Uma causa de Satanás se desviar do Caminho: Dia de Expiação

Você está aqui

Uma causa de Satanás se desviar do Caminho

Dia de Expiação

Download (Baixar)
MP3 Audio (44.19 MB)

Download (Baixar)

Uma causa de Satanás se desviar do Caminho: Dia de Expiação

MP3 Audio (44.19 MB)
×

Uma das causas principais - senão a causa principal - de Satanás cair do céu foi a sua falta de humildade, a sua soberba. Daí ele convenceu muitos anjos (agora demónios), durante um certo periodo de tempo, acerca de suas ideias e conclusões. O resultado foi que um terço dos anjos seguiram a ele e causou grande divisão no mundo angélico que estava sob o reino de paz de Deus. Eles seguiram esse caminho errado, o caminho oposto às leis santas e de amor de Deus. Esse é o mesmo espírito que está a influenciar este mundo. O ponto importante deste sermão é para nos dar uma precaução para não seguirmos o mesmo caminho de soberba, o qual causou Satanás a pecar. Essa soberba fará a nós o mesmo. Por isso precisamos de ser muito cuidadosos e orar, pedindo a Deus para nos mostrar aonde estamos errados, e para nos mostrar os nosso pecados de soberba, que estão escondidos em nós.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Muito antes da criação física e da criação do homem Deus criou os anjos.

Ora isso é comprovado quando lemos em Jó e no capítulo 31 vemos Jó declarar a sua auto justiça e por isso vê-se por exemplo no v. 4 diz assim: “ou não vê Deus os meus caminhos e não conta todos os meus passos?”

“Então Deus não está a ver como eu sou tão boa pessoa e sou tão justo?” (Seria o que Satanás estaria dizendo)!

E realmente ele era (muito justo) mas Deus permitiu certas dificuldades e certos problemas para ensinar a Jó umas certas lições.

Mas aqui vê-se que Jó estava a fazer essa pergunta e um pouco mais tarde vemos em Jó 38 quando Deus responde a essas perguntas de Jó e vemos por exemplo no v. 2 diz assim: “quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?”; ou em outras palavras: “quem é você para pôr em dúvida a sabedoria de Deus?”

É o que Deus está a perguntar e um bocadinho mais adiante lê-se começando no v. 4: “onde estavas tu (isto é, Jó) quando eu lançava os fundamentos da terra?”

Quando Eu criei a terra, criei os planetas e quando Eu criei isto tudo diz-me se tens entendimento?

“Eu tenho todas as medidas se tu o sabes”; sim porque as medidas, tamanho e distância, velocidades tudo são críticas para termos as temperaturas corretas para nós podermos viver.

“Ou quem estendeu sobre ela o cordel?”

“Sobre quem estão fundadas as suas bases ou quem assentou a pedra angular?”

Sim porque a terra está assim no meio do ar e então como é que é isto? Está Deus a perguntar a Jó.

“Ou quem assentou a pedra angular e as estrelas da alva juntas alegremente cantavam e rejubilavam todos os filhos de Deus”, isto é, quando Deus criou a terra onde é que tu estavas ó Jó?

Isso foi quando as estrelas da alva, isto é, todos os anjos, todos os filhos de Deus, unidos nessa altura, diz assim: juntos se alegraram, e cantaram e rejubilaram e dizendo: mas que coisa fantástica e tão linda que Tu criaste.

Foi o que os anjos nessa altura cantaram e por isso vemos que os anjos já existiam antes da criação da terra mas mais tarde vemos que um dos anjos aquele que é conhecido em certas versões da Bíblia como Lúcifer ou Estrela da Manhã que está em IS 14 e a começar no v. 12 vê-se aqui que esse, um dos chefes desses anjos, caiu do céu para a terra e vê-se aqui em IS 14 começando a ler no v. 12: “como caíste do céu ó estrela da manhã e filho da alva, como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações, tu dizias no teu coração: eu subirei aos céus  ou acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono e no monte da congregação sentarei nas extremidades do norte”.

E por isso vê-se que houve um período em que aquele que hoje é conhecido como satanás caiu do céu e caiu da posição que estava e vê-se aqui a atitude dele, lemos no v. 13, onde diz que “subirei ao céu, me assentarei nas extremidades do norte” e v. 14: “subirei as mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo contudo serás precipitado para o reino dos mortos no mais profundo do abismo os que te virem te contemplarão aonde ficares de dizerem: é este o homem a estabelecer que fazia estabelecer a terra e tremer os reinos?”

