Três princípios básicos do casamento
Base para relacionamentos saudáveis e felizes
Download (Baixar)
Três princípios básicos do casamento: Base para relacionamentos saudáveis e felizes
Estes princípos podem ser aplicados em qualquer relacionamento, seja no matrimónio, ou na família, ou na Igreja, ou numa organização, ou até no governo. Esse grupo tem um objectivo (uma missão) de realizar um trabalho ou uma obra.
Transcrição
TRÊS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO CASAMENTO:
BASE PARA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS E FELIZES
DIA 09.11.2019
Sermão do ministro Jorge Campos
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Existem regras ou princípios básicos que são aplicáveis a todos os relacionamentos para que sejam bons e saudáveis e felizes? sim, existem e esses princípios básicos são para termos um bom matrimônio e casamento.
Queridos irmãos esses princípios são aplicáveis a um governo, a uma organização de uma companhia de negócios, na igreja e está claro aplicáveis também ao matrimônio.
Todos os relacionamentos, organizações ou negócios e também todos os governos para qualquer trabalho ou função para que estão organizados tem que ter líderes e seguidores, tal como no matrimônio tem que haver um líder e um servidor., e tal como na igreja ou numa organização, é a mesma coisa.
E por isso há princípios básicos para um líder e também para o seguidor e com um propósito e intenção de conjuntamente em união com uma meta de realizarem o objetivo.
A missão para que esta organização existe.
E hoje, irmãos, quero explanar sobre o que a Bíblia nos ensina acerca destes princípios de organização que são aplicáveis em primeiro lugar ao matrimônio embora estes princípios possam ser aplicados igualmente na igreja, numa empresa e no governo e por isso esses são princípios básicos para qualquer relacionamento.
Então vamos iniciar dos princípios do matrimônio e depois demonstrar como são aplicáveis a outras situações e começando pelo casamento vemos inicialmente quando Deus primeiro estabeleceu o matrimônio e vê-se aqui em GN 2: 18-20: “disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só e far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.
Queridos irmãos marido/mulher precisam trabalhar como 2 pessoas que são uma unidade trabalhando com um propósito e uma meta para esta família e lar.
Vejam então no v. 20 diz assim: “deu o homem nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens mas para o homem todavia não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea”; e por isso quando o homem viu os animais e a dar os nomes e sempre haviam macho/fêmea não havia uma auxiliadora idônea para o homem.
E assim vê-se entre os v. 24-26 tirou do homem uma costela e como disse aqui no v. 21: “adormeceu, tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne”; ou seja, Deus fez uma operação a Adão e fez dessa costela a mulher.
“e disse o homem: esta afinal é osso dos meus ossos e carne da minha carne e chamar-se-á varoa porquanto do varão foi tomada”; e depois no v. 24: “por isso deixa o homem, pai e mãe, e se une, apega, e se cola à sua mulher tornando-se os dois uma só carne”.
O homem e mulher quando estão casados pelo matrimônio são uma só carne e quando se unem pelo ato sexual são uma só carne.
E como se vê Deus os criou de acordo com a imagem de Deus e veja em GN 1:26-27: “façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança e tenha ele domínio” e no v. 27: “criou Deus pois o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou”.
Queridos irmãos o homem e a mulher foram criados à imagem de Deus, à semelhança de Deus, quer dizer, que o homem e a mulher, ambos têm olhos, ouvidos, boca nariz, braços, mãos, pernas, joelhos, costas à semelhança de Deus e Deus embora seja um Ser espiritual n´s somos de carne e sangue e Deus é, digamos, a matéria, a sua composição é espiritual, mas nós somos a imagem dele, quer dizer, que Deus tem todas as nossas características como boca, ouvidos, etc, etc.
Mas existem diferenças entre ambos, está claro, e Deus é responsável por essas diferenças e vejam por ex. em MT 19:4-5 mas vamos de fato iniciar no v. 3 para ver o contexto: “vieram a Ele, Jesus Cristo, alguns fariseus a experimentá-lo e perguntaram-lhe: é lícito ao marido divorciar de sua mulher? Separar-se! E por qualquer razão; então Jesus Cristo respondeu: não tendes lido que o criador desde o princípio os fez homem e mulher e por causa disso deixará o homem pai e mãe e se unirá um ao outro tornando-se os dois uma só carne”.
