Você foi chamado para ser um pastor?

Você está aqui

Você foi chamado para ser um pastor?

Download (Baixar)
MP3 Audio (46.32 MB)

Download (Baixar)

Você foi chamado para ser um pastor?

MP3 Audio (46.32 MB)
×

Você já ouviu um irmão dizer: "Eu tive um sonho, uma visão. É a minha prova que Deus me chamou para ser um pastor e para pregar o evangelho! Sim, para salvar mais almas em nome de Jesus". Este sermão da Igreja de Deus Unida aborda este tema demonstrando da Bíblia que precisamos ter muito cuidado de não estar a representar Deus sem ter recebido essa autorização Dele através dos Seus verdadeiros servos.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Já ouviram uma pessoa dizer eu tive um sonho, eu tive uma visão e nessa visão eu sei que Deus está a me chamar para pregar e ser um pastor.

Ou você já ouviu uma pessoa dizer eu tenho este sentimento que Deus está a me chamar para pregar o Evangelho.

Ou alguma pessoa já tenha dito a você a que você tem uma responsabilidade de pregar o Evangelho!

Hoje, queridos irmãos, quero abordar este assunto e vamos olhar ou tomar em consideração vários exemplos bíblicos e avisos acerca deste assunto.

Para começar então olhem para MT 16:18 quando Jesus Cristo disse a Pedro: “assim também te digo que tu és Pedro, da palavra grega aí era petros, uma pedra pequena e depois diz: e sobre esta pedra, em grego, petra, simbolizando como uma pedra grande, uma rocha, que representa então Jesus Cristo, edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”; porque vamos sempre vencer, a igreja vai vencer.

Mas aqui está o ponto que Jesus Cristo está a dizer que Ele vai edificar a sua igreja. E aqui está um ponto de quem é que vai fazer? De quem é a autoridade? E diz: Eu edificarei a minha igreja, o meu corpo espiritual que é a verdadeira igreja de Deus.

Jesus Cristo está construindo a sua igreja, a sua eklesia, o seu grupo de pessoas que tomam parte deste corpo espiritual e como parte de sua responsabilidade de edificar esta igreja, Ele então dá funções as pessoas dentro da igreja as que Ele escolhe para pregar o Evangelho.

Vejam por ex. em EF 2:19-20 diz assim: “já não sois estrangeiros e peregrinos, nós como gentios, e está a falar aqui aos irmãos em Éfeso, mas sois concidadãos dos santos e sois da família de Deus”; porque estamos na igreja de Deus que é o corpo espiritual de Cristo e da família de Deus e temos filhos e filhas de Deus.

“edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular.”

Nós somos edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas que eles próprios estão edificados em cima desta rocha, desta pedra, a pedra angular que é Jesus Cristo.

 

E Jesus Cristo é o cabeça como vemos no cap. 1:22-23 e diz: “pôs todas as coisas debaixo dos pés e para ser o cabeça sobre todas as coisas da igreja a qual o seu corpo e a plenitude daquilo que é em todas as coisas, isto é, a igreja é o seu corpo”.

A igreja de Deus é o corpo espiritual de Cristo.

Então vemos aqui Jesus Cristo disse que ia edificar a igreja e a está edificando, Ele é a pedra angular, e sobre esta rocha e esta pedra, depois tem o fundamento dos apóstolos como lemos aqui no fundamento dos apóstolos e profetas e nós edificados em cima disso, deste, digamos assim, edifício espiritual, que este corpo espiritual de Cristo é a igreja de Deus.

E Cristo é o cabeça deste corpo espiritual, é o chefe deste corpo, é o cabeça, tal como o marido é o chefe da família.

E por isso continuando em JO 15 que foi durante o período de Jesus Cristo estava a falar aos seus discípulos depois da cerimônia da Páscoa antes Dele ser traído quando foi para o jardim de Getsemani e foi traído, mas antes disso em JO 15:16 diz assim: “não fostes vós que me escolhestes para dizer aos seus discípulos neste momento, aos 11, Judas já tinha saído, aqueles discípulos que vieram a ser seus apóstolos, está claro, ou seja, não fostes vós que escolhestes a Mim, pelo contrário, Eu vos escolhi”.

Eu, Jesus Cristo vos escolhi para serem meus ministros e meus apóstolos.