Vê-se então que houve uma ocasião que satanás caiu pois até sabemos que Jesus Cristo viu satanás cair do céu, e aqui vemos uma das causas principais porque que ele caiu diz assim: “eu subirei aos céus, eu me assentarei nas extremidades do norte, eu subirei as mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” e estão a ver a atitude dele? Uma atitude que claramente não era humilde mas aliás era uma atitude completamente soberba e arrogante.

Uma atitude com falta de humildade e este é o meu tema hoje queridos irmãos para este dia de expiação em que nos lembramos por causa da falta de humildade vê-se aqui que foi uma das causas principais, se não a causa principal, da queda de satanás, e aí está um perigo, e aí está uma lição para nós irmãos pois todos nós precisamos de ter cuidado de não cairmos na mesma cilada e no mesmo engano, isto é, falta de humildade ou digamos soberba, ou que sejamos arrogantes e pensemos que somos melhores que outros.

Precisamos de ter muito cuidado principalmente quando temos certos conhecimentos e sabemos certas coisas e precisamos de ter muito cuidado que não pensemos ou estejamos pensando que somos melhores que outros pois isto é um perigo muito grande irmãos.

Porque Deus nos dá certas sabedorias e certos conhecimentos assim como certas verdades e precisamos de ter cuidado a ver que estamos a entender este mistério de Deus que nos revela. Precisamos de ter cuidado de não sermos arrogantes, não sermos soberbos, e não pensarmos que já estamos salvos ou que somos pessoas especiais. Temos que ter cuidado para não cairmos.

Em EZ 28 vê-se uma descrição adicional disto que aconteceu e vamos começar a ler do v. 12, diz assim, falando aqui deste ser: “filho do homem levanta uma lamentação contra o rei de Tiro (aqui está a falar desta força terrível atrás deste rei terreno) assim diz o Senhor Deus, tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura”.

Aqui está a falar acerca de um ser que Deus criou e que como sabemos e vamos ler aqui a frente que é satanás hoje e quando Deus o criou era perfeito, era sinete de perfeição, cheio de sabedoria, muito inteligente e formosura, muito lindo, lindíssimo.

“Estavas no Éden no jardim de Deus e todas as pedras preciosas te cobriam, o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, etc, do ouro te fizeram os engastes e os ornamentos no dia em que fostes criado foram eles preparados e tu eras o querubim da guarda ungido e te estabeleci no monte santo de Deus (isto é, no céu)”.

Ele tinha uma responsabilidade lá como guarda, como querubim da guarda.

“No período das trevas andavas e perfeito eras nos teus caminhos”.

Quer dizer que não havia pecado nele quando Deus o criou era perfeito e caminhava no caminho correto como diz: desde o dia que fostes criado.

“Até que se achou iniquidade em ti”, até que esta formosura, esta beleza, esta inteligência, esta sabedoria subiu à cabeça e ficastes com a cabeça grande demais e esta soberba te inchou.

E por isso diz no v. 16: “na duplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência e pecaste”; começou então a fazer o negócio das ideias e dos pensamentos e das sugestões e dos truques dele e começou a ser esperto e a desenvolver coisas e começou a convencer as pessoas, a convencer como um vendedor, a convencer as pessoas a “comprar as suas ideias” e começou com este comércio.

“E pecaste porque lancei profano fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio do brilho das pedras e elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor, lancei-te por terra e diante dos reis te pus para que te contemplem”.

Vê-se aqui que ele era perfeito e esta atitude de perfeição, de ser perfeito, de ser belo e lindo subiu à cabeça e ficou uma soberba e através desta soberba começou a desenvolver uma atitude e começar assim que diz: na “duplicação do teu comércio” que levou tempo. Sim o comércio levou tempo, este comércio, esta maneira de vender (convencer) as suas ideias, as suas maneiras, o seu caminho e acabou por convencer 1/3 dos anjos.

E por isso vemos aqui, queridos irmãos, que a base ou digamos assim, a parte inicial donde satanás começou a pecar foi por causa da soberba. Sim Deus o criou bonito, inteligente e não há nada de errado em ser esperto, inteligente, lindo ... mas quando isso sobe à cabeça e ficamos a pensar que somos mais importantes, que sabemos mais que os outros, que somos melhores que os outros ... precisamos de ter muito cuidado, irmãos, e o problema irmãos, é que quando chegamos a essa atitude não a reconhecemos que a temos.

Quando chegamos a uma atitude de que somos soberbos, não vemos que somos soberbos! Não realizamos que somos pessoas, digamos assim, que não tenham humildade. E isto é o perigo, irmãos, e por isso hoje no dia da expiação que é um dia SÁBADO ANUAL de jejum de água e comida de por do sol a por do sol, do início do dia ao por do sol até o fim do dia do seu por do sol. E é por isso que jejuamos, queridos irmãos.

