Cuidado Com as Armadilhas de Satanás
Download (Baixar)
Cuidado Com as Armadilhas de Satanás
A Festa das Trombetas dá início à temporada dos Dias Santos outonais (Levítico 23:23-25), prenunciando o retorno de Jesus Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores para travar a fase final da guerra para destituir Satanás, o diabo, do governo deste mundo. (Para saber mais, leia “As Festas Santas Outonais: O Mapa Para Nosso Verdadeiro Futuro”, e também nosso guia de estudo bíblico gratuito “As Festas Santas de Deus: O Plano de Deus Para a Humanidade”).
O resultado dessa guerra já foi determinado – a vitória de Jesus Cristo sobre Satanás, garantindo a liberdade e o resgate de todos aqueles que servem a Deus como Seu povo: “Visto que nós, os filhos de Deus, somos seres humanos — feitos de carne e sangue — Ele se tornou carne e sangue também pelo nascimento em forma humana; pois somente como ser humano Ele poderia morrer, e morrendo esmagar o poder do diabo, que tinha o poder da morte” (Hebreus 2:14, Bíblia Viva).
O Dia da Expiação, que vem logo depois dessa festa (Levítico 23:26-32), lembra-nos da expulsão de Satanás e da reconciliação de todo o mundo. Contudo, embora a vitória de Cristo sobre Satanás já esteja determinada, ainda precisamos travar nossas batalhas espirituais nesta vida.
E devemos sempre nos lembrar quem é o nosso inimigo: “Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos...” (Efésios 6:12, Nova Versão Transformadora).
A passagem de 2 Coríntios 2:11 nos diz para não ignorarmos os ardis de Satanás — os métodos ou meios que ele usa para nos desviar e nos prejudicar. Porém, mesmo estando cientes disso, podemos nos esquecer. Então, vamos relembrar alguns dos artifícios que enfrentamos quando se trata das táticas de Satanás.
Satanás, diabo, significa caluniador ou acusador, e seus asseclas são chamados de demônios. E eles estão sempre incentivando os vícios e o comportamento imoral nas pessoas.
Vejamos alguns dos truques de Satanás contra os quais devemos nos proteger e a estratégia que precisamos adotar para evitá-los.
1. Engano
Satanás é o pai da mentira (João 8:44). Apocalipse 12:9 refere-se a ele como “o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo”. O fato de Satanás ser um “enganador” demonstra que ele representa um perigo constante.
“Satanás, o deus deste mundo pecaminoso, o fez cego, incapaz de ver a glória do Evangelho que está brilhando sobre ele, ou de compreender a mensagem maravilhosa que pregamos acerca da glória de Cristo, que é Deus” (2 Coríntios 4:4, Bíblia Viva).
O diabo está por trás dos “falsos cristos e falsos profetas [que surgirão] e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mateus 24:24; comparar 2 Coríntios 11:13-15).
Alguns pensam que essa passagem significa que os verdadeiros cristãos não podem ser enganados por Satanás. Mas se fosse esse o caso, qual seria o significado das passagens que alertam os cristãos contra isso? (Ver Mateus 24:4; 1 Coríntios 3:18; Efésios 5:6; 2 Tessalonicenses 2:3; 1 João 3:7).
Hebreus 3:13 nos admoesta: “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado”.
Ainda somos suscetíveis ao engano em muitas áreas da vida.
2. Divisão
O diabo procura implementar a estratégia de “dividir e conquistar” ao tentar criar uma divisão entre Deus e Seu povo, entre os membros da igreja e, principalmente, entre os membros e seu pastor ou outros líderes da igreja (ver 1 Coríntios 3:3). E, como aqueles que se deixam influenciar por ele, esse ser maligno “traça planos perversos” e “provoca discórdia entre irmãos” (Provérbios 6:18-19, NVI).
3. Desconfiança (principalmente de autoridades)
Satanás busca desacreditar os líderes por meio de acusações (frequentemente falsas). Isso começou no Jardim do Éden e continua ocorrendo cada vez mais hoje em dia — sobretudo na política.
