Estamos Vivendo no Tempo do Fim?: Legendas em Português

Você está aqui

Estamos Vivendo no Tempo do Fim?

Legendas em Português

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

A profecia bíblica afirma que eventos cataclísmicos ocorrerão antes da intervenção direta de Deus nos assuntos humanos.

Transcrição

Nós devemos viver antecipando o retorno de Jesus Cristo. E tem que ser uma antecipação diária.

As pessoas achavam que era o fim do mundo. Dezenas de milhares acreditavam que Jesus estava prestes a retornar. Por toda a Nova Inglaterra, os agricultores desistiram de suas terras. Na verdade, as pessoas jogaram fora seu dinheiro, milhares reuniram-se em igrejas e casas. Eles acamparam nos campos, antecipando o evento mais dramático da história.

Ao cair da noite, havia muita empolgação e a ansiedade. Os crentes cantavam hinos. Eles oravam e conversavam uns com os outros sobre como seria o céu. À medida que a meia-noite se aproximava, o sentimento de expectativa, como podem imaginar, era quase insuportável.

Então, a meia-noite passou. Mas as pessoas, confusas e atordoadas, continuaram esperando até ao amanhecer, o qual revelou que Jesus não havia retornado.

A data era 22 de outubro de 1844. O evento ficou conhecido como o Grande Desapontamento, o qual contém lições para os que atualmente estão aguardando o retorno de Jesus Cristo.

Você está antecipando o retorno de Jesus Cristo? Você está ansioso por isso? Como não cometer os mesmos erros de antecipar o futuro como aquelas pessoas?

Podemos aprender muito com o Grande Desapontamento. Especialmente, com a incompreensão deles sobre a profecia bíblica e os eventos que culminarão na segunda vinda de Cristo.

Hoje vamos falar sobre alguns sinais proféticos do retorno de Cristo e como antecipar esses eventos em sua vida hoje mesmo.

Hoje, nosso tópico é “Estamos Vivendo no Tempo do Fim?” Agora, antes de responder a essa pergunta, precisamos responder a outra pergunta. O fim de quê? Estamos vivendo no tempo do fim? Mas, o fim de quê?

Entretanto, hoje não vamos falar sobre o juízo final. Eu não vou falar sobre o fim do mundo. Assistimos a filmes que mostram a Terra destruída e as pessoas passando a viver na escuridão. Não é sobre isso que vamos falar, mas vamos falar sobre alguns eventos ruins previstos pela Bíblia. Mas esta é uma mensagem de esperança. Esta é uma mensagem sobre a única esperança que realmente temos. E vamos começar com as palavras de Jesus Cristo na conhecida profecia do Monte das Oliveiras.

Jesus estava com seus discípulos no Monte das Oliveiras e eles lhe fizeram uma pergunta muito importante. Vamos ver isso em Mateus 24. Ele estava reunido ali com os discípulos, que disseram: “Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo?”. O fim do mundo. Então, os discípulos de Jesus queriam saber sobre a Sua vinda. Mas, Ele estava ali. Essa é uma pergunta estranha, exceto se você entende que eles conheciam o Antigo Testamento, que chamamos de Velho Testamento, a Bíblia. Eles sabiam que Deus havia predito que enviaria Seu ungido, o Messias, para estabelecer o Reino de Deus nesta Terra. Então, a pergunta deles é: Quando é o fim dessa era? Mas, eles não perguntaram quando o mundo seria destruído. Em 1844, aquelas pessoas achavam que a Terra seria destruída por fogo. Elas pensavam que Jesus viria e os levaria embora, lembrando que eram dezenas de milhares de pessoas de todo o litoral leste, mas isso não aconteceu. Eles pensavam que a Terra seria destruída. Eles perguntaram quando é o fim dessa era?