Vejamos aqui um capítulo acerca deste jejum e acerca desta atitude que é IS 58 e vamos começar a ler do v. 1 ao capítulo inteiro e diz assim: “reclama a plenos pulmões, não te detenhas e ergue a voz como a trombeta e anuncia a meu povo a sua transgressão e a casa de Jacó os seus pecados”.

Aqui está a dizer ergue a voz com toda a força e anuncia a meu povo os seus pecados!

Queridos irmãos eu podia estar a gritar. Mas eu estou a levantar a minha voz. Mas também aprendi que as vezes ter uns intervalos e umas pausas as vezes tem mais efeito que estar a berrar e gritar.

Por isso irmãos estou aqui a dizer que esta Escritura é para nós. Esta Escritura é para nós que nos chamamos verdadeiros cristãos e precisamos de ter cuidado.

“Mesmo neste estado ainda procuram no dia a dia”, precisamos ter cuidado que o nosso jejum não seja como a procurar fazer e dizendo: “estamos a procurar a fazer o que Deus queira que façamos.”

E depois diz: “tenho prazer em saber os meus caminhos”; e sim querem saber os caminhos de Deus, sim, têm prazer em dizer que “quero estudar a Bíblia, quero estudar estas coisas” e faltam um número de dias para isto ou para aquilo (especuladores) ...  e isto tudo é muito interessante (intelectualismo) ... ou quero fazer estas coisas ... ou quero pregar e quero (ser um pastor)...” Sim por isso está a falar de um povo que quer seguir a Deus e deseja seguir a Deus.

“Como povo que pratica a justiça”; um povo que quer ser uma pessoa que quer seguir a Deus, como uma pessoa que pratica a justiça “e deixa o direito do seu Deus”.

E começa a perguntar a essa pessoa e ao invés de perguntar qual é a vontade de Deus e qual é o que Deus quer, começam a pensar “qual é o meu direito; e eu tenho direito; e eu quero fazer da minha maneira mas a igreja faz algumas coisas de uma maneira que não gosto; e eu quero fazer da minha maneira” Faz-nos lembrar, não faz, de IS 14? “Eu subirei as posições de autoridade, eu começarei a minha própria igreja, eu vou estabelecer (uma igreja minha) porque eu não quero me submeter à igreja de Deus.”

Queridos irmãos isto existe entre pessoas que foram batizadas e quantas pessoas que se dizem batizadas e são servos de Jesus Cristo e andam com atitudes desse gênero?

E depois diz assim no v. 3: “porque jejuamos nós e tu não atentas para isso?”; Perguntam: “por que estamos a jejuar?” E perguntam:  “e por que estamos a fazer esses sacrifícios e Deus não responde?” E dizem: “Deus não responde ou não intervém como eu quero que Deus venha a intervir.”

Queridos irmãos não é os “meus direitos”, não é a “minha maneira”.  Mas sim, são os direitos de Deus! E depois as pessoas dizem: “por que que nós nos afligimos nossa alma e Tu não levas em conta? E por que estamos a sofrer e a ter este sofrimento, e Deus por que não paras com isto tudo?”

Mas Deus diz: “eis que nos dias que jejuaram cuidais dos vossos interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho”.

Sim as pessoas estão a jejuar, a fazer sacrifícios, estão a fazer sacrifícios por Deus ... mas estão a exigir que Deus faça o que eles querem.

É como um jejum, digamos assim, “jejum de greve”, a pessoa está a jejuar e faz este jejum de greve para forçar, para fazer outra pessoa a fazer o que ele quer. É por isso que jejuam! Mas essa não é a maneira que Deus quer que nós jejuemos.

V. 4: “eis que jejuais para contendas e rixas”; contendas! Vamos falar muito mais acerca de contendas! “E para ferirdes com punhos iníquos” é para fazer guerras e lutas e para ferires com punho que magoa e dizes coisas que magoam os outros.

“Jejuando assim como hoje dessa maneira a sua voz não se vai ouvir”; Deus não vai ouvir a sua voz, ah sim as pessoas jejuam ou fazem sacrifícios para mostrar que são muito religiosas ou falam: oh eu sou isto aquilo ou tal, falam assim como oh, yá, sim, óh e por que? Para parecerem que são tão religiosos e piedosos, e é uma farsa, e é uma imagem exterior falsa. É fake e diz assim: “seria este o jejum que escolhi?” - está a dizer!