“Eu escolhi a vós outros e vos designei, vos ordenei, e vos dei uma responsabilidade, uma ordenação, uma designa ou designação, e para que vades e dês frutos e vosso fruto permaneça”.

Sim, nós entendemos que este princípio é aplicável a todos nós mas lembrem-se estava a falar especificamente, neste caso, aos seus apóstolos e diz que Ele escolheu os seus ministros e os como diz aqui os designou, os ordenou como está na BKJ.

E por isso queridos irmãos vemos aqui que é Jesus Cristo que é o cabeça, que é Ele que escolhe os seus ministros e os seus principais, aqueles que tem cargos na igreja de Deus.

Veja também 1 CO 12:18: “mas Deus dispôs os membros colocando cada um deles no corpo como Lhe aprouve”; Deus nos põem no corpo de Cristo, na igreja de Deus, nas posições, funções que Ele decide!

Isso também é verdade até numa companhia do mundo, uma empresa, para você ser um funcionário de uma empresa ou outra empresa você tem que ser escolhido e selecionado para ser empregado dessa empresa.

Talvez haja um concurso, talvez seja o que for mas você vai ser selecionado e então é empregado dessa empresa mas depois há uma seleção adicional para você ser um gerente nessa empresa, se você por ex. é um empregado mas para você subir para gerente tem que haver uma promoção e você ser promovido para essa posição, gerente, chefe de seção e são os gerentes mais altos, assim os diretores nessa empresa  que escolhem e decidem quem é que vai ser o gerente e quem não vai ser.

Queridos irmãos não é nada diferente na igreja de Deus que este edifício espiritual que Jesus Cristo está a edificar onde Ele é a pedra angular e quer construir sobre o fundamento dos profetas e apóstolos e nós estamos neste edifício espiritual que não é mais nada que o corpo espiritual de Cristo onde Ele é o cabeça, é Deus através de Jesus Cristo, trabalhando os dois em conjunto que decidem e Jesus Cristo então seleciona quem é que vai ser o ministro Dele.

Mas vejam então aqui o que é profetizado, o que é profetizado está a acontecer e vejam aqui em MT 24:4-5: “e Ele respondeu dizendo: que ninguém vos engane, vejam que ninguém vos engane, cuidado, que não venham pessoas a enganar a você ou vocês”.

E diz assim: “porque virão muitos, está aqui a falar aos discípulos, virão muitos ministros, muitas pessoas, em Meu nome, isto é, dizendo que vem pela autoridade de Jesus Cristo, em meu nome dizendo que Eu Sou Cristo, que Cristo é Cristo”.

Então vão vir muitas pessoas a dizer que vem pela autoridade de Jesus Cristo, em o nome de Jesus Cristo e dizendo que Cristo é Cristo!

E enganarão a muitos, diz aqui muitos virão em Meu nome e enganarão a muitos, e queridos irmãos, não está a falar de poucos, está a falar de muitos!

Veja então no v. 24 do mesmo capítulo, MT 24:24: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas”; falsos professores, falsos pastores;” operando grandes sinais e prodígios”; vão fazer milagres, vão fazer prodígios que as pessoas vão acreditar neles.

“e para enganar, se possível, os próprios eleitos”; e se possível, os próprios verdadeiros cristãos!

Quer dizer se você não está perto de Deus, não está alerta a isto, e cuidado, você vai ser enganado!

Não sei como dizer isto com mais força, não sei como dizer isto de uma maneira que entre na vossa cabeça que vão haver muitos falsos ministros, falsos pastores e que dizem que vem em nome de Cristo e que dizem que Cristo é Cristo e estão a enganar, uau, sim, é forte, então o que é um falso ministro?

Ora está claro é um que não diz a verdade, está claro anda a dizer mentiras, sim, vejam em DT 13:1-2: “quando o profeta ou o sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou um prodígio e suceder tal sinal ou prodígio de que houver falado”; aliás, uma pessoa aparece entre nós e que diz que é um profeta e é um ministro de Deus e é um pastor ou que diz que teve um sonho; óh eu tive um sonho ou visão e disser: “vamos após outros deuses que não conhecestes e sim, vamos, não ouvirás porque Deus está a nos provar, Deus está a provar o vosso coração”.

Ora, hoje em dia esses falsos ministros e falsos pastores não andam a dizer que como diz aqui: vamos após outros deuses, estão é a dizer: olha, Cristo é Cristo, ora, então como é que estão a enganar para apontar pessoas para outros deuses?

