Você está arrastejando consigo o pecado?

Você está aqui

Você está arrastejando consigo o pecado?

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.92 MB)

Download (Baixar)

Você está arrastejando consigo o pecado?

MP3 Audio (47.92 MB)
×

Os Israelitas saíram do Egito, mas continuamente continuaram a arrastejar com eles as ideias e práticas pagãs do Egito. Nós como Cristãos temos uma tendência de fazer o mesmo ... arrastejando o pecado conosco.

Transcrição

VOCÊ ESTÁ ARRASTEJANDO CONSIGO O PECADO?

DIA 11.04.2020

Sermão do ministro Jorge Campos

 

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Os israelitas quando saíram do Egito! E embora tivessem saído do Egito continuaram a rastejar o Egito pela vida inteira. Fazemos nós isso?

Queridos irmãos precisamos de largar o Egito e parar de rastejar o Egito pela nossa vida inteira. Ou em outras palavras precisamos de parar de nos estarmos agarrados ao pecado e precisamos de deixar de rastejar o pecado conosco pela vida inteira.

Vejamos o que os israelitas fizeram irmãos, sim, eles saíram do Egito e vejam o exemplo por ex. de Moisés lendo em HB 11:27 diz assim: “pela fé ele Moisés, abandonou o Egito”; deixou o Egito par trás; continuando: “não ficando amedrontado com a cólera do rei antes permaneceu firme com que vê Aquele que é invisível”.

Queridos irmãos isto é o que você e eu precisamos de fazer nós precisamos de abandonar o pecado e não ficando amedrontado com as coisas do mundo ou do que as pessoas possam dizer, ou seja o que for, mas precisamos de permanecer firmes com quem vê tudo que é Deus que é invisível.

Vemos então continuando a estudar este assunto e Deus na verdade fez uma série de milagres enormes para os israelitas que saíram do Egito, sim, fez milagres enormes, Ele abriu o mar e todas as nações vieram a ter conhecimento que tinha acontecido pois isto não foi escondido todo mundo veio a saber.

Vejam que 40 anos depois da meretriz Raabe sabia o que Deus tinha feito durante a passagem do mar vermelho.

Vejam aqui em HB 11:31: “pela fé Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes porque acolheu com paz os espias”; ela sabia o que tinha acontecido, ela arrependeu-se, ela sabia o lago de Deus, os povos sabiam não foram as escondidas.

Vocês sabem que depois os israelitas seguiram uma rota que eles próprios não tinham escolhido e seguiram aquele caminho exato como nos temos que seguir esse caminho exato.

E depois de passar pelo mar vermelho tinham que seguir aquela nuvem mas o problema é que continuaram a rastejar o Egito com eles.

Os israelitas irmãos foram rebeldes, sim, eles não abandonaram o Egito como Moisés abandonou.

Para nós entendermos bem isto claramente, como cristãos, também fomos chamados para sair do Egito espiritual deste mundo e fomos chamados para estar na igreja de Deus, que é o corpo espiritual de Cristo.

Nós fomos chamados para sairmos do mundo, sim, estamos no mundo mas para sairmos das atitudes da maneira de pensar e de ver do mundão.

É o que nós precisamos de fazer irmãos e é o que os israelitas não fizeram! E vejamos o que os israelitas fizeram: Os israelitas incorporaram os princípios de Deus, sim, estavam a dizer: “estamos a adorar a Deus” mas incorporaram isso com as atitudes e ideias religiosas do Egito com os ensinos e heresias pagãs do Egito! Ou em outras palavras fizeram o que chamamos SINCRETISMO, misturaram a verdade com a mentira.

Sim, tinham uma semelhança de obedecer a Deus mas reconsideraram (misturaram) as ideias e ideologias do mundo da era deles, do mundo do Egito, com as Deus. Misturaram essas coisas com as de Deus.

Eles fizeram pecados, transgressões com as ideias egípcias, eles toleraram e aceitaram os deuses egípcios e assim misturaram esses princípios com uma semelhança como se tivessem a obedecer a Deus, mas (realmente) estavam a seguir as ideias pagãs.