Mas, que era? Para saber responder essa pergunta, temos que voltar ao começo. Temos que voltar ao início de Gênesis. Adão e Eva foram criados por Deus e viveram num mundo perfeito. Tinham um relacionamento perfeito com Deus e um com o outro. Eles viveram algo único na história, por um curto período de tempo eles tiveram um casamento perfeito. E foi Isso o que eles experimentaram. Então, Satanás foi autorizado a entrar no jardim. Eu disse que Satanás foi autorizado. Entendam que Satanás não entrou lá sorrateiramente. Como se, de alguma forma, Deus virasse as costas e ficasse olhando para outra coisa e Satanás entrasse repentinamente. Não foi isso que aconteceu. Deus permitiu que ele entrasse lá porque tudo o que eles conheceram era bom e Deus iria dizer-lhes, diretamente, que havia outro caminho e que podiam escolher o caminho que quisessem. E Satanás veio e os convenceu de seguir um caminho diferente. Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden e entraram em uma nova era. Eles entraram em um novo tempo.

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo diz que Satanás é o "deus deste século". E isso é realmente uma surpresa para muitas pessoas. O que você quer dizer com Satanás é o deus deste século? Deus existe e governa tudo, e isso é verdade. Deus ainda está em Seu trono. Deus não perdeu o controle. Deus ainda detém todo o poder. Deus é Deus. Esse não é o problema. A questão é que, quando Adão e Eva escolheram o caminho de Satanás, e Deus disse que poderiam viver sob o governo de Satanás por algum tempo, mas que Ele resolveria isso, e é sobre essa parte que falaremos hoje. Sobre como Deus vai resolver isso.

Eu, você e todos nós nascemos nesta era maligna. Aqui é onde nós surgimos. Óbvio, que não era isso que Deus esperava. Não era isso o que Deus queria. Na era de Deus não há guerra. No caminho que Deus planejou para a humanidade não há ódio. Não há preconceito, não há pobreza, não há engano. Mas, eu e você estamos vivendo nesta era. E quando esses discípulos vieram a Jesus, o que estavam perguntando era: Quando isso vai acabar? Quando haverá um tempo melhor? Eles viviam em um mundo mau em que estavam sob o domínio do Império Romano.

Deus permitiu que Satanás governasse, mas está chegando o tempo em que Ele vai dizer basta. Desde o princípio, esse era o plano. Quando eles foram expulsos do Jardim do Éden, Deus não disse: “Bem, Eu realmente estraguei tudo. Agora tenho que pensar em uma solução. Tenho que resolver isso de alguma forma”. De jeito nenhum! Satanás teria isso por um tempo e então Deus tomaria isso de volta e eles aprenderiam que há dois caminhos. Um caminho funciona e o outro não. Por isso o assunto aqui não é sobre o dia do juízo final. Não é sobre a destruição da humanidade como pensaram aquelas pessoas em 1844.

Esta é a única esperança que temos e, quando repassarmos a Profecia do Monte das Oliveiras, veremos aqui Jesus Cristo dizendo que, se Ele não voltar, será o fim da humanidade. Ele não causa o juízo final. Ele nos salva dele. Essa é a essência da visão cristã sobre a vida, nossa visão de mundo e nossa esperança.

Quando chegaram aqui, todos vocês receberam um guia de estudo bíblico. Peguem seu guia e abra na página 24. E se quiserem uma cópia gratuita deste guia de estudo bíblico para ler em casa, basta solicitar pelo telefone que está na tela. Solicite agora mesmo ou acesse o site revistaboanova.org e baixe-o, solicite sua cópia gratuita e nos acompanhe também.

Então peguem seu guia, pois agora vou até a página 24, onde podem ver o tópico desta seção: A Profecia de Jesus Cristo do Monte das Oliveiras: Onde Estamos Agora? Agora, nessa parte desse guia de estudo, você verá que há uma lista de coisas que Jesus disse que precisam acontecer antes de Ele voltar. Antes de Seu retorno.

Eu vou voltar para Mateus 24 porque é aqui que Jesus começa essa lista. Ela é uma lista multo longa e segue por muitos versículos. Vamos ler apenas o começo desta lista.

Jesus responde à pergunta sobre o sinal de Sua vinda e o fim dos tempos. Ele diz: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane". Ele começa dizendo para ter cuidado porque as pessoas vão dizer coisas diferentes do que Ele está lhe dizendo. “Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores”. E esse é somente o começo de Sua lista. Pois, na verdade, as coisas vão piorando.