Sim, como? Vejamos então isto no contexto do NT e vamos então a penúltima epístola ou carta ou livro do NT que é JD antes do livro de AP e JD só tem um cap. E vou simplesmente ler o número dos versículos.

Veja no v. 4: “pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, secretamente, os quais foram muitos antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus único e soberano e Senhor Jesus Cristo.”

Muito semelhante ao DT 13 que acabamos de ler porque vem entre essas pessoas que aparecem e diz assim: “certos indivíduos se introduziram com dissimulação, secretamente como está no parágrafo anterior de JD 4, e transformando em libertinagem a graça de nosso Deus”.

Sim, Deus é muito precioso, Deus é cheio de graça e temos que obedecer a Deus, sim, somos salvos de graça mas agora que fomos salvos precisamos de estar no caminho certo e não podemos de continuar no caminho errado.

Então continuando a pergunta: como é que estas pessoas estão a guiar aqueles que estão a enganar, estão a guiá-los para outro deus e diz aqui: estão a transformar em libertinagem, estão a negar o próprio Cristo como Cristo diz: sejam como Eu sou, imitem isto e estão a usar a graça de Deus para libertinagem e vemos um bocadinho mais no v. 8: “ora, estes da mesma sorte quais sonhadores alucinados, sim, tive um sonho, tive uma visão, não só contaminam a carne como também rejeitam governo”.

Rejeitam o governo e particularmente o governo de Deus na igreja de Deus e este governo de Deus na igreja de Deus é o supremo Jesus Cristo que é o cabeça da igreja e Ele depois apontou ministros e ministros tem responsabilidade e funções a fazer e essas pessoas rejeitam esse governo e difamam as autoridades superiores, particularmente na igreja, dizem mal ou não concordam com a igreja nesses pontos.

Vejam no v. 12: “os homens são como rochas submersas em vossas festas de fraternidade”; quer dizer estão escondidos como rochas que causam problemas mas estão submersas secretamente, isto é, nas festas da fraternidade, vão a festa dos tabernáculos, vão a festa dos pães ázimos, estão lá como irmãos mas estão assim as escondidas

“estão a banquetear-se juntos sem qualquer recato e estes são pastores que a si mesmos se apascentam”; são pessoas que se auto denominaram como pastores para se alimentarem a eles próprios , nuvem sem água expelidas pelo vento, árvores sem fruto duplamente mortas desarraigadas”; quer dizer que são pessoas que entram na igreja e estão a rejeitar a autoridade, estão a falar mal das autoridades superiores e que observam as festas conosco mas são pastores que só se alimentam deles próprios, que a si mesmos se apascentam.

Vejam no v. 16: “os quais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões”; sim, estão a murmurar, a dizer mal e não estão felizes.

“e da sua boca propalando grandes arrogâncias, são aduladores dos outros por motivos interesseiros”; sim, falam palavras para levantar as pessoas mas a intenção são de motivos interesseiros, vantagem deles.

E vejam como Pedro descreveu isto em 2 PE 2:1-3: “assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, vieram do povo, não foram apontados por Deus, assim deverá entre vós falsos mestres, falsos professores, falsos ministros, falsos pastores, os quais introduzirão dissimuladamente, quer dizer, as escondidas, heresias destruidoras até o ponto de renegarem o soberano senhor trazendo sobre si repentina destruição.”

“E muitos seguirão as suas práticas libertinas, isto é, quebrando a lei de Deus, e por causa deles será infamado o caminho da verdade também movidos por avareza farão comércio de vocês com palavras fictícias e para eles o juiz lavrá-lo-á longo tempo não tarda e a sua substituição não dorme”.

E vejam no v. 10: “especialmente aqueles que seguindo a carne andam em imundas paixões, menosprezam qualquer governo, atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores”.

Queridos irmãos então o que vemos aqui? No NT estes falsos profetas que foram mencionados em DT 13 que faz as pessoas seguir outros deuses estão mascarados como cristãos mas estão a fazer as pessoas seguir a uma doutrina de libertinagem de quebrar a lei de Deus.

E eles pretendem estabelecer-se numa posição de líderes e professores; ora e como isso acontece? Basta olhar para o que tem acontecido na história, vocês por ex vão ao estudo bíblico ou começam a falar muito e dizer muitas coisas no estudo como se soubessem muitas coisas.