Nós queridos irmãos precisamos de largar “o Egito” (espiritual) e nós precisamos de deixar de estar a “arrastar o Egito” pela nossa vida inteira, ou em outras palavras, nós precisamos de deixar de incorporar, isto é, sincretizar o paganismo com o caminho verdadeiro, incluir paganismo e chamar a isto cristianismo.

Cristianismo com ideias pagãs, não agrada a Deus! É uma abominação, é rastejar o Egito nessa metáfora, digamos assim, e provavelmentepor cerca de 200 anos quando os israelitas foram para o Egito na época de José os anos forma muito bons, a vida andava bem e vejam por ex. GN 1:6-7 diz assim: “faleceu José e todos os seus irmãos e toda aquela geração mas os filhos de Israel foram fecundos, tiveram, por várias gerações e aumentaram muito, multiplicaram e grandemente se fortaleceram”, quer dizer, geração após geração as coisas estavam a andar bem e multiplicaram “e fortaleceram de maneira que a terra se encheu deles”; a terra estava cheia de israelitas.

Queridos irmãos o Egito nesse tempo era o centro mundial da educação, e da engenharia e também de todo o conhecimento dessa era, por ex., tinham sistemas muito avançados, por ex., de espelhos para dar luz a áreas profundas das pirâmides para poderem pintar as paredes mais profundas dessas paredes das pirâmides e as tintas duraram milhões de anos.

E provavelmente o cidadão egípcio era uma pessoa normal, decente e religiosa que respeitavam a outras pessoas como andamos o mundo por aí e vemos pessoas muito boas decentes e religiosas que respeitavam as outras pessoas tal e qual como é hoje digamos assim; pessoas que são decentes e respeitosas para conosco.

Mas depois as coisas pioraram como lemos no v. 8: “entrementes se levantou um novo rei sobre o Egito que não conhecia a José e ele disse ao seu povo: eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e forte que nós pois multiplicaram bastante com as bençãos de Deus e eis que usemos de astúcia para com eles não se multipliquem para em guerra este povo Israel se junte com nossos inimigos, pelejem contra nós e saiam da terra.

E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras para os afligirem com as suas cargas e os israelitas edificaram a faraó, cidades celeiros, Piton e Remasses e quando mais se espalhavam mas se inquietavam.

E por isso vemos que a vida ficava cada vez mis difícil para os israelitas.

Embora as coisas ficassem mais difíceis para o povo israelita o povo vivia e se adaptava às dificuldades que estavam a aparecer como hoje em dia há mais dificuldades na vida e, o que se passa? Pessoas vão se adaptando as dificuldades.

Assim como hoje em dia as pessoas vivem amontoadas nas cidades e as pessoas vão se adaptando e é como uma escravidão. Mas, no entanto, as pessoas se adaptam como se é uma coisa normal. Deus decidiu tirar esse povo Israel da escravidão do Egito, Deus decidiu tirar esse povo Israel dessa escravidão no Egito.

E no v. 12 de EX 12 diz assim: “porque naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito e de todos os primogênitos, desde os homens até aos animais e executarei juízo com todos os deuses do Egito. EU SOU O SENHOR”!!

Deus decidiu ferir todos os deuses do Egito e tinham vários deuses no Egito. Irmãos, cada uma das 10 pragas foi diretamente contra um ou outro desses deuses do Egito. Por que? Porque era muto importante para os israelitas saberem que o verdadeiro Deus, o único Deus, é mais poderoso que todos os deuses do Egito.

Tinham que aprender essa lição e por isso Deus os guiou através dessas pragas, os protegeu das sete últimas pragas, não nas primeiras três, mas sim nas últimas sete e Os guiou pela nuvem e pela coluna de fogo.

Vejam em EX 13:21-22 diz assim: “O Senhor ía adiante deles durante o dia, coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho e durante a noite uma coluna de fogo para os iluminar a fim de caminhar sempre de dia e de noite”.

Caminhada longa, dia e noite, por esses 7 dias dos pães asmos até o último dia, o sétimo dia, atravessarem o mar vermelho.

E depois vemos aqui em EX 14:1-2: “diz o Senhor a Moisés: fala aos filhos de Israel que retrocedam e se acampem diante de ti Arote e Midote e o mar diante de balzefon em frente dele acampareis junto ao mar”. Isso é outro deus: “balzefon”.