Deus quer que o homem neste dia (de Expiação) aflige a sua alma. “Inclina a sua cabeça para o junco e estende pano de saco e cinza” - quer dizer essa pessoa está a fazer uma demonstração; está a fazer uma exibição: “olha eu estou a jejuar! Estás a ver como eu estou a sofrer?”

Não você não se lembra que no NT Jesus Cristo disse: “quando jejuares lava a cara, penteia o cabelo e para ninguém estar a saber que estás a jejuar?“

Vemos aqui que o jejum não é uma exibição! Mas essa pessoa que está a jejuar e que está a fazer uma exibição, isso é um exibicionismo. Isto não é o que Deus quer! “Chamarias tu isto jejum e aceitável ao Senhor?” Não!! Está claro que não!!

Então no v. 6 vai falar acerca do jejum que Deus quer e diz: “porventura não é este o jejum que escolhi que soltes as ligaduras da impiedade”. Não sejas duro para com os outros, não fales para com os outros de uma maneira dura mas é piedoso.

“Desfaças as ataduras da servidão”; óh estás a pôr coisas difíceis em pessoas; “deixes livres os oprimidos e despedaces todo o jugo” e é isso que Deus quer que façamos que sejamos pessoas que não estejam a por dificuldades em outras pessoas e sejamos piedosos e se fizermos coisas (como o jejum) estamos a fazer com amor porque temos carinho e amor para com os outros e mesmo que sejam inconvenientes para nós.

V.7: “porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto? E recolhas em casa os pobres e desabrigados e se o vires nu, cobre-o, não te escondas do teu semelhante”.

Não é para fazer boas obras e te arrependeres? O jejum é para te arrependeres e olhares a ti próprio e mudares o gênero e tio de pessoa que és e somos.

Então aqui está um ponto: “se fizeres um jejum (agradável a Deus).” Aqui vê-se essa frase, e vê-se (esta frase) varias vezes neste capítulo “se fizeres isto então”... Por exemplo: “se fizeres isto” ... se jejuares desta maneira correta, se soltares as ligaduras da impiedade, e se livrares os oprimidos e repartires o teu pão, ...  então “romperá a tua luz como a alva a tua cura brotará da tua detença, a tua justiça irá adiante de ti e a glória do Senhor será a tua retaguarda”.

E a glória do Senhor será a tua retaguarda; “então clamarás e o Senhor te responderá e gritarás por socorro e Ele irá: Eis-me aqui”.

Pedirás por socorro e Deus estará aí a acolher-te e a te proteger e te abençoará! Ora isto não quer dizer que irás viver eternamente nesta vida física! Não! Chegamos a ser idosos ou podemos ter doenças como o câncer ou outras coisas e mais cedo ou mais tarde, morremos! Não é garantia nenhuma que temos uma vida física propagada, porque “Deus não está no negócio de propagar a vida física.” Deus está no negócio de desenvolver o caráter de Deus em nós!

E assim, às vezes, Ele intervém nas nossas vidas, mas também, às vezes, Ele deixa essas nossas vidas com certas dificuldades. Isso não quer dizer que Ele não esteja a intervir. É porque Ele nem sempre faz da maneira que nós queiramos; ou de nossa maneira de pensar!

Por isso diz no v. 9: “Se tirares do meio de ti o jugo e o dedo que ameaça (olha o dedo, olha tu deves fazer!) E olha eu não vou fazer isto! És tu!” – e outras acusações desse gênero, e “o falar injurioso.” Sim, temos que parar de falar de maneiras que magoam as outras pessoas! Parar de falar de maneiras que magoam ou machucam as outras pessoas! “Se parares ou tirares o falar injurioso, se abrires a tua alma ao faminto e ajudares a alma aflita então”, vê-se outra vez aqui então...”a tua luz nascerá nas trevas e a tua escuridão será como no meio dia e o Senhor te guiará continuamente e fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará teus ossos e serás como um rio regado e um manancial de águas que jamais faltam, os teus filhos edificarão as antigas ruínas, levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável”.

Quer dizer se fizeres as coisas corretas então Deus vai abençoar as tuas obras e depois continua no v. 13: “se desviares o pé de profanares o Sábado (como é que vocês guardam o dia de expiação? Estão a profanar o dia de expiação? Vocês estão a profanar os Sábados? Estão a respeitar os Sábados da maneira que Deus quer? Ou não? Como?)  e de cuidar de teus próprios interesses no meu santo dia”.