E começam a tomar uma posição de liderança no estudo bíblico ou uma série de mensagens por ex no facebook e começam a enviar estas mensagens como se fossem autoridades bíblicas.

Ou enviar e mails ou clips no whatsapp, enviem mensagens no whatsapp e não param ou começam depois de um estudo bíblico, depois disso, ou fazem um estudo bíblico e começam a fazer um sermão a chamar a atenção a eles próprios e começam a ensinar e começam a explicar as Escrituras.

E não quer dizer que tudo que eles digam seja errado pois se tudo o que eles dissessem fosse errado eles imediatamente perceberiam que estavam errados mas se é sutil, se é assim por baixo, assim, é porque a maioria das coisas são assim corretas mas de vez em quando há ali uma divergência ou outra.

Mas aqui o problema é o seguinte que não há um chamado por Deus para dar a eles essa posição de autoridade e é por isso o que vemos na estória da igreja primitiva durante o período dos apóstolos; apareceram ministros falsos e falsos irmãos que estavam a guiá-los no caminho errado.

Que se apontaram a si próprios como professores, e como mestres da lei, como líderes, como ministros, como pastores e por isso o grande desafio que a igreja de Deus teve desde os apóstolos foi esta pressão destas pessoas entrarem na igreja e puxarem a igreja para a apostasia.

Devagarinho mas iam puxando para a apostasia e por isso os apóstolos de Deus, os verdadeiros ministros de Deus batalharam contra estas doutrinas falsas que estavam a entrar na igreja devagarinho através destes falsos ministros e falsos profetas que estavam a tentar ter pessoas a seguirem a eles para serem meu grupo e minhas pessoas.

E queridos irmãos quando vocês leem o livro de AT no cap. 15 que é a conferência de Jerusalém e não foi nada mais e nada menos de que uma reunião por causa dessas pessoas que estavam a entrar e a ensinar coisas erradas!

Vejam aqui em AT 15 começando no v. 1: “alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos, indivíduos, não eram pastores, eram pessoas que se tinham auto denominado como professores, e ensinavam aos irmãos e estava a dizer: se não vos circuncidares segundo o costume de Moisés não podeis ser salvos; então tendo havido da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão entre eles, essas pessoas vem e trazem argumentos, trazem discussões e trazem polêmicas”!

Continuando: “e resolveram estes dois e alguns outros dentre deles subissem a Jerusalém aos apóstolos e presbíteros a respeito desta questão; sendo que estes iriam falar com os apóstolos e presbíteros a respeito desta questão e assim foram enviados”.

E depois vejam no v. 19 fizeram uma decisão, a decisão foi feita e vê-se aqui o governo de Deus a funcionar e no v. 19 diz assim: “porque julgo eu a decisão minha não devemos, o chefe daquela igreja de Jerusalém, daquele conselho que já tinham lá e diz aqui: é decisão minha que não devemos perturbar aqueles que dentre os gentios se convertem a Deus, ou seja, não devemos perturbar os gentios para seguirem esta lei cerimonial”.

Aí foi uma instrução com autoridade da igreja e por isso se vê em AT 16:4 diz quando eles foram depois na viagem missionária que Paulo teve e passar pelas cidades e entregavam aos irmãos que as observassem as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém e isso ficou como parte do ensino.

Aí vê-se o governo de Deus a funcionar.

Queridos irmãos o que precisamos de entender é o seguinte, sim, somos chamados para a igreja de Deus, depois após acreditar e arrependimento e batismo de imersão na água que o ministro de Deus depois de aconselhamento ver de fato que há um entendimento deste compromisso, essas pessoas são batizadas e depois do batismo o ministro de Deus faz uma oração  e a imposição das mãos neste recém batizado para dentro do corpo espiritual de Cristo pela autoridade de Jesus Cristo, essa oração pede para Deus honrar a sua promessa e dar a este recém batizado o Espírito Santo e então Ele recebe a semente do Espírito Santo para ser gerado de novo como  filho e filha de Deus e então esse novo bebê está no ventre da mãe espiritual que é a igreja.

E por isso é um ponto em que recebemos a imposição das mãos mas queridos irmãos essa imposição das mãos não é para fazer você um ministro de Jesus Cristo!

Essa imposição das mãos é para fazer você um filho da família de Deus e para ser gerado pelo Espírito Santo e para receber o Espírito Santo após o batismo da água e isso é feito pela oração de um verdadeiro ministro de Jesus Cristo debaixo desta autoridade dada a esse ministro em o nome de Jesus Cristo e pela autoridade de Jesus Cristo!