Mesmo à frente desse poderoso ídolo, esse deus falso, que era para os escravos como se esse deus os tivesse a impedir de sair do Egito. Esse deus falso.

E depois vemos nos vs. 8-10 que de novo diz assim: “O Senhor endureceu o coração de faraó, rei o Egito, a que perseguisse os filhos de Israel porém os filhos de Israel saíram afoitamente, perseguiram-nos os egípcios todos, os cavalos e carros do faraó e os seus cavalarianos e o seu exército e os alcançaram acampados ao mar perto de Bi Ar Enrote defronte desse deus balzefon”.

Foi assim o coração do faraó foi endurecido e continuando: “e vendo os filhos de Israel chegando a faraó, levantaram os olhos e eis que os egípcios vinham atrás deles e temeram muito!”; estavam deveras medrosos.

Imagine tinha um monte de um lado, um monte do outro lado, tinha o mar profundo e grande diante deles e tinham a tropa atrás!

E o que podiam fazer? Nada! Mas Deus podia fazer, mas eles nada podiam.

E por isso estavam com medo, precisavam de ter fé mas eles não tiveram fé, os israelitas tiveram ZERO fé! Não tinham fé nenhuma mesmo depois de verem as 10 pragas e verem os primogênitos do Egito morrerem não tinham fé nenhuma.

Meus irmãos as vezes nós não temos fé e quando vemos as dificuldades no mundo, principalmente agora através deste coronavírus e vemos as dificuldades e as doenças quantas pessoas é que estão com medo??

E diz aqui no v. 10: “e temeram muito”, quantas pessoas estão com medo?

Precisamos de ter fé queridos irmãos, precisamos de ter fé como diz em LC 21: precisamos de vigiar e orar para sermos considerados dignos para escapar, sim, nem todos que estão na Igreja de Deus vão escapar mas temos que orar e vigiar para sermos considerados dignos. Não quero dizer que aqueles que não são dignos são mais pecadores, não, alguns é possível que tenham que ir a estes sofrimentos. Seja o caso, estão a se tornar melhores pessoas através disso. Mas precisamos de ter fé porque Deus promete “verás mil de um lado e 10,000 de outo lado mas não serás tocado” (Salmo 91).

Queridos irmãos isto é uma coisa física, Deus nos protege, é uma promessa e temos que fazer a nossa parte, sim é possível que alguns caiam mas Deus nos protege e Deus nos protegerá (senão nesta vida, então na vida vindoura) e temos que manter fé! Os israelitas não tiveram fé nenhuma.

Vejemos nos vs. 13-15: “disse Moisés porém: respondeu ao povo: não temeis, não tenham medo, aquietai-vos e vejam o que o Senhor vai fazer e porque os egípcios que hoje veem nunca mais os vereis”; nunca mais os tornareis a ver; e continuando: “O Senhor pelejará por vós e vos calareis”.

Queridos irmãos precisamos de ter fé e Moisés nos deu aqui um exemplo de fé. Moisés, simbólicamente, o profeta, Jesus Cristo o maior profeta que pela fé Dele, a fé de Jesus Cristo, através do que Ele fez nos justifica! Não é a nossa  fé! Nossa fé não tem valor nenhum.

Queridos irmãos são tudo obras de Deus e precisamos de andar para a frente e não andar para trás.

Vejam então no v. 22 diz “os filhos de Israel entraram pelo meio do mar seco e as águas foram igual muro a sua direita e a sua esquerda. O mar abriu e estavam águas como muros a direita e a esquerda.”

Queridos irmãos isto não era um pântano, não era um pantanozinho assim com um bocado de água, assim com água até os joelhos! Não, isto era mar, mar alto e mar grande. Quando nós vamos ao aquário, por exemplo de Lisboa, ou o aquário marinho, O AQUA RIO. Imagine, como num aquário ver peixes, uns à esquerda e outros à direita. E os israelitas estavam a passar e os peixes a nadar aos lados. Isso foi um milagre irmãos.

E queridos irmãos ninguém teve de dizer a eles: “andem depressa!” Oh eles andaram depressa e não queriam ficar ali debaixo do mar, mas queriam sair daquela situação tão logo depressa.

E aí vemos que todos os deuses egípcios foram derrotados até este deus de Balzefon, até este deus “do exército” da força egípcia que estava a seguir atrás deles.

