Uma história de amor sem fim!

Você está aqui

Uma história de amor sem fim!

Download (Baixar)
MP3 Audio (43.56 MB)

Download (Baixar)

Uma história de amor sem fim!

MP3 Audio (43.56 MB)
×

Deus retrata o nosso relacionamento com Ele como uma história de amor sem fim! Mas infelizmente temos que passar por umas partes terrivelmente tristes. Mas Ele nunca nos deixará ou desamparará. E nós? Que faremos?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Deus retrata o nosso relacionamento com Ele com uma história de amor e é para ser uma história de amor sem fim!

Mas infelizmente durante esta história de amor existem os períodos ou as partes que são muito tristes.

Vejamos então o exemplo que nos é dado acerca do amor de Deus para conosco e como nós reagimos ou atuamos perante Deus. Vamos ver isso no livro de Oséas porque é fácil estamos a dizer: “óh estes foram os israelitas!” Mas muitas vezes não olhamos para nós próprios e não vemos que nós não fomos nada diferentes -- que não somos nada diferentes -- ou não éramos nada diferentes como os israelitas eram.

E vejamos então aqui a história porque Deus disse a Oséas para se casar com uma prostituta e aí através dessa metáfora, digamos assim, estava retratando ou demonstrando algumas partes tristes deste período de nosso desenvolvimento até chegarmos a um ponto maduro de sermos verdadeiramente dedicados a Cristo.

E por isso vemos essas partes tristes aqui na estória descrita de Oséas, aí vemos no livro de Oséas, Deus disse a ele para se casar como eu disse com essa prostituta e chamar os seus filhos com o primeiro nome como filho de Jezreel, e depois de Lo Ruama, uma menina e depois um menino de Lo Amin, e esses nomes retratam algumas partes muito tristes da história.

Imagine você nomear os seus filhos como: DEUS PLANTA O CASTIGO ou é DESFAVORECIDO ou NÃO ÉS MEU POVO? Imagine você chamar a sua filha desfavorecida? Imagina você chamar o seu filho tu não és meu? E dar isso como nome dele?

E isso como vemos retrata uma estória importante, mas quando lemos o livro de Oséas também vemos que vai haver uma mudança, vai haver uma mudança nesse relacionamento.

É como nós lemos a Bíblia e dizemos: sim, eu conheço o fim da estória e o fim da estória é bom, sim, porque fomos e lemos ao fim do livro de AP, por exemplo, em conclusão, e sabemos que Cristo vem, e vem sem demora!

Vai haver uma vitória e por isso sabemos que vai haver uma reconciliação completa com o povo israelita e com o povo do mundo que se arrependa, e vai haver uma restauração de Israel e do povo do mundo, que se arrependam! Depois vemos também espiritualmente que a noiva que se aprontará, que estará pronta à vinda de Cristo, estará feliz para sempre!

NUMA ESTÓRIA DE AMOR SEM FIM!

Então veja comigo, faz favor, OS 1:2 diz assim: “quando pela primeira vez falou o Senhor por intermédio de Oséas, então o Senhor lhe disse: “vai, toma uma mulher de prostituições e traz filhos de prostituição porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor!”

E queridos irmãos, especificamente, literalmente está aqui a falar da prostituição do povo israelita naquela era, da infidelidade de Israel, mas queridos irmãos não devemos ser arrogantes e soberbos e dizermos: eram eles! Sou muito melhor! Porque não o somos!!

Não somos nada melhores! Somos do mesmo gênero, somos da mesma carne, do mesmo sangue, do mesmo caminho do pecado. Não, não há nenhum que não tenha pecado!

Mas continuando então aqui, continuando no v. 3: “foi-se pois e tomou a Gomer, filha de Diblain, e ela concebeu e lhe deu um filho e disse o Senhor: “dá-lhe o nome de Jezreel porque daqui a pouco castigarei pelo sangue de Jezreel a casa de Jeú e farei cessar o reino da casa de Israel”.

Jezreel foi o vale onde Jeú matou a casa de Acabe, vê-se isso em 2 RS 10, esse vale Jezreel também foi a cena da vitória dos israelitas liderada por Gideão contra os midianitas, os amalequitas e os povos do oriente, vê-se isso em JZ 6-7, e também o foi a ser o local onde os israelitas liderados pelo rei Saul foram derrotados pelos filisteus, está em 1 SM 29:1-6, e por isso esse vale falando especificamente neste contexto, está a dizer: “daqui a pouco castigarei pelo sangue de Jezreel, isto é, o sangue nesse vale, a casa de Jeú e farei cessar o reino da casa de Israel”.

E por isso vê-se aí um nome de castigo, sim, uma palavra, Jezreel quer dizer Deus planta, mas Deus plantou aqui um castigo!