Deus nos criou para sermos uma só carne, o marido e a mulher para sermos unidos, ora isso não quer dizer que é uma só pessoa, vocês sabem muito bem que o casal tem diferenças, são dois seres diferentes mas são uma só carne pois no matrimônio precisam a estar a trabalharem unidos como uma só carne, unidos para o bem do lar e para as coisas que querem fazer e realizar no lar e tem que haver este compromisso de uma só carne e aí está o primeiro princípio básico do matrimônio que tem que haver um COMPROMISSO e isso é o que dizemos no casamento que homem e mulher serão um até a morte os separar.
Há uma lealdade e compromisso e há um veto perante Deus que o marido e a esposa fazem, seja onde vocês façam o casamento, a fazer uma promessa perante Deus e por isso diz: o homem deixa seu pai e sua mãe e a mulher o mesmo e agora estão únicos como um compromisso para a vida inteira, lealdade e este é protegido pelos mandamentos de Deus, o 7º mandamento que diz: não cometerás adultério, ou seja, qualquer coisa para quebrar esta união.
E em princípio o significado desta união, através do ato sexual, só deve de existir dentro do matrimônio e ter sexo fora do matrimônio é pecado e ponto!
Não venha com desculpas e o matrimônio é o relacionamento de uma carne e tem uma implicação de compromisso e lealdade e de fidelidade.
Um homem e uma mulher com cuidado um para o outro e por isso diz no v. 6: “de modo que já não são dois”; sim, são duas pessoas mas são uma união e entidade, uma organização, uma família e um lar.
“já não são mais dois porém uma só carne e o que Deus ajuntou não separe o homem”; e depois disseram: ah mas porque Deus mandou a Moisés proclamar a carta de divórcio diz assim no v. 7 e no v. 8: “Jesus diz: não, não, não comecem a alterar e justificar-se porque Moisés diz assim: porque fez isso por causa da dureza do vosso coração e é que Moisés permitiu mas não foi assim o desejo de Deus desde o início e vocês estão a fazer isso porque são carnais, são desobedientes e por isso houve uma permissão mas isto não é o desejo de Deus.
E por isso que diz: que quem repudiar a sua mulher a não ser por relações sexuais ilícitas com outro comete adultério e Paulo descreve outra exceção que não estou a mencionar agora neste sermão mas aqui Jesus Cristo está a mencionar uma das exceções.
E queridos irmãos o ponto que eu quero mencionar é que para o matrimônio ter sucesso tem que haver um compromisso, uma lealdade e fidelidade entre os dois.
Mas como eu disse o significado disto não é só para este propósito e vejam então em EF 5:31-32: eis que deixará o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá a sua mulher e se tornarão os dois uma só carne e igualmente o mesmo a mulher fará o mesmo e grande é este mistério e por que é um mistério?
Porque este caso do matrimônio está a demonstrar um significado ainda maior e mais importante porque diz assim: eu me refiro a Cristo e a igreja, Cristo sendo homem e a igreja sendo a mulher.
“não obstante, cada um de vós ame a sua esposa como a si mesmo e a esposa respeite ao marido”, e aí vê-se que o propósito disto é um ponto mais importante e por que?
Porque nós como membros da igreja somos membros do corpo de Cristo e veja aí no v. 30: “porque todos somos membros do corpo de Cristo, da sua carne e dos seus ossos, somos membros do corpo espiritual de Jesus Cristo”; e por isso nós tal como a mulher se casa com o marido, tornam-se uma só carne a igreja quando se casa com Jesus Cristo que ainda é apenas um compromisso, não houve o casamento que vai ser nas BODAS, e a igreja que agora faz este compromisso é um exemplo aqui a demonstrar este mistério ainda maior que é entre Cristo e a igreja que se unem e se tornam uma só carne e este compromisso da matrimônio aponta para este grande mistério.
E então somos o corpo da igreja que é um organismo espiritual e assim vemos muitas lições como respeito do marido pela mulher e vice versa, que é idêntico ao respeito de Cristo pela igreja e vice versa e é o mesmo simbolismo entre o Pai e Cristo e Cristo e o Pai são grandes analogias e mistérios que Paulo está aqui a falar.