A primeira geração de Israel a sair do Egito acusava constantemente Moisés e Deus de estarem contra eles (sem dúvida, instigados por Satanás). Muitas pessoas da congregação de Corinto desconfiavam de Paulo (1 Coríntios 4:3-5).
4. Distração
Devemos servir “ao Senhor sem distração alguma” (1 Coríntios 7:35, ACF).
Satanás quer nos afastar do Caminho, então ele desvia nosso foco para duas direções: prazeres enganosamente atraentes e problemas desorientadores. Ele usa os problemas para nos distrair daquilo que Deus pretende que nos concentremos e cresçamos.
Jesus disse: “Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia [do retorno de Cristo] venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra”.
“Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem” (Lucas 21:34-36, NVI). O aviso para “estar sempre atentos” significa estar vigilantes e permanecer alertas.
Observar os Dias Santos de Deus, conforme descrito na introdução, ajuda-nos a permanecer focados no plano de Deus para nós e para toda a humanidade.
5. Desânimo, desespero, desalento e depressão
As Escrituras alertam contra esses sentimentos negativos que surgem quando enfrentamos desafios e perseguições (Deuteronômio 1:21; Hebreus 12:3). Isso acontece porque colocamos ênfase no problema e não na solução, no passado e não no presente e no futuro. A solução é acreditar firmemente nas promessas de Deus e olhar para o futuro com esperança.
Aprenda com o passado, viva o presente e viva para o futuro.
6. Condenação e morte
Essas são as armas de destruição em massa de Satanás e seu objetivo final para suas vítimas. Como vimos em Hebreus 2:14, ele tem “o poder da morte”, mas Deus anula esse poder através de Cristo, cuja ajuda devemos buscar.
“Estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar. Permaneçam firmes contra ele e sejam fortes na fé” (1 Pedro 5:8-9, Nova Versão Transformadora).
“‘Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós” (Tiago 4:6-8).
O jejum é uma das melhores formas de resistir ao diabo, humilhando-nos e permanecendo perto de Deus (leia nosso guia de estudo bíblico gratuito “Ferramentas Para o Crescimento Espiritual” para saber mais sobre o assunto). O Dia da Expiação, que retrata a expulsão de Satanás, é celebrado com um jejum (Levítico 23:27; comparar Isaías 58:3, 5).
“Uma palavra final: Sejam fortes no Senhor e em seu grande poder. Vistam toda a armadura de Deus, para que possam permanecer firmes contra as estratégias do diabo...Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao inimigo no tempo do mal” (Efésios 6:10-11, 13, Nova Versão Transformadora).
7. Dardos destrutivos
Aqui está uma peça essencial dessa armadura: “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (versículo 16) — ou seja, todas as tentações e problemas que Satanás lança contra nós para nos destruir.
“A palavra grega traduzida como ‘escudo’...refere-se ao grande escudo retangular de madeira do soldado romano...com cerca de 1,2 m de altura, revestido de couro do lado de fora. Antes de uma batalha em que flechas incendiárias poderiam ser disparadas contra eles, os soldados molhavam a cobertura de couro com água para apagar as flechas. Os legionários romanos podiam fechar fileiras com esses escudos, a primeira fila segurava seus escudos de ponta a ponta na frente, e as últimas filas os seguravam acima de suas cabeças. Nessa formação, eles eram praticamente invulneráveis a flechas, pedras e até lanças” (Tradução da nota de rodapé da Bíblia New English Translation).
Satanás é o Destruidor que está empenhado em causar nossa ruína (Apocalipse 9:11, BLH). A nossa fé nos protegerá de seus dardos inflamados, mas esse domo protetor somente pode ser levantado se permanecermos juntos na fé como povo de Deus.
Portanto, é vital ter cuidado com os ardis de Satanás. E caso você esteja a ponto de sucumbir, resista e continue escolhendo o destino oferecido por Deus: a herança da vida eterna no Reino de Deus!