“E naquele dia dobrarei o arco de Israel no vale de Jezreel. Tornou ela a conceber e deu a luz a uma filha, agora uma menina, e disse o Senhor a Oséas: “põem o nome de Desfavorecida, que em hebreu é Lo Ruama (quer dizer desfavorecida) porque Eu não mais farei a favorecer a casa de Israel”

“E depois a casa de Judá me compadecerei e salvarei pelo Senhor seu Deus pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros; depois de haver desmamado a desfavorecida concebeu e deu a luz a um menino, agora um filho, disse o Senhor a Oséas: “põem o nome de Lo Ami, quer dizer, não é o meu povo, porque vós não sois meu povo nem Eu serei vosso Deus”.

E vê-se aqui que está a retratar, a dar uma metáfora, do povo israelita que Deus está a dizer: vão ser castigados, não vão ser meus favoritos, e não vão ser meu povo!

Queridos irmãos é uma situação muito semelhante em que todos nós nos encontrávamos quando estávamos pecando no mundo e temos que nos arrepender ou tivemos que nos arrepender, a mudar nossa maneira de ser.

Continuando a ler no v. 10 diz: “todavia o número de filhos de Israel será como a areia do mar que não pode medir e nem contar, “sim, todavia vão ter muitos descendentes”, e no lugar onde se dizia: vós não sois meu povo se lhe dirás: vós sois filhos do Deus vivo!”

Quer dizer, vai haver nessa estória de amor, um arrependimento; e onde não eram o povo de Deus, vieram a ser o povo de Deus, não só povo mas filhos do Deus vivo!

“Os filhos de Judá e os filhos de Israel se congregarão e constituirão por si só uma cabeça e subirão da terra porque grande será o dia de Jezreel”, o dia que Deus planta.

E aqui vê-se que os filhos de Judá e os filhos de Israel se congregarão, se juntarão, vai haver um período à vinda de Cristo que estes 2 grupos de povos se juntarão.

Cap. 2:1: “chamai a vosso irmão, meu povo e a vossa irmã favor”; quer dizer não vai ser desfavorecida mas favorecida, não vai ser não meu povo mas vai ser meu povo! No vale, na área de Jezreel, o dia de Jezreel, o dia que Deus plantará, que vai mudar este castigo para uma benção.

Queridos irmãos isto é uma estória de amor que não tem fim, maravilhosa e que demonstra como Deus muda [demonstra misericórdia - perdoa], ajuda a este povo a chegar a um arrependimento através da maneira que Deus está a lidar conosco que vai nos conduzir, porque Ele sabe muito bem como no conduzir, vai nos conduzir ao arrependimento! A não ser que nós completamente vamos rejeitar isso! Mas Ele vai nos conduzir ao arrependimento.

Veja no capítulo 2:2: “repreendei vossa mãe, repreendei -a porque ela não é a minha mulher e eu não sou o seu marido”; “é como Deus está a dizer: olha, não é minha mulher, não sou seu marido, rejeitei, divorciei-me dela”.

“Para que ela afaste as suas prostituições da sua presença e os seus adultérios de dentro de seus seios”; “para que ela pare de ser uma adúltera”.

“Para que eu não a deixe despida e a ponha como no dia em que nasceu e a torne semelhante ao deserto e a faça como terra seca e a mate a sede, e não me compadeça de seus filhos porque são filhos de prostituições”.

Por isso está aqui a dizer: corrige, corrige o povo, repreende, dá digamos assim, uns açoites, uma correção ao povo para se arrependerem!! Para não continuarem da maneira que são! De prostituição, seguindo outros deuses, seguindo o caminho errado!

V. 5: “pois, sua mãe se prostituiu, aquela que os concebeu torpemente porque diz: irei atrás dos meus amantes que me dão o meu Ao e a minha água, minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas”;

Quer dizer, eu vou seguir esses falsos deuses, seguir estas falsas ideias, vou seguir estas mentiras deste mundo e queridos irmãos não éramos assim? Como nós éramos seguindo coisas do mundão?

V. 6: “portanto eis que cercarei o seu caminho com espinhos e levantarei um muro contra ela para que ela não ache as suas veredas”; quer dizer quando as pessoas seguem o caminho do mundão vão sofrer!! Vão ter como diz aqui: “espinhos” e “bater com a cabeça no muro” até haver um VERDADEIRO ARREPENDIMENTO!

Infelizmente queridos irmãos, há muito sofrimento neste mundo e a causa do sofrimento é o pecado do homem, os nossos sofrimentos são causados por nós!!