Quer dizer vais para o trabalho e fazer as coisas que são do teu interesse; “mas se chamares o Sábado deleitoso (um dia alegre, um dia de alegria) e santo dia do Senhor digno de honra e o honrares e não seguindo os teus próprios caminhos e não seguindo a tua maneira e não seguindo a tua vontade, falando palavras vãs”; quer dizer não estás a fazer o teu trabalho, não estás a fazer a tua própria vontade, não vais passar o dia todo a ver o jogo de futebol, ou coisa assim, ou ver tv, ou seja o que for, não estás a dizer palavras vãs! Estás a dizer palavras boas, encorajadoras e positivas para o dia de Sábado?

“Então (outra vez, se ... então) te deleitarás no Senhor (vais ter alegria) e te farei cavalgar entre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó e com teu pai porque a boca do Senhor o disse”.

Isto é, se submeteres a Deus, aos seus dias santos, as suas instruções então Deus te abençoará.

Queridos irmãos aqui vemos que temos que nos submeter a Deus e tem que haver uma atitude de submissão e agora vamos ver aqui um ponto paralelo em Tiago. Vê-se aqui no capítulo 4 a pergunta porque que há guerras? E vamos ver que a resposta ao fim de tudo é falta de humildade. “Por que há lutas e contendas?” Porque acabamos de ler em IS 58 “Se parares essas contendas, se parares essa fala injuriosa, se parares o apontar o dedo e se submeteres a Deus e orar para se submeter a Deus” --- tem que ser humilde! E para parar estas palavras injuriosas --- tens que ser humilde! Para parar de apontar o dedo --- tens que ser humilde! Porque se não és humilde vai haver contendas.

E Tiago pergunta aqui em TG 4: “donde procedem guerras e contendas que há entre vós?”

E quem são “vós”? Queridos irmãos, quem são “vós” são os membros da igreja de Deus pois Tiago está a escrever aos membros da igreja. E isto é simplesmente no período dos apóstolos, e não estou a falar no dia de hoje! Estou a falar mesmo no dia dos apóstolos, e isso quer dizer que nos dias dos apóstolos já havia contendas na igreja entre irmãos e havia guerra entre “vós”!

Não está a falar numa guerra entre Brasil e por exemplo a China ou coisa assim, está a falar entre “vós” --- membros da igreja.

“... se não dos prazeres que militam na vossa carne”; estes desejos, estas vontades e que não estão controladas e não estão debaixo de um domínio próprio ...  não estão submissas a Deus! E por que? Porque são arrogantes porque a cabeça tornou-se muito importante porque eu tenho as minhas ideias, as minhas coisas e por isso vou fazer essas contendas e vou dizer palavras injuriosas.

“... cobiçais e nada tens, matais e invejais”; então os irmãos na igreja estão a matar? Matar espiritualmente pois quando estamos zangados com uma pessoa e dizemos mal a uma pessoa, por exemplo pomos uma coisa no facebook que diz mal a uma pessoa, então espiritualmente estás a matar.

“... viveis a lutar e a fazer guerras”; estás continuamente a viver com estas coisas no facebook, e sei lá na internet, e em conversas com pessoas onde esta conversa e atitude vem continuamente à tona. Vem continuamente uma atitude permanente.

“... pedis e não recebeis por pedis mal para esbanjares aos vossos prazeres”; ou queres ter mais dinheiro, queres poupar mais dinheiro, seja o que for.

“... infiéis não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus?” Não entendem que este MUNDÃO é inimizade para Deus?

“... aquele pois que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus ou supondes que em vão afirmo que está na Escritura: o espírito em que nós habitamos tem ciúmes.” O espírito do homem no homem é o espírito que nós temos aqui é ciumento. Não está a falar do Espírito de Deus! Está a falar do espírito que temos naturalmente como seres humanos.

E depois diz: “antes ele dá a maior graça pelo que diz e Deus resiste aos soberbos” e vemos que a causa destes problemas todos quando são analisados porque há guerras, há cobiças e há contendas e há inveja e estão a pedir e não recebem e quando filtramos isto tudo e chegamos ao ponto final, ao ponto de baixo, o que é que diz?

É porque a nossa natureza humana, o espírito do homem no homem tem ciúmes e por que? Não foi a mesma coisa que satanás teve? Teve ciúmes de Deus e disse eu vou subir  e vou ser igual ou semelhante a Deus. E isto é soberba! “Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes” e por isso vimos, queridos irmãos, que um dos grandes problemas de satanás (e talvez o maior problema de todos, e eu acho que bem possível será o maior problema inicial e a base de todos osproblemas) foi a falta de humildade! E essa falta de humildade subiu à cabeça dele(de Satanás), ficou soberbo, ficou ciumento e daí veio todas as coisas de iniquidade. Pois Deus disse, como lemos em EZ, quando foi encontrado iniquidade nele.