Mas o primeiro ponto é que tem que haver um COMPROMISSO mas queridos irmãos este princípio de um bom relacionamento é aplicável não só na igreja como mencionei mas também é aplicável num negócio.
E você quando trabalha para uma empresa tem que demonstrar lealdade a essa companhia pois não é estar a trabalhar para essa empresa e ao mesmo tempo dar segredos a uma outra empresa concorrente, tem que demonstrar uma lealdade.
Por isso quando estamos na igreja devemos estar COMPROMETIDOS à organização para fazer uma obra e não podemos estar a saltar de uma outra para ali como abelhas devemos ter uma lealdade e compromisso, sim, compromisso primeiro a Deus mas tem que haver este compromisso de sermos leais e fiéis à organização para podermos fazer a obra!!
Por isso o primeiro princípio de um matrimônio de sucesso e feliz é de haver esta fidelidade e lealdade entre homem e mulher.
Segundo: é que tem que ser uma união baseada em amor e baseada em respeito mútuo entre os dois e por isso que lemos aqui EF 5:33: “não obstante vós cada um de si ame a sua própria esposa como a si mesmo e a esposa respeite o marido”; tem que haver este respeito mútuo de um ao outro.
Pois o amor ao fim de contas é um ato de servir ao outro e não é um ato de receber só para mim e estamos prontos a sacrificar e a servir o outro???
Vejam EF 5:25: “maridos amai a vossas mulheres como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela”; e o que é este amor? O amor dos maridos para com as esposas tem que ser um de sacrifício e de dar a sua vida por ela, isto é, dar o seu tempo, dar a sua energia e AH a mulher não precisa de fazer nada??
A mulher tem que fazer o mesmo!! E por que? porque na igreja diz que temos que dar e ser um sacrifício vivo que é agradável a Deus como em RM 12:1; é dar em sacrifício a mossa vida um pelo outro.
Queridos irmãos a mulher também tem que amar o marido, sim, a ênfase aqui neste simbolismo que está a mencionar aqui em EF pois está a dar analogia a Cristo para com a igreja e como Cristo se sacrificou pela igreja mas mantenha uma marca aí em EF e vamos rapidamente ver aqui em TT 2:4: “as mulheres idosas (v. 3) que estejam a instruir as mulheres mais jovens, as recém casadas a fazer o quê? A amarem o marido e a demonstrar respeito pelo marido e a se sacrificar por ele também”.
Não é só: olha o marido tem que fazer isto ou aquilo por mim e você está a fazer o mesmo?
É um ato mútuo e um ato de amor que é a base deste relacionamento, um amor mútuo, o marido tem que amar a mulher e vice versa e é baseado em amor mas queridos irmãos o exemplo que lemos em EF é que Cristo é o cabeça da igreja e está a demonstrar uma certa autoridade como vamos ver daqui a pouco e por isso está a demonstrar que o marido tem que sacrificar e amar mas a mulher também tem que fazer o mesmo: sacrificar e amar seu marido.
Isto é um princípio muito importante, irmãos, do relacionamento não só no matrimônio como na igreja e não só na igreja como em qualquer organização.
O líder tem que fazer o que é bom e próprio para os seus empregados e vice versa e por que? porque estão a cuidarem-se uns dos outros porque se não como irão produzir resultados se o líder está a magoar e destruir os empregados, como é que os empregados vão funcionar mais eficazmente para terem bons resultados nesta empresa?
Por isso tem que ser baseado no princípio de dar o nosso melhor ao em vez de tirar? Óh eu trabalho para ganhar mais dinheiro mas também trabalho para produzir para a empresa e a empresa possa se beneficiar e todos nós nos beneficiamos!
Aí está um grande princípio que um líder de uma grande empresa tem que ter o cuidado de seus empregados e infelizmente vivemos num mundo em que isto não acontece e de uma maneira geral não acontece, sim, há certas empresas que tomam cuidado de seus empregados mas a maioria das empresas não!
E por isso grandes empresas não tem grande sucesso porque não estão a cuidar de seus empregados e é um princípio de relacionamento aplicável a todas as situações e também ao governo pois quando governantes estão a tomar e fazer bem para o povo, não estão a roubar e pôr o dinheiro no bolso mas estão a usar o dinheiro em prol da sociedade como os impostos e disso para o bem de toda a sua sociedade!