Mas há outra cerimônia, a cerimônia da imposição das mãos para dar a um irmão com experiência na igreja a posição de ser um ministro de Jesus Cristo e isso é uma segunda imposição das mãos que é diferente, não é parte do batismo, é uma ocasião diferente em que o ministério e o ministros da igreja tem orado e jejuado acerca e veem através dos frutos que está a chamar essa pessoa e então essa pessoa é nomeada como ministro de Jesus Cristo através da imposição das mãos mas não é a imposição das mãos que ocorreu após o batismo; são duas coisas diferentes.

Queridos irmãos o que acontece é que pessoas que se auto denominam como ministros e não foram chamados e ordenados por Deus ou as vezes até pode ser ministro que não estão perto de Deus e a desviar do caminho e pode haver muitas razões que as pessoas na igreja que estão a ser enganadas por Satanás não estão perto de Deus e começam a ter uns pensamentos e ideias, uma má interpretação da escritura e tem uma ideia acerca disto e acerca daquilo, acerca do outro, acerca de votar ou não votar ou de ser parte de coisas do governo  ou não ser parte de coisas do governo ou pensar que por ex. os ministros não deviam receber salário se alguns ministros estão a receber um salário pela pregação.

Sim, alguns recebem, nem todos, a maioria não recebe mas alguns recebem porque estão a fazer isso por tempo inteiro.

Vejam em 1 CO 9:3-4: “a minha defesa perante os que me interpelam esta não temos nós direito de comer e de beber?”; não temos nós, os ministros de Jesus Cristo, o direito de comer e de beber?

Vejam um bocadinho mais adiante no v. 6: “ou somente eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar?”; quer dizer só o Paulo e o Barnabé não têm o direito de deixar de trabalhar numa profissão do mundo para dedicar o tempo inteiro o trabalho da obra de Deus!

E depois diz no v. 7: “quem vai a guerra a sua própria custa?”; sim, você vai para o exército vai com o seu dinheiro no seu bolso ou é pago pelo governo para ir para a guerra?

Continuando: “quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? Porventura falo isto como homem”; sim, estou a falar como homem, um exemplo humano; continuando: “ou não diz também a lei? Porque na lei de Moisés está escrito: não atarás a boca ao boi quando pisa o trigo, acaso é com bois que Deus se preocupa ou é seguramente por nós que Ele diz: isto é, podemos receber um ordenado do trabalho que fazemos pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança do que pisa o trigo, e o trigo o faz na esperança de receber a parte que lhe é devida se nós vos semeamos as coisas espirituais será muito recolhermos de vós bens materiais”.

É algo errado de receber de vocês o dízimo?

Continuando: “se outros participam desse direito sobre vós não o temos nós a maior medida? Entretanto, não estamos a usar desse direito antes suportamos tudo para não criarmos qualquer obstáculo para o evangelho de Cristo”.

Paulo estava a dizer aos coríntios eu não estou a receber dinheiro de vocês mas ele estava a receber de outra igreja, de outra congregação na Antioquia que estava a dar a eles;

Continuando: “não sabeis vós que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam e quem serve ao altar tira o seu sustento? Assim também ordenou o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho”.

Os ministros de Jesus Cristo pregam o evangelho tem direito de viver dos dízimos, ora isso está claro é feito com de acordo decisão da organização da igreja daí no seu país como é administrado porque é uma coisa administrativa local.

Vejam também em 1 TM 5:17-18: “devem ser considerados merecedores de honorários os presbíteros que presidem bem com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino pois a escritura declara: não mordaces o boi quando pisa o trigo e ainda o trabalhador é digno do seu salário”.

É bem claro mas eles estavam a acusar Paulo de usar dinheiro que ele não estava e por isso sejam quais razões uma má interpretação escritural ou má entendimento ou outra ideia aqui ou ali vão criar divisão na igreja e por isso Paulo teve que continuamente nas suas epístolas a descrever que ele tinha recebido autoridade de Deus para ser um pastor.

