Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Auxílio da Bíblia no Combate ao Estresse

Você está aqui

O Auxílio da Bíblia no Combate ao Estresse

Se você é, como a maioria de nós somos, está se sentindo estressado pelas circunstâncias de sua vida. Sabemos que algumas vezes o estresse parece insuportável. Mas mesmo o estresse diário pode cobrar seu preço. Os médicos especialistas nos alertam que o estresse é um assassino. Ele é um fator de risco para doenças cardíacas, derrames e muitas outras enfermidades. Diante do impacto que o estresse pode ter em nossas vidas, é importante ter uma perspectiva bíblica de como lidar com isso.

A Bíblia é um guia para lidar com a vida. Deus nos forneceu esse manual sobre como a vida deve ser vivida. Como veremos, a Bíblia contém soluções práticas para os problemas e desafios que todos enfrentamos, inclusive o desafio acerca do estresse. Nós o encorajamos a sempre buscar a ajuda necessária. E, por favor, entre em contato conosco se desejar mais informações sobre o assunto ou se quiser falar pessoalmente com um de nossos ministros.

Enfrentando um mundo desafiador

Como você descreveria este mundo em que vivemos? Desafiador, acelerado, perigoso, instável, imoral? O apóstolo Paulo descreve os últimos dias como “tempos difíceis” (2 Timóteo 3:1 2 Timóteo 3:1Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
Almeida Atualizada×
, ARA). O grande resultado de tudo isso é o estresse! Podemos nos sentir ansiosos e apreensivos sobre como essas condições podem nos afetar pessoalmente, e isso nos deixa estressados.

Algumas pessoas foram convidadas a escrever acerca de coisas que acarretam estresse em suas vidas. E aqui estão algumas de suas respostas:

“As coisas mais estressantes para mim são lidar com meus problemas de saúde, pagar contas e me sentir inútil pelo fato de não poder mais fazer o que eu fazia antes.”

“Tenho tendência a me preocupar demais — fico pensando: e se isso ou aquilo acontecer ou como posso resolver isso? Eu me preocupo muito com problemas reais ou imaginários — status no trabalho, dinheiro e até com meus rompantes de raiva”.

“Eu assumo responsabilidades que sei que não posso lidar. Eu não sei como dizer não a alguém ou dizer que não posso fazer isso porque estou muito atarefado agora. Assim fico estressado com tudo!”

“Tenho dificuldades em reconhecer que não sou capaz de agradar a todos. E isso causa estresse em minha vida.”

Diante de tudo isso, a quem devemos recorrer primeiro para conseguir ajuda? Mais uma vez, a Bíblia é o manual de instruções de Deus para a vida. Ela contém as respostas e nos dá conforto, paz e esperança de um amanhã melhor.

Vamos analisar alguns princípios bíblicos específicos que podem nos ajudar a lidar com o estresse.

• Deus nos mostra como aliviar o estresse?

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4:8 Filipenses 4:8Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Quando você estiver passando por experiências e situações negativas e as coisas parecerem insuportáveis, pare, respire fundo e concentre-se em algo agradável e bom. A superação do estresse começa com a capacidade de controlar os pensamentos. Precisamos nos concentrar nas coisas positivas e edificantes de Deus.

• Será que Deus pode nos ajudar a resolver problemas que parecem insolúveis?

“Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7 1 Pedro 5:7lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Almeida Atualizada×
, NVI).

“Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis” (Marcos 10:27 Marcos 10:27Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.
Almeida Atualizada×
).

Entendam que Deus pode mudar qualquer situação que nós não podemos. Mas, acreditamos nisso? Você já pensou em pedir a ajuda de Deus para mudar uma situação que está lhe causando estresse?

• Como posso encontrar conforto quando estou passando por problemas e estresse em minha vida?

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus” (2 Coríntios 1:3-4 2 Coríntios 1:3-4 [3] Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, [4] que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
Almeida Atualizada×
, grifo nosso).

Deus promete nos consolar quando estamos estressados. Mas, o que acha de tentar confortar alguém que pode estar passando por mais dificuldades do que você? Geralmente, oferecer conforto ou ajudar alguém de alguma maneira traz satisfação e alegria para quem faz isso. “Há maior felicidade em dar do que em receber” (Atos 20:35 Atos 20:35Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.
Almeida Atualizada×
, NVI). Uma das maneiras de lidar com o estresse é aprender a colocá-lo na perspectiva correta.