Muitas pessoas dizem: óh se houvesse Deus não havia este sofrimento! Queridos irmãos, há sofrimento por causa de nossos pecados! E temos que nos arrepender! Temos que nos arrepender!

V. 7: “ela irá em seguimento de seus amantes, porém não os alcançará, buscá-lo-ás sem contudo os achar, “sim, vai seguir estes caminhos errados, vai seguir estes pecados, vai seguir as pessoas, por exemplo, os jovens estão a seguir o mundão, vão para as festas, vão para o mundão, vão para as RAVES, pensando que vai haver a grande alegria e depois a realidade os toca que perderam a vida, a alegria, destruíram a vida deles na juventude!

Quantos jovens estão a destruir o seu futuro? Por causa de coisas que fazem na juventude pensando que os meus pais não sabiam o que estava a dizer! É, infelizmente é o caso!

Então vê-se aqui no v. 7 na última parte diz assim: “então dirá: “irei e tornarei para o meu primeiro menino porque melhor antes do que agora!”.

As pessoas chegam a um ponto que dizem: tenho que me arrepender e voltar para Deus; é importante, é necessário chegarmos a esse ponto! Muitas pessoas dizem: basta aceitar Jesus!

Queridos irmãos, sim, precisamos aceitar Jesus como Nosso Salvador mas isso não é suficiente! Temos que segui-lo! Temos que por em prática o que Ele diz!

Por isso dizemos: eu aceito Jesus e acredito em Jesus, mas não fazemos, não seguimos, não praticamos, não cremos no que Ele diz, isto é, não fazemos o que Ele diz que é para nós fazermos, vamos ter GRANDES PROBLEMAS!  Como diz aqui: vamos ter ESPINHOS! Vamos bater com a cabeça no muro! Temos que nos arrepender!  E por isso diz: “quando chegarmos ao ponto, tornarei para ao primeiro marido porque me ia melhor do que agora”.

É como a parábola do filho que voltou ao pai, aquele filho que diz: olha me dá a herança toda que vou fazer, e depois perdeu tudo! E estava a comer e dormir com os porcos e depois disse: os servos de meu pai vivem melhor do que eu, deixe-me voltar para o meu pai. Nós temos que chegar a esse ponto, de voltar a obedecer a Deus.

V. 8: “então ela pois não sabe que fui eu que lhe dei o trigo, o vinho, o óleo e lhe multipliquei a prata e o ouro que eles usaram para Baal”, para os seus deuses, deuses falsos pra comprar computadores, para comprar televisão, para comprar sei lá que mais!

Mas foi tudo em vão se não pomos Deus em primeiro.

Vejam a partir do v. 14 diz assim: “portanto eis que eu a trairei”, Deus nos vai chamar, quando nós batermos com a cabeça no muro, quando nós nos magoarmos nos espinhos e estivermos prontos a ouvir a palavra de Deus; Ele então nos vai chamar.

“Eu a trairei, a levarei para o deserto e lhe falarei ao coração, e lhe darei dali as suas vinhas e o vale de Acor, por porta de esperança, ela será obsequiosa”, isto é,” responderá a esta chamada, cantará, responderá a esta chamada”; “como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito”; então vai responder.

“Naquele dia, diz o Senhor: ela me chamará: meu marido e não me chamará meu Baal”: por que que a igreja se vai casar irmãos? Com Jesus Cristo! E por isso está a falar aqui que nós então temos que chegar ao ponto de reconhecer Jesus Cristo, diz o Senhor, temos que O reconhecer como o nosso querido, como o nosso esposo.

“Da sua boca tirarei os nomes dos baalins”, da sua boca tirei profanações, essas palavras más que dizem, esses palavrões, essas idolatrias, essas ideias de não acreditar que Deus existe, essas ideias de falsidade, e essas teorias de evolução, tirarei isso da boca deles! E não mais se lembrará desses nomes naquele dia farei dela uma aliança, com as bestas fera do campo, com as aves do céu e com os répteis da terra, e tirarei desta o arco e a espada da guerra, e farei o meu povo repousar em segurança”.

Quando será isso? A vinda de Cristo quando Deus através de Jesus Cristo estabelecerá o reino milenial de paz na terra em que haverá repouso na terra!!

Desposar-te-ei comigo para sempre, desposar-te-ei comigo em justiça, em juízo, e em benignidade e em misericórdias, serei o teu marido para sempre!

ISTO É UMA ESTÓRIA DE AMOR SEM FIM!

Vejam em EZ 16, vamos começar a ler do v. 1: “veio a mim a palavra do Senhor dizendo: “filho do homem faz a conhecer Jerusalém, as suas abominações”; “faz conhecer ao povo os seus pecados”.

