A receita de uma mulher para um casamento feliz: Confiar humildemente em Deus

Você está aqui

A receita de uma mulher para um casamento feliz

Confiar humildemente em Deus

Marissa acreditava em Deus e queria viver uma vida cristã. No entanto, quando ela lia algumas passagens do Novo Testamento que tratam da relação entre marido e mulher, ela se sentia incomodada. Para ela, essas escrituras pareciam ultrapassadas e escritas para uma cultura muito diferente.

Por exemplo, o apóstolo Paulo escreveu em Efésios 5:22-24: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido".

Marissa achava que Deus certamente não iria considerar válida esta passagem hoje. Afinal de contas, Paulo viveu em uma cultura machista, onde, quase sempre, as mulheres eram dependentes de seus pais ou maridos para sobreviverem. Hoje, as mulheres são capazes de sustentar a si mesmas, na maioria dos casos são muito cultas ou até mesmo mais cultas do que seus maridos.

Marissa tinha sido casada com Tony por três anos. Ele também compartilhava de suas crenças cristãs e tentou viver uma vida piedosa. Embora amasse muito amava a seu marido, às vezes, ela achava difícil se submeter às suas decisões. Ela frequentemente sentia que suas escolhas e metas eram melhores que as dele. Geralmente, após "discussões" acaloradas ela aceitava o que o marido queria fazer. Mas nem sempre, pois ela insistia em fazer as coisas à sua maneira.

O casamento de Tony e Marissa havia se estagnado em uma rotina bastante vazia. Ambos trabalhavam durante o dia e juntos faziam as tarefas domésticas à noite e nos fins de semana. No entanto, Marissa se ​​lembrava-se de como Tony costumava lhe trazer presentes especiais ou surpreendê-la com um poema que lhe havia escrito. Mas ele já não fazia essas coisas e passava a maior parte de seu tempo livre com seus irmãos e amigos.

Então, recentemente, ele expressou que sente que ela não o respeita mais. Ela ficou surpreendida ao ouvir isso e começou a pensar se o casamento deles duraria. Poderia ser que ela estava prejudicando o seu casamento ao se recusar a submeter-se a Tony? No entanto, como ela poderia fazer isso já que não concorda com muitas de suas decisões? Mais uma vez, Marissa decidiu olhar para o que as Escrituras dizem sobre o relacionamento conjugal.

Esta instrução bíblica está ultrapassada?

Talvez você também já tenha questionado se instruções bíblicas sobre o casamento ainda são válidas hoje. Especificamente, as palavras do apóstolo estão Paulo fora de moda ou podem ser usadas ​​como uma base para os casamentos cristãos?

Precisamos primeiro entender que a visão bíblica dos papéis conjugais não decorre da antiga cultura patriarcal, mas da ordem estabelecida por Deus na criação do homem e da mulher (Gênesis 2:21-24). Quando os casais se submetem ao padrão de Deus para o casamento, o resultado é a paz e a felicidade.

Infelizmente, a nossa sociedade ocidental ensina às mulheres a rejeitarem a visão bíblica da liderança do marido e da submissão da esposa. O fato de ignorar a distinção desse papel dentro de casamentos é a principal causa das inúmeras separações de hoje em dia.

Tanto homens como mulheres podem não entender o que Deus realmente pretende para a relação entre marido e mulher. A liderança do marido não significa dominação sobre a mulher, e sim a sua responsabilidade dada por Deus para assumir a liderança cuidadosa de assegurar as necessidades físicas, emocionais e espirituais de sua esposa e filhos. A submissão da esposa ao marido não significa servi-lo como uma "inferior", mas sim estar disposta a aceitar sua liderança amorosa.

Será que isso significa, porém, que todas as decisões da família devem ser tomadas pelo marido? Nem todas, pois muitas vezes o marido deve sabiamente acatar a vontade de sua esposa (compare com o princípio de todos os cristãos que se submetem uns aos outros em Efésios 5:21). Isso seria especialmente verdadeiro nas áreas em que a mulher é mais experiente. Ambos os parceiros devem sempre discutir as principais decisões e metas. No entanto, se as suas opiniões divergem, Deus instruiu que o marido deve tomar a decisão final, e todos os membros da família devem honrar e respeitar isso (Colossenses 3:18).

As mulheres são inferiores aos homens?

Uma razão pela qual às vezes é difícil para as esposas se submeterem a seus maridos é que em nossa sociedade a palavra "submissão" soa como um relacionamento imperfeito entre inferiores e superiores. Por acaso as Escrituras dizem que as mulheres são inferiores aos homens? Os homens são os favoritos de Deus e as mulheres foram criadas apenas para cuidar deles? Estas são questões relevantes para abordar o papel fundamental de uma esposa cristã.