Que deuses que temos no nosso mundo hoje? Talvez seja o deus da ciência, da tecnologia, da sabedoria, da medicina? A medicina hoje em dia com o coronavírus não sabem o que fazer, sim com o tempo vão encontrar muita coisa e o mundo nunca mais vai ser o mesmo mundo.

Queridos irmãos quando esta crise terminar, não sei depois de quantos meses, mas as coisas não vão ser da mesma maneira.

A economia dos nossos países vai cair tão fortemente que nada vai ser da mesma maneira, vão haver motins se levantará, o mundo vai ser muito diferente e problemas vão ser diferentes! Pessoas e povos vão ser muito diferentes, e isso é o início das grandes dores que vêm antes da grande tribulação.

Queridos irmãos isto é o tempo do fim e estamos a ver o final dos tempos, não há dúvidas.

Mas voltando a estória dos israelitas que saíram do Egito e vejam aqui em EX 15:22: “fez Moisés partir do mar vermelho e saíram no deserto de Sur, caminharam 3 dias no deserto e não acharam água.”

Sim passaram por um problema mas vai surgir outro problema, vai surgir outra dificuldade e não tinham pensado que ia surgir essa dificuldade e aí começa a estória mais triste da Bíblia que estes israelitas que viram estes milagres e por durante 40 anos tiveram estes milagres do maná, da comida e da água amarga que se tornou doce e que os sapatos que não se estragavam e se mantiveram por 40 anos, e sei lá que mais! Milagres! E aqui vê-se uma estória muito triste do povo israelita.

Vê-se aqui no v. 23: “afinal chegaram a Mara e não podiam beber as águas de Mara porque eram amargas e o povo murmurou!”

Olha é culpa tua, o Moisés! Moisés, é tua culpa! É culpa do líder da igreja, é culpa da liderança, dos ministros! O que devemos de beber?

Então Moisés clamou ao Senhor. Moisés fez o correto! Não esteve a reclamar a ninguém! Foi direto a Deus.

Queridos irmãos quando temos dificuldades temos que ir a Deus! Nos nossos joelhos pedir ajuda a Deus! É o que nós precisamos de fazer, queridos irmãos! Foi o que Moisés fez: pediu ajuda a Deus, um milagre.

E o Senhor lhe mostrou uma árvore e lhe disse o que fazer.

Irmãos o que estava a acontecer? O que estava a acontecer é que Deus através destas dificuldades estava a provar o povo de Israel! Não estava a tentar para eles pecarem! Estava a provar, estava a dar a eles oportunidades para vencerem as fraquezas deles, da falta de fé, para verem os milagres todos e para verem: ‘Deus está a fazer esses milagres, temos que ter fé para continuar à frente!’.

Vejam aqui no v. 26: “e se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus e fizeres o que é reto diante dos seus olhos e deres ouvido aos seus mandamentos e guardares todos os seus estatutos nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois Eu Sou O Senhor que te sara.”

Pensem bem, isto é, EX 15! E basicamente como diz aqui, 3 dias após atravessarem o mar vermelho. Quer dizer que foi muitos dias antes de chegarem ao Monte Sinai e de receberem em EX 20 os 10 Mandamentos de Deus! É, não é?

Foi ANTES de receberem os 10 Mandamentos de Deus! ANTES de receberem a Antiga Aliança! Isto é ANTES! ANTES de receberem a Antiga Aliança! ANTES de receberem os 10 Mandamentos ... Deus através de Moisés disse a eles: “se deres ouvido aos meus mandamentos e guardares os estatutos de Deus.”

Oh então eles sabiam os estatutos de Deus? Sim sabiam, Abrão sabia e seus filhos sabiam! Estamos a entender isto?

Parece mentira! O povo [Cristão] não vê isto, mas aqui se vê claramente que antes de EX 20, Deus estava a dizer a eles:

“Olhem israelitas vocês foram salvos das pragas do Egito, vocês foram salvos do anjo da morte antes das primícias morrerem no Egipto, vocês foram salvos da força militar egípcia e atravessaram o mar milagrosamente e agora vocês têm água amarga, que se tornou água pura e boa e saudável, para beberem no meio do deserto!”

O que Deus estava a ensinar a eles?