E não é para o bem dos próprios bolsos deles dos governantes! E por isso quando estão a fazer dessa maneira para o bem da sociedade o país, a nação, a cidade, há paz e as coisas são prósperas e é o que Deus quer!
E é o que vai acontecer no MUNDO DA AMANHÃ e por isso tem que ser baseado em AMOR que quer dizer que é fazer o que é bom para o outro, não só o que é bom para mim mesmo!
AMOR é baseado no ato de dar e de fazer bem para o outro e por isso quando há este desejo voluntário de servir o outro o que é que o outro deseja fazer? Quer retribuir e por isso é necessário quando há um relacionamento deste gênero esta pessoa deve entender perfeitamente o seu papel, a sua missão, a sua responsabilidade nessa organização e este é o terceiro ponto de sucesso em qualquer relacionamento começando particularmente no matrimônio.
O marido o esposo e a mulher a esposa têm que saber e entender bem os seus papéis neste organismo de uma só carne que é o lar, que é o casamento!
E por isso temos que entender as nossas funções, as nossas responsabilidades e por isso temos que nos submetermos a estas responsabilidades que é fazer a nossa parte na organização tal como Cristo é o cabeça da igreja e o cabeça de Cristo é Deus.
Vejam em 1 CO 11:3: “quero, entretanto, que saibas ser Cristo o cabeça de todo o homem e o homem a cabeça da mulher e Deus o cabeça de Cristo”.
De novo: Cristo é o cabeça do homem, o homem é a cabeça da mulher e Deus é a cabeça de Cristo é esta a hierarquia: Deus, Cristo, o homem e a mulher!
Vemos esta hierarquia de responsabilidade e autoridade e ora, como é que Cristo é o cabeça da igreja? Ele é um ditador? Ele está a dizer aos irmãos na igreja: TEMOS QUE FAZER ASSIM OU ASSADO!! PÁ PÁ PÁ!
Ou está a nos ensinar a liderar com amor e por que? Porque Ele morreu por nós e Ele deu a sua vida por nós, e Ele quer que nós nos arrependamos e nos dá espaço para nos arrependermos, sim, há de haver um ponto que se não nos arrependermos vai haver um castigo!
Mas ele está a nos dar espaço para nos arrependermos.
Queridos irmãos aí se vê que há uma submissão a um e outro, e Jesus Cristo é submisso ao Pai, o homem a Cristo e a mulher é submissa ao seu marido e vemos este respeito de autoridade por causa de amor.
Então como eu disse vamos voltar a EF 5:22-24: “mulheres sejam submissas ao seu próprio marido”; queridos irmãos não diz: mulheres estejam submissas a todos os homens, não, você como mulher não necessita se submeter a todos os outros homens e você precisa se submeter a autoridade tal como os homens tem que se submeter a autoridade governamental, na igreja que é Cristo, que é o cabeça, e as mulheres tem que se submeter a autoridade no seu lar e família que é o seu esposo.
Há um respeito pela autoridade e por que? por causa do amor; por ex. o relacionamento entre o pai celestial e Jesus Cristo é um relacionamento de união e amor, são um, tal como o homem e a mulher, o relacionamento entre e Pai e o Filho são um mas são duas pessoas tal como homem e mulher como diz em HB: entre o marido e a mulher são só uma carne e diz em HB também: o Pai e o Filho, Deus e o Verbo, são um, quer dizer são dois seres, homem e mulher mas são unidos e são uma só carne.
Deus e o Verbo, o Pai e Jesus Cristo são dois seres, mas unidos com um propósito e uma meta de realizar uma missão de família que é terem filhos e filhas na família tal como o homem e a mulher tem uma missão de criar filhos piedosos, obedientes, crentes e não pagãos.
Jesus Cristo está a se submeter ao Pai porque TEM que se submeter? Ou está a se submeter ao Pai porque quer se submeter? Está claro que quer se submeter e por que? porque o Pai só quer o bem de Cristo e é igualmente o mesmo exemplo que deve ser no matrimônio, a mulher se submete ao marido porque TEM que se submeter? Ou submete-se ao marido porque quer se submeter? Por que a mulher quer se submeter ao marido?
Porque o marido só quer o bem dela e por isso o marido está sempre a fazer ou ver coisas para o bem dela, está preocupado com o bem estar dela, se ela precisa de dinheiro, o primeiro a sacrificar por ela é o marido! Não é outra pessoa é o marido!