Queridos irmãos, está claro que está a falar a Jerusalém pois o princípio e aplicado a nós, a todas as nações, ao judeu primeiro, mas também ao grego, a todos, a todos, simplesmente há uma sequência.

E diz assim: “assim diz o Senhor: “disse assim o Senhor a Jerusalém: “a tua origem, o teu nascimento sugira da técnica dos cananeus. Teu pai era amorreu, tua mãe heteia quanto ao teu nascimento no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo e nem fostes lavado, com água para te limpar nem esfregada com sal nem em volta em faixas”; quer dizer quando nasceste estavas suja, nem fostes limpa e nem nada!

“Não sabia de dor de ti algum olho para dizer destas coisas, antes compadecido de ti, antes fostes lançada em pleno campo no dia em que nasceste porque tiveram nojo de ti”

Quantos de nós vivemos uma vida que é UM NOJO??

A nossa vida, alguns de nós, alguns de você estão a ouvir aqui, é terrível, UM NOJO, UMA SUJEIRA!

Diz aqui: “passando junto de ti vi te revolver no teu sangue e ainda que estás no teu sangue, vive, quer dizer, “Cristo veio, e disse: Ok, vou te ajudar”; “eu te fiz multiplicar como o renovo do campo, cresceste e te engrandeceste e chegaste a grande formosura, formaram=te os teu seios e cresceram os cabelos, no entanto estavas nua e descoberta, passando junto de ti vi-te e eis no teu tempo, era tempo de amores e estendi sobre ti as asas do meu manto e cobri a tua nudez, e dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus: “e passaste a ser minha””.

Deus está aqui a falar dos israelitas que não eram nada, estavam no Egito e não eram nada, os tirou do Egito e os abençoou até chegar à benção dos dias de Salomão, grande povo.

V. 9: “e eu te lavei com água e no teu sangue te ungi com óleo, também te vesti de roupas bordadas e te calcei com couro da melhor qualidade e te cingi com linho fino e te cobri de seda, também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar a roda do pescoço, coloquei-te um pendente no nariz e arrecadas nas orelhas e uma linda coroa na cabeça, assim fostes adornada de ouro e prata, o teu visto é em linho fino, seda e de bordados”.

Queridos irmãos, aqui vemos que Deus simbolicamente estava a dar a Israel uma vestida e uns adornamentos lindos, e em princípio físico não há nada de nos vestirmos bem e nos adornarmos bem, o ponto é que precisamos de ter cuidado que a qualidade de uma pessoa é no coração! Não é das coisas por fora, sim, não há nada errado de vestirmos bem, as damas estarem adornadas, mas cuidado que isso não seja um ponto de arrogância e pensar que você é melhor por causa que você ou como você foi abençoado de ter essas bençãos físicas.

Mas voltando aqui ao ponto, Deus deu esta beleza a nação de Israel até que chegou, vocês sabem no período de Salomão, veio a ser uma grande nação, quer dizer, abençoou.

V. 14: “correu a tua fama entre as nações por causa da tua formosura, pois eras perfeita por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor, mas confiastes na tua formosura”.

 

Sim, muitas vezes somos abençoados no nosso emprego, no nosso trabalho, na nossa profissão, temos mais um bocadinho de dinheiro e o que acontece? Sobe a cabeça, ficamos arrogantes, ficamos soberbos; “confiastes na tua formosura, te entregaste a lascívia graças a tua fama”.

É também o que acontece com muita juventude, as pessoas são jovens, 20, 17, 23, 24 anos, olha tem saúde, olha posso fazer o que quero, tenho saúde, tudo bem e depois durante esse período fazem erros tão grandes que vão ter que pagar pela vida inteira.

Fazem erros tão grandes na sua juventude, quando vão para o colégio, quando vão para a universidade, pensam que podem, olha posso fazer o que eu quero e vou para a farra, vou para uma festa, vou fazer isto, cometem adultério ou coisas desse gênero e que sabem que não deviam de fazer mas fazem!! Desobedecendo aos pais!

E causam problemas para a vida inteira! Como é tão triste, irmãos. Por que que não aprendemos a lição? Por que é que temos uma dura cerviz? Por que é que temos que bater com a cabeça no muro? Por que é que temos que magoarmo-nos nos espinhos? Por que é que temos que sofrer? Para chegarmos ao ponto de nos arrependermos e depois Deus pela sua graça, pela sua bondade nos perdoa e nos ajuda e nos guia.

V. 15: “confiastes na tua formosura e te entregastes a lascívia graças a tua fama e tu oferecestes a tudo que passava para seres dele”

Queridos irmão, aqui há um problema: “tomastes os teus vestidos, fizestes lugares altos, adornados de diversas cores aos quais te prostituístes, tais coisas nunca se deram e jamais se darão, tomastes as tuas joias de enfeite que eu te dei do meu ouro e da minha prata e fizestes estátuas de homens e te prostituístes com elas”, IDOLATRIA.

