Tatuagem: O que a Bíblia diz

Você está aqui

Tatuagem

O que a Bíblia diz

As palavras hebreias originais são “nathan qa’aqa”, que segundo a Enciclopédia Internacional da Bíblia se referem ao “procedimento de fazer uma marca ou desenho na pele mediante punções com agulhas cobertas de pigmentos” (1988, vol. 4, p. 739). A Real Academia Espanhola diz: “Gravar desenhos na pele humana, introduzindo materiais colorantes sob a epiderme, por punções ou picadas previamente dispostas”.

Muitos creem que esta proibição das tatuagens em Levítico 19:28 só se aplica, especificamente, no contexto de práticas pagãs, ou seja, que as tatuagens referidas são aquelas, como os cortes, feitas por causa dos mortos (que dizer, como parte dos costumes idólatras de lastimar e tentar induzir os deuses a ajudarem os falecidos na outra vida). Entretanto, a proibição contra as tatuagens, em Levítico 19:28, é considerada independente dos “cortes nos corpos por causa dos mortos” quando se leva em conta a redação específica do versículo.

O Dicionário Bíblico de Unger respalda assim esta afirmação: “Em Levítico 19:28 encontramos duas proibições de desfiguração antinatural do corpo: ‘Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós’. Esta última, (qa’aqa , que em hebraico significa ‘incisão’) se refere às tatuagens e não alude a nenhuma prática idólatra, mas tinha a in­tenção de inculcar nos israelitas o devido respeito à criação de Deus” (1974, p. 696, grifo nosso).

“E criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gênesis 1:27). O corpo humano é o desenho mais perfeito de Deus em todo o âmbito físico. Qualquer tentativa de marcar o corpo demonstra falta de respeito a Deus e desdém a sua criação. Paulo acrescenta: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” (1 Coríntios 6:19, NVI).

Devemos refletir o pensamento e os valores de Deus, e nos esforçar para seguir cuidadosa e respeitosamente as instruções que Ele nos deu. “Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei” (2 Coríntios 6:17). Esse é o contexto de Levítico 19: “Santos sereis, porque Eu, o SENHOR, vosso Deus, Sou santo” (Levítico 19:2).

Neste capitulo se proíbe uma série de práticas que tornam uma pessoa ímpia, tais como desonrar aos pais, transgredir o sábado, praticar a idolatria, roubar ou negociar de maneira fraudulenta, prostituir a própria filha, usar pesos falsos e fazer marcas na pele mediante punções com agulhas banhadas em pigmentos (tatuagens).

Nas escrituras anteriores fica evidente que a intenção de Deus é nos dizer que nossos corpos não devem ser marcados com tatuagens.