Se você não toma conta da sua própria casa, você é pior que um infiel! E por isso porque o marido ama a sua mulher, porque o marido faz tudo para o bem estar, para a saúde, se sacrifica pela sua esposa e a esposa só quer respeitar e fazer o que faça o seu marido feliz! Só quer se submeter ao seu marido e este relacionamento dentro deste lar.
Não é que a mulher deva respeitar todos os outros homens, a mulher respeita a autoridade do seu lar e este princípio é aplicável na igreja, os irmãos respeitam o ministro, o pastor e o pastor só quer o bem dos irmãos da igreja; e sim, as vezes, o pastor encoraja mas as vezes tem que dar assim umas palavras um bocadinho mais fortes, um puxão de orelhas para vos acordar se as coisas não estão a andar bem mas de uma maneira geral o pastor só quer o bem dos irmãos, a alegria, o golo, a felicidade dos irmãos.
Queridos irmãos, é por isso que a mulher, a esposa se quer submeter ao SEU marido porque ele só quer o bem dela e por isso é que diz: as mulheres sejam submissas ao SEU PRÓPRIO MARIDO como ao Senhor, porque o marido é o cabeça da mulher assim como Cristo é o cabeça da igreja sendo Este o Salvador do corpo.
Maridos, vocês são salvadores de vossas famílias? Vocês estão a fazer todo o possível para o bem estar da família? Você está a sacrificar tudo que é possível para sua família ou você está a preocupar-se ao seu próprio bolso? Ou da sua própria saúde? Ou do seu próprio bem estar e não se preocupa e não sacrifica pelos outros membros da sua família?
Está claro que você faz isso! Porque se não fizesse seria pior que um infiel!
v. 24: “porém, como a igreja está sujeita a Cristo assim também as mulheres sejam em tudo submissas AO SEU MARIDO”; e aí está um ponto de união voluntária nesta organização, neste organismo.
Queridos por isso o homem precisa de ser o cabeça da família, sim, precisa de tomar a liderança, sim, precisa de tomar a responsabilidade e tem que guiar o resto do corpo e aqui vemos estes três princípios básicos que são a base para qualquer relacionamento que seja feliz e saudável.
O papel do homem no matrimônio e na família é de liderar de uma maneira que seja amorosa, isto é, para o bem dos outros, é dar pelos outros na família porque Jesus Cristo igualmente nos serve dando o caminho da salvação e nos ajuda a crescer em caráter e por isso nós como homens servimos a nossa esposa, a nossa família para que eles cresçam e sejam criados de uma maneira saudável e piedosa.
E por isso o marido tem que ser UM LIDER SERVIDOR, isto é, servindo as necessidades da sua esposa e do seu lar e por isso o marido está a se submeter e por isso que lemos em EF 5:21 que diz assim: “sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo”.
Irmãos tanto as mulheres como os homens precisam de se sujeitar um ao outro porque há um relacionamento de amor, são uma carne e estão a cooperar e trabalhar para o bem deste lar e organização, os dois são um e por isso entendem que há uma igualdade espiritual, o marido e a mulher entendem que há essa igualdade.
A mulher não é uma cidadã de segunda classe no Reino de Deus, só há um Cristo sejam gregos, judeus, gentios ou homem ou mulher, só há uma classe e são todos e todas de igualdade espiritual.
E queridos irmãos o homem precisa se submeter tal como Cristo se submeteu, vocês leem por ex em FP 2:5 diz: “tenham a mesma mentalidade que Jesus Cristo tem por nós” e depois em FP 2:6 diz: “porque Cristo que era igual a Deus, da forma de Deus, que é do gênero de Deus e quer ser da qualidade do Reino de Deus, sim, que era igual a Deus e que era Deus, JO 1:1, se esvaziou desse poder e dessa posição de autoridade para vir a ser um homem, de livre vontade e amor para conosco para morrer por nós e ser um homem para morrer por nós e para que?”
Para depois ser ressuscitado, vir a ser filho de Deus, estar ao lado de Deus como estava como se lê em JO 17: pai restitui-me a glória que eu tinha contigo, ao teu lado e antes da fundação do mundo”; e por isso o pai restituiu a Jesus Cristo a glória que Ele tinha com Ele antes e isso Cristo está sentado ao lado do pai e trabalhando em conjunto como um.