Deus te deu talvez uma boa condição financeira e abusaste desse dinheiro.

“Tomastes vestidos borados e as cobristes com meu óleo, perfume pusestes diante delas, o meu pão que eu te dei, a flor da farinha, o óleo e o mel com que eu te sustentava também pusestes diante delas em aroma suave, assim se fez disse o Senhor Deus”.

V. 20: “demais, tomastes os teus filhos e as tuas filhas que me gerastes, os sacrificastes a elas para serem consumidos”.

“Sacrificastes os teus filhos a esses deuses falsos!”

Óh quem está a fazer isso hoje? Milhões de pessoas fazem isso através do ABORTO! Matar os bebês dentro dos próprios ventres! Ora, não quero este filho!

A casa é pequena para a tua prostituição? “Matastes os meus filhos e os entregastes a elas como oferta ao fogo, em todas as suas abominações e nas tuas prostituições, não te lembrastes dos dias da tua mocidade quando estavas nua e descoberta e revolver-te no teu próprio sangue, depois de toda a tua maldade, ai de ti Diz o Senhor Deus!”

“AI DE TI, DIZ DEUS!”

Jovens, cuidado.

Quando vocês saem da escola secundária e vão para a universidade ou coisa assim, cuidado, ai de ti porque sabes melhor que não te prostituas.

“Edificastes prostíbulo de culto e fizestes elevados altares em todas as praças”; “olha seguistes deuses errados, fizestes coisas erradas quando sabias melhor a cada canto do caminho edificaste o teu altar, profanastes a tua formosura e abristes as pernas!! A todo o que passava!! Isto é direito? Está a falar direito?

Damas, moças, cuidado, estão a abrir as pernas a todos que passam??

“E multiplicastes as tuas prostituições!  Cuidado! Ai de ti, diz o Senhor!

V. 26: “também te prostituístes com os filhos do Egito, os teus vizinhos, grandes membros e multiplicastes a tua prostituição para me provocares a ira e por isso estendi a mão contra ti e diminuí a tua porção, te entreguei a vontade dos que te aborrecem, as filhas dos filisteus as quais se envergonhavam do teu caminho depravado; também te prostituístes com as filhas da Sírias por quanto eras insaciável e prostituindo-te com eles, ainda assim te fartastes”

Queridos irmãos, vocês estão a seguir ídolos falsos, ideias falsas, as vossas nações estão a fazer contratos com outras, vocês como povos, coma famílias, estão a fazer coisas erradas?

V. 29: “multiplicastes as tuas prostituições”, “multiplicastes os teus pecados, as tuas asneiras, as tuas coisas erradas que fizeste”; “na terra de Canaã e na Caldeia”, “onde ser que você esteja”; “e ainda com isso não te fartaste”.

Continuas a fazer coisas erradas! “Tão fraco é o teu coração, diz o Senhor Deus, fazendo todas essas coisas próprias de uma meretriz e descarada!! Vocês, a nação, nós, estas nações, todas estas estão cheias, cheias de corrupção.

Óh é fácil dizer ao outro: óh, olha aquele! Irmãos antes de apontar o dedo temos que apontar o dedo para nós próprios, como é que eu estou a fazer? Como é que estou a conduzir? Estou a mudar a minha vida? Estamos?

V. 31: “edificando tu o teu prostíbulo de culto a entrada de cada rua e os teus elevados altares aqui na praça, não fostes sequer como uma meretriz, pois desprezaste a paga; fostes uma mulher adúltera que em lugar do seu marido recebe os estranhos”.

Em vez de vocês, o povo, seguir e obedecer a Deus, sim!!, dizem com palavras, óh amo a Deus, amo a Jesus Cristo, aceito Jesus Cristo mas não o seguem, não praticam!

Vejamos um bocadinho mais adiante no v. 46: “e a tua irmã (a maior, é SAMARIA) que habita a tua esquerda com suas filhas, e a tua irmã (a menor) que habita a tua mão direita é SODOMA e as suas filhas”

Quer dizer, sejam aqueles a esquerda, sejam aqueles a direita, aqueles maiores, aqueles menores, são todos pecadores!

“Todavia não só andastes nos teus caminhos que os outros que sofreram, “estás a ver, estão a sofrer”, “nem só fizestes segundo as tuas abominações mas se isso fosse muito pouco, ainda te corrompeste mais do que elas”, quer dizer, as pessoas ainda hoje estão a fazer pecados ainda maiores.