Por exemplo, pondere Gênesis 2:18: "E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele". Através deste versículo algumas pessoas podem considerar que o papel de uma esposa é meramente o de ajudar o marido a atingir os seus objetivos. Mas um exame cuidadoso do texto revela que o papel divino de uma mulher é muito mais do que simplesmente agir como assistente de seu marido.

A palavra hebraica traduzida como "adjutora" em Gênesis 2:18 é ezer. É interessante notar que esta palavra é frequentemente usada para descrever o próprio Deus e tem o sentido de dar força. Veja o Salmo 115:11: "Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é vosso auxílio [ezer] e vosso escudo". Outros textos como Deuteronômio 33:26, 33:20, Salmo 70:5 e Oséias 13:9 também usam esta mesma palavra hebraica para se referir a Deus como a nossa ajuda ou socorro.

Certamente se a palavra hebraica ezer conotasse uma classe ou posição inferior não seria usada para descrever a Deus. Deus é o nosso ajudador e certamente Ele não é inferior aos seres humanos! Da mesma forma, a mulher não é inferior ao marido só porque o Criador deu-lhe o papel de colaboradora. Homens e mulheres são iguais perante Deus, uma vez que ambos são feitos à Sua imagem (Gênesis 1:27). Do mesmo modo, cristãos, homens e mulheres são iguais perante Deus, porque são "um em Cristo" (Gálatas 3:28).

É claro, o marido e a esposa são iguais perante Deus, mas seus papéis são diferentes —  como são algumas de suas responsabilidades.

Deus espera submissão?

Muitas escrituras revelam que a esposa está sob a autoridade de seu marido. Considere, por exemplo, 1 Coríntios 11:3: "Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo".

Esta escritura explica claramente que o marido é o cabeça da mulher. Mas algumas mulheres acham que não devem estar sob a autoridade de seus maridos porque eles não são totalmente submissos a Cristo. Além disso, elas também podem achar que seus maridos estão falhando em conduzi-las com amor como Cristo amou a Igreja (Efésios 5:25-29).

Como acabamos de ler em 1 Coríntios 11:3, o marido deve se submeter à liderança de Jesus Cristo para que ele realmente possa liderar sua esposa. Os maridos também devem amar verdadeiramente a suas esposas como Cristo amou a Igreja (Efésios 5:25, Colossenses 3:19).

Jesus nos deu um exemplo maravilhoso de amor sacrificial. Quando o marido apresenta o mesmo amor e compromisso com a sua esposa, que Jesus mostrou a Igreja, então, se torna muito mais fácil para ela seguir seu exemplo. Ela sabe que ele sempre lhe deseja as melhoras coisas em seu coração. Por outro lado, se o marido não está a submeter-se a Cristo, ou não ama a sua esposa como Cristo amou a Igreja, pode ser difícil para sua esposa se submeter.

Naturalmente, nenhum marido é perfeito em submeter-se a Jesus Cristo e a amar a sua esposa. Muitos estão longe disso. Mas isso dá às esposas o direito de ignorar os mandamentos bíblicos de submeter-se? Algumas esposas até chegar ao ponto de terem dificuldade de amar e aceitar seus maridos.

Como uma mulher pode se submeter a um marido humanamente imperfeito? E se ela estiver convencida que as decisões dele não são as melhores para ela ou seus filhos? E o que dizer de seus direitos como pessoa? E se ele quer que ela faça algo moral ou eticamente errado?

A Bíblia revela que sempre devemos obedecer a Deus antes do homem (Atos 5:29). Ele não coloca o ser humano sob a autoridade incondicional do outro. Somente a obediência a Deus é absoluta. A mulher não deve esperar desobedecer a Deus, para se submeter a um marido equivocado. Por exemplo, se um marido pede à esposa para assinar uma declaração fiscal fraudulenta ou não denunciar a agressão dele contra seus filhos para a polícia, ela não teria que cumprir isso.

A Bíblia é clara ao dizer que as esposas devem ser submissas aos seus maridos e obedecê-los, a menos que a obediência envolva transgredir as leis de Deus e os princípios bíblicos. Infelizmente, pode haver situações em que uma esposa pode ter que ir contra a vontade de seu marido (1 Samuel 25:3-38).

Uma esposa que não tem certeza sobre a possibilidade de submeter ao seu marido em algum assunto deve procurar a orientação de Deus através da oração e do estudo da Sua Palavra — e através do aconselhamento de um ministro, se necessário. Em alguns casos, apenas discutindo seus sentimentos e preocupações com o seu marido, de maneira humilde pode levá-lo a reconsiderar sua decisão (1 Pedro 3:1).

A chave para a submissão

A chave para compreender a submissão é perceber que, enfim, uma esposa está servindo a Deus e não ao homem. Observe o que Paulo escreveu em Colossenses 3: "Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém no Senhor... E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis" (versículos 18, 23-24).

O próprio Jesus foi o modelo perfeito de submissão e liderança amorosa. Paulo discute a atitude de Cristo em Filipenses 2:5-9 e enfatiza que Cristo se fez obediente ao Pai até à morte.