Estava a ensinar a terem fé! A confiarem em Deus! Deus não os castigou aqui. Simplesmente estava a ser paciente com eles, demonstrando bondade, graça, na esperança que se arrependessem. Por que? Porque Deus queria obediência da parte deles!

E vejam no v. 26 como disse a pouco: Eles já sabiam das leis e por isso em EX 20 não foi nada mais nada menos que uma declaração formal para a nação inteira ouvir diretamente de Deus as leis de Deus que já sabiam!

Mas depois vocês sabem da estória dos israelitas no deserto. Vejamos SL 78:40-41: “quanta vezes se rebelaram contra ele no deserto?” Quantas vezes! “E na solidão o provocaram, tornaram a atentar a Deus” uma vez, outra vez e outra vez, “agravaram o Santo de Israel.”

Que é Jesus Cristo, como sabemos.

Não se lembraram do poder Dele nem do dia em que os resgatou do adversário, de como no Egito operou Ele os Seus sinais e os Seus prodígios no campo de Zoã; e converteu em sangue os rios deles”.

Vê-se continuamente estavam a limitar o que Deus podia fazer, continuamente estavam a arrastar com eles as ideias pagãs do Egito.

Veja, um bocadinho mais adiante, em EX 32, agora depois de terem recebido os 10 Mandamentos de Deus, isso foi em EX 20. Em EX 32 depois de Moisés subir ao monte por 40 dias e 40 noites para receber instrução adicional e detalhada de Deus.

E veja em EX 32 como os israelitas trazem estas ideias egípcias de volta para vida deles;

Em EX 32 e começando no v. 1: “mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faz-nos deuses que vão adiante de nós, pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito...” Quem os tirou do Egito? Foi Deus, não foi um homem!  “... não sabemos o que lhe terá sucedido.”

“Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas. Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as a trouxe a Arão. Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.”

Irmãos, mas que insulto a Deus! E por que um bezerro? Porque essa era a maneira que era feita no Egito! Com bezerros! E para eles isso era tão normal, parecia correto! E por isso simplesmente estavam a orar a Deus, sim, estavam a orar a Deus, mas trouxeram com eles as ideias que rastejaram do Egito! Uma semelhança de Deus e uma semelhança do que era familiar e que parecia emocionalmente correto a eles.

 Depois vejam nos v.5-6: “E Arão vendo isto edificou e apregoando disse: amanhã será festa ao Senhor; no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocausto e trouxeram ofertas específicas e o povo assentou-se para beber e comer e levantou-se para divertir-se.”

Fizeram ofertas, sacrifícios, ofertas pacíficas a Deus. “Olha, estas ofertas e sacríficos, nós adoramos a Deus, tudo é a Deus” ... e então comeram e beberam e divertiram-se.

Queridos irmãos então fizeram e tiveram uma festa ao Senhor. Sim, dedicaram uma festa ao Deus Todo Poderoso! Mas não foi uma festa ordenada por Deus! Não foi nos dias ordenados por Deus! E além disso criaram a sua própria ideia humana em como festejar a Deus, como uma semelhança do que pensavam da maneira que deviam adorar a Deus, e introduziram esse caminho da morte. O caminho do conhecimento do bem e do mal, que é eu decido o que é o bem e o mal. Seguiram o que era comum na sociedade donde vivam previamente. Isto é, estavam a arrastejar o Egito e tenham ações carnais, de satisfação à carne, e por isso dançavam, cantando e bebendo.

E vejam no v. 25: “e vendo Moisés que o povo estava desenfreado.” Na ACF e ARC diz que o povo estava nu, despido! – Nu, despido! Pois, “Arão os deixara a solta para vergonha no meio de seus inimigos.”

As outras nações viram, as outras nações estavam a ver.

Queridos irmãos! Oh! Estavam a adorar a Deus, da meneira que eles pensavam! Ou, acreditavam a Deus, sim acreditavam em Deus, na mente deles, da maneira deles! Aceitaram a Deus! Mas estavam a arrastejar as ideias pagãs do Egito. Não estavam a fazer o que Deus tinha dito! Não estavam a obedecer a Deus! Perante os olhos de Deus este tipo de crença e esta aceitação, era visto por Deus como uma completa rejeição e abominação! Sim, embora acreditaram em Deus e diziam CRER EM Deus, mas na verdade estavam a rejeitar a Deus, porque não estavam a obedecer a Deus.