• Será que a minha vida será mais tranquila se eu pedir a ajuda de Deus?

“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” (Colossenses 3:15 Colossenses 3:15E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
Almeida Atualizada×
).

O plano de Deus consiste em trazer paz a um mundo conturbado no retorno de Jesus Cristo. Porém, nós já podemos ter essa paz se seguirmos o plano de paz dEle. E isso envolve uma mudança de estilo de vida e de coração. A paz é uma característica do fruto do Espírito Santo de Deus (Gálatas 5:22 Gálatas 5:22Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
Almeida Atualizada×
).

• Será que ainda há esperança mesmo se eu estiver me sentindo no limite a respeito de uma situação gravíssima e estressante?

“As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir” (1 Coríntios 10:13 1 Coríntios 10:13Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.
Almeida Atualizada×
, Nova Versão Transformadora).

Medite nos exemplos bíblicos de pessoas que enfrentam severas provações. Independente da provação, quando eles pediram ajuda a Deus, Ele providenciou a força e a ajuda necessária para que suportassem. O próprio Jesus Cristo estava “em agonia” e “o Seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão” enquanto orava antes de Sua crucificação (Lucas 22:44 Lucas 22:44E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão.
Almeida Atualizada×
). Deus o fortaleceu, assim também Deus nos fortalecerá quando pedirmos.

• Por que tenho que passar por tanto estresse em minha vida? Por que Deus simplesmente não me livra disso quando peço a Ele?

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da Sua glória vos regozijeis e alegreis” (1 Pedro 4:12-13 1 Pedro 4:12-13 [12] Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; [13] mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.
Almeida Atualizada×
).

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1:2-4 Tiago 1:2-4 [2] Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, [3] sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; [4] e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Precisamos acreditar que há uma razão para nossas provações e que Deus está no controle de tudo. Deus não está longe de nós nem alheio às nossas dificuldades. Ele realmente está atuando em nossas vidas para nos transformar do que somos para o que Ele deseja que nos tornemos. Precisamos aceitar as provações e os testes entendendo qual é o objetivo disso para nós.

• Qual é o propósito dessas provações estressantes?

"Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado” (1 Pedro 1:6-7 1 Pedro 1:6-7 [6] na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, [7] para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
Almeida Atualizada×
, NVI).

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à Sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá” (1 Pedro 5:10 1 Pedro 5:10E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou � sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.
Almeida Atualizada×
; comparar Atos 14:22 Atos 14:22confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Passamos por provas estressantes por um motivo: Deus está trabalhando conosco! Ele deseja que nos tornemos fortes e maduros em Seu caráter. Deus estava trabalhando com José quando ele estava no fundo de um poço e também em uma prisão egípcia. José tinha motivos para estar estressado. Quando Daniel estava na cova dos leões, ele também tinha razão de estar estressado. Quando Sadraque, Mesaque e Abednego enfrentaram aquela prova de fogo, eles também tinham motivos para estarem muito estressados.

E mesmo assim eles continuaram obedecendo a Deus! Eles enfrentaram suas dúvidas e medos. Eles não desabaram na autocomiseração e deixaram de confiar em Deus. Quando você compreende que há um propósito divino para suas provações, o estresse de lidar com elas vai diminuir.

• Como posso ter certeza de que Deus entende meu estresse?

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?... nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!” (Romanos 8:35 Romanos 8:35quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Almeida Atualizada×
, 38-39).

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém Um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hebreus 4:15 Hebreus 4:15Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Almeida Atualizada×
).

Qualquer que seja a provação que você estiver passando, ela não pode separá-la do amor de Deus. Sem dúvida, Deus entende sua situação! Jesus Cristo sabe o que é ser humano. E Ele nos ama.

Peça a Deus para ajudá-lo a aprender as lições que Ele tem para você. Peça a Deus que, através dessas provações, o ajude a edificar o caráter dEle em você. Não há nada de errado em expressar seus problemas a Ele e dizer que precisa de Sua ajuda. Deus quer que você confie nEle e conte com Ele!


Dicas Para Colocar em Prática Agora

Enfrentamos muitos tipos de situações estressantes, mas a lista a seguir pode fornecer algumas orientações práticas para aplicar em sua própria situação. Algumas delas são do site Helpguide.org.

Então, dê uma olhada nesta lista, escolha três coisas que você acha que poderiam ajudá-lo nesta semana e experimente-as. Na semana seguinte, você pode escolher e experimentar mais uma ou duas ideias.

• Aprenda a dizer “não.”

• Reduza a sua lista de "tarefas", removendo as "circunstanciais" e mantendo as "urgentes". Mova as tarefas que não são realmente necessárias para o final da lista ou exclua-as totalmente.

• Aprenda a identificar o que é realmente importante em sua vida e defina essas coisas como sua prioridade (ver Lucas 10:38-42 Lucas 10:38-42 [38] Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. [39] Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. [40] Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. [41] Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; [42] entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
Almeida Atualizada×
).

• Aprenda a delegar tarefas para outras pessoas sempre que puder. Leia a história do conselho que Moisés recebeu de seu sogro Jetro em Êxodo 18:13-24 Êxodo 18:13-24 [13] No dia seguinte assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé junto de Moisés desde a manhã até a tarde. [14] Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, perguntou: Que é isto que tu fazes ao povo? por que te assentas só, permanecendo todo o povo junto de ti desde a manhã até a tarde? [15] Respondeu Moisés a seu sogro: É por que o povo vem a mim para consultar a Deus. [16] Quando eles têm alguma questão, vêm a mim; e eu julgo entre um e outro e lhes declaro os estatutos de Deus e as suas leis. [17] O sogro de Moisés, porém, lhe replicou: Não é bom o que fazes. [18] certamente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo; porque isto te é pesado demais; tu só não o podes fazer. [19] Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e seja Deus contigo: sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; [20] ensinar-lhes-ás os estatutos e as leis, e lhes mostrarás o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. [21] Além disto procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; [22] e julguem eles o povo em todo o tempo. Que a ti tragam toda causa grave, mas toda causa pequena eles mesmos a julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. [23] Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo irá em paz para o seu lugar. [24] E Moisés deu ouvidos � voz de seu sogro, e fez tudo quanto este lhe dissera;
Almeida Atualizada×
.

• Não diga ou faça coisas que irritem constantemente a alguém. Saiba quando ser diplomático e respeitoso sobre certos assuntos (ver Efésios 4:31-32 Efésios 4:31-32 [31] Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. [32] Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Almeida Atualizada×
).

• Expresse seus sentimentos em vez de reprimi-los. Se algo ou alguém o estiver incomodando, informe a situação de maneira franca e respeitosa.

• Esteja disposto a abrir mão de seus desejos (não de seus valores) se o acordo ajudar a resolver o problema.

• Tenha uma visão global das coisas. Coloque as coisas em perspectiva. Isso será tão importante no longo prazo? Qual a importância disso em um ano? Vale mesmo a pena ficar chateado com isso? Se não valer a pena, mude seu foco completamente.

• Conecte-se com outras pessoas, especialmente pessoas positivas. Um forte sistema de apoio o ajudará a se proteger dos efeitos do estresse.

• Reserve um tempo para descanso e relaxamento em sua rotina diária. Não permita que outras coisas atrapalhem esse momento. Essa é a sua hora de recarregar as baterias. Medite em coisas boas. Ouça músicas relaxantes. Você vai se surpreender com o que dez minutos desse tipo de relaxamento e tranquilidade podem fazer por você.

• Reserve tempo diariamente para suas atividades de lazer preferidas. Faça um passeio, cheire flores; dê risadas. O riso ajuda seu corpo a combater o estresse de várias maneiras (ver Provérbios 17:22 Provérbios 17:22O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos.
Almeida Atualizada×
).

• Pratique exercícios regularmente e incorpore práticas saudáveis em seu estilo de vida — alimentação saudável, boas noites de sono e redução do consumo de cafeína e/ou açúcar.

• Melhore a sua gestão de tempo. Definir suas prioridades corretamente inclui aproveitar ao máximo o seu tempo (Efésios 5:16 Efésios 5:16usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.
Almeida Atualizada×
) — especialmente não deixando de reservar tempo para a família e, acima de tudo, para construir um relacionamento íntimo com Deus.

• Viva de acordo com um orçamento estabelecido. Muitas pessoas sofrem com problemas financeiros. Elabore e siga um orçamento pessoal.

Então, como já dissemos, escolha e teste algumas dessas dicas esta semana e também nas semanas seguintes. E é bem possível que você tenha a agradável surpresa de ver o seu nível de estresse diminuir!