a vida eterna! E isto é para a salvação pela fé que há em Cristo. Note: a fé que há em Cristo (não é a nossa fé).

O estudo da Bíblia nos dá-nos ensinamento, correção diária da nossa bússola espiritual, para que usemos o tempo diáriamente numa maneira que esteja sincronizado com a bússola espiritual.

        V16-17 Sim para investirmos todas as nossas atividades da maneira que seja uma em que Deus eseja edificando nosso lar, nossa vida... Precisamos de pedir a Deus a Sua benção.

Isto é um investimento – de tempo para aprendermos diáriamente de como Ele quer que nós façamos!

Mat 13 - Vejam também a parábola do Semeador.    

       V22   OUVE a plavra do Reino (a bússola) - mas o problema é que os cuidados do mundo, as armadilhas do tempo no dia-a-dia de trabalho, a sedução das riquezas... os valores falsos, as prioridades falsas, SUFOCAM a palavra: desviam-nos da direção do Reino de Deus – do norte verdadeiro; e a nossa vida FICA INFRUTíFERA: .... Por quê? Porque estamos a desperdiçar o nosso tempo limitado que temos ; os nossos recursos limitados que temos: – Precisamos PRATICAR O CAMINHO de Deus. 

Como? Lembrem-se - precisamos de considerar sábiamente o caminho que estamos a seguir (Ageu 1:5 "Considerai os vossos caminhos" ACF):
Aqui seguem alguns exemplos SIMPLES de como seguir o Caminho de Deus:

Exemplo 1 - Usando o tempo limitado que temos. (Exemplo do Sábado)

Ex 20:8 -  Deus manda-nos lembrar o Sábado e devotar o dia inteiro a Ele

Isto é uma aplicação prática de termos o relógio sincronizado com a bússola.

Conforme nos relembramos do Sábado por todos os dias da semana, ​​​​​​​estamos constantemente a lembrarmos-nos de Deus, da Sua criação física, e da Sua Criação espiritual - que é a Sua chamada de nós, para entrarmos no Seu Reino, para sermos Filhos de Deus - ​​​​​​​imitando  Jesus Cristo - para sermos Seus discípulos...

Neste exemplo, “... para o santificar” - isto é para não poluir o dia do Sábado com atividades mundanas - isto é relacionado com o nosso uso deste tempo - deste dia no relógio espiritual para estar em sincronismo com a bússola espiritual.

Precisamos de nos Relembrar que o Sábado é na verdade tempo sagrado.

Mas notem que o mandamento não diz que só devemos de o observar no sétimo dia. Também diz que nos outros 6 dias da semana devemos de trabalhar - não podemos ser preguiçosos durante os outros dias da semana - e precisamos prepararmos-nos para o Sábado.

E este princípio também é aplicável aos outros dias Santos – aos Sábados anuais. (Este o nosso Guia de estudo Bíblico acerca dos dias Santos de Deus).

A assim a bússola e o relógio estão sincronizados.

Um outro simples segundo exemlo:

Exemplo 2 – Vivendo da maneira que Deus quer que nós vivamos – por exemplo usando os nossos recursos da maneira que Ele quer!

Por exemplo - às vezes pessoas perguntam: Estamos sempre trabalhando tanto mas, estamos sempre com dificuldades: 
         - Por que Deus não nos abençoa? Por que parece que Deus nos está amaldiançoando? 

        Ora será que você NÃO está usando os recursos que Ele lhe dá da maneira que Ele quer que os use?

Malaquias 3:8-10  – Aqui Deus diz claramente que estão amaldiçoados!  (leia mais detalhes no nosso guia de estudo Bíblico no nosso site "O que a Bíblia ensina sobre o Dízimo"). 

Deus diz: "Provem-Me – Eu (Deus) vos abençoarei!" 

Mas usamos uma desculpa (e essa desculpa já encontrei MUITAS vezes): Isso é só para o Antigo Testamento!

Outra desculpa é - o dinheiro não chega!
         Irmãos não chega ... será porque Deus o está a amaldiçoar?
         Você tem que ter fé e pôr Deus primeiro - e obedecer a Deus em fé - e depois você verá Deus a o abençoar. 

Mat 23:23 – O próprio Jesus Cristo no Novo Testamento disse que temos que dizimar! Ele disse que deviam de andar 'na justiça (de Deus), com misericórdia, e com fé", mas sem omitir pagar o dízimo

Heb 7:4 - Notem que o dízimo existia antes de Moisés (antes da Antiga Aliança) – pois Abraão deu o seu dízimo a Melquizedeque.