Irmãos, Não é isso que vemos a nossa volta nos dias de hoje em nosso mundo cristão? As festas e adorações religiosas do mundo a nossa volta em que os povos “cristãos”, a nossa volta, celebram para Deus, não são festas ordenadas por Deus! Não são os dias que Ele ordena. Por isso estão a fazer estas festas, ou ideias, ou imagens que não são de Deus.

Sim, emocionalmente, são ideias que achamos que são muito bonitas e são muito religiosas! Sim, tem uma semelhança do que pensamos, que Deus quer, mas não é o que Deus quer. Por exemplo, a páscoa, ou o domingo de Páscoa, praticada por “Cristãos”, primeiro não é dia 14 do mês, mas é num Domingo. Não é praticada por “Cristãos” embora ponham o nome que se fosse. Oh é a páscoa! Essa celebração não é ordenada por Deus dessa maneira no dia errado. Aonde é que você vê na Bíblia para a páscoa ter coelhos e ovos coloridos, pintados? Aonde? Aonde é que está nesta Bíblia? Zero! Oh, mas são tão bonitinhos! Os ovos são tão lindos! Estes coelhinhos são tão amorosos! São tão bonitinhos! São tão giros!

 

Mas não é o que Deus diz e não tem nada a obedecer a Deus. E quando Ele diz para não comermos pão com fermento ... o que é que as pessoas fazem?

Fazem bolos com fermento para a Páscoa! Olha todos estes bolos esses bolos e essas coisas todas da Páscoa tem tudo fermento, é ou não é?

E não é só da Páscoa, é tudo! Deste mundo não é a Páscoa, é Deus, por ex., o dia de Natal e não é uma festa mandada por Deus na Bíblia; sim, há festas mandadas por Deus na Bíblia para celebrar a vinda de Cristo. Como o da das trombetas ou o reino milenial.

Mas hoje em dia o que as pessoas fazem? Fazem uma festa que não é mandada por Deus, que não é no dia ou da maneira mandada por Deus; oh o presépio é tão bonitinho, e os bonequinhos são tão giros, oh este menino bebê é tão bonitinho, olha fizeram um presépio tão lindo, olha estas ovelhazinhas, estes pastores e os magos que a Bíblia não diz que foram três.

Irmãos como vemos as coisas são emocionalmente atrativas e são muito bonitinhas, mas SÃO UMA DESOBEDIÊNCIA A DEUS direta e com ideias originalmente pagãs; as pessoas hoje em dia adoram a Deus, sim, adoram a Jesus. Oh Jesus, dá teu coração a Jesus, aceita a Jesus, oh, oh., Jesus mas não fazem o que Jesus diz que é para fazer e por isso Jesus diz: não vos conheço, saiam a vós desde que praticam iniquidade, MT 7:21.

Porque o mundo está rastejando o Egito, isto é, as ideias do mundão e trazendo estas ideias pagâmicas tanto do Egito e do pecado e pondo isto em nome de Cristo.

Deus não está contente com isso irmãos ao fim de contas não estão a fazer o que Deus diz para fazer, não estão a obedecer a Deus, perante os olhos de Deus este tipo de crença e aceitação é vista por Deus como uma ABOMINAÇÃO!!

Sim, acreditam em Deus, sim, aceitam Jesus, oh dá o teu coração, oh vai ao altar deste templo e diz que aceitam Jesus mas na verdade estão a rejeitar a Deus e estão a rejeitar o verdadeiro Jesus Cristo. Porque estão a adorar um verdadeiro demônio, um falso deus, um falso Cristo porquê e não estão a obedecer a Deus.

Deus não está contente com esta falsa adoração! Temos que nos arrepender!

E por isso lemos nos v.s. 7-10 de EX 32: “então diz o Senhor a Moisés: desce depressa porque o teu povo que fizeste sair do Egito se corrompeu e depressa se desviou do caminho que lhe havia ordenado e fez um bezerro fundido de ouro e o adorou, são estes ó Israel os deuses que te tiraram do Egito e disse mais o ; Senhor a Moisés tenho visto este povo e tenho visto que é de dura cerviz e ora deixa para eles que os consuma e farei de ti uma grande nação.