V. 48: “tão certo como Eu vivo, diz o Senhor Deus, não fez o Senhor Sodoma, a tua irmã, ela e as suas filhas como tu fizeste e também as tuas filhas”, quer dizer estas nações que sofreram no passado os pecados delas eram menores que os nossos pecados hoje em dia na nossa nação! (AI!!!).

Os pecados de Sodoma eram menores do que os pecados de hoje em dia no Brasil! Nos Estados Unidos! Na Europa! Em África! Seja onde for que você esteja.

V. 49: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma a tua irmã”, “soberba! É soberba! Hoje em dia o povo é soberbo também! É arrogante! “fartura de pão e próspero de tranquilidade teve ela e tuas filhas mas nunca amparou o pobre e o necessitado”.

Não é o problema hoje?

“Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim, pelo que em vendo isto as removi dali”, sim, Sodoma foi destruída”.

“Também Samaria não cometeu a metade dos teus pecados hoje em dia”.

Como sabem, Samaria é o reino do norte e foi dispersado.

 

 

“E nós hoje, “as nossas nações, diz assim”: “tu, pois multiplicastes as tuas abominações mais do que essas! E assim justificastes as tuas irmãs com todas as abominações que fizestes, tu, pois, levas a tua ignomínia, tu que advogastes a causa das tuas irmãs (Samaria e Sodoma, essas que fizeram pecados) pelos teus pecados que cometestes, mais abomináveis do que elas!”

As nações hoje em dia, nossos países hoje em dia estão a fazer pecados maiores do que nos dias de Sodoma e Gomorra.

“Envergonha-te logo e leva tua ignomínia pois justificastes as tuas irmãs”.

Veja aqui o amor de Deus no v. 53: “restaurarei a sorte delas, a de Sodoma e de suas filhas, a de Samaria e as suas filhas e a tua própria sorte entre elas”.

Estão a entender? Deus diz que vai restaurar essas pessoas, que é que isso quer dizer? Pura e simplesmente quer dizer que vai ressuscitar essas pessoas, vai dar a elas uma vida de novo, vai ensinar a elas o caminho e vão se arrepender!

V. 54: “para que leves a tua ignomínia e sejas envergonhada por tudo o que fizeste servindo-lhes de consolação quando as tuas irmãs, Sodoma e as suas filhas tornarem ao seu primeiro estado”; “tornarem a virem a ser de novo seres humanos a viver fisicamente na terra no dia do juízo, no dia do trono branco!”

“Tornarem ao seu estado, tu e as tuas filhas, torná-las-ei ao vosso primeiro estado”.

Também vocês que vão morrer que estão a pecar, vão ser ressuscitados que na bíblia se chama a segunda ressurreição, depois do milênio, durante o período do trono branco!

V. 60, vejamos aqui: “mas eu me lembrarei da aliança que fiz contigo nos dias da tua mocidade e estabelecerei contigo uma aliança eterna”.

Vocês, os povos, de uma maneira geral, a maioria das pessoas estão a viver de uma maneira pecaminosa e que vão morrer, porque as pessoas morrem, a maioria das pessoas morreram e muitas vão morrer mais nos seus pecados, mas Deus vai os ressuscitar ao seu estado inicial como disse aqui ao primeiro estado, que é o primeiro estado que é a condição de vida física, vai ressuscitá-los.

Então diz no v. 61: “te lembrarás dos teus caminhos e te envergonharás quando receberes as tuas irmãs tanto as mais velhas como as mais novas e te as darei por filhas se não pela tua aliança, estabelecerei a minha aliança contigo e saberás que eu sou o Senhor”.

Então, vocês serão ressuscitados, vocês vão aprender a verdade e depois vão saber o caminho, vão ser batizados, vão ter a oportunidade que não tiveram, mas depois já não vão dizer: olha eu sei tudo, não, rsssss, depois de ter batido a cabeça no muro, depois de terem andado com espinhos, vão dizer: sim Senhor, o Senhor está certo.

E por isso diz assim no v. 63: “para que lembres e te envergonhes e nunca mais abras a tua boca soberbamente”; nunca fales mais soberbamente: ah eu sei tudo, irmãos o mundo tá todo deste modo, infelizmente, vão ter que aprender da maneira dura, da maneira dura! Vão ter que sofrer muito! Para se arrepender porque tem a cerviz dura! Então quando serem ressuscitados, é o que diz aqui: “te envergonharás para que a tua boca não fale mais soberbamente por causa do teu opróbrio, quando Eu te houver perdoado por tudo que fizeste diz o Senhor Deus”; sim porque Deus te levantará no dia do juízo te ensinará a verdade então vais abrir os olhos e dizer: “si, é verdade”.