Veja em RM 1:1-5 porque não foi ele que se auto denominou pastor e sim foi dada a ele essa responsabilidade por Deus e diz: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, chamado por Deus para essa função, separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus outrora prometido por intermédio dos seus profetas das sagradas escrituras a respeito do filho segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado filho de Deus com poder segundo o espírito de santidade  da ressurreição dos mortos a saber Jesus Cristo Nosso Senhor por intermédio de quem viemos a receber graça, isto é, recebemos de Cristo graça e recebemos o apostolado, a responsabilidade de ser apóstolos, por amor do seu nome, por obediência por fé de todos os gentios”.

Queridos irmãos, Paulo continuamente referiu-se que foi escolhido por Deus, especialmente vejam GL 1:1: “Paulo, apóstolo não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum mas por Jesus Cristo e Deus Pai que o ressuscitou dentre os mortos”.

Paulo, apóstolo, de Jesus Cristo e Deus Pai, não por homens, porque homens sobem e descem, sim, muitos homens se fazem ministros, e apóstolos e pastores, digamos assim, e missionários.

Queridos irmãos você não pode dar esses títulos a você mesmo e você não tem direito a isso dar a você mesmo esses títulos, ou eu sou um missionário, ou eu sou um pastor, ou eu sou isto, não.

A não ser que você seja chamado por Deus para essa responsabilidade.

O primeiro capítulo de GL é basicamente acerca disso e veja em AT 20:29-30: “eu sei que depois da minha partida entre vós penetrarão lobos vorazes que não pouparão o rebanho e dentre vós mesmos se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles”.

Veja 1 TM 4:1: “ora o espírito afirma expressamente que nos últimos tempos, que nós, irmãos, estamos nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé por obedecerem a espíritos enganadores e ensinos de demônios”.

Muitos vão sair da fé porque inicialmente estavam na fé e vão ser levado por esses falsos profetas mas é por causa que essas pessoas estão a ser guiadas pelos demônios, muito sutil, precisamos de ter cuidado.

Queridos irmãos o ministro de Jesus Cristo tem uma grande responsabilidade que é de apascentar o rebanho de Deus para cuidar dele.

Veja por ex. 1 PE 5:” rogo porém aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo e coparticipante da glória a ser revelada e pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós e não por constrangimento mas espontaneamente como Deus quer e nem por sórdida ganância mas de boa vontade, nem como dominadores dos que foram confiados tornando-os modelos do rebanho”.

Não somos dominadores e sim somos modelos, somos exemplos de carinho, de bondade e precisamos de pastorear o rebanho com cuidado, como Deus quer e não por torpe ganância.

Queridos irmãos o ministro pode ser responsável por ajudar uma pessoa no caminho do arrependimento e da salvação mas se o ministro é falso a guiar a pessoa no caminho errado então é responsável por causar a essa pessoa a perder a salvação e isso queridos irmãos é muito perigoso.

Leiam MT 18:6-7: “qualquer porém que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim melhor lhe fora que fosse lhe pendurar ao pescoço uma grande pedra de moinho e fosse afundado na profundeza do mar; ai do mundo por causa dos escândalos e do inevitável que venha o escândalo, ai do homem por qual vem o escândalo”.

Queridos irmãos se nós causarmos uma pessoa tropeçar, cair e pecar e cair de novo no pecado, cuidado; se uma pessoa é um falso ministro e se auto denomina como missionário ou como professor ou como ministro ou seja o que for quando Deus não pôs a pessoa nessa posição, cuidado!

É repetido isso em LC 17:1-2: “disse Jesus aos seus discípulos: é inevitável que venham os escândalos mas ai do homem o qual esses vêm, melhor fora que lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho e fosse atirado no mar do que fazer tropeçar a um destes pequeninos”.

Em sumário irmãos Deus chama os seus servos para os cargos oficiais Dele; vejam em EF 4:11-12 e diz assim: “ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres com vistas ao aperfeiçoamento dos santos”.

Ele concedeu, é Deus pai através de Jesus Cristo que nos dá estas posições de responsabilidade, eu ou você e nenhuma pessoa podemos decidir por nós próprios; óh porque tive um sonho, ou porque tive uma visão.

Lembram-se como Jesus Cristo disse: eu vou fazer vós pescadores de homens? É Deus que nos faz através de Jesus Cristo.

Queridos irmãos não há um único simples exemplo na Bíblia, onde os servos de Deus, de sua livre vontade se fizeram voluntários e disseram: eu vou fazer isto.

Moisés fez isso voluntariamente? Se pôs como ministro de Jesus Cristo? Não, Jeremias? Não, Jonas? Não, David? Não.