A mudança da lei em Hebreus 7:12 é em referência à mudança de sacerdócio da ordem Levítica à ordem de Melquizedeque. Igualmente o dízimo que no Antigo Testamento era dado ao sacerdócio Levítico, e como a ordem sacerdocial mudou no Novo Testamento para a ordem de Melquizedeque - aonde Jesus Cristo é o Sumo-Sacerdote - então o dízimo no Novo Testamento é dado ao sacerdócio de Melquizedeque (isto é aos verdadeiros ministros de Jesus Cristo), isto é àqueles que estão fazendo a Obra do Corpo de Cristo que é a Igreja de Deus.

Paulo em Hebreus não está dizendo que o dízimo parou, mas está dizendo que mudou a quem o dízimo é dado. Pois agora o dízimo é dado à ordem de Melquizedeque – e não à ordem Levítica.

1 Cor 9:13-14 – Paulo diz aqui que os ministros de Jesus Cristo vivem do evangelho – o dízimo continuaa ser parte do rquisito de Deus. Por isso Malaquias, que é básicamente uma profecia para a Igreja de Deus, no capítulo 3:8-10 está realmente a falar dos Cristãos que hoje em dia estão a ser ladrões, estão a roubar - que é quebrar um dos 10 Mandamentos - e ainda mais - estão a roubar Deus! 

E quem subsidiava a Obra de Paulo? Sim embora ele (enquanto esteve em Coríntios trabalhou) mas as suas viagens missionárias foram subsidiadas - não pela Igreja de Coríntios - mas pela Igreja de Antioquia na Síria.

É como hoje - embora esta Obra da Igreja de Deus Unida esteja a ser realizada em vários países de idioma Português, não está a ser subsidiada pelos dízimos dos irmãos nos países de idioma Português. Sim recebemos dízimos de alguns dos irmãos de fala Portuguesa, mas isso é um "pingo de água" muito pequeno, comparando com as enormes despesas desta Obra em Português. Esta Obra em Português é 99,9999% paga por dízimos de irmãos fieís nos EUA. 

Mas não pára aqui o exemplo do dízimo. ​​​​​​​Outro exemplo do dízimo é o dízimo para a Festa.

Deut 14:23 – "comerás do dízimo" – essa é uma segunda poupança (mandada por Deus). Esta poupança nós chamamos o segundo dízimo, que é para você poupar para você usar para ir à Festa dos Tabernáculos anualmente.

Na Festa de Tabernáculos aí você aprenderá o temor de Deus (ver Deut 14:23-27). (Leis mais acerca do Dízimo no nosso guia de estudo Bíblico no nosso site "O que a Bíblia ensina sobre o Dízimo".

 

Esses são simplesmente dois exemplos de vivermos - de praticarmos o Caminho de Deus. Assim precisamos "Considerar os nossos caminhos" (Ageu 1:5-7, ACF e ARC), ​​​​​​​pois há um juízo – para recebermos a glória da vida eterna e uma recompensa de acordo com as nossas obras.

"O coração do sábio discernirá o tempo e o juízo" (Ecl 8:5, ACF). Precisamos de investir o nosso tempo e a maneira de usar os nossos recursos como Deus quer (na direção do 'Norte espiritual')!

 Os três princípios que abordamos hoje (e existem mais princípios - está claro) foram:            

#1  Visão bem clara – ter a bússola espiritual sempre à mão – meditar - olhar para a nossa meta (que é imitar Jesus Cristo - ser discípulos Dele).

#2  Buscar a Sua Justiça – Não na nossa auto-justiça – Guardar a lei de Deus.

#3  Investir diáriamente na oração, estudo Bíblico e prática do Caminho de Deus – i.e. dedicar tempo a Deus da maneira que Ele quer!

Ora - nunca teremos tempo para tudo ... mas temos que pôr Deus primeiro. Precisamos de procurar a benção de Deus primeiro em tudo que façamos:

- usando o tempo limitado que temos com sabedoria (o relógio espiritual) - pois há um juízo; 
- e vivendo (pondo) o importante em primeiro lugar (de acordo com a nossa bússola espiritual);
         para que no juízo (ao fim desta maratona) recebermos a benção da glória de Deus.

Considerai o vosso caminho - sejam sábios a discernir o tempo e o juízo!