Por causa da multiplicação do seu comércio e por causa de que estava a debater e esses debates todos acerca de tentar convencer outros anjos a seguir a ele.

Por isso sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós.

Queridos irmãos quando nos humilhamos e quando nos submetemos a Deus em humildade satanás não pode estar perto de você pois ele vai fugir. Por quê? Porque ele sabe que a maneira de se aproximar de você e convencer você, é você sendo soberbo e arrogante. E se ele não está a convencer a você ser soberbo e arrogante, ele então está a perder a luta e por isso vai deixar você e vai esperar por outra oportunidade e outro momento mais oportuno.

E por isso Tiago diz: “chegai-vos a Deus”.

E veja no v. 10: “humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará”.

Vejam também 1 PE 5:5-8: “rogo igualmente aos jovens serem submissos aos mais velhos (jovens submetam-se aos idosos e o que é um jovem? Uma pessoa de 40 anos é um jovem para mim, e sejam submissos aos idosos, aos mais velhos) outrossim (ou de outra maneira) da maneira de tratar uns aos outros cinjais-vos todos de humildade (agora não está a falar só dos jovens pois está a falar de todas as pessoas, todos nós) pois Deus resiste aos soberbos contudo aos humildes concede a sua graça portanto humilhai-vos sobre a poderosa mão de Deus para que Ele em tempo oportuno (a vinda de Cristo quando for o tempo de Deus) vos exaltar (não é hoje é quando Jesus Cristo vier) lançando sobre Ele toda a ansiedade, todas as preocupações pondo tudo em Jesus Cristo porque Ele tem cuidado de vós, sede sóbrios e vigilantes pois o diabo vosso adversário anda ao derredor como um leão procurando alguém para o devorar”.

E o que ele está a procurar? Falta de humildade pois o diabo é o adversário irmãos e quem é o nosso adversário? É outra pessoa? Outra coisa na internet? É isto ou aquilo? Não! O nosso adversário é o diabo e lembra-se quando Tiago perguntou por que há guerras? E ele completou dizendo submetam-se a Deus e sejam humildes.

A mesma coisa que Jesus Cristo mencionou nas bem aventuranças em MT 5 mas mencionou começando com humildade em MT 5 começa no v. 1: “vendo Jesus as multidões subiu ao monte e como se assentasse aproximaram-se os seus discípulos e Ele passou a ensiná-los dizendo: bem aventurados os pobres de espírito (os humildes) (bem aventurados os que tem humildade) porque vão herdar o Reino de Deus, bem aventurados os que choram (e choram por que? porque fizemos coisas erradas e estamos a nos arrepender) por que vão ser encorajados (vão ser consolados), bem aventurados os mansos( isto é, os ensináveis) porque herdarão a terra”; vemos então as camadas que Deus está a colocar primeiro, Jesus Cristo está a colocar primeiro ser humilde, com humildade nos arrependemos, e depois de arrependidos somos ensináveis e para o que? Para aprendermos a Lei de Deus, os mandamentos de Deus e por isso que diz: “bem aventurados aqueles que tem fome e sede de justiça porque serão fartos” e depois quando buscamos a Lei de Deus começamos a entender que precisamos  de misericórdia porque estamos cheios de pecados e por isso diz; “bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” e depois temos que ter misericórdia  mas tem que ser sincero e genuíno, verdadeiro e real e por isso diz assim: “bem aventurados os limpos de coração” quer dizer que o coração isto é verdade e é sincero e depois o que é que vem no sétimo lugar, na sétima camada? Os pacificadores, os que fazem a paz porque serão chamados filhos de Deus e porque estamos a desenvolver o caráter de Deus e sermos filhos e filhas de Deus e sim vamos ser perseguidos por causa disso mas vemos digamos assim o ponto final começando na humildade o ponto final é para sermos pacificadores quando tratamos e falamos com outras pessoas e por isso é que se diz: “humilhai-vos, cingi-vos de humildade” e Tiago disse: “por que que há guerras?”, isto é, por que não são pacificadores? Não são pacificadores porque não são humildes.

E vemos a mesma continuidade, queridos irmãos, vemos este castelo de cartas, digamos assim, começando na humildade e depois no arrependimento depois na mansidão e depois na busca da justiça e depois na misericórdia e depois no coração puro e depois pacificação e este digamos assim castelo de cartas cai se não houver humildade por baixo, se não houver humildade embaixo todos os demais caem!