Queridos irmãos por isso nós como irmãos de Cristo e como filhos de Deus se temos esta igualdade espiritual que vamos ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus, na família de Deus e membros dessa família tal como os seus filhos e filhas são iguais a você como seres humanos! É uma igualdade humana! Sim, outros tem maior autoridade que outros mas todos com igualdade humana! Nós quando ressuscitados, como seres espirituais com uma igualdade a nível do gênero que vamos de ser, seres do gênero da família de Deus!
Hoje em dia somos gênero da família do homem!
Entretanto, embora vá haver esta igualdade e por isso as mulheres no Reino de Deus não vão ser inferiores aos homens, não, vão ter esta igualdade, seres da mesma qualidade, filhos e filhas de Deus mas há diferenças entre o homem e a mulher, hoje em dia, não estejam iludidos porque há diferenças, por ex. eu tive 5 filhos e nunca tive sucesso de dar a mamar a nenhum dos meus filhos e está claro que não porque sou um homem e nunca tentei, pois não teria sucesso, rsssss.
Queridos irmãos há diferenças entre o homem e a mulher e foi assim que Deus nos fez, pois Deus nos deu papéis diferentes, rolos diferentes responsabilidades e funções diferentes na família e no lar!
Tal como numa empresa, pessoas tem funções diferentes mas temos que nos submeter um ao outro e respeitar as funções de cada um mas apesar das diferenças todos nós somos importantes perante Deus.
E vocês sabem outra coisa queridos? É que o filho, Jesus Cristo, o filho de Deus será submisso ao Pai Celestial eternamente e como veio essa eternidade do passado será assim na eternidade do futuro!!
Mas Jesus Cristo não é inferior ao Pai, são iguais, mas não na autoridade, são iguais em qualidade de amor, de seres, são do mesmo gênero e não é que um seja inferior ao outro mas Jesus Cristo se submete voluntariamente ao Pai.
E nós temos que seguir o mesmo exemplo pois a mulher tem que se submeter voluntariamente ao seu esposo e por que? porque através aprendemos o caráter de Deus, a maneira de Deus ver as coisas, a abordagem de Deus a fazer as coisas como Deus as faz e por isso que dizem em FP 2:5: “tenham a mesma mentalidade e a mesma mente que há em Cristo”.
E por isso no matrimônio a mulher não é inferior ao marido, e as vezes até em certas funções ela seja superior, talvez na devoção, no carinho pelas crianças e em certos pontos ela é capaz de ser bem superior e a cada situação esposas tem certas habilitações e certas capacidades melhores mais fortes que os meninos, mas trabalham em conjunto pondo suas habilidades em conjunto e trabalhando para o bem comum do lar e do matrimônio.
E por isso a submissão da esposa é para suportar a liderança do marido e ela suporta com os seus dons femininos para o ajudar que ele seja um melhor líder servidor e assim os dois são uma só carne.
Vejam em CL 3:18-19: “esposas sede submissas ao próprio marido como convém ao Senhor e maridos amai vossa esposa e não a trateis com amargura”.
Você é amargo para a sua esposa? E a esposa é submissa ao marido?
Irmãos há uma igualdade espiritual aqui entre os dois que tem que trabalharem em conjunto; e ele não está a exercitar um domínio, não é um ditador, não é um valentão e perseguidor e ela por outro lado responde em gentileza e amor e por que?
Porque ele está ali para servi-la e ela por isso só quer servi-lo e assim o homem não pode abusar ou usar a mulher de um modo indevido e por outro lado a mulher não tem que aturar qualquer condução abusiva ou indevida do marido.
Mas isto nos ajuda a entender os nossos papéis na igreja de Deus pois nós somos postos na igreja de Deus como membros de um corpo de uma maneira que Deus decide e cada um são membros onde Deus decida os pôr e vejam e leiam em 1 CO 12:18: “mas Deus dispôs os membros cada um deles no corpo como lhe aprouve”; Deus decidiu por uma pessoa como por ex. uma pessoa ser dedo, outra parte ser mão, outra parte ser o cotovelo e outra ser o joelho, e outra ser a perna, ou o fígado, ou o estômago, seja o que for e Deus pôs você no corpo como Ele decidiu e é decisão Dele.
