Aqui está como você pode fazer parte de uma Grande Aventura

Você está aqui

Aqui está como você pode fazer parte de uma Grande Aventura

Na minha juventude eu era fascinado por inventores e aventureiros. Eu costumava ler livros da biblioteca pública sobre as realizações de figuras notáveis ​​como Thomas Edison, Alexander Graham Bell, Edmund Hillary e os irmãos Wright.

Naquela época a série de livros We Were There [Nós Estávamos Lá] eram leitura popular, composta por trinta e seis histórias de romances ficcionais de eventos históricos com um ou mais jovens como personagens principais, e escritos entre 1955 e 1963. Estes livros continham histórias inspiradoras e divertidas baseadas em fatos reais da história. Os títulos incluíam ‘Nós Estávamos Lá com Lewis e Clark’ [eles foram os primeiros exploradores nos EUA que atravessaram a parte Ocidental do país], ‘Nós Estávamos Lá durante o Primeiro Voo de Avião’ e ‘Nós Estavamos Lá com Byrd no Polo Sul’ [Richard Byrd fez o primeiro voo sobre o polo Sul].

Ao ler esta série de livros e outros, eu entusiasticamente desejava partir para uma aventura emocionante. No entanto, como era um menino, minhas escapadas não foram além do meu próprio bairro! Quando fiz vinte anos, no entanto, algo de extraordinário aconteceu. Fui apresentado para o que seria a maior aventura de todos os tempos! Eu gostaria de lhe falar sobre isso, pois você pode participar dela.

Na verdade, todas as pessoas, jovens e idosos, ricos e pobres, de todas as culturas e terras podem, eventualmente, fazer parte dela. Contemplar esta aventura pode animar nossa mente e coração. Ela promete um potencial infinito para além dos limites da imaginação humana. Esta aventura, elaborada pelo Criador do universo, vai tornar insignificante cada exploração ou conquista humana do passado!

Nada se compara a esta aventura

Surpreendentemente, os seres humanos, mesmo com sua maravilhosa inteligência e capacidade criativa, não podem imaginar o que Deus está preparando para eles. O apóstolo Paulo escreveu: "O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1 Coríntios 2:9, BLH).

Na verdade, o que Deus tem em mente parece ser um total absurdo para aqueles que ainda não tiveram suas mentes abertas para entender isso! "Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente" (1 Coríntios 2:14, NVI).

Com certeza, uma percepção espiritual da parte de Deus é o elemento fundamental para compreender esta futura e extraordinária aventura. Enquanto os seres humanos concentram a maioria de seus pensamentos nas preocupações e interesses materiais temporários, o pensamento de Deus gira em torno do que é espiritual e eterno: "Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:9).

Uma herança incrível no futuro

A maioria das pessoas não tem ideia do seu incrível potencial. Elas estão completamente inconscientes do "que não se veem [invisível]" (2 Coríntios 4:18). Contudo, o nosso Criador tem chamado hoje um pequeno número de pessoas para compreender o Seu conhecimento espiritual (1 Coríntios 2:10). Mesmo que Ele não lhes tenha revelado todos os detalhes, uma visão emocionante de um futuro empolgante e extremamente produtivo tem sido oferecida a essas pessoas (1 Coríntios 13:12). "Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho" (Apocalipse 21:7, grifo do autor).

O que Ele quis dizer? Será que uma pessoa pode literalmente herdar bilhões e bilhões de estrelas? Será que "todas as coisas" incluem tudo o que é visível e invisível? Exatamente isso! Na língua original grega, o termo "todas as coisas" é derivado da palavra panta, ou seja, significa toda a criação (João 1:3). Embora, hoje em dia, os seres humanos só tenham domínio sobre a Terra, isso é apenas um pequeno precursor da surpreendente aventura que está por vir (Gênesis 1:28; Hebreus 2:6-8).

A todos aqueles que O amam e O obedecem, nosso Pai eterno oferece a maravilhosa oportunidade de viver, criar e prosperar com Ele na Sua família divina por toda a eternidade (1 Pedro 1:4, Romanos 6:23). Mas para futura experiência acontecer, cada pessoa deve passar por uma mudança radical, ou seja, passar da vida mortal para a imortalidade no momento da ressurreição dos mortos (João 10:28; 1 Coríntios 15:50-52). Naquele exato momento, aqueles que são filhos de Deus serão completamente transformados para ser como Ele (1 João 3:2).

A esplêndida aparência do Deus Eterno

Como é o Deus Eterno? O patriarca Moisés quis saber e disse-Lhe: "Por favor, deixa que eu veja a tua glória" (Êxodo 33:18, BLH). Por Sua aparência ser tão extraordinariamente radiante, Ele disse a Moisés: "Não vou deixar que você veja o meu rosto, pois ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo" (Êxodo 33:20, BLH). No entanto Deus permitiu a Moisés ver as Suas costas, depois disso o rosto de Moisés brilhava tão intensamente que ele teve que mantê-lo coberto para não assustar os israelitas (Êxodo 33:23; 34:29-35).

No primeiro capítulo do livro de Apocalipse, Jesus Cristo, ressuscitado e glorificado, permitiu que o apóstolo João desse uma olhada em Sua forma através de uma visão: "Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo. Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas... Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor" (Apocalipse 1:14-16, NVI).

Os santos fiéis de Deus vão ter esse aspecto quando receberem a vida eterna, na ressurreição dos mortos (Colossenses 1:12, Daniel 12:2). Jesus Cristo "transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso" (Filipenses 3:21). Para aqueles que receberem essa fabulosa nova existência espiritual, a morte, a tristeza, o choro e a dor serão para sempre coisa do passado (Apocalipse 21:4). Quão maravilhoso e gratificante vai ser essa vida espiritual eterna? O rei Davi descreveu-a como desfrutar "delícias perpetuamente" (Salmos 16:11).

