Ajuda para hoje, esperança para amanhã 

A provação da Fé produz paciência: Um dom de Deus

Você está aqui

A provação da Fé produz paciência

Um dom de Deus

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

Estes sofrimentos que todas as pessoas têm, sejam eles por desastres de temporais, ou doenças gráves, ou situação de empregos, ou até mortes de parentes e amigos, são todos “ provas ardentes ” que vêm sobre nós, para nos testar. Como podemos lidar com essas provas e ao mesmo tempo estarmos encorajados?

Em Mateus 24:13 Mateus 24:13Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
Almeida Atualizada×
lemos: “ aquele que perseverar até ao fim será salvo “. Quando lemos “perseverar até ao fim” geralmente entendemos que temos que lutar ou suportar com todas as nossas forças este ‘temporal’ agarrando-se a qualquer ‘salva-vidas’ esperando o fim do temporal.

Mas você já considerou a palavra grega que é usada aqui? A palavra grega é o verbo ‘ hupomeno ’ na verdade significa ‘suportar’ mas é um ato de ‘ suportar corajosamente ‘. Não é simplesmente esperar até a tempestade passar com o nosso poder humano. 

O substantivo desta palavra ‘ hupomone ’ ainda tem um maior significado. É algo que todos precisamos, é um dom de Deus. A palavra é às vezes traduzida como suportar com ‘paciência’ (1 Pedro 2:20 1 Pedro 2:20Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.
Almeida Atualizada×
, versão Almeida Revista e Atualizada) ou ‘paciente’ na tribulação (Romanos 12:12 Romanos 12:12alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Almeida Atualizada×
). E aí se vê que este ato de “ suportar com paciencia ” tem a capacidade de converter dificuldades e problemas em ‘ glória e grandeza ‘. 

É por isso que Tiago nos diz incongruentemente para “ter grande gozo” quando estamos dentro duma grande provação (Tiago 1:2 Tiago 1:2Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,
Almeida Atualizada×
). Ora, para muitos, o conselho de Tiago não dá bom senso. Isso é porque nós, naturalmente, não nos sentimos alegres quando somos afetados por problemas dolorosos, sejam eles emocionais, físicos, financeiros ou todos os acima mencionados. Queremos que essa ‘tempestade’, esses problemas desapareçam, que sejam resolvidos, e preferencialmente o mais cedo possível. 

Então, o que Tiago está tentando dizer? 

Nós temos uma promessa inquebrável de Deus de que, embora às vezes possamos sentir que estamos no ponto de ruptura — quando sentimos que não podemos aguentar mais — temos esta garantia Dele que está produzindo essa preciosa qualidade de hupomone dentro de nós. Como Tiago continua, “sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência [ hupomone ]” (versículo 3). E depois Tiago procede com este conselho: “Tenha, porém, a paciência [ hupomone ] a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. 

Se simplesmente permitirmos, se simplesmente pormos a provação ardente nas mãos de Deus, a dificuldade desta provação produz dentro de nós uma qualidade divina que reflete o próprio caráter e glória de Deus! Essa capacidade de suportar [ hupomeno ] acoplada com a qualidade super-forte da paciência prodigitalmente produzida [ hupomone ] dá-lhe o poder e a capacidade maravilhosa de superar. Considere o fato de que “aquele que vencer” (Apocalipse 2:11 Apocalipse 2:11Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz �s igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte.
Almeida Atualizada×
; 3:12) são “os vencedores”, os “vitoriosos”. 

Sim, Deus realmente nos dá o poder de ser vitorioso, suportar [ hupomeno ] e aguentar corajosamente sob fogo! 

Como pastores vemos irmãos perante testes enormes — até perante a morte — que estão muito humildes, tranquilos, e notavelmente em grande paz. Essas pessoas, embora enfrentem a morte, conhecem e acreditam profundamente as promessas de Deus. Como os três amigos de Daniel que estavam diante do fogo, esses irmãos na fé sabem firmemente que Deus pode salvá-los da provação ardente. Mas essas pessoas têm uma maravilhosa compreensão da frase “e, se não” (Daniel 3:18 Daniel 3:18Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Almeida Atualizada×
) e têm uma paz incrível por causa disso.

Armados com essa preciosa qualidade da hupomone , podemos prosseguir com uma perspectiva nova e madura que está muito mais próxima da perspectiva de Deus. Nós no ministério vemos verdadeiros Cristãos passarem por provações dolorosas e saiem de lá com uma fé profunda. Eles agora sabem como confiar em Deus. Eles têm a “paz que excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7 Filipenses 4:7e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Almeida Atualizada×
). 

Deus é todo-poderoso. Ele é o amor puro. Ele sabe o que nós não sabemos. Quando nos deparamos com o que parece ser impossível, Deus está pronto. Ele tem para nós os dons de paciência, poder e paz. Enquanto nos esforçamos para “durar até o fim”, vamos reivindicar corajosamente esses dons de Deus e permitir que a Obra perfeita de Deus nos transforme, para que nós também possamos ser vitoriosos!