Essa lista dEle é muito importante. Apenas pense nela. Podemos passar por essa lista e dizer que sempre foi assim. Sempre houve engano religioso. Bem, vamos nos deter um pouco aqui, porque o que Jesus está falando aqui não é apenas o que sempre tem acontecido. Quando passamos pela profecia do Monte das Oliveiras, logo lemos um versículo que evidencia esse fato, mas o que Ele diz aqui é que isso vai ser muito pior do que em qualquer outra época da história. E o engano religioso a que se refere tem a ver com o entendimento sobre Cristo. Isso diz respeito a um falso cristianismo. Não ao islamismo ou ao hinduísmo. E sim a um cristianismo que, basicamente, não reconhece nem segue ao verdadeiro Jesus Cristo. Haverá guerras como nunca houve. Porém, sempre houve guerras. Pense no horror da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Centenas de milhões de pessoas mortas, desabrigadas, perdidas, doentes e feridas. O que Ele diz aqui é que isso vai ser muito pior do que aquelas guerras. Ele fala sobre fome, sempre houve fome, mas essa será em escala global. E, claro, as doenças epidêmicas que, hoje em dia, o maior temor é sua rápida disseminação pelas viagens aéreas. Se algo como o Ebola ficar fora de controle, e se espalhar pelo ar, poderia matar milhões de pessoas. Fortes terremotos. Bem, as pessoas dizem que isso sempre aconteceu. Eu pensei ter dito que esta seria uma mensagem de esperança, mas tudo isso é só tristeza, desgraças e más notícias. E Jesus disse que, antes de Ele vir, veremos todas essas coisas acontecerem.

Como sabem, se em 1844 eles tivessem realmente entendido a profecia do Monte das Oliveiras, nunca teriam cometido o erro de pensar que Jesus já estava voltando. Isso foi chamado de Movimento Adventista. E não foi apenas de uma igreja, mas de muitas igrejas e pessoas. Diversos tipos de igrejas e denominações pensaram que Jesus estava voltando. Mas não estava. E posso dizer que quando olhamos para essas coisas, agora no nível e escala de que Ele está falando, podemos dizer que  também não vai acontecer amanhã. Mas, isso pode acontecer muito rápido. Isso pode acontecer rapidamente.

Lembre-se de que Jesus está prevendo uma época em que essas coisas acontecem em grande escala. Concordo que isso é um pouco assustador. Mas você sabe que o medo não vai impedir de isso acontecer. O que temos que fazer é nos concentrar no que acontecerá depois.

Voltando a Mateus 24, lendo mais alguns versículos, vemos que Ele prossegue e a lista vai ficando longa com as coisas que acontecerão. Então, Ele diz algo em Mateus 24. Ele diz que essas coisas vão ficar muito piores depois. “Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais”. Portanto, independente de supormos que isso seja sobre o que aconteceu na história. A peste bubônica e as grandes guerras daquela época, que dizimaram populações inteiras. Ele diz que não se trata disso. E que isso é muito pior do que aquilo. E Ele faz esta incrível e profunda declaração: "E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias”.

Ele prevê uma época de colapso mundial tão grande que, se Ele não voltasse, ninguém sobreviveria. Há esperança. Ele não traz o dia do juízo final, Ele o impede. Ele impede que isso aconteça. Lembre-se novamente daquelas pessoas do ano de 1844.

Eles anteciparam muito o retorno de Jesus Cristo. Eles queriam muito que Ele voltasse. Mas perderam esse entendimento. E  nós o temos. Nós temos isso. Então, temos que continuar antecipando o retorno de Jesus Cristo, mesmo que seja esperando.

Agora, lembrem-se que os discípulos perguntaram quando seria a nova era. Quando seria o fim desta era?

Jesus Cristo não virá para destruir a Terra ou  a humanidade. Ele voltará para salvá-las.

Mais uma vez, os crentes do Grande Desapontamento pensaram que Jesus estava voltando para destruir toda a Terra com fogo e esse não nunca foi o plano dEle. E continua não sendo. Quando Jesus Cristo retornar, Ele vai trazer uma nova era. E é aqui aonde vamos ao Antigo Testamento. O Antigo Testamento está repleto de profecias sobre o Messias. Sobre que Deus enviará Seu ungido, Seu designado, Seu Messias, Seu Cristo. Aquele que conhecemos no Novo Testamento como Jesus, o Filho de Deus, está vindo para estabelecer uma nova era.