Incríveis habilidades e oportunidades

Cada novo ser espiritual receberá habilidades impressionantes. Imagine, por exemplo, ter a capacidade de atravessar objetos sólidos ou de se materializar do nada, como fez Cristo, quando apareceu aos Seus discípulos depois da ressurreição (Mateus 24:13-43). Imagine ser capaz de viajar rapidamente por todo o universo, o que poderia ser chamado de velocidade do pensamento (João 20:11-19). Imagine ter a capacidade de conhecer e recitar os nomes de cada uma dos bilhões de estrelas no universo (Salmos 147:4-5).

Além dessas habilidades, os novos seres imortais vão fazer um trabalho maravilhoso, criativo e altruísta, assim como Deus faz. Jesus disse: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (João 5:17). Ao ser transformado em seres gloriosos, os filhos de Deus não irão embora, em seguida, para viverem no céu para um futuro de ociosidade. Em vez disso, eles vão governar ativamente e vão ajudar aos seres humanos aqui na Terra. Assim os anjos proclamam diante de Deus sobre aqueles que são salvos: "Tu fizeste com que essas pessoas fossem um reino de sacerdotes que servem ao nosso Deus; e elas governarão o mundo inteiro" (Apocalipse 5:10, BLH).

Os sacerdotes são líderes e mestres. Junto com Cristo eles vão instruir sabiamente as pessoas no caminho de vida de Deus e administrarão Suas leis por mil anos (Isaías 30:20-21; Apocalipse 20:6). Eles vão trabalhar para estabelecer e preservar a justiça, a paz e a prosperidade em todo o mundo (Romanos 8:21). Mesmo assim, a aventura estará apenas começando, quando herdamos todo o universo.

Assim, a maior aventura de todos os tempos aguarda todos aqueles que, de coração, amam, honram e obedecem a Deus.

A preparação para essa aventura

Isso nos leva a algumas questões importantes.

Como você pode participar do plano de Deus?

O que você pode fazer para agarrar essa incomparável oportunidade de serviço, crescimento e criação?

Na verdade, a preparação para esta futura grande aventura é, por si só, uma aventura. Qualquer atividade humana significativa requer um bom planejamento e um esforço redobrado. E o mesmo vale para a sua preparação de servir com Cristo em Seu governo vindouro.

Tudo começa com o chamado de Deus, que somente procede do Pai (João 6:44). Em Seu convite, Ele começa a levantar o véu do engano que antes o impedia de captar seu verdadeiro conhecimento espiritual (Efésios 1:18). Depois que Deus abre sua mente para compreender a verdade dEle, você se depara com uma escolha. Ou você continua perseguindo seus antigos caminhos pecaminosos ou responde a Ele através do arrependimento de seus pecados e da obediência aos Seus mandamentos (1 Pedro 1:22; Salmo 119:172).

Depois do arrependimento — transformando sua vida e seguir buscando a Deus acima de tudo — então, você é batizado. Ao fazer isso e aceitar plenamente Jesus Cristo como seu Salvador, reconhecendo que somente através de Sua vida, morte e ressurreição é que você alcança a liberdade espiritual (Atos 4:12; Filipenses 2:9-11).

Depois do batismo, imediatamente você receberá o notável dom do Espírito Santo de Deus, através da imposição de mãos por Seus ministros (1 Timóteo 4:4). Então, por meio do poder do Espírito Santo, você vai se esforçar para "viver por toda a palavra de Deus" e ficar perto de seu Sustentador através da oração diligente (Lucas 4:4, Filipenses 4:6). Seu objetivo é seguir totalmente o exemplo de amor de Jesus para com Deus e para com o próximo (Efésios 2:10; Filipenses 2:5).

Este processo de transformação espiritual dá início à preparação para a vinda da suprema aventura da vida eterna, servindo no Reino de Deus. Este objetivo deve motivá-lo muito mais que qualquer coisa que você possa achar interessante ou atraente nesta vida física!

Enfrentando os desafios e continuando rumo à meta

Claro que, antes de embarcar nesta nova jornada espiritual você precisará cuidadosamente "medir os custos", já que haverá dificuldades e desafios à frente (Lucas 14:28-33; Efésios 6:12).

Você nunca deve se esquecer de que, pelo menos por enquanto, o mundo inteiro está cativo em um engano satânico colossal, do qual você foi libertado através da graça de Deus (1 João 5:19; Apocalipse 12:9; Efésios 2:1-10). A cada dia você terá que "colocar toda a armadura de Deus" e viver pela fé e alerta "para apagar todos os dardos inflamados do Maligno" (Gálatas 2:20; Efésios 6:11, 16).

Por meio da poderosa ajuda de Deus, você precisa concentrar sua mente e coração muito mais no que interessa a Deus e muito menos em seus próprios interesses (Salmo 121:1-2; Mateus 6:25; 16:23). Apesar de hoje em dia você ter importantes responsabilidades físicas, como família, escola ou trabalho, estes nunca devem substituir a sua grandiosa missão de "buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça" (Mateus 6:33).

O objetivo de participar nessa futura grande aventura no Reino de Deus, com suas recompensas e oportunidades esplêndidas, deve preencher seu ser completamente (2 Timóteo 4:17). Isso nos ajudará a suportar a luta. "Nós somos seus filhos [de Deus], e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória. No entanto, o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro" (Romanos 8:17-18, BLH).

Assim, a maior aventura de todos os tempos está chegando! Estou me preparando para participar. E você? BN