Deus estava pronto a destruir o povo mas por intercessão de Moisés Deus não destruiu, eles estavam rejeitando ou afastando, digamos assim, as ideias desde o Egito e estavam rejeitando o verdadeiro Deus.

Muito mais tarde vem a estória de 12 homens que foram selecionados para serem enviados até a terra de Canaã para espiar e vejam em NM 13 e foram espiar e no v. 17 diz assim: “enviou Moisés a espiar a terra de Canaã e disse-lhe: vai lá espiar e vocês sabem a estória e não preciso ler a tudo e vejam no v. 27: “relataram a Moisés e disseram: fomos a terra que nos enviaste e verdadeiramente a terra mana mel e leite e este é o fruto dela real, o terreno frutuoso e esqueceram-se do Poder de Deus. Esqueceram-se do Deus que havia destruído os deuses do Egito, destruiu a tropa da nação mais poderosa do mundo inteiro nessa era, esqueceram-se do Deus que abriu o mar vermelho para eles saírem do Egito, esqueceram-se da água e do maná enviado diariamente, esqueceram-se do Deus que lhes tinha prometido a terra mas só ouviram as dificuldades mas não tiveram fé porque Deus não tinha feito as outras coisas todas e porque não a fazer a parte final.

V. 28: “o povo, porém que habita nessa terra é poderoso, cidades muito grandes e fortificadas e vimos ali os filhos de anak vimos ali os amalequitas habitam na terra do Neguebe, os jeteus, jebuzeus, os amorreus vivem nas montanhas, os cananeus habitam ao pé do mar, viu, só viram mentiras e depois vejam no v. 31 e os homens que estavam com ele lhe disseram não podemos subi contra o povo que é mais forte que nós e os filhos de Israel inflamaram a terra que tinham acabado de espionar dizendo: a terra pela meio da qual passamos a espiar é a terra que devora e Que Jesus perdoa e o seu povo são homens de grande estatura e também vimos os filhos dos gigantes , os filhos de anaquis, descendentes de gigantes e éramos aos nossos próprios olhos como  gafanhotos!

E assim éramos aos olhos de Deus.

Meus irmãos exageraram, perderam a fé no Deus todo poderoso.

Capitulo 14:1: “levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta e o povo chegou naquela noite todos os filhos de Israel e murmuraram contra Moisés e Abraão, e óh se tivéssemos morrido na terra do Egito e outros no v. 4: vamos de volta para o Egito.

AT 7: 35-39: “Deus os tirou da terra do Egito fazendo sinais e prodígios n terra do Egito assim como no mar vermelho perto de 40 anos e foi Moisés quem disse aos filhos de Israel Deus suscitará dentre os vossos irmãos um profeta semelhante a mim disse Moisés que esteve na tenda da congregação do deserto com o anjo que falava no Monte Sinai aos nossos pais as palavras que  ia transmitir e no v. 39: “a quem nossos pais não quiseram obedecer, antes o repeliram  e no seu coração voltaram para o Egito.

Estavam a arrastar o Egito e voltaram para o Egito.

Ora no coração estavam a pensar que estavam a adorar a Deus e é como nós as pessoas dizem somos cristãos, temos que sai deste mundo, das práticas deste mundo em pensamento e não praticar as ações que são contra o que Deus nos ordena.

Vejam SL 106:7-13: “nossos pais no Egito não se intentaram para as maravilhas e suas misericórdias e foram rebeldes junto ao mar vermelho mas Deus os salvou pelo amor do seu nome e para lhes fazer notório o seu poder, repreendeu o mar vermelho e Ele o secou e depois de os salvar dos abismos remiu as águas do poder do inimigo e as águas cobriram os seus opressores e nenhum deles escapou mas cedo porém  esqueceram das suas obras e se entregaram a cobiça no deserto, tentaram a Deus na solidão, concedeu-lhes o que pediram  para lhes descansar a alma e fez-lhes adoecer, enfraquecer, deu-lhes pestes a eles, a suas almas e  as suas vidas, fraqueza mental, um sinal e por isso não estavam contentes, não estavam satisfeitos e tinham ansiedade.