Vamos então ler alguns PV 20:3: “honroso é para o homem o desviar-se de contendas (isto é ser pacificador) mas o insensato (isto é o tolo aquele que não tem sabedoria de Deus) se mete em rixas (em debates, em guerras, em lutas)”.

Veja em PV 16:28: “o homem perverso espalha contendas (isto é não é pacificador) e o difamador (aquele que fala palavras injuriosas, lembram-se?) separa os maiores amigos (causam divisão entre aqueles que deviam ser os maiores amigos como por exemplo na igreja quando pessoas dizem mal umas das outras tenham cuidado)”.

Vejam por exemplo PV 21:4: “olhar altivo e coração orgulhoso a lâmpada dos perversos (isto é, por exemplo a riqueza, a lavoura dos provérbios, isto é, do trabalho que eles fazem e quer ter mais dinheiro e ter mais coisas e tem vários esquemas e vários artifícios e vários planos mentais quer dizer estas coisas que os perversos fazem e são pecado, olhar altivo, coração orgulhoso esta ´lâmpada dos perversos são pecado)”.

Vejam PV 18:6: “os lábios do insensato (isto é, do tolo) entram na contenda (não são pacificadores) e por açoites na sua boca, a boca do insensato (uma vez mais a do tolo que não é sábio) é a sua própria destruição e os seus lábios um laço para a sua alma”.

Veja por exemplo um bocadinho mais adiante no v. 12: “antes da ruína gaba-se o coração do homem” (óh eu fiz isto e os outros não fazem eu sou melhor e eu vou fazer isto e tal e vai ser muito melhor que os outros) e está a se gabar e diante da honra vai humildade.

Queridos irmãos acabamos de ler a pouco em TG capítulo 4 e estamos aqui a ver como uma pessoa usa a língua pode causar muitos problemas.

Vejam em Tiago capítulo 3 fala que a língua é como um fogo, a língua causa muitos problemas é como o fogo e veja assim no v. 6: “a língua é fogo um mundo de iniquidades”.

Por isso irmãos temos que ter cuidado com o que sai na boca e precisamos de ter muito cuidado, eu preciso de ter muito cuidado e nós precisamos de ter cuidado e eu não sou melhor que nenhum de vós e sou como vocês todos pois sou um ser humano e tenho minhas falhas e tenho que me esforçar a ser melhor e estou tentando ser melhor mas todos nós precisamos de fazer o mesmo.

Veja no v. 12: “acaso meus irmãos pode a figueira produzir azeitonas ou a videira produzir figos? Tão pouco a fonte de água salgada pode dar água doce”.

Quer dizer esta língua não pode dar coisas boas e coisas más, ora depois de explicar isso o que ele está a dizer?

“então entre vós quem é sábio e inteligente? sábio e inteligente e por que? Porque está a tomar conta, está a ter domínio próprio de como vai usar a sua língua e precisamos de ter conta em cuidado de como usamos a língua e então diz: “mostre, você é sábio e inteligente, mostre em mansidão de sabedoria mediante com digno proceder as suas obras”.

Se você é sábio e inteligente demonstre essa sabedoria e inteligência em mansidão de sabedoria e numa sabedoria que é ensinável, que é humilde e que é mansa.

Queridos irmãos isto é muito importante; “mas pelo contrário em vosso coração há inveja amargurada e sentimento faccioso e nem vos glorieis disso e nem contra a verdade pois esta não é a sabedoria que desce de Deus lá do alto antes é sabedoria que é terrena, animal e do diabo, demoníaca”.

E por isso se temos zangas, se estamos a fazer contendas, se entre nós estamos sempre a meter coisas nos assuntos de contendas cuidado que essa sabedoria é diabólica pois onde há inveja e sentimento faccioso aí há confusão e espécie de coisas ruins”.

V. 17: “a sabedoria porém lá do alto, a sabedoria de Deus é primeiramente pura, depois pacífica, fazemos paz, pacificadores, indulgentes, tratáveis, podemos falar com ele e ser assim também como vou ajustar e coisas assim e não é ajustar contra as leis de Deus mas vou ter cuidado com os seus sentimentos, menos fé, vou ter respeito por eles e cuidado com elas, e Paulo até disse tem pouca fé e não quer comer carne então a frente dela não vou comer carne só para não magoar essa pessoa ou não machucar essa pessoa; plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem fingimento, ora é em paz que se semeia o fruto da justiça para os que promovem a paz”.