É incrível quando vamos ao Antigo Testamento e lemos todas essas passagens proféticas. Eu vou ler apenas uma. Eu vou ler apenas uma simples passagem. Ela está no livro de Isaías. Na verdade, Isaías contém muitas profecias sobre esse tempo do governo do Messias. Quando Cristo reina na Terra. Mas, o que Ele faz quando volta? Em Isaías 2, diz: “E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do SENHOR no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações”. Na figura da poesia hebraica, um monte pode representar um reino. Uma pequena colina são nações menores. Ele virá para governar na Terra o reino do Messias de Deus, do Cristo de Deus. “E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos Seus caminhos, e andemos nas Suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR”.

A Terra não ficará despovoada como acreditam algumas pessoas. Virão pessoas de toda parte para essa nova era. Esse tempo de grande esperança para toda a humanidade.

E o próximo versículo é uma das passagens mais citadas do livro de Isaías. “Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra”.

No Novo Testamento, o apóstolo João nos entrega algumas revelações que recebeu, no livro que chamamos de Apocalipse, e nos diz que isso vai durar mil anos. Jesus Cristo está voltando e vai cumprir o que disse a Seus discípulos sobre Sua vinda ao fim dos tempos para iniciar esta nova era. Esta é a esperança! Essa é a esperança dos cristãos. Esse é o nosso sonho. Esse é o nosso enfoque. Esse é o nosso propósito.

Mas como fazer para não cometer o mesmo erro daquelas pessoas? Como fazer para não cometer o mesmo erro de ficar presos em nossos sonhos, nos envolvendo muito nisso e neste mundo, a ponto de inventarmos um encontro, esperarmos e depois ficarmos desapontados?

Pegue seu guia de estudo novamente porque vamos até a página 46. Vamos cobrir um pouco essa seção aqui, mas gostaria que todos vocês, ao chegar em casa, lessem isso.

Mais uma vez, para aqueles que estão assistindo ao programa, se quiserem sua cópia gratuita deste guia de estudo bíblico, liguem para o número em sua tela agora mesmo ou acessem o site revistaboanova.org para baixá-lo ou solicitá-lo. Nós queremos que vocês tenham uma cópia dele também.

Veremos na página 46 o título Preparação para o Tempo do Fim. Isso não significa que vocês devem se tornar sobrevivencialistas, que ajuntam ouro, munição e comida. Aliás, nada disso vai ajudá-los na tribulação. Um tempo tão horrível que somente Cristo pode nos salvar. Isso tem a ver com se preparar espiritualmente para esse tempo, preparando-se para o tempo que vem depois. Devemos viver antecipando o retorno de Jesus Cristo. E esta antecipação deve ser cotidiana.

Há uma linda história sobre Simeão no Novo Testamento. E ela é uma ponte entre o Antigo e o Novo Testamento. Simeão era um homem a quem Deus revelou que veria o Messias. Promessa é promessa, não é? Agora Simeão era um homem devotado. Ele era um homem de grande fé. Ele era um homem muito obediente a Deus. Ele foi um homem que viveu todos os dias de sua vida a serviço de Deus. E a razão pela qual sabemos sua história é porque ele estava esperando pelo Messias. Eu também estou esperando por Ele. Simeão vivia uma vida normal, tinha amigos e tinha família. Em outras palavras, ele não se tornou um eremita. Ele viveu uma vida muito feliz e satisfatória. Mas o que ele antecipava? Algo muito maior do qual eu também faço parte, e a história é simplesmente fascinante porque quando ele entra no templo, e logo vê José e Maria trazendo com eles o bebê Jesus. Então, ele corre e tira Jesus das mãos deles e diz: É Ele, é Ele! Simeão diz a todos que aquele é o Messias e que toda a sua vida ele tinha esperado por aquele momento. E ainda diz: Agora posso morrer em paz. Porque agora sei o que Deus vai fazer. Eu sei que tudo se cumprirá. Eu conheço a história porque eu antecipei esse momento. E foi assim que ele viveu sua vida. E é assim que devemos viver nossas vidas. Estamos antecipando um tempo em que Deus diz que tem um compromisso com você. Nós temos um compromisso com Jesus Cristo. E, quando Ele retornar, estaremos ali por Ele.