Queridos irmãos quando nós não fazemos coisas com intenção pura, quando nós não temos uma satisfação completa de fazer o que Deus quer, não vamos estar satisfeitos, vamos ter paz mental e vamos estar doentes e magros mentalmente.

Queridos irmãos temos que analisar isto muito cuidadosamente estamos a arrastar o Egito e essas ideias pagãs, estamos a fazer as coisas ainda desta maneira protestante do mundão? Reconhecemos que a chamada de Deus é um milagre? E que só Deus pode converter uma pessoa e pode mudar a mente e que você não pode.

Queridos irmãos estamos a rastejar, a trazer, a carregar este peso do mundão? Pois vejam no v. 19: “e assim fizeram um bezerro, trocaram o ídolo pela glória de Deus trocaram o simulacro de um novilho, esqueceram-se de Deus no v. 21 e depois no v. 24: desprezaram a terra desprezível, não deram crédito a sua palavra, murmuraram em suas tendas, então Deus jurou de mão erguida que os havia de arrasar certo e a derrubaria, e os dispersaria e os juntaria a Baal Peor, comeram os sacrifícios dos ídolos mortos.

Queridos irmãos canibalismo tal como matar os seus próprios filhos sem contar as ações que provocaram a ira e grassou peste entre eles, Deus os castigou com doenças.

Queridos irmãos estamos arrastar o Egito, estamos a arrastar a maneira que este mundo vê as coisas?

Por ex. hoje em dia temos de estar terrível doença do coronavírus mas o povo quer continuar a viver pecando em quaisquer valores de comida saudável e sei lá que mais!

E por isso não estão a ver as consequências desta vida. Ao mundo resta o pecado contra a lei de Deus, contra o ensino e a correção de Deus, oh vejam em HB 12:1: “portanto também nós dizemos que temos a rodear uma grande nuvem de testemunhas, e está a descrever as testemunhas de HB 11 que foram estas que tiveram fé, desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que diariamente nos ascedia. Irmãos precisamos de desembaraçar de arrastar o Egito, este pecado, este peso a volta de nós, temos que deixar o Egito. Temos que nos desembaraçar do peso do pecado do tenaz diariamente eu nos ascedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.

Este embaraço que temos a nossa volta, o peso, é um pecado, é o sincretismo deste mundão distante destas coisas que estão a afetar e queridos irmãos temos que analisar e parar e uma vez que estamos na IDU não podemos continuar a pensar com as ideias protestantes deste mundo!!

As ideias pagãs, as festas e as deias é um peso para nós e devemos por estes pesos que estamos rastejando na nossa vida expor e deitar fora. Temos de nos desembaraçar deste peso e este é um peso como uma corrente atada aos nossos pés como um prisioneiro com uma bola pesada atada aos seus pés.

Precisamos de nos libertar deste peso que é o pecado e qual é o peso que prende a você? Você que tem que analisar qual o peso que você tem e precisamos de parar continuamente a rastejar a nossa vida.

Para os israelitas era o Egito, para o povo hoje em dia, as ideias falsas do mundão, as deias protestantes a nossa volta que sincretizaram ideias pagãs.

Para nós como verdadeiros cristãos já deixamos ou já devíamos ter deixado essas ideias falsas e qual é o peso que ainda está a rastejar consigo? Qual é esse peso que você ainda tem? A vida cristã que não deva ter ou visto.

Precisamos de nos libertar e desembaraçar destes pesos, a nossa vida queridos irmãos, a vida cristã precisa ser uma que é sem fermento e vivendo com a ajuda do Espírito Santo de Deus; precisamos de nos libertar e carregar nossos problemas pela vida inteira.

HB 6: 9-12: “quanto a vós outros todavia ó amados, estamos persuadidos das coisas que são melhores pensantes da salvação ainda que falemos desta maneira porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do vosso amor que evidenciastes com o seu nome e ainda servis aos santos desejamos porém  que cada um de nós mostrando até ao fim a mesma diligência para ter a plena certeza na esperança para que não vos torneis  indolentes; não fiquem assim indolentes e a começar  a rastejar as ideias do Egito mas precisamos ser imitadores daqueles que pela fé e pela longanimidades, isto é , da paciência, perseverança herdam as promessas e por isso irmãos não arraste o Egito consigo e desembarace-se deste peso e destes problemas do mundão que você está a carregar desnecessário.