Eu fiz muitas coisas erradas.

Queridos irmãos, nós lemos, por exemplo, em AP que hoje em dia Deus está a chamar algumas pessoas, lemos por ex. em JO 6:44 que Deus está a chamar algumas pessoas, aqueles que chama, se você está a ser chamado, responda a essa chamada e seja fiel até o fim.

O livro de AP fala acerca de 7 eras da igreja e essas 7 eras, seis delas dão vários avisos e digamos assim referindo-se a vinda de Cristo, por ex., as eras de ÉFESO, PÉRGAMO e TIATIRA diz que vão dar avisos que possivelmente podiam referir a vinda de Cristo.

AP 2:5 diz: “arrepende-te.

AP 2:16 diz: “arrepende-te Pérgamo, que eu virei rapidamente.

AP 2:22 diz a era de Tiatira que estão cometendo este grande adultério vão passar por grande tribulação.

Por isso, podia me referir ao tempo do fim mas são várias eras antes da vinda de Cristo e tem um significado duplo, mas há 3 eras que se referem muito claramente ou parece referir-se muito claramente a vinda de Cristo.

AP 3:3 fala a cerca da era de Sardes que diz: “eu virei como um ladrão a noite” que claramente está a referir-se a Cristo que virá como um ladrão a noite.

AP 3:11, A ERA DE Filadélfia que diz: “porque guardaste os meus mandamentos, eu te protegerei, eu venho rapidamente”.

AP 3:20 diz a Laodiceia: “eu estou a porta e estou a bater”, mesmo a vinda de Cristo.

Queridos irmãos, a primeira mensagem dessas mensagens é a mensagem a Éfeso, em AP 2 que é muito importante porque foi basicamente de Éfeso da onde a igreja do NT, basicamente se desenvolveu em grande parte. Éfeso foi aonde Paulo foi á com Priscila e Aquila, Éfeso é aonde vemos Apolo que estava fervoroso em espírito e que ele falou com ousadia na sinagoga!

Vejamos em AT 18:24-28: “nesse meio tempo chegou a Éfeso um judeu natural de Alexandria chamado Apolo homem eloquente e poderoso nas escrituras, era ele instruído no caminho do Senhor e sê-lo fervoroso de espírito e falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus conhecendo apenas o batismo de João” (o batismo de arrependimento) e assim vendo e ouvindo, Priscila e Aquila tomaram-no consigo com mais exatidão e lhe puseram o caminho de Deus”.

Vê-se aqui este homem com grande influência, vê-se aqui no v. 28: “porque com grande poder convencia publicamente muitos judeus provando por meio das escrituras que Cristo é Jesus”.

Depois vemos um bocadinho mais adiante no capítulo 19 Paulo vai a Éfeso e então vemos algumas pessoas batizadas e ele perguntou: recebeste o espírito? O Espírito Santo?

AP 19:2 eles lhe disseram: “não, nem sabemos o que é o Espírito Santo”; e então Paulo disse: “como foram batizados (no batismo de João, João Batista, batismo de arrependimento) e Paulo então lhes disse no v. 4: “João batizou o batismo de arrependimento e depois disso foram batizados em nome de Jesus Cristo”, vê-se aqui um caso de rebatismo e depois impondo-lhes as mãos, então eles receberam o Espírito Santo de Deus.

E assim ele esteve lá por um tempo vemos no capítulo 19 e vemos no v. 20 do capítulo 19 que diz assim: “a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente em Éfeso”.

Vejam, por exemplo, na carta de Efésios no capítulo 1, na epístola de Efésios, EF 1:13-16 diz assim: “em quem vós depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação tendo nele também crido foram selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da vossa herança até o resgate da sua propriedade em louvor da sua glória”.

V. 15: “por isso eu também tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós fazendo menção de vós nas minhas orações”.

E por isso vê-se aqui que Paulo e todas as outras pessoas ouviram desta fé, deste grande amor da igreja de Éfeso.

E depois vê-se em AT 20 vê-se que Paulo está a despedir-se dos irmãos de Éfeso e chama os presbíteros a partir do v. 17 de AT 20 e depois vê-se a partir do v. 28 ele está a dizer a eles dizendo: “atendei por vós e por todo o rebanho sobre qual o Espírito Santo vos constituiu bispos para pastoreares a igreja de Deus!”. Foi Deus quem os constituiu ministros, não se constituiu a eles próprios, foi através da unção e da imposição das mãos dos apóstolos, não estou a falar do batismo, estou a falar doutra unção e imposição adicional, imposição e unção adicional para serem ministros de Jesus Cristo.