Jesus chamou e os fez como discípulos; Paulo debaixo deste governo de Deus, desta organização de Deus, debaixo desta inspiração e jejum, selecionou Timóteo, todos, vê-se aqui outros casos que Deus quis e governa a sua igreja através de seres humanos e nesse governo de Deus na igreja Ele estabeleceu esta governança.

Até Paulo teve as mãos impostas nele, não quando as mãos foram impostas quando ele foi batizado mas depois em AT 13 as mãos foram impostas nele para ele ser um ministro de Jesus Cristo e ser enviado ministro.

Em AT 13:2-3 a imposição das mãos, a segunda imposição das mãos, primeira foi no batismo e a segunda foi para ser um ministro.

Queridos irmãos vejam exemplos de pessoas no AT que seguiram o caminho errado e vejamos por ex em NM 16, o exemplo de Corá e vejam aqui: “Corá filho de Izar, filho de Guate, filho de Levi tomou consigo a Datã e Abirão, e filhos de Peleti e filhos de Rubem, e levantaram-se perante Moisés com 200, levantaram-se a eles próprios, se auto denominaram como líderes e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e disseram: basta pois toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e Deus está no meio deles e porque você falando isto a Moisés vos exaltais sobre a congregação do Senhor?”

Queridos irmãos sabemos muito bem que Moisés não tomou essa posição e sim foi dada a ele e então ele foi castigado, ele foi arrogante e Deus o castigou porque ele tentou usurpar a autoridade, ele repudiou a posição oficial que uma já tinha sido estabelecida por Deus e acusou essa pessoa de ter arrogado uma posição para ele próprio, acusou de Moisés ter arrogado essa posição.

Queridos irmãos é preciso ter cuidado com isto e veja o fim de Corá nos v. 31-33: “aconteceu que acabando ele a falar todas estas coisas a terra debaixo dele se fendeu, abriu a sua boca e os tragou com as suas casas assim também com todos os homens que seguiam a Corá e todos os seus bens e eles todos os que os pertenciam desceram vivos ao abismo e a terra os cobriu e desapareceu no meio da congregação.”

Queridos irmãos é um fim terrível e por que? Se autodenominaram como ministros de Deus.

Queridos irmãos satanás quis tomar o reino de Deus e todos os falsos profetas fazem o mesmo até Simão, o mágico, como lemos em AT 8: olha eu quero ter esse dome pago por isso; lembrem-se, não há um único simples exemplo na Bíblia onde um chamado servo de Deus  fosse um que voluntariamente dissesse: eu como ministro de Deus, não, queridos irmãos hoje em dia milhares de pessoas fazem deles próprios isso, alguns talvez na inocência e sabendo o perigo de onde estão a encontrar-se pois vejam se as pessoas que dizem: olhem eu sou professor da Bíblia e praticamente não sabem nada!!

E por isso estão tateando no escuro e nem sabem o que estão a falar, só dizem asneiras.

E vejam em TG 3:1: “meus irmãos não vos torneis muitos de vós mestres!”; não vos torneis muitos de vós pastores! não vos torneis muito de vós com títulos auto denominados como: missionários, evangelistas e sei lá que mais, sabendo que havemos de receber melhor juízo”; cuidado, cuidado!

JR 23 dá um grande aviso aqui no v. 1: a dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto diz o Senhor”; está aqui um aviso aos falsos profetas.

Vejam no v. 16-17 em JR 23: “assim diz o Senhor dos Exércitos: não deis ouvidos as palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças e falam das visões do seu coração!”

Sim, eu tive uma visão, eu tive um sonho, são visões do coração dele! Não são de Deus!

Continuando: “falam das visões do seu coração e não o quem vem da boca do Senhor; dizem continuamente que lhes desprezam e o Senhor diz: paz tereis e qualquer que anda segundo a dureza do seu coração diz: não virá mal sobre vós e podem desobedecer às leis de Deus como queiram e não é verdade”.

Vejam também um bocadinho mais adiante no v. 21: “não mandei estes profetas todavia eles foram correndo, não lhes falei a eles contudo profetizaram”; Deus não os enviou, Deus não fez como eu disse no início em analogia nos fez gerentes dessa organização assim simbolizado e esse simbolismo não os fez pessoas com uma função e um cargo de responsabilidade na igreja de Deus.

E continuando: “mas se estivessem no meu conselho então teriam feito ouvir as minhas palavras ao meu povo e teriam feito voltar do seu mau caminho e a maldade das suas ações”; isto é, tinham dito as pessoas se arrependerem.