E por isso na igreja de Deus igualmente ele põe você como Ele quer para você ser parte do corpo espiritual de Cristo e todos nós temos atividades diferentes e responsabilidades também diferentes mas há um só espírito, todos nós somos parte de um corpo e como se lê em 1 CO 12:4: “os dons são diversos mas o Espírito é o mesmo”; vocês têm diferentes habilitações e talentos mas o mesmo Espírito e há diversidade de realizações.
Temos que entender o papel da outra pessoa e por que? para haver sucesso neste ato de união para concluirmos e fazermos a obra como um organismo espiritual, marido e mulher são uma só carne como organismo espiritual do lar efetuando a obra no lar deles e educar os seus filhos de uma maneira piedosa para que os filhos um dia possam continuar a fazer isto também as outras gerações.
Igualmente este princípio é aplicável numa empresa ou organização ou igreja entre irmãos e temos que ser fiéis à organização a trabalhar como por ex. a construir casas ou a fazer pneus, seja o que for, estamos a trabalhar a esta empresa, somos leais, estamos a fazer isso para ajudar um ao outro trabalhando e convivendo de uma maneira agradável, feliz e contente e entendermos os papeis da outra pessoa ao nosso lado.
Nós por ex. temos uma responsabilidade na organização e a outra pessoa tem outra mas nós todos trabalhamos em conjunto e para que? para o bem dessa empresa assim como no matrimônio, nós estamos comprometidos, somos leais, temos esta união de amor e entendemos as funções e responsabilidades de um e do outro.
Mesma coisa na igreja que estamos a trabalhar, sim, para pregar o Evangelho mas somos todos nós uma boca? Sim, há outras partes do corpo como a boca, o nariz, o cabelo, a testa, os cotovelos, mãos, dedos, o peito, as costas, os ossos, a perna, os joelhos, o fígado, sei lá que mais e agora todos estes vão começar a falar como se fossem uma boca? Não, mas queridos irmãos, se o seu dedo pequenino do pé está a doer e você não consegue andar e ir pregar porque a dor é tão forte e se você tiver uma dor de ouvidos assim muito forte você não consegue falar por causa de uma dor de cabeça, sei lá, você não consegue.
Todos os membros do corpo têm que funcionar e fazer a sua parte para que o corpo possa estar saudável e o corpo possa então fazer a sua obra através da boca!!
Você não é uma boca mas pode ser uma mão ou joelho mas todos temos a responsabilidade de ajudar e ser uma luz e de fazer a nossa parte e a nossa função no corpo espiritual de Cristo.
E para nós termos sucesso nisto requer que nós sejamos comprometidos espiritualmente, isto é, que o nosso compromisso seja de fato espiritual do matrimônio até a morte e na igreja eternamente e para o nosso amor ser correto tem que ser de acordo com uma conversão espiritual correta que é um amor não só sexual mas de doar, de carinho, de servir ao próximo.
Para o nosso entendimento das responsabilidades, do nosso papel e de que nós precisamos de ser submissos um ao outro é necessário haver uma conversão espiritual para entendermos que temos de nos submeter um ao outro.
Queridos irmãos a conversão espiritual afeta todo o relacionamento seja na igreja de Deus, no matrimônio e seja até como você trabalha no seu emprego e por isso precisamos de ter cuidado porque Deus está a olhar por nós e está a ver e observar nós em todas as situações que nós estamos.
Vejam por ex. em PV 15:3: “os olhos do Senhor estão em todo o lugar contemplando os bons e os maus”; Deus está a observar a você e também a mim para nos recompensar pois Ele é o galardoador e Ele é que nos vai dar a recompensa ou que nos vai julgar de acordo com as nossas obras mas por isso irmãos porque Deus nos está a observar precisamos de estar comprometidos e ser leais ao caminho e precisamos de estar a amar um ao outro de acordo como amor ÁGAPE de Deus e precisamos de nos submeter um ao outro de acordo com as leis de Deus.
E por isso esses princípios de compromisso, amor e submissão não são simplesmente princípios básicos e importantes no matrimônio mas estes nos ajudam para que nós possamos ser governantes, reis e senhores debaixo do Rei dos Reis e debaixo do Senhor dos Senhores para governarmos com Cristo no maravilhoso MUNDO DE AMANHÃ e pela eternidade fora.