Ele falou com Seus discípulos sobre isso. Você vai ler isso em seu guia de estudo bíblico. Isso está em Marcos. Jesus diz isso aos Seus discípulos. Essa mensagem é muito importante para nós, porque somos Seus discípulos, que estão sendo preparados para Ele, assim como Simeão, e antecipando aquele momento em que estaremos preparados para Ele.

Sabemos que Jesus veio primeiro para morrer pelos nossos pecados e sem isso nossa vida não significaria nada. Mas Deus diz que espera que você esteja preparado para Sua segunda vinda e para Ele. Para servi-Lo.

Jesus disse: “Mas, daquele Dia e hora", Ele está falando sobre Seu retorno, "ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo”. Aquelas pessoas de 1844 não leram isto. “É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um, a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo”. Claro que sabemos que aqui Ele está falando de Si mesmo. “Estou saindo, mas volto e vocês têm que fazer o trabalho que lhes dei para fazer”. E o trabalho que Ele deu a todos nós é o de ser um discípulo de Jesus Cristo e estar preparado para servi-Lo, quando Ele voltar.

Isso é o que você tem que antecipar nesta vida, e você precisa querer. Você precisa querer com a mesma vontade de Simeão. Pois, era assim que ele vivia todos os dias. Jesus termina dizendo: “E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai”. Vigiai.

Os cristãos que estão antecipando o retorno de Cristo vão viver se preparando diariamente para o retorno dEle. Eles estarão vivendo segundo Seus padrões, Seus valores, Seus ensinamentos e Suas leis, as leis da era vindoura. E isso significa, e temos que enfrentar isso, que os cristãos que estão antecipando o retorno de Cristo estarão fora de sintonia com os valores e padrões da era atual, mas temos que entender que nunca iremos nos encaixar nela. Você nunca poderá se encaixar nela. Porque se você se encaixar, então não fará parte da nova era. Aliás, você deve prestar muito atenção nisso. Quando nos encontramos confortavelmente em conformidade com a sociedade, então há algo errado com o nosso cristianismo. Vou repetir isso. Quando nos encontramos confortavelmente em conformidade com a sociedade, apenas nos encaixando nela, há algo errado com o nosso cristianismo. Não estou dizendo que não devemos desfrutar da vida. Porque devemos. Não estou dizendo que, de alguma forma, temos que ser infelizes. Não é isso que estou falando. Mas será que nossos valores e padrões deveriam ser como o de todo mundo ao nosso redor? Que era é esta? A era má. Eu e você vivemos na era das trevas. E se estamos sintonizados com esta era das trevas, então não entenderemos a era da luz, quando ela chegar.

A mensagem de hoje é muito simples. A era em que vivemos é má, transitória e terminal. Entendam isso. Ela é má, transitória e vai acabar logo.

Jesus Cristo está voltando para estabelecer uma nova era. Jesus está voltando e Ele tem um povo que está antecipando isso e vivendo para isso. Os cristãos devem resistir à tentação de se encaixar nesta era atual, antecipando a vinda de Cristo, porque querem fazer parte dela.

E assim somos porque é Deus quem diz que assim somos. Será que tudo isso se resume a quem nós somos? Quem são vocês? Somos o que somos e pensamos o que pensamos porque somos pessoas autossuficientes ou vamos nos tornar quem Deus diz que devemos ser: Filhos de Deus.

Seja como for, espero que, após assistir a este programa, você se ajoelhe e peça a Deus para preencher sua vida com a antecipação de Jesus Cristo. Não apenas o conhecimento, mas a antecipação. A motivação, a realidade disso tudo. Então você deve viver isso.

Também espero que você receba sua cópia gratuita do nosso guia de estudo bíblico. Ademais, eu realmente espero que você leia  sua Bíblia e descubra a visão de Deus sobre o reinado de Cristo nesta Terra.

Por favor, solicite gratuitamente a literatura oferecida no programa de hoje, "Estamos vivendo no tempo do fim?". E quando o fizer, nós também lhe enviaremos uma assinatura anual gratuita de nossa revista A Boa Nova. A revista A Boa Nova oferece a compreensão do mundo de hoje e esperança no futuro. Seis vezes ao ano, você lerá sobre os atuais eventos mundiais à luz da profecia bíblica, bem como um conhecimento prático para melhorar seu casamento e sua família, princípios sadios que irá guiá-lo a uma vida de paz.