V. 25: “não deem ouvido ao que dizem aqueles profetas proclamando mentiras em meu nome dizem: sonhei, sonhei, tive um sonho, tive uma visão, até quando sucederá isso nos corações dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração; os quais cuidam em fazer que o povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro assim como os seus pais deram o meu nome por causa de Baal”.

Vejam no v. 28: “o profeta que tem sonho conte como teve um sonho”; se você teve um sonho, é simplesmente o seu sonho; e: “mas aquele em que está a minha palavra fala a minha palavra com verdade e que tem a palha com o trigo diz o Senhor?”

Que tem a palha com o trigo? Este sonho é palha!

No v. 30: “portanto eis que eu sou contra estes profetas diz o Senhor que furtam as minhas palavras cada um a seu companheiro, eis que eu sou contra esses profetas diz o Senhor que pregam as suas próprias palavras e afirmam Deus disse”.

Mas não é a palavra de Deus, é a palavra deles.

Continua: “es que sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam e com as suas mentiras e suas leviandades fazem errar o meu povo pois eu não os enviei nem lhes dei ordem!”

Irmão você não pode dizer: eu fui enviado por Deus e colocar você mesmo nessa posição, não pode!

Queridos irmãos os dias virão no mundo do amanhã que as pessoas não vão dizer olha eu quero ser um pastor, não, e vejam aqui em ZC 13:3-5: “quando ainda alguém profetizar seu pai e sua mãe que o geraram lhe dirão: não viverás, pois, tens falado mentiras em nome do Senhor”.

Esses falsos profetas vão ser castigados pelos próprios pais.

V. 4: “naquele dia dirão envergonhados os profetas cada um na sua visão quando profetizam”; vão estar envergonhados dessas visões e destes sonhos.

E continua: “e se vestirão de manto de pelos para enganarem cada um, porém dirá: eu não sou profeta eu sou lavrador de terra desde a minha mocidade”; vão dizer no mundo do amanhã: não, não quero ser profeta eu sou um lavrador de terra, eu vou trabalhar a minha roça, não quero ser um profeta.

E por isso queridos irmãos o que vemos e precisamos está em MT 5:14-16: “precisamos de ser uma luz, um exemplo, uma luz não faz barulho por que se estiver a fazer barulho desligamos a luz, se você estiver a fazer barulho, ou mesmo a dizer asneiras, ou mesmo coisas de verdade mas as pessoas não querem porque você não foi enviado, as pessoas vão desligar.

1 PE 3:15: “antes santificai isto com o Senhor no vosso coração estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão na esperança que há em vós”.

Queridos irmãos precisamos de ser uma luz, o nosso exemplo tem que ser tal que as pessoas vão dizer mas que bom exemplo de cristão, estão a dar um bom nome a Deus e então vou perguntar: o que em que tu acreditas? Como é que achas isto° E então devemos estar preparados como diz aqui: a responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós; e então respondemos mas não respondemos como uma metralhadora ou meter tudo aquilo pela boca abaixo da pessoa, não, respondemos ao que ele pergunta e depois continuamos a seguir a ser um bom exemplo.

Se a pessoa quiser saber mais, pergunte mais mas precisamos de ser um exemplo.

Queridos irmãos vimos hoje que precisamos de ter cuidado com as pessoas que tem estes sonhos e estas visões porque Deus diz: estas visões são deles, simplesmente é um sonho e trate isso como um sonho e nada mais não é a palavra de Deus.

Deus disse através de Jesus Cristo que Jesus Cristo ia construir a sua igreja e a está construindo e é Jesus Cristo que nos dá funções e responsabilidades na igreja e Ele sendo a cabeça nos dá posições, Ele que nos ordena posições através da imposição das mãos, não a do batismo, mas a outra imposição das mãos para ser um ministro de Jesus Cristo.

Por isso você tem que ser enviado por Deus para essa responsabilidade e vimos que há vários avisos muito sérios quando você começa a tomar isso nas suas próprias mãos como vimos o exemplo de Corá.

Deus vê isso muito seriamente, cuidado, se você está a tomar uma posição na igreja em que Deus não deu a você, cuidado, você quer pregar o evangelho? Então seja uma luz e esteja pronto para responder a qualquer pessoa a razão da esperança que há em você em mansidão e temor.