Queridos irmãos aqui vemos claramente uma distinção entre falta de humildade e a verdadeira sabedoria pois o pecado é ligado a arrogância, a contendas, a guerras, a divisões, a partidarismo, ao uso incorreto da língua, a sabedoria demoníaca, a tolice e por outro lado a sabedoria segundo Deus é ligada com frutos de justiça, o uso correto da língua, plantando paz, sendo pacificador, sendo misericordioso, sendo gentil e amoroso e essa é a sabedoria de Deus, essa é ser realmente sábio e isso começa em humildade, arrependimento e mansidão como Jesus Cristo mencionou nas bem aventuranças então isto será, digamos assim, um ponto profético do tempo do fim?

Porque em MT 24:10 e 12 no v. 10 diz assim: “nesse tempo muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros (quer dizer que muitos não vão ser humildes e vão ter contendas e vão ofender uns aos outros, vão usar a língua de uma maneira incorreta).

v. 12:  e por se multiplicar a iniquidade (baseado que começa com a falta de humildade) o amor se esfriará de quase todos.

Queridos irmãos Jesus ensinou que começa com a bem aventurança de humildade e vimos o que foi essa falta de humildade e uma das causas principais se não a principal que causou satanás a desviar-se do caminho, sim demorou tempo mas foi se desviando e começou seu negócio de dizer mal e acusar, usar esta língua injuriosa e acabou por causar divisão entre os anjos.

E queridos irmãos a tática do diabo não é nada diferente hoje em dia, para causar divisões entre irmãos e irmãs e pessoas na sociedade e aonde começa? Com falta de humildade e isso conduz a tolice ao invés de ser sábio e será então que isto é profético? Para o tempo do fim? Eu acho que sim.

Leiam em AP 3:15 escrevendo aqui a carta a Laodiceia diz assim: “ conheço as tuas obras que nem é s frio nem quente, quem deras fosses frio ou quente, assim porque és morno, nem quente e nem frio, estou a ponto de te vomitar da minha boca pois dizes sou rico e abastado e não preciso de coisa alguma (isto é soberbo, esta riqueza, esta beleza, estas coisas que tem fez a pessoa subir a cabeça e ficou arrogante, ficou soberbo) e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu e por isso aconselho-te que compres de mim ouro refinado pelo fogo (ou em outras palavras, eu te aconselho que vais passar pela grande tribulação de fogo) para seres purificado pelo fogo (e para vires de te arrepender por causa dessas dificuldades que vão acontecer)”.

Queridos irmãos vivemos em um dia de jejum e em LV 23 está aqui a falar do dia de expiação e diz assim no v. 27-32: “mas aos 10 deste mês sétimo será o dia da expiação e tereis santa convocação (terás um culto, vais ouvir os sermões, vais jejuar, vais orar vais meditar e vais ouvir sermões e sim descansas também pois é um dia santo mas vais jejuar e orar e ouvir sermões de novo para estares mais perto de Deus) e afligireis a vossa alma (isto é, farás jejum de água e comida) tereis oferta queimada ao Senhor (um sacrifício vivo da tua vida)”.

Queridos irmãos estamos fazendo o que lemos em IS 58 a tirar a dificuldade dos oprimidos? Estamos a analisar a nós próprios? A ver se de fato somos soberbos? E se de fato precisamos de mudar a maneira de vivermos? E se sim, se fizermos isso, então... Deus nos abençoará.

Vimos claramente irmãos que satanás caiu por causa da sua soberba e por isso precisamos de expiação mas a minha pergunta é: nós temos o mesmo problema? Nós também somos soberbos em nossos pensamentos?

O grande problema irmãos é que não vemos a nossa própria soberba pois somos cegos a isso e precisamos de pedir a Deus na misericórdia Dele a nos mostrar os nossos pecados que nós não vemos.

Precisamos de ter cuidado e por que? Porque lemos por exemplo em 1 C0 10:12 e diz assim: “aquele pois que pensa estar em pé veja que não caia”; você e eu pensamos que estamos em pé? Pensamos que somos humildes? Cuidado porque se não podemos cair e veja que não caia pois quando você é soberbo cai e quando você é humilde já estás no chão não há para onde cair, já está no chão, digamos assim.

Irmãos leiam em IS 55:6-7 diz assim: “buscai o Senhor enquanto se pode achar e invocai-o enquanto está perto”.

Queridos irmãos há tempo, pouco tempo mas há um bocadinho de tempo e por isso invocai-o e buscai-o o Senhor enquanto está perto e enquanto temos tempo.

Deixe o perverso o seu caminho e o iníquo os pensamentos, converta-o ao Senhor que se compadecerá dele e volte para o nosso Deus porque Deus é rico em perdoar.

Porque os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos irmãos e nem os nossos caminhos os caminhos de Deus e por isso busquem o Senhor enquanto se pode achar.