Do mesmo modo, toda esposa deve se esforçar para se submeter à liderança de seu marido com a mesma atitude que Cristo demonstrou em Sua relação com Seu pai. Mesmo que seja igual ao marido, aos olhos de Deus, ela não deve questionar a liderança dele, ordenada por Deus, assim como Jesus, que compartilhava a divindade com Deus o Pai, não questionou a Sua autoridade (João 6:38).

A confiança em Deus é necessária

Embora a submissão de Cristo ao Pai seja um exemplo maravilhoso para nos ajudar a entender como uma esposa deve se submeter a seu marido no Senhor, ainda assim é difícil para muitas esposas fazerem isso. E isto é especialmente verdadeiro quando uma esposa está convencida da imprudência de algumas decisões de seu marido. A resposta para este dilema se encontra em 1 Pedro 3:5: "Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus e estavam sujeitas ao seu próprio marido". A frase chave aqui é: "esperavam em Deus”, significando que tinham completa esperança e confiança em Deus.

Ao seguir a liderança de seu marido, uma esposa deve confiar na proteção e livramento de Deus. Esta submissão é equivalente à submissão de Cristo a Deus, até à Sua morte (Lucas 22:42). Se o seu marido realmente erra em suas decisões, ele será julgado por Deus. No entanto, ela será abençoada, em longo prazo, se confiar em Deus e seguir a advertência bíblica de se submeter ao seu marido.

A submissão exige fé em Deus (1 Pedro 1:21) e a crença de que seguir os mandamentos bíblicos, inspirados por Deus, sobre o relacionamento conjugal trará o sucesso. Satanás, o diabo quer que as esposas pensem que os caminhos de Deus nem sempre funcionam, e que elas devem recusar-se a se submeter, a menos que estejam totalmente de acordo com as decisões do marido.

Deus requer um tipo de submissão que, enfim, precisa da fé em Seu eterno poder e bondade. Os caminhos de Deus não são os nossos caminhos! Logicamente, a esposa pode sentir que a única maneira de conseguir a segurança que ela deseja é controlar a sua própria vida, e até mesmo controlar seu marido, tanto quanto ele permitir. Porém, na realidade, ela pode mais bem alcançar a verdadeira felicidade e segurança, confiando e se submetendo a Deus, mesmo que no momento não pareça ser a melhor escolha.

Deus chamou Seus discípulos para seguirem um caminho diferente do da sociedade ao seu redor (Mateus 7:13-14). Os cristãos são orientados a fazer o bem aos seus inimigos, dar a outra face e sempre perdoar (Mateus 5:44). Então, seria surpresa que o nosso grande Deus provesse um padrão de felicidade conjugal que requer fé na Sua onisciente sabedoria? Pois é somente confiando em Deus que uma esposa pode se submeter verdadeiramente ao seu marido em toda situação (1 Pedro 3:5).

Caminhando pela fé

E agora de volta ao casal citado no início deste artigo. Depois de muita oração e estudo, Marissa decidiu seguir o padrão bíblico para o casamento. Ela teve uma surpresa muito agradável ao descobrir que Tony tornou-se muito mais atencioso com seus sentimentos e necessidades. Ela tinha medo de que não fosse feliz se sujeitando a ele, mas ao fazê-lo isso ela encontrou muita paz.

Tony mais uma vez sentiu respeitado e valorizado porque Marissa reconheceu-o como líder. Não estando mais ameaçado, ele começou a perceber a incrível responsabilidade de amar e cuidar dela como Jesus Cristo se importava com a Igreja. Ele já não temia que agradar sua esposa faria dele um escravo de seus caprichos e por isso ele se tornou ainda mais sensível a suas necessidades.

Marissa e Tony foram repletos de bênçãos, que vieram ao seguir as instruções de Deus para o casamento. Marissa encontrou o amor e a segurança que tanto desejava profundamente, e Tony finalmente sentiu o cumprimento de seu desejo de ter uma companheira solidária para lhe ajudar e fortalecer. Eles também tiveram muita alegria ao saber que o casamento deles reflete intimamente a relação entre Cristo e a Igreja.

Se você deseja ter um casamento melhor, peça a Deus que lhe dê fé para acreditar e confiar Nele. A Palavra de Deus tanto vai abençoar o seu casamento como também irá prepará-lo para tornar-se mais semelhante a Jesus Cristo, que viveu uma vida de constante submissão à vontade de Seu pai.

Jesus explicou que somente podemos encontrar a nossa vida se a perdemos (Marcos 8:35). Um marido deve ter o genuíno amor sacrificial, e uma esposa deve procurar voluntariamente cumprir suas responsabilidades ordenadas por Deus mediante a submissão, em vez de em primeiro lugar, buscar fazer a sua própria vontade. Isso pode ser feito confiando em Deus e em Suas leis, assim permitindo que possam viver um casamento imensamente feliz! BN