“O Espírito Santo vos constituiu ministros para pastorear a igreja de Deus, a qual ele comprou com seu próprio sangue, e eu sei que depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes que não pouparão o rebanho que dentre vós mesmos se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles, portanto vigiais, lembrando-vos que por 3 anos, noite e dia, não cessei de admoestar com lágrimas a cada um de vocês”.

Paulo esteve lá por 3 anos a ensinar a igreja de Éfeso, e por isso ele deu aviso a eles para terem cuidado e depois lemos em AP 2:1-5 que é carta a igreja em Éfeso, ao anjo da igreja em Éfeso e depois diz no v. 4, diz assim Jesus Cristo a essa igreja: “tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”.

A igreja de Éfeso tinha perdido este entusiasmo inicial, este primeiro amor, este desejo de seguir Deus fortemente, de estar perto de Deus, perderam o entusiasmo, e quantos de nós entramos na igreja com este entusiasmo inicial mas perderam este amor.

E por isso irmãos, Paulo em Corinto disse: “temos que nos arrepender”; vocês sabem a primeira carta aos coríntios, Corinto tinha muitos problemas e um deles era que havia lá um homem que estava com a madrasta a cometer pecado na igreja e teve que dizer a ele: não podes vir a igreja, e depois eles se arrependeram e Paulo em 2 CO 7:9-10 diz: “olha, estou contente embora eu vos entristeci por ter dado a vocês uma palavra forte a dizer para tirarem esse homem da igreja e isso conduziu a vocês a um arrependimento e por isso que cuidado, que zelo, desejo, que saudades de seguir o caminho certo, houve arrependimento verdadeiro, genuíno, verdadeiro” “e queridos irmãos é o que tem que ser em nós! Tem que ser em nós!”.

Por isso lemos assim acerca de Oséas, em Oséas havia este povo que não é mais meu povo, que não era mais favorecido, e por que? Porque estavam a esquecer de Deus e Deus teve que os castigar.

Deus vai ter que nos castigar para nós acordarmos?

Queridos irmãos, por isso lemos em RM 12: “precisamos nos transformar, precisamos de nos arrepender porque isso é a nossa responsabilidade mínima”.

Vejam aqui em RM 12:1: “rogo-vos pois irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis por sacrifício o vosso corpo físico, vivo, santo e agradável a Deus”; temos que fazer um esforço sincero.

Este é o sacrifício que precisamos fazer, não oferecer, touros, ou bodes, temos que sacrificar o nosso corpo! Como? Deixando as paixões mundanas.

E por isso diz: “o sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional e por isso não vos conformeis com este século mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Queridos irmãos é o que temos que fazer! Temos que reativar o amor, o Espírito Santo de Deus, por exemplo, como diz em 2 TM 1:3-7: “temos que reavivar o Espírito de Deus, usar o Espírito, porque não é um Espírito de temor mas é um Espírito de força e amor e de uma mente sã, uma mente equilibrada.

Queridos irmãos, Jesus Cristo disse: “nunca  te deixarei, nunca te abandonarei” em HB 13:5; Deus tem um amor para nós sem fim desde que nós nos arrependamos, ao fim do livro de AP 22 diz: “que eu venho rapidamente, diz isso 3 vezes, AP 22:7, 12 e 20; “venho sem demora” mas o ponto é o seguinte irmãos para você ter um matrimônio com sucesso, você tem que fazer uma escolha, uma determinação de amar o seu parceiro, o seu esposo ou a sua esposa e de se manter fiel até o fim!

Você, sim, ao início é esta paixão, é tudo muito bonito, tudo de cor azul ou cor de rosa, ou que seja lá o que for, mas depois que as dificuldades vêm, as coisas já não parecem ser assim cor de rosa ou assim tão bonitas como o céu azul.

Virá dificuldades no matrimônio, no casamento. O verdadeiro amor no matrimônio físico é manter-se fiel e esforçar-se e comprometer-se a manter fiel até ao fim!!

Isso é que é o sucesso do matrimônio, é um compromisso, é um compromisso! E vem as dificuldades e você diz: olha temos essas dificuldades mas eu me comprometi e espero que estejas comprometida ou comprometido e vamos seguir até ao fim!

Do nosso matrimônio espiritual com Deus temos que determinar, temos que nos comprometer a seguir a Deus, é o que fazemos isso no batismo e não, e não desviar!

Então, viveremos felizes para sempre e sem fim; nós temos que determinar escolher Deus por isso que Deus diz: “uma escolha: a vida ou a morte, a árvore da vida ou a árvore da morte”.

Queridos irmãos, Deus tem amor para nós sem fim! Mas a decisão é nossa, temos que nos comprometer, temos que fazer a nossa parte.

E você vai fazer a sua parte? Deus queira que sim”.