Você Está Sendo Vencido Pelo Cansaço?

Você está aqui

Você Está Sendo Vencido Pelo Cansaço?

A mente, o coração e o corpo sofrem tremendamente quando persiste a incerteza, a ansiedade e o medo. Em meio às crises dos últimos meses, nosso mundo tem estado cativo a diversos tipos de tensões. O coronavírus, a ruína financeira, tumultos e agitação social — tudo isso custa um preço. Nenhum país, cultura, idioma ou sociedade escapou da enxurrada de notícias angustiantes que nos assolam. É alguma surpresa que nosso corpo, coração e mente estejam sofrendo?

Circunstâncias aparentemente intermináveis e difíceis surgem de várias formas e maneiras, mas são iguais em sua capacidade de causar estragos no corpo e na mente humana. Para alguns, pode ser a dor da perda de um ente querido, que arrasa seu coração. Para outros, pode ser uma questão de contínua proximidade no relacionamento que devasta o espírito, dificuldades familiares que destroem sonhos e expectativas, um pecado oculto que corrói o coração, a solidão que drena a alma, um casamento desfeito que destrói a confiança em alguém, dificuldades financeiras que acabam com a paz de espírito, o cuidado com alguém e a fadiga que isso traz ou uma doença crônica que atrapalha a determinação de uma pessoa — e a lista segue.

Enquanto lutava você já desejou se livrar de todo esse cansaço? Será que as seguintes palavras refletem alguns dos piores momentos de sua vida? “Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro”. Se assim for, você não está sozinho. Estas são as palavras do rei Davi que se encontram no Salmo 6:6 (BLH).

Eu mesmo andei por esse caminho sombrio devido a uma longa doença crônica. Embora minha caminhada pelo vale do cansaço possa ter se originado de uma fonte diferente da de outras pessoas e, certamente, outras possam ter enfrentado desafios ainda maiores, as dificuldades que cada um enfrenta são únicas e, ao mesmo tempo, similares em sua capacidade de nos desgastar. Talvez compartilhar algumas ferramentas simples, que eu considero úteis, seja de grande ajuda àqueles que estão passando por algo semelhante — e traga entendimento e perspectiva àqueles que ainda não passaram por isso.

Lição 1: Anote as bênçãos que recebeu de Deus

Quando estamos cansados, geralmente estamos em um estado de corpo e mente que nos impossibilita até de lembrar as mínimas coisas que podem confortar nossos corações. Em algum momento da minha doença, decidi anotar diariamente, em duas partes, agradecimentos de tudo que eu atribuía à inspiração divina. Deus sabia que eu precisava fazer isso.

A Parte A era dedicada a identificar até as bênçãos cotidianas mais básicas e anotá-las em uma frase que começa com: “Hoje eu agradeço por...”.

Evidentemente, a escritora Helen Keller, apesar do desafiante fato de ser cega e surda, chegou a entender esse princípio, ressaltando-o desta maneira: “Agradeço a Deus por minhas deficiências, pois, através delas, encontrei a mim mesma, meu trabalho e meu Deus".

O Salmo 118:1 diz: "Louvai ao SENHOR, porque Ele é bom". Esta passagem do rei Davi é repetida várias vezes ao longo do livro de Salmos, portanto esse princípio do foco na gratidão também deve ter dado muito certo para ele.

A Parte B dessa anotação diária, eu intitulei como "Anotações Sobre a Criação". Aqui o foco está em reservar um tempo para meditar e entrar em sintonia com o que você está vendo ao seu redor — para identificar elementos específicos da criação de Deus, que frequentemente damos pouca importância, e depois louvar a Deus por isso.

O exercício da parte A encheu meu coração de agradecimento e aprendi que a gratidão é um poderoso antídoto para o cansaço. O exercício da parte B supriu meu cérebro com reverências ao nosso grande Deus, que planejou Sua criação para ter uma beleza deslumbrante e detalhes surpreendentes, inclusive nossa constituição física como seres humanos.

Também aprendi que focar na criação de Deus e no Criador muda nossa perspectiva sobre nós mesmos. Acho interessante o fato de Deus usar, em Jó 37-39, noventa e cinco versículos para ensinar a Jó sobre Sua criação durante o tempo de seu intenso sofrimento.

E também está claro que o rei Davi fez uso dessa ferramenta. Ele foi um homem que passou por perdas, sofreu com a ansiedade, medo, solidão, tribulações na família e problemas de relacionamento. O Salmo 104 é um belo exemplo disso, e é uma passagem inspiradora para ser lida várias vezes. Davi escreveu muitíssimos salmos de meditação, louvor e reconhecimento a Deus e Sua criação, geralmente durante ou após as mais difíceis provações. “Pensarei constantemente sobre o teu glorioso poder, meditarei sobre a tua grandeza e os teus milagres maravilhosos” (Salmos 145:5, Bíblia Viva).

Lição 2: Pense nisso, não naquilo

Em meio ao cansaço, quando a mente e o corpo parecem estar esgotados, os pensamentos autodestrutivos surgem facilmente. Sem nem mesmo saber o quanto eu precisava desesperadamente disso, um grande e querido amigo me deu um exemplar do livro de Tommy Newberry, O Princípio 4.8: Ser Feliz É Mais Simples Do Que Você Imagina.

O método "pense nisso, não naquilo" sobre o qual ele escreve é baseado em Filipenses 4:8, que diz: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (NVI).

Esse princípio de substituição é simples. Quando os pensamentos negativos começarem a aparecer, substitua-os imediatamente por pensamentos bons. Eu posso afirmar que isso funciona mesmo! Aqui estão alguns exemplos:

• Afaste o medo e a dúvida lembrando-se da fidelidade de Deus.

• Afaste os pensamentos irracionais e negativos meditando nas bênçãos de Deus, até mesmo nas pequenas bênçãos.

• Afaste o desespero por causa dos problemas pessoais refletindo nas promessas de Deus.

• Afaste os sentimentos de amargura lembrando-se do perdão e da graça que você recebeu de Deus.

Creio que você entendeu a ideia. Provérbios 4:23 nos diz: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos” (BLH).

Lição 3: Cultive a esperança no coração

Há momentos na vida em que é preciso reequilibrar nossa mentalidade para nos lembrar do quadro geral, a nossa bendita esperança que nos dá a capacidade de superar o cansaço quando isso parece ser uma tarefa impossível.

A esperança é algo poderoso. Ela é um dos três pilares da vida cristã mencionados em 1 Coríntios 13:13 — juntamente com a fé e o amor. A esperança é companheira da fé e sua força vem da plena confiança nas promessas de Deus para nós. Isso é muito diferente de um mero pensamento positivo. Pois, ela nos permite suportar circunstâncias difíceis, em vez de apenas ser capaz de afastar-se da ansiedade. Ela transcende o presente e nos lembra de que nossa atual situação é temporária.

Parece que esse também foi outro princípio orientador para Helen Keller. Ela disse uma vez: "Isso me dá uma profunda e reconfortante sensação de que as coisas visíveis são temporárias e as invisíveis são eternas". Esse pensamento vem diretamente da Bíblia — ou seja, das palavras do apóstolo Paulo (ver 2 Coríntios 4:16-18).

E por ter passado por muitas provações severas em sua própria vida, Paulo sabia o valor de esperar pelo futuro. Ele costuma nos lembrar de que a vida não é fácil, mas, apesar de todas as dificuldades, ele diz: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração" (Romanos 12:12, NVI).

Contudo, se não tivermos um coração cheio de esperança, será difícil ter fé e confiar no decisivo plano que Deus está desenvolvendo diante de nós. A fidedignidade de Deus e Suas confiáveis promessas nos fazem "apegarmos à esperança posta diante de nós. Essa esperança é uma âncora firme e confiável para nossa alma” (Hebreus 6:18-19, Nova Versão Transformadora).

Lição 4: Ore frequentemente

Em vez de ligar a televisão — ou fazer qualquer outra coisa — é melhor buscarmos a Deus.

Sem dúvida, também pode ser útil nos lembrar de que sentir-se cansado não é novidade e que o principal foco de Deus não é nos livrar das dificuldades, mas nos ajudar a crescer espiritualmente.

Há quase dois mil anos, Jesus disse: “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28, NVI). Ele e o Pai sabem os desafios que os crentes enfrentam diariamente. Embora nem sempre Deus resolva nossos problemas como pedimos, ou nos livre de passar por eles, Ele sempre estará ao nosso lado para nos guiar a cada passo. Peça a presença e a orientação de Deus em sua vida.

E pense sobre isso: Será que estamos reservando um tempo para refletir e notar a presença de Deus em nossa vida? Será que pensamos sobre todas as vezes que Ele nos ajudou e interveio em nossas vidas? Em tempos de cansaço, anotar esses momentos pode ser um exercício benéfico enquanto olhamos para trás e identificamos e refletimos sobre isso. O cansaço pode nos fazer esquecer que Deus está junto de nós nessa jornada e caminhada diária. “O SENHOR te guiará continuamente” (Isaías 58:11).

Lição 5: Faça algo pelos outros, mesmo quando não puder fazer nada para si mesmo

É incrível o que acontece quando tiramos o foco sobre nós mesmos e o direcionamos para os outros. Isso abranda mentalmente nossas próprias circunstâncias e nos beneficia por conta da perspectiva adequada (comparar Atos 20:35).

Dependendo da situação, esforçar-se para ter comunhão ou interagir com outras pessoas, às vezes, pode parecer um feito quase impossível, especialmente se você estiver em casa. Mas enfocar no que você pode fazer em vez de se concentrar no que não pode fazer é outra ferramenta útil.

Enviar textos, e-mails, cartões e cartas são algumas maneiras simples de ajudar outras pessoas enquanto você está restringida pelas circunstâncias. E, quando possível, mantenha contato por telefone. “Quem dá alívio aos outros, alívio receberá” (Provérbios 11:25, NVI).

A diminuição do cansaço

Cada um de nós é uma obra em andamento e as coisas que vivenciamos na vida são absolutamente únicas. Toda provação, toda situação difícil e até o cansaço ajudam a moldar a pessoa que somos e em que ainda devemos nos tornar. Também nos torna capazes de confortar os outros com compreensão, empatia e compaixão.

Como nos diz 2 Coríntios 1:3-4: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus”.

Somos o que somos por causa de nossas experiências coletivas e como escolhemos lidar com elas — depois de descobrirmos como fazer isso. Eu oro para que esses singelos pontos práticos contribuam para ajudar nesse processo e para nos ajudar a diminuir o cansaço — tanto neste tempo de transtorno e incerteza quanto no decorrer